Sei sulla pagina 1di 4

28/02/13

Interceptaes telefnicas - Artigo jurdico - DireitoNet

DN

DireitoNet

Artigos

Interceptaes telefnicas
Apesar da proteo inviolabilidade das comunicaes telefnicas, a interceptao pode ser realizada se observados os parmetros delimitados em lei.

Por Antonia Katiuscia Nogueira Lima A interceptao telefnica a gravao, a captao de conversa telefnica e ocorre quando, em momento algum, nenhum dos interlocutores tem cincia da invaso de privacidade, torna-se importante frisar este conceito para que no venhamos confundir interceptao telefnica com gravao clandestina da conversa telefnica, pois nesta ltima, um dos interlocutores sabe que a gravao se realiza. Enquanto a interceptao telefnica amparada pelo direito, se obedecidos os parmetros delimitados em lei, sendo, portanto, um meio de prova lcito, a gravao clandestina da conversa telefnica ilcita e inadmissvel como prova no processo. A Constituio Federal consagra, no inciso XII, do art. 5, a inviolabilidade da correspondncia e das comunicaes telegrficas de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Entende-se que quando o texto acima transcrito ressalta no ltimo caso, este quer dizer neste ltimo caso e faz referncia inviolabilidade das comunicaes telefnicas, que o objeto primordial deste assunto. Apesar da regulamentao feita pela Carta Magna, notamos que nenhuma liberdade totalmente absoluta e existe indubitavelmente a possibilidade de violao das comunicaes telefnicas, desde que, forem respeitados os requisitos legais. A Lei n 9.296, de 24 de julho de 1996, veio para regulamentar o inciso XII, parte final do art.5, supramencionado; tal lei determina a forma de se realizar a interceptao. O art. 1, pargrafo nico, da referida lei, declara que o seu disposto aplica-se interceptao do fluxo de comunicaes em sistemas de informtica e telemtica.
www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2308/Interceptacoes-telefonicas 1/4

28/02/13

Interceptaes telefnicas - Artigo jurdico - DireitoNet

Importante revelar que para haver a possibilidade da interceptao telefnica, trs requisitos necessariamente devem apresentar-se: Ordem judicial; Nas hipteses e na forma que a lei estabelecer; Para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Deve-se ressaltar que somente por ordem do juiz competente da rea criminal, ocorrer a realizao da ao principal da interceptao e sob segredo de justia. O segredo faz-se necessrio, pois, evita que o assunto possa chegar ao conhecimento de pessoas interessadas, conseqentemente, frustrando o objetivo da atividade pretendida, ou seja, a necessria apurao da infrao penal. Por isso, se tal sigilo for quebrado, provavelmente no se conseguiro resultados positivos para a prova do crime. A Lei n 9.296 de 24 de julho de 1996 delimita que no ser admitida a interceptao se no houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal, assim como, quando a prova puder ser feita por outros meios disponveis (mostrando-se uma medida de exceo) e se o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno. Entendemos toda uma burocracia para a realizao da interceptao telefnica, mas tais requisitos fazem-se necessrios e substanciais, afinal, haver uma violao constitucional. Em relao infrao penal prevista, devido ao fato de que se no houvesse uma penalidade sbria como a deteno, qualquer notcia ou fato corriqueiro seria motivo de solicitao da interceptao de telefonemas. Vale salientar que se a escuta telefnica trouxe provas elementares de outros crimes, apenados seja com deteno, seja com recluso, merecem e devem ser levados em considerao. Os legitimados para propor a ao da interceptao telefnica, so respectivamente, autoridade policial, na investigao criminal e o representante do Ministrio Pblico (a quem cabe o nus da prova), na investigao criminal ou processual penal. Com relao ao pedido da ao, deve-se indicar a necessidade de provar a infrao penal e explicar os meios a serem empregados, utilizados. Assim como se pede que seja oficiada Companhia Telefnica para que esta grave as conversas no terminal telefnico mencionado no pedido, ressaltando que seja mantido o segredo de justia. H a necessidade consagrada da presena do fumus boni iuris, ou seja, da fumaa do bom direito, imprescindvel em medidas de carter cautelar, j que a interceptao uma medida de carter cautelar. Alexandre de Moraes observa que Feito o pedido de interceptao de comunicao telefnica, que conter a demonstrao de que sua realizao necessria apurao de infrao penal e a indicao dos meios a serem empregados, o juiz ter o prazo mximo de 24 horas para decidir, indicando tambm a forma de execuo da diligncia, que no poder exceder o prazo de 15 dias, renovvel por igual tempo uma vez comprovada a indispensabilidade do meio de prova. Haver autuao em autos
www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2308/Interceptacoes-telefonicas 2/4

28/02/13

Interceptaes telefnicas - Artigo jurdico - DireitoNet

apartados, preservando-se o sigilo das diligncias, gravaes e transcries respectivas. (1) Observados todos os parmetros citados em lei, a interceptao pode ser realizada. No entanto, se esta for feita havendo quebra de segredo de justia, autorizao que no seja judicial ou demais objetivos no autorizados na forma de lei, haver crime e a pena de recluso, de dois a quatro anos e multa. A aplicao da interceptao de telefonemas, em sntese, busca provar que algum culpado por praticar infrao penal e que no h outros meios necessrios para realizar tal comprovao e visa no violar o texto constitucional, mas sim proteger os valores fundamentais para a manuteno da vida social, combatendo o crime e reparando algo valorado negativamente. Acredito de forma segura que a interceptao telefnica deve ser realizada sempre quando houver o objetivo de provar que alguma infrao penal realmente existe. Deparamos-nos constantemente com casos polmicos relacionados s interceptaes, verdadeiros escndalos, envolvendo principalmente pessoas que exercem cargos e funes pblicas, deveriam estes trabalhar para atender os anseios sociais, j que vivemos numa DEMOcracia, onde o poder do povo. Mas o que vemos mera utopia, o povo simples sdito. Com as interceptaes, inmeros fatos, verdadeiras obscuridades e mistrios que estavam em oculto foram revelados, desvendados e solucionados por meio da utilizao das interceptaes de telefonemas. Portanto, s resta-me crer que este mecanismo judicial substancialmente importante para esclarecer investigaes e resolver os crimes que envolvem, entristecem e decepcionam toda a sociedade brasileira que vive mergulhada h 505 anos em um verdadeiro mar de putrefao. Notas: MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 17 ed. So Paulo: Atlas, 2005, pgina 55; Bibliografia: FILHO, Antonio Magalhes Gomes. A violao do princpio da proporcionalidade pela Lei n 9.296/96. Boletim IBCCRIM, So Paulo, no 45, ago.1996; PARIZZATO, Joo Roberto. Comentrios Lei n 9.296, de 24-07-96 Interceptao das Comunicaes Telefnicas. So Paulo: Editora de Direito, 1996; QUEZADO, Paulo Napoleo Gonalves e CAVALCANTE, Clarisier Azevedo. Das Interceptaes Telefnicas para fins de instruo criminal -Comentrios Lei n 9.296, de 24.07.96; MARZOCHI, Marcelo de Luca. Aspectos polmicos da interceptao telefnica. Revista de direito administrativo. Ano 2004, n. 237, ms JUL/SET, pginas 1543;
www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2308/Interceptacoes-telefonicas 3/4

28/02/13

Interceptaes telefnicas - Artigo jurdico - DireitoNet

CAMBI, Eduardo. Interceptao telefnica -breves consideraes sobre a lei n 9.296/1996. Revista do processo. Ano 2004, v.29, n. 118, ms NOV/DEZ, pginas 143-148; LESSA, Sebastio Jos. A Constituio Federal e a interceptao telefnica. Frum Administrativo: Direito Pblico. Ano 2003, v.3, n.26, ms ABR., pginas 2128- 2135.

www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2308/Interceptacoes-telefonicas

4/4

Potrebbero piacerti anche