Sei sulla pagina 1di 3

QUESTOES

1. Defina empresrio e quem pode exercer essa atividade. RESPOSTA: O Empresrio aquele que exerce a empresa, sujeito de direito que pratica atividades mais amplas do que o comerciante. Ele dever exercer profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios, sem exercer algum tipo de atividade profissional voltada a natureza cientifica, intelectual, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, exceto se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Pode exercer a atividade de empresrio aqueles que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos. 2. Como so divididas as fontes Direito Empresarial? D exemplos. RESPOSTA: So divididas em fontes primarias e secundrias. As fontes primarias so as leis comerciais, ou seja, a Constituio Federal, o Cdigo Civil, que trata das sociedades simples e ltda, o Cdigo Comercial, segunda parte, que trata do direito martimo e Leis especiais, tais como: a lei de falncias, lei das sociedades annimas; lei das duplicatas; lei da propriedade industria. A outra do direito empresarial so os usos e costumes. A lei no distingue o uso do costume, mas boa parte da doutrina entende que o uso estabelecido por conveno das partes (prtica uniforme, constante e por certo tempo e exercido de boa-f), enquanto o costume mais imperativo (regra subsidiria s normas). Pode ser dividido em usos comerciais propriamente ditos (equivale lei e obriga as partes) e o uso convencional ( interpretativo ou de fato / advm da vontade das partes). 3. O que empresa? RESPOSTA: A empresa se caracteriza por ser uma unidade econmica de produo formada por uma atividade econmica organizada profissionalmente para produo e/ou circulao de bens e/ou servios que reforam a ideia de uma unidade de fatores direcionados para seu objetivo precpuo: a realizao da atividade econmica escolhida.

4. Conceitue sociedade e disserte sobre alguns requisitos essenciais para sua existncia. RESPOSTA: As sociedades se formam pela manifestao da vontade de duas ou mais pessoas, que se propem atravs de um contrato a unir esforos e recursos para a consecuo de uma atividade econmica e a partilha entre si dos resultados. Para a existncia de uma sociedade preciso que exista a presena de ao menos duas pessoas, fsicas ou jurdicas para a formao do contrato social e a vontade firme dos scios unirem-se, por comungarem de idnticos interesses, manterem-se coesos, motivados por propsitos comuns, e colaborarem, de forma consciente, na consecuo do objeto social da sociedade. 5. Da inscrio da pessoa natural ou jurdica no Registro Pblico de Empresas Mercantis, a cargo das Juntas comerciais advm quais efeitos? RESPOSTA: Proteo ao nome empresarial na rea de sua jurisdio, no sendo permitido arquivamento de nome idntico ou semelhante a outro j existente, conforme o princpio da anterioridade; Possibilidade de optar pelo sistema da Microempresa e da empresa de Pequeno Porte; Qualificao para participar de concorrncias pblicas; Possibilidade de obter incentivos fiscais; Possibilidade de requerer emprstimos e financiamentos nas instituies financeiras e de desenvolvimento; Possibilidade de cadastro no CNPJ, INSS e demais cadastros estaduais e municipais; Possibilidade de pleitear recuperao judicial ou extrajudicial. 6. Conceitue empresrio individual. RESPOSTA: O empresrio individual uma pessoa humana (natural ou fsica) que se obriga em seu prprio nome no exerccio das atividades da empresa, respondendo com seus bens pessoais pelas obrigaes da atividade empresarial. O patrimnio pessoal do empresrio individual responde direta e ilimitadamente pelas obrigaes da atividade empresarial uma vez que no h separao entre o patrimnio afetado empresa e o patrimnio particular do empresrio. 7. Quem proibido de exercer a empresa como empresrio individual? RESPOSTA: So proibidos de exercer a atividade de empresrio individual os incapazes; Os chefes e agentes do Poder Executivo e os seus auxiliares; Os membros dos Tribunais de Contas; Os rgos do Legislativo; Os magistrados; Os membros do MP; Os funcionrios pblicos; Os estrangeiros com visto provisrio; Os militares na ativa e corpos policiais; Os falidos, enquanto no-reabilitados; Os corretores oficiais; Os leiloeiros; Os prepostos comerciais; Os devedores do INSS;

Os cnsules remunerados, nos seus distritos e Os mdicos para o comrcio farmacutico. 8. Quais as diferenas entre a empresa individual normal e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI? RESPOSTA: A empresa individual normal no possui personalidade jurdica, equiparada pessoa jurdica para fins tributrios, e sua responsabilidade das obrigaes ilimitada, podendo adentrar ao patrimnio particular do titular da empresa. A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI possui personalidade jurdica (art. 44, VI, da Lei 10.406/2002 includo pela Lei 12.441/2011), dever ter um capital integralizado mnimo para constituio e sua responsabilidade das obrigaes limitada ao capital. 9. Quais as condies para constituio de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI? Uma empresa individual normal pode se transformar em EIRELI? RESPOSTA: Deve-se ter Capital no mnimo 100 vezes o maior salrio mnimo vigente no pas e este Capital dever ser totalmente integralizado para se constituir uma EIRELI. Sim, uma empresa individual normal pode se transformar numa EIRELI, desde que cumpra o que esta disposto no artigo 980-A do CC.

Potrebbero piacerti anche