Sei sulla pagina 1di 6

2.

AS ETAPAS DO PROCESSO DE INTEGRAAO ECONOMICA


A definio de zona de livre comrcio dada no artigo XXVI do GATT [06], nos seguintes termos: [...] se entender por zona de livre comrcio, um grupo de dois ou mais territrios aduaneiros entre os quais se eliminam os direitos de aduana e as demais regulamentaes comerciais restritivas [...] com respeito ao essencial dos intercmbios comerciais dos produtos originrios dos territrios constitutivos de dita zona de livre comrcio. O estabelecimento das zonas de livre comrcio se d por tratados internacionais, firmados entre os Estados integrantes, visam a livre circulao de mercadorias, independentemente do pagamento de tarifas de importao ou restries quantitativas, contudo assegurada aos Estados-Membros a liberdade para as relaes comerciais com terceiros pases [07]. Na criao de zonas de livre comrcio, devem ser superadas algumas dificuldades: a primeira o estabelecimento de regras de origem, que identificam a provenincia do produto; a segunda a necessria seleo dos produtos que iro integrar a zona de livre comrcio [08]. Os blocos econmicos existentes, em sua maioria, optaram por essa modalidade de integrao. So exemplos, entre outros, a Associao Europia de Comrcio Livre AECL (EFTA), composta pela Islndia, Noruega e Sua, criada em 1960; O Grupo dos Trs, formado pela Colmbia, Mxico e Venezuela; o NAFTA (North American Free Trade Association), reunindo os EUA, o Canad e o Mxico [09]. 2.2. Unio Aduaneira. Na configurao de unio aduaneira, exigida, alm das caractersticas de zona livre de comrcio, tambm a adoo de uma tarifa aduaneira comum, abandonando-se desta forma, o regime das regras de origem, e consequentemente a exigncia de certificados de origem. A primeira unio aduaneira teria surgido na Alemanha, no sc. XIX, no perodo de 1834 a 1870, reunindo dezoito Estados Alemes. A segunda foi o BENELUX, que foi composta pela Blgica, Holanda e Luxemburgo [11]. O artigo XXIV do GATT assim define a unio aduaneira: "Se entender por territrio aduaneiro todo territrio que aplique uma tarifa distinta ou outras regulamentaes comerciais distintas a uma parte substancial de seu comrcio com os demais territrios". No MERCOSUL a unio aduaneira teve origem com a implantao da Deciso 7/94, da Tarifa Externa Comum (TEC). 2.3. Mercado Comum O mercado comum uma etapa posterior unio aduaneira, na medida em que, alm das caractersticas desta, soma-se a livre circulao dos fatores de produo (capital e trabalho), permitindo-se o livre estabelecimento e a livre prestao de servios profissionais.

O mercado comum teve origem na experincia integracionista da antiga Comunidade Econmica Europia, na dcada de cinquenta. O mercado comum baseado em cinco liberdades bsicas: 1) a livre circulao de bens; 2) a livre circulao de pessoas; 3) a livre prestao de servios e a liberdade de estabelecimento; 4) a livre circulao de capitais; 5) a livre concorrncia. A livre circulao de bens significa a abertura das fronteiras e o fim das barreiras alfandegrias entre os Estados integrantes do mercado comum, permitindo desse modo que os produtos possam circular livremente. A livre circulao de pessoas importa na liberdade de trnsito de qualquer cidado pertencente a um Estado-Parte, nos territrios dos demais, sem o controle nas fronteiras internas destes. A livre prestao de servios e a liberdade de estabelecimento autorizam os indivduos de qualquer dos Estados-Membros a se estabelecerem e prestarem servios em condies de igualdade com os nacionais, sem qualquer discriminao no tocante nacionalidade. A livre circulao de capitais a quarta liberdade, de existncia imperiosa em face das demais liberdades garantidas, ou seja, a de comrcio, a de prestao de servio e a de estabelecimento. A quinta liberdade, apontada por alguns autores, a livre concorrncia, permite no mbito do mercado comum, o estabelecimento de um quadro nico de normas, de natureza econmica, administrativa, fiscal, poltica e social, que se destinam a proteger o consumidor, impedindo que as empresas e governos adotem prticas lesivas livre concorrncia. 2.4. Unio Econmica e Monetria A unio econmica e monetria uma experincia vivida pela Unio Europia, instituda atravs do Tratado da Unio Europia ou Tratado de Maastricht, objetiva uma unio monetria calcada numa moeda nica a ser emitida por um Banco Central independente. Isto importa na transferncia da poltica monetria e cambial do mbito dos Estados-Membros para o comunitrio.

rea de livre-comrcio

D-se o nome de rea de livre comrcio ou zona de livre comrcio a um grupo de pases que concordou em eliminar as tarifas, quotas e preferncias que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles pases. O propsito da rea de livre comrcio estimular o comrcio entre os pases participantes por meio da especializao, da diviso do trabalho e davantagem comparativa.

A rea de livre comrcio costuma ser vista como um passo para a instituio de uma unio aduaneira. Diferencia-se desta ltima pela inexistncia de uma poltica comercial comum (como, por exemplo, umatarifa externa comum), adotada por todos os pases participantes e vlida para as importaes provenientes de fora da rea. As reas de livre comrcio so criadas por meio de acordos de livre comrcio (ALCs) entre dois ou mais Estados. Existem diversas modalidades de Zonas Livres de Comrcio: "Unio Aduaneira" - Adoo de uma tarifa externa comum e a livre circulao das mercadorias oriundas dos pases associados.
[1]

"Mercado Comum" - Elimina tarifas alfandegrias e permite a livre circulao de pessoas, capital e mode-obra entre os pases membros.
[2]

"Unio Econmica e Monetria" - Elimina tarifas alfandegrias, permite livre-circulao de cidados dos pases membros e unifica a moeda em circulao entre esses pases. Ex.: Unio Europia

Unio aduaneira
Uma unio aduaneira uma rea de livre comrcio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma poltica comercial externa comum. Entre um grupo de pases ou territrios que instituem uma unio aduaneira, h a livre circulao de bens (rea de livre comrcio) e uma tarifa aduaneira comum a todos os membros, vlida para importaes provenientes de fora da rea. Os pases ou territrios que a adotam costumam ter por objetivo aumentar a sua eficincia econmica e estabelecer laos polticos e culturais mais estreitos entre si. A unio aduaneira formada por meio de um acordo comercial. Essa poltica adotada pelo Mercosul.

Exemplos

Unio monetria
Em economia, unio monetria a situao em que mais de um pas concordam em compartilhar uma moeda nica. a etapa onde ocorre a livre-circulao de mercadorias, pessoas, servios e capitais.

Exemplos de Unio monetria


O euro usado por diversos pases da Europa. O franco CFA da frica Ocidental a moeda compartilhada por Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Nger, Senegal e Togo. O franco CFA da frica Central a moeda de Camares, Repblica Centro-Africana, Chade, Repblica do Congo, Guin Equatorial e Gabo. O Dlar do Caribe Oriental a moeda usada por Anguilla, Antgua e Barbuda, Dominica, Granada, Monserrate, Santa Lcia, So Cristvo e Nevis e So Vicente e Granadinas.

Mercado comum
Um mercado comum uma unio aduaneira com polticas comuns de regulamentao de produtos e com liberdade de circulao de todos os trs fatores de produo (terra, capital e trabalho) e de iniciativa. Em tese, a circulao de capital, trabalho, bens e servios entre os membros deve ser to livre como dentro do territrio de cada participante. Um bom exemplo de mercado comum a Unio Europeia. Em 22 de outubro de 2008, 26 chefes de estado e de governo da frica, decidiram criar uma Zona de Comrcio Livre, englobando os pases da frica austral e oriental que, at essa data faziam parte de trs organizaes separadas de integrao econmica, a SADC, COMESA e EAC.
[1]

Integrao econmica
{{ |data=Junho de 2009}} O processo de integrao econmica entre territrios ou pases foi descrito teoricamente nos anos 1960 pelo economista hngaro Bla Balassa. Segundo a teoria, medida que a integrao econmica progride, diminuem as barreiras comerciais mantidas entre os mercados participantes. Hoje em dia, a economia mais integrada entre Estados independentes a Unio Europeia e a sua zona do euro. A integrao econmica ocorre em seis degraus sucessivos:
[2] [1]

zona de livre comrcio; unio aduaneira; mercado comum; unio econmica; bloco econmico de integrao regional; Integrao econmica total.

A integrao econmica costuma preceder a integrao poltica. Na verdade, Balassa pensava que os mercados comuns supranacionais, com seu livre movimento transfronteirio de factores econmicos, geram naturalmente uma demanda por mais integrao, no apenas econmica (via uma unio monetria) mas tambm poltica, razo pela qual, concluiu, com o tempo as comunidades econmicas evoluem naturalmente para unies polticas.

Unio econmica e monetria

Uma unio econmica e monetria um mercado comum dotado de uma moeda nica. No deve ser confundida com uma simples unio monetria (como o franco CFA), que no envolve um mercado comum. Essa fase pressupe a existncia de um mercado comum em pleno funcionamento.Consiste na coordenao das polticas econmicas dos pases membros e na criao de um nico banco central para emitir a moeda que ser utilizada por todos, que o caso da Unio Europeia.

Unio Europeia
A Unio Econmica Monetria da Unio Europeia (UEM) tem como principal objetivo a implementao da moeda nica. A UEM teve incio em 1990 e est dividida em trs fases, cada uma com objetivos determinados:

1 Fase: (1 de Julho de 1990 - 31 de Dezembro de 1993) - Incio da livre circulao de capitais; 2 Fase: (1 de Janeiro de 1994 - 31 de Dezembro de 1998) - Esta etapa de transio e ajustes das polticas econmicas e monetrias;

3 Fase: (1 de Janeiro de 1999 - 1 de Julho de 2002) - Fixao das taxas de cmbio, entrada em funcionamento Banco Central Europeu (BCE) e introduo da moeda nica, o Euro.

Integrao econmica total


A integrao econmica total, ou integrao econmica total, entre pases ou territrios faz com que seus membros adotem uma moeda comum, harmonizem por completo as suas polticas fiscais e transfiram o controle sobre a poltica econmica para o conjunto dos membros.

Potrebbero piacerti anche