Sei sulla pagina 1di 5

Prof.

: Geraldo Barbosa Filho AULA 09 INDUO MAGNTICA 1-FLUXO MAGNTICO


Define-se fluxo magntico atravs de uma rea A como sendo: Um condutor retilneo em movimento com velocidade v num campo magntico uniforme B tm a fora eletromotriz induzida dada por :

e = L.B.V

= B. A. cos

EXERCCIOS QUESTO 01

[ ] = T .m 2 = Wb(Weber )
2- INDUO MAGNTICA
Se variarmos o fluxo magntico atravs de um condutor aparecer no mesmo uma corrente eltrica chamada de corrente induzida. Ao aproximarmos ou ao afastarmos um im de uma espira h uma variao do fluxo magntico atravs da espira , aparecendo na mesma uma corrente induzida. Esta corrente induzida produz um campo magntico que se ope variao do fluxo magntico devido aproximao ou ao afastamento . Nas figuras seguintes temos a face norte de um im se aproximando e se afastando de uma espira, havendo , portanto, uma variao do fluxo magntico atravs desta. A corrente induzida na espira produz um campo magntico de tal forma que a polaridade da face da espira voltada para o im norte, quando o m se aproxima e o sentido da corrente induzida anti-horrio (oposio aproximao) e a polaridade sul quando o m se afasta e o sentido da corrente induzida horrio (oposio ao afastamento).

1-O fluxo da induo magntica uniforme B , atravs de uma superfcie planas da rea A diretamente proporcional a B, A e cos , sedo o ngulo entre B e a normal superfcie. 2-A unidade de fluxo da induo magntica, num sistema internacional, tesla vezes metro quadrado (T.m2). 3-Sempre que ocorrer variao do fluxo da induo magntica atravs da rea limitada por um circuito, seja qual for o processo que a produz, aparece no circuito uma corrente induzida. 4-Sempre que um condutor se locomover na regio de existncia de um campo magntico, estabelecer-se- entre as extremidades do mesmo uma fem induzida. 5-Sempre que o fluxo da induo magntica atravs da rea limitada por um circuito variar no decurso do tempo, ser induzida uma fora eletromotriz num circuito. QUESTO 02 1-A lei de Lenz constitui uma regra prtica para determinao do sentido da corrente induzida num circuito. Seu enunciado o seguinte: O sentido da corrente induzida no circuito tal que seu efeito se ope causa que a produz. 2-Afastando-se ou aproximando-se um m de uma espira aparece nessa uma corrente eltrica. 3-Todo campo magntico variado faz surgir uma corrente induzida. 4-O sentido da corrente induzida tal que origina um flux magntico induzido, que se ope variao do fluxo magntico indutor. 5-A corrente induzida tanto mais intensa quanto mais rapidamente varia o fluxo de induo.

3-FIO RETILNEO NUM MAGNTICO UNIFORME

CAMPO

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


QUESTO 03 1-A fora eletromotriz induzida mdia proporcional rapidez e variao de fluxo e dada pela expresso 3-Induo magntica a gerao de fem graas variao de fluxo magntico no decurso do tempo 4-A figura a seguir representam uma espira e um

EM =

. t

2- No sistema internacional de unidades, a unidade de fluxo magntica denomina-se Weber (Wb). 3- O grfico abaixo registra o fluxo magntico atravs de um anel metlico ao longo de 5 segundos.

im prximos. Se a espira e o m se movem com velocidade constante no mesmo sentido no h corrente induzida na espira.

5- A figura mostra um longo condutor filiforme A, contido no eixo Oz e uma espira quadrada E, condutora, situada no plano y e contendo um galvanmetro G, de zero ao centro (conforme figura). Surgir no anel uma corrente eltrica induzida somente entre os instante t = 1 e t = 2s. 4-Para que ocorra o fenmeno da induo eletromagntica, suficiente que ocorra a variao de um fluxo magntico atravs da bobina e cargas eltricas, em nmero constante por segunda, atravessem o circuito 5-Faz-se o plo de um im aproximar-se da extremidade de um solenide , em circuito aberto, conforme ilustra a figura.

Nessas condies, durante a aproximao, aparece uma corrente eltrica que circula a bobina. QUESTO 04 1-Uma barra condutora movimenta-se para a direita , com velocidade v, num campo magntico B, perpendicular ao plano da figura, orientado para o observador. As cargas negativas da barra sofrem a ao de uma fora: de sentido de C para A

O galvanmetro dar indicao diferente de zero quando a corrente no condutor A for constante com o tempo. QUESTO 05 1-Atravs de um circuito quadrado, de lado L = 10 cm, fluem linhas de induo magntica, conforme a figura.

2-De acordo com o fenmeno de induo eletromagntica, podemos afirmar que a variao do fluxo magntico em uma espira produz uma fem induzida.

Sabendo que o campo uniforme, com intensidade B = 0,7 T, o fluxo magntico atravs do circuito de 6,3.10-3Wb. Dados : cos = 0,9.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


2- O sentido da corrente induzida o mostrado na figura. QUESTO 06

Uma carga eltrica puntiforme, penetra com velocidade V , numa regio do espao onde existe um campo magntico uniforme. 1-A trajetria da carga circular se sua velocidade for perpendicular direo do campo. 2-A trajetria da carga poder ser uma hlice cilndrica. 3-A fora magntica que age sobre a carga no altera sua velocidade vetorial. 4- A fora magntica que age sobre a carga no altera sua energia cintica. 5-A quantidade de movimento da carga constante. QUESTO 07 1-Na figura temos um fio muito longo, conduzindo uma corrente i e uma espira circular. O fio e a espira esto no mesmo plano XY. Se a espira transladar ao longo do eixo Y, no h corrente induzida na mesma. Arr astando-se para a direita o lado mvel da espira , com velocidade constante, v , pode-se afirmar corretamente que a fem induzida nos terminais, ab, ser igual a 16,0 . 102 V, sendo a corrente eltrica dirigida de b para a. 4-O campo magntico uniforme de induo B, em uma regio, tem intensidade 0,5 T. A fem induzida em um condutor retilneo de 10 cm de comprimento, que se desloca com velocidade de 1m/s 5V. 2-Na figura representa-se um m em forma de barra com seu plo norte voltado para baixo. Esse m foi abandonado e cai passando pelo centro de uma espira circular situada em um plano horizontal. 5-A figura representa as linhas de induo de um campo magntico. Um eltron abandonado em repouso do ponto P se mover ao longo de uma circunferncia em sentido horrio.

3-Um condutor retilneo de 20 cm de comprimento desloca-se em um campo magntico perpendicular ao seu plano. O lado direito pode mover-se sem perder o contato eltrico com a espira, conforme a figura seguinte.

Sejam Fie e Fei as foras do m sobre a espira e da espira sobre o m, respectivamente. Enquanto o m se aproxima do

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


plano da espira pode afirmar que Fie vertical para cima e

G Fei vertical para baixo.

3-Na figura representa-se um m em forma de barra com seu plo norte voltado para baixo. Esse m foi abandonado e cai passando pelo centro de uma espira circular situada em um plano horizontal.

QUESTO 08 Uma espira circular de rea 0,5 m2 est imersa num campo uniforme de induo magntica B = 4T. As linhas de induo so perpendiculares ao plano da espira, a resistncia eltrica da espira de 10 , o campo de induo reduzido a zero em 5s. 1-O fluxo magntico inicial de 2 Wb. 2-A variao do fluxo magntico de 2 Wb. 3-A fora eletromotriz mdia induzida de 0,4V. 4-A intensidade mdia da corrente induzida de 0,04 A. 5-A carga eltrica induzida de 0,2 C. QUESTO 09 A figura abaixo ilustra as posies relativas de um m e um anel condutor, ambos inicialmente em repouso.

Seja i1 e i2 respectivamente, as correntes na espira quando m se aproxima e quando se afasta dela. Nessas condies, i1 est no sentido MNP e i2 no sentido MNP. 4-Uma espira condutora plana de rea A = 0,5 m2 est animada de movimento de translao no interior de um campo de induo magntica uniforme, de intensidade varivel com o tempo de acordo com a expresso d = 2t (SI). Sendo o campo normal espira, a fora eletromotriz induzida na espira de 1V. 5-A figura representa um fio retilneo de 1 Amperes no sentido indicado. Prximo do fio existe duas espiras retangulares A e B planas e coplanares com o fio. Se a corrente num fio retilneo est crescendo com o tempo aparecem correntes induzidas no sentido ante-horrio em A e horrio em B.

1-No haver corrente eltrica induzida no anel, qualquer que seja o movimento de um m. 2-Ao aproximarmos o m do anel haver uma corrente eltrica induzida no anel no sentido PMN. 3-Ao afastarmos o m do anel haver uma corrente eltrica induzida no anel no sentido PNM. 4-Ao afastarmos o anel do m, haver uma corrente eltrica induzida no anel no sentido PMN. 5-No haver corrente induzida no anel qualquer que seja o movimento do anel.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


QUESTO 10 1-Quando o fio mvel da figura deslocado para a direita, aparece no circuito uma corrente induzida i no sentido mostrado. A corrente induzida na espira quando a rea da mesma variada, passando para a situao indicada na figura B, horrio. 5- Um avio inteiramente metlico, com largura de 25m, voa horizontalmente com velocidade de 540 km/h em uma regio onde a componente vertical do vetor induo magntica terrestre vale 4,0.10-5T. A ddp existente entre as extremidades das asas de 0,15V.

O campo magntico existente na regio A aponta para dentro do papel. 2-No instante em que a chave C fechada o sentido da corrente na espira 2 ser horrio.

1-GABARITO 01 02 03 04 05 VVVFV VVVVV VVFFF VVVVF VFVFF 06 07 08 09 10 VVFVF VFVVV VVVVV FVVFF VVVVV

3-Um condutor retilneo muito longo, percorrido por uma corrente i, est inicialmente no plano de uma espira quadrada ABCD paralelamente ao lado AB conforme a figura.

A corrente induzida na espira quando a mesma roda em torno do condutor igual a corrente induzida na espira quando a mesma translada paralelamente ao condutor. 4-Uma espira est imersa num campo magntico uniforme conforme figura A.

Potrebbero piacerti anche