Sei sulla pagina 1di 19

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR RESOLUO N 018/2012, DE 05 DE ABRIL DE 2012.

Aprova, ad referendum do Conselho Superior, o Cdigo de tica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho A PRESIDENTE EM EXERCCIO DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO, no uso de suas atribuies legais de acordo com a Portaria n 1.704 de 30 de maro de 2012; considerando 23249.024832/2011-75, o que consta no Processo n

RESOLVE

Art.1 - Aprovar, ad referendum do Conselho Superior, o Cdigo de tica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho, conforme anexo a esta resoluo. Art. 2 - Esta resoluo entra em vigor na data de sua assinatura.

Valria Maria Carvalho Martins Presidente em Exerccio

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR ANEXO RESOLUO N 018/2012, DE 05 DE ABRIL DE 2012. CDIGO DE TICA DO INSTITUTO FERDERAL DO MARANHO CAPITULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 O Cdigo de tica dos Servidores do Instituto Federal do Maranho tem por finalidade: I - orientar a ao e conduta dos servidores do IFMA, sem prejuzos da legislao vigente; II - apresentar normas de conduta orientadoras a fim de promover a consonncia com os ideais de atuao do IFMA frente comunidade externa; III - prevenir situaes que possam provocar conflito entre o interesse pblico e o interesse privado; IV - prevenir situaes de conflito de natureza tica, favorecendo o relacionamento profissional e amistoso entre os membros da comunidade do IFMA; V - servir de instrumento para a tomada de deciso quando surgirem situaes de conflito de natureza tica; VI - prover mecanismos de consulta destinado ao esclarecimento de dvidas quanto correo tica de condutas especficas; VII - divulgar os conceitos sobre a tica pblica, princpios e normas de conduta; e VIII fomentar as aes de responsabilidade social e da utilizao criteriosa dos recursos de que dispe em prol dos interesses da instituio. Art. 2 Aplica-se este Cdigo, a todos os servidores ocupantes de cargos efetivo e terceirizado, ocupantes de cargo de natureza especial, estagirios, bem como todo aquele agente que, por fora de lei, contrato ou qualquer ato jurdico, preste servios ao IFMA de natureza permanente, temporria, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuio financeira, em todos os Campi e Reitoria. Art. 3 Todo servidor, no ato da posse, deve prestar compromisso formal de acatamento e observncia das regras estabelecidas neste Cdigo e no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal.

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR Art. 4 Este Cdigo estabelece as normas complementares que devem ser seguidas pelos servidores do IFMA, independente da funo ou cargo que ocupam, todavia no substitui a legislao vigente, complementando-a no que for omissa. Art. 5 So princpios e valores fundamentais a serem seguidos pelos servidores do IFMA em exerccio de cargo ou funo: I supremacia do interesse pblico sobre o privado; II moralidade administrativa; III legalidade; IV impessoalidade; V finalidade; VI razoabilidade; VII proporcionalidade; VIII motivao; IX publicidade; X eficincia; XI controle judicial dos atos administrativos; XII responsabilidade do Estado por atos administrativos; e XIII transparncia. CAPITULO II PRINCIPOS E NORMAS DE CONDUTA TICA Art. 6 O servidor do IFMA deve pautar sua conduta por elevados padres de tica tanto em sua vida pblica quanto privada, mediante a estrita observncia dos seguintes princpios: I - probidade, retido, justia, honestidade, discrio, decoro e boa-f, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia; transparncia, justia, visando garantir o atendimento do interesse pblico e motivar o respeito e a confiana da comunidade interna e externa ao IFMA; e III lealdade ao IFMA e zelo permanente pela reputao e integridade da instituio, identificando e contribuindo para corrigir, por meio de informao ao rgo de direito, erros e omisses, prprios ou de terceiros, que possam comprometer a imagem pblica e o patrimnio da instituio.

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR Art. 7 Cabe administrao geral do IFMA assegurar a justa igualdade de oportunidades para servidores e pblico externo por meio de normas de atuao e avaliao fundamentadas em critrios de mrito objetivos. Art. 8 Devero ser respeitadas as opes individuais dos servidores no que se referem a questes ideolgicas, religiosas, polticas, tnicas, sexuais, sociais e de origem, que no infrinjam as normas legais vigentes. Art. 9 Nas relaes entre os servidores do IFMA dever ser garantido: I - O direito liberdade de expresso dentro das normas de civilidade e sem quaisquer forma de desrespeito, no submetendo o servidor a qualquer tipo de presses de ordem ideolgica, poltica, moral ou econmica. II - O intercmbio de idias e opinies, sem preconceito ou discriminao entre as partes envolvidas. Art. 10 - Cabe ao servidor do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho: I ter elevada conduta profissional, agindo sempre com zelo, honradez e dignidade; II ser estritamente profissional, cordial e imparcial no tratamento com o pblico, sempre tendo em vista a defesa do interesse publico; III atuar e encorajar colegas e clientes a atuar de forma tica e de modo a assegurar a credibilidade Instituio; IV ser solidrio com os colegas, alunos, pais dos alunos e entidades representativas buscando sempre o interesse institucional; V buscar a manuteno e a elevao da sua competncia tcnica e contribuir para a capacitao de todos na Instituio, procurando sempre atingir o melhor resultado global para o IFMA; VI lembrar-se que, quando no papel de gestor pblico, seus subordinados o tomaro como exemplo, pelo que suas aes devem constituir modelo de conduta para sua equipe C A P I T U L O III DOS DIREITOS Art. 11 So direitos de todo o servidor:

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR I agir em consonncia com seu cargo ou funo e a misso do IFMA; II trabalhar em ambiente saudvel, que preserve sua integridade fsica, moral e mental, bem como o equilbrio entre sua vida profissional e privada; III ser tratado com eqidade nos sistemas de avaliao, reconhecimento de desempenho individual, remunerao e promoo, bem como ter acesso s informaes a eles inerentes; IV ter respeitado o sigilo das informaes de ordem pessoal que somente a ele digam respeito; V - apresentar, junto ao Conselho de tica, queixa formal (por escrito) contra atitude no tica sofrida por parte de outro servidor do IFMA; VI - tomar cincia de qualquer acusao que lhe for imputada, assim como usar de mecanismos legais para sua defesa. C A P T U L O IV DOS DEVERES Art. 12 So deveres dos servidores: I obter conhecimento deste cdigo e cumprir seus princpios independente de funo, antiguidade ou posio; II - ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; III evitar comportamentos que possam criar atmosfera de hostilidade, assdio ou de intimidao no ambiente de trabalho ou mesmo em relao ao pblico externo; IV exercer suas atividades profissionais com competncia e diligncia; V - exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio;

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR VI - ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; VII - jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo; VIII - ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos; IX - zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva; X- ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; XI - comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis; XII - manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os mtodos mais adequados sua organizao e distribuio; XIII - participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum; XIV - manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; XV - facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito; XVI - exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos; XVII - abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei; XVIII no alterar ou deturpar o teor de qualquer documento; XIX - utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance para atendimento adequado; XX - denunciar presses de superiores hierrquicos, ou outros que visem obter favores ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas; XXI - evitar conflitos de interesses pessoais, polticos e familiares com interesse pblico; XXII evitar que pessoas no autorizadas tenham acesso a documentos e/ou informaes do Instituto Federal que sejam de carter sigiloso;

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR XXIII assumir a responsabilidade pela execuo do seu trabalho e pelos pareceres e opinies profissionais de sua autoria; XXIV fornecer cpias de peas de processos e documentos, desde que requeridos por escrito pelo interessado, mediante exposio de motivos que fundamentem o pedido, e aps autorizao expressa do Chefe imediato; XXV garantir sigilo s informaes adquiridas no exerccio de sua funo e que assim o exijam, bem como tratar dos assuntos de servio com discrio e segurana; XXVI agir com esprito de cooperao e cordialidade no trato com os demais servidores e pblico externo; XXVII exercer suas atribuies com compromisso em relao s normas, planos, programas, projetos e aes propostas; XXVIII reconhecer o mrito de cada servidor e propiciar igualdade de oportunidade para o desenvolvimento profissional, no admitindo qualquer atitude passvel de afetar a carreira profissional de subordinados com base apenas em relacionamento pessoal ou em qualquer tipo de discriminao; XXIX respeitar seus superiores hierrquicos e dar cumprimento s determinaes legais, sem, contudo, abster-se de manifestar-se adequadamente contra qualquer comprometimento indevido na gesto do IFMA que atente contra os princpios da legalidade e da tica; XXX exercer sua autoridade, quando em posio hierrquica superior, com responsabilidade, probidade e justia, evitando qualquer ao ou atitude que possa configurar assdio ou intimidao; XXXI zelar pelo ambiente de trabalho, bem como pelo patrimnio e instalaes do IFMA, empregando os recursos disponveis com racionalidade e apenas para os fins legtimos da instituio; XXXII abster-se do uso do cargo ou da funo para obter, direta ou indiretamente, benefcios prprios ou de terceiros; XXXIII abster-se de fazer indicaes ou de influenciar na contratao, pelo IFMA, de fornecedores, de terceirizados ou de estagirios; XXXIV resistir a presses de qualquer origem que visem obteno de favores, benefcios ou vantagens de qualquer natureza, que sejam moral, tica ou legalmente condenveis; XXXV debater com seus pares e com sua chefia, preliminarmente tomada de deciso, situaes de potencial conflito tico e, quando pertinente, encaminhar consulta Comisso de tica;

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR XXXVI tratar o aluno e pblico externo com simpatia, justia e respeito, buscando atender suas demandas com eficincia e celeridade; XXXVII abster-se de promover qualquer tipo de comentrios pejorativos ou difamatrios a respeito de outros funcionrios, alunos e pblico em geral; XXXVIII apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao ambiente, em razo da natureza do servio ou da atribuio do cargo ou da funo; XXXIX portar-se com urbanidade e respeito ao outro no ambiente de trabalho ou em qualquer situao em que a instituio esteja representada; XXXX abster-se do uso de bebidas alcolicas ou substncias estupefacientes no ambiente de trabalho, ou desenvolver suas atribuies profissionais sob efeito de tais substncias. 1 Quando confirmado o uso de tais substncias, poder ser exigido, sem prejuzo de outras aes legais: a) tratamento e acompanhamento mdicos; b) internamento mdico; e c) frequncia em programa de recuperao da dependncia. XXXXI denunciar imediatamente Comisso de tica, ou a outro rgo de competncia do IFMA, quaisquer situaes contrrias tica de que tenha conhecimento. XXXXII cumprir as disposies previstas neste Cdigo, no Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal Decreto n 1.171/94 e nos demais Cdigos de tica que vierem a ser aprovados no IFMA; XXXXIII - divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento. CAPTULOV DAS PROIBIES Art. 13 vedado ao servidor do IFMA: I emitir, publicamente, opinio acerca de valores pessoais prprios em nome do IFMA, ou fazer declaraes que atentem contra a integridade da instituio; II aceitar presentes, refeies, transporte, hospedagem, servios, diverses, compensao ou quaisquer favores em carter pessoal quando no exerccio de suas atividades profissionais ou em funo

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR dela, salvo em situaes protocolares quando esteja representando o IFMA. 1 Os presentes recebidos em situaes protocolares devero ser incorporados ao acervo do IFMA; 2 No se consideram presentes para os efeitos do caput deste inciso os brindes que, por sua natureza: a) sejam desprovidos de valor comercial; ou b) sejam distribudos a ttulo de cortesia, propaganda, divulgao habitual, ou por ocasio de eventos especiais ou datas comemorativas, desde que no ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais), fixado pela Comisso de tica Pblica da Presidncia da Repblica. III difamar ou prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores e ou pessoas que dele dependam; IV apropriar-se de produo cientfica, intelectual, artstica e/ou cultural alheias, ou utiliz-las para benefcio prprio sem a devida cesso dos direitos autorais ou autorizao do seu criador; V utilizar-se de meios de intimidao ou coao em suas relaes com outros servidores semelhantes, subordinados ou hierrquicos, alunos e pblico em geral quando no exerccio de suas funes. 1 Para efeito do caput deste inciso, considera-se intimidao ou coao: a) ameaas de violncia fsica, psicolgica ou moral; b) contato fsico desnecessrio e indesejado; c) exigncia de favores de qualquer natureza em troca de tratamento diferenciado; d) comentrios verbais ou grficos ofensivos sobre qualquer aspecto fsico, comportamental ou psicolgico de outro; e) utilizao de termos depreciativos sobre qualquer tributo pessoal (raa, religio, etnia, filiao poltica, idade, gnero, orientao sexual ou situao familiar) de outrem; f) comentrios depreciativos, humilhantes ou que atentem contra a integridade e reputao do servidor ou aluno; e g) utilizao de posio privilegiada ou de hierarquia superior para subjugar outrem (servidores, alunos ou pblico em geral) e impor pontos de vista e idias prprias. VI utilizar-se de sua funo e/ou cargo para adquirir vantagens ou benefcios prprios ou de outrem; VII fazer uso de informaes privilegiadas, adquiridas no exerccio do cargo, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR 1 para os efeitos deste Cdigo, informao privilegiada aquela que diga respeito a assuntos sigilosos ou que tenha relevncia nos processos decisrios do IFMA, com repercusso econmica ou financeira, e que no seja de conhecimento pblico; 2 Sem prejuzo de sua aplicao aos demais servidores, o disposto no caput deste inciso direciona-se de forma especial ao servidor lotado em reas sensveis ou no exerccio de funes que possibilitem o acesso a informao privilegiada, tais como: a)superviso e regulao de processos licitatrios, gesto de compras e contratos, segurana, operaes bancrias e sistemas de pagamentos, superviso e regulao de processos de seleo. IX utilizar recursos e instalaes pblicas em atividades de interesse particular prprio, de terceiros ou de organizaes alheias instituio, salvo quando, em virtude de benefcios sociais ou da instituio, seja devidamente autorizado pelo dirigente mximo do IFMA ou Campus; X provocar, deliberadamente, danos ao patrimnio da instituio e/ou ao errio, utilizando recursos de forma indevida, atica e/ou ilegal, ou mesmo aplicando os recursos pblicos de forma irracional e comprovadamente ineficiente. XI o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; XII prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam; XIII usar de artifcios para retardar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; XIV deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; XV permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; XVI alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; XVII iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos; XVIII desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; XIX retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico;

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR XX apresentar-se embriagado ou sob efeito de drogas ilegais no trabalho ou em situaes que comprometam a imagem pessoal e institucional; XXI dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; XXII exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso; XXIII utilizar qualquer sistema de informao do IFMA para propagao de trotes, boatos, pornografia, propaganda comercial, religiosa ou poltico-partidria; XXIV participar de decises que possam escolher, contratar, promover ou rescindir contrato referente a membro de sua famlia ou pessoa com a qual tenha relaes que comprometam iseno de julgamento. XXV fornecer endereos, telefones, e-mails de colegas servidores a discentes, familiares e outros, sem a devida autorizao dos servidores em questo; XXVI manipular as campanhas poltico-partidrias dentro do Instituto, seja nos pleitos internos, municipais, estaduais e nacionais induzindo colegas e/ou alunos a tomarem determinados partidos; XXVI adotar posturas demaggicas, ditatoriais ou de imposio fsica com ameaas e agresso. XXVII dispor do discente para ajuda ou benefcio de ordem pessoal, nos perodos de atividades escolares; CAPTULO VI SEO I DA COMPETNCIA DA COMISSO TICA Art. 14 Compete Comisso de tica: I - atuar como instncia consultiva do Reitor e dos respectivos servidores do IFMA; II- examinar as matrias que lhes forem submetidas, emitindo pareceres; III - aplicar o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 1994, devendo: a) submeter Comisso de tica Pblica - CEP propostas de aperfeioamento do Cdigo de tica Profissional;

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR b) apurar, de ofcio ou mediante denncia, fato ou conduta em desacordo com as normas ticas pertinentes; c) recomendar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de aes objetivando a disseminao, capacitao e treinamento sobre as normas de tica e disciplina; IV - representar o IFMA na Rede de tica do Poder Executivo Federal a que se refere o art. 9 do Decreto n 6.029, de 2007; V - supervisionar a observncia do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e comunicar CEP situaes que possam configurar descumprimento de suas normas; VI - aplicar este Cdigo de tica do IFMA; VII - orientar e aconselhar sobre a conduta tica do servidor, inclusive no relacionamento com o cidado e no resguardo do patrimnio pblico; VIII - responder consultas que lhes forem dirigidas; IX - receber denncias e representaes contra servidores por suposto descumprimento s normas ticas, procedendo apurao; X - instaurar processo para apurao de fato ou conduta que possa configurar descumprimento ao padro tico recomendado aos agentes pblicos; XI - convocar servidor e convidar outras pessoas a prestar informao; XII - requisitar s partes, aos agentes pblicos e aos rgos e entidades federais informaes e documentos necessrios instruo de expedientes; XIII - requerer informaes e documentos necessrios instruo de expedientes a agentes pblicos e a rgos e entidades de outros entes da federao ou de outros Poderes da Repblica; XIV - realizar diligncias e solicitar pareceres de especialistas; XV - esclarecer e julgar comportamentos com indcios de desvios ticos; XVI - aplicar ao servidor pena de censura mediante parecer devidamente fundamentado, depois de esgotado o contraditrio e a ampla defesa no procedimento administrativo instaurado e encaminhar cpia do ato ao Pr-Reitor de Gesto de Pessoas, podendo tambm: a) sugerir ao Reitor a exonerao de ocupante de cargo ou funo de confiana; b) sugerir ao Reitor o retorno do servidor ao rgo ou entidade de origem; c) sugerir ao Reitor a remessa de expediente ao setor competente para exame de eventuais transgresses de naturezas diversas;

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR d) adotar outras medidas para evitar ou sanar desvios ticos, lavrando, se for o caso, o Acordo de Conduta Pessoal e Profissional ACPP; XVII - dar subsdios ao Reitor, Pr-Reitores e Diretores e aos demais Diretores na tomada de deciso concernente a atos administrativos que possam implicar descumprimento das normas deste Cdigo de Conduta tica; XVIII editar ementas de decises relativas anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado; XIX - arquivar os processos ou remet-los ao rgo competente quando, respectivamente, no seja comprovado o desvio tico ou configurada infrao cuja apurao seja da competncia de rgo distinto; XX - notificar as partes sobre suas decises; XXI - submeter ao Reitor do rgo ou entidade sugestes de aprimoramento ao Cdigo de Conduta tica do Servidor do IFMA; XXII - dirimir dvidas a respeito da interpretao das normas de conduta tica e deliberar sobre os casos omissos, observando as normas e orientaes da CEP; XXIII - elaborar e propor alteraes ao cdigo de tica ou de conduta prprio e ao seu regimento interno; XXIV - dar ampla divulgao ao regramento tico; XXV - dar publicidade de seus atos, observada as restries legais; XXVI - requisitar agente pblico para prestar servios transitrios tcnicos ou administrativos Comisso de tica, mediante prvia autorizao do Reitor; XXVII - elaborar e executar o Plano de Trabalho de Gesto da tica aprovado pelo Conselho Superior; e XXVIII - indicar por meio de ato interno, representantes locais da Comisso de tica, que sero designados pelo Reitor, para contribuir nos trabalhos de educao e de comunicao. 1 - A Comisso de tica ser integrada por, no mnimo, trs membros titulares e trs suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designados pelo Reitor, para mandatos no coincidentes de trs anos. 2 - A Comisso de tica contar com uma Secretaria-Executiva, vinculada administrativamente Reitoria do IFMA, para cumprir plano de trabalho por ela aprovado e prover o apoio tcnico e material necessrio ao cumprimento das suas atribuies. 3 - A Secretaria-Executiva da Comisso de tica ser chefiada por servidor ou empregado do quadro permanente do IFMA, que no seja membro da Comisso de tica, ocupante de cargo de direo compatvel com sua estrutura, alocado sem aumento

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR de despesas. 4 - A Comisso de tica prestar contas anualmente de seu trabalho ao Conselho Superior, que tem a incumbncia de aprovar o seu regulamento. 5 - A Comisso de tica supervisionar a aplicao do Cdigo de Conduta das Altas Autoridades e os fatos, denncias e/ou consultas que envolverem o Reitor, Pr-Reitores e Diretores-Gerais dos Campi sero diretamente encaminhados Comisso de tica Pblica CEP. XXIX - escolher um membro do colegiado para substituir o presidente da Comisso de Conduta tica, em suas ausncias; XXX - subsidiada pela Procuradoria Geral da Unio, dirimir qualquer dvida relacionada a este cdigo. SEO II COMPETE AO PRESIDENTE: Art. 15 Ao Presidente compete: I - convocar e presidir as reunies; II - orientar os trabalhos da Comisso, ordenar os debates, iniciar e concluir as deliberaes; III - tomar os votos e proclamar os resultados; IV - autorizar a presena nas reunies de pessoas que, por si ou por entidades que representem, possam contribuir para os trabalhos da Comisso de tica; V - proferir voto de qualidade; VI- determinar o registro de seus atos enquanto membro da Comisso, inclusive reunies com servidores submetidos ao Cdigo de Conduta tica Profissional dos Servidores do IFMA; VII- instaurar processos de apurao de prtica de ato em desrespeito ao preceituado neste Cdigo, ouvida a Comisso de tica. SEO III DO FUNCIONAMENTO Art. 16 A Comisso de tica funcionar da seguinte forma: I - os membros da Comisso de tica escolhero o presidente e seu substituto, que ter mandato de um ano, permitida a reconduo. II - as deliberaes da Comisso de tica sero tomadas por voto da maioria de seus membros, cabendo ao presidente o voto de qualidade.

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR III - as reunies da Comisso de tica ocorrero, em carter ordinrio, mensalmente e, extraordinariamente, sempre que necessrio, por iniciativa de qualquer de seus membros, ou solicitao "por escrito" de todo e qualquer servidor. IV - As deliberaes da Comisso de tica relativas ao Cdigo de Conduta tica Profissional dos Servidores do IFMA compreendero: a) homologao das informaes prestadas em cumprimento s obrigaes nele previstas; b) adoo de orientaes complementares: b.1) mediante resposta a consultas formuladas por servidores submetidos a este Cdigo de tica; b.2) de ofcio, em carter geral ou particular, mediante comunicao aos servidores, por meio de resoluo, ou, ainda, pela divulgao peridica de relao de perguntas e respostas aprovada pela Comisso de tica; V - elaborao de sugestes ao Reitor, Pr-Reitores e Diretores de atos normativos complementares ao Cdigo de tica, alm de propostas para sua eventual alterao; VI - instaurao de procedimento para apurao de ato que possa configurar descumprimento ao Cdigo de tica dos Servidores do IFMA; SEO IV DAS NORMAS DE PROCEDIMENTO Art. 17 - O procedimento de apurao de infrao ao Cdigo de tica ser instaurado pela Comisso de tica, de ofcio ou em razo de denncia fundamentada, desde que haja indcios suficientes, observados o seguinte: I o servidor ser oficiado para manifestar-se por escrito no prazo de cinco dias teis; II - o denunciante, o servidor acusado, bem como a Comisso de tica, de ofcio, podero produzir provas documental e testemunhal; III - a Comisso de tica poder promover as diligncias que considerar necessrias, assim como solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindvel, obedecendo a legislao vigente; IV - concludas as diligncias mencionadas no inciso anterior, a Comisso de tica oficiar ao servidor para nova manifestao, no prazo de trs dias teis; V - se a Comisso de tica concluir pela procedncia da denncia, dever, em deciso fundamentada, aplicar uma das penalidades previstas no captulo VII;

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR VI o acusado dever tomar cincia de todos os atos praticados pela Comisso de tica; VII ao acusado, durante o processo de apurao da falta, ser garantido o direito ampla defesa e ao contraditrio; VIII a aplicao de penalidade ao servidor dever ser comunicada ao seu superior hierrquico. SEO V RESPONSABILIDADES E DEVERES DA COMISSO Art. 18 Os Membros da Comisso de tica respondero administrativamente, civilmente e penalmente (conforme o caso) pelos: I - Eventuais conflitos de interesses, efetivos ou potenciais, que possam surgir em funo do exerccio das atividades profissionais de membro da Comisso, devero ser informados Comisso. II - O membro da Comisso de tica dever se declarar impedido nos casos previstos no Art. 18 da Lei n 9.874/99, ou suspeito, quando tenha amizade ntima ou inimizade notria com alguns dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. III - As matrias examinadas nas reunies da Comisso de tica so consideradas de carter sigiloso para a comunidade, at sua deliberao final, quando a Comisso dever decidir sua forma de encaminhamento. IV - Os membros da Comisso de tica no podero se manifestar publicamente sobre situao especfica que possa vir a ser objeto de deliberao formal do Colegiado. CAPTULO VII DAS SANES Art. 19 A inobservncia das normas estipuladas neste Cdigo poder acarretar ao servidor, sem prejuzo de outras sanes legais: I Acordo de Conduta Pessoal e Profissional: a) A orientao de que trata o Inciso I, deste artigo aplicvel nos casos de inexistncia de dolo, ser verbal e consistir em esclarecer ao infrator as implicaes de sua conduta.

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR II Aps apurao dos fatos, a comisso poder adotar a pena de Censura, alm de recomendaes ao Reitor, com fundamentao que constar no respectivo parecer, assinado por todos seus membros titulares, com cincia do(s) faltoso(s), em caso de infrao. a) O registro referido no caput ser cancelado aps o decurso do prazo de trs anos de efetivo exerccio, contados da data em que a deciso se tornou definitiva, desde que o servidor, nesse perodo, no tenha praticado nova infrao tica. b) Em se tratando de prestador de servios sem vnculo direto ou formal com o rgo ou entidade, a cpia da deciso definitiva dever ser remetida ao dirigente mximo, a quem competir a adoo das providncias cabveis diretamente com a chefia imediata ou responsvel pelo envolvido.Censura; c) A censura e sua respectiva fundamentao, de que trata o Inciso II, deste artigo, aplicvel nos casos de inexistncia de dolo, constar de parecer assinado por todos os membros integrantes da Comisso de tica, com cincia do faltoso e registro em seus assentos funcionais. III outros procedimentos de competncia da Comisso de tica. Art. 20 - Dada a eventual gravidade da conduta do servidor ou sua reincidncia, dever a Comisso de Conduta tica Profissional, encaminhar sua deciso e respectivo parecer ao Reitor, para as devidas providncias, em consonncia com o art. 143 da Lei n 8.112/90 e com o Inciso XX do Decreto n 1.171/94. Art. 21 - O processo de apurao de prtica de ato em desrespeito ao preceituado neste Cdigo, ser instaurado de oficio ou em razo de denncia fundamentada, devendo seu rito ser estabelecido por meio de Resoluo a ser aditada pela Comisso de tica. CAPTULO VIII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 22 Toda vez que um cidado houver de tomar posse ou ser investido em funo pblica no IFMA, o mesmo dever prestar, perante a Comisso de tica, um compromisso solene de acatamento e observncia das regras estabelecidas por este Cdigo de tica e de todos os princpios ticos e morais estabelecidos pela tradio e pelos bons costumes.

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR Pargrafo nico - Cabe s diretorias, chefias e coordenaes responsveis pelos servios terceirizados, providenciar para que estes colaboradores tenham plena conscincia de suas atividades, obrigaes, direitos e restries, seguindo, inclusive, os preceitos deste cdigo. Art. 23 As despesas, inclusive decorrentes de deslocamento de integrante da Comisso de tica, correro conta da Reitoria do IFMA. Art. 24 Os trabalhos nas Comisses de tica so considerados relevantes e no ensejam qualquer remunerao, devendo ser registrada nos assentamentos funcionais do servidor, alm de ter prioridade sobre as atribuies prprias dos cargos dos seus membros, quando estes no atuarem com exclusividade na Comisso. Pargrafo nico. Os membros da Comisso de tica sero liberados, em horrio de trabalho, mediante prvia comunicao chefia imediata, para as reunies da Comisso e outras atividades pertinentes ao trabalho desta. Art. 25 Os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal daro tratamento prioritrio s solicitaes de documentos necessrios instruo dos procedimentos de investigao instaurados pelas Comisses de tica. Art. 26 O Reitor do IFMA dever assegurar as condies de trabalho para que as Comisses de tica cumpram suas funes, inclusive para que do exerccio das atribuies de seus integrantes no lhes resulte qualquer prejuzo ou dano e conduzir, no mbito do IFMA a avaliao da Gesto da tica conforme processo coordenado pela Comisso de tica Pblica. Art. 27 Os casos omissos sero decididos pela Comisso de tica, com base nos princpios previstos neste Cdigo, no Dec. 1171/94, Dec. 6029/2007, Lei 9784/99 e Constituio Federal e demais princpios ticos e morais vigentes. Art. 28 A Comisso de tica elaborar seu Regimento Interno, aprovado pelo Conselho Superior, para regulamentar sua composio e funcionamento.

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CONSELHO SUPERIOR Art. 29 Os processos na Comisso de tica, enquanto no publicado o Regimento previsto no artigo anterior, sero regido pelos arts. 12 31 da Resoluo da Comisso de tica Pblica n 10 de 29 de setembro de 2008. Art. 30 Nos editais de concurso pblico destinados seleo de servidores para o IFMA, dever haver referncia a este Cdigo, para prvio conhecimento dos candidatos. Art. 31 Por ocasio da entrada em exerccio no IFMA, o servidor dever receber exemplar do Cdigo de tica e ser orientado pelo superior hierrquico da necessidade de leitura e reflexo constantes sobre as prescries nele estabelecidas; Art. 32 A responsabilidade por supervisionar a observncia das disposies deste Cdigo da Comisso de tica, juntamente com cada servidor do IFMA; Art. 33 Aplica-se subsidiariamente a este Cdigo as normas do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Art. 34 Este Cdigo entra em vigor na data de sua aprovao pelo Conselho Superior, revogando-se as disposies em contrrio.

Potrebbero piacerti anche