Sei sulla pagina 1di 15

20/2/2013

Tcnicas de Negociao Aula 1: Negociao: origem da abordagem sistmica e o processo de negociao.

Prof(a). MSc. Karem Grubert Rojas


1

Objetivos:
Compreender a origem da teoria de sistemas no campo da administrao. Conhecer as perspectivas da negociao em um contexto sistmico.

filme: A negociao
Ttulo original: The Negociator Gneros: Ao, Policial, Drama, Mistrio, Suspense Tempo: 139min Ano: 1998 Direo: F. Gary Gray Roteiro: James e Monaco Kevin Fox

20/2/2013

Existem vrias definies para o conceito de negociao.

Entre elas, est a de Scare e Martinelli (2001, apud MARTINELLI, 2012, p. 17) que definem negociao como sendo um conceito em contnua formao, que est amplamente relacionado satisfao de ambos os lados. J os autores Fisher e Ury (1985, apud MARTINELLI, 2012, p. 17) definem como um processo de comunicao bilateral, com o objetivo de se chegar a uma deciso conjunta.

Origem da teoria dos Sistemas no Campo da Administrao

Surgiu em 1950 em resposta s teorias humanistas que ignoravam a relao do ambiente externo e da organizao.

20/2/2013

Mas...O que um Sistema?


um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Existe em vrias disciplinas, como biologia, logstica, medicina, informtica, administrao, etc.

Mas...O que um Sistema?

O termo sistema vem do grego e significa combinar, ajustar, formar um conjunto.

Frederick Taylor (1856-1915) Administrao Cientfica


- Preconizava: - A sistematizao da seleo de trabalhadores e das condies de trabalho; - Pegou uma tarefa total em dividiu em partes.

20/2/2013

Henry Fayol (1841-1925) Administrao Clssica


Via a administrao como a integrao de vrias tarefas para o cumprimento dos objetivos comuns. Relacionou 14 princpios bsicos administrao:

10

Henry Fayol (1841-1925) Administrao Clssica


1) Diviso do Trabalho: Especializao dos funcionrios desde o topo da hierarquia at os operrios da fbrica, assim, favorecendo a eficincia da produo aumentando a produtividade (Reforando a teoria de Taylor).

11

2)Autoridade e responsabilidade: Autoridade o direito dos superiores darem ordens que teoricamente sero obedecidas. Responsabilidade a contrapartida da autoridade. 3) Unidade de comando - Um funcionrio deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

12

20/2/2013

4) Unidade de direo - O controle nico possibilitado com a aplicao de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

13

5) Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho vlidas pra todos os funcionrios. A ausncia de disciplina gera o caos na organizao. 6) Prevalncia dos interesses gerais - Os interesses gerais da organizao devem prevalecer sobre os interesses individuais.

14

7) Remunerao - Deve ser suficiente para garantir a satisfao dos funcionrios e da prpria organizao. 8) Centralizao - As atividades vitais da organizao e sua autoridade devem ser centralizadas.

15

20/2/2013

9)Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierrquica, respeitando risca uma linha de autoridade fixa. 10) Ordem - Deve ser mantida em toda organizao, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.

16

11) Eqidade - A justia deve prevalecer em toda organizao, justificando a lealdade e a devoo de cada funcionrio empresa. 12) Estabilidade dos funcionrios - Uma rotatividade alta tem conseqncias negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionrios.

17

13) Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. 14) Esprito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicao dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter conscincia de classe, para que defendam seus propsitos.

18

20/2/2013

Elton Mayo (1880-1949): Teoria das Relaes Humanas


Defendia a empresa como um sistema social, composto por seres humanos e relaes interpessoais.

19

As necessidades humanas bsicas so: - Necessidades fisiolgicas - Necessidades psicolgicas - Segurana - Participao - Autoconfiana - Afeio - Necessidade de auto-realizao

20

Mary Parker Follet (1868-1933): Teoria das Relaes Humanas


Propunha a unidade interativa e a reduo de conflito por meio da integrao de interesses. No contexto de extrema valorizao da produo, as idias de Follett foram ofuscadas, ganhando destaques anos depois com o surgimento de uma nova mentalidade, que deu origem a Escola das Relaes Humanas.
21

20/2/2013

Chester Barnard (1886-1961) : Teoria das Relaes Humanas


Sistematizao: - Defendia o equilbrio entre as comunicaes formal e informal na empresa e fora dela. Comunicao formal e informal Reduo de conflitos
22

Foi um dos primeiros tericos da administrao ver o homem como um ser social, e a estudar suas organizaes informais dentro das empresas. Os canais de comunicao devem ser definidos. - Todos devem conhecer os canais de comunicao. - Todos devem ter acesso aos canais formais de comunicao.

23

Teoria das Relaes Humanas

Status / Prestgio Afeio Pertena Segurana

AUTOREALIZAO PSICOLGICAS

Desenvolvimento INTELECTUAL e ESPIRITURAL

FISIOLGICAS

24

20/2/2013

Ludwig Von Bertalanffy lanou as bases da Teoria de Sistemas (1937)

Defendia a importncia da interdependia das partes. Aplicao de vrios enfoques para lidar com a complexidade da realidade.

25

Ludwig Von Bertalanffy lanou as bases da Teoria de Sistemas (1937)

Os problemas exigiam abordagem ampla e holstica. A complexidade da nova sociedade exigia solues modernas.

26

Ludwig von Bertalanffy (1901 1972) Teoria Geral de Sistemas


1. As idias de Bertalanffy logo atraram a ateno de vrios profissionais e pesquisadores de diversas reas e especialidades, como economistas, psiquiatras, psiclogos, o bacteriologistas, matemticos, socilogos e cientistas polticos.

27

20/2/2013

Ludwig von Bertalanffy (1901 1972) Teoria Geral de Sistemas


1. Os pesquisadores Johnson, Kast e Rosenweig foram os primeiros e defender os conceitos da TGS no campo da administrao, levando a seu aprimoramento.

28

Para Churchman, existem cinco consideraes bsicas relativas ao pensamento sistmico: 1) Os objetivos do sistema total: as metas em direo aos quais o sistema tende; 2) O ambiente do sistema: constitui tudo o que est do lado de fora do sistema;

29

3) Os recursos do sistema: so os fatores internos e representam todos os meios disponveis ao sistema para a realizao das atividades necessrias ao alcance da meta

30

10

20/2/2013

4) Os componentes do sistema: so todas as atividades que contribuem para a realizao dos objetivos do sistema; 5) A administrao do sistema: na administrao do sistema, Churchman deseja incluir duas funes bsicas: o planejamento e o controle do sistema.

31

Perspectiva da negociao em um contexto sistmico


Negociar um principio fundamental administrao atual. Presso para elevar a performance. Em todo tipo de relao estamos negociando. da

32

Importncia de considerar a W dos participantes


Negociao Relao interpessoal

baseia-se

Influncia das W As W se alteram ao longo do tempo


33

11

20/2/2013

Enfoque sistmico da negociao. (Martinelli)


Conhecimento prvio da arte de negociar Conhecimento de seus conceitos Sua importncia no contexto global

34

Conceito de Negociao para Martinelli


Negociao conceito em contnua formao relacionado a satisfao de ambos
No passado: resultados momentneos

Atualmente: relacionamento duradouro, contnuo


35

Negociao: processo de comunicao bilateral objetivo: deciso conjunta. (Fisher e Ury) Negociao importante desenvolver um canal para uma comunicao construtiva entre as partes.

36

12

20/2/2013

Uma proposta para a abordagem sistmica da negociao


Processo de negociao: importncia da comunicao no processo de negociao; variveis bsicas de um processo de negociao;

37

Uma proposta para a abordagem sistmica da negociao


habilidades essenciais dos negociadores; planejamento da negociao; questo tica nas negociaes; envolvimento de uma terceira parte no conflito;

38

uso dos tipos psicolgicos na soluo dos conflitos; preocupao com as (W)(viso de mundo) dos participantes; capacidade de lidar com as diferentes W dos envolvidos; busca de uma negociao evolutiva, segundo o princpio de hierarquizao de sistemas.

39

13

20/2/2013

Processo de negociao como sistema de transformao de entradas (estmulos) em sadas (respostas), lembrando Mesarovic e Takahara (1975).

40

Processo de negociao

Relaes duradouras Chegar ao ganha-ganha

Tempo, informao e poder

41

O que significa negociar? Negociao um dom natural ou uma tcnica aprendida? Pessoas com diferentes perfis socioeconmicos e culturais podem negociar e atingir bons resultados para ambos? O que voc gostaria de estudar ao longo desta disciplina?

42

14

20/2/2013

At a prxima...obrigada!!!

43

15

Potrebbero piacerti anche