Sei sulla pagina 1di 14

Direito Constitucional

Cmara dos Deputados CEFOR/DRH

REVISO

Introduo
O que Direito?

Sentidos da palavra DIREITO

SENTIDO OBJETIVO conjunto de normas jurdicas, que regulam as relaes entre os homens, promulgado e protegido pelo poder pblico. Ex. O Direito Brasileiro

Sentidos da palavra DIREITO

SENTIDO SUBJETIVO falculdade ou prerrogativa concedida a algum para agir na vida jurdica. Ex.: o meu direito de propriedade sobre um imvel.

Direito como Cincia


Direito Privado Autonomia da vontade

Diviso didtica do Direito Direito Pblico Interesse Pblico

A Constituio

Constituio

Conceito Geral (Semntico) Conceito Especfico (Sociolgico, Poltico, Jurdico)

Constituio viso sociolgica

Soma dos fatores reais de poder que regem uma nao (Ferdinand Lassale) a constituio escrita seria uma mera folha de papel Produto das relaes de produo visando assegurar os interesses da classe dominante (Karl Marx)

Constituio concepo poltica

A Constituio resultado de uma deciso poltica fundamental (Carl Schmitt) O poder constituinte equivale vontade poltica. H distino entre constituio e leis constitucionais.

Constituio conceito jurdico

A constituio um sistema de normas jurdicas que confere validade ordem estatal. Trata-se de um puro dever-ser, sem qualquer considerao de cunho sociolgico, poltico ou filosfico (Hans Kelsen)

Direito Constitucional, objeto e classificao


Definio: "(...) ramo do direito pblico que estuda os princpios e normas estruturadoras do Estado e garantidoras dos direitos e liberdades individuais" (Paulino Jacques);

A classificao como direito pblico meramente didtica, uma vez que o Direito um fenmeno uno e indivisvel.

Direito Constitucional, objeto e classificao

Constitucionalismo
Movimento poltico e jurdico destinado a estabelecer em toda parte regimes constitucionais, quer dizer, governos moderados, limitados em seus poderes, submetidos a Constituies escritas.

Poder Constituinte
Conceito elaborado pelo abade francs Emmanuel Sieys (1748-1836), na obra Que o Terceiro Estado? (1789). O poder constituinte um poder de direito, que no encontra limites em direito positivo anterior, mas apenas e to-somente no direito natural, existente antes da nao e acima dela. Alm disso, o poder constituinte inalienvel, permanente e incondicionado.

Poder Constituinte

Poder Constituinte - Caractersticas


Poder Inicial Poder Autnomo Poder Incondicionado

O Poder Constituinte realmente ilimitado?

Poder constituinte derivado Reformador Emenda Constituio

Histrico das Constituies Brasileiras

188 anos de independncia 121 anos de repblica 8 constituies

A Constituio do Imprio (1824)


O primeiro processo constitucional do Brasil iniciouse com um decreto do prncipe D. Pedro, de 3 junho de 1822, que convocou a primeira Assemblia Geral Constituinte e Legislativa da nossa histria. A abertura da Assemblia deu-se somente em 3 de maio de 1823. A Assemblia dissolvida por um decreto imperial em 12 de novembro de 1823.

A Constituio de 1891
Adota a Repblica e transforma o Brasil em uma Federao. Extingue o Poder Moderador; Judicirio passa a controlar atos legislativos e administrativos; Abandona-se o voto censitrio; Passa a ser inteiramente rgida ; Constitucionaliza o habeas corpus.

A Constituio de 1934
Foi resultado da Revoluo de 1930 Foi promulgada em 16 de julho de 1934 Instituiu a democracia social, inspirada na Constituio de Weimar (1919) Alemanha; Instituiu o sufrgio feminino e o voto secreto; Incorporou normas reguladoras da ordem econmica e social, da famlia, educao e cultura, dos funcionrios pblicos e da segurana nacional; Deu status constitucional Justia Eleitoral; Criou a ao direta de inconstitucionalidade e o mandado de segurana

A Constituio de 1937 A Ditadura do Estado Novo


Resultado de Golpe liderado por Getlio Vargas, foi inspirada na Constituio da Polnia, de 23 de abril de 1935, o que lhe valeu o apelido de A Polaca. Foi outorgada pelo Presidente em 10 de novembro de 1937.

A Constituio de 1946
Com o trmino da Segunda Guerra Mundial e o fim do Estado Novo, ocorre a redemocratizao do pas. Em 18 de setembro de 1946 foi promulgada uma nova Constituio. Constituio republicana, federativa e democrtica; Prestgio do municipalismo; Legislativo bicameral; mandato presidencial de cinco anos; Garantias da magistratura.

A Constituio de 1967
Fruto do Golpe Militar de 31 de maro de 1964. Fortemente inspirada na Carta de 1937 Foi promulgada em 24 de janeiro de 1967 Apresenta grande preocupao com a Segurana Nacional.

A Constituio de 1969 (Emenda n 1 Constituio de 1967)


Formamente, foi uma emenda Constituio considerada por vrios autores, do ponto de vista material, uma verdadeira Constituio. Para Jos Afonso da Silva, a emenda serviu como mecanismo de outorga. Teve vigncia meramente nominal em vrios preceitos O elenco de direitos e garantias individuais jamais teve real vigncia.

A Constituio de 1988
Marcou a redemocratizao do Pas, corolrio da Nova Repblica inaugurada com a eleio de Tancredo Neves em 1985. Fruto de uma Constituinte eleita em 1986, e convocada pela Emenda Constitucional n 26 Constituio de 1967/69. a Constituio Cidad, como a chamou Ulysses Guimares, porque contou com ampla participao popular em sua elaborao e teve como objetivo principal a realizao da cidadania.

A Hermenutica, como cincia da Interpretao.


A Hermenutica procura estabelecer os princpios, mtodos e regras necessrios interpretao de um texto.

Mtodos de interpretao clssicos

10

Mtodos de Interpretao Constitucional


Mtodo jurdico (hermenutico clssico) Mtodo tpico problemtico Mtodo hermenutico concretizador Mtodo cientfico-espiritual Mtodo normativo-estruturante Mtodo da comparao constitucional

Aplicao das normas jurdicas no tempo

Recepo A questo da ordem jurdica vigente quando surge uma nova constituio

Controle Repressivo de Constitucionalidade

11

Direitos Fundamentais
Os direitos fundamentais tm por finalidade proteger a dignidade humana em todas as suas dimenses. Suas principais caractersticas: Historicidade Universalidade Constitucionalizao Concorrncia Irrenunciabilidade Vinculao dos Direitos Fundamentais

Direito humanos x Direitos Fundamentais


A multiplicidade terminolgica. Direitos humanos = vlidos para todos os povos independentemente do contexto social = garantidos em documentos internacionais. Direitos fundamentais = ligados a determinada ordem jurdica= garantidos pelo direito positivo de um Estado.

Dimenses (ou geraes) dos Direitos Fundamentais


A doutrina jurdica tem se referido a geraes dos direitos fundamentais. Tal teoria procura ligar cada grupo de direitos fundamentais aos ideais difundidos pela Revoluo Francesa de 1879: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Assim, a cada um desses ideais corresponderia uma gerao de direitos fundamentais

12

Direitos Fundamentais na CF 1988


O Ttulo II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais) classifica os direitos fundamentais em 5 grupos: Direitos individuais Direitos sociais Direitos de nacionalidade Direitos polticos Direitos existncia, organizao e participao em partidos polticos

Funes do Estado
Funo Legislativa: edio de regras gerais, abstratas, impessoais e inovadoras da ordem jurdica; Funo Executiva: resolve os problemas concretos e individualizados, de acordo com as leis; Funo Jurisdicional: aplica o direito aos casos concretos a fim de dirimir conflitos de interesse.

As Funes do Estado e a Separao de Poderes


Elementos da separao de poderes: especializao funcional, pois cada rgo especializado no exerccio de uma funo estatal; independncia orgnica, no podendo haver meios de subordinao de um Poder por outro.

13

Poder Legislativo e Funo Legislativa


O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional (art. 44). O Congresso Nacional um rgo bicameral: compe-se da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. No h primazia de uma Casa sobre a outra, embora a Cmara disponha da prerrogativa de iniciar o processo legislativo em algumas situaes (art. 61, 2 e 64).

Funes no legislativas

Julgamento de crimes de responsabilidade Fiscalizao e controle Interveno federal Sistema constitucional de crises

14

Potrebbero piacerti anche