Sei sulla pagina 1di 3

Dilogos So 05 (cinco) as personagens dos Dilogos: 1. Pnfilo: narrador 2. Hrmipo: interlocutor 3. Cleantes: argumento do desgnio 4.

Demea: mstico (argumento do desgnio a priori) 5. Flon: ctico (representa o posicionamento de Hume TEMA CENTRAL: saber se a causa do universo um Ser: Sumamente bom Poderoso Sbio

As Partes dos Dilogos: Parte II - Parte VIII: argumento do desgnio Parte IX: argumento a priori (verso do argumento de Samuel Clarke) Parte X e XI: o problema do mal Parte XII: relaes entre a religio e a moral. Questes importantes: o que o mundo? (bilhes de alteraes microcsmicas na matria em virtude das foras da natureza). Quem somos ns, qual nosso lugar no mundo? (somos criao de Deus ou criao dessas foras da natureza e de toda a contingncia do mundo) O argumento do Desgnio Todas as religies so compostas de: 1. Verdades religiosas (afirmaes indiscutivelmente verdadeiras) a. Verdades reveladas: santssima trindade b. Verdades de razo: existncia de Deus 2. Rituais: cerimnias. Havia muitas crticas quanto questo da racionalidade da f, da possibilidade de defender a f racionalmente. Dentro dessas crticas, os Dilogos alargam e refinam esse ataque pretensa racionalidade das crenas religiosas. Anlise do argumento: Premissa 1: o mundo revela ordem, completo ajustamento de todas as partes ao todo.

Premissa 2: o mundo, embora num grau mais elevado, assemelha-se s produes humanas, as quais tem um propsito, um desgnio (um projetista). Concluso: existe um autor do mundo e este autor, embora com poderes muito maiores, proporcional sua obra, semelhante aos seres humanos. A crtica de Hume vai recair sobre a 2 premissa: como fazer essa ponte entre as construes humanas (os artefatos humanos) com a construo do mundo? O argumento do desgnio uma espcie de argumento por analogia. Como fazemos analogias? A entidade M tem as propriedades: A, B, C, D e Z. A entidade E tem as propriedades: A, B, C e D. Logo, a entidade E tem a propriedade Z. Para ser um argumento forte, temos de ter: grau de semelhana entre as propriedades; relevncia dessas semelhanas, quantidade das semelhanas. Ser, material, vivo, animal, racional. QUAIS AS CRTICAS DE HUME AO ARGUMENTO? A fora de um argumento por analogia proporcional semelhana das propriedades das coisas comparadas. Exata semelhana: identidade (mxima certeza). Se voc v uma casa, voc tem a mxima certeza de que houve um arquiteto ou construtor. Agora, querer dizer, por analogia, que o universo tem um construtor uma analogia fraca, pois h muitas dissimilitudes. Portanto, por ter uma analogia fraca o argumento do desgnio em vez de permitir uma prova, como queria Cleantes, da semelhana entre a Divindade e o homem, permite apenas conjecturar, supor, presumir tal semelhana. Isso bem mais fraco do que aquilo que Cleantes queria: uma garantia segura de que a causa do universo uma mente com capacidades imensamente superiores s da mente humana. A singularidade do universo. As analogias dependem da experincia. Olho uma casa: sei que foi construda por homens. Olho outras e outras. A prxima casa que eu vir, direi com certeza: algum a construiu. Mas com o universo diferente, ele nico, singular. No h nada para compararmos a ele. Ento, como poderemos fazer uma analogia? Regresso ad infinitum e a origem da ordem mental.

O mundo foi criado a partir da mente de Deus. Mas por que dizemos isso? Se voc tentar explicar a ordem material j difcil, por que ento criar uma outra ordem (mental) para que as coisas fiquem mais difceis. Outra coisa, por que parar em Deus? Poderia haver uma outra causa, um outro ser que criou Deus (teoria do demiurgo). E se to difcil essa questo, pois no conseguimos parar e vamos ad infinitum, no seria melhor pararmos no mundo material?

Potrebbero piacerti anche