Sei sulla pagina 1di 6

A AULA: O ATO PEDAGGICO EM SI

Departamento de Didtica, Faculdade de Cincias e Letras UNESP Araraquara

Robson Alves dos Santos Edson do Carmo Inforsato

Sonhamos com uma escola que, sendo sria, jamais vire sisuda. A seriedade no precisa de ser pesada. Quanto mais leve a seriedade, mais eficaz e convincente ela. Sonhamos com uma escola que, porque sria, se dedique ao ensino de forma competente, mas, dedicada, sria e competentemente ao ensino, seja uma escola geradora de alegria. O que h de srio, at de penoso, de trabalhoso, nos processos de ensinar e aprender, de conhecer, no transforma este quefazer em algo triste. Pelo contrrio, a alegria de ensinar e aprender deve acompanhar professores e alunos em suas buscas constantes. Precisamos remover os obstculos que dificultam que a alegria tome conta de ns e no aceitar que ensinar e aprender so prticas necessariamente enfadonhas e tristes.

Paulo Freire
Para pensarmos em uma melhoria da qualidade de ensino em nosso pas, antes de discursos tericos que, simplesmente, afugentam a prtica e no constituem um caminho para a prxis, faz-se urgente repensar a estrutura da aula, ato pedaggico e momento de desenvolvimento de aprendizagem. Buscar entender a aula , acima de tudo, refletir sobre os espaos onde ela acontece. Na educao atual, salvas pequenas excees, as aulas acontecem nas salas de aula, espaos limitados e limitadores, hermticos, fechados em um cmodo que foi construdo ou adaptado para este fim. Primeiro engano! Se levarmos em conta que sala de aula pode ser chamada de espao de aprendizagem, precisamos repensar sua estrutura fsica tambm. Sala de aula como espao de aprendizagem ser todo o espao fsico onde ocorre a aprendizagem.

80

Ao acompanhar a me ao mercado, visualizando marcas, produtos, dinheiro, a criana passa por um aprendizado fora do espao formal da sala de aula. Quando recebe os valores bsicos da educao est aprendendo, desenvolvendo-se enquanto cidado e ser aprendente. Da mesma forma, na escola, durante o intervalo, ao receber orientaes, est aprendendo acerca de convivncia, de higiene pessoal, entre outras possibilidades. Diante desses pequenos exemplos, reforamos que o ato de aprender no se d apenas nas chamadas salas de aula, mas em todo espao de convivncia onde haja estmulo e solicitao para que a criana assimile uma informao nova, um fato ou mesmo um conceito. Se por um lado, chamamos a ateno para a aprendizagem informal, desenvolvida em diversos espaos e situaes, por outro, abordamos a funcionalidade da aula planejada para os espaos formais e dentro dos postulados pedaggicos esperados em uma escola. Nossa abordagem no se refere aula como um aglomerado de situaes, tcnicas, estratgias e recursos que apenas por eles se estabelecem como elementos suficientes que desenvolvem a real aprendizagem. Essa concepo representa uma mera maquiagem para um ato que deve ir muito alm para se constituir plenamente. Um dos autores brasileiros bastante referenciado, ao definir aula, o faz da seguinte maneira: [...] devemos entender a aula como o conjunto dos meios e condies pelos quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em funo da atividade prpria do aluno no processo da aprendizagem escolar, ou seja, a assimilao consciente e ativa dos contedos. Em outras palavras, o processo de ensino, atravs das aulas, possibilita o encontro entre os alunos e a matria de ensino, preparada didaticamente no plano de ensino e nos planos de aula. (LIBNEO, 1994, p. 45). A definio apresentada se ocupa de objetivos instrucionais, valoriza a ao do aluno e aponta a assimilao consciente por parte dele, mas no se refere aos aspectos afetivos e scio-culturais presentes no universo da aula. Ao aceitarmos a aula como um conjunto de meios e condies, no podemos deixar de levar em conta que tais condies incluem aquelas ligadas aos aspectos scio-afetivos dos alunos e professores para que a aula acontea de forma a atingir seu propsito. Se entendermos que aprender construir, no podemos deixar de considerar os mltiplos aspectos desta construo, pois, se assim o fizermos, estaremos excluindo os aspectos do ser e supervalorizando os aspectos do currculo escolar para este ou aquele ano, segmento ou estgio da diviso estabelecida pelo sistema educacional.

81

Na concepo de uma aula mais humana, que entenda e respeite as habilidades e limitaes dos alunos, entendemos que a aprendizagem contribui para o desenvolvimento integral do ser e no pode se reduzir a cpias ou reprodues de uma realidade, na qual a escola se encontra inserida. A aula, a nosso ver, o centro do processo pedaggico, momento organizado para a ocorrncia da aprendizagem do aluno por meio das atividades de ensino. Se se trata de organizar os espaos e os tempos, a aula, como ato pedaggico, precisa ser planejada e pensada para a ocorrncia do processo ensino-aprendizagem, de forma a desenvolver nos alunos as condies para que continuem a aprender mesmo fora do ambiente escolar, com autonomia e reflexo, como seres aprendentes que adquirem certas habilidades de organizao do pensamento e da ao, as quais os preparam para continuar aprendendo sempre. O investimento na aula deve ser maior do que em outros elementos da escola como um todo, pois de nada adianta investir em outros aspectos se o cerne de todo o processo no for repensado de forma coerente e com espaos para as discusses que conduzam a novas prticas pedaggicas que realmente atinjam os alunos. Alunos tendo a oportunidade efetiva de aprender, uma vez tendo as mediaes humanas apropriadas e os recursos necessrios, o aferidor principal da qualidade da educao. Portanto, no possvel desenvolver uma educao de qualidade se a aula no for pensada e planejada com a mesma qualidade que se espera atingir. Esse planejamento, repetimos, no se limita a encher a sala de aula de aparatos, lousas digitais e outras tecnologias avanadas. Antes de mais nada, a aula deve ser planejada de forma a produzir aprendizagem significativa nos alunos. Toda a educao, para ser eficaz, precisa ter sentido para o aluno, particularmente a educao formal. Esse sentido est vinculado com a sensao de bem-estar, pois se assim for, o aluno colocar-se- em prontides de sempre querer saber mais, ir alm do que lhe transmitido de maneira direta, que, alis, o propsito de toda boa educao. Portanto, o fazer pedaggico no pode ser dissociado da provocao do prazer, do qual o corpo aprendente dele precisa para que o aprendizado ocorra. Aprender, conforme nos ensinam as abordagens contemporneas, uma ao em que o corpo do sujeito registra o seu contedo e o crebro, concomitantemente, mantm esse registro se o corpo respondeu bem mensagem colocada sua disposio. Conduzir alunos ao prazer durante as aulas propiciar condies de aprendizagem que se integraro em seus corpos, atingindo seus centros de interesse e potencializando-os assimilao de novos conhecimentos. Assim, prazer e aprender se combinam na consolidao de aprendizagens efetivas.

82

Por outro lado, dissociar aprender de prazer reduzir o ato pedaggico consecuo de meros objetivos instrucionais, deixando de lado todas as demais dimenses presentes nas relaes de ensino-aprendizagem. impedir que a vida penetre no ambiente escolar, tornando-o estril, imprprio para relaes de vivncia e de aprendizagem. Uma aula de mera transmisso unilateral de contedos algo sem vitalidade, vazio de significados que desestimula a reflexo dos alunos e mesmo dos professores, os quais se acomodam em situaes que lhes parecem cotidianas, utilizando-se de prticas ultrapassadas, sem avaliar a eficcia delas para os tempos atuais. Se queremos ensinar algo a algum, a preparao da nossa aula tem de levar em conta essa dupla de componentes, algo a ensinar e algum a ser ensinado, sendo que este ltimo o protagonista do processo. A relao ensino-aprendizagem gera vnculos pessoais e de conhecimentos, e a partir dessas relaes pode-se potencializar no aluno uma nsia por sua autonomia, para que haja continuidade nos dilogos com os mltiplos processos de ensino-aprendizagem que ele dever ter ao longo de sua vida, no apenas nos ambientes escolares. Nesse sentido, vale reforar o que nos afirmou Paulo Freire (1998, p. 52): Saber que ensinar no transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo. Para isso, preciso que, no ato de se pensar o ensino, se leve em conta as mltiplas dimenses nele existentes; alm das dimenses ontolgica, epistemolgica, poltica, tica, pedaggica h testemunhos e vivncias, posto que o ensino se d nas relaes humanas. Diante disso, planejar a aula muito mais do que o mero preenchimento de formulrios de planos de ensino, seguir aspectos burocrticos para atender s demandas dos coordenadores e diretores. Planejar significa levar em conta a vida na sala de aula e preparar situaes que permitam que a vida se faa no ambiente escolar, facilitando assim o aprender dos alunos e a retomada de estratgias e metodologias com vistas ao progresso das relaes travadas no ambiente escolar, tanto as cognitivas, quanto as emocionais que, muitas vezes, so deixadas de lado, relegadas ao esquecimento por no estarem ligadas aos aspectos quantitativos valorizados pela escola. A aula, no resta dvida, perpetua o papel do professor de organizador de situaes de aprendizagem e da sua necessidade de estudar, e preparar tais situaes. Alis, falar da necessidade de uma aula que leve em conta as dimenses humanas no descarta ou diminui a figura e o papel do professor. Uma aula que leve em conta os aspectos humanos do ser reaproxima o professor de sua dimenso humana de sonhos, frustraes, dificuldades e mltiplas habilidades, dando-lhe condies de tambm atuar como ser entre seres, na condio de

83

condutor e de aprendiz, vivendo as relaes travadas nas salas de aula, em mltiplos espaos de aprendizagem e no apenas naquelas de formato retangular, com lousa, cartazes etc. Os alunos aprendem quando menos esperamos, nos seus tempos, nos seus momentos e desejos, mas isso raramente acontece sem as aes do professor, sem a sua interferncia humana atenta. Diante disso, o professor se empolga. Ver o aluno aprender, beber da aula, despertar para novas descobertas e habilidades, tem o papel de inebriar aquele que pensa e repensa nas mltiplas situaes e momentos de aprendizagem, conduzindo seus alunos ao crescimento no apenas cognitivo, mas, principalmente, humano. Contudo, para que a aula seja um conjunto de espao e tempo propcio aprendizagem do aluno, necessria a preparao dos docentes, quer nos aspectos dos contedos de determinada disciplina, quer na didtica exigida para a transmisso de tais contedos. Um e outro exigem do docente uma viso aberta do que seja ensinar, pois o conhecimento que se deve transmitir algo que se organizou no tempo para que os seres humanos nele instrudos tivessem uma viso mais ampla do mundo, mas ele no inerte e nem est estabelecido como verdade permanente; j a didtica, mais do que conjunto de tcnicas e mtodos para se transmitir, deve ser tomada em sua finalidade de se construir aes suficientes que conduzam ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos. Portanto, aula, muito alm dos processos burocrticos que tentam traduzi-la nos planos de ensino, constituem aes organizadas, prticas, que conduzem o aluno ao aprender contnuo em um processo reflexivo de constante reconstruo de conhecimentos prvios, de mudana de atitudes frente ao saber organizado que a escola lhe propicia.

Saiba Mais

Saiba Mais

Referncias
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 8. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1998. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. 6. reimpr. So Paulo: Cortez, 1994.

Saiba Mais

Saiba Mais

Bibliogr afia
CORDEIRO, Jaime. Didtica. So Paulo: Contexto, 2007. FREIRE, Paulo. A educao na cidade. So Paulo: Cortez, 1999. MASETTO, Marcos. Didtica: a aula como centro. 4. ed. So Paulo: FTD, 1997.

84

MORAIS, Regis de (Org.). Sala de aula: que espao esse? 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991. RANGEL, Mary. Mtodos de ensino para a aprendizagem e a dinamizao das aulas. Campinas, SP: Papirus, 2005. ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e mudana. 4. ed. So Paulo: Cortez, 1996 (Questes da nossa poca, v. 29). SCARPATO, Marta (org.). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. So Paulo: Avercamp, 2004. (Didtica na prtica).

Como citar este texto:


ROBSON, A. S.; INFORSATO, E. C. Aula: o ato pedaggico em si. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formao: formao de professores didtica geral. So Paulo: Cultura Acadmica, 2011, p. 80-85, v. 9.

85

Potrebbero piacerti anche