Sei sulla pagina 1di 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA

PROCESSO TC N 0060/04 Objeto: Verificao de Cumprimento de Acrdo Relator: Cons. Umberto Silveira Porto Entidade: Prefeitura Municipal de Nazarezinho Responsvel: Sr. Francisco Assis Braga Jnior (ex-Prefeito)
EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO DIRETA APRECIAO DA MATRIA PARA FINS DE JULGAMENTO - ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 71, DA CONSTITUIO DO ESTADO DA PARABA, E NO ART. 1, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 18/93. Verificao de cumprimento de deciso. No cumprimento. Aplicao de multa. Assinao de prazo sob pena de aplicao de multa e outras cominaes legais.

ACRDO AC1 TC 0734/13 Vistos, relatados e discutidos os autos da verificao de cumprimento do Acrdo AC1TC 1429/12, de 28 de junho de 2012, emitido quando da verificao de cumprimento do Acrdo AC2TC743/2008, decorrente do exame da legalidade dos contratos por excepcional interesse pblico, realizados pela Prefeitura Municipal de Nazarezinho, ACORDAM, por unanimidade, os membros integrantes da 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, em sesso plenria realizada nesta data, na conformidade do voto do relator, em: 1) declarar o no cumprimento do mencionado Acrdo; 2) aplicar multa pessoal ao Sr. Francisco Assis Braga Jnior, ex-gestor do Municpio de Nazarezinho (2008-2012), no valor de R$ 6.300,00, por descumprimento de deciso proferida por esta Corte, com fulcro no art. 56, inciso IV, da LOTCE, concedendo-lhe o prazo de 60 (sessenta) dias para efetuar o recolhimento dessa importncia ao errio estadual, em favor do Fundo de Fiscalizao Oramentria e Financeira Municipal, podendo dar-se a intervenincia do Ministrio Pblico Estadual em caso de inadimplncia, conforme dispe o art. 71 da Constituio do Estado; 3) assinar o prazo de 60 (sessenta) dias ao atual Prefeito do Municpio de Nazarezinho, para restabelecimento da legalidade no quadro de pessoal da Edilidade, providenciando o afastamento dos dois servidores com contratos expirados (Ccero Gomes Ricardo e Fernando Pedrosa de Sousa), sob pena de aplicao de nova multa e outras cominaes legais; 4) determinar o envio dos autos Corregedoria deste Tribunal de Contas para adoo das providncias cabveis. Presente ao julgamento a representante do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB. Publique-se e cumpra-se.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 04 de abril de 2013.


ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA CONS. PRESIDENTE DA 1 CMARA UMBERTO SILVEIRA PORTO CONS. RELATOR

REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO ESPECIAL

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA

PROCESSO TC N 06034/01 Objeto: Verificao de Cumprimento de Acrdo Relator: Cons. Umberto Silveira Porto Entidade: Prefeitura Municipal de Nazarezinho Responsvel: Sr. Francisco Assis Braga Jnior (ex-Prefeito) RELATRIO O presente processo trata da verificao de cumprimento do Acrdo AC1TC1429/12, de 28 de junho de 2012, emitido quando da verificao do cumprimento do Acrdo AC2 TC 743/2008, decorrente do exame da legalidade dos contratos por excepcional interesse pblico, realizados pela Prefeitura Municipal de Nazarezinho. Cabe destacar que a 1 Cmara deste Tribunal, atravs do Acrdo AC1-TC-1429/12 (fls. 399/401): I) declarou o no cumprimento da deciso; II) aplicou multa ao ex-prefeito Municipal de Nazarezinho, Sr. Francisco Gilson Mendes Luiz; III) assinou o prazo de 60 (sessenta) dias ao atual Prefeito para restabelecer a legalidade no quadro de pessoal do Municpio, mediante o afastamento dos dois servidores com contratos expirados (Ccero Gomes Ricardo e Fernando Pedrosa de Sousa), sob pena de aplicao de multa e outras cominaes legais. O referido Acrdo foi devidamente publicado no DOE eletrnico de 09 de julho de 2012, entretanto, os Srs. Francisco Gilson Mendes Luiz e Francisco Assis Braga Jnior no apresentaram documentos que comprovassem o cumprimento da deciso. Por fim, o processo foi remetido Corregedoria para verificao de cumprimento da deciso consubstanciada no referido Acrdo. Em relatrio de fls. 408/409, aquele rgo constatou que no foi disponibilizado o comprovante de pagamento da sano pecuniria e quanto ao restabelecimento da legalidade do quadro de pessoal, foram extrados do SAGRES os contracheques dos mencionados servidores, isto , permanecem na folha de pagamento daquela Eidlidade, concluindo que o Acrdo AC1-TC-1429/12 no foi cumprido. o relatrio.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 04 de abril de 2013.


Cons. Umberto Silveira Porto Relator

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA

VOTO Diante do exposto, VOTO para que os senhores Conselheiros, membros da 1 Cmara deste Tribunal do Estado da Paraba: 1) declarem o no cumprimento do mencionado Acrdo; 2) apliquem multa pessoal ao Sr. Francisco Assis Braga Jnior, ex-gestor do Municpio de Nazarezinho (2008-2012), no valor de R$ 6.300,00, por descumprimento de deciso proferida por esta Corte, com fulcro no art. 56, inciso IV, da LOTCE, concedendo-lhe o prazo de 60 (sessenta) dias para efetuar o recolhimento dessa importncia ao errio estadual, em favor do Fundo de Fiscalizao Oramentria e Financeira Municipal, podendo dar-se a intervenincia do Ministrio Pblico Estadual em caso de inadimplncia, conforme dispe o art. 71 da Constituio do Estado; 3) assinem o prazo de 60 (sessenta) dias ao atual Prefeito do Municpio de Nazarezinho, para restabelecimento da legalidade no quadro de pessoal da Edilidade, providenciando o afastamento dos dois servidores com contratos expirados (Ccero Gomes Ricardo e Fernando Pedrosa de Sousa), sob pena de aplicao de nova multa e outras cominaes legais; 4) determinem o envio dos autos Corregedoria deste Tribunal de Contas para adoo das providncias cabveis.

o voto.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 04 de abril de 2013.


Cons. Umberto Silveira Porto Relator

Potrebbero piacerti anche