Sei sulla pagina 1di 5

O PODER DOS OVOS NO CULTO AOS ORIXS

Os Ovos de Iy Mi Osoronga

O ovo o principal e maior smbolo da fertilidade, utilizado amplamente nos rituais de purificao, iniciao, Bor e bs de propiciao e defesa.

Existem vrios contos de If relatando a grande importncia do Ovo. Uma delas conta que, ldnmr (Deus) estava para dar origem ao universo, tinha num pote de barro "4 Ovos", com o 1 ovo deu origem primeiramente a rsnlbtl, que surgiu na exploso da luz, sem forma, quando literalmente Deus disse haja luz, rsnl surgiu no mundo.

Com o 2 deu origem a gn, forma. J com o 3, deu origem blwiy e estrutura. O 4 ovo, acidentalmente, caiu de sua mo estourando no cho e revelando sua riqueza, originando assim a primeira mulher universal, chamada ymi-srng, assim, exps o segredo de sua riqueza para o grande pai, mostrou seu poder de fertilidade e sobrenatural, expondo-os a olho nu diante do Deus Supremo, nascendo assim, a fonte mantenedora da vida.

O Ovo possui trs diferente cores, associadas s cores principais e primordiais do universo: o ovo de casca azul, que representa a cor preta e relacionado ao "Aba", a escurido, as trevas das profundezas da terra e mares. O ovo de casca branca tem relao com o "Iw", a exploso da luz. Finalmente o ovo de casca vermelha relacionado ao "s", ao fogo mantenedor da fertilidade, ele totalmente relacionado ao poder sobrenatural. Seu contedo possui diversas caractersticas, o qual na maioria das vezes branco, frgil e oval.

Dele nasceu um novo ser, associado a idia de que o universo teria surgido primordialmente dele prprio, na forma de um prottipo do mundo. Como um filho de asas negras = YMI-SRNG que foi cortejado pelo vento = RSNLBTL.

O ovo uma clula reprodutora feminina dos animais chamada macro-gameta, ou seja, rudimento de um novo ser organizado, primeiro produto do encontro dos dois sexos, pelos quais desenvolve a possibilidade de existncia do fato. Germe, origem, princpio. Uma imagem viva do grande mundo (O Universo), em oposio

ao microcosmo (o homem). O Ovo resultante da composio e fecundao de vulos, possuindo 4 partes; a 1 a casca que representa o tero (invlucro mtico), a 2 membrana interna que representa a bolsa, placenta uterina (parede defensora), a 3 parte a clara, matria viscosa e esbranquiada, do grupo das protenas que representa o tero, e a 4 parte a gema amarela, parte intima, central e globular suscetvel de reproduzir, a qual representa o feto, um novo ser engendrado preparado para nascer e autuar no que for necessrio.

O mito do ovo est presente em todas as culturas antigas, entre elas a Yorub, Polonesa, Fencia, Chinesa, Eslava, Polinsia, Finlandesa, Hindu, Germnica, Hebraica entre outras.

A fora germinal contida no ovo, esta associada energia vital com grande desenvolvimento atravs de s, motivo pelo qual, tanto o ovo como s, desempenha uma funo importantssima no culto Yorub, principalmente no culto de YMI-SRNG, SN, IYEW, OY, ML, etc...

Confirmando um total culto fertilidade, magias curativas, purificando e quebrando as foras malficas, a gema, sangue germinal unida clara para obter nutrientes e hidratao necessria, so transformados em um nico ser vivo individual no interior do ovo, plagiando o mesmo processo do interior do tero, que indiscutivelmente o mesmo processo que acontece nos rituais, numa mesma idia de unio do casal universal; rsnl-btl e Iymowo.

Porm, no contexto do ovo, a juno acontece mais rapidamente no existindo nenhum tipo de vinculo biolgico entre a me e o filho, ou seja, no existe cordo umbilical. Isto explica o poder contido no ovo por si s, o qual foi um elemento criado diretamente pelo todo poderoso ldnmr (Deus). Ele colocou primeiramente o Ovo no mundo, logo depois surgindo dele a vida, ou seja, a ave. Por isso, o ovo um elemento originado do criador, o smbolo mais importante e representante do poder de YMI-SRNG, a me universal, que necessita intrinsecamente do poder masculino de RSNL-BTL, o qual faz do ovo um elemento de muito s (poder realizador).

O ovo utilizado amplamente nos rituais sob vrias formas. Depois de encantados por palavras mgicas; na finalidade de neutralizar o mal, purificar a cabea de um Iyaw, antecedendo sua iniciao, assim como, purificar a cabea a qual receber sacrifcios no Or, antecedendo o bor. O ovo tambm capaz de purificar o caminho de pessoas que possuem obstculos em suas vida; tirar problemas e confuses; purificar uma pessoa com maus espritos; tirar doena de mulheres e bebs; tirar a Ik do caminho de algum.

O ovo e tambm utilizado nos rituais de propiciao; na finalidade de obter fertilidade, atrair dinheiro, produtividade ns negcios e apaziguamento de certa situao quando utilizado em bs de seu a YMI-SRNG. O ovo quando cozido utilizado inteiro sobre as oferendas das divindades, tendo somente a funo de neutralizar doenas negativas. J quando cozido e esfarinhado misturado ao "EKURU" tambm esfarinhado, utilizado como uma espcie de comida que ao espalhada sobre o solo da Casa de rs, tem a finalidade de agradar os "AYES" (espritos que residem na terra), espantando assim o mal ou neutralizando as energias negativas, quando invocado neste ritual; os AYES estai sob o domnio de ymi-srng, s e blwiy, propiciando abundncia e prosperidade para a Casa.

O ovo cru com seu frescor, quando utilizado inteiro em oferenda tem a funo de tranqilizar e refrescar. Por isso, comum vermos muitos ovos crus depositados no cho aos ps de certos Ajbs (assentamentos de rsas), eles tm a finalidade de atrair abundncia e proteo. Isso tem o intuito de fazer com que todas as divindades compreendam perfeitamente que o b uma splica de fertilidade, germinao de filhos. Dependendo da atuao da Divindade, ela no s atuar no tocante da fertilidade no tero, mais tambm propiciar dinheiro, sorte, sade e desenvolvimento na vida, por ser o ovo um agente naturalmente frtil. Quando os ovos crus so quebrados e passados diretamente na cabea, eles tm a funo poderosa de purificar e livrar at 80% qualquer tipo de feitio ou qualquer outro tipo de negatividade que esteja sobre o Or da pessoa. Quando em um b, ovos crus so atirados no cho ou quebrados em cima do corpo de uma pessoa em um sacrifcio de purificao, vulgarmente chamado de descarrego, tem por finalidade desobstruir os caminhos, tirando as dificuldades da vida ou qualquer esprito de fora contrria que esteja acoplado no corpo (obsessores). Ao ser quebrado ele revela sua riqueza e seu poder tanto sobrenatural como concreto, pois no exato momento que quebrado, o ovo no ter mais a possibilidade de germinar, ou seja, nascer algo dele, portanto em um tipo de substituio ou troca, ele matar o problema, possibilitando o fim de algo ou de uma situao negativa. Por este motivo, o ovo cru deve ser quebrado principalmente no r da pessoa, numa espcie de preparao da cabea, que logo depois ir levar aos ritos sacrificatrios:

Comeando pelo 1, o sangue negro, Agbo-tutu (sumo de ervas fresca), em seguida o sangue vermelho advindo de aves ou quadrpedes e finalmente o sangue branco do igbin (caracol) que espremido por cima de tudo, com isso

feita a purificao, possibilitando a existncia da fora sobrenatural, acalmando e fertilizando a cabea, que neste momento recebe o puro as , com a unio dos trs sangues primordiais.

Quando um ovo quebrado em qualquer ritual, o nome ymi-srng respeitosamente citado e reverenciado, porque qualquer que seja o ovo, ele lhe pertence, como relata vrios Itn-If.

Quebrar um ovo na rua (atirando no cho) pela manha por trs ou sete dias consecutivos, chamando legbara e ymi-srng e espargindo dend por cima, consiste em um simples e poderoso ritual do culto de ymi-srng, o qual tem a finalidade de afastar qualquer tipo de dificuldade ou prejuzo, acalmando qualquer energia avessa do caminho de uma pessoa.

Como relata if, o "Ovo de pato" o smbolo da vida e umas das proibies de Ik (morte). A utilizao do ovo de pata cru, essencial principalmente em certos rituais, com finalidade de quebrar a fora da morte, de doenas e perdas, com isso a pessoa sair vitoriosa obtendo longevidade, sade e ganhos. Quando cozido e esfarinhado utilizado como agente purificador passando pelo corpo de uma pessoa em bs de Egungun ou Onil (para dentro da terra), tambm com casca e tudo transformado a p (seco ao sol), utilizado no igb-Or e assentamentos dos rss de relao com ik. Ex: s, gn, blwiy, Iyew, ml, Erinl, Ibeji, Sng, Oy, Iymowo, rsnl, Ajagum, Iroko, Yb, Onil, Egungun e Gld.

Como relata If, o nico rs que no possui relao com ik o rs sn. Por ela no aceitar qualquer relao com a morte, tambm no aceita que os animais em seu culto sejam sacrificados (mortos) em cima de seu Okuta. Por esse motivo no admiti a utilizao de qualquer utenslio de cor escura, marfim, osso, buraco, agressividade e doena, os quais possuem totais relaes com a morte. Isto tambm explica o porqu sn no aceita que suas filhas morram facilmente, assim sn os protege dando longa-vida, em uma ao de prolongar ao mximo o contato com a morte. Todos esses aspectos de sn esto relatados nos Itns do Odu s.

Classificao dos Ovos:

Ovo de galinha cru - purifica e tranqiliza.

Ovo de galinha cozido - tirar doenas. Ovo de galinha esfarinhado - neutraliza a negatividade do ambiente, atrai prosperidade e abundncia.

Ovo de pata cru - enfraquece a fora da morte, doenas graves e perdas.

Ovo de codorna - neutraliza feitios.

Ovo de Galinha D'angola - propicia dinheiro, sorte, prosperidade riqueza e sucesso nos negcios.

Ovo de pombo - propicia tranqilidade e fertilidade.

Potrebbero piacerti anche