Sei sulla pagina 1di 54
PADRONIZAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP) PARA AS EMPRESAS ELETROBRAS RESPOSTAS PARA TODAS AS

PADRONIZAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP) PARA AS EMPRESAS ELETROBRAS

RESPOSTAS PARA TODAS AS PERGUNTAS FORMULADAS POR ESCRITO, PREVIAMENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA.

DURANTE A SESSÃO DA AUDIÊNCIA, EM 03 DE SETEMBRO DE 2012, FORAM LIDAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS RELATIVAS ÀS EMPRESAS QUE ENVIARAM REPRESENTANTES, CONFORME EDITAL.

ÍNDICE TEMA: Documentação

5

SUBTEMA: Disponibilização da Nota Técnica

5

6

SUBTEMA: Notas técnicas das Empresas

7

SUBTEMA: Referência do Estudo

8

TEMA: Técnicos - metodologia

9

 

SUBTEMA: Aspectos técnicos e financeiros

9

13

14

15

TEMA: Técnicos - outros

16

SUBTEMA: Arquitetura de

16

SUBTEMA: Arquitetura de

17

SUBTEMA: Atendimento à Legislação Brasileira

 

18

SUBTEMA:

19

SUBTEMA:

20

SUBTEMA: Estratégia de Implantação

21

SUBTEMA:

Metodologia de Implantação ..........................................................................................................................................................................................................

22

SUBTEMA:

Estratégia de Integração

 

23

SUBTEMA: Sistemas Futuros

 

25

TEMA: Financeiros Custos de Implantação

26

 

SUBTEMA: Comparação do Custo de Implantação x Custo de Manutenção do Atual ERP

26

SUBTEMA: Custo da Solução SAP

 

27

 

28

SUBTEMA:

29

TEMA: Financeiros Custos de Manutenção

30

 

SUBTEMA: Comparação de custos de outras

 

30

SUBTEMA: Comparação do Custo de Implantação x Custo de Manutenção do Atual ERP

31

SUBTEMA: Comparação do Custo de Implantação x Custo de Manutenção do Atual ERP

32

SUBTEMA: Flexibilidade do Produto para Manutenção

 

33

SUBTEMA: Alocação de Mão de Obra

34

TEMA: Governança/ gestão administrativa 35

 

SUBTEMA: Aderência dos Processos ERP das seis Empresas que usam SAP

 

35

SUBTEMA: Capacitação Técnica da Equipe

36

 

37

SUBTEMA:

Consistência

do Estudo

38

SUBTEMA: Estratégia de Implantação

 

39

 

40

SUBTEMA:

Estratégia

de

Integração

Integração de processos

41

SUBTEMA: Estratégia de Integração - Escopo

 

42

SUBTEMA: Fora do Estudo

 

43

SUBTEMA: Implantação de ERP no Passado

 

44

SUBTEMA: Natureza dos Recursos

 

45

 

46

47

TEMA: Aquisição Aspectos licitatórios

48

 

SUBTEMA: Obrigatoriedade de Licitação para Recursos de

 

48

SUBTEMA: Respostas acerca de fatos passados

49

SUBTEMA: Tecnologia estrangeira x tecnologia nacional

50

TEMA: Implementação Aspectos licitatórios

51

 

SUBTEMA: Estratégia

 

51

 

52

TEMA: Específicos - ED- AL/PI

53

TEMA: Documentação

SUBTEMA: Disponibilização da Nota Técnica

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

 

2.17

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Esta nota técnica não está disponível para análise, o que compromete as considerações dos participantes. Assim, resta malferido o princípio da publicidade, pois a indisponibilidade dos estudos realizados pela Eletrobras frustra a finalidade da audiência pública, pois não permite aos interessados analisar previamente os estudos realizados para permitir um amplo debate a respeito da matéria durante a audiência pública.

5.3

RESPOSTA:

Em se tratando de documento de uma sociedade de economia mista, a Nota Técnica sempre esteve disponível para análise a pedido, apenas não foi incluída no sítio da Eletrobras que deu publicidade à Audiência Pública. Para evitar quaisquer novas dúvidas desta natureza a Nota Técnica NT-Cotise 01/2011 V2.0, Análise Técnico-Financeira para Implantação de Solução ERP em todas as empresas Eletrobras foi incluída no sítio da Eletrobras, quando da publicação da continuidade do processo da Audiência Pública.

TEMA: Documentação

SUBTEMA: Disponibilização de informações sobre o Planejamento Estratégico

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Na página 5 do documento "Adoção de Sistemas ERP pelas empresas Eletrobras 12042012.pdf", constam várias referências ao Planejamento Estratégico da Eletrobras, como sendo o norte para a implantação desse projeto (Página 3). Um estudo apurado do projeto somente é possível com a análise do Planejamento Estratégico da Eletrobras

2.12

RESPOSTA:

O Planejamento Estratégico é um documento publicado no sitio da Eletrobras (www.eletrobras.com/elb/data/pages/LUMIS641DB632PTBRIE.htm)

Não obstante, o extrato contido na Nota Técnica NT-Cotise 01/2011 V2.0, Análise Técnico-Financeira para Implantação de Solução ERP em todas as Empresas Eletrobras, fornece todos os subsídios que nortearam o estudo.

TEMA: Documentação

SUBTEMA: Notas técnicas das Empresas

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Os documentos: "Considerações para adoção de ERP na Eletrobras Distribuição Rondônia", "Considerações para a adoção de um novo ERP na Eletrobras Distribuição Acre" e "Considerações para a padronização de ERP na Boa Vista Energia S/A " são todos apócrifos e contém exatamente a mesma conclusão, ipsis literis. Esse fato demonstra que os estudos não foram realizados especificamente por cada uma das empresas. Ademais, não há apresentação de parecer oficial do Tribunal de Contas da União a respaldar tais documentos padronizados e genéricos

2.11

RESPOSTA:

Todas as Distribuidoras da Eletrobras estão subordinadas a uma mesma Diretoria. Tendo em vista essa subordinação, os trabalhos foram feitos coletivamente.

A documentação de cada uma das empresas Eletrobras anexada ao processo referente à Audiência Pública não é apócrifa. Ela é de responsabilidade das áreas de TI das respectivas empresas.

Quanto a parecer oficial do TCU, este não é cabível, uma vez que não houve ato de gestão formal da Eletrobras homologando a decisão de padronização. O que está relatado no referido documento é sobre a reunião com o TCU/Sefti, a fim de obter orientações de ordem geral, dentre as quais se pode destacar a decisão de realizar a presente Audiência Pública.

TEMA: Documentação

SUBTEMA: Referência do Estudo

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Não consta o modelo do estudo Gartner e nem a íntegra da adaptação do estudo Gartner que a Eletrobras fez embasar o processo de padronização.

5.2

RESPOSTA:

Em se tratando de documento de uma sociedade de economia mista, a Nota Técnica sempre esteve disponível para análise a pedido, apenas não foi incluída no sítio da Eletrobras que deu publicidade à Audiência Pública. Para evitar quaisquer novas dúvidas desta natureza a Nota Técnica NT-Cotise 01/2011 V2.0, Análise Técnico-Financeira para Implantação de Solução ERP em todas as empresas Eletrobras foi incluída no sítio da Eletrobras, quando da publicação da continuidade do processo da Audiência Pública

A referida NT inclui toda a bibliografia utilizada pelas empresas Eletrobras no estudo e descreve todas as adaptações realizadas no modelo original do Gartner. Inclui, ainda, parecer emitido por essa instituição, de onde se fez o seguinte extrato: Baseado na revisão dos documentos apresentados e em nossa participação durante o processo de desenvolvimento do trabalho, o Gartner conclui que o trabalho executado pelo grupo da Eletrobras, dentro do escopo definido, está coerente com as melhores práticas de avaliação. O trabalho possui elementos de profundidade em sua análise, onde utilizou informações de melhores práticas e adaptou à realidade da Eletrobras. Verificamos as adaptações feitas e estamos de acordo com o processo elaborado e seus resultados”.

TEMA: Técnicos - metodologia

SUBTEMA: Aspectos técnicos e financeiros

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

 

3.6

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Solicitamos, portanto maiores detalhes a respeito da plataforma tecnológica utilizada no ERP-SAP para a devida equiparação com o ERP atual. Quanto custa o sistema da Consist? E da TOTVS E da Oracle? E da própria SAP? Como é possível considerar vantajosa se nem os preços foram levantados e divulgados?

2.13

   

4.13

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Não houve estudo técnico/financeiro dos custos de implantação de outras soluções ERP já em operação nas empresas alvo do estudo.

4.18

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Para se concluir que o ERP SAP seria o mais vantajoso para a Eletrobras, foram levantadas informações financeiras quanto aos custos de licenças e

4.19

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

implantações de ERP de diferentes fornecedores? No estudo em pauta não foi feito nenhum comparativo financeiro e técnico com os demais sistemas já em operação em empresas do grupo Eletrobras

4.3

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Quais os itens financeiros avaliados?

1.3

CONSIST SOFTWARE LTDA

Estudo incompleto do projeto, especialmente no que diz respeito à falta de valores precisos e discriminados, com base no princípio legal da publicidade e economicidade. Nos documentos constam enunciados genéricos de benefícios sem a comprovação efetiva dos mesmos e sem a descriminação das dificuldades e prejuízos que advirão da adoção. Não há qualquer elemento nos documentos da audiência pública que demonstre que a mencionada alternativa é vantajosa.

2.3

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

 

4.11

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Não foi realizado trabalho de aderência técnica/funcional junto aos ERPs já em operação nas 9 empresas do grupo. O ERP SAP é dotado de singularidade, de modo que somente ele atenda às necessidades das empresas do Sistema Eletrobras?

4.20

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

 

4.4

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Tais vantagens são proporcionadas exclusivamente pelo ERP SAP, ou outros ERP disponíveis no mercado proporcionam tais vantagens? Não consta nenhuma referência às qualidades ou propriedades intrínsecas do ERP que a Eletrobras pretende implantar em todas as empresas do Sistema Eletrobras.

5.4

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Porque o ERP atual causa esta dificuldade? Como a troca do ERP atual resolverá esta dificuldade? Quais os Requisitos funcionais que o ERP deve

1.6

KENJI DESENVOLVIMENTO DE

ter para que seja adotado uma estratégia unificada para as empresas? (Adoção de estratégias unificadas para as empresas do Sistema Eletrobras) O que impede que estas regras de negócio sejam configuradas corretamente no ERP atual? Qual a garantia de que a substituição do ERP eliminará este problema? (regras de negócio diferentes para a mesma informação - um tributo, alíquota ou índice pode ser calculado de forma diferenciada em

1.11

SISTEMAS

sistemas diferentes, gerando informações inconsistentes)

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

 

4.5

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Pode ser atendido com soluções de mercado através da integração entre os sistemas já em funcionamento nas empresas do grupo Eletrobrás. Não houve um estudo técnico/funcional quanto aos requisitos funcionais exigidos nas peculiaridades de cada empresa com o escopo do sistema ofertado ERP-SAP. É necessário, portanto, um estudo profundo no contexto funcional das exigências processuais com o batimento em prova de

4.15

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

conceito com o ERP-SAP e demais soluções disponíveis no mercado. Não se verifica ainda dos documentos que compõem o processo de padronização que tenha sido levado em conta a possibilidade de se padronizar nas empresas do Sistema Eletrobrás um ERP diverso do ERP da SAP

5.5

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Por que não está sendo garantido, juntamente com outras empresas, o direito de participar de uma licitação que respeite o princípio da isonomia e da seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública? A realização de um comparativo entre as soluções existentes é um imperativo, sob risco de se preterir a melhor solução como sendo paradigma.Nesse contexto e de acordo com a lei de licitações e a regra geral da

2.7

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

obrigatoriedade da realização do sistema licitatório, questionamos o que justifica legalmente a não realização de certame licitatório. A omissão de justificativas técnicas que demonstrem, de forma clara e inafastável, que a alternativa adotada é a mais vantajosa e a única que atende

4.2

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

às necessidades da administração, não caracteriza padronização em função da marca? No Brasil o ERP da marca/fabricante SAP é fornecido exclusivamente pela SAP do Brasil Ltda, o que significa que com tal “padronização” a Eletrobras pretende implantar em todas as empresas que controla o ERP da marca SAP sem prévia licitação.

5.1

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

O Tribunal de Contas da União tem precedente que diz que “a indicação de marca na licitação deve ser precedida da apresentação de justificativas técnicas que demonstrem, de forma clara e inafastável, que a alternativa adotada é a mais vantajosa e a única que atende às necessidades da administração” (Acórdão 636/2006, Plenário, Rel. Min. Valmir Campelo). Nos documentos disponíveis ao público não se identificou a indicação das qualidades ou propriedades intrínsecas do ERP SAP.

4.1

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Nos estudos realizados pela Eletrobras para o processo de padronização foi realizada uma comparação entre o ERP SAP focada nas características e necessidades das empresas do Sistema Eletrobrás considerando a existência de outras marcas e fabricantes de ERP no mercado brasileiro?

4.16

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

A integração entre o ERP de diferentes empresas é obtido por uma solução técnica ou uma consequência da implantação de ERP de uma única marca/fabricante?

4.6

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Nos documentos do processo de padronização disponíveis no site da Eletrobras é reproduzida a conclusão de um estudo que teria sido feito seguindo um modelo Gartner. Tanto o estudo realizado pela Eletrobras como o realizado pelo Gartner é feita a indicação de quais são os requisitos e as características técnicas e operacionais que atendem as necessidades das empresas do Sistema Eletrobras?

4.22

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

O estudo Gartner foi feito mediante apuração das necessidades e características das empresas do Sistema Eletrobras, ou foi feito com base em dados estatísticos colhidos de outras empresas?

4.24

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Não restou demonstrado também a obtenção de vantagem técnica, financeira, operacional a padronização do ERP para todas as empresas do

5.6

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Sistema Eletrobras implantando-se o ERP da SAP, vez que não houve comparação em termos de ganho de produtividade. Qual requisito o sistema atual não atende? (Geração de relatórios consolidados, com informações provenientes de sistemas diferentes, para atender aos órgãos controladores)

1.12

INDRA POLITEC

Foi analisado financeiramente o cenário de implantar o ERP de menor custo da Eletrobras em todas as quinze empresas do grupo, considerando a substituição do SAP das seis empresas que já possuem a solução?

7.6

RESPOSTA:

Preliminarmente, deve ser ressaltado que o propósito da Administração da Eletrobras é adotar uma solução de sistema ERP que tenha por foco otimizar a gestão do conjunto de empresas Eletrobras (ótimo global) e não de uma empresa especifica (ótimo local).

As respostas às questões acima se fundamentam na metodologia de análise desenvolvida com base em premissas especificas das empresas Eletrobras. O objetivo do estudo foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros para o conjunto de empresas. A implantação de solução ERP em todas as empresas do Sistema Eletrobras é uma iniciativa que se alinha tanto aos Objetivos Estratégicos da Eletrobras, quanto aos Princípios e Diretrizes Gerais da Política Integrada de TIC do Sistema Eletrobras.

Para a análise técnica, o estudo utilizou metodologia proposta pelo Gartner, baseada em riscos e vantagens dos possíveis cenários de arquiteturas de ERP por grupos empresariais, que variam de uma solução totalmente centralizada com um mesmo produto até a completa descentralização com diferentes fornecedores. Mantendo-se a integridade da metodologia proposta pelo Gartner , foram feitas adaptações necessárias à realidade do Sistema Eletrobras.

Na prospecção para definição da metodologia de análise financeira foram estudadas três alternativas propostas pelo Gartner: Business case, TCO e TCO relativo.

Business case: a grande dificuldade de aplicação do modelo foi a quantidade e complexidade das informações requeridas, no caso Eletrobras potencializada pelo fato de tratar-se de várias empresas, e não de apenas uma. Assim, as informações teriam que ser levantadas em todas as empresas para as quais se considera a implantação de uma solução ERP e consolidadas para o conjunto. A imprecisão de, ao menos, parte destas informações, poderia comprometer seriamente os resultados.

Considerando-se os objetivos estabelecidos para o estudo, que é uma análise comparativa, as dificuldades para obtenção de todas as informações requeridas e os riscos de imprecisões decorrentes, esta alternativa foi desconsiderada.

TCO: analisou-se, então, uma segunda abordagem, baseada em custos de projetos de implantação de ERP coletados pelo Gartner em um conjunto significativo de empresas, utilizando o conceito de TCO (Total Cost of Ownership, em português, Custo Total de Propriedade) aplicado a estes projetos.

Segundo os analistas do Gartner consultados, a dificuldade para que se fizessem estas estimativas de custos absolutos seria que estas teriam que ser baseadas em variáveis tão diversas e de difícil levantamento quanto:

• o estado atual dos processos utilizados em cada empresa e seu nível de padronização interno e frente ao das outras empresas do Sistema Eletrobras;

• o estado atual dos sistemas aplicativos que estão sendo utilizados e seu nível de documentação;

• o estado atual da base de informações, incluindo aí a gestão da sua administração de dados;

• a necessidade e nível necessário de customização para que os processos se tornem aderentes aos requisitos do negócio;

• os requisitos de infraestrutura, embora custos tais como software e hardware sejam em geral os menos significativos; e, finalmente,

• o grau de maturidade da organização e suas partes constituintes para implantação de novos processos.

Assim sendo, também, esta alternativa foi desconsiderada.

TCO Relativo: uma vez tendo sido constatado que as duas abordagens inicialmente consideradas não seriam adequadas ao estudo pretendido pela Eletrobras, a orientação dos consultores do Gartner foi pela utilização de uma abordagem comparativa entre os cenários, não envolvendo a comparação de valores absolutos, mas sim relativos, via adoção do conceito de TCO Relativo, apresentado a seguir.

Para efeito da metodologia de análise utilizada, o TCO dos projetos de implantação de ERP levantados envolve os custos de software, hardware, serviços de consultoria e custos de pessoal interno para implantação e dois anos de sustentação pós-implantação.

Com base neste, é calculado o TCO Relativo de projetos de implantação de solução ERP adotado neste estudo, que é obtido mediante a divisão do custo total de propriedade dos projetos pela receita das empresas nos anos em que ocorreram as implantações, expressos em percentuais.

Fundamentado nos conceitos acima, o Gartner levantou o TCO Relativo para 184 (cento e oitenta e quatro) projetos de implantação de solução ERP com soluções de fornecedores diversos e com grande participação no mercado mundial e os tabulou grupando os valores máximos, mínimos e médios, além das médias entre estes.

Ressalte-se que os fornecedores de maior expressão e com maior market share considerados na pesquisa também estão presentes no Brasil, geralmente, adotados por multinacionais e grandes corporações. Os de menor penetração no mercado mundial, com pouca presença no Brasil, podem ser considerados como equivalentes a outros fornecedores atuantes no mercado nacional, geralmente adotados por pequenas e médias empresas.

Esta última alternativa, em razão da sua plena aplicabilidade ao estudo e dos seus menores riscos quando comparada as duas outras, foi a metodologia adotada para o desenvolvimento da análise financeira.

A conclusão do estudo técnico-financeiro apontou, como solução mais vantajosa para a implantação de sistema ERP na totalidade das empresas do sistema Eletrobras, a adoção de “Um sistema ERP na holding, com múltiplas instâncias do mesmo ERP nas controladas”.

Considerando que seis das quinze empresas já utilizam uma mesma solução, o SAP- ERP, e que essas seis empresas correspondem a cerca de 50% dos potenciais usuários de sistemas ERP do Sistema Eletrobras, a conclusão do estudo remete à adoção do SAP-ERP para todas as empresas, uma vez que adotar uma solução diferente do SAP-ERP implicaria na necessidade de

reinvestimento com a implantação de um novo produto nessas seis empresas, implicando significativa elevação dos custos de implantação da solução, além de perda do investimento já realizado, conforme pode ser verificado no Anexo XI da NT-Cotise-01/2011 V2.0. Não se está afirmando, com isso, que o único ERP que possui funcionalidades adequadas às empresas do Sistema Eletrobras é o SAP-ERP; é fato que outros produtos com as características de ERP também poderiam atender, do ponto de vista de funcionalidades.

Com fundamento no resultado do estudo e no subsequente processo de padronização indicado, a Eletrobras antecipou um pré acordo com a SAP do Brasil, visando obter desconto por volume, tanto para as licenças quanto para o valor de o suporte e manutenção para todas as quinze empresas do Sistema Eletrobras. Considerando-se somente os descontos já obtidos com o mencionado fornecedor em razão da possibilidade de padronização da sua solução, chegou-se a valores competitivos em relação aos praticados pelos demais fornecedores de produtos que atendem ao escopo de referência definido para o ERP. No entanto, a proposta comercial ocorrerá somente no momento da contratação e não no curso do processo de padronização, podendo ocorrer nova redução em função do ganho de escala por negociação entre a Direção da Eletrobras e a da SAP.

Deve-se ressaltar que, desde que fique demonstrado que essa opção atende aos interesses da Administração, como se verifica no caso em questão, a opção por uma determinada marca é um dispositivo previsto na legislação.

TEMA: Técnicos - metodologia

SUBTEMA: Adaptações da Eletrobras à Metodologia Gartner

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Na análise comparativa das alternativas de solução, não fica claro qual é a metodologia de avaliação original e quais foram as modificações feitas pela equipe da Eletrobras

1.1

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Conforme o edital de audiência pública cita-se que o estudo Gartner foi realizado com base em dados estatísticos de acordo com o número de colaboradores de cada empresa.

4.23

RESPOSTA:

A Nota Técnica NT-Cotise 01/2011 V2.0 esclarece esse questionamento em seus itens 4 e 5. Ressalte-se que a metodologia utilizada não se baseia em número de colaboradores das empresas e sim, em estudos de âmbito mundial envolvendo implantação de ERPs.

TEMA: Técnicos - metodologia

SUBTEMA: Critérios de Pontuação

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Quais são os critérios de pontuação de cada item?

1.4

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Quais são os itens técnicos avaliados?

1.2

RESPOSTA:

A Nota Técnica NT-Cotise 01/2011 V2.0 esclarece esse questionamento em seu item 5.2.

TEMA: Técnicos - metodologia

SUBTEMA: Indicadores de Avaliação do Impacto da Implantação do ERP

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Indicadores deverão ser apurados antes e depois da implantação do padrão ERP para as empresas Eletrobras. Isto evidencia a falta de precisão e do estudo efetivo dos impactos e benefícios e prejuízos que advirão da implantação do padrão, visto que diz que ainda serão apurados. Se ainda vai apurar antes da implantação, o estudo não está completo, sobretudo porque outras soluções não foram analisadas.

2.14

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros.

Os objetivos do projeto de implantação de um padrão de ERP para as empresas Eletrobras, bem como as vantagens dessa decisão foram demonstrados na NT-Cotise-001/2011. Os indicadores a serem utilizados como referência, tão somente para mensurar os benefícios da implantação desse projeto serão identificados posteriormente na fase de planejamento da implantação da solução no ambiente de cada empresa, com base em informações e análise dos processos tal como operam hoje (“as is”) e como funcionarão após a implantação do ERP (“should be”), dos sistemas aplicativos, da necessidade de customização do ERP, dos requisitos de infraestrutura e do grau de maturidade da organização.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Arquitetura de Implantação

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

OFM SISTEMAS

Como ocorrerá a instalação do ERP SAP nas empresas, em servidor centralizado ou distribuído em cada unidade do grupo?

3.25

OFM SISTEMAS

A estratégia técnica de instalação do ERP-SAP nas empresas é ponto fundamental ao projeto, em adotando a instalação centralizada na holding, por exemplo, o projeto carecerá de consideráveis investimentos em estrutura de rede e internet. Contudo a instalação descentralizada em cada empresa exigirá a aquisição de novos servidores e/ou estações de trabalho capazes a executar o referido sistema. É fundamental o detalhamento completo dos investimentos em hardware e rede a serem realizados para a implementação almejada.

3.26

OFM SISTEMAS

O grande alvo do projeto refere-se a integração online das soluções de gestão empresaria entre as empresas, porém, não há visibilidade clara no edital desta audiência pública dos investimentos em infraestrutura de conectividade necessários às empresas para a viabilização técnica da integração almejada. Sabe-se que nas localidades onde diversas empresas do grupo estão sediadas há a incidência de sérios problemas estruturais no fornecimento de internet. Este fato é evidenciado com maior ênfase nas empresas localizadas no Norte do país, onde a internet em alguns casos é importada e outros países, como no caso da ED Boa Vista, que seu link é importado da Venezuela. Naquela empresa diariamente seus colaboradores são impactados com baixa performance na utilização da internet/email como também em momentos críticos a interrupção do serviço durante dias. Portanto, diante do cenário exposto é fundamental o esclarecimento pleno da estratégia que o projeto adotará para que haja a integração entre as empresas do grupo.

3.30

RESPOSTA:

Por ora, a decisão e de que haverá uma instância de ERP em cada uma das empresas. Por esta razão e por não estar no escopo do trabalho a questão da conectividade não foi tratada no estudo realizado para implantação da solução ERP . Não obstante isto, estudos estão sendo realizados no âmbito de grupo de trabalho constituído pelo Cotise para aprimoramento da conectividade entre todas as empresas Eletrobras.

O sizing das infraestruturas somente será realizado numa etapa posterior, específica para cada empresa, não tendo sido, portanto, objeto do estudo realizado.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Arquitetura de Implantação

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual arquitetura das instâncias do SAP em produção?

6.9

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual será a arquitetura da nova implementação das 15 empresas?

6.10

RESPOSTA:

O estudo utilizou um modelo, baseado em possíveis cenários de arquiteturas de ERP para grupos empresariais, que variam de uma solução totalmente centralizada até a completa descentralização com diferentes fornecedores.

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros. A conclusão do estudo apontou, como solução de arquitetura mais vantajosa para a implantação de sistema ERP na totalidade das empresas do Sistema Eletrobras, aquela que envolve um sistema ERP na holding, com múltiplas instâncias do mesmo ERP nas controladas.

A arquitetura vigente para as seis empresas que já adotam a solução SAP ERP é a de instancias distintas, estando, portanto, aderente à conclusão do estudo.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Atendimento à Legislação Brasileira

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

OFM SISTEMAS

Tem-se como ponto questionável o nível de aderência da versão do SAP a ser implantada perante as resoluções do órgão regulador ANEEL. Em virtude da versão nativa deste sistema ser totalmente direcionada à indústria e comércio, onde as customizações de empresas do setor que já utilizam esta solução serem totalmente privadas.

3.24

OFM SISTEMAS

Devido as peculiaridades funcionais e legais do setor energético brasileiro, o sistema proposto ERP-SAP precisa ter em sua versão nativa/original o pleno atendimento as resoluções do órgão regulador ANEEL. Pergunta-se, a versão a ser instalada do ERP-SAP está totalmente aderente a todas as resoluções da ANEEL como, a exemplo a resolução MCPSE 367/2009 ou o projeto carece de consultoria para o desenvolvimento das respectivas customizações? Quais evidências e garantias foram entregues, caso haja a afirmação da versão

3.31

CONSIST SOFTWARE LTDA.

original ser aderente? A solução Consist permite atender na íntegra a legislação tributária brasileira, os preceitos da lei de licitações, da lei de execução orçamentária para sociedades de economia mista e Tribunal de Contas, atendimento ao MCPSE do setor elétrico, integração da gestão de contratos com o Portal da Transparência.

2.6

RESPOSTA:

Diversas soluções de ERP existentes no mercado atendem à legislação do país, dentre elas o SAP-ERP, que, por esta razão, é utilizado pelas mais importantes empresas do setor elétrico brasileiro, nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ressalte-se que a solução ERP é parte da arquitetura de sistemas das empresas, sendo complementada por sistemas especializados, onde isto se fizer necessário.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Dependência de Fornecedor

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

OFM SISTEMAS

O ERP-OFM é totalmente desenvolvido na linguagem PLSQL Oracle, difundida mundialmente. Do contrário o mencionado ERP-SAP possui sua arquitetura desenvolvida na linguagem ABAP 4, sendo esta totalmente proprietária e EXCLUSIVA do fornecedor do sistema. Caracterizando portanto em alto nível de dependência ao fornecedor da solução.

3.14

OFM SISTEMAS

Salienta-se ainda que a disponibilização de versões e atualizações tecnológicas do ERP-SAP ocorre SOMENTE através da própria SAP. Ou seja, consultorias especializadas estão aptas a efetuarem apenas manutenções e desenvolvimento de pequenas customizações, portanto, esta realidade remeterá às empresas ao problema de centralização e dependência do fornecedor detentor dos direitos autorais do sistema, caindo por terra a alegação de melhoria estratégia da solução proposta.

3.15

RESPOSTA:

A premissa básica para quem opta por solução ERP é manter o código fornecido pelo fabricante, que implementa nos processos de gestão boas práticas de mercado. Assim sendo, a facilidade de alteração de código fonte do produto não é um requisito desejável e nem um procedimento recomendado.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Escopo

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual escopo de implementação do módulo Asset Managemente (AM)? Vai incluir equipamentos de campo como medidores e transformadores?

6.8

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros. Não foram analisados, portanto, escopos de implementação de módulos específicos.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Estratégia de Implantação

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Quais sistemas que terão interface?

6.11

RESPOSTA:

Conforme mencionado na resposta anterior, o objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Metodologia de Implantação

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

INDRA POLITEC

Esse processo de padronização também se dará na adoção de metodologia de implantação do ERP, trazendo para o Grupo Eletrobras as vantagens de aproveitamento das melhores práticas nesse tipo de serviço?

7.1

RESPOSTA:

Como a implementação será, a principio, objeto de processos licitatórios em separado, não será possível uma padronização de sua metodologia que e própria de cada implementador, Espera-se, no entanto, algum nível de aderência à metodologia proposta pela SAP para projetos deste tipo, a ASAP.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Estratégia de Integração

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

OFM SISTEMAS

A integração de sistemas de gestão instalados em empresas com negócios com características plenamente diferentes e com rotinas peculiares pode tornar-se realidade com a adoção de um barramento de integração utilizando conceitos de uma solução SOA. Com a adoção de um EBS (Enterprise Service Bus) podem ser acopladas soluções e/ou ERPs diversos, através da disponibilização de serviços que proveem informações gerenciais e/ou processos de gestão. Podendo ser consumidos por sistemas distintos, sem que haja a necessidade de customização de sistemas. Diante do orçamento financeiro PREVISTO para a instalação do ERP-SAP em cada empresa tem-se a certeza que o investimento para o mapeamento e idealização desta integração utilizando-se do conceito SOA é consideravelmente inferior. Pergunta-se, por que não adotar ou estudar profundamente este caminho técnico utilizado atualmente em grandes empresas conceituadas mundialmente?

3.10

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Como a troca do ERP atual resolverá esta Dificuldade ? O novo ERP eliminará esta integração? (Intercâmbio de informações financeiras, orçamentárias e contábeis com a holding) - (Intercâmbio de informações e dados entre as empresas)

1.5

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Qual foi o estudo de viabilidade feito para utilização de ferramentas que permitem o reuso de processos automatizados, mesmo de ERP´s diferentes através de tecnologia SOA? (Reuso de processos automatizados e regras de negócio, decorrentes de experiências bem sucedidas)

1.10

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Foi estudada a possibilidade de integração através de tecnologia SOA (Arquitetura Orientada a Serviço)? (Alta complexidade da arquitetura de integração entre sistemas - o número de interfaces entre sistemas cresce exponencialmente a cada sistema corporativo inserido no portfólio - grande dificuldade em resolver problemas de inconsistência de dados causados por falhas no processo, devido à existência de várias áreas e sistemas de informações distintos, relacionados ao mesmo processo)

1.15

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

É possível fazer a integração entre as seis empresas do Sistema Eletrobrás que já adotam o ERP SAP com as outras nove empresas do Sistema Eletrobras com a implantação de ERP com marca/fabricante diferente, por meio da construção de interfaces ou outras soluções técnicas?

4.10

CONSIST SOFTWARE LTDA

Outras soluções poderiam com fácil integração com os demais sistemas da organização assegurar uma total consolidação de informações com os sistemas corporativos das empresas do grupo Eletrobras.

2.8

RESPOSTA:

O uso de arquitetura SOA seria mais apropriado caso o cenário mais vantajoso fosse o de número 4, 5 ou 6 , conforme descrito no item 5.1 da Nota Técnica NT-Cotise-01/2011. No entanto, a conclusão do estudo técnico-financeiro apontou, como solução mais vantajosa para a implantação de sistema ERP na totalidade das empresas do Sistema Eletrobras, a adoção de “Um sistema ERP na holding, com múltiplas instâncias do mesmo ERP nas controladas”. Dessa forma, não foi necessário maior aprofundamento na utilização dessa arquitetura.

TEMA: Técnicos - outros

SUBTEMA: Sistemas Futuros

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Quais são os sistemas que serão implementados no futuro?

6.12

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros. Neste estudo foi definido um escopo de referência que poderá ser ampliado com novos sistemas, dependendo das características e necessidades de cada empresa.

TEMA: Financeiros Custos de Implantação

SUBTEMA: Comparação do Custo de Implantação x Custo de Manutenção do Atual ERP

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

Diante do estudo financeiro (estimado) do investimento necessário à implantação do ERP-SAP, (na ED Alagoas) que estima um investimento real entre R$ 27 e 33 milhões. Solicitamos a apresentação detalhada das funções não atendidas para que em efeito comparativo seja confeccionado orçamento em APF para o total alinhamento dos sistemas utilizados atualmente.

3.22

RESPOSTA:

A Eletrobras vem negociando acordos comerciais de descontos por volume com seus fornecedores de bens e serviços de tecnologia da informação, com o que vem obtendo significativas reduções de valores nas aquisições para o conjunto de empresas do Sistema Eletrobras, caso em que se enquadra o que foi o realizado com a SAP.

Assim sendo, a estimativa atual de investimento para implantação da solução de ERP na ED Alagoas é inferior aos valores indicados e os custos de manutenção e suporte pós-implantação são competitivos em relação aos praticados pelos demais fornecedores de produtos que atendem ao escopo de referência definido para o ERP.

Os valores constantes da NT da ED Alagoas, bem como das de outras empresas, por terem sido elaboradas antes do pré-acordo estabelecido pela Eletrobras com a SAP do Brasil para descontos por volume de licenças adquiridas, não contemplaram a dedução negociada. Alem disto, os quantitativos e valores considerados são estimativas preliminares, feitas com base em dados históricos de contratos de empresas que utilizam SAP ERP, estimativas estas que serão validadas e consolidadas em fase posterior do processo.

Ressalte-se, ainda, que o objetivo da Audiência Pública é dar publicidade à intenção de adoção de padrão de uma solução de ERP para todas as empresas Eletrobras e não a decisão de troca de um produto em uso em uma de suas subsidiárias. O que se buscou foi o atendimento a uma solução otimizada global para o conjunto de empresas Eletrobras e não para uma determinada empresa em particular. Assim sendo, não se considerou a existência de funções não atendidas, uma vez que, em geral, os sistemas ERP atendem às funcionalidades básicas de gestão corporativas das empresas.

TEMA: Financeiros Custos de Implantação

SUBTEMA: Custo da Solução SAP

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

 

3.3

CONSIST SOFTWARE LTDA.

É necessária a apresentação do demonstrativo financeiro da proposta comercial Solicitamos esclarecer qual o valor que será pago à fornecedora do software SAP para a padronização pretendida.

2.1

RESPOSTA:

Considerando o resultado do estudo e o subsequente processo de padronização indicado, a Eletrobras antecipou um pré acordo com a SAP do Brasil, visando obter desconto por volume, tanto para as licenças quanto para o valor do suporte e manutenção para todas as quinze empresas do Sistema Eletrobras. Levando-se em conta somente os descontos já obtidos com o mencionado fornecedor em razão da possibilidade de padronização da sua solução, chegou-se a valores competitivos em relação aos praticados pelos demais fornecedores de produtos que atendem ao escopo de referência definido para o ERP

A proposta comercial definitiva da SAP do Brasil ocorrerá somente no momento da contratação, não no processo de padronização, podendo ocorrer nova redução em função do ganho de escala por negociação entre a Direção da Eletrobras e a da SAP. Seus valores serão publicados tempestivamente, em conformidade com a legislação vigente.

TEMA: Financeiros Custos de Implantação

SUBTEMA: Custo de Integrações Futuras

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Haverá necessidade de construção de interfaces ou outras soluções técnicas para fazer a integração entre os sistemas de gestão empresarial?

4.9

RESPOSTA:

Entre os ERP de um mesmo fabricante a interface é nativa e neste caso não há necessidade de construção.

TEMA: Financeiros Custos de Implantação

SUBTEMA: Padronização de Processos de Negócios distintos

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

Sabe-se, portanto que em sua essência diversas empresas do grupo exercem atividades completamente diferentes e não são comuns a todas elas, tais como as empresas de geração e transmissão que possuem peculiaridades completamente diferentes das empresas distribuidoras. É fundamental para o processo decisório que sejam esclarecidos plenamente todos os processos que deverão estar integrados online, como também a

3.28

OFM SISTEMAS

estratégia técnica a ser adotada. É importante o detalhamento pleno do escopo de integração funcional destas empresas, em virtude de distinções nos modelos de negócio operacionalizados em cada uma, devido a estas contemplarem negócios completamente distintos, como, geração, transmissão e distribuição de energia. A equiparação de processos com tamanha disparidade é complexa e com sucesso incerto, carecendo, portanto alto volume de investimento

3.29

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

financeiro para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que integrem a agreguem o valor esperado Considerando a multiplicidade de negócios das empresas do Sistema Eletrobras, será possível a implantação do ERP SAP em todas as empresas de

4.8

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

forma padronizada, ou haverá necessidade de customizações? A utilização de sistemas diferentes nas diversas empresas do grupo Eletrobrás justifica-se ao fato dos diversos negócios executados, sendo, fomento, geração, transmissão e distribuição de energia. Portanto, a unificação de uma única solução fatalmente acarretará em custos não previstos

4.7

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

no projeto para a customização funcional do ERP-SAP. Desvirtuando plenamente o pleito de unificação de processos. Para se concluir que o ERP SAP seria o mais vantajoso para a Eletrobras, foi apurado qual a necessidade e nível de customização para que o ERP atenda aos diferentes tipos de negócios das empresas?

4.17

RESPOSTA:

A estratégia estabelecida é de implantar um padrão de solução ERP em todas as empresas do Sistema Eletrobras com o mínimo de customização. Isso não significa que todas as empresas implementarão os processos nativos (standard) disponíveis no ERP da mesma maneira, sendo aceitável que adequações sejam feitas às características operacionais de uma ou outra empresa, mantidas, no entanto, as estruturas básicas dos processos e, em especial, os controles neles existentes.

Ressalta-se que o escopo de referência do ERP contemplado no estudo foca na gestão administrativa e econômico-financeira, cujos processos não são diretamente vinculados à natureza dos negócios. No que se refere aos processos finalísticos, esses, de fato, requerem soluções de automação mais específicas e customizadas e, por isso, normalmente, são suportados por sistemas especializados em função da natureza do negócio.

TEMA: Financeiros Custos de Manutenção

SUBTEMA: Comparação de custos de outras soluções

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

A redução de custos inerentes a customizações comuns entre as empresas pode ocorrer independente da solução ERP a ser adotada.

3.18

RESPOSTA:

A redução de custos inerentes a customizações comuns entre as empresas pode ocorrer independente da solução ERP a ser adotada. No entanto, a conclusão do estudo para as empresas Eletrobras aponta como cenário mais viável o uso do SAP-ERP e não qualquer outro produto,

TEMA: Financeiros Custos de Manutenção

SUBTEMA: Comparação do Custo de Implantação x Custo de Manutenção do Atual ERP

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

Tendo em vista a representatividade do montante financeiro apresentado e o alto nível de aderência do atual ERP em funcionamento, solicitamos esclarecimentos financeiros e administrativos plausíveis à direção a ser adotada para unificação da solução sistema com o ERP-SAP. Apresenta-se como grande ponto questionável a adoção do ERP-SAP, o montante financeiro apenas para implantação. Superando consideravelmente o atual custo de manutenção dos sistemas em funcionamento conforme apresentado nesta nota técnica. Totalizando R$ 979.079,09. Salienta-se, porém, que a implantação do ERP-SAP exigirá à ED Alagoas o contrato anual de manutenção no valor de R$ 1.155.874,44, portanto maior que o atual contrato com o fornecedor do ERP-OFM, sem estarem contidos os seguintes itens:

3.23

resoluções ANEEL em sua essência atende a empresas do seguimento indústria e comércio; Portanto, a “redução”

resoluções ANEEL em sua essência atende a empresas do seguimento indústria e comércio; Portanto, a “redução” de custos indicada é irreal devendo portanto ser ponto de questionamento e esclarecimento pleno.

RESPOSTA:

A Eletrobras vem negociando acordos comerciais de descontos por volume com seus fornecedores de bens e serviços de tecnologia da informação, com o que vem obtendo significativas reduções de valores nas aquisições para o conjunto de empresas do Sistema Eletrobras, caso em que se enquadra o que foi o realizado com a SAP.

Os valores constantes da NT da ED Alagoas, bem como das de outras empresas, por terem sido elaboradas antes do pré-acordo estabelecido pela Eletrobras com a SAP do Brasil para descontos por volume de licenças adquiridas, não contemplaram a dedução negociada. Alem disto, os quantitativos e valores considerados são estimativas preliminares, feitas com base em dados históricos de contratos de empresas que utilizam SAP ERP, estimativas estas que serão validadas e consolidadas em fase posterior do processo.

Assim sendo, a estimativa atual de custos de manutenção e suporte pós-implantação para a ED Alagoas são competitivos em relação aos praticados pelos demais fornecedores de produtos que atendem ao escopo de referência definido para o ERP.

TEMA: Financeiros Custos de Manutenção

SUBTEMA: Comparação do Custo de Implantação x Custo de Manutenção do Atual ERP

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

 

3.2

CONSIST SOFTWARE LTDA.

É necessária a apresentação de detalhes a respeito do contrato de manutenção a ser firmado com a fornecedora do SAP-ERP. Solicitamos esclarecer, também, qual é o valor orçado para cada empresa do grupo Eletrobras para a manutenção do sistema atual e eventuais melhorias. Somente com a discriminação desses valores é possível avaliar a viabilidade financeira do projeto.

2.2

RESPOSTA:

O objetivo da Audiência Pública é dar publicidade à intenção de adoção de padrão de uma solução de ERP para todas as empresas Eletrobras. Portanto, não há detalhes de contrato a serem apresentados.

Considerando o resultado do estudo e o subsequente processo de padronização indicado, a Eletrobras antecipou um pré acordo com a SAP do Brasil, visando obter desconto por volume, tanto para as licenças quanto para o valor de suporte e manutenção para todas as quinze empresas do Sistema Eletrobras. Levando-se em conta somente os descontos já obtidos com o mencionado fornecedor em razão da possibilidade de padronização da sua solução, chegou-se a valores competitivos em relação aos praticados pelos demais fornecedores de produtos que atendem ao escopo de referência definido para o ERP.

A proposta comercial definitiva da SAP do Brasil para aquisição das licenças ocorrerá somente no momento da contratação e não no processo de padronização, podendo ocorrer nova redução em função do ganho de escala por negociação entre a Direção da Eletrobras e a da SAP. Já o detalhamento dos itens relativos aos serviços de implantação será divulgado na ocasião apropriada, seguindo o trâmite normal de processos licitatórios em uso nas empresas Eletrobras.

TEMA: Financeiros Custos de Manutenção

SUBTEMA: Flexibilidade do Produto para Manutenção

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

O Consist (Consist BIS ERP) permite adequar os procedimentos e práticas do cliente ao sistema sem impor práticas pouco flexíveis e também não necessita grandes customizações. Devido à sua flexibilidade, os custos com a manutenção e atualização são bem mais reduzidos que os da SAP.

2.5

RESPOSTA:

A estratégia estabelecida é a de implantar o sistema ERP no conjunto das Empresas Eletrobras com o mínimo de customização, por várias razões, dentre as quais se destacam: reduzir custos e prazos de implantação; evitar problemas de integração em versões futuras; facilitar a padronização de processos e o compartilhamento de soluções.

A flexibilidade em adequar procedimentos disponíveis em algumas soluções pode ser interessante para o uso do produto em uma empresa em separado com bom nível de governança sobre as mudanças e evoluções do produto. No entanto, essa flexibilidade pode não ser interessante quando se trata de um grupo empresarial, uma vez que o gerenciamento é muito mais complexo.

Quanto aos custos de manutenção, considerando o resultado do estudo e o subsequente processo de padronização indicado, a Eletrobras antecipou um pré acordo com a SAP do Brasil, visando obter desconto por volume, tanto para as licenças quanto para o valor de suporte e manutenção para todas as quinze empresas do Sistema Eletrobras. Levando-se em conta somente os descontos já obtidos com o mencionado fornecedor em razão da possibilidade de padronização da sua solução, chegou-se a valores competitivos em relação aos praticados pelos demais fornecedores de produtos que atendem ao escopo de referência definido para o ERP.

TEMA: Financeiros Custos de Manutenção

SUBTEMA: Alocação de Mão de Obra

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

OFM SISTEMAS

Solicitamos o mapeamento de quantos recursos e em que áreas especializadas deverão ser alocados em cada empresa após o processo de implantação do ERP-SAP.

3.4

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros para o conjunto de empresas e não para uma empresa específica.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Aderência dos Processos ERP das seis Empresas que usam SAP

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual grau de aderência dos processos entre os 6 projetos que estão em produção?

6.6

RESPOSTA:

As implantações originais da holding e da Eletrobras Eletronuclear foram feitas simultaneamente e em conjunto. A Eletrobras CGTE e a Eletrobras Eletronorte aproveitaram, em suas implementações, alguns templates da Eletrobras Eletronuclear, havendo, portanto, certo grau de aderência entre estas quatro empresas. Itaipú e Eletrobras Furnas, por terem implantações mais recentes, desenvolveram projetos independentes, mas procuraram manter um mínimo grau de customização, de modo que, por estarem utilizando processos próximos do standard, acabam por ser aderentes com os processos das demais quatro empresas.

Não obstante o já ocorrido, a intenção é de implantar o sistema ERP no conjunto das Empresas Eletrobras com o mínimo de customização, o que naturalmente levará à uniformização dos processos e controles, que no escopo de referência contemplado - administrativo e financeiro - não são fortemente dependentes da natureza do negócio.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Capacitação Técnica da Equipe

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Atualmente o corpo técnico não está capacitado para trabalhar com o ERP atual? Qual o Custo de capacitação para o ERP atual? Qual será o custo de capacitação do ERP futuro? (Maiores custos de capacitação do corpo técnico em função das diversas tecnologias e processos de trabalho adotado).

1.7

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual o grau de capacidade da equipe da Eletrobras?

6.3

RESPOSTA:

As equipes das empresas que atualmente operam sistemas ERP, ou softwares com características destes produtos, têm, pelo menos, o mínimo necessário de capacitação para operá-los.

Os custos de capacitação das soluções ERP, ou softwares com características destes produtos, em uso nas empresas integraram seus respectivos custos de implantação. Apesar de poder envolver valores absolutos que possam ser considerados significativos para uma empresa específica, o propósito do estudo é indicar a alternativa mais vantajosa do ponto de vista técnico- financeiro, para o conjunto de empresas Eletrobras. A análise financeira incluiu todos os itens de custo do TCO, dentre eles a capacitação.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Comparação das seis empresas que usam SAP com as demais que não utilizam este produto

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Nos estudos realizados pela Eletrobras houve demonstração de vantagens administrativas, técnicas e econômicas entre as 6 (seis) empresas do sistema Eletrobras que adotam o ERP SAP em relação às 9 (nove) empresas que não adotam o ERP SAP?

4.12

RESPOSTA:

O desempenho de um grupo empresarial não esta associado, exclusivamente, ao uso de sistemas computadorizados para automação de processos de negocio em cada uma de suas empresas. Portanto, tal tipo de comparação não é cabível e não foi considerado no estudo. No caso do Sistema Eletrobras a decisão de definir um padrão de ERP para as empresas que o compõem é mais um passo dado para consolidar a governança do conjunto de empresas, como tem feito tantas outras instituições em todo o mundo. Essa decisão está suportada em uma análise técnico-financeira das alternativas de cenários de arquitetura, considerando o atual contexto do conjunto de empresas e não na avaliação individual de cada uma das que o compõem.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Consistência do Estudo

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Segundo consta no acórdão 1828/2004-TCU-Plenário, a escolha da direção da Petrobras pelo ERP SAP foi amparada em resultado de aproximadamente 4 (quatro) anos de estudos do Grupo de Trabalho, amparados em vistas de fornecedores, etc. No caso, o Grupo de Trabalho da Eletrobras previa um cronograma de seis meses para conclusão dos seus trabalhos, entretanto, tal trabalho teve que ser concluído em trinta dias. O período de trinta dias foi suficiente para realizar um trabalho tão complexo?

4.21

RESPOSTA:

Não se tem informação a respeito da forma como foi desenvolvido o trabalho da PETROBRAS. No entanto, no que diz respeito ao realizado na Eletrobras, cumpre ressaltar que os estudos preliminares começaram em agosto de 2010, através do GT Padronização e Otimização de uso de ERP, subordinado ao SC de Aplicações do Cotise. O trabalho do GT ERP Extraordinário, que desenvolveu a Nota Técnica NT-Cotise 01/2011, portanto, não começou do zero, tendo recebido subsídios do GT que o antecedeu.

Apesar da versão 1.0 da Nota Técnica NT-Cotise 01/2011 ter sido concluída, pelo GT ERP Extraordinário, em junho de 2011, estudos complementares foram realizados daquela data até setembro de 2011, quando foi editada a versão 2.0 do documento. Assim sendo, considerando todo o tempo decorrido desde o inicio dos trabalhos do GT Padronização e Otimização de uso de ERP, o estudo completo foi desenvolvido no período de um ano.

Ressalte-se, ainda, que o trabalho desenvolvido pelo GT ERP Extraordinário está embasado por metodologias propostas pelo Gartner Group, cujas adaptações foram devidamente validadas e ratificadas por consultores desta instituição. Ressalte-se, finalmente, que, além de um líder executivo dedicado, muitos outros especialistas daquela instituição de renome internacional participaram ativamente dos trabalhos e atestaram a qualidade de seus resultados, conforme pode ser constatado no Anexo I da Nota Técnica NT-Cotise 01/2011 V2.0.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Estratégia de Implantação

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual o escopo de participação do integrador?

6.1

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual o nível de participação da equipe da Eletrobras?

6.2

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Qual escopo da SAP (gestão e consultoria) no projeto

6.5

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros

Assim sendo, o estudo não contemplou a definição da estratégia de implantação. Essa será definida numa uma fase posterior, quando for elaborado o projeto básico que integrará os editais de licitação para implantação da solução em cada uma das nove empresas que não utilizam o SAP-ERP.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Estratégia de Integração Conciliação de dados entre processos e sistemas de informação

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Como a troca de ERP resolverá este problema? Qual o estudo feito para otimização das conciliações? (Necessidade de as estruturas dedicadas à conciliação de dados entre processos e sistemas de informação)

1.13

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros.

Não obstante, considerando-se que ao se utilizar um sistema ERP padronizado as interfaces serão nativas, haverá uma natural simplificação das conciliações pela facilidade de integração dos módulos contábeis das diferentes empresas.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Estratégia de Integração Integração de processos

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

OFM SISTEMAS

Qual a justificativa que direciona a adoção do ERP-SAP para a padronização de processos unificados entre as empresas do grupo, inabilitando a utilização de outras soluções de mercado, como ERP-OFM, ERP-ORACLE e outros? Considerando-se que outras empresas do grupo já utilizam os ERPs citados.

3.16

OFM SISTEMAS

Uma consideração importante a ser pautada é qual o objetivo principal do projeto, unificar processos ou o sistema de gestão a ser utilizado nas empresas do grupo? Não entendemos que para a adoção de processos unificados e padronização de relatórios e informações é obrigatória a utilização do SAP-ERP. Em duas empresas do sistema Eletrobrás que utilizam o sistema ERPOFM é realidade a unificação de processos e padronização no formato das informações/relatórios. Portanto o requisito de padronização pode ser alcançado com a adoção de outras soluções com investimento mais accessíveis.

3.17

OFM SISTEMAS

Durante o edital da audiência pública fala-se constantemente em integração de processos das empresas pertencentes ao grupo. Porém, não há definição clara de quais processos estarão integrados entre as empresas junto a holding.

3.27

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O que impede a implementação de um mesmo processo de trabalho utilizando ferramentas diferentes? (Processo de trabalho e tecnologia não padronizados dificultam o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de conhecimento especializado entre as empresas)

1.8

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O que impede a padronização de processos utilizando ferramentas diferentes? Qual requisito a tecnologia atual não atende? (Garantia de conformidade e uniformidade de controles no conjunto de empresas pela falta de padronização de processos e diversidade de tecnologias utilizadas)

1.9

RESPOSTA:

Não há impedimento em padronizar processos utilizando diferentes soluções de ERP. No entanto, como o foco é um conjunto de empresas integrantes de um mesmo grupo empresarial, a padronização de processos ficará bastante simplificada com o uso de uma mesma ferramenta. Ressalte-se que, além de padronizar processos, a padronização visa uniformizar controles e ferramentas com o objetivo de aperfeiçoar a governança corporativa e reorganizar o modelo de gestão empresarial.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Estratégia de Integração - Escopo

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

KENJI DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Qual a necessidade de desenvolvimento atual? Quais os requisitos que demandam desenvolvimento? Foi avaliado se estes requisitos já não existem em versões mais atualizadas do ERP atual? (Plataformas de desenvolvimento diferentes, exigindo uma equipe com conhecimentos técnicos pulverizados em uma gama excessivamente ampla de tecnologias).

1.14

RESPOSTA:

A metodologia utilizada no estudo baseia-se na avaliação de cenários de arquitetura de ERP para o conjunto de Empresas Eletrobras, não em análise de produtos específicos para cada empresa, o que não atenderia aos objetivos estratégicos do Sistema Eletrobras, e muito menos em levantamento de necessidades de desenvolvimento nas soluções existentes nas empresas. O que se tem como referência de melhores práticas, consagradas mundialmente, é o uso de um sistema do tipo ERP por grandes e médias corporações, devido, principalmente, aos ganhos de eficiência operacional verificados. Em função da metodologia utilizada ter levado à conclusão de que a alternativa empresarial mais vantajosa seria a adoção de uma única solução de ERP para todas as Empresas Eletrobras, não são pertinentes esclarecimentos relativos à comparação de produtos específicos, suas funcionalidades, escopo, desenvolvimentos ou soluções de integração entre ERP de diferentes fabricantes.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Fora do Estudo

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

O IFRS foi implementado nos 06 projetos em produção?

6.7

RESPOSTA:

Sim

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Implantação de ERP no Passado

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

DEL BARCO ADVOGADOS S/S

Nos estudos realizados pela Eletrobras houve demonstração de vantagens administrativas, técnicas e econômicas nas 6 (seis) empresas do sistema Eletrobras que adotam o ERP SAP em relação ao período anterior à implantação do ERP SAP?

4.14

CPMBRAXIS CAPGEMINI BRASIL

Quais foram os integradores dos 6 projetos de integração que já foram realizados?

6.4

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Natureza dos Recursos

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA

A contratação do SAP será feita com recursos próprios das empresas da Eletrobras?

2.15

RESPOSTA:

A princípio, será feita com recursos próprios.

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Compartilhamento de serviços

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

INDRA POLITEC

A Eletrobras pretende com esse projeto obter benefícios advindos também da possibilidade de criar centros de serviços compartilhados para as empresas do grupo?

7.4

ACCENTURE DO BRASIL LTDA.

Há algum plano da Eletrobras para, nesse cenário, futuramente criar centros de serviços compartilhados para processos administrativos e financeiros atendendo às diferentes empresas do grupo?

8.1

RESPOSTA:

Na Figura 7 da NT-COTISE-01/2011-V2.0, extraída de publicação do Gartner, os eixos horizontal e vertical representam o grau de padronização das aplicações e dos processos, respectivamente, ambos graduados em três níveis. No atual contexto, o Sistema Eletrobras encontra-se posicionado nos menores graus tanto de padronização de aplicações quanto de processos.

Ao se criarem condições para que o primeiro passo seja dado padronização de aplicações - haverá possibilidade para que, na medida em que os processos forem padronizados nas empresas, outros passos venham a ser dados, no sentido de aprimorar a gestão corporativa. No momento, a adoção de centros de serviços compartilhados para todas as empresas do Sistema Eletrobras não está prevista, conforme consta do item 5.1 subitem b da NT-COTISE-01/2011-V2.0,

TEMA: Governança/ gestão administrativa

SUBTEMA: Padronização de processos de negocio

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

INDRA POLITEC

Entendemos que essa visão (integração de processos de trabalho) 1 será adotada para todas as empresas do grupo, independentemente do porte ou função específica, privilegiando a integração e coesão do Grupo Eletrobras. Está correto nosso entendimento?

7.3

1. Complementado para melhor entendimento da questão

INDRA POLITEC

A Eletrobras pretende implantar um modelo de processos comum aos negócios de geração, transmissão e distribuição em todo o sistema Eletrobras?

7.5

ACCENTURE DO BRASIL LTDA.

É correto dizer que é intenção da Eletrobras padronizar processos contábeis e financeiros com um ERP único?

8.2

ACCENTURE DO BRASIL LTDA.

A Eletrobras pretende implantar, onde aplicável, um modelo de processos comum nas diferentes empresas do grupo?

8.3

RESPOSTA:

No momento, há previsão de implantar modelo de processos comum apenas para as empresas de distribuição. A despeito disto, há uma orientação no sentido de se manter um grau mínimo de customização, de modo que todas as empresas adotem processos com significativa similaridade, por estarem próximos dos Standards.

TEMA: Aquisição Aspectos licitatórios

SUBTEMA: Obrigatoriedade de Licitação para Recursos de Financiamento

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Caso haja empréstimos externos não deveria haver licitação?

2.16

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros. Se o processo de padronização prosperar, será observada a legislação pertinente em todas as etapas subsequentes.

TEMA: Aquisição Aspectos licitatórios

SUBTEMA: Respostas acerca de fatos passados

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Eletrobras Eletronuclear promoveu análise dos sistemas informatizados existentes até então e realizou a respectiva contratação. Como se deu essa contratação? Quais as Soluções que foram analisadas? Houve realização de licitação?

2.9

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros.

TEMA: Aquisição Aspectos licitatórios

SUBTEMA: Tecnologia estrangeira x tecnologia nacional

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

CONSIST SOFTWARE LTDA.

Porque a padronização deve seguir o modelo do SAP que corresponde a um produto de tecnologia estrangeira em total detrimento à tecnologia nacional, que possui similar como a Consist e a TOTVS?Além disso, nesses documentos, não há uma linha sequer do estudo de análise de softwares nacionais e estrangeiros que possuem as mesmas funções do SAP.

2.10

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros.

TEMA: Implementação Aspectos licitatórios

SUBTEMA: Estratégia

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

INDRA POLITEC

A respeito dos serviços de implantação, que se dará na forma de licitação em ato posterior, será feito um processo único para todas as empresas do Grupo Eletrobras?

7.2

RESPOSTA:

Não está previsto um processo licitatório único para todas as empresas do Sistema Eletrobras.

TEMA: Implementação Aspectos licitatórios

SUBTEMA: Modalidade

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

REF. ELB

INDRA POLITEC

Podemos esperar que processo de avaliação técnica similar seja empregado na contratação dos serviços de implantação?

7.7

RESPOSTA:

Ainda não está definida a modalidade de licitação a ser adotada para a contratação dos serviços de implantação.

TEMA: Específicos - ED- AL/PI

   

REF.

EMPRESA

QUESTIONAMENTO

ELB

OFM SISTEMAS

Diante do estudo técnico/ financeiro realizado, entendemos como imprescindível para subsídio deste estudo a existência de um relatório técnico detalhado que comprove a não aderência dos atuais sis temas de gestão empresarial disponíveis nas empresas alvo do projeto. P ara a plena análise e isenção da proposta, é fundamental a disponibilização deste relatório que comprove detalhadamente as funções não

3.1

OFM SISTEMAS

atendidas p elo OFM -ERP nas EDs Alagoas e Piauí. Perante os anseios operacionais e processuais executados nestas empresas. A afirmação de que a tecnologia utilizada no ERP-OFM em funcionamento nas ED Alagoas e Piauí é obsoleta perante as atuais exigências de mercado vai totalmente de encontro com prêmios de qualidade e performance operacional que estas empresas recebem atualmente. Destaca-se o fato de que no encontro ENCOSEL 2010 estas empresas foram premiadas com o primeiro e segundo lugar no premio melhores demonstrações

3.5

OFM SISTEMAS

contábeis, entregues a ED Piaui e ED Alagoas, respectivamente. Cita-se, portanto que sem esta integração nativa e transparente tal feito seria inimaginável. Solicitamos o pleno detalhamento das Eds Alagoas e Piaui quanto as dificuldades citadas para a integração destes módulos, supostamente vivenciadas na operação do ERP-OFM.

3.7

OFM SISTEMAS

Em diversas ocasiões de auditorias externas independentes o ERP-OFM em operação nas EDs Alagoas e Piauí esteve submetido a análises técnicas e logísticas de segurança. Em nenhuma destas ocasiões fomos notificados com falhas que apresentassem vulnerabilidade ou falhas de segurança no acesso ou guarda das informações armazenadas em seu banco de dados. Após estes processos de auditagem do sistema não foram relatados problemas de segurança dos dados tratados e/ou acesso ao ERP-OFM, elevando assim o posicionamento destas empresas perante as demais do

3.8

OFM SISTEMAS

grupo. Portanto, é fundamental a apresentação dos subsídios técnicos que justificaram a inclusão deste item no edital desta audiência pública. Solicitamos o esclarecimento sobre quais tipos demandas carecem melhores prazos de atendimento e o motivo pelo qual estes não foram atualizados na última renovação do contrato de manutenção/suporte assinado entre as partes em 17/08/2012 além das reuniões mensais junto aos

3.9

OFM SISTEMAS

gestores do contrato de manutenção na ED Alagoas. Foi citado a não aderência do ERP-OFM a diversas resoluções normativas, solicitamos, portanto que estas sejam citadas para que possamos prontamente nos posicionar.

3.11

OFM SISTEMAS

Solicitamos detalhes a respeito do benefício que cita a desativação de contratos acessórios de manutenção ao ERP atual. É importante o detalhamento destes contratos bem como seus fatos motivadores.

3.12

OFM SISTEMAS

Citou-se a necessidade de uma equipe capaz de atender a demandas urgentes como, por exemplo, mudanças profundas de legislação, em vista de arquitetura do SAP-ERP e a disponibilidade de mão-de-obra no mercado. Solicitamos detalhes a respeito do benefício citado, tendo em vista a fundamentação relatada abaixo. O não recebimento até o momento de penalidades nas EDs Alagoas e Piauí referentes ao não atendimento dos prazos contidos na tabela de SLA do contrato vigente junto a OFM, demonstra o comprometimento em cumprir rigorosamente todos os prazos estipulados em contrato, portanto não entendemos o benefício apresentado.

3.13

OFM SISTEMAS

Solicitamos esclarecimento quanto ao benefício relatado na ED Alagoas e ED Piauí: “Fornecimento de um software, por uma empresa que não está sujeita a oscilações bruscas devido as mudanças de mercado”

3.19

OFM SISTEMAS

Solicitamos o detalhamento dos contratos acessórios exigidos pela utilização do ERP-OFM, conforme relatado como benefício na ED Alagoas e ED Piauí, estes contratos acessórios precisam conferir o montante de R$ 1.637.188,54 e R$ 1.846.072,56, respectivamente.

3.20

OFM SISTEMAS

Foi citado o custo considerável de tempo e financeiro para a integração entre o ERP-OFM e o sistema de gestão de pessoas utilizado nas EDs Alagoas e Piauí. Solicitamos esclarecimento sobre os custos citados, tendo em vista que os sistemas ERP-OFM e RH encontram-se integrados.

3.21

RESPOSTA:

O objetivo do estudo realizado foi definir, dentre alternativas possíveis para implantação de ERP nas empresas do Sistema Eletrobras, aquela que, tendo aplicabilidade imediata à realidade destas, fosse a mais vantajosa em termos técnicos e financeiros.

Por envolver questões específicas, que fogem ao objetivo da Audiência Pública, estes questionamentos devem ser tratados diretamente entre as empresas questionadoras e questionadas.

PERGUNTA FORMULADA VERBALMENTE DURANTE A SESSÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, EM 03 DE SETEMBRO DE 2012, E RESPECTIVA RESPOSTA.

Pergunta do representante da IBM:

De acordo com o slide apresentado pela Eletrobras, apenas as licenças do ERP seriam adquiridas por meio de inexigibilidade, ficando os demais itens para serem adquiridos por meio de licitação. No entanto, apenas a SAP comercializa o suporte e manutenção das licenças. Dessa forma, para que a proposta da Eletrobras fosse adotada, seria necessário que os parceiros estivessem também autorizados a comercializar o suporte e manutenção das licenças do ERP. Está correto esse entendimento?

Resposta da Administração:

Os valores apresentados no slide mencionado são relativos aos custos de implantação da solução ERP (TCO da implantação), envolvendo, no que diz respeito às licenças SAP, a compra das licenças e do respectivo suporte e manutenção.

As aquisições das licenças e suporte e manutenção dos demais softwares necessários (SO, SGBD, etc.), em regra, ocorrerão por meio de licitação.

Por isso, a indicação de que apenas o processo relativo às licenças do ERP ocorrerá na modalidade de inexigibilidade.