Sei sulla pagina 1di 4

Atividade de Webclass 2 Fsica Geral e Experimental II

Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi


Campos Eltricos O assunto desta atividade de Webclass Campos Eltricos e sua representao grfica atravs das Linhas de Campos Eltricos. Foi visto em sala de aula que toda carga eltrica tem associada a ela um campo eltrico em toda regio do espao ao seu redor. esse campo eltrico que uma carga de prova est sujeita quando colocada nessa mesma regio, sendo tambm o responsvel pela fora sobre ela. Campos eltricos podem ser representados por linhas que indicam sua direo, sentido e intensidade. As linhas de campo esto relacionadas ao campo eltrico, em qualquer regio do espao, da seguinte maneira: o vetor campo eltrico E tangente linha de campo em qualquer ponto; o nmero de linhas por unidade de rea atravs de uma superfcie perpendicular s linhas proporcional intensidade do campo naquela regio; o nmero de linhas que saem de uma carga puntiforme positiva, ou que entram em uma carga negativa, proporcional ao valor da carga; as linhas comeam (cargas positivas) ou terminam (cargas negativas) exclusivamente em cargas eltricas; a densidade de linhas proporcional intensidade do campo; duas linhas de campo no podem se interceptar. O principal objetivo dessa atividade o estudo das linhas de campo eltrico que representam diferentes configuraes de cargas eltricas em uma determinada regio do espao, atravs do uso de uma aplicativo disponvel em um site da rede mundial de computadores (internet).

Roteiro para a atividade Acessem ao aplicativo pelo site: http://vnatsci.ltu.edu/s_schneider/physlets/main/efield.shtml Ao entrar na pgina, aparecer a seguinte tela:

Selecione, na parte de baixo, Show Electric field vectors. Ao fazer isso, o aplicativo mostrar os vetores campo eltrico de uma carga pontual positiva, para todas as posies, em toda a regio da figura. Na figura, a carga preta (maior) a responsvel pelo campo eltrico ilustrado pelos vetores coloridos: pretos, vermelhos, verdes e azuis, de acordo com a intensidade do campo (nessa sequncia e depois clareando a medida que o campo fica mais fraco). Esse o campo que ser estudado, com o auxlio da carga de prova, pequena e verde, que aparece na figura. O vetor preto que aparece junto carga de prova representa a fora eletrosttica (dada pela Lei de Coulomb) que ela est sujeita devido ao campo eltrico naquela regio. A carga verde pode ser movimentada colocando o cursor do mouse sobre ela, clicando o boto da direita e movendo o mouse. Observem como a orientao e a intensidade (tamanho) do vetor fora mudam conforme a carga de prova se move. Esse vetor coincide com os vetores campo eltrico em todas as posies.

Pergunta 1 Como a geometria do campo eltrico ao redor da carga eltrica puntiforme? Os vetores campo eltrico so paralelos ou radias (esferossimtricos)? O que acontece com a intensidade do campo eltrico e da fora? Elas se mantm constantes, aumentam ou diminuem?

Agore, clique no alto nas linhas em azul sobre Single negative charge , alterando o sinal da

carga preta de positiva para negativa. Observe os vetores de campo eltricpo e o vetor fora sobre a carga de prova.

Pergunta 2 Como a geometria do novo campo eltrico ao redor da carga eltrica puntiforme negativa? Quais as diferenas em relao ao campo da carga positiva?

Para analisar o campo eltrico associado a um conjunto de mais de uma carga, clique no alto nas linhas em azul sobre Two equal positive charges. Os vetores mostram o campo resultante de duas

cargas iguais positivas. Movimente a carga de prova e observe o vetor fora eltrica junto ela. Modifique tambm a posio das cargas responsveis pelo campo e observe como os vetores de campo eltrico se modificam.

Verifiquem, em diversas posies (da carga de prova e das cargas principais), a trajetria do movimento da carga de prova clicando em restart/play. Acompanhe a trajetria da carga de prova comparando com a direo e sentido dos vetores campo eltrico at ela sair da figura, Aps ela sair, clique em reset para que ela aparea de novo na figura.

Pergunta 3 Qual a relao entre o movimento da carga de prova e a direo e sentido dos vetores campo eltrico em cada ponto? Eles coincidem ou so diferentes, por qu?

O campo eltrico resultante em um ponto do espao dado pela soma de todos os campos eltricos individuais ali existentes, associados a todas as cargas eltricas pontuais que estejam naquela regio. Assim, modificando a posio das cargas responsveis pelo campo eltrico mostrado na figura, espera-se que o campo resultante tambm seja modificado.

Pergunta 4 Existe um ponto onde o campo eltrico resultante associado s duas cargas posotivas seja nulo? Se existe, onde fica esse ponto? Qual a fora eltrica sobre a carga de prova nesse ponto?

Refaa todo o procedimento feito para duas cargas em cada uma das outras situaes descritas na parte de cima do aplicativa, escritas em azul: a) duas cargas iguais negativas (two equal negative charges); b) duas cargas de mesma intensidade, mas com sinais opostos (equal unlike charges); c) duas cargas de intensidades diferentes, mas com sinais iguais (unequal like charges); d) duas cargas de intensidades e sinais diferentes (unequal unlike charges).

Para contar como presena na aula (e possvel bnus na nota), deve ser entregue um relatrio da atividade, contendo respostas a todas as perguntas em cada uma das situaes propostas, que devem ser descritas e discutidas de acordo com os parmetros usados em cada caso. O trabalho deve ser feito em grupo de 5 ou 6 alunos e entregue antes do incio da aula (s 19h30) no dia 10 de abril.

Potrebbero piacerti anche