Sei sulla pagina 1di 13

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.

78-90

A FUNO SOCIAL DO EVANGELHO DE MARCOS: UMA ANLISE FENOMENOLGICA. Carolina Bezerra de Souza1 http://lattes.cnpq.br/4028771794506651

Resumo: Este trabalho faz uma breve anlise das funes sociais do Evangelho de Marcos para a comunidade receptora a partir de uma perspectiva fenomenolgica. Tenta esclarecer como esse texto serviu quela sociedade e como a refletiu a partir de alguns aportes tericos de Peter Berger, Victria Lee Erickson, Pierre Bourdieu e Zygmunt Bauman. O Evangelho ser analisado sob quatro aspectos componentes da funo social da religio: fornecedora de nomia, legitimadora e/ou questionadora nas relaes de gnero e dos status scio-poltico-econmico nas relaes sociais e, finalmente, como mantenedora de um iderio de comunidade.

Palavras-chave: Evangelho de Marcos; nomia; legitimao; relao de gnero; status scio-poltico-econmico; comunidade. Abstract: This article analyse briefly the social functions of Marks Gospel for the receiving community from a phenomenological perspective. It tries to clarify how this text served that community and how it reflected the community starting from some theoretical support from. Peter Berger, Victria Lee Erickson, Pierre Bourdieu and Zygmunt Bauman. The gospel will be analysed on four social function component aspects: nomyprovinder, gender relations and social-politicaleconomic status legitimizer/questioner and, finally, as community ideario maintainer. Key-words: Marks Gospel, nomy, legitimation, gender relations, social-politicaleconomic status, community.

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Cincias da Religio da Pontifcia Universidade Catlica de Gois. Bolsista da FAPEG (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Gois). Engenheira Eletricista pela Universidade de Braslia e Bacharel em Teologia pelo Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil.

78

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

O Evangelho de Marcos como fornecedor de sentido, fator de coeso e de nomia social.

Segundo Peter Berger,

sempre que o nomos [ou seja, ordem significativa] socialmente estabelecido atinge a qualidade de ser aceito como expresso da evidncia, ocorre uma fuso do seu sentido com os que so considerados os sentidos fundamentais inerentes ao universo. Nomos e cosmos aparecem como coextensivos.[...] Quando o nomos aparece como expresso bvia da natureza das coisas, entendido cosmologicamente ou antropologicamente, d-se-lhe uma estabilidade que deriva de fontes mais poderosas do que os esforos histricos dos seres humanos. [...] [A] religio cosmificao feita de maneira sagrada (BERGER, 1985, p. 37,38).

A sociedade trabalha tentando dar sentido ao mundo atravs de significados exteriorizados e objetivados, mas essa tarefa nunca completada, ento o mundo nunca parece ter significado. a cosmificao que, ao incluir o homem em sua ordenao de realidade, o protege da anomia, pois traz significao para o mundo incompreensvel. A religio parte desse empreendimento humano da construo do mundo (BERGER, 1985, p. 40). Ela foi historicamente o instrumento mais amplo e efetivo de legitimao 2 (BERGER, 1985, p. 45). Assim, a religio uma estratgia fundamental para manter a realidade socialmente definida, situando as estruturas nmicas, instituies e papis numa referncia sagrada e csmica e relacionando a desordem ao caos (como antagonista do sagrado) (BERGER, 1985, p. 42-52). A necessidade da legitimao vem dos interesses de cada dia, no so feitas a partir de produes tericas, mas das necessidades dirias vividas pela maioria dos homens. A religio incorpora em um nomos compreensivo as situaes marginais que so encaradas continuamente pelos homens e que colocam em dvida a realidade cotidiana, essas situaes podem ser individuais ou uma experincia coletiva de crise (BERGER, 1985, p. 54-57).

Legitimao, no conceito de Berger, o saber socialmente objetivado que serve para explicar e justificar a ordem social (BERGER, 1985, p. 42).

79

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

Para Berger, todas as tradies religiosas exigem comunidades especficas para a manuteno da sua plausibilidade3. Dessa forma, a atividade humana que produz a sociedade tambm produz a religio, sendo que a relao entre os dois produtos sempre dialtica (BERGER, 1985, p. 61). Um mundo religioso se baseia em uma estrutura de plausibilidade, que produto humano, logo, esse mundo precrio em sua realidade. Migrar de um mundo religioso para outro migrar entre estruturas de plausibilidade. Portanto, se o nomos de um indivduo coextensivo a determinado mundo religioso, a separao entre os dois pode implicar em anomia. (BERGER, 1985, p. 63,64). Ao mesmo tempo, toda sociedade exige certa renncia da individualidade e uma funo nominadora da religio facilitar essa renncia. Outro conceito importante o de teodicia, uma explicao dos fenmenos anmicos em termos de legitimaes religiosas (BERGER, 1985, p. 64). Uma vez que esses eventos podem ser vividos individualmente ou comunitariamente, a teodicia oferece um lugar a esses eventos, desfazendo a ameaa que eles trazem coletividade (BERGER, 1985, p. 64). Convm agora pensar no texto do Evangelho de Marcos com respeito aos conceitos colocados acima. bom salientar que os Evangelhos no devem ser lidos como narrativas de acontecimentos histricos. Eles so textos religiosos, representam a realidade social e religiosa de algumas comunidades crists originrias. Como texto, o Evangelho de Marcos, muito provavelmente, surge na Sria, em um momento de grande confuso em que era necessria religio crist uma nova referncia, j que o Templo de Jerusalm havia sido destrudo 4. Dentro desse quadro, o Evangelho de Marcos pode ser classificado como um mito de origens5. O que ele faz estabelecer uma identidade fundada em comum com a religio judaica, acrescentando correes, releituras e perspectivas futuras, em termos de tica e prticas cultuais. Faz tudo isso a partir de Jesus, apresentado como uma figura carismtica que trazia consenso entre as diversas tradies crists que agora compunham a comunidade. Jesus, em Marcos, profeta, pregador, mestre, messias, curandeiro, exorcista, servo.
3

A estrutura de plausibilidade de um mundo a base social para a continuidade da sua existncia como real para os homens (BERGER, 1985, p. 58). 4 Gerd Theissen (2007, p.74, 75) define a origem do Evangelho de Marcos na Sria pouco aps a destruio do Tempo de Jerusalm em 70 d.C. Essa posio no consenso entre os estudiosos de Mc, veja que Ivoni Richter Reimer (2012, p. 40-44) e Richard Horsley (2001, p. 129-131) colocam a composio durante a Guerra, porm antes da destruio de Jerusalm. 5 Os mitos de origem abordam a instaurao ou criao de uma civilizao, cultura ou de instituies ou ainda de acontecimentos significativos (CROATTO, 2001, p. 252-262) O Evangelho de Marcos uma histria que narra a origem da comunidade crist e os acontecimentos significativos da vida de seu fundador, Jesus, o agente capacitado pelo Esprito com autoridade divina para estabelecer o Reino de Deus.

80

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

Tambm se deve observar que, ao definir valores, normas sociais e religiosas, o Evangelho de Marcos no s responde cultura dominante, mas participa da reinscrio dessas formaes culturais e seus produtos (SMITH, 2008, p. 198). O texto ento uma interveno na dinmica de formao dos cristianismos. Nessa perspectiva, necessrio perceber que h a tirania que o autor de Marcos parece rejeitar, mas tambm h a tirania que inscreve em sua retrica. O grupo enfrentava um vazio de autoridade, pois os primeiros dirigentes do cristianismo j haviam morrido, Paulo, Pedro e Tiago foram martirizados entre 60 e 64 d.C. Assim, a autoridade totalmente transferida para a figura de Jesus. O texto d nfase aos atos de Jesus, apresentando poucos discursos. Jesus cura, ensina, reintegra e, sendo ao mesmo tempo firme e pacfico, acaba por morrer por causa das suas atitudes. A vida e a morte de Jesus so a base para a identidade e as relaes da comunidade. Em tempos da Guerra Judaico-Romana, h muita dureza, mudana, sentimentos de inevitabilidade e riscos de vida para comunidade, assim como para Jesus no Evangelho de Marcos. A localizao social dessa comunidade era complexa e provavelmente cheia de perigos para quem se assumisse membro, por causa das tenses relativas guerra. O texto convida, de diversas formas, autonegao, entrega da vida como forma de sobrevivncia. Uma das maneiras atravs de uma tica do servio e do martrio. Outro reflexo disso pode se apresentar na temtica do segredo messinico. Possivelmente, ele se configura tanto uma reserva monotesta, impedindo a heresia da auto-proclamao de Jesus como divino, como um segredo de proteo, Jesus e os primeiros cristos devem conservar conscientemente a sua identidade durante algum tempo, mas estar dispostos a abandonar essa proteo completamente, com risco de martrio, para defender publicamente essa mesma identidade (THEISSEN, 2007, p. 77,78) Sendo assim, o Evangelho orienta a comunidade em tempos de perseguio a partir da identificao com a mesma situao vivida por Jesus. Se o fundador foi algum que trabalhou o propsito divino meio a lutas, na forma de uma oposio pacfica, e foi aparentemente derrotado, ento plausvel que a comunidade inteira passe pela mesma situao. Ao mesmo tempo, Marcos no termina com a morte de Jesus, mas sim com a ressurreio. Isso gera na comunidade expectativas relativas ao um final ainda por vir num retorno de Jesus como agente da redeno de Deus e d motivao e esperana para continuar na comunidade, como projeto de Deus, apesar das dificuldades, pois elas j eram previstas. Essa perspectiva escatolgica faz a salvao ser entendida como presente, no sentido do conhecimento do Reino, pertencimento comunidade e respeito aos seus valores, e futura, sob o cumprimento glorioso das promessas.

81

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

Dentre os papis exercidos pelo Evangelho de Marcos, encontra-se a definio de trs novos ritos: batismo (Mc 1,9), uno (Mc 14,3-9 ) e ceia (Mc 14,17-26). Dessa forma, empreende uma substituio para suprir a necessidade criada por um evento anmico: a ausncia do Templo como centro do sistema ritual judaico. O texto corrobora com uma nova estrutura de plausibilidade onde o Templo no era mais necessrio ritualmente, os novos ritos agora dependiam da presena comunitria e no tanto do local e de ofertas de sacrifcio. No decorrer da histria, o Evangelho vai tocando em diversos assuntos que so relacionados s situaes marginais vividas por seus receptores. Trata das possesses, doenas, morte, pobreza, fome, violncia, conflitos internos comunidade. Mas coloca-as dentro de uma esfera diferente: atravs de Jesus, Deus estava interferindo na histria, h esperana de mudana. Pelo analisado, percebe-se que o Evangelho de Marcos uma expresso religiosa que capaz de fornecer sentido e coeso social ao grupo de receptores que enfrentava uma situao complexa de guerra e perseguio. O grupo que teve seus valores religiosos alterados repentinamente teve a partir dali novos referenciais cultuais e de autoridade.

O Evangelho de Marcos como legitimador e/ou questionador nas relaes de gnero.

Para Victria Lee Erickson, a religio, como maneira de conhecer a realidade, identifica, classifica e estabelece identidade, fazendo uso da sacralizao dessa identidade e da dessacralizao da identidade anterior. Atravs da separao entre sagrado e profano, as crenas e ritos religiosos afetam atos e ideias humanas (ERICKSON, 1996, p. 27- 29). A partir da teoria de Durkheim, Erickson quer analisar a ordem estabelecida pela religio para compreender a diviso de trabalho. Assim ela acredita, como Durkheim, que o carter sagrado de um objeto no natural, mas acrescentado pela sociedade atravs da religio. A funo da religio seria ento a gerao de poder pela diviso entre o sagrado e profano. Logo, nessa separao, coube aos homens o aspecto sagrado, portanto as mulheres (tambm crianas e jovens) so seres profanos. J o poder resulta de um mundo patriarcal de dominao e subordinao. Produto da dominao, a fora religiosa gera fora coletiva que legitima a dominao estabelecendo poder e vida social sexualizados e controlando a atividade e respostas sociais atravs do pensamento abstrato (ERICKSON, 1996, p. 45-51). A violncia seria um resultado natural do contato entre o sagrado e o profano, se a religio cria a vida social e suas instituies e a vida social cria a religio, h potencial violento em todos os lugares. Em especial, h uma ligao entre sexo, fora e violncia, as diferenas entre

82

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

masculinidade e feminilidade so mantidas pelas foras sociais que promovem e sustentam atos de violncia (ERICKSON, 1996, p. 56). As mulheres no so consideradas nem sagradas nem sociais, essa noo apoiada pela religio atravs da diviso de trabalho e assegurada pela violncia (ERICKSON, 1996, p. 57). Essa diviso de trabalho, juntamente com a religio, fragmenta a rede de relaes humanas sacralizando certos indivduos (ERICKSON, 1996, p. 62). Basicamente, o que Erickson descreve, ampliando a noo da funo da religio de Durkheim, o padro da religio e sociedade judaica, assim como a romana, caractersticas patriarcais e androcntricas que exerciam dominao sobre a mulher relegando-as condio de profanas. O patriarcado era um sistema vigente no mediterrneo, mas a verso romana era um sistema de dominao, ocupao e explorao dos recursos naturais e humanos de forma violenta e escravagista da famlia patriarcal romana que se origina a forma de estado romana, baseado na economia poltica, cuja mais-valia era baseada na agricultura (RICHTER REIMER, 2012, p. 7395). Esse padro , numa leitura do evangelho de Marcos, aparentemente mantido em alguns aspectos e revertido em outros. A comunidade marcana alm de etnicamente mista, apresentava forte presena de mulheres (RICHTER REIMER, 2012, p. 44, 50-52). Ao acessar o texto, pode-se perceber que o mito de origens do Evangelho de Marcos tambm define o papel dos grupos de mulheres e como deve ser a relao com elas. So vrias passagens em que mulheres aparecem como sujeito histrico-narrativo, nelas, Jesus altera o padro patriarcal e androcntrico das relaes de gnero ao inclu-las no servio mtuo, nas curas e no meio dos discpulos. A maior parte dos personagens femininos aparece sem recorrncia. So personagens pouco complexos e apresentam poucas caractersticas, normalmente previsveis. No texto de Marcos, sua funo contrapor-se ou ser exceo aos personagens tipificados (autoridades, discpulos, povo) usados pelo(s) editor(es) do Evangelho (RHOADS, DEWEY e MICHIE, 1999, p. 129-133). As mulheres no Evangelho de Marcos aparecem de diversas maneiras. Em sua maioria, so tidas como exemplos positivos de discpulos, em termos de seguimento e servio, em contraposio com os doze apstolos (MALBON, 2000, p. 46). So elas que acompanham Jesus at a hora da cruz enquanto os discpulos e o restante da multido fogem e se dispersam. Mesmo que o autor tenha tentado suprimi-las, ao revelar sua presena entre os discpulos apenas no final do Evangelho (RICHTER REIMER, 2012, p. 202-205) e retratando-as, em maior parte, como annimas, confinadas a espaos domsticos e subordinadas a pais, maridos filhos e genros, ainda assim, o padro androcntrico e patriarcal parece ser quebrado em pontos importantes.

83

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

Vrias so representadas sem identificao com um chefe da casa masculino e assumindo posies de enfrentamento situao que vivem e at funes que eram masculinas. Veja por exemplo que, em Mc 5,25-34, a hemorrosa que desafia as regras de pureza; em Mc 7,24-30, a mulher siro-fencia que vence o debate com Jesus; em Mc 12,38-44, a viva pobre admirada por Jesus e em Mc 14,39, a mulher que unge Jesus e assume funo sacerdotal. Tambm se deve considerar que as passagens com as mulheres do ocasio a simbologias, ensinos e denncias especficos e valiosos do ponto de vista da comunidade marcana. Por exemplo, Richard Horsley (2001, p. 205-207) considera que a mulher hemorrgica e a filha do lder da sinagoga representam Israel sob as aes de Jesus. Pode-se citar ainda a abertura tnica e de gnero da passagem da mulher siro-fencia (Mc 7,24-30), o ensino sobre a construo de relaes familiares e comunitrias no-patriarcais (Mc 3,35), a denncia da opresso causada pelo templo que tambm marginalizava mulheres (Mc 12,42-44). Com o protagonismo destas mulheres, mostra-se que o poder de relao, de cura e de ensino de Jesus no se limita a um sexo e que seu ensinamento visa transformao do status quo em todas as dimenses da vida. Na dimenso das relaes de gnero, o Evangelho de Marcos tambm mostra uma faceta revolucionria, alterando os padres de dominao e violncia que so herana do patriarcado do judaico e romano. O texto apresenta as mulheres como protagonistas ocultas. Junto com a multido, so caracterizadas positivamente, mas assumem uma posio ativa em relao ao seguimento e servio ao Reino. Enquanto a multido tem um carter passivo de ser objeto do ministrio de Jesus, as mulheres so objeto e tambm sujeito ao lado de Jesus pelo seu servio e seguimento.

O Evangelho de Marcos como legitimador e/ou questionador dos status scio-polticoeconmico nas relaes sociais.

Pierre Boudieu afirma que a religio um sistema simblico estruturado e estruturante que assume uma funo ideolgica, na absolutizao do relativo e legitimao do arbitrrio, ao reforar a fora material ou simblica que pode ser mobilizada por um grupo ou classe. A religio, pela santificao, transforma os limites e barreiras econmicas e polticas em legais e tambm reproduz e inculca, como sistema de prtica, a estrutura das relaes socioeconmicas vigentes (BOURDIEU, 1998, p. 45,46). Sendo assim, sua representao da relao entre homens e

84

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

sobrenatural no pode ultrapassar os limites da lgica da troca de bens do grupo em questo (BOURDIEU, 1998, p. 47). O interesse que um grupo tem em um tipo prtica religiosa funo do reforo que o poder de legitimao do arbitrrio da prtica pode trazer fora material e simblica passvel de mobilizao pelo grupo ao legitimar as propriedades materiais ou simblicas associadas a uma posio da estrutura social. As pessoas contam com a religio para fornecer justificaes de existir com suas propriedades inerentes, assim, as todicias so sempre sciodicias (BOURDIEU, 1998, p.

48,49). Logo, as funes da religio em favor de determinado grupo so diferenciadas de acordo com a posio desse grupo na estrutura das relaes de classe e na diviso do trabalho religioso (BOURDIEU, 1998, p. 50). Portanto, determinado grupo social atingido por uma mensagem religiosa quando ela fornece um sistema de justificao das propriedades associadas a ele

(BOURDIEU, 1998, p. 51). A ideologia e a prtica religiosa cumprem uma funo de conhecimentodesconhecimento, pois especialistas religiosos devem ocultar de si e dos outros os interesses polticos de suas lutas (BOURDIEU, 1998, p. 54). A manuteno da ordem simblica contribui para a manuteno da ordem poltica, mas uma subverso no simblico s afeta o poltico se for acompanhada de uma subverso poltica (BOURDIEU, 1998, p. 69). Desse ponto de vista, uma instituio religiosa, como a igreja, contribui para a manuteno da ordem poltica por estar investida da funo de manuteno da ordem simblica pela sua posio no campo religioso. Isso no exime tenses entre poder poltico e religioso, que podem entrar em disputa (BOURDIEU, 1998, p. 72). Assim, uma revoluo simblica supe uma revoluo poltica, mas a revoluo poltica no basta para produzir a revoluo simblica necessria para amparar-lhe com uma linguagem adequada necessria a sua plena realizao, em geral essa revoluo simblica necessita da figura de um profeta (BOURDIEU, 1998, p. 77,78). J foi dito que o ambiente de composio do texto tinha as marcas da violncia da guerra judaico-crist. O texto repleto de denncias de violncia, tanto em termos de vigilantismo 6. A denncia da violncia uma forma de desqualificar os inimigos do movimento de Jesus, sejam eles o Imprio Romano ou os lderes judeus. As autoridades, sejam judaicas ou romanas so caracterizadas de maneira negativa como egostas, no-confiveis, sem autoridade de Deus e violentas, pois a escalada da trama contra Jesus se d desde incio da histria. O objetivo do grupo
6

Adotando a definio de Bruce Malina (2004, p. 45,46), violncia diz respeito a coero socialmente desautorizada. Quando com vistas a manter, defender ou restaurar o status quo chamada de violncia instituda ou vigilantismo.

85

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

das autoridades a manuteno da reproduo de poder, controle e opresso sobre o povo. Isso ajuda a formar a imagem negativa. A controvrsia de Jesus com os ideais religiosos de pureza e do sbado tambm so uma forma de desvalorizar autoridades religiosas judaicas frente comunidade. Jesus resgata as pessoas que eram oprimidas por esse sistema, uma vez que a comunidade era mista e que diversas atividades no se encaixavam nas normas de pureza. Com esse tipo de atitude ele iguala essas pessoas dentro da comunidade, estabelecendo uma ordem social diferente. Essa uma maneira o Evangelho de Marcos se apresenta como contestador do contexto sociopoltico do Imprio Romano, ao apresentar determinados grupos como inimigos de Jesus, o texto retira a legitimao da ordem sociopoltica vigente, apresentando-se como ferramenta de uma revoluo simblica para os seus destinatrios. Aparentemente, essa estratgia usada no s para os adversrios de Jesus, mas tambm com relao a determinados lderes dos movimentos cristos originrios atravs de controvrsias com os grupos de personagens tipos utilizados na histria. Por exemplo, os discpulos de Jesus ao mesmo tempo em que so retratados como aliados, so pessoas que no entendem a mensagem do Reino de Deus e abandonam Jesus no momento do seu martrio. A famlia de Jesus tambm alvo de uma controvrsia, ela acusa Jesus de estar insano e nessa ocasio a verdadeira famlia redefinida como a comunidade. Esses dois grupos representam lderes de grupos cristos originrios 7. H a partir dessa controvrsia uma diminuio do poder poltico e religiosos relacionado com esses lderes cristos. Alm disso, o Evangelho de Marcos estende a noo de seguimento de Jesus para incluir as comunidades fixas, alterando a noo prvia de que o seguimento implicava em uma vida itinerante, questionando, assim, forma a autoridade dos grupos traditivos itinerantes 8 (THEISSEN, 2007, p. 78) e reforando autoridades locais como legtimas, j que Jesus tambm as ensinou. O seguimento, agora, se coloca tambm no participar das refeies, que presente em toda a comunidade. A ideia da comunidade unida em torno da mesa da ceia trazia um conceito de igualdade contra distines de posio ou de status, de que a sociedade interna a essa comunidade era igualitria e diferente da sociedade estabelecida pelo Imprio Romano e pelo Judasmo sob seu domnio.

So cinco os grupos em que a memria de Jesus foi mantida em termos de uma reforma judaica: os itinerantes na Galileia, os Pilares em Jerusalm, a Famlia de Jesus, a Congregao de Israel e os da Reforma da Sinagoga. O culto de Cristo um movimento helenizado que se desenvolveu no norte da Sria a partir do movimento de Jesus, a um grupo assim que pertenceu Paulo (MACK, 2008, p. 83 a 96). 8 Veja o caso de Levi, Mc 2,13-17.

86

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

H uma clara predileo do texto pelas vilas e lugares abertos em contraste s cidades. resposta ao ambiente cultural helenstico que buscava a urbanizao atravs da criao de cidades em estilo grego. Percebe-se que os valores relacionados cultura campesina so muito importantes, pois so plenamente aceitos por Jesus que no retratado dentro de grandes cidades, s Jerusalm para onde vai j sabendo do seu destino. uma forma de o texto retratar e sacralizar a no concordncia da comunidade com a estrutura de dominao baseada na explorao do campesinato pelas grandes cidades. H passagens especficas que demonstram o questionamento com relao s estruturas sociais e polticas de dominao. O trecho do exorcismo em Mc 5,1-20 ridiculariza a dominao romana, associando as legies aos demnios e porcos que morrem se atirando ao mar. A passagem da viva pobre em Mc 12,38ss pode ser interpretada como uma denncia da explorao econmica do Imprio e do Templo, uma vez que as vivas eram para ser aparadas pela instituio religiosa. Tambm h ensinos com relao aos bens. Aquele que confia nas riquezas dificilmente entrar no Reino de Deus. Para seguir a Jesus, preciso distribuir seus bens. Nessas passagens percebe-se que a pobreza no aceita pelo texto como situao normal. Jesus inicia seu ministrio com grandes demonstraes de poder e autoridade, mas no pice das suas aes colocar-se em posio de humilhao entrega. Essa atitude quebra as expectativas normais sobre os reis e o uso do poder, trazendo aos leitores questionamentos sobre o exerccio do poder e estabelecendo um novo paradigma: o poder exercido em martrio pelo bem de outros. Seu ensino tambm tem o mesmo sentido, de que no Reino dos Cus, aquele que deseja ser o primeiro deve ser o ltimo e servo de todos: os lderes da comunidade devem servir e no ser servidos. Observa-se, ento, que o Evangelho questiona e dessacraliza um tipo de estrutura sciopoltico-econmica, o jeito romano de dominao, enquanto estabelece, atravs da sacralizao, um novo padro baseado na tradio popular campesina, em valores igualitrios e de servio estabelecido pelo seu personagem principal.

O Evangelho de Marcos como mantenedor de um iderio de comunidade.

Zygmunt Bauman conhecido por tratar de temas relacionados ps-modernidade. No entanto, ao abordar o tema da comunidade, ele faz referncias ao tipo de comunidade antiga e ideal, afirmando que ela no se encaixa mais na formao cultural ps-moderna que refora o individualismo e a liberdade. Segundo Bauman, o tipo ideal de comunidade caracterizado como

87

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

um lugar confortvel e aconchegante onde se conta com a boa vontade dos outros e segurana, mas a comunidade real baseada no consenso obtido entre disputas, negociaes e compromissos. Para tal sonho se tornar realidade necessria lealdade incondicional, o que implica em abrir mo da autonomia e liberdade (BAUMAN, 2003, p. 7-10). A comunidade antiga caracterizada tambm por um entendimento compartilhado por todos os membros, esse entendimento tcito, noconstrudo e precede acordos e desacordos, formando o ponto de partida da unio. Tal comunidade no sobrevive se o entendimento se tornar autoconsciente. Ela fiel sua natureza quando se distingue de outros agrupamentos humanos, quando pequena e autossuficiente, caractersticas que se unem na proteo da homogeneidade dos membros, o que implica que ela necessita de vigilncia, reforo e defesa constantes (BAUMAN, 2003, p. 15-19). Quando se fala de uma comunidade dos cristianismos originrios justamente dessa comunidade antiga prxima a esse ideal que se fala. Aquela que fornece um lugar seguro e aconchegante. No caso da comunidade marcana, a prpria existncia da comunidade era uma estratgia de sobrevivncia e resistncia. Todos os itens analisados anteriormente corroboram com a noo comunitria que o texto queria fortalecer. A inteno dos evangelistas era guiar suas comunidades meio s crises, o meio que encontraram para fazer isso era indireto: contando uma histria sobre Jesus. Assim, recorriam suprema autoridade da cristandade para preencher um vazio de autoridade deixado pelos primeiros apstolos. O(s) redator(res) de Marcos fez de uma histria de origens um veculo de influncia. O Evangelho o texto religioso base para a formao de essa nova associao religiosa, melhor ainda, para a reestruturao de uma comunidade em situao de risco. composto para reunir ao redor de da crena em Jesus um grupo comunitrio cujos membros so judeus e pagos. Percebe-se no decorrer da histria, tanto claramente quanto simbolicamente, que existem dificuldades externas e internas a serem vencidas. Entre as dificuldades externas esto: os conflitos com outros religiosos cristos, judeus e pagos; a dominao, explorao e expoliao romana; a violncia da guerra. Entre os conflitos internos esto: a diversidade tnica e cultural dos membros, o partidarismo dos membros em relao s deferentes correntes crists, a desconfiana em relao ao pertencimento ou no comunidade. Portanto a comunidade era ameaada nos trs aspectos que garantiam a sua segurana na homogeneidade: na distino, tamanho e autossuficincia. Na distino e tamanho, porque a guerra levou disperso de outras comunidades crists como a de Jerusalm e consequente contato do cristianismo helenizado com o rural, aumentando a comunidade que continha agora pessoas das

88

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

diferentes correntes crists. Na autossuficincia, porque a situao de explorao romana e a guerra faziam o empobrecimento ser cada vez maior. O Evangelho tenta redefinir as fronteiras da comunidade, em termos rituais e de pertencimento, e os valores de forma a gerar o entendimento tcito. Com isso tudo, salvar a noo comunitria que estava em uma situao de crise pelo vis da religio que a caracterizava atravs da criao do mito de origem. Jesus o fundador desse grupo, tem uma autoridade sem precedentes na histria narrada no Evangelho. um lder que deixa para trs fronteiras rituais e tnicas, o intrprete a nova Lei de Deus, dando continuidade tradio judaica. O texto estabelece uma clara distino entre os membros da comunidade e aqueles que esto de fora9. S aos membros revelado o segredo do Reino, s os membros conseguem perceber o paradoxo do rei que crucificado enquanto os romanos e judeus no conseguem entender isso. A comunidade precisava tambm se distinguir da religio judaica em termos de atitudes em relao observncia do sbado, jejum, dieta, orao da Jesus redefinir essas observ6ancias e valores. No entanto, ela aceitava pessoas de outra origem desde que no estivessem contra ela 10. Outro reforo ao valor da comunidade e da lealdade a ela a famlia redefinida por Jesus11. Possivelmente por uma desconfiana extrema causada pela violncia durante a guerra, a famlia agora era estendida: famlia era quem fazia a vontade de Deus, ou seja, era a comunidade crist. Aquele que abandonava a sua famlia em prol do Reino era recompensado 12. Percebe-se que a comunidade e a lealdade a ela eram valores muitos fortes. Completando esse quadro, pode-se citar tambm a valorizao da cultura campesina e detrimento da cidade, pois o campo traz um ambiente mais propcio formao de uma comunidade fechada e com valores to diferentes da cultura dominante, como forma de reforar fronteiras.

Concluso

Fica claro ento que o Evangelho de Marcos uma expresso religiosa que se forma um mito de origens, ele ao mesmo tempo definidor da sociedade e constitudo por ela. Entre suas funes est a definio de valores, comportamentos, estrutura social, relaes, ritos e o entendimento tcito

Veja Mc 4, 11-12. Veja Mc 9, 38-40. 11 Mc 3, 31-35. 12 Mc 10, 28-30.


10

89

REVISTA POS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 6, set./dez, Rio de Janeiro, 2012, p.78-90

que em conjunto formam uma comunidade crist mista que vive numa situao limite dentro do Imprio Romano.

Referncias Bibliogrficas

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociolgica da religio. Trad. Jos Carlos Barcelos. So Paulo: Paulinas, 1985. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1998. CROATTO, Jos Severino. As Linguagens da Experincia Religiosa: uma introduo fenomenologia da religio. So Paulo: Paulinas, 2001. ERICKSON, Victoria Lee. Onde o silncio fala: feminismo, teoria social e religio. So Paulo: Paulinas, 1996. MACK, Burton L. A Myth of Innocence: Mark and Christian Origins. Minneapolis: Fortress Press, 2008. MALBON, Elizabeth Struders. In the company of Jesus: characters in Marks gospel. Louisville: Westminsters John Knox Press, 2000. MALINA, Bruce J. O Evangelho Social de Jesus: O reino de Deus em perspectiva mediterrnea. Trad. Luiz Alexandre Solano Rossi. So Paulo: Paulus, 2004. RICHTER REIMER, Ivoni. Patriarcado e economia poltica: O jeito romano de organizar a casa. In: RICHTER REIMER, Ivoni (org). Economia no mundo bblico: Enfoques sociais histricos e teolgicos. So Leopoldo: CEBI, Sinodal, 2006. ____. Compaixo, cruz e esperana: Teologia de Marcos. So Paulo: Paulinas, 2012. RHOADS, David; DEWEY, Joanna; MICHIE, Donald. Mark as Story: an Introduction to the Narrative of a Gospel. 2. ed. Minneapolis: Fortress Press, 1999. SMITH, Abraham. Cultural Studies: Making Mark. In: Mark & Method: New Approaches in Biblical Studies. 2ed Org: Janice Capel Anderson & Stephen D. Moore. Minneapolis: Fortress Press, 2008. THEISSEN, Gerd. O novo testamento. Trad. Carlos Almeida Pereira. Petrpolis: Vozes, 2007.

90

Potrebbero piacerti anche