Sei sulla pagina 1di 17

1) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem pode-se afirmar que:

a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.

b) ocorreu no Oriente prximo (Egito e Mesopotmia) e da se difundiu para a sia (ndia e China), Europa e, partir desta para a Amrica.

c) como tantas outras invenes teve origem na China, donde se difundiu at atingir a Europa e, por ltimo, a Amrica.

d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Prximo (Egito e Mesopotmia), na sia (ndia e China) e na Amrica (Mxico e Peru).

e) de todas as invenes fundamentais, como a criao de animais, a metalurgia e o comrcio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

resposta:[D]

2 ) J se afirmou ser a Pr-Histria uma continuao da Histria Natural, havendo uma analogia entre a evoluo orgnica e o progresso da cultura". Sobre a Pr-Histria, qual das alternativas a seguir incorreta?

a) Vrias cincias auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Qumica.

b) A Pr-Histria pode ser dividida em Paleoltico e Neoltico, no que se refere ao processo tcnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleoltico, podemos afirmar que foi o perodo de grande desenvolvimento artstico, cujo exemplo so as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neoltico apresentou um desenvolvimento artstico diferente do Paleoltico, atravs dos traos geomtricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

resposta:[E]

Na Pr-Histria encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta caractersticas das atividades do homem na fase neoltica?

a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obteno de alimentos e abrigo.

c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

d) Os homens conheciam uma economia comercial e j praticavam os juros.

e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

resposta:[E]

Quais foram as grandes conquistas do Perodo Neoltico?

Do-se grandes conquistas tcnicas do homem que, aliadas s transformaes do ambiente, permitem ao ser humano controlar gradativamente a natureza;O homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos;A agricultura e a domesticao de animais favorecem um sensvel aumento populacional em algumas regies.

01. Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que: a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita;

b) ocorreu no Oriente Prximo (Egito e Mesopotmia) e da se difundiu para a sia (ndia e China), Europa e, a partir desta, para a Amrica;

c) como tantas outras invenes, teve origem na China, de onde se difundiu at atingir a Europa e, por ltimo, a Amrica;

d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Prximo (Egito e Mesopotmia), na sia (ndia e China) e na Amrica (Mxico e Peru);

e) de todas as invenes fundamentais, a metalurgia e o comrcio foram as que menos contriburam para o ulterior progresso material do homem. 02. Estabelea a relao entre as revolues do Perodo Neoltico e o surgimento do modo de produo asitico. 03. "De um estado de barbrie homogneo e mais ou menos esttico, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformao, de considerveis conseqncias, foi extraordinariamente rpida e comeou durante o quarto milnio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regies onde as condies de vida lhe eram favorveis. Nessas regies, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existncia primitivo persistiu durante sculos, talvez milnios."

(J. Hawkes, Histoire de l'Humanit, Ed. UNESCO)

O texto refere-se fase final do Neoltico, quando o homem desenvolveu novas tcnicas e aprimorou seus

conhecimentos. Identifique as transformaes ocorridas nesse perodo.

Responda s questes 04 e 05 utilizando o seguinte cdigo:

a) Se apenas I e II estiverem corretas b) Se apenas II e III estiverem corretas c) Se apenas I e III estiverem corretas d) Se todas estiverem corretas e) Se todas estiverem incorretas

04. I. A arte nasceu no Paleoltico Superior. II. Nas paredes de suas cavernas, os homens daquela poca fizeram representaes de cenas de caa. III. A caracterstica dessas pinturas era o naturalismo.

05. I. Traos esquematizados so caractersticas da pintura neoltica. II. Entre os monumentos megalticos, destacamos os de Stonehege (Inglaterra). III. As pedras fincadas no cho so denominadas cromlech e, quando esto dispostas em crculos, denominam-se menires.

06. I. As civilizaes pr-histricas no se desenvolveram no mesmo perodo de tempo, nas vrias regies do

mundo.

II. A diviso da Pr-Histria no pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das tcnicas com que eram fabricados os instrumentos.

III. Os monumentos megalticos estariam associados ao culto dos mortos. a) Apenas I e II esto corretas b) Apenas II e III esto corretas c) Apenas I e III esto corretas d) Todas esto corretas e) Todas esto incorretas

07. No perodo Neoltico, a sociedade conheceu importantes transformaes, exceto: a) o incio do processo de sedentarizao; b) a passagem do estado de selvageria para o de barbrie; c) o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio; d) a transio para uma economia coletora, pescadora e caadora; e) a utilizao dos animais como fora complementar do homem. 08. "A partir de 18.000 a. C., com o fim da ltima Idade do Gelo, algumas regies da Terra comearam a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possvel a prtica da agricultura."

As civilizaes que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto: a) o modo de produo escravista; b) o modo de produo asitico; c) o comunitarismo familiar; d) o feudalismo desptico oriental; e) o sistema mercantil escravista. 09. Quais os pases do Oriente Mdio atual que correspondem s regies da Antigidade Oriental, representadas pela Mesopotmia, Fencia, Palestina e Prsia, respectivamente? a) Ir-Iraque, Arbia, Israel e Sria; b) Iraque, Lbano, Israel e Ir; c) Lbano, Israel, Sria e Jordnia; d) Iraque, Lbano, Ir e Israel; e) Israel, Ir, Iraque e Lbano.

Resoluo:

01. D

02. O modo asitico, definido a partir da propriedade estatal das terras e do poder teocrtico, configurou-se no Oriente Mdio e Prximo como produto das Revolues Agrcola e Urbana, ocorridas no Perodo Neoltico.

03. Surgimento da agricultura e vida urbana. 04. D 05. A 06. D 07. D

8. B 09. B

Mais Questes

1. (Fuvest) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - podese afirmar que: a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita. b) ocorreu no Oriente prximo (Egito e Mesopotmia) e da se difundiu para a sia (ndia e China), Europa e, partir desta para a Amrica. c) como tantas outras invenes teve origem na China, donde se difundiu at atingir a Europa e, por ltimo, a Amrica. d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Prximo (Egito e Mesopotmia), na sia (ndia e China) e na Amrica (Mxico e Peru). e) de todas as invenes fundamentais, como a criao de animais, a metalurgia e o comrcio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

2. (Ufpe) "J se afirmou ser a Pr-Histria uma continuao da Histria Natural, havendo uma analogia entre a evoluo orgnica e o progresso da cultura". Sobre a Pr-Histria, qual das alternativas a seguir incorreta? a) Vrias cincias auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Qumica. b) A Pr-Histria pode ser dividida em Paleoltico e Neoltico, no que se refere ao processo tcnico de trabalhar a pedra. c) Sobre o Paleoltico, podemos afirmar que foi o perodo de grande desenvolvimento artstico, cujo exemplo so as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas. d) O Neoltico apresentou um desenvolvimento artstico diferente do Paleoltico, atravs dos traos geomtricos do desenho e da pintura. e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

3. (Ufpe) Na Pr-Histria encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta caractersticas das atividades do homem na fase neoltica? a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obteno de alimentos e abrigo. c) Os homens aprenderam a controlar o fogo. d) Os homens conheciam uma economia comercial e j praticavam os juros. e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

4. (Ufpe) Todas as alternativas correspondem a atividades desenvolvidas durante o neoltico. Assinale aquela que sofreu soluo de continuidade quanto ao seu desenvolvimento. a) A procura dos homens do neoltico pelas margens dos rios para se fixarem devido secura do clima e escassez de gua. b) A sedentarizao do homem, o desenvolvimento do cultivo do solo, de tcnicas de caa e a domesticao de animais. c) A cultura dolmnica desenvolvida em parte da Europa. d) O surgimento dos primeiros aglomerados urbanos devido necessidade dos indivduos se defenderem de saques e agresses. e) O aparecimento dos primeiros trabalhos em metal, em barro e em l.

5. (Ufpe) Sobre os ancestrais do homem moderno, falso afirmar que: a) no Paleoltico inferior, viveram os primeiros bandos de 'Australopitecos', 'Pithecantropus', 'Sinantropus' e 'Paleontropus', todos pertencentes famlia dos homnidas. b) os homnidos do Plistoceno, ao contrrio dos homnidos do Paleoltico inferior, se constituam em uma nica espcie. c) com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homnidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do ncleo e a cultura das lascas. d) vivendo em bandos, os homnidos desenvolveram cooperao, produo e transmisso de conhecimento.

e) segundo estudos geolgicos, e paleontolgicos, os ancestrais do 'Homo sapiens', assim como o 'Homo sapiens', ltima espcie homnida, surgiu no Plistoceno.

6. (Ufpe) Em relao ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres histricos no mundo, correto afirmar: a) A inveno da escrita, da roda, do fogo o que caracteriza os povos, considerados com histria, que se estabeleceram s margens do rio Nilo, h milhes de anos. b) A histria da humanidade teve incio na regio conhecida na Antigidade por Mesopotmia, quando se inventou a escrita. c) As pesquisas arqueolgicas vm apontando que a histria humana teve incio h um milho de anos, em vrias regies do globo terrestre, simultaneamente. d) Entre 4 e 6 milhes de anos atrs, surgiram na frica os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve incio a histria da humanidade. e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres histricos a inveno da linguagem, h 2 milhes de anos, no continente europeu.

7. (Ufpe) Faz muito tempo que o dilogo sobre a origem do homem vem revelando descobertas cientficas e esclarecendo, mesmo que de maneira provisria, a expanso dos seres humanos pelo planeta terra. Descoberto h poucos anos, o 'Australopithecus garhi' considerado: a) um ancestral do homem que viveu entre quatro e trs milhes de anos atrs. b) o elo perdido entre o 'homo habilis' e o 'homo erectus'. c) da espcie a que pertencia Lucy, o mais famoso dos antepassados da humanidade. d) um homindeo que viveu entre o 'Australopithecus aferensis' e os 'Homo habilis' e 'erectus'. e) um ancestral do homem de crebro menor e menos inteligncia que os 'Australopithecus boisei' que viveram na frica, h cerca de dois milhes de anos atrs.

8. (Ufrn) A prtica da agricultura e a criao de rebanhos implicaram alteraes nas sociedades neolticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Prximo, identifica-se, entre outras transformaes, o(a)

a) desenvolvimento de Imprios caracterizados pelo afastamento das tradies mticoreligiosas em favor de um pensamento racional e naturalista. b) ampliao das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comrcio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domnios das diversas cidades. c) surgimento de uma prtica poltica descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econmico das diferentes regies ocupadas. d) diferenciao social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriao dos recursos naturais.

9. (Ufrs) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evoluo elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currculos e teve proibida a sua utilizao. No obstante, os estudos paleontolgicos, antropolgicos e arqueolgicos vm possibilitando avanos na compreenso do perodo da pr-histria, confirmando a existncia de um longo perodo em que ocorreu o processo de hominizao. Sobre esse processo, analise as afirmaes abaixo.

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominamse homindeos, como comprovam os achados dos fsseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros. II - Os fsseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milho de anos antes de surgir o 'Homo Sapiens', existiram vrias espcies a caminho da humanizao, e as mudanas fsicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptao a qualquer ambiente. III - As evidncias arqueolgicas indicam que a espcie humana no nasceu pronta nem fsica, nem culturalmente. Necessitou de um enorme perodo de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades tcnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utenslios.

Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e IIl.

10. (Ufpe) Alguns historiadores afirmam que a Histria iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o perodo anterior criao da escrita denominado Pr-Histria. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta. a) A histria e a Pr-Histria s podem se diferenciar pelo critrio da escrita. Logo, aqueles historiadores que no concordam com esse critrio esto presos a uma viso teolgica da Histria. b) Esta afirmao no encontra qualquer contestao dos verdadeiros historiadores, pois ela uma prova irrefutvel de que todas as culturas evoluem para a escrita. c) Os historiadores que defendem a escrita como nico critrio que diferencia a Histria da Pr-Histria reafirmam a tradio positivista da Histria. d) A escrita no pode ser vista como critrio para distinguir a Histria da Pr-Histria, pois o aspecto econmico considerado um critrio muito mais importante. e) Os nicos historiadores que defendem a escrita como critrio so os franceses, em razo da influncia da filosofia iluminista.

11. (FGV-SP) Sobre a Revoluo Urbana, pode-se afirmar que: a) ocorreu no final do Paleoltico, graas utilizao de pedra polida pelo homem. b) representou a intensificao do nomadismo. c) comeou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados. d) ocorreu no final do Neoltico, quando se ampliou a agricultura irrigada. e) est ligada ao aparecimento da magia.

12. (UFRGS-RS) Foi fator decisivo para a sobrevivncia dos povos do perodo Neoltico: a) a utilizao de metais como cobre e bronze. b) o nomadismo tpico dos povos caadores e coletores. c) a revoluo agrcola. d) a revoluo urbana e a formao dos imprios tecnocrticos.

e) a formao de religies monotestas. 13. (FCSCL-SP) Examine as trs proposies, julgando se so verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. A Pr-Histria, poca compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, dividida tradicionalmente em dois perodos: Paleoltico e Neoltico. II. A domesticao de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas aps a inveno da escrita, posterior, portanto, ao Neoltico. III. A durao do Paleoltico bem mais extensa que a do Neoltico, envolvendo nveis tcnicos naturalmente mais primitivos. a) Todas as proposies so verdadeiras. b) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. c) Apenas as proposies I e III so verdadeiras. d) Apenas as proposies II e III so verdadeiras. e) Todas as proposies so falsas.

14. (Enem) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhes de anos (4,5109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, ento, quando comearam a florescer os primeiros vegetais, a Terra j teria 42 anos. Ela s conviveu com o homem moderno nas ltimas quatro horas e, h cerca de uma hora, viu-o comear a plantar e a colher. H menos de um minuto percebeu o rudo de mquinas e de indstrias e, como denncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses ltimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

O texto permite concluir que a agricultura comeou a ser praticada h cerca de

a) 365 anos.

b) 460 anos. c) 900 anos.

d) 10.000 anos. e) 460.000 anos.

15. Leia as opes a seguir: I. A arte nasceu no Paleoltico Superior.

II. Nas paredes de suas cavernas, os homens daquela poca fizeram representaes de cenas de caa. III. A caracterstica dessas pinturas era o naturalismo. a)Apenas I e II so corretas b)Apenas I e III esto corretas c)Apenas I e III esto corretas d)Se todas esto corretas e)Todas esto incorretas

16. Analise as proposies a seguir: I. As civilizaes pr-histricas no se desenvolveram no mesmo perodo de tempo, nas vrias regies do mundo. II. A diviso da Pr-Histria no pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das tcnicas com que eram fabricados os instrumentos. III. Os monumentos megalticos estariam associados ao culto dos mortos.

a)Apenas I e II esto corretas b)Apenas II e III esto corretas c)Apenas I e III esto corretas

d)Todas esto corretas e)Todas esto incorretas

17. "A partir de 18.000 a. C., com o fim da ltima Idade do Gelo, algumas regies da Terra comearam a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possvel a prtica da agricultura."

As civilizaes que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto: a)o modo de produo escravista; b)o comunitarismo familiar; c)o feudalismo desptico oriental; d)o modo de produo asitico; e)o sistema mercantil escravista.

18. "De um estado de barbrie homogneo e mais ou menos esttico, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformao, de considerveis consequncias, foi extraordinariamente rpida e comeou durante o quarto milnio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regies onde as condies de vida lhe eram favorveis. Nessas regies, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existncia primitivo persistiu durante sculos, talvez milnios." (J. Hawkes, Histoire de l'Humanit, Ed. UNESCO)

O texto refere-se fase final do Neoltico, quando o homem desenvolveu novas tcnicas e aprimorou seus conhecimentos. Identifique as transformaes ocorridas nesse perodo. a)Surgimento da agricultura e vida urbana. b)Surgimento da agricultura. c)Surgimento da vida urbana. d)Surgimento de um mundo moderno.

e) O domnio do fogo, que proporcionou significativas mudanas na vida dos seres humanos.

19. No perodo Neoltico, a sociedade conheceu importantes transformaes, exceto: a) a transio para uma economia coletora, pescadora e caadora; b)a utilizao dos animais como fora complementar do homem; c)a passagem do estado de selvageria para o de barbrie; d)o incio do processo de sedentarizao; e)o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.

20. Acerca do estgio cultural conhecido como paleoltico , INCORRETO afirmar que, nesse estgio, registra(m) -se

a) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do fogo. b) a inveno da cermica e da metalurgia. (*) c) o nascimento da arte com representaes de cenas do cotidiano humano nas paredes das cavernas. d) a aprendizagem do homem na fabricao de facas, agulhas e anzis de ossos. e ) o desconhecimento do homem da atividade de plantar e colher.

GABARITO:

1-D 2-E 3-E 4-C 5-B

6-D 7-D 8-D 9-D 10-C 11-D 12-C 13-C 14-D 15-D 16-D 17-D 18-A 19-A 20-B

Potrebbero piacerti anche