Sei sulla pagina 1di 10

Transformadores e fator de potncia (EL104)

Escrito por Newton C. Braga

Transformadores so encontrados numa infinidade de aplicaes. Alimentados por tenses alternadas esses dispositivos apresentam caractersticas que levam necessidade de se entender o que o fator de potncia. Nesse artigo abordamos os dois assuntos de forma bastante didtica. Os transformadores so dispositivos formados por duas bobinas enroladas num ncleo comum. Para a operao nas baixas freqncias da rede de energia o ncleo de ferro laminado (ferro doce) enquanto que para operao em freqncias mais altas o ncleo de ferrite. Na figura 1 temos o smbolo utilizado para representar um transformador monofsico assim como seu aspecto, para tipos de baixa potncia usados na alimentao de circuitos eletrnicos.

Smbolo do transformador comum.

Quando aplicamos uma tenso alternada na bobina de entrada, denominada "primrio", induzida na bobina de sada (denominada "secundrio" uma tenso cujo valor depende da relao entre o nmero de espiras das duas bobinas. Assim, se a bobina de sada tiver o dobro do nmero de espiras da bobina de entrada, a tenso de sada ser dobrada, conforme mostra a figura 2.

Relao das espiras dos enrolamentos determina a alterao da tenso

Da mesma forma, se tiver metade do nmero de espiras, a tenso ser reduzida metade. Veja entretanto que o transformador, como qualquer dispositivo eletrnico, no pode criar energia. Assim, se obtemos um ganho de tenso, a corrente disponvel passar a ser metade. Por exemplo, se um transformador eleva uma tenso de 110 V para 220 V, quando exigimos uma corrente de 1 ampre do secundrio, a corrente no primrio ser 2 ampres. O produto tenso corrente nos dois enrolamentos deve ser mantido constante (*).

P = V x I = 110 x 2 = 220 x 1

(*) Desprezamos neste caso as perdas que ocorrem na passagem da energia de um enrolamento para outro, Essas perdas

normalmente se traduzem em calor e para um transformador comum varia entre 2% e 5% da potncia transferida.

Os transformadores podem ter mais de um enrolamento secundrio, ou enrolamentos com derivaes, conforme mostra a figura 3.

Tipos de transformadores com primrios e secundrios diferentes.

No primeiro caso (a) temos um enrolamento com uma bobina dotada de derivao central. Se tomarmos a derivao central ou CT (Center Tape) como referncia, as fases das tenses das duas extremidades das bobinas esto em oposio. Temos ento um transformador bifsico. No segundo caso (b) temos um transformador trifsico, muito utilizado nas aplicaes industriais em que tanto a entrada como a sada so trifsicas, porm com tenses diferentes. Os transformadores admitem a ligao de seus enrolamentos em tringulo, estrela e em zigue-zague. Na figura 4 mostramos essas trs formas de se ligar um transformador trifsico.

Formas de ligao de transformadores trifsicos.


.

Tanto a ligao em tringulo como a ligao zigue-zague so mais usadas quando se tm que alimentar cargas desequilibradas.

1.1.1 - Isolamento Uma caracterstica de extrema importncia para os transformadores comuns o isolamento que proporcionam entre a entrada e sada de um circuito. Como o enrolamento de entrada e o de sada so isolados, pois a transferncia de energia se faz por campo magntico, podemos isolar completamente um circuito da rede de energia, tornando-o assim seguro para a operao e mesmo para o caso do toque acidental em suas partes, conforme mostra a figura 5.

Um transformador de isolamento isola o aparelho alimentado da rede de energia.

O uso de transformadores para isolar circuitos portanto uma prtica comum na eletrnica. Veja entretanto que existem transformadores em que existe uma parte do enrolamento que comum entrada e sada, conforme mostra a figura 6.

Um alto-transformador possui um enrolamento nico comum que funciona como primrio e secundrio.

Esses so denominados auto-transformadores e eles apenas alteram as tenses sem, entretanto, proporcionar isolamento entre os circuitos de entrada e sada. A vantagem do uso do auto-transformador est no fato de que se economiza na parte do enrolamento que comum entrada e sada de tenso.

Fator de Potncia Quando uma tenso senoidal aplicada numa carga resistiva, conforme mostra a figura 7, a corrente circulante pela carga acompanha instantaneamente as variaes da tenso. Tenso e corrente esto em fase neste circuito.

Normalmente, corrente e tenso esto em fase num dispositivo alimentado por corrente alternada.

No entanto, a maioria dos circuitos alimentados pela corrente alternada disponvel numa rede no se comporta como uma resistncia pura. Tais circuitos possuem caractersticas indutivas ou capacitivas. o que ocorre, por exemplo, com motores e transformadores e muitos outros dispositivos que operam baseados em campos magnticos criados por bobinas. Nesses dispositivos ou circuitos, a corrente no acompanha as variaes da tenso instantaneamente, mas tem um retardo ou um adiantamento, conforme mostra a figura 8.

Na prtica, em muitos dispositivos corrente e tenso no esto em fase.

O resultado dessa defasagem uma diferena entre a potncia ativa, que aquela que realmente transformada em trabalho, e a potncia aparente, que a medida. A diferena entre as duas a potncia reativa. Se representarmos a potencia reativa, a potncia real e a potncia aparente, teremos um ngulo () que usado para indicar o fator de p otncia. O fator de potncia (FP), que varia entre 0 e 1, dado por:

FP = cos

Onde: o ngulo definido pela potncia ativa e a potncia aparente.

Esse fator positivo se o circuito alimentado tiver caractersticas indutivas e negativo se for capacitivo.

O melhor aproveitamento num circuito de corrente alternada ocorre quando o ngulo de defasagem 0 e portanto seu cosseno 1. Nesse caso, 100% da energia aplicada convertida em trabalho. Na prtica, entretanto, muito difcil que isso ocorra com os equipamentos de uma instalao industrial. Assim, a portaria 1569/BNAEE estabelece que as industrias devem ter o fator de potncia de suas instalaes controlado, ficando dentro dos limites de 0,92 para cargas indutivas e capacitivas.

importante observar que um dos problemas com que o profissional da manuteno, principalmente industrial, vai se defrontar a correo dos fatores de potncia das diversas mquinas de uma planta de modo que eles fiquem dentro dos limites estabelecidos pela lei. Para cargas indutivas comum fazer a compensao desse fator com bancos de capacitores, conforme mostram os grficos de correo da figura 9.

Compensao do fator de potncia com a ajuda de um banco de capacitores.

Veja que o efeito na defasagem da corrente em relao tenso introduzido por um capacitor o oposto daquele introduzido pela presena de um indutor, da a possibilidade de se fazer a correo usando esse componente.

Qualidade da Energia A forma de onda da tenso alternada fornecida pela rede de energia eltrica, em teoria, deve ser senoidal com uma frequncia de 60 Hz, conforme mostra a figura 10.

Forma de onda senoidal de uma tenso alternada, como a encontrada na rede de energia..

Entretanto, por diversos motivos como, por exemplo, a utilizao de dispositivos que empregam fontes chaveadas ou ainda dispositivos de comutao de potncia muito rpidos como os que fazem uso de TRIACs e SCRs, as formas de onda das correntes e tenses encontradas numa instalao eltrica podem sofrer alteraes deixando de ser "limpas" ou "puras". Essas alteraes podem afetar sensivelmente o funcionamento de equipamentos sensveis ligados, alimentados pela mesma rede de energia, e at dos prprios causadores dos problemas. Nas indstrias, por exemplo, onde a quantidade de equipamentos alimentados, que podem causar deformaes grande, e igualmente grande a quantidade de equipamentos sensveis que podem ser afetados por uma energia "no limpa", a preocupao em se "medir" e controlar a qualidade da energia importante, exigindo uma constante monitorao ou anlise quando for constatado qualquer tipo de anormalidade no funcionamento de um equipamento cuja causa possa estar na energia que ele usa. Normalmente, a verificao da tenso que est presente numa rede de alimentao de mquinas feita com a ajuda de um multmetro. Mede-se a tenso de modo que ela possa ser comparada com o valor esperado. No entanto, o multmetro comum no atende s necessidades do tcnico ou engenheiro que precisa medir a energia de uma rede que tenha problemas de deformaes das correntes e tenses, transientes ou surtos. Conforme veremos a seguir, os multmetros usados na anlise da qualidade da energia devem ter caractersticas especiais.

HARMNICAS Conforme explicamos, uma tenso alternada considerada "pura" ou "limpa" aquela que tem uma forma de onda perfeitamente senoidal, sendo gerada por um alternador ideal. Na prtica, entretanto, as prprias caractersticas do alternador e do circuito por onde deve passar a energia gerada faz com que ocorram deformaes como as ilustradas na figura 11.

Deformaes que podem ocorrer numa forma de onda senoidal.

O matemtico ingls Fourier demonstrou que um sinal de qualquer forma de onda, na realidade, pode ser decomposto em componentes formadas por sinais senoidais de amplitudes e freqncias diferentes.

Temos ento uma componente fundamental e componentes harmnicas que possuem valores mltiplos do sinal fundamental. Essas componentes de valores mltiplos so denominadas componentes harmnicas ou simplesmente harmnicos.

Obs.: Veja que na literatura tcnica quando usamos o termo "harmnicas" estamos nos referindo s componentes harmnicas e quando usamos o termo "harmnico", igualmente correto, estamos nos referindo aos sinais harmnicos.

Assim, o sinal que tem o dobro da frequncia fundamental denominado segunda harmnica, o que tem o triplo chamado terceira harmnica, e assim por diante. Demonstra-se tambm que o inverso vlido: podemos sintetizar um sinal de qualquer forma de onda a partir da combinao de um sinal senoidal fundamental e de sinais senoidais de freqncias mltiplas com amplitudes diferentes.

Dessa forma, uma tenso alternada que tem uma deformao como a indicada na figura 12, pode ser analisada como formada por uma tenso na freqncia fundamental de maior amplitude (60 Hz) e diversas outras tenses de menor amplitude com freqncias mltiplas denominadas harmnicas.

Sinal fundamental e suas harmnicas

Observe ento que uma deformao de uma tenso senoidal indica a presena de tenses harmnicas, ou seja, de freqncias que no so a original da rede de energia. Esse fato que se torna perigoso para a integridade de algumas mquinas e circuitos na indstria. A deformao de um sinal medida pela Taxa de Distoro Harmnica, ou abreviadamente THD, normalmente expressa na forma de uma porcentagem (%). A taxa de distoro harmnica total de um sinal ou forma de onda calculada pela seguinte expresso:

THD(%) =

formula

Onde: THD(%) = distoro harmnica total V2, V3, V4,....Vn = amplitudes da segunda, terceira, etc, harmnicas Vf = amplitude do sinal fundamental Dependendo da forma de onda, as harmnicas podem se estender a valores muito altos de frequncias causando, por exemplo, interferncias em equipamentos de comunicaes. Na tabela a seguir temos as harmnicas e suas intensidades relativas para um sinal que obtido na sada de um retificador de onda completa. Esse sinal consiste numa "onda" cuja forma mostrada na figura 13.

Forma de onda de um sinal senoidal deformado.

O processo de clculo dessas intensidades envolve a Transformada de Fourier, atravs da qual possvel determinar o "coeficiente" ou intensidade relativa de cada harmnica, partindo-se da funo que descreve a forma de onda analisada.

Harmnica Fundamental

Intensidade Relativa

Intensidade Porcentual (%) 63,6

2o

42,3

3o

4o

8,5

5o

6o

3,6

7o

Um controle de potncia que empregue SCR ou TRIAC um exemplo disso. A comutao rpida desses dispositivos, gerando na carga uma tenso com forma de onda como a indicada na figura 14, tambm responsvel pela produo de harmnicas que se estendem at a faixa de VHF de TV.

Espectro de um sinais gerados por um dispositivo comutador rpido.

Um controle de potncia desse tipo causa interferncias em televisores. Essas interferncia se manifesta na forma de pequenos riscos na imagem. O mesmo ocorre com liquidificadores, barbeadores e equipamentos industriais que controlem cargas de potncia, principalmente indutivas como motores.

PROBLEMAS CAUSADOS PELA ENERGIA "SUJA" No so somente interferncias que causam uma tenso alternada com deformaes ou distores, e que a torna rica em harmnicas. Se um equipamento for alimentado por uma tenso no pura que tenha uma taxa de distoro harmnica elevada, podero ocorrer perdas de energia. Os transformadores, em especial so componentes sensveis a este problema podendo apresentar at mais de 50% de perdas se forem alimentados com uma tenso muito distorcida. As cargas alimentadas por tenso distorcida podem ter ainda um fator de potncia muito pobre sobrecarregando o sistema. Os controles de potncia com TRIACs so exemplos desses dispositivos que podem ter seu desempenho melhorado com o uso de choques, os quais "suavizam" a forma de onda da energia consumida diminuindo assim a THD. Outro problema a ser considerado que as harmnicas de corrente podem tambm distorcer a forma de onda da tenso, e com isso causar harmnicas. Distores da tenso podem afetar motores eltricos e bancos de capacitores. Nos motores eltricos, por exemplo, a seqncia negativa de harmnicas (5., 11. , 17. , etc.) assim chamada porque sua seqncia (ABC ou ACB) oposta seqncia fundamental, conforme ilustra a figura 15, produz campos magnticos rotativos. Estes campos "rodam" na direo oposta ao campo magntico fundamental e podem causar no somente um sobreaquecimento do motor como at oscilaes mecnicas no sistema motor-carga.

Alimentao trifsica de uma carga indutiva.

No caso dos bancos de capacitores, o que acontece que a reatncia de um banco de capacitores diminui com o aumento da frequncia, fazendo com que ele drene energia atravs justamente das harmnicas de maior frequncia.

Esse aumento de energia drenada pelos capacitores pode causar perdas e sobrecargas no dieltrico, capazes at de levar os capacitores a uma falha. Quanto aos de equipamentos que operam com apenas uma fase, tais como computadores pessoais, reatores e outros, os problemas tambm existem.

Para esses equipamentos so especialmente danosas as harmnicas mpares como o 3., 5., 7., etc. Temos tambm a ao danosa dos harmnicas denominadas triplas que so a 3., 9. e 15.. Essas harmnicas esto em fase, o que quer dizer que a primeira fase (A) triplica as harmnicas, a (B) triplica novamente e a (C) faz uma multiplicao final, de modo que todas as trs retornam em fase pelo condutor de neutro num sistema de 3 fases com 4 condutores.

O resultado disso uma sobrecarga do condutor de neutro, o que pode significar problemas se ele no estiver devidamente dimensionado para suportar esta corrente adicional.

O mesmo problema pode surgir em transformadores com enrolamento em delta onde as harmnicas so refletidas para o primrio causando sobreaquecimento semelhante ao que acontece quando temos uma corrente trifsica no balanceada.

Uma maneira importante de verificar se existem correntes harmnicas numa instalao medindo-a no condutor neutro da instalao trifsica, num sistema de 4 fios. No entanto, uma elevada distoro harmnica da forma de onda da tenso disponvel na rede de energia s trar problemas se o sistema no tiver sido projetado para manuse-la.

Em geral, THDs de at 8% no representam problemas para os equipamentos, mesmos os mais sensveis. Um condutor de neutro, assim como qualquer outro apresenta uma impedncia que, no valor fundamental da tenso da rede no significativa, mas essa impedncia poder assumir valores relevantes, significando produo de calor e perda de energia em frequncias mais altas como as de harmnicas mais elevadas.

preciso ficar atento ao fornecimento de energia limpa para os equipamentos de uma instalao, principalmente onde existem os que sejam sensveis sendo alimentados.

Potrebbero piacerti anche