Sei sulla pagina 1di 13

Allianz Portugal. S.A.

Rua Andrade Corvo, 32 1069-014 Lisboa Portugal tel : +351 213 165 300 fax: +351 213 578 140 info@allianz.pt

www.allianz.pt

OS PAINIS SANDUCHE E O RISCO DE INCNDIO

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

1. INTRODUO...................................................................................................................................3 2. PAINIS SANDUCHE...................................................................................................................3 O QUE SO PAINIS DE ISOLAMENTO DO TIPO SANDUCHE? ........................................................ 3 O QUE O POLIURETANO? ............................................................................................................... 4 EXEMPLOS DE ACTIVIDADES EM QUE SE ENCONTRAM PAINIS SANDUCHE .................................. 5 TIPO DE APLICAES MAIS COMUNS DOS PAINIS SANDUCHE...................................................... 5 RISCO DE INCNDIO: PROBLEMAS FUNDAMENTAIS ASSOCIADOS AOS PAINIS SANDUCHE ......... 7 3. OUTRO TIPO DE APLICAES DE MATERIAIS DE ISOLAMENTO............................................8 ISOLAMENTO EM CAMADAS PROJECTADAS ..................................................................................... 8 4. CAUSAS DE INCNDIO ENVOLVENDO PAINIS DE ISOLAMENTO ..........................................9 5. EXEMPLOS DE SINISTROS ENVOLVENDO PAINIS DE ISOLAMENTO .................................10 6. CONSIDERAES GERAIS ..........................................................................................................12 7. RECOMENDAES .......................................................................................................................13

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


2/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

1.

INTRODUO

Nos ltimos anos tem-se assistido a uma crescente preocupao da indstria seguradora relativamente questo do risco de incndio associado utilizao de elementos estruturais ou aplicaes de natureza combustvel na construo de edifcios, como por exemplo os painis de isolamento trmico que contm espumas expandidas e poliuretano. Esta preocupao surge naturalmente da observao de um histrico de casos reais de incndio em instalaes industriais e outras, em que esse tipo de painis contribui de forma significativa para o desenvolvimento de um incndio, podendo mesmo ser responsveis pela extenso de danos que em muitos casos se verifica e que leva a prejuzos materiais avultados e por vezes a fatalidades. Este documento tenta resumir algumas das ideias base por detrs dessa preocupao e apresenta algumas consideraes sobre como se pode reduzir ou controlar o risco associado utilizao dos painis de isolamento. Neste texto faz-se uma referncia especial ao poliuretano, material de isolamento utilizado em larga escala em painis de isolamento, ou em aplicaes de outros tipos, como por exemplo em camadas projectadas directamente sobre estruturas de cobertura de edifcios. Os painis de isolamento so frequentemente designados na gria como painis sanduche.

2.

PAINIS SANDUCHE

O que so painis de isolamento do tipo sanduche? Os painis de isolamento do tipo sanduche so sistemas pr-fabricados para isolamento de edifcios, geralmente consistindo em duas placas metlicas paralelas ligadas a um recheio interno de material isolante da a sua nomenclatura sanduche ou sandwich. Estes painis so tambm frequentemente designados simplesmente painis de isolamento. Os painis de isolamento podem ser utilizados na construo de cmaras de frio (paredes e cobertura), tendo portanto uma funo estrutural ou ser usado para revestimento interno ou externo de paredes de edifcios.
Exemplo de instalao de painis de isolamento do tipo sanduche em paredes e cobertura de edifcio O isolamento interno dos painis pode ser constitudo por materiais de natureza combustvel ou incombustvel, mas o primeiro tipo vastamente utilizado na indstria, devido s excelentes propriedades de isolamento trmico oferecidas por materiais como por exemplo o poliuretano.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


3/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

As espumas sintticas como o poliuretano e o poliestireno expandido so exemplos de materiais de natureza combustvel utilizados em isolamento de painis sanduche. As fibras minerais, no combustveis (como a l de rocha e a fibra de vidro) so tambm utilizadas em isolamento trmico deste tipo de painis1. Em suma, os materiais actualmente mais divulgados nestes painis so: Poliuretano (material combustvel) Poliestireno expandido (material combustvel) Poli-isocianato (material combustvel) Espumas modificadas (incombustveis) Fibras Minerais l de rocha (incombustvel) Fibra de vidro ou l de vidro (incombustvel)
Chapa Metlica Chapa Metlica
ISOLAMENTO

A utilizao de painis de isolamento com poliuretano tem crescido substancialmente nos ltimos anos, em particular na indstria alimentar. Esta preferncia deve-se sobretudo ao facto deste tipo de material satisfazer as elevadas exigncias de higiene desta indstria e ao elevado ndice de isolamento trmico que apresenta. Alm disso, os painis sanduche de poliuretano oferecem um meio de construo leve, relativamente pouco dispendioso, e fcil de instalar. Relativamente ao risco de incndio associado a estes elementos de construo importante lembrar que apenas so considerados perigosos os painis com isolamento de natureza combustvel, como o poliuretano o poliestireno expandido. Quando se fala de painis sanduche, geralmente refere-se aos painis contendo poliuretano. Existem no entanto outros mateiras utilizados como recheio interno para isolamento em painis.

O que o Poliuretano? O poliuretano um material slido obtido de forma artificial, com uma textura e aparncia entre a cortia e o poliestireno expandido (esferovite). Trata-se na verdade de uma espuma, devido sua estrutura de alvolos celulares, obtida a partir de uma reaco qumica entre duas substncias qumicas lquidas: o poliol e um activador da reaco, geralmente um isocianato. A espuma de poliuretano, ou simplesmente poliuretano, pode ser encontrada sob a forma flexvel ou rgida em aplicaes de vrios tipos. A espuma flexvel tem grande Placa de Poliuretano retirada de um tecto falso utilizao em produtos como colches, almofadas, estofos, esponjas de limpeza, peas para a indstria automvel, etc. A espuma rgida, graas ao seu elevado poder como isolante trmico encontra uma vasta aplicao no campo da refrigerao (desde frigorficos domsticos a grandes armazns de frio passando pelos balces frigorficos de padarias e supermercados, camies frigorficos, etc.).

Neste texto a terminologia painis sanduche refere-se sobretudo aos painis com isolamento de natureza combustvel como o poliuretano.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


4/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

O Poliuretano, tal como qualquer material de natureza combustvel, deve ser classificado quanto sua reaco ao fogo. As espumas de poliuretano podem classificar-se geralmente em: M1 (combustvel, no inflamvel); M2 (combustvel, pouco inflamvel) M3 (combustvel, moderadamente inflamvel) M4 (combustvel, facilmente inflamvel)
Chapa Metlica
POLIURETANO

Chapa Metlica Geralmente as espumas de poliuretano mais divulgadas e mais acessveis em termos de custo so as que apresentam um grau de flamabilidade maior, isto , as do tipo M3 e M4. Os fabricantes podem fornecer espumas de poliuretano M1 e M2, mas normalmente a um custo muito superior.

Exemplos de actividades em que se encontram painis sanduche A utilizao de painis de isolamento no se restringe indstria alimentar, pode ainda ser encontrada em todo o tipo de aplicaes onde se pretende um controlo de temperatura ou isolamento trmico de um edifcio ou de um armazm, e inclusivamente em aplicaes domsticas (isolamento interno e externo de paredes e coberturas): Indstria Alimentar Indstria de Bebidas Armazns de Logstica Indstria de Ponta Produtos Farmacuticos Matadouros Supermercados Indstria Txtil Madeiras Grficas Entrepostos de Frio Componentes Electrnicos Componentes Automveis Avirios Outros

Tipo de aplicaes mais comuns dos Painis Sanduche Existem dois grandes tipos de aplicaes de painis de isolamento: Revestimento exterior e interior de edifcios; Construo de paredes e coberturas de isolamento (por exemplo cmaras frigorficas).

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


5/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

Utilizao de painis de isolamento em revestimento externo de edifcio

Aplicao de painis de isolamento em paredes e cobertura internas de cmara de frio

Aplicao de painis de isolamento em paredes divisrias interiores (notar as arestas dos painis onde se pode ver o isolamento de poliuretano exposto)

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


6/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

Risco de Incndio: Problemas Fundamentais Associados aos Painis Sanduche A utilizao de painis sanduche como elementos estruturais implica os seguintes problemas potenciais no mbito do risco de incndio: Natureza combustvel do elemento interior dos painis. O isolamento em material combustvel como o poliuretano contribui para a carga trmica (ou carga de incndio) de um edifcio, podendo resultar na produo de uma grande quantidade de calor, fumos densos e txicos, e contribuindo para a propagao em larga escala do incndio. Uma vez iniciada a ignio do material de isolamento no interior dos painis, a taxa de libertao de calor assume propores elevadas e d-se um aumento de temperatura que pode ser da ordem dos 1000 graus Celsius. Uma vez iniciado o processo de combusto no interior dos painis, o incndio praticamente inacessvel para efeitos de combate e controlo, conduzindo a uma perda total da estrutura. A deflagrao de um incndio nestas circunstncias tem origem frequentemente em aberturas nas placas para passagem de cabos elctricos ou outros, que deixam o material de isolamento exposto a eventuais fontes de ignio. Instabilidade dos painis quando sujeitos aco de um incndio, levando a um possvel colapso prematuro da estrutura. Esta situao independente da natureza combustvel do material de isolamento mas pode ser melhorada por uma abordagem mais segura do mtodo construtivo (por exemplo fixando ambas as faces dos painis a elementos da estrutura de suporte). Em pases como o Reino Unido, as corporaes de bombeiros tm sofrido fatalidades em incndios deste tipo, pelo que actualmente optam por no entrar em edifcios em chamas, com este tipo de construo (excepto para resgate de pessoas em perigo). Uma das razes prende-se precisamente com o carcter imprevisvel da propagao do incndio o que aumenta a tendncia para as perdas catastrficas.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


7/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

3.

OUTRO TIPO DE APLICAES DE MATERIAIS DE ISOLAMENTO

Os materiais de isolamento como o Poliuretano podem ter outras aplicaes para alm dos painis sanduche, com o mesmo propsito de providenciar uma camada de isolamento entre partes de um edifcio. Por exemplo o poliuretano e o poliestireno expandido podem ser aplicados simplesmente em placas slidas para providenciar tectos falsos. Esta soluo agrava significativamente o risco de incndio mas pode ainda ser encontrada em alguns edifcios. As espumas de poliuretano podem ainda ser produzidas no local de aplicao e ser aplicadas directamente por projeco em camadas de espessura reduzida em telheiros e coberturas de edifcios: Isolamento em camadas projectadas Outro tipo de aplicao de materiais de isolamento de natureza combustvel que se encontra frequentemente na indstria consiste numa camadas de espuma (poliuretano ou outras) projectada directamente na cobertura de um edifcio, por exemplo, do seu lado interno ou externo. Esta aplicao vulgarmente designada poliuretano projectado e consiste numa camada de espessura varivel (geralmente cerca de 1 cm) aplicada no local.

Espuma de poliuretano projectada na face interna de cobertura de edifcio

Espuma de poliuretano projectada na face externa de cobertura de edifcio

Risco de Incndio: problemas fundamentais associados ao Isolamento em Camadas Este tipo isolamento pode representar um risco de incndio significativo, quando aplicado sobre coberturas em chapa metlica, pelas seguintes razes: As plataformas metlicas de coberturas podem atingir temperaturas extremamente elevadas na sequncia de um incndio no interior do edifcio. O material de isolamento liquidifica por aco do calor, constituindo um meio adicional de propagao do incndio. As camadas de betuminosos podem liquefazer-se por aco do calor, dando origem a gotas que podem cair no interior do edifcio. Presena de condutas transportando gases explosivos atravs dos painis metlicos.

O nvel de risco representado por este tipo de aplicao depende do material em questo.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


8/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

4.

CAUSAS DE INCNDIO ENVOLVENDO PAINIS DE ISOLAMENTO

As causas de incndio envolvendo painis de isolamento na indstria alimentar, e outras, podem agrupar-se em diversas categorias, a saber: Fogo Posto; Sobreaquecimento de equipamento de processamento de alimentos na indstria alimentar; Exploses de queimadores de gs; Condutas de gases de processo que atravessam painis de isolamento; Condutas de sistemas de aquecimento que podem afectar o isolamento dos painis; Falhas elctricas que possam causar sobreaquecimento de sistemas junto do isolamento; Mau estado da instalao elctrica; Ignio de depsitos de substncias de natureza combustvel como por exemplo leos e farinhas; Exploso ou falha de compressores de ar; Problemas com caldeiras: fugas de combustvel, falhas e exploses; Sistemas de refrigerao e mquinas chillers (o fluido refrigerante pode ter natureza inflamvel) Fumadores; Operaes de Risco: corte com acetileno, soldadura, desgaste, abraso, caldeiras de betuminosos, etc. Combusto espontnea de produtos tais como cereais e poeiras de cereais.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


9/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

5.

EXEMPLOS DE SINISTROS ENVOLVENDO PAINIS DE ISOLAMENTO

Incndio em fbrica de Produtos de Aves, Reino Unido, 1993 Danos extensos devido utilizao generalizada de painis de isolamento contendo poliuretano e poliestireno expandido. As estruturas colapsaram rapidamente devido intensa libertao de calor desenvolvido pelo incndio, levando morte de dois bombeiros que se encontraram sem fuga no seio do mesmo. Depois deste caso, as corporaes de bombeiros inglesas declararam a sua recusa de entrar num edifcio deste tipo para combater um incndio no seu interior, passando apenas a actuar a partir do exterior. Incndio em Supermercado, Reino Unido, 1993 Incndio com danos extensos, da ordem dos milhes de libras. O incndio ocorreu na vspera de Natal, e propagou-se rapidamente atravs dos painis de isolamento. No houve fatalidades mas o edifcio foi totalmente destrudo pelas chamas. Incndio em Aeroporto, Alemanha 1996 Este incndio constitui um dos mais graves acidentes da histria alem do ps-guerra e provocou a morte de 17 pessoas e danos corporais em 72. O incndio teve origem numa operao de soldadura que provocou a ignio de um revestimento de isolamento em poliestireno. Oito pessoas que se encontravam numa sala de espera afastada do local do incndio perderam a vida ao inalaram fumos txicos libertados pelo mesmo. Segundo os peritos do sinistro, este incndio poderia ter sido evitado. O empreiteiro principal da obra do aeroporto foi acusado por um tribunal alemo de negligncia severa ao ter utilizado painis de carcter combustvel para revestimento de isolamento do edifcio. Incndio em Fbrica de Panificao, Austrlia 2002 Julga-se que este incndio teve origem numa mquina de produo de muffins, na sequncia de um sobreaquecimento ou da libertao de fascas produzidas pela frico resultante do contacto das ps metlicas de um ventilador com a respectiva tampa do motor. Estas fontes de ignio tero provocado a inflamao de depsitos de farinha nas imediaes deste equipamento. A mquina encontrava-se instalada numa estrutura fechada constituda por painis de isolamento de natureza combustvel. Adicionalmente, havia uma parede constituda por este tipo de painis instalada em todo o comprimento da zona de produo, o que contribuiu severamente para a carga trmica envolvida no incndio. Todo o edifcio da fbrica foi afectado pelas chamas e a corporao de bombeiros que interveio levou cerca de 6 horas a controlar o incndio.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


10/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

Incndio em Armazm de Sumo de Laranja, Portugal 2003 Este incndio ocorreu nas instalaes de armazenamento de uma fbrica de sumo de laranja localizada no sul de Portugal, de dimenso relativamente pequena, mas deu origem perda total do edifcio de armazenamento de produto acabado. Este edifcio apresentava, de forma generalizada, painis de isolamento nas paredes e cobertura, totalmente destrudas pelas chamas. Este caso representa um exemplo muito particular em que a carga trmica da actividade em causa muito baixa (cubas de armazenamento e equipamento de processo basicamente em ao inoxidvel) mas a presena destes painis foi suficiente para dar origem a um incndio generalizado com danos extensos a nvel da estrutura e do prprio contedo atravs da aco do calor e fumos libertados. Julga-se que a causa deste incndio ter sido uma falha na instalao elctrica.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


11/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

6.

CONSIDERAES GERAIS Alguns materiais de isolamento apresentam melhor comportamento ao fogo que outros. Em geral, o poliuretano e o poliestireno expandido apresentam um mau comportamento, quer em termos de resistncia ignio quer em termos de contribuio para a carga trmica. Em termos gerais todos os materiais de natureza combustvel representam um risco de incndio significativo, sendo que as principais diferenas entre eles residem na sua resistncia ao incio da ignio, no modo como ocorre a propagao do incndio e no tipo de gases e fumos txicos que libertam durante a combusto. Os mtodos de combate e extino do fogo tambm podem depender do tipo de material em causa, mas improvvel que perante um edifcio contendo painis de isolamento com poliuretano em chamas a corporao de bombeiros entre no local, preferindo atacar o incndio por fora e tentar proteger estruturas vizinhas dos efeitos do calor. Por este motivo, deve sempre optar-se por materiais de isolamento de natureza no combustvel. Em termos de risco de incndio, a utilizao de painis de isolamento para revestimento exterior de parede de edifcios deve ser distinguida dos painis utilizados na construo de parede e divisrias (por exemplo em cmaras de frio). Os painis de revestimento externo geralmente apresentam maior estabilidade devido a um suporte mais slido mas o comportamento ao fogo depende do tipo de material em causa e da estabilidade da estrutura do edifcio. Um edifcio com painis de revestimento com materiais de natureza combustvel tem tendncia para colapsar mais rapidamente relativamente a outro edifcio semelhante com isolamento no combustvel. Os painis de isolamento com materiais de natureza combustvel no devem ser utilizados em edifcios com carga trmica elevada ou que possa dar origem a incndios de mdias e elevadas propores excepto quando existem sistemas de proteco adequados, nomeadamente para extino automtica de incndio (por exemplo sprinklers). O comportamento ao fogo dos painis sanduche depende de uma srie de factores: tipo de construo, tipo de juntas e encaixe entre os painis, altura dos painis, sistemas de suporte, estrutura do edifcio, etc. Numa primeira anlise, na falta de informao mais detalhada sobre as caractersticas dos edifcios e da sua ocupao, deve optar-se sempre por materiais no combustveis. A utilizao de painis de isolamento no interior dos edifcios requer especial ateno. Estes painis, em caso de incndio iro contribuir para a carga trmica existente, associada ao contedo do edifcio, propiciando o aumento do nvel de propagao do incndio. Em qualquer caso os painis de isolamento devem encontrar-se em excelentes condies de conservao e integridade. Os painis que apresentam aberturas e pores de isolamento exposto ao exterior representam um risco agravado.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


12/13

Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Direco Negcio Empresas Consultores de Risco

7.

RECOMENDAES

A melhor recomendao no mbito da segurana contra incndio relativamente aos painis sanduche ser certamente a de evitar a utilizao de materiais de natureza combustvel, como o poliuretano. No caso da inevitvel utilizao do poliuretano e outras espumas, prefervel optar por placas de alta densidade ou rgidas, que apresentam melhor comportamento ao fogo. Em todo o caso, deve ser escolhido um tipo de poliuretano de classe de resistncia do fogo de pelo menos M1 (o poliuretano M2, M3 e M4 apresentam pobre resistncia do fogo e consequentemente um srio potencial de incndio). Sempre que no for possvel evitar os materiais de natureza combustvel ou a substituio de painis existente por outros, de carcter no combustvel, ento h que tomar uma srie de precaues para garantir a integridade dos elementos de isolamento, de modo a no expor o respectivo isolamento a possveis fontes de ignio: Painis de Poliestireno e Poliuretano: deve ser evitada a sua aplicao. Sempre que tal no for possvel (por exemplo em instalaes de frio e mquinas chillers) h que tomar as devidas precaues relativamente a uma correcta instalao e manuteno das instalaes. O tipo de painel deve ser escolhido de acordo com o risco inerente utilizao do edifcio em causa. No devem ser utilizados painis com isolamento combustvel em locais caracterizados por um risco de incndio. A estrutura principal do edifcio deve ser protegida no sentido de prevenir o colapso precoce do edifcio. Os painis no devem em caso algum ser utilizados como estruturas de suporte de mquinas e equipamento. Deve ser dada especial ateno aos locais onde os painis so atravessados por cabos, condutas e outras estruturas que interrompem a integridade dos painis, podendo deixar o seu isolamento interno exposto a possveis fontes de ignio de um incndio. Deve ser providenciada proteco especial nesses locais de modo a no permitir o contacto de tubagem quente, por exemplo, com o isolamento dos painis. Quaisquer pores de isolamento exposto, incluindo arestas e topos de painis, devem ser cobertas e seladas com material com caracterstica de resistncia ao fogo. As zonas de juno de painis adjacentes devem ser mantidas em boas condies. Em zonas onde no possvel anular o risco de incndio inerente actividade, e em presena de painis de isolamento, deve ser instalado um sistema automtico de extino de incndio, em todo o edifcio ou nessas zonas particulares. Devem ser considerados sistemas de proteco especficos, tais como sprinklers automticos ou sistemas de water mist para evitar a rotura dos painis e limitar os danos decorrentes de um incndio. Deve ser utilizado um sistema de Autorizao de Trabalhos especial, sempre que for necessrio proceder a trabalhos de reparao, manuteno e substituio de painis de isolamento. Este sistema de Autorizao de Trabalhos deve ter em particular ateno os trabalhos com utilizao de pontas quentes (como o corte e soldadura), e outros que possam providenciar fontes de ignio para um possvel incndio.

Ficha de Preveno 2/2003 Os Painis Sanduche e o Risco de Incndio


13/13

Potrebbero piacerti anche