Sei sulla pagina 1di 8

FACULDADE ANHANGUERA DE ANPOLIS TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ALINE CRISTINA DA SILVA RA:6823496762 2 Perodo

TEORIA GERAL DO ESTADO Economia de Energia na iluminao

ANPOLIS - GO 2013

FACULDADE ANHANGUERA DE ANPOLIS TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ALINE CRISTINA DA SILVA RA:6823496762

Relatrio de Atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) apresentado ao Curso de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade Anhanguera de Anpolis, como requisito de avaliao na disciplina de Direito e Legislao, sob a orientao do Professor Charleston Mayer Meireles.

ANPOLIS GO 2013
2

SUMRIO Economia de Energia.......................................................................................5,6 Relatrio...........................................................................................................7 Bibliografia........................................................................................................8

ECONOMIA DE ENRGIA Economize energia em sua casa. O que fazer para economizar energia eltrica na iluminao?

AES: - Substitua as lmpadas fluorescentes tubulares de 20W e 40W pelas de 16W e 32W, respectivamente, quando ocorrer a queima do reator; - Substitua as lmpadas a vapor de mercrio, por lmpadas a vapor de sdio, quando ocorrer a queima do reator; - Substitua as lmpadas de luz mista, aps sua queima, por lmpadas a vapor de sdio; - Substitua as lmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas, quando instaladas em locais, cujo tempo de funcionamento seja maior do que quatro horas dirias; - No adquira os reatores das lmpadas consideradas ineficientes energeticamente. USO: - Limpe regularmente as luminrias e lmpadas para retirar o acmulo de p que reduz a iluminao do ambiente; - Evite acender lmpadas durante o dia, prefira a iluminao natural. Abra bem as janelas, persianas e cortinas e deixe a luz do dia iluminar a sua casa; - Evite dormir com as lmpadas acesas. Em caso de impossibilidade ou doena, utilize lmpadas de baixo consumo; - Ao desativar lmpadas fluorescentes, desligue tambm o reator. O reator consome energia, apesar de no ter lmpadas; - Nunca deixe lmpada acesa quando no tem ningum no ambiente; - Pinte as paredes internas e o teto com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de luz artificial.
5

NA HORA DA COMPRA: - D preferncia para lmpadas compactas ou circulares para a cozinha, rea de servio, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia; - D preferncia s lmpadas fluorescentes e reatores com selo Procel; Observao: Mais tenha ateno para que as lmpadas sejam compatveis com o ambiente onde sero instaladas devem ser tomados alguns cuidados na hora compra, como: - Fique atento temperatura de cor das lmpadas fluorescentes. Lmpadas de luz fria so indicadas para ambientes propcios ao trabalho (escritrios, reas de servio, etc). Lmpadas de luz quente so indicadas para ambientes mais aconchegantes e relaxantes (reas sociais, dormitrios, etc); - Fique atento ao acabamento do bulbo das lmpadas incandescentes. Lmpadas com acabamento "claro" possuem o bulbo de vidro transparente e so indicadas para ambientes onde h desenvolvimento de atividades. Lmpadas com acabamento "revestido" possuem o bulbo de vidro opaco e so indicadas para ambientes mais aconchegantes; - Compre lmpadas que reproduzam bem as cores dos objetos iluminados; - Compre lmpadas com tenso (volts) compatvel com a tenso da rede da concessionria.

RELATRIO

A energia eltrica um recurso importante e indispensvel em nossas vidas. Alm de proporcionar conforto e segurana populao, garante o desenvolvimento econmico e social do pas. O combate ao desperdcio de energia pode ser obtido por meio do uso de equipamentos mais eficientes e da mudana de hbitos. Os equipamentos ineficientes energeticamente como, por exemplo, reatores e lmpadas utilizados em iluminao podem ser substitudos por outros que so eficientes energeticamente. Os hbitos da sociedade podem ser mudados, por meio de programas educacionais que visam despertar os cidados sobre a importncia de se utilizar a energia de forma inteligente e eficiente. O objetivo dessa cartilha mostrar como voc pode economizar energia na iluminao, diminuindo o valor da sua conta de energia, sem perder os benefcios que os aparelhos proporcionam. Seguindo essas dicas, voc estar ajudando o Brasil a continuar crescendo e a preservar suas reservas ecolgicas.

BIBLIOGRAFIA - Conservao de energia. Desenvolvido pela Texaco. Apresenta dicas de conservao de energia. Disponvel em <http://www.texaco.com.br>. - Conservao de energia eltrica. Desenvolvido pela Eletrobrs. Apresenta o Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica. Disponvel em <http://www.eletrobras.gov.br>.

Potrebbero piacerti anche