Sei sulla pagina 1di 10

Escola Estadual Frei Egdio Parisi

DADASMO Arthur Alves Dieli Queiroz Jennifer Alves Joo Paulo Alves Kathllen Duarte Leandro Lima Lucas Soares

Uberlndia 2013

Arthur Alves Dieli Queiroz Jennifer Alves Joo Paulo Alves Kathllen Duarte Leandro Lima Lucas Soares

DADASMO

Trabalho apresentado para avaliao do rendimento escolar na disciplina de Portugus, da Escola Estadual Frei Egdio Parisi, ministrada pela prof. Andreia.

Uberlndia 2013

NDICE Introduo............................................................................................................7 O dadasmo...........................................................................................................9 O movimento.........................................................................................................9 Caractersticas do movimento dadasta........................;.......................................11 Modelo dadasta...................................................................................................11 Principais Artistas Dadastas................................................................................13 Pintura no Dadasmo ............................................................................................15 Escultura no Dadasmo .........................................................................................15 Fotografia e Cinema Dadasta ..............................................................................15 Influncia do dadasmo.........................................................................................15 Concluso..............................................................................................................17 Refrencia Bibliografica ......................................................................................19

INTRODUO

O dadasmo, tambm conhecido pelo termo dad, foi um movimento artstico originado em 1916, em plena Primeira Guerra Mundial, na Sua. Segundo Tristan Tzara, o lder dadasta, a palavra dad no significa nada, tendo sido encontrada casualmente por ele em um livro. O movimento inaugurou um novo conceito de arte, rompendo com o tradicional.

O dadasmo

O movimento Dad (Dada) ou Dadasmo foi um movimento artstico da chamada vanguarda artstica moderna, iniciada em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabar. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plsticos, dois deles desertores do servio militar alemo, liderados por Tristan Tzara,Hugo Ball e Hans Arp. Embora a palavra dada em francs signifique cavalo de madeira, sua utilizao marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um beb). Para reforar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma pgina de um dicionrio e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o carter anti-racional do movimento, claramente contrrio Primeira Guerra Mundial e aos padres da arte estabelecida na poca. Em poucos anos o movimento alcanou, alm de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colnia, Hancver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram incio posteriormente ao surrealismo e seus parmetros influenciam a arte at hoje.

O movimento

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Sua manteve-se neutra, e para l foram artistas e intelectuais de todos os pontos da Europa. Alguns desses fugindo da guerra se abrigam em Zurique e renem-se no Cabaret Voltaire, ponto de encontro e espao cultural onde em 1916 inaugura oficialmente o dadasmo. Criado a partir do clima de instabilidade, medo e revolta, provocado pela guerra, o movimento dad pretendia ser uma resposta ntida decadncia da civilizao representada pelo conflito. Da provm a irreverncia, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos e das manifestaes dadastas. Os dads entendiam que, com a Europa banhada em sangue, o cultivo da arte no passava de hipocrisia e presuno. Por isso, adotaram a postura de ridiculariz-la, agredila, destru-la. Apesar de sua curta durabilidade - no perodo entre guerras, praticamente havia sido esquecido - e das crticas realizadas ao movimento, fundamentalmente baseadas em sua ausncia de vocao construtiva, teve grande importncia para a arte do Sculo 20. Fez parte de um processo, observado nesse sculo, de libertao da arte de valores preestabelecidos e busca de experincias e formas expressivas mais apropriadas expresso do homem moderno e de sua vida. Ainda que 1922 aparea como o ano do fim do dadasmo, fortes reflexos do movimento podem ser notadas em perspectivas artsticas posteriores. Na Frana, muitos de seus protagonistas integram o surrealismo subsequente. Nos Estados Unidos, na dcada de 1950, artistas como Robert Rauschenberg, Jasper Johns e Louise Nevelson retomam certas orientaes do movimento no chamado neodada.

Caractersticas do movimento dadasta Oposio a qualquer tipo de equilbrio, combinao de pessimismo irnico e ingenuidade radical, ceticismo absoluto e improvisao. Enfatizou o ilgico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratgia era mesmo denunciar e escandalizar. A princpio, o movimento no envolveu uma esttica especfica, mas talvez as formas principais da expresso dad tenham sido o poema aleatrio e o ready made. Sua tendncia extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inmeros outros movimentos artsticos dosculo XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato. A sua proposta que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negao total da cultura, o Dadasmo defende o absurdo, a incoerncia, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilizao que no conseguiria evitar a guerra. Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expresso criada em 1913 pelo artista francs Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opo do artista. O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.

Modelo dadasta "Eu redijo um manifesto e no quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princpios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que possvel fazer as aes opostas simultaneamente, numa nica fresca respirao; sou contra a ao pela contnua contradio, pela afirmao tambm, eu no sou nem para nem contra e no explico por que odeio o bom-senso." Tristan Tzara Como voc pode notar pelo trecho acima, o impacto causado pelo Dadasmo justifica-se plenamente pela atmosfera de confuso e desafio lgica por ele desencadeado. Tzara opta por expressar de modo inconfundvel suas opinies acerca da arte oficial, e tambm das prprias vanguardas("sou por princpio contra o manifestos, como sou tambm contra princpios"). Dada vem para abolir de vez a lgica, a organizao, a postura racional, trazendo para arte um carter de espontanesmo e gratuidade total. A falta de sentido, alis presente no nome escolhido para a vanguarda. Segundo o prprio Tzara: "Dada no significa nada: Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda da vaca santa: Dada. O cubo a me em certa regio da Itlia: Dada. Um cavalo de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmao em russo e em romeno: Dada. Sbios jornalistas viram nela uma arte para os bebs, outros jesus chamando criancinhas do dia, o retorno a primitivismo seco e barulhento, barulhento e montono. No se constri a sensibilidade sobre uma palavra; toda a construo converge para a perfeio que aborrece, a ideia estagnante de um pntano dourado, relativo ao produto humano." Tristan Tzara O principal problema de todas as manifestaes artsticas estava, segundo os dadastas, em almejar algo que era impossvel: explicar o ser humano. Na esteira de todas as outras afirmaes retumbantes, Tzara decreta: "A obra de arte no deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza est morta". No seu esforo para expressar a negao de todos os valores estticos e artsticos correntes, os dadastas usaram, com frequncia, mtodos deliberadamente incompreensveis. Nas pinturas e esculturas, por exemplo, tinham por hbito aproveitar pedaos de materiais encontrados pelas ruas ou objetos que haviam sido jogados fora. Foi na literatura, porm que a ilogicidade e o espontanesmo alcanaram sua expresso mxima. No ltimo manifesto que divulgou, Tzara disse que o grande segredo da poesia que "o pensamento se faz na boca".

Como uma afirmao desse tipo evidentemente incompreensvel, ele procurou orientar melhor os seus seguidores dando uma receita para fazer um poema dadasta: Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com ateno algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedao um aps o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas so tiradas do saco. O poema se parecer com voc. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do pblico. Embora muitas das propostas dadastas paream infantis aos nossos olhos modernos, precisamos levar em considerao o momento em que surgiram. No difcil aceitar que, para uma Europa catica e em guerra, insistir na falta de lgica e na gratuidade dos acontecimentos deixa de ser um absurdo e passa a funcionar como um interessante espelho crtico de uma realidade incmoda.

Principais Artistas Dadastas Tristan Tzara Marcel Duchamp Hans Arp Julius Evola Francis Picabia Max Ernst Man Ray Raoul Hausmann Guillaume Apollinaire Hugo Ball Johannes Baader Arthur Cravan Jean Crotti George Grosz Richard Huelsenbeck Marcel Janco Clement Pansaers Hans Richter Sophie Tuber

Um dos artistas marcantes desse movimento o Marcel Duchamp, que em toda sua vida como artista realizou coisas como: Fez vrias experimentaes artsticas. Criou o ready-made, rompendo com o cartesianismo e introduzindo objetos da vida cotidiana no campo das artes plsticas.

Embora seja considerado um artista dadasta, trabalhou com vrios conceitos artsticos do impressionismo, cubismo e expressionismo. Introduziu aspectos intelectuais em suas obras de arte. Uma de suas obras mais famosas seria a Fonte. Ela que melhor representa o estilo Ready Made.

Pintura no Dadasmo O dadasta apresentava uma forma de pintura que despertou grandes mistrios na histria da arte do sculo XX. Direcionados por uma anarquia instintiva e um forte nihilismo, no hesitaram em anular as formas, tcnicas e temas da pintura, tal como tinham sido entendidos at aquele momento. Suas artes representavam uma caracterstica mais potica do que mecnica, cuja funo era totalmente desconhecida. Para intricar ainda mais sua anlise, os ttulos escolhidos no obtinham qualquer relao com o objeto central do quadro. Atravs dessas contradies, os pintores expressavam sua repulsa em relao sociedade, que com a mecanizao estava causando a destruio do mundo.

Escultura no Dadasmo A escultura dadasta nasceu sob a influncia de um forte esprito iconoclasta. Uma vez suprimidos todos os valores estticos adquiridos e conservados at o momento pelas academias, os dadastas se dedicaram por completo experimentao, improvisao e desordem. Um marco dos escndalos na cultura dadasta foi o urinol que o artista francs ousou a apresentar no Salo dos Independentes, concorrendo com as obras de outros escultores. Seu objetivo foi demonstrar at que ponto o mtodo particular do artista podia transformar qualquer objeto em obra de arte. Como tambm na pintura, os antimecanismos como mquinas construdas com os elementos mais extravagante eram expostos com o objetivo de desconcertar e provocar o pblico. Os crticos no foram muito tolerantes com essas obras, que no conseguiam compreender nem classificar.

Fotografia e Cinema Dadasta Os dadastas foram os primogenitos a reunir o cinema e a fotografia sua expresso plstica. Executaram isso de uma maneira totalmente experimental e guiado por uma espontaneidade inata, que resultou em um cinema completamente abstrato e absurdo. Podemos citar como exemplos o diretor Hans Richter e a fotografia experimental de Man Ray e seus seguidores ao inventar a tcnica do raiograma, que consistia em tirar a fotografia sem a cmara fotogrfica, ou seja, colocando o objeto perto de um filme altamente sensvel e diante de uma fonte de luz. Apesar de seu carter totalmente experimental, as obras assim concebidas conseguiram manter-se no topo da modernidade perodo suficiente para passar a fazer parte dos anais da histria da fotografia e do cinema artsticos. Influncia do dadasmo O dadasmo forneceu grande inspirao para movimentos posteriores, como o Surrealismo, derivado dele, aArte Conceitual, o Expressionismo Abstrato e a Pop Art americana.

CONCLUSO Atualmente, as artes dadastas no impressionariam tanto como na poca de sua criao, pois no tempo em que vivemos estamos acostumados com praticamente tudo, passamos por diversas guerras e conflitos, nos deparamos diariamente com opinies distintas, modos de vida distintos, sendo assim, seria difcil uma obra de arte causar tanto impacto como ocorreu no inicio do sculo passado. Mas apesar disso, podemos afirmar que o movimento dadasta foi um ponto de partida para se criar um novo conceito de arte.

Referncias bibliogrficas

http://www.pitoresco.com.br/art_data/dadaismo/index.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo http://www.suapesquisa.com/biografias/marcel_duchamp.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fontaine_Duchamp.jpg

Potrebbero piacerti anche