Sei sulla pagina 1di 13

INSTITUTO DE QUMICA DISCIPLINA: QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I

ESPECTROSCOPIA ELETRNICA / REATIVIDADE QUMICA DOS METAIS

NATAL RN SETEMBRO 2012

RELATRIO I - ESPECTROSCOPIA ELETRNICA

OBJETIVO
Essa atividade visa observar a colorao da chama atravs da combusto de algumas substncias, comparando os resultados obtidos com uma tabela de cores e elementos, identificando os elementos qumicos metlicos pelo teste da chama.

INTRODUO

O espectro eletromagntico definido como sendo o intervalo que contm todas as radiaes eletromagnticas que vai desde as ondas de rdio at os raios gama. O conhecimento sobre as ondas eletromagnticas tem evoludo desde a poca de Maxwell. Atualmente, sabemos que as mesmas so formadas pela combinao dos campos eltricos e magnticos, os quais se propagam perpendicularmente um em relao ao outro. As ondas eletromagnticas, geralmente, se diferem uma das outras quanto ao valor da frequncia de propagao e quanto forma que so produzidas. A espectroscopia eletrnica nos ajuda a entender (e at visualizar) melhor a dinmica da composio e das interaes existentes num tomo. O mtodo da espectroscopia tem suas grandes aplicaes na identificao de elementos como Sdio, Ltio, Potssio, Clcio, Brio (metais) em solues, amostras, tecidos, fluidos biolgicos e fogos de artifcio. O experimento realizado sobre o teste de chama baseia-se no fato de que quando certa quantidade de energia fornecida a um determinado elemento qumico (no caso da chama do bico de Bunsen, energia em forma de calor) alguns eltrons da ltima camada de valncia absorvem esta energia passando para um nvel de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses eltrons excitadores retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiao. Cada elemento libera a radiao em um comprimento de onda caracterstico, pois a quantidade de energia necessria para excitar um eltron a nica para cada elemento. A radiao liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visvel, ou seja, o olho humano capaz de enxerg-las atravs de cores. Assim, possvel identificar a presena de certos elementos devido cor caracterstica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

PARTE EXPERIMENTAL
Materiais Ala metlica; Bquer; Lamparina a lcool; Sais ou solues de alguns elementos qumicos;

Procedimento Experimental Limpou a ala de platina, mergulhando-a numa soluo de cido clordrico concentrado que estava em um bquer e em seguida levou-a a chama da lamparina, na sua parte externa; Mergulhou a ala em uma das amostras; Verificou a cor que a chama adquiriu e anotou; Se houvesse dvidas quanto cor, repetia-se o teste quantas vezes achvamos necessrio; Repetiu a operao para cada amostra at observar bem a cor da chama caracterstica do on (ction); Limpou a ala de platina a cada teste. Para fazer a limpeza mergulhou a ala na soluo do cido clordrico e aqueceu na chama, at que a presena do ction no causa-se mais nenhuma colorao chama; Repetiu o procedimento para as demais amostras;

RESULTADOS E DISCUSSO
Ao terminar a parte experimental percebemos que cada substncia metlica se comportou de maneira distinta, j que as radiaes emitidas caracterstica de cada tomo, da o motivo pelo qual ocorreu variao de colorao nos sais metlicos. A tabela abaixo mostra a colorao da chama com o respectivo metal.

METAL
Cobre Ltio Clcio Estrncio Brio Sdio Potssio

COLORAO DA CHAMA Verde Carmim Vermelho-tijolo Vermelho Verde Plido Laranja Lils

Obs: O sdio, que um componente comum em muitos compostos, produz uma cor verde intensa no teste de chama que tende a dominar sobre as outras cores. O teste de chama fundamenta-se na propriedade em que a energia dos eletrns quantizada, ao fornecer calor a soluo os eltrons absorvem energia saindo de um nvel mais baixo e ao retornar ao mesmo eles emitem ftons com a mesma energia absorvida e comprimento de onda caracterstico. No experimento necessria a lavagem da ala de platina na soluo de cido clordrico, afim de que essa oxide o ction e o remove da ala passando-o para a soluo.

CONCLUSO
O experimento possibilitou mostrar os procedimentos principais em uma anlise qumica de natureza qualitativa. No teste de chama, foi possvel verificar a simplicidade na identificao de certos ctions a partir da visualizao das diferentes cores apresentadas em uma chama, alm disso, os resultados alcanaram os objetivos mostrados na tabela da apostila adotada pelo professor.

BIBLIOGRAFIA
Disponvel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdyQAJ/teste-chama-transicoeseletronicas-cores http://amigonerd.net/trabalho/42483-relatorio-de-aula-pratica-de

RELATRIO II REATIVIDADE QUMICA DOS METAIS

OBJETIVO
Experimentar e tirar concluses acerca das propriedades reativas (nobreza) de alguns metais, bem como as condies e evidncias experimentais da ocorrncia de uma reao qumica, levando-se em conta diferenas de potenciais padres de reduo, temperatura, e variando-se os meios reacionais (salino, cido, com gua e bsico).

INTRODUO
A reatividade qumica a propriedade qualitativa da tendncia de uma reao qumica acontecer. Tratando-se dos metais essa propriedade perde um pouco do seu carter qualitativo e passa a ser melhor associada s energias potenciais padres de reduo. Esses potenciais so representados pelo que se conhece por fila de reatividade dos metais ou fila eletroqumica apresentada aqui em ordem crescente de reatividade, onde os elementos mais reativos ( direita) deslocam os elementos menos reativos ( esquerda): ouro < platina < prata < mercrio < cobre < hidrognio < chumbo < estanho < nquel < cobalto < ferro < cromo < zinco < mangans < alumnio < magnsio < sdio < clcio < potssio < ltio . Essa fila eletroqumica tem por sua importncia prever se uma reao qumica ir ou no ocorrer. O conceito de reatividade qumica dos metais tem grande importncia e aplicabilidade quando estamos tratando das reaes de oxirreduo (pilhas, corroso, eletrlise, etc.;). O nosso interesse de conhecer melhor como essas transformaes que envolvem a matria e a energia acontecem.

PARTE EXPERIMENTAL

ETAPA I: Reaes de metais com sais

Inicialmente tnhamos trs tubos de ensaio cada um com uma pequena lmina de zinco, adicionamos ao primeiro tubo uma soluo aquosa de sulfato de cobre, ao segundo tubo soluo aquosa cloreto de sdio e ao terceiro, soluo aquosa nitrato de prata. Aguardamos por 10 minutos e por fim agitamos os tubos de ensaio e observamos o que acontecera. Observou-se que houve reaes apenas nos tubos em que havia sulfato de cobre (caracterizada pela mudana de cor da soluo para azul e formao de cobre) e nitrato de prata (caracterizado pela precipitao de prata), permanecendo o tubo em que havia cloreto de sdio inalterado. O que ocorreu nas reaes pode ser previsto e explicado com base na fila eletroqumica dos metais, nos tubos 1 e 3 ocorreu reao pois o zinco mais reativo que o cobre e a prata, mas no mais reativo que o sdio.

ETAPA II: Reaes de metais com cidos

Inicialmente numeramos 5 tubos de ensaio e os preenchemos com 2 ml de HCl 6 M, adicionamos primeiro uma pequena lmina de alumnio, ao segundo uma apara de zinco, ao terceiro apara de cobre, ao quarto pedaos de ferro e ao quinto pedaos de magnsio. O primeiro tubo passou em torno de dez minutos para reagir, pois embora o Al+ seja mais reativo que o H+ do cido, havia sobre o alumnio uma camada de xido, o qual protegia o alumnio e que demorou dez minutos para se consumido, onde s ento pudemos verificar evidncia de ocorrncia de reao qumica. O segundo tubo reagiu quase que imediatamente aps o zinco entrar em contato com o cido, pois esse mais reativo que o H+ do cido, onde foi observada uma intensa liberao de gs hidrognio. No terceiro tubo no apresentou evidncia de ocorrncia de reao qumica; comportamento previsto e justificado pelo fato de o cobre no ser mais reativo que o H+ do cido. Ao quarto tubo observou-se uma mudana de colorao da soluo e uma lenta liberao de gs hidrognio, reao que ocorreu pelo fato do ferro ser mais reativo que o H+ do cido. No quinto tubo tambm se observou ocorrncia de reao em pouco mais de um minuto, evidenciada pela liberao de gs. Comportamento previsto pela fila eletroqumica dos metais, pois o magnsio mais reativo que o H+. Por fim, colocamos pedaos de cobre num tubo de ensaio e o levamos capela, onde adicionamos 2 ml de HNO. Observamos liberao de gs hidrognio e a mudana da colorao da soluo contida no tubo.

ETAPA III: Reaes de metais com gua.

Inicialmente tnhamos trs tubos de ensaio com 4 ml de gua, cada. Ao primeiro adicionamos alumnio, ao segundo cobre e ao terceiro ferro. Aquecemos os sistemas, mas no houve evidncia de ocorrncia de reao em nenhum dos tubos, porque mesmo sendo o alumnio e o ferro mais reativos que o hidrognio da gua, esses s reagem com vapor de gua ou com gua em ebulio. Pois s reagem com agua fria metais mais reativos que o magnsio e o prprio magnsio.

ETAPA IV: Reaes de metais com bases ou hidrxidos

Inicialmente enumeramos quatro tubos de ensaio e os preenchemos com uma soluo de 3 ml de NaOH. Adicionamos ao primeiro um pedao de alumnio, ao segundo um pedao de cobre, ao terceiro um pedao de ferro e ao quarto um pedao de zinco, e em seguida aquecemos. Aps esse procedimento, percebemos que o cobre e o ferro no reagem com o hidrxido de sdio, porque so menos reativos que o sdio do composto.

CONCLUSO

Com os resultados obtidos podemos confirmar a linha de reatividade mostrada na introduo. Logo a reatividade varia de acordo com a posio do metal na srie eletroqumica, alm disso, quanto mais reativo mais a tendncia em perder eltrons, quanto mais nobre, mais a capacidade de ganhar eltrons.

BIBLIOGRAFIA
Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reatividade http://www.ebah.com.br/content/ABAAAenpAAJ/reatividade-dos-metais

Potrebbero piacerti anche