Sei sulla pagina 1di 3

Avaliao Diagnstica em Histria 9 ano ALUNO: BIMESTRE: 1 ESCOLA:

1- (D.5 LP/Tpico 15, habilidade15.1) Leia o texto a seguir: As motivaes e o ritual dessas rebelies coloniais [tinham semelhanas] com o que diziam os inconfidentes de Minas Gerais em 1789: a opresso fiscal como causa do descontentamento [...], a referncia a apoios externos e os vivas liberdade durante a revolta. Possuam, porm, algumas diferenas. Primeiramente, enquanto os inconfidentes de Minas Gerais de 1788-1789 falaram explicitamente em repblica (...) apenas a rebelio do serto do So Francisco chegou a questionar a soberania portuguesa (...). Em segundo lugar, na Inconfidncia Mineira houve o envolvimento ostensivo dos letrados, algo no evidenciado nas sedies ocorridas antes. (VILLALTA, Luiz Carlos. 1789-1808. O Imprio luso-brasileiro e os brasis. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 53-54. (Coleo Virando Sculos)). No trecho acima o autor compara a inconfidncia mineira com outros movimentos ocorridos em Minas Gerais, destacando suas novidades em relao aos demais. As expresses em destaque no texto podem ser corretamente substitudas por: a) b) c) d) Corruptos, desmoronamentos. Traidores, revoltas. Revoltosos, expedies. Inconformados, motins.

DATA: MUNICPIO:

2- (D.20 LP/Tpico VI, habilidade 3) Observe as imagens abaixo:

Observando as imagens podemos considerar que o Poder Moderador, criado pelo Imperador Dom Pedro I durante o Primeiro Reinado, significava que a) b) c) d) o imperador se submetia s leis previstas na nova Constituio. os senadores no obedeciam ao poder moderador. o imperador no estava submetido s leis previstas na nova Constituio. os senadores, deputados e a cmara eram eleitos pelo voto do povo.

3- (D.3 LP/Tpico 13, habilidade 13.2) Leia o texto abaixo: Artigo Quarto: Haver d'ora em diante Paz e Aliana e a mais perfeita amizade entre o Imprio do Brasil, e os Reinos de Portugal e Algarves, com total esquecimento das desavenas passadas entre os Povos respectivos. (Fonte: http://www-goocle.blogspot.com/2008/04/tratado-de-paz-e-alianca.html Acesso em: 16/11/2011). A Inglaterra pressionou Portugal para que este reconhecesse a independncia do Brasil, o que proporcionaria o reconhecimento por outras potncias europias. Para faz-lo, Portugal exigiu, e o Brasil assinou, O Tratado de Paz e Aliana, assinado entre Portugal e Brasil, cujo trecho est acima descrito. Apesar da proposta de paz, o Brasil, de acordo com o Tratado a) b) c) d) estabelecia que somente os portugueses poderiam futuramente fixar-se no Brasil como imigrantes. o Prncipe D. Miguel ficava reconhecido sucessor de D. Pedro I no trono do Brasil. pagava 2 milhes de libras esterlinas como compensao pelos interesses lusos deixados em sua antiga colnia. estabelecia um tribunal de exceo para julgar os portugueses que se envolvessem em delitos no Brasil.

4- (D3 LP/Tpico VI, habilidade 1) O sistema eleitoral do Segundo Reinado continuou baseado no voto censitrio e masculino. A populao pobre e analfabeta, excluda das eleies pela exigncia da renda mnima, no participava das disputas poltico-partidrias do perodo. Apenas grande proprietrios de terra, comerciantes, altos funcionrios do governo e as camadas mdias do campo e das cidades tinham a renda exigida pela Constituio e podiam exercer a cidadania neste pas de liberalismo controverso. (adaptado de: Projeto Ararib: histria/ organizadora: Editora Moderna, 2 edio, So Paulo: Moderna, 2007, p.224). Sobre a relao entre as idias liberais e o processo de independncia poltica do Brasil, correto afirmar: a) b) c) d) o liberalismo constituiu-se no principal instrumento ideolgico na defesa da abolio dos escravos e da implantao da Repblica. os liberais brasileiros defendiam a independncia poltica assim como criticavam a escravido e a dependncia econmica. a defesa do livre comrcio e da livre iniciativa colocou os liberais na oposio ao processo de independncia. os liberais criticavam o Pacto Colonial e o exclusivo comercial, embora aceitassem a permanncia da escravido.

5- (D3 LP/Tpico 15, habilidade 15.2) Observe o texto abaixo: Quer Portugal livre ser,/Em ferros quer o Brasil;/promove a guerra civil,/Rompe os laos da unio. (Volantim, 07/10/1822) A partir dos versos acima, publicados em um jornal fluminense, pode-se verificar que a postura de Portugal em relao a sua antiga colnia, ao longo do ano de 1822, aprofundou o desgaste das relaes entre os dois reinos. Assim, a independncia do Brasil pode ser explicada pelo seguinte fato: a) b) c) d) criao do cargo de governador das Armas, gerando conflitos institucionais no Exrcito nacional. corrupo das Cortes portuguesas, subordinando os governos provinciais diretamente a Lisboa. existncia de grupo separatista brasileiro ligada ao trfico negreiro, objetivando controlar as possesses portuguesas na frica. fim da liberdade de culto concedida aos britnicos, ampliando os antagonismos entre Londres e as Cortes portuguesas.

6- (D10 LP/Tpico 15, habilidade 15.2) "Observada a abolio de uma perspectiva ampla, comprova-se que a mesma constituiu uma medida de carter mais poltico que econmico." (Celso Furtado - FORMAO ECONMICA DO BRASIL). Sobre esta frase podemos afirmar que a) verdadeira porque os escravos alforriados ganharam muito dinheiro aps a abolio. b) verdadeira porque a escravido no era bem vista por outros pases que ameaavam no comprar mais do Brasil. c) falsa porque a escravido era comum naquela poca em todos os pases da Europa, que continuavam comprando do Brasil. d) falsa porque a escravido era muito rentvel e politicamente vivel para os pases da Amrica Latina e Europa.

7- (D10 LP/Tpico 11,habilidade 11.1) Observe a imagem: A imagem ao lado uma cena do filme Tempos modernos, que critica a Revoluo Industrial quanto desumanizao e alienao do trabalho. A Revoluo Industrial gerou mudanas nas esferas poltica, econmica e social. A migrao dos trabalhadores do campo para a cidade e a produo de mercadorias em grandes quantidades (capitalismo industrial) foram as principais delas. A sociedade que se organizou em torno da industrializao se dividiu em dois grandes grupos: os donos dos meios de produo e os operrios, que historicamente, segundo a tradio marxista, tambm podem ser chamados de a) b) c) d) patres e empregados. burguesia e proletariado. classe A e Classe C. ricos e pobres.

8- (D3 LP/Tpico 15, habilidade 15.1) O transporte ferrovirio no Brasil, da segunda metade do Sculo XIX ao incio do Sculo XX, mereceu prioritariamente o interesse estatal e particular. As condies histricas relacionadas com a ampliao da rede em ritmo crescente foram: a) expanso da cafeicultura, principalmente em So Paulo, e o escoamento da produo para o exterior. b) reservas de minrio de ferro, do quadriltero ferrfero, pouco acessveis e demasiado distantes dos centros urbanos mais expressivos. c) polticas de industrializao e de reflorestamento. d) devastaes de pinhais para a extrao de madeira e para a produo de papel. Considere as imagens abaixo para responder s questes 9 e 10 (D.29 M/ TpicoVIII, habilidade 3)
A cidadania e a liberdade foi negada aos negros desde sua captura em terras africanas. Sua "libertao" em 1888 foi apenas no papel, pois negaram-lhe a terra ( lei de terras 1850), o trabalho e a moradia. Muitos continuaram escravos em troca de sustentabilidade, mas uma grande parcela migrou para as cidades, principalmente as porturias, que eram as nicas que tinham trabalho que exigia apenas fora fsica, nenhum conhecimento nem escolarizao. (Fonte: http://profcmazucheli.blogspot.com/2009/0 8/cotas-raciais-intoleranciarelativizada.html. Acesso: 28/12/11.

9a) b) c) d)

Considerando as informaes acima podemos considerar que a escravido/abolio Ainda hoje deixa marcas na sociedade brasileira. No ocorreram apenas no Brasil, mas tambm em vrios estados. No existiram. Ainda no acabaram no Brasil.

10- A herana da famlia patriarcal brasileira ainda pode ser notada na diferena salarial entre homens e mulheres. Conforme notamos no grfico a) Homens negros ganham menos que mulheres brancas b) Mulheres negras ganham menos que mulheres brancas c) Homens brancos ganham menos que mulheres brancas. d) Mulheres brancas ganham menos que mulheres brancas.

Potrebbero piacerti anche