Sei sulla pagina 1di 4

Mdulo IV Claudia Regina Campos de Carvalho ________________________________________________________________________________________

Mdulo IV Carga Eltrica


Carga Eltrica:
Denomina-se carga eltrica a propriedade inerente a determinadas partculas elementares, que proporciona a elas a capacidade de interao mtua, de natureza eltrica Pelos estudos dos fenmenos eltricos, verificou-se que existem dois tipos de cargas eltricas. Convencionou-se, ento, que a carga do eltron seria negativa e a do prton, positiva. Eltron carga negativa Prton carga positiva +

Experimentalmente, conclui-se que as quantidades de carga eltrica do eltron e do prton so iguais em valores absolutos. A este valor deu-se o nome de quantidade de carga eltrica elementar (e): e = 1,602.10-19 C onde a unidade de medida C (coulomb).

Princpios da Eletrosttica:

(a)

PRINCPIO DA ATRAO E REPULSO : partculas portadoras de cargas eltricas de mesmo sinal se repelem e as de sinais opostos se atraem.

(b)

PRINCPIO DA CONSERVAO DAS CARGAS ELTRICAS : a soma algbrica das quantidades de carga eltrica, num sistema eletricamente isolado, constante.

Exerccio 1: Num sistema eletricamente isolado, constitudo de trs corpos, A, B e C, h a seguinte distribuio de cargas eltricas: QA = 10 C, QB = 5 C e QC = -8 C. Ocorrem ento, duas transferncias de cargas: 2 C de A para B e 1,5 C de B para C. Determine: (a) a quantidade de carga eltrica no sistema antes e depois das transferncias;

-1-

Mdulo IV Claudia Regina Campos de Carvalho ________________________________________________________________________________________

(b) as quantidades de carga eltrica de cada corpo aps as transferncias.

Resoluo: (a) Quantidade de carga eltrica do sistema:

Q = 10 + 5 + (8) Q = 7C
Portanto, 7 C a quantidade de carga eltrica antes da transferncia mas, como o sistema eletricamente isolado, as somas inicial e final devem ser iguais:

Q = Q' = 7C
(b) Corpo A
' QA = Q A 2 = 10 2 = 8C

Corpo B:

' QB = QB + 2 1,5 = 5 + 2 1,5 = 5,5C

Corpo C:
' QC = QC + 1,5 = 8 + 1,5 = 6,5C

Condutores e Isolantes :
Os meios materiais, quanto ao comportamento eltrico, podem ser classificados em:

(a)

CONDUTORES : materiais nos quais os portadores de carga eltrica tm grande liberdade de movimento; podem ser de dois tipos:

1. eletrnicos: os portadores de carga so os eltrons livres. Ex: metais e grafite; 2. inicos: os portadores de carga so os ons. Ex: gases ionizados e solues eletrolticas.

-2-

Mdulo IV Claudia Regina Campos de Carvalho ________________________________________________________________________________________

(b)

ISOLANTES ou DIELTRICOS : materiais nos quais os portadores de carga eltrica no encontram facilidade de movimento. Ex: ar atmosfrico, gua pura, vidro, borracha, plstico, etc.

Ressalte-se, ainda, uma classe de materiais que tm propriedades intermedirias entre os condutores e os isolantes: a dos semicondutores. Exemplos: silcio, germnio, etc., muito importantes na fabricao de transistores e circuitos integrados e fundamentais para a montagem de aparelhos eletrnicos, dentre os quais os computadores.

Corpo Eletrizado :
Diz-se que um corpo est eletrizado quando possui o nmero de eltrons diferente do nmero de prtons. Tem-se, ento:

(a)

CORPO ELETRIZADO POSITIVAMENTE : h falta de eltrons, por t-los perdido. n0 de eltrons < n0 de prtons
+ + + + + +

(b)

CORPO ELETRIZADO NEGATIVAMENTE : h excesso de eltrons, por t-los recebido. n0 de eltrons > n0 de prtons
--

(c)

CORPO ELETRIZADO NEUTRO : n0 de eltrons = n0 de prtons

-3-

Mdulo IV Claudia Regina Campos de Carvalho ________________________________________________________________________________________

Vrios so os processos pelos quais se realiza a eletrizao de um corpo. Temos a eletrizao por atrito ou triboeletrizao, que ocorre quando dois corpos neutros, de materiais diferentes, so atritados, trocando eltrons entre eles. J quando um condutor eletrizado posto em contato com outro condutor neutro, h eletrizao deste ltimo, com o mesmo sinal do primeiro, devido eletrizao por contato. Outra forma de eletrizao, e a eletrizao por induo, onde o corpo inicialmente neutro a ser eletrizado deve ser um condutor e ser denominado induzido, e possuir carga eltrica de sinal oposto ao do indutor. Exerccio 2: (PUC-SP) Pessoas que tm cabelos secos observam que quanto mais tentam assentar os cabelos, mais os fios ficam ouriados (em dias secos). Este fato pode ser explicado por: (a) (b) (c) (d) (e) eletrizao por atrito; eletrizao por induo; fenmenos magnticos; fenmenos qumicos; fenmenos biolgicos. Soluo: alternativa a.

Bibliografia :
Tipler, Paul A. Mosca, Gene. Fsica, V.3 - Para Cientistas e Engenheiros (em Portugus). Ed. LTC, 2006. Halliday, David; Resnick, Robert . Fundamentos de Fsica v 3. Ed. LTC, 2006.

-4-

Potrebbero piacerti anche