Sei sulla pagina 1di 6

RESENHA CRTICA: VIGIAR E PUNIR.

Historia da violncia nas prises de Michel Foucault

A obra foi publicada no ano de 1975, tornando logo no incio, marcante ao abordar o processo de evoluo histrica do direito penal e do direito de punir estatal com seus meios coercitivos e punitivos adotados na represso dos atos delituosos, desde as sanes que se utilizavam da violncia extrema at os modelos modernos de punio. A obra dividida em quatro partes; o suplcio, a punio, a disciplina e a priso. No captulo I o autor j estabelece algumas regras que seu estudo ir seguir, como analisar a punio como uma funo social complexa, adotar em relao aos castigos a perspectiva da ttica politica, tentar estudar a metamorfose dos mtodos punitivos a partir de uma tecnologia politica do corpo onde se poderia ler uma historia comum das relaes de poder e das relaes de objeto. Michel Foucault comea sua obra relatando um exemplo de sentena comum no ano de 1957, a histria de Damiens que fora condenado: [...] a pedir perdo publicamente diante da porta principal da Igreja de Paris aonde devia ser levado e acompanhado numa carroa, nu, de camisola, carregando uma tocha de cera acesa de duas libras, na dita carroa, na praa de Greve, e sobre um patbulo que a ser erguido, atenazado nos mamilos, braos, coxas e barrigas das pernas, sua mo direita segurando a faca com que cometeu o dito parricdio, queimada com fogo de enxofre, e as partes em que ser atenazado se aplicaro chumbo derretido, leo fervente, piche em fogo, cera, e enxofre derretidos conjuntamente, e a seguir seu corpo ser puxado e desmembrado por quatro cavalos e seus membros consumidos ao fogo, reduzido a cinzas, e suas cinzas lanadas ao vento. Com esta narrao o autor demostrou um exemplo de suplcio, penas impostas com dura punio corporal, que visavam intimidar a sociedade, atravs do espetculo da punio fsica, a no infringir as leis. O corpo e o sofrimento fsico eram verdadeiros elementos constitutivos da pena. Segundo Foucault, podemos considerar o desaparecimento dos suplcios como um objetivo mais ou menos alcanado, no perodo compreendido entre 1830 e 1848. Pode se dizer que esta forma de penalidade de crimes vai dando lugar a outras formas de correo, talvez a sociedade no quisesse mais ver seus carrascos transformados em criminosos, juzes em assassinos e o supliciado em objeto de piedade.

Embora os mecanismos punitivos tenham adotado novo tipo de funcionamento, o processo assim mesmo esta longe de ter chegado ao fim, pois conforme o autor, resqucios da prtica da tortura se fixou por muito tempo ainda, principalmente no sistema penal francs. Com a famosa guilhotina, a mquina das mortes rpidas e discretas, marcou na Frana, a nova tica da morte legal. claro para o autor que ao longo dos sculos veio se obtendo um afrouxamento da severidade penal, sendo um fenmeno bem conhecido dos historiadores do direito. E nas palavras de Michel foi visto, durante muito tempo, de forma geral, como se fosse fenmeno quantitativo: menos sofrimento, mais suavidade, mais respeito e "humanidade". Em que o objeto da pena deixa de ser o corpo e passa a ser a alma do delinquente. No livro Foucault ainda comenta as mudanas definidas pelos grandes cdigos dos sculos XVIII e XIX, introduzindo um novo sistema penal que levou os juzes a tarefas bem diversas dos perodos anteriores, alm de carregar elementos e personagens extrajurdicos, escusando o juiz de ser pura e simplesmente aquele que castiga. No captulo II da primeira parte sobre a ostentao dos suplcios, segundo o autor: uma pena, para ser considerada um suplcio, deve obedecer a trs critrios principais: em primeiro lugar, produzir uma certa quantidade de sofrimento que se possa, se no medir exatamente, ao menos, apreciar, comparar e hierarquizar; [...] o suplcio faz correlacionar o tipo de ferimento fsico, a qualidade, a intensidade, o tempo dos sofrimentos com a gravidade do crime, a pessoa do criminoso, o nvel social de suas vtimas. [...] o suplcio faz parte de um ritual. um elemento na liturgia punitiva, e que obedece a duas exigncias, em relao vtima, ele deve ser marcante: destina-se a [...] tornar infame aquele que a sua vtima. [...] e pelo lado da justia que o impe, o suplcio deve ser ostentoso, deve ser constatado por todos, um pouco como seu triunfo. Deste modo o suplcio passa a ter uma funo jurdica e poltica, ao apresentar como uma demonstrao de poder, no qual as mais variadas torturas fsicas justifica a busca na verdade do crime e na ostentao publica da punio como exemplo de fora por parte de quem pune. Foucault analisa o interrogatrio como suplcio da verdade na medida em que interrogar sem reflexo, por parte do juiz, possa ser um meio bastante perigoso, pois h culpados que tem firmeza suficiente para esconder um crime verdadeiro e outros, inocentes, a quem a fora dos tormentos pode confessar crimes de que no sejam culpados.

Para explicar o emprego do suplcio como penalidade, o autor comenta que no faltam razoes gerais e de algum modo externas, que esclarecem a possibilidade e a longa persistncia das penas fsicas, a fraqueza e o carter bastante isolado dos protestos feitos. Talvez o suplcio se inserisse to fortemente na prtica por ser uma espcie de revelador da verdade e do poder, fazendo com que o crime, no mesmo horror, se manifeste e se anule, no corpo do criminoso. Sendo imprescindvel a participao popular, um suplcio que tivesse sido

conhecido, mas cujo desenrolar houvesse sido secreto, no teria sentido. Procurava-se dar o exemplo no s suscitando a conscincia de que a menor infrao corria srio risco de punio; mas provocando um efeito de terror pelo espetculo do poder e tortura sobre o culpado. Ao final do captulo, contudo, o autor indica criticamente que em no raros momentos da histria, a histrias trgicas dos grandes criminosos tornaram-se objeto de admirao, o que ensejava necessariamente uma alterao na forma da punio. Na segunda parte, Punio, o autor trata de mostrar com a partir do s culo XVIII se d uma virada para uma punio generalizada, na medida em que o suplcio passa a ser considerado um perigo, pois se confronta a fora do rei contra a do povo. A punio com a dor no corpo passa a ser intolervel para o povo, por revelar a tirania, o excesso e o cruel prazer de punir. Neste perodo se observa a forte influncia do pensamento iluminista, procurando um afrouxamento da penalidade para que acontea uma punio eficiente e no uma vingana extrema. De fato isso vai acontecendo devido a certos fatores histricos como a mudana na base econmica, com a estabilizao da burguesia, mais favorvel a um pensamento mais humanista voltado a defesa da sociedade. Essa mudana tambm atingiu as modalidades criminosas, o qual o crime marcado por sangue perde espao para uma criminalidade de fraude. Tudo devido ao desenvolvimento da produo, o aumento das riquezas, uma valorizao jurdica e moral maior das relaes de propriedade, mtodos de vigilncia mais rigorosos, um policiamento mais estreito da populao, tcnicas mais bem ajustadas de descoberta, de captura, de informao: o deslocamento das praticas ilegais e correlato de uma extenso e de um afinamento das praticas punitivas.

Foucault discorre que as presses sobre as ilegalidades populares se tomou na poca da Revoluo, um imperativo essencial, que aparentemente, a nova legislao criminal dada pela reforma penal do sculo XVIII caracterizou por uma: suavizao das penas, uma codificao mais ntida, uma considervel diminuio do arbitrrio, um consenso mais bem estabelecido a respeito do poder de punir. Alm de Diminuir seu custo econmico e politico aumentando sua eficcia e multiplicando seus circuitos, deve se considerar que um sistema penal deve ser concebido como um instrumento para gerir diferencialmente as ilegalidades, no para suprimi-las a todas. No captulo II da segunda parte, mitigao das penas demostra-se como, ao longo do sculo XVIII, h vrias modalidades punitivas e sendo que prevaleceram trs maneiras de organizar o poder de punir: A primeira a que ainda estava funcionando e se apoiava no velho direito monrquico. As outras se referem, ambas, a uma concepo preventiva, utilitria, corretiva de um direito de punir que pertenceria sociedade inteira; [...] Esquematizando muito, poderamos dizer que, no direito monrquico, a punio um cerimonial de soberania; ela utiliza as marcas rituais da vingana que aplica sobre o corpo do condenado; e estende sob os olhos dos expectadores um efeito de terror ainda mais intenso por se descontnuo, irregular e sempre acima de suas prprias leis, a presena fsica do soberano e de seu poder. No projeto dos juristas reformadores, a punio um processo para requalificar os indivduos como sujeitos de direito; utiliza, no marcas, mas sinais, conjuntos codificados de representaes, cuja circulao deve ser realizada o mais rapidamente possvel pela cena do castigo, e aceitao deve ser a mais universal possvel. Enfim no projeto de instituio carcerria que se elabora, a punio uma tcnica de coero dos indivduos; ela utiliza processos de treinamento do corpo no sinais com os traos que deixa, sob a forma de hbitos, no comportamento. A terceira parte da obra de Foucault prope-se ao estudo da disciplina. O autor comea abordando o corpo objeto e alvo de poder e saber, principalmente a busca dos corpos dceis, sendo dcil o corpo que pode ser submetido, utilizado, transformado, aperfeioado em funo do poder. De acordo com o autor, o corpo apontado como sendo sempre alvo de apreciao, domnio clausura, poder, saber, em diversas pocas, desde antiguidade modernidade, pelos poderes e pelo conhecimento, pois o poder em todas as sociedades, segundo Foucault, est fundamentalmente ligado ao corpo, uma vez que sobre ele que se impem as obrigaes s limitaes e as proibies.

No ltimo captulo desta parte, o autor trata do panoptismo, que uma forma de vigilncia total que permite o olhar sobre os menores movimentos e sobre os mnimos detalhes de um caso ou de um condenado. Sendo segundo o autor o efeito mais importante, induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegure o funcionamento automtico do poder. Fazer com que a vigilncia seja permanente em seus efeitos, enfim, que os detentos se encontrem presos numa situao de poder de que eles mesmos so os portadores. Michel Foucault ainda reala que a: "disciplina no pode se identificar com uma instituio nem com um aparelho; ela e um tipo de poder, uma modalidade para exerclo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de tcnicas, de procedimentos, de nveis de aplicao, de alvos; ela uma "fsica" ou uma "anatomia" do poder, uma tecnologia. E pode ficar a cargo seja de instituies "especializadas" (as penitencirias, ou as casas de correo do sculo XIX) seja de instituies que dela se servem como instrumento essencial para um fim determinado (as casas de educao, os hospitais), seja de instncias preexistentes que nela encontram maneira de reforar ou de reorganizar seus mecanismos internos de poder [...], seja de aparelhos que fizeram da disciplina seu principio de funcionamento interior, seja enfim de aparelhos estatais que tem por funo no exclusiva, mas principalmente fazer reinar a disciplina na escala de uma sociedade (a polcia).. Foucault chega quarta parte a tratar da Priso, abordando as prises como instituies completas e austeras, alm de evidenciar o indivduo dentro da instituio carcerria. Logo se deixa claro, nos dizeres do autor, que a priso foi desde o incio uma "deteno legal" encarregada de um suplemento corretivo, ou ainda uma empresa de modificao dos indivduos que a privao de liberdade permite fazer funcionar no sistema legal, ou seja, o encarceramento penal, desde o inicio do sculo XIX, recobriu ao mesmo tempo a privao de liberdade e a transformao tcnica dos indivduos. O autor ao tratar do tema da ilegalidade e da delinquncia, aps vrias anlises e reflexes, chega concluso que o sistema punitivo privativo de liberdade no atende aos anseios de preveno e ressocializao. Conforme percebemos atualmente a priso se tornou um lugar de reproduo de ilegalidade e delinquncia, no qual o corpo policial tem uma contribuio significativa, pois alm de no estar realmente preparado, muitas vezes acaba incentivando ou praticando atos contrrios a lei.

Porm a priso continua sendo o melhor modo eficaz de punio, devido o autor tambm chegar concluso de que sem estas instituies a sociedade no saberia o que fazer com os indivduos criminosos, cujo tratamento seria quase impossvel fora de tais estabelecimentos. Pois como j disse Michel Foucault na obra A certeza de ser punido que deve desviar o homem do crime e no mais o abominvel teatro e indecoroso ser passvel de punio, mas pouco glorioso punir.

Potrebbero piacerti anche