Sei sulla pagina 1di 24

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA

Ol, Futuro Servidor Concursado do MPU! Antes de iniciarmos nossos estudos, gostaria de fazer uma rpida

apresentao. Meu nome Henrique Campolina, mineiro de Belo Horizonte, funcionrio de carreira do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais (TJMG), aprovado no concurso de 1989 para o Tribunal de Alada do Estado de Minas Gerais (TAMG), que, aps sua extino em 2004, foi fundido ao TJMG. Hoje, no TJMG, estou responsvel pela Gerncia de Compra de Bens e Servios. Sou instrutor interno da Escola Judicial Edsio Fernandes EJEF, pertencente ao quadro do TJMG. No Ponto sou especialista nas reas de tica no Servio Pblico, Direito Administrativo e Legislaes Especficas. Sou bacharel em Direito e em Engenharia Civil, ambas as graduaes obtidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ps-graduado em Letras: Portugus e Literatura pelas Faculdades Integradas de Jacarepagu/RJ.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Sejam bem vindos aula 00 (demo) do Curso sobre tica no Servio Pblico para MPU Teoria e Exerccios.

Inicialmente, programei as aulas semanais de nosso curso da seguinte forma: Aula 00 (Demo) - Agora: Disposies Preliminares da Lei 8.112/90; Aula 1: Decreto n. 1.171/1994 (Cdigo de tica Profissional dos Servidores Civis do Poder Executivo Federal) Parte I Terica; Aula 2: Decreto n. 1.171/1994 Parte II Exerccios (Simulado do Cdigo de tica); Aula 3: tica e moral: princpios e valores, com exerccios; Aula 4: Lei n 8.112/1990: Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis da Unio: Ttulo IV: Do Regime Disciplinar - deveres e proibies, acumulao, responsabilidade e penalidades. Lei n. 8.429/1992: Captulo I: Disposies Gerais e Captulo II: Atos de improbidade administrativa, com exerccios; Aula 5: Simulado Final (com toda matria estudada, priorizando as abordadas na Aula 4). A principal ideia da formatao destas aulas embutir aos futuros servidores concursados as premissas, definies, determinaes e princpios contidos nesta legislao, intercalados com exerccios (questes comentadas de concursos anteriores), que tambm objetivam a familiarizao de todos com os dizeres, abordagens e reflexes que envolvem essas avaliaes.
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Como sabido por todos, as provas de concurso cobram a literalidade da legislao, motivo que transcreveremos cada dispositivo abordado para melhor memorizao do texto legal1:
Todos os artigos estaro negritados, visando facilitar suas localizaes para possveis futuras revises rpidas da formatao, eliminaremos, inclusive, transcrio ipsis litteris2 do texto. neste tipo de formatao, leituras e consultas durante matria. Em virtude de tal as aspas que sinalizam a

Traremos diversas questes de concursos, objetivando a familiarizao de todos com os dizeres, abordagens e reflexes que envolvem essas avaliaes. Resolveremos cada uma delas, trazendo as explicaes e comentrios necessrios ao bom entendimento de vocs. Ao final da aula, transcreveremos todos os enunciados, para que vocs possam tentar resolv-las sozinhos e, tambm, para utilizarem como um Simulado em revises futuras. Sero muitas questes! Nesta aula demonstrativa, iniciaremos os estudos das Disposies Preliminares da Lei Federal n 8.112 de 11.12.1990, que, apesar de no constarem expressamente no contedo programtico de nosso curso, trazem importantes definies e conceitos, teis ao entendimento dos tpicos que abordaremos no decorrer das aulas.

Crticas e sugestes podero ser enviadas para: henriquecampolina@pontodosconcursos.com.br

Prof. Henrique Campolina Maro/2013

Texto legal: uma expresso usualmente utilizada para referir-se a um texto extrado de alguma legislao (leis, decretos, portarias, medidas provisrias, etc.) 2 Ipsis litteris expresso latina que significa transcrio literal do texto, mesmas palavras e letras.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA LEI FEDERAL N 8.112/1990 Em 11 de dezembro de 1990, o ento Presidente da Repblica Fernando Collor sancionou a Lei Federal n 8.112. - Ementa3 da Lei Federal n 8.112/1990:
Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais.

- Comando Constitucional Vamos, inicialmente, entender a motivao que levou promulgao da Lei n 8.112/1990. Encontraremos o comando constitucional no art. 39 de nossa Lei Maior. Vejam comigo (transcrio que no pertencer a Lei estudada no ser negritada):
Art. 39. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

Alm disto, nossa Carta Magna j traz algumas regras em relao Administrao Pblica, que, obviamente, no podero ser contraditas nas normas infraconstitucionais. Vejam exemplos destas disposies da CF/1988: Caput do art. 37: Princpios da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade e da Eficincia (o famoso LIMPE); Incisos I, II, III e IV do art. 37: Regras bsicas para ingresso no servio pblico; Inciso VI do art. 37: Direito sobre livre associao sindical aos servidores pblicos; Inciso XVI do art. 37: Vedao sobre acumulao remunerada de cargos pblicos; Art. 40: Regime de previdncia de servidores; Art. 41: Regras sobre estabilidade de servidores.
3

O artigo 5 da Lei Complementar n 95, de 26/02/1998, que dispe sobre a elaborao das leis (regulamento decorrente do pargrafo nico do artigo 59 da CF), define ementa: Art. 5 A ementa ser grafada por meio de caracteres que a realcem e explicitar, de modo conciso e sob a forma de ttulo, o objeto da lei.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA E foi exatamente a Constituio de 1988 que trouxe a exigncia de regime jurdico nico para os servidores pblicos (A Emenda Constitucional 19/1998 tinha modificado o transcrito art. 39, mas o STF (ADIN 2.135-4) retornou com o texto original).

- Das Disposies Preliminares No se assustem ou desanimem ao constatarem que traremos conceitos e definies existentes em outras legislaes (Constituio, Cdigo Civil, Leis Ordinrias e Complementares, dentre outras). No estaremos viajando na maionese nem perdendo o foco de nosso objeto de estudo. Todas as remisses e citaes que encontraro ao longo de nossas aulas buscaro agregar conhecimentos que facilitaro a resoluo das questes, conforme podero constatar durante as anlises de questes presentes em cada aula. Nosso principal objetivo prepar-los para as formas de cobrana de assuntos ligados nossa matria, que aparecem nos concursos. Voltando Lei 8.112/90, cuja ementa j foi aqui ultrapassada, deparamos com o Ttulo I, cujo Captulo nico (Das Disposies Preliminares) s possui 4 artigos, que traremos conjuntamente, para, depois, tecermos nossos comentrios e anlises, muito importantes para o correto entendimento e interpretao desta norma.
Art. 1 Esta Lei institui o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais. Art. 2 Para os efeitos desta Lei, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3 Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Pargrafo nico. Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA
Art. 4 proibida a prestao de servios gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

Inicialmente, o art. 1 refora a ementa, ratificando os destinatrios da Lei (servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais), instituindo o: Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio Apesar de serem artigos curtos e com interpretaes simples e diretas, trazem alguns conceitos que precisamos abordar para iniciar nossos estudos sobre esta Lei: O que significa Regime Jurdico? Trarei uma didtica definio, retirada do stio do Wikipdia:

REGIME JURDICO Regime jurdico o conjunto de direitos, deveres,


garantias, vantagens, proibies e penalidades aplicveis a determinadas
4

relaes

sociais

qualificadas

pelo

Direito.

O regime jurdico tambm chamado de estatuto, da decorre a denominao servidor pblico estatutrio. Seguindo no curto art. 1 encontramos outro conceito: Servidor Pblico Civil da Unio. Sempre que falamos em servidor pblico, surgem as eternas dvidas entre as definies de agentes (polticos, administrativos, honorficos, delegados e credenciados), de servidores (pblicos e temporrios) e de empregados pblicos. Porm, antes de abordarmos estes conceitos, vamos s diferenciaes entre cargo, emprego e funo, que so ocupados e desempenhados pelos agentes.
4

Fonte: Stio do Wikipdia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_jurdico)

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA

Cargo

Menor parcela de poder do Estado previsto em numero certo e ocupado por servidor pblico (espao preenchido por um servidor pblico). Unidade ocupada por quem possui vinculo contratual regido pela CLT.
Atribuio ou conjunto de atribuies que a administrao confere a cada categoria profissional, ou comete individualmente a determinados servidores para a execuo de servios eventuais ou temporrios.

Emprego

Funo

Para a definio de Agente Pblico, buscaremos os artigos 1 e 2 da Lei n 8.429/1992: AGENTE PBLICO Todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nos rgos ou entidades da administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do DF, dos Municpios, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. Ao falar sobre os agentes pblicos, gosto de trazer a classificao e definies do ilustre prof. Hely Lopes de Meirelles5, em virtude do seu forte carter didtico. Confiram comigo: Agente Poltico: componentes do governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, empregos, funes, mandatos ou comisses para o exerccio de atribuies constitucionais. Exemplos: Presidente da Repblica, Ministros, Senadores, Governadores e Prefeitos. Agente Administrativo: aqueles que se vinculam ao Estado ou s suas Entidades ou rgos por relaes profissionais, sujeitos a hierarquia funcional, e ao regime prprio da entidade a que servem. Podem ser: servidores pblicos e temporrios ou empregados pblicos.
5

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2007.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Agente Honorfico: cidados convocados, designados ou nomeados para prestar, mesmo que transitoriamente, determinados servios ao Estado, em razo de sua condio cvica. Exemplos: Jurados e Mesrios. Agente Delegado: aqueles que recebem incumbncia de execuo de determinada atividade, obra ou servio que o realizaro em nome prprio. Exemplos: notrios e registradores, intrpretes, leiloeiros, tradutores, concessionrios e permissionrios. Agente Credenciado: credenciados pelo Estado para represent-lo em situao especifica que demandam conhecimentos especializados. Exemplo: Fsico brasileiro representando o pas numa conveno cientfica internacional Esta classificao no consenso na Doutrina, mas importante gravarmos que todas estas pessoas, no exerccio de suas atividades, so consideradas agentes pblicos. Os agentes honorfico, delegado e credenciado tambm so chamados de particulares em colaborao com o Poder Pblico. Os destinatrios da Lei 8.112/90 e nosso objeto de estudo esto contidos nos agentes administrativos e precisamos diferenci-los dos empregados pblicos:

Agentes Pblicos Administrativos Servidor Pblico Empregado Pblico

Regime Estatutrio (Regime Jurdico) Celetista (CLT)

Possuem: Cargos Empregos

Para a definio de servidor, no podemos esquecer o que o art. 2 da Lei 8.112/92 traz: servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Aqui, a Lei, expressamente (art. 3) conceitua cargo pblico: CARGO PBLICO Conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Em seguida, a norma traz requisitos/caractersticas dos cargos pblicos: Acessveis a todos os brasileiros; Criados por lei Com denominao prpria; Com vencimento pago pelos cofres pblicos e Provimento em carter efetivo ou em comisso. Feitas estas consideraes e anlises iniciais, j podemos comear a nos aventurar em questes de concursos j realizados. Certo?

Ento vamos nos exercitar um pouco!

No se acostumem com o nvel de dificuldade mais ameno destas questes. Estamos, numa aula demo, abordando as disposies preliminares da Lei n 8.112/90 (apenas 4 artigos). Com o passar do curso e o incremento do contedo de nossas aulas, percebero a necessidade de uma boa preparao para encararmos com tranquilidade e sabedoria as bem elaboradas questes dos concursos.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA QUESTES RESOLVIDAS Questo 1 (CESPE TCU Auditor Federal de Controle Externo 2011) luz do disposto na Lei n 8.112/1990 e em suas posteriores alteraes, julgue o item, a respeito dos agentes pblicos, servidores pblicos, direitos e deveres e responsabilidades, bem como de processo administrativo disciplinar, sindicncia e inqurito. __ Em sentido estrito, todas as pessoas que servem ao poder pblico, de forma transitria ou definitiva, remuneradas ou no, so consideradas servidores pblicos. Resoluo Percebam que o enunciado fez questo de dizer em sentido estrito, objetivando evitar posteriores recursos ao gabarito, embasado em entendimentos mais abrangentes do conceito de servidor pblico. Vimos nesta aula demonstrativa que servidor pblico, propriamente dito, um tipo de agente pblico administrativo, que chamamos de estatutrio, por estar subordinado a algum estatuto. Existindo ainda, conforme ora estudado, outros tipos de agentes pblicos que tambm servem ao poder pblico e no so considerados servidores. Se preferirem buscar o texto legal (art. 2 da Lei n 8.112/1990), tambm encontraremos embasamento para concluir pela incorreo da assertiva desta questo. Afinal, nem toda pessoa a servio do poder pblico, conforme estudamos, esto investidas em cargos pblicos. Relembrem comigo:
Art. 2 Para os efeitos desta Lei, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico.

Logo, devemos marcar Errado em nossa folha de resposta. Gabarito: E (Errado)

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

10

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Questo 2 (CESPE Correios 2011) Julgue o item abaixo, acerca da relao jurdica dos servidores e dos empregados pblicos. __ Os ocupantes de cargo pblico ou de emprego pblico tm vnculo estatutrio e institucional regido por estatuto funcional prprio, que, no caso da Unio, a Lei n 8.112/1990. Resoluo Assertiva errada. Trouxemos nesta aula o quadro que reproduzimos abaixo, fazendo um comparativo das principais diferenas entre servidores e empregados pblicos. Agentes Pblicos Administrativos Servidor Pblico Empregado Pblico

Regime Estatutrio (Regime Jurdico) Celetista (CLT)

Possuem: Cargos Empregos

Analisando-o, claramente identificamos a incorreo da questo, uma vez que os ocupantes de emprego pblico so subordinados CLT e no a um estatuto funcional prprio. Gabarito: E (Errado)

Questo 3 (CESPE TRE-ES Tcnico Judicirio 2011) Com relao aos agentes pblicos, julgue o item seguinte. __ Alguns agentes polticos, a exemplo dos terceiros colaboradores, como os notrios - titulares de registro e ofcios de notas -, sujeitam-se a regime semelhante ao dos servidores pblicos, aplicando-se lhes a necessidade de aprovao em concurso pblico, o benefcio da estabilidade e a aposentadoria compulsria aos setenta anos de idade.
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

11

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Resoluo Primeiramente, percebam que o enunciado classificou os notrios como agentes polticos, o que, em nosso entendimento, no a melhor classificao destes agentes pblicos. Uma vez que a denominao agente delegado mais prpria da funo destes terceiros colaboradores. Relembrem este conceito que trouxemos na aula: Agente Delegado: aqueles que recebem incumbncia de execuo de determinada atividade, obra ou servio que o realizaro em nome prprio. Exemplos: notrios e registradores, intrpretes, leiloeiros, tradutores, concessionrios e permissionrios. Voltando ao restante do enunciado, percebemos que os requisitos e benefcios ali listados (concurso pblico, aposentadoria compulsria e estabilidade) so caractersticos dos servidores pblicos, o que torna a assertiva incorreta. Gabarito: E (Errado)

Questo 4 (CESPE TRE-ES Tcnico Judicirio 2011) Com relao aos agentes pblicos, julgue o item seguinte. __ Considere que Joo pretenda ingressar como empregado na PETROBRS, sociedade de economia mista, integrante da administrao indireta da Unio. Nessa situao, Joo no precisa ser previamente aprovado em concurso pblico, visto que o regime jurdico dessa empresa o celetista. Resoluo A PETROBRS uma sociedade de economia mista, annima, de capital aberto, cujo maior acionista o Governo do Brasil. Alguns a classificam como empresa estatal de economia mista. A obrigatoriedade da realizao de concurso pblico para ingresso no Quadro de Pessoal da PETROBRS est previsto no art. 37 da CF/1988. Leiam comigo:
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

12

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: ... II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; (grifos meus)

Desta forma, a assertiva do enunciado est errada. Gabarito: E (Errado)

Questo 5 (FCC TRT-6 Regio Tcnico Judicirio 2012) A Constituio Federal previu, em seu artigo 37, inciso IX, a possibilidade de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos da lei. Partindo-se do pressuposto de que no foi realizado concurso pblico para a contratao de servidores temporrios, correto afirmar que os admitidos (A) ocupam cargo efetivo. (B) ocupam emprego. (C) ocupam emprego temporrio. (D) desempenham funo. (E) desempenham funo estatutria. Resoluo: Apesar de ser uma questo de resoluo direta, um bom momento para trazermos o texto legal do inciso IX do artigo 37 da CF/88, que diz:
IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico;

Inicialmente percebemos que os contratados do enunciado no ocuparo cargos ou empregos. Ento j eliminamos as opes de resposta A, B e C.
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

13

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Em relao ao desempenho de funo, a condio de estatutrio est relacionada aos servidores pblicos. Logo, a opo E tambm est incorreta. Portanto, nossa alternativa de resposta dever ser a letra D. Gabarito: D Questo 6 (FCC TJ-RJ Analista Judicirio 2012) As pessoas que exercem atos por delegao do Poder Pblico, tais como os servios notariais e de registro podem ser consideradas (A) servidores pblicos estatutrios, caso tenham prestado concurso pblico. (B) empregados pblicos, desde que tenham prestado concurso pblico. (C) particulares empregatcio. (D) funcionrios pblicos lato sensu, na medida em que se submetem fiscalizao do Poder Pblico. (E) agentes pblicos estatutrios, desde que recebam remunerao do Poder Pblico. Resoluo: Lembram-se da definio de agentes delegados que trouxemos na aula? Releiam para ajudar na memorizao: Agente Delegado: aqueles que recebem incumbncia de execuo de determinada atividade, obra ou servio que o realizaro em nome prprio. Exemplos: notrios e registradores, intrpretes, leiloeiros, tradutores, concessionrios e permissionrios. Mas como disse na aula, h divergncia entre as classificaes dos agentes pblicos e que os honorficos, delegados e credenciados tambm so chamados de particulares em colaborao com o Poder Pblico. A constatao da inexistncia do vnculo empregatcio pode ser claramente feita na definio acima: realizaro as atividades em nome prprio. Gabarito: C
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

em

colaborao

com

Poder

Pblico,

sem

vnculo

14

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Questo 7 (FCC TRF-2 Regio Tcnico Judicirio 2012) Em sentido amplo, "agentes pblicos" so todos os indivduos que, a qualquer ttulo, exercem uma funo pblica, remunerada ou gratuita, permanente ou transitria, poltica ou meramente administrativa, como prepostos do Estado. Diante deste conceito, considere: I. Pessoas que recebem a incumbncia da administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do poder pblico habilitante. II. Particulares que recebem a incumbncia de exercer determinada atividade, obra ou servio pblico e o fazem em nome prprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalizao do respectivo Poder Pblico. As descries acima correspondem, respectivamente, seguinte classificao de agentes pblicos: (A) delegados e polticos. (B) administrativos e polticos. (C) honorficos e servidores pblicos. (D) credenciados e delegados. (E) honorrios e credenciados. Resoluo: Vejam como importante o candidato ter bom conhecimento destas classificaes. Esta questo, tambm de resoluo simples e direta, foi retirada de um concurso realizado em 2012 e traz, expressamente, os conceitos dos agentes credenciado (I) e delegado (II) Gabarito: D

Questo 8 (FCC TRT-8 Regio Tcnico Judicirio 2010) Sobre cargo pblico correto afirmar: (A) Cargo pblico e emprego pblico so expresses sinnimas.
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

15

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA (B) Os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e aos estrangeiros, na forma da lei. (C) Cargo em Comisso pode ser provido em carter permanente. (D) Nem todo cargo tem funo, mas a toda funo corresponde um cargo. (E) A criao de cargo pode se feita por decreto do Chefe do Poder Executivo. Resoluo: Conforme vocs podero constatar ao longo de nosso curso, costumo explorar as questes ao mximo analisando todas as alternativas de resposta e no apenas o gabarito. Vejam esta resoluo para ilustrar o que estou dizendo: vamos esmiuar cada opo: (A) Cargo pblico e emprego pblico so expresses sinnimas. Assertiva errada: Podemos constatar estas diferenas ao compararmos o art. 3 de nossa Lei-Objeto de Estudo (Lei 8.112/90) com o art. 3 da CLT6 (Decreto-Lei n 5.452, 1 de maio de 1943). Confiram comigo:
Art. 3 Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Pargrafo nico: Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso. (Lei n 8.112/90) Art. 3 - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. (CLT)

(B) Os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e aos estrangeiros, na forma da lei. Assertiva CORRETA: Precisamos, aps a transcrio do art. 3 da Lei 8.112/90, verificar se existe a possibilidade do acesso dos estrangeiros na forma da lei, para tecermos nossa concluso sobre a correo desta opo de resposta. Para isto, recorreremos ao art. 37 (caput e inciso I) da Constituio Federal/1988, cuja atual redao foi dada pela Emenda Constitucional n 19, de 04 de junho de 1998, que diz:
6

CLT: Consolidao das Leis do Trabalho

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

16

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (grifos meus)

Mas preciso cautela ao analisarmos este ponto, uma vez que o STJ entende que a modificao trazida pela EC 19/98 tem eficcia limitada e aplicabilidade indireta. Vejam a ementa do Recurso Ordinrio em Mandado de Segurana n 2003/0159388-2 (RMS 16.923/MG):
CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO NORMA QUE ASSEGURA O ACESSO DE ESTRANGEIRO A CARGO PBLICO - ART. 37, INCISO I DA CONSTITUIO FEDERAL EFICCIA LIMITADA APLICABILIDADE MEDIATA REGULAMENTAO IMPOSITIVA RECURSO DESPROVIDO I O art. 37, inciso I da Magna Carta norma de eficcia limitada e de aplicabilidade mediata ou indireta. Logo, necessita que o legislador edite lei complementar ou ordinria, de modo a assegurar a integrao de sua eficcia, sem a qual o direito no pode ser exercido. II A regulamentao da circunstncia pelo legislador ordinrio em hipteses como a presente no facultativa, mas impositiva. Isto significa dizer que o legislador encontra-se obrigado a emitir a lei e, enquanto assim no o fizer, o direito reclamado no pode ser exercido. III No caso dos autos, a Lei n 6.815/80, que define a situao jurdica do estrangeiro no Brasil, no contm em seu bojo dispositivo referente ao procedimento pelo qual deve atravessar o estrangeiro, de modo a permitir o exerccio do seu direito de ocupar um cargo pblico no Brasil. IV Recurso desprovido. (grifos meus)

Desta forma, no basta o Estatuto do Estrangeiro (Lei n 6.815/1980), devendo ser editado o regulamento abordando a situao existente no caso concreto a ser abordado. Para nossa questo, podemos marcar esta alternativa como CORRETA. (C) Cargo em Comisso pode ser provido em carter permanente. Assertiva errada: Podemos encontrar a incorreo desta frase no final prprio pargrafo nico do art. 3. Vejam, se o provimento poder em carter efetivo ou em comisso, percebe-se que o servidor comissionado no poder ser provido permanentemente:
Pargrafo nico: Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso. (Art. 3 da Lei n 8.112/90) Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

17

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA

(D) Nem todo cargo tem funo, mas a toda funo corresponde um cargo. Assertiva errada: Aqui ocorre exatamente o contrrio. Se o cargo o conjunto de atribuies e responsabilidades, conforme diz a Lei, obviamente, seu ocupante possuir funes a exercer. J para a funo pblica, como vimos, no h necessidade de correspondncia com um cargo. (E) A criao de cargo pode se feita por decreto do Chefe do Poder Executivo. Assertiva errada: Tambm j estudamos este ponto. Cargo decorre de lei, no podendo ser criado pelo decreto citado nesta alternativa. Gabarito: B

Questo 9 (FCC TRE-AP Analista Judicirio 2006) Dentre os particulares em colaborao com o Poder Pblico, certo que os mesrios eleitorais integram a categoria dos (A) servidores pblicos temporrios contratados por tempo determinado para atender necessidade temporria de interesse pblico. (B) agentes delegados que exercem funo pblica, em seu prprio nome, sem vnculo empregatcio, porm sob fiscalizao do Poder Pblico. (C) agentes polticos e prestam atividades tpicas de governo segundo normas constitucionais. (D) empregados pblicos estatutrios convocados para prestar, transitoriamente, determinado servio pblico junto aos rgos eleitorais. (E) agentes honorficos e, em que pese no serem servidores pblicos, desempenham uma funo pblica. Resoluo: Outra questo de resoluo direta. J podemos, aps nossos estudos, rapidamente identificar a opo correta: Letra E Vamos relembrar a classificao dos agentes pblicos honorficos? Leiam a:
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

18

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Agente Honorfico: cidados convocados, designados ou nomeados para prestar, mesmo que transitoriamente, determinados servios ao Estado, em razo de sua condio cvica. Exemplos: Jurados e Mesrios. Gabarito: E

Questo 10 (FCC TRF-1 Regio Analista 2001) Diz-se que os agentes pblicos de colaborao so as pessoas que (A) prestam servios, sob regime de dependncia Administrao Pblica direta, autrquica ou fundacional pblica, sob relao de trabalho profissional transitrio ou definitivo. (B) detm os cargos de elevada hierarquia da organizao da Administrao Pblica, ou seja, que ocupam cargos que compem a cpula da estrutura constitucional. (C) se ligam, por tempo determinado Administrao Pblica para o atendimento de necessidades de excepcional interesse pblico, sob vnculo celetista. (D) se ligam, contratualmente s empresas paraestatais da Administrao indireta, sob um regime de dependncia e mediante uma relao de trabalho, no eventual ou avulso. (E) prestam servios Administrao por conta prpria, por requisio ou com sua concordncia, exercendo funo pblica, mas no ocupando cargo ou emprego pblico. Resoluo: Se ajuntarmos as definies dos agentes honorficos, delegados e

credenciados, que, conforme falamos, tambm so chamados de agentes pblicos de colaborao, chegaremos a um resultado que poder, facilmente ser reescrito conforme a alternativa de reposta E, que nosso gabarito de resposta. Gabarito: E
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

19

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA QUESTES PROPOSTAS Questo 1 (CESPE TCU Auditor Federal de Controle Externo 2011) luz do disposto na Lei n 8.112/1990 e em suas posteriores alteraes, julgue o item, a respeito dos agentes pblicos, servidores pblicos, direitos e deveres e responsabilidades, bem como de processo administrativo disciplinar, sindicncia e inqurito. __ Em sentido estrito, todas as pessoas que servem ao poder pblico, de forma transitria ou definitiva, remuneradas ou no, so consideradas servidores pblicos. Questo 2 (CESPE Correios 2011) Julgue o item abaixo, acerca da relao jurdica dos servidores e dos empregados pblicos. __ Os ocupantes de cargo pblico ou de emprego pblico tm vnculo estatutrio e institucional regido por estatuto funcional prprio, que, no caso da Unio, a Lei n 8.112/1990. Questo 3 (CESPE TRE-ES Tcnico Judicirio 2011) Com relao aos agentes pblicos, julgue o item seguinte. __ Alguns agentes polticos, a exemplo dos terceiros colaboradores, como os notrios titulares de registro e ofcios de notas , sujeitam-se a regime semelhante ao dos servidores pblicos, aplicando-se lhes a necessidade de aprovao em concurso pblico, o benefcio da estabilidade e a aposentadoria compulsria aos setenta anos de idade. Questo 4 (CESPE TRE-ES Tcnico Judicirio 2011) Com relao aos agentes pblicos, julgue o item seguinte. __ Considere que Joo pretenda ingressar como empregado na PETROBRAS, sociedade de economia mista, integrante da administrao indireta da Unio. Nessa situao, Joo no precisa ser previamente aprovado em concurso pblico, visto que o regime jurdico dessa empresa o celetista.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

20

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Questo 5 (FCC TRT-6 Regio Tcnico Judicirio 2012) A Constituio Federal previu, em seu artigo 37, inciso IX, a possibilidade de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos da lei. Partindo-se do pressuposto de que no foi realizado concurso pblico para a contratao de servidores temporrios, correto afirmar que os admitidos (A) ocupam cargo efetivo. (B) ocupam emprego. (C) ocupam emprego temporrio. (D) desempenham funo. (E) desempenham funo estatutria.

Questo 6 (FCC TJ-RJ Analista Judicirio 2012) As pessoas que exercem atos por delegao do Poder Pblico, tais como os servios notariais e de registro podem ser consideradas (A) servidores pblicos estatutrios, caso tenham prestado concurso pblico. (B) empregados pblicos, desde que tenham prestado concurso pblico. (C) particulares empregatcio. (D) funcionrios pblicos lato sensu, na medida em que se submetem fiscalizao do Poder Pblico. (E) agentes pblicos estatutrios, desde que recebam remunerao do Poder Pblico. em colaborao com o Poder Pblico, sem vnculo

Questo 7 (FCC TRF-2 Regio Tcnico Judicirio 2012) Em sentido amplo, "agentes pblicos" so todos os indivduos que, a qualquer ttulo, exercem uma funo pblica, remunerada ou gratuita, permanente ou transitria, poltica ou meramente administrativa, como prepostos do Estado. Diante deste conceito, considere: I. Pessoas que recebem a incumbncia da administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do poder pblico habilitante.
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

21

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA II. Particulares que recebem a incumbncia de exercer determinada atividade, obra ou servio pblico e o fazem em nome prprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalizao do respectivo Poder Pblico. As descries acima correspondem, respectivamente, seguinte classificao de agentes pblicos: (A) delegados e polticos. (B) administrativos e polticos. (C) honorficos e servidores pblicos. (D) credenciados e delegados. (E) honorrios e credenciados.

Questo 8 (FCC TRT-8 Regio Tcnico Judicirio 2010) Sobre cargo pblico correto afirmar: (A) Cargo pblico e emprego pblico so expresses sinnimas. (B) Os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e aos estrangeiros, na forma da lei. (C) Cargo em Comisso pode ser provido em carter permanente. (D) Nem todo cargo tem funo, mas a toda funo corresponde um cargo. (E) A criao de cargo pode se feita por decreto do Chefe do Poder Executivo.

Questo 9 (FCC TRE-AP Analista Judicirio 2006) Dentre os particulares em colaborao com o Poder Pblico, certo que os mesrios eleitorais integram a categoria dos (A) servidores pblicos temporrios contratados por tempo determinado para atender necessidade temporria de interesse pblico. (B) agentes delegados que exercem funo pblica, em seu prprio nome, sem vnculo empregatcio, porm sob fiscalizao do Poder Pblico. (C) agentes polticos e prestam atividades tpicas de governo segundo normas constitucionais. (D) empregados pblicos estatutrios convocados para prestar, transitoriamente, determinado servio pblico junto aos rgos eleitorais. (E) agentes honorficos e, em que pese no serem servidores pblicos, desempenham uma funo pblica.
Prof. Henrique Campolina www.pontodosconcursos.com.br

22

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Questo 10 (FCC TRF-1 Regio Analista 2001) Diz-se que os agentes pblicos de colaborao so as pessoas que (A) prestam servios, sob regime de dependncia Administrao Pblica direta, autrquica ou fundacional pblica, sob relao de trabalho profissional transitrio ou definitivo. (B) detm os cargos de elevada hierarquia da organizao da Administrao Pblica, ou seja, que ocupam cargos que compem a cpula da estrutura constitucional. (C) se ligam, por tempo determinado Administrao Pblica para o atendimento de necessidades de excepcional interesse pblico, sob vnculo celetista. (D) se ligam, contratualmente s empresas paraestatais da Administrao indireta, sob um regime de dependncia e mediante uma relao de trabalho, no eventual ou avulso. (E) prestam servios Administrao por conta prpria, por requisio ou com sua concordncia, exercendo funo pblica, mas no ocupando cargo ou emprego pblico.

------------------- x -------------------

GABARITO

Questo Resposta

1 E
(Errado)

2 E
(Errado)

3 E
(Errado)

4 E
(Errado)

5 D

6 C

7 D

8 B

9 E

10 E

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

23

AULA 00 TICA NO SERVIO PBLICO PARA MPU Teoria e Exerccios Professor: HENRIQUE CAMPOLINA Futuro Servidor Concursado do MPU, Precocemente, termina aqui nossa aula demonstrativa. Como disse no incio, o presente curso objetiva, atravs de uma linguagem simples e direta, percorrer toda a matria abordada, imputando conhecimentos suficientes para vocs resolverem as questes das provas. Digo precocemente, porque as demais aulas abordaro cuidadosa e minuciosamente as disposies da Lei n 8.112/1990 (Ttulo IV), Lei n 8.429/92 (Captulos I e II) e a tica no Servio Pblico, conforme nosso contedo programtico. O objetivo da presente demonstrao , caso tenham saboreado este gostinho inicial e se identificaram com minha didtica, convid-los a compartilhar nosso estudo desta legislao. Grande abrao a todos e espero encontr-los no curso, Henrique Campolina Maro/2013 ------------------- x ------------------BIBLIOGRAFIA MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2007. ROCHA, Daniel Machado da (Coordenador); LUCARELLI, Fbio Dutra e MACHADO, Guilherme Pinho. Comentrios Lei do Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis da Unio. 2 ed. Florianpolis: Conceito Editorial, 2012. CRETELLA NETO, Jos. Dicionrio de Processo Civil. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

Prof. Henrique Campolina

www.pontodosconcursos.com.br

24

Potrebbero piacerti anche