Sei sulla pagina 1di 53

PLANIFICAO DE SUBUNIDADE

DIDTICA
CESRIO VERDE: POETA-PINTOR LABORATRIO GRAMATICAL | USOS DO ADJETIVO

DISCIPLINA: PORTUGUS

ANO|TURMA: 11. B1 SUPERVISORA: PROFESSORA DOUTORA MARTA


VRZEAS

ORIENTADORA COOPERANTE: DR ANABELA


GONALVES

SUBUNIDADE DIDTICA
CESRIO VERDE, POETA-PINTOR

ESTAGIRIA: CARLA ALEXANDRA MONTEIRO DA SILVA SANTOS MESTRADO EM ENSINO DO PORTUGUS 3CICLO ENS.BSICO E E.SEC. E LNGUA ESTRANGEIRA NO ENS.BSICO E E. SEC.| MEPLE

1. 2. 3. 4. 5..

FUNDAMENTAO PEDAGGICA AULA DE 20 DE FEVEREIRO AULA DE 21 DE FEVEREIRO BIBLIOGRAFIA RECURSOS DIGITAIS

4 8 36 52 53

1.

FUNDAMENTAO PEDAGGICA
meu Cesrio, apareces-me e eu sou enfim feliz porque regressei, pela recordao, nica verdade que a literatura Bernardo Soares, O Livro do Desassossego

A unidade didtica que motiva esta fundamentao pedaggica constituda por duas aulas de noventa minutos, tendo como desgnio fundamental o estudo do texto potico de Cesrio Verde, dando seguimento ao que est programaticamente definido para a disciplina de Portugus no dcimo primeiro ano de escolaridade. Os poemas Sentimento dum Ocidental e Num Bairro Moderno foram selecionados para integrarem, respetivamente, a matria de anlise e interpretao da primeira e segunda aula. Uma vez que esta unidade didtica introduzir o estudo da poesia de Cesrio Verde, pareceunos adequado principiar por aquele que por muitos considerado o mais importante texto da sua produo potica: Sentimento dum Ocidental. Por outro lado, e sendo necessrio fazer uma ponte adequada entre a matria potica e o contexto da sua produo, introduzindo e explicitando o conceito periodolgico do Realismo e o contexto social da poca, pareceu-nos aquele texto especialmente ilustrativo. Com o intuito de introduzir dados fundamentais da poca, sem os quais a leitura de Cesrio ficaria desfocada, foi selecionado um texto de Maria Filomena Mnica (1999) que contextualiza a poca em questo, dando-nos a ver o Portugal de ento, precisamente no dia da morte de Cesrio Verde. Relativamente ao conceito de Realismo, procurou-se, em primeiro lugar, contrast-lo com o perodo literrio anteriormente estudado, o do Romantismo. Por outro lado, foram selecionadas algumas pinturas, de ambos os perodos, para estimular a reflexo em torno de diferenas fundamentais e alteraes introduzidas pelo Realismo. A referncia a estas questes teve em ateno o que preconizam os programas para o ensino do Portugus quando sustentam:
A leitura do texto literrio pressupe informao contextual e cultural bem como teoria e terminologia literrias, que devero ser convocadas apenas 4

para melhor enquadramento e entendimento dos textos, evitando-se a excessiva referncia histria da Literatura ou contextualizaes prolongadas, bem como o uso de termos crticos e conceitos que desvirtuem o objectivo fundamental da leitura.(p. 25)

Uma vez vislumbrado o contexto epocal e contemplada a definio de Realismo antecipando parcialmente o estudo subsequente de Ea e uma mais detalhada reflexo sobre este mesmo conceito procurou-se fazer dos textos poticos o ncleo de ambas as aulas. A leitura e o estudo da poesia levantam um conjunto de questes e de desafios, relativamente aos quais procurmos delinear um leque de estratgias que tivesse como orientao nuclear possibilitar o acesso dos alunos interpretao e compreenso global e analtica dos poemas, com o no menos desejvel intuito de lhes possibilitar, tambm, a fruio dos mesmos. Abrir o espao da aula e o contexto da leitura obrigatria fruio do texto parece-nos claramente desejvel. Naturalmente que um texto s poder chegar a ser apreciado se o leitor souber convocar as estratgias adequadas sua interpretao, fazendo o trnsito entre o sapere e o sapore para aludir ao binmio barthesiano da Lio. A revista Relmpago (2002) dedicou um dos seus nmeros ao ensino da poesia no ensino. Nesse nmero, um questionrio foi proposto a diferentes ensastas, docentes e poetas. A primeira questo era justamente a seguinte:
Pode ensinar-se a ler poesia? Como faz-lo sem que a obrigatoriedade da leitura e do estudo se transformem em obstculo plena fruio do poema?

Gasto Cruz responder nos seguintes termos a esta questo:


Mesmo que no saibamos exatamente o que seja a plena fruio de um poema, de uma composio musical, de um quadro, etc., uma coisa sabemos, com alguma certeza: a no ser, talvez, que falemos de arte popular, conceito passvel, alis, de mltiplos equvocos, raras vezes se acede espontaneamente, sem preparao e sem auxlio, linguagem artstica. (p. 23)

A leitura e interpretao que se procurar fazer dos dois textos visar aumentar a sua legibilidade junto dos alunos. Tematicamente, os textos sero lidos sob a luz de alguns dos temas mais nucleares interpretao da poesia de Cesrio Verde, como a oposio valorativa entre os espaos da cidade e do campo, por exemplo.

Aduz Hlder Macedo (1986):


O tempo-espao inicialmente defindio nos poemas de Cesrio a cidade, a realidade presente que, ao ser contrastada com a metfora antinmica representada pelo campo, definida como confinadora e destrutiva. A nvel pessoal, a cidade significa a ausncia, a impossibilidade ou a perverso do amor, e o campo, a sua expresso idlica. A nvel social, a cidade significa a 5

opresso, e o campo, a recusa da opresso e a possibilidade do exerccio da liberdade. (p. 53)

Procurar-se-, tambm que os alunos venham a compreender a estrutura comum a ambos os textos, na sua vertente narrativa e deambulatria, atenta ao real circundante e dele partindo para exerccios de transfigurao do real. A linguagem e o estilo de Cesrio - na sua plasticidade, no recurso que faz ao impressionismo, na expressividade do uso tambm plstico do adjetivo e do advrbio, o recurso frequente hiplage e sinestesia, o visualismo e a sonoridade dos seus alexandrinos sero, tambm, motivo de anlise. De facto, a linguagem de Cesrio, na estetizao que faz do real e do quotidiano, no tratamento plstico e extraordinariamente visualista e sensorial das descries, nas deambulaes que se assemelham quase a movimentos de cmara, nos instantes capturados, pode ser e esperamos lograr veicul-lo deste modo especialmente motivador num grupoturma vocacionalmente orientado para as artes visuais. Sobre o estilo cinematogrfico e plstico de Cesrio, Hlder Macedo (1986) no deixa de referir:
Os poemas progridem numa srie de sequncias aparentemente acidentais de acontecimentos justapostos cuja articulao metonmica mais cintica do que visual, mais prxima da tcnica cinematogrfica de corte e montagem do que da tcnica de composio pictrica. (p.94)

Cremos que, alm da necessria anlise textual, da leitura silenciosa e orientada, a audio dos poemas ser, indubitavelmente, uma importante estratgia na consecuo dos objetivos a que nos propomos. Na senda do que advoga, por exemplo, Sophia,1 no que toca reivindicao da poesia como matria verbal para ser dita, parece-nos que a audio de leituras expressivas de ambos os poemas poder trazer aos alunos a motivao necessria para a aproximao ao texto potico, mas poder, tambm, contribuir para dar mais sentidos aos sentidos do texto. No caso de Cesrio Verde, a audio parece-nos especialmente pertinente, uma vez que os seus poemas sublinham incisivamente a matria fnica dos textos. Tambm Eugnio de Andrade, questionado pela Revista Relmpago (2002), advogar o ensino da poesia. Mais especificamente, alerta para a importncia da matria significante da poesia que no poder ser descurada:
Claro que deve ensinar-se a ler poesia. E quem a ensina pode comear por prevenir que no se comem slabas aos versos, porque so altamente
1

Num poema justamente intitulado Cesrio assim define Sophia o estilo do poeta oitocentista: Falar claro falar limpo falar rente

venenosas. Um poema, como Paul Valry escreveu ( Cahiers, II, Pleaide, p. 1065), uma longa hesitao entre som e sentido. Conta e canta, dizia outro poeta, Antonio Machado. Portanto a sua leitura deve fazer-se em voz alta, porque todas aquelas palavras aguardam uma voz para tomarem forma e figura. (p. 13)

Partindo da inseparabilidade entre o estudo do texto literrio e o estudo da lngua, e atendendo ao uso expressivo que dele faz Cesrio, selecionou-se o estudo do adjetivo e seus usos como matria para o funcionamento da lngua da segunda aula, recorrendo metodologia do Laboratrio Gramatical. Subjacente a esta atividade est um novo entendimento das atividades de funcionamento da lngua, defendida por Ins Duarte (1992: 165) como sendo necessrio dar aos alunos um trabalho laboratorial sobre a lngua, desligado dos objetos comunicativos com que a utilizamos como falantes. Por outro lado:
num laboratrio de lngua, o aluno o principal ator da produo do conhecimento, atuando semelhana de um cientista e utilizando princpios de investigao inerentes ao mtodo cientfico: a observao; a formulao de hipteses, a comprovao destas e o registo de concluses (Silvano e Rodrigues:2010).

Na preparao de ambas as aulas houve, pois, a preocupao pelos interesses e motivao dos alunos, atendendo s caractersticas particulares do grupo-turma e uma tentativa de aproxim-los do texto potico e de Cesrio Verde.

2.

AULA DE 20 DE FEVEREIRO
P LANIFICAO
ESTAGIRIA: ALEXANDRA MONTEIRO TURMA: 11 B 1 DURAO: 90
MINUTOS

DATA: 20-022013

SUPERVISORA: DOUTORA MARTA VRZEAS

ORIENTADORA:

DR ANABELA GONALVES

CONTEDOS

PASSOS/ TEMPO 1 (5
MINUTO S)

OBJETIVOS

PROCESSUAIS
OBSERVAO E
COMENTRIO DE IMAGENS

DECLARATIVOS

ESTRATGIAS/ATIVIDADES
CONTRAPOSIO DE PINTURAS
DO ROMANTISMO E DO REALISMO.

RECURSOS
DIAPOSITIV OS: PINTURAS
ROMANTISM O E DO REALISMO;

RECUPERAR CONTEDOS
ANALISADOS NAS AULAS ANTERIORES; PRVIOS;

LEITURA DE IMAGEM

MOBILIZAR

CONHECIMENTOS

COMPARAO E REGISTO DE CONCLUSES.


ESQUEMA COM CONCEITOS-CHAVE DO REALISMO.

APREENDER O SENTIDO

LEITURA: ESTRATGIAS DE

LEITURA:

LEITURA DO TEXTO DE MARIA FILOMENA MNICA: O ANO DA

FICHA: ANO

O
DA

CONTEDOS

PASSOS/ TEMPO (15


MINUTO S)

OBJETIVOS
DE TEXTOS EXPOSITIVOS.

PROCESSUAIS
LEITURA SELETIVA: PESQUISA DE INFORMAO PRECISA

DECLARATIVOS
TEXTOS EXPOSITIVOS: PORTUGAL NOS FINAIS DO SCULO XIX

ESTRATGIAS/ATIVIDADES
MORTE DE CESRIO VERDE OBSERVAO DE IMAGENS DE LISBOA DO SCULO XIX; OS
ALUNOS DEVERO COMENTAR DE ACORDO COM A LEITURA DO TEXTO DE

RECURSOS
MORTE CESRIO VERDE
DE

MARIA FILOMENA

EXPRESSO ORAL: ANLISE COMENTADA DE IMAGENS

MNICA.

3
CONTACTAR COM UM AUTOR DO PATRIMNIO CULTURAL PORTUGUS ANTECIPAR CONTEDOS
A PARTIR DE INDCIOS VRIOS

LEITURA:

SENTIMENTO DUM OCIDENTAL:LEITURA E INTERPRETAO:

AUDIO DO POEMA LEITURA SILENCIOSA LEITURA E COMENTRIO EM


SEQUNCIAS

COMPUTADO R

GLOBAL, SELETIVA E ANALTICA

VDEO COLUNAS

- REALISMO
EXPRESSO ORAL

REGISTO DE CONCLUSES SNTESE)

(FICHA

MANUAL

- SENSAES - NOTAES
TEMPORAIS E

APREENDER OS SENTIDOS
DO TEXTO

PRATICAR A ESCUTA
ATIVA

ESCUTA ATIVA

ESPACIAIS

FICHA (QUADRO-

CONTEDOS

PASSOS/ TEMPO

OBJETIVOS

PROCESSUAIS

DECLARATIVOS

ESTRATGIAS/ATIVIDADES

RECURSOS
RESUMO)

- DESCRIES RECONHECER A
ESPECIFICIDADE DO DISCURSO POTICO

RECONHECER A
DIMENSO ESTTICA E SIMBLICA DA LNGUA E DA IMAGEM

- LINGUAGEM (HIPLAGE, SINESTESIA,


VISUALISMO

- ESTRUTURA
DEAMBULATRIA E NARRATIVA

- CIDADE COMO
ESPAO DE APRISIONAMENTO E DOENA

4(15
MINUTOS

IDENTIFICAR E
SINTETIZAR OS CONTEDOS E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA AULA

EXPRESSO ORAL/ESCRITA

SNTESE COMENTRIO DO VERSO DE ALBERTO CAEIRO SOBRE CESRIO


PARA SNTESE DO POEMA E DOS CONTEDOS ABORDADOS

COMPUTADO R;
DIAPOSITOV OS;

10

SUMRIO: DO ROMANTISMO AO REALISMO: A PERSEGUIO DO REAL. ANLISE DE PINTURAS REALISTAS.O REAL DE CESRIO VERDE: LEITURA DO TEXTO DE MARIA FILOMENA MNICA. O SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL: LEITURA E INTERPRETAO: A CIDADE COMO ESPAO DO APRISIONAMENTO.

11

D ESENVOLVIMENTO

DA AU LA

P A S SO 1: Do RO M A NT I S M O

A O RE A L I S M O

(5 minutos)

- Ponte com os contedos programticos antecedentes (Frei Lus de Sousa e o romantismo) a que se opor um novo perodo literrio: o realismo. - Introduz-se o conceito de realismo opondo pinturas o perodo romntico a pinturas do perodo realista. - Expande-se, sucintamente, o que se refere ao mundo pictrico, para o mundo da literatura. (Power Point) - Faz-se o registo de conceitos/tpicos-chave para o entendimento de realismo Ea e Cesrio como os dois expoentes mximos do realismo em Portugal: respetivamente no romance e na poesia. (apresentao de diapositivos)

P A S SO 2:

O RE A L D E

C E S RI O V E RD E ( CO NT E XT O

E P O CA L )

(15

M I NU T O S )

- Ponte: uma vez que foi referido que Cesrio Verde um poeta realista e que o realismo se volta para o real circundante e contemporneo, ser necessrio conhecer melhor esse mesmo real focado por Cesrio. Leitura do texto de Maria Filomena Mnica: O dia que Cesrio Verde Morreu. (FICHA de LEITURA) Instruo de leitura: sublinhar tudo o que remeta para a caracterizao da cidade de Lisboa nos finais do sculo XIX; Ps-leitura: observao de algumas imagens de Lisboa do sculo XIX; os alunos devero comentar de acordo com a leitura do texto de Maria Filomena Mnica.

P A S SO 3: O S E NT I M E NT O

DE UM

O CI D E NT A L (A V E M A RI A S ) (20 minutos)

1. Instruo de leitura: (manual p. 280): ler a primeira parte do poema (Ave-Marias) e sublinhar tudo o que remeta, o que se relacione com a leitura anterior do texto de Maria Filomena Mnica e com as fotografias da Lisboa de finais do sculo XIX que foram vistas.

(Resoluo: o gs; os carros de aluguer; as partidas para o estrangeiro dos burgueses e das classes privilegiadas; a pequena burguesia dentistas e lojistas; os operrios (carpinteiros e calafates); as varinas; o trem de praa; o porto de Lisboa o couraado ingls; a vida

12

quotidiana; as descargas do carvo; pobreza das classes trabalhadoras as varinas descalas; os calafates secos; condies de vida e a insalubridade dos espaos urbanos focos de infeo)

2. O facto de ter sido possvel identificar no texto de forma to ntida marcas do quotidiano lisboeta de finais do sculo XIX indica-nos que estamos perante que escola literria? (R.: realismo)
Ave-Marias Nas nossas ruas, ao anoitecer, H tal soturnidade, h tal melancolia, Que as sombras, o bulcio, o Tejo, a maresia Despertam-me um desejo absurdo de sofrer. O cu parece baixo e de neblina, O gs extravasado enjoa-me, perturba; E os edifcios, com as chamins, e a turba Toldam-se duma cor montona e londrina. Batem carros de aluguer, ao fundo, Levando via-frrea os que se vo. Felizes! Ocorrem-me em revista, exposies, pases: Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o mundo! Semelham-se a gaiolas, com viveiros, As edificaes somente emadeiradas: Como morcegos, ao cair das badaladas, Saltam de viga em viga os mestres carpinteiros. Voltam os calafates, aos magotes, De jaqueto ao ombro, enfarruscados, secos; Embrenho-me, a cismar, por boqueires, por becos, Ou erro pelos cais a que se atracam botes. E evoco, ento, as crnicas navais: Mouros, baixis, heris, tudo ressuscitado! Luta Cames no Sul, salvando um livro a nado! Singram soberbas naus que eu no verei jamais! E o fim da tarde inspira-me; e incomoda! De um couraado ingls vogam os escaleres; E em terra num tinir de louas e talheres Flamejam, ao jantar alguns hotis da moda. Num trem de praa arengam dois dentistas; Um trpego arlequim braceja numas andas; Os querubins do lar flutuam nas varandas; s portas, em cabelo, enfadam-se os lojistas! Vazam-se os arsenais e as oficinas; Reluz, viscoso, o rio, apressam-se as obreiras; E num cardume negro, hercleas, galhofeiras, Correndo com firmeza, assomam as varinas. Vm sacudindo as Seus troncos varonis E algumas, cabea, Os filhos que depois ancas opulentas! recordam-me pilastras; embalam nas canastras naufragam nas tormentas.

Comment [-1]: Iluminao a gs: primeiros candeeiros a gs tinham chegado em 1884 Comment [-2]: Quotidiano da cidade

Comment [-3]: Classe trabalhadora; crescimento urbano da cidade de Lisboa Comment [-4]: v. infra Comment [-5]: a vida comercial da cidade ligada zona ribeirinha

Comment [-6]: v. comentario infra

Comment [-7]: pequenaburguesia da cidade Comment [-8]: v infra

Descalas! Nas descargas de carvo, Desde manh noite, a bordo das fragatas; E apinham-se num bairro aonde miam gatas,

Comment [-9]: Classes baixas e o retrato das suas condies de vida: Nos bairros antigos, a higiene era deplorvel. Com quintais apinhados de galinhas, coelhos e porcos, as casas estavam infestadas de parasitas. (MF Mnica)

13

E o peixe podre gera os focos de infeco!

Comment [-10]: referncia ntida s condies de vida precrias das clases baixas na cidade

3. Audio da primeira parte do poema Sentimento de um Ocidental (SdO): https://www.youtube.com/watch?v=DQ8R1xvtw1Y Instruo de audio: Escutaro a leitura/interpretao da primeira parte deste texto, tentando identificar e caracterizar o estado de esprito do sujeito potico. (R.: O estado de esprito do sujeito potico caracteriza-se pela perturbao, melancolia - h tal soturnidade/h tal melancolia - e profundo desnimo. Questes: 1) O que causa esse estado de esprito? (R.: O espao envolvente, a cidade. ) 2) Que desejo lhe suscitado pela experincia angustiante da cidade? (R.: desejo de evaso. ) 3) Como percecionada a cidade? Quais as principais caractersticas desse espao, tal como ele captado pelo sujeito potico? (R.: A cidade um local de aprisionamento; um espao perturbador; o cu parece baixo; as edificaes so gaiolas; tambm um espao de tdio, onde os lojistas se enfadam. Ao mesmo tempo, a cidade um local associado doena e infeo. ) 4) Que sensaes esto envolvidas na descrio e caracterizao desse espao? R.: a viso, o olfato e a audio: cor montona e londrina; maresia , gs,bulcio. 5) Identifica o momento do dia e o lugar em que decorre a ao esboada no poema. (in Quadro-resumo) ( explicar a indicao de Ave-Marias) 6) De que modo so descritas as descrio das varinas? A que so comparadas? (R.: cardume negro (no so individualizadas; negro luto; cardume (peixes); as varinas so comparadas a um cardume. 7) Explicar. ( R.: desumanidade das condies de vida) Registo de concluses e sntese no quadro-resumo;

P A S SO 4: O S E NT I M E NT O

DE UM

O CI D E NT A L (N O I T E F E CHA D A ) (15

MINUTOS)

1) Solicita-se a leitura silenciosa e pede-se para sublinhar as referncias ao tempo e ao espao.

14

2) Faz-se a leitura em voz alta e expressiva, pela professora, em segmentos, seguindo-se comentrios e questes.
(1 sequncia de leitura e comentrio)
Toca-se s grades, nas cadeias. Som Que mortifica e deixa umas loucuras mansas! O Aljube, em que hoje esto velhinhas e crianas, Bem raramente encerra uma mulher de << dom>>! E eu desconfio, at, de um aneurisma To mrbido me sinto, ao acender das luzes; vista das prises, da velha S, das Cruzes, Chora-me o corao que se enche e que se abisma. A espaos, iluminam-se os andares, E as tascas, os cafs, as tendas, os estancos Alastram em lenol os seus reflexos brancos; E a Lua lembra o circo e os jogos malabares.
Comment [-11]: impresso sonora

Comment [-12]: notao temporal; impresso visual Comment [-13]: estadode esprito do sujeito potico , mais uma vez, transmitido pela cidade. Comment [-14]: impresso visual Comment [-15]: expressividad e da imagem; repetir o verso;

Questes: 1) De Ave Marias para Noite Fechada , regista-se uma progresso temporal. Em que momento do dia nos encontraremos agora? ( A noite caiu, a escurido adensou-se e os candeeiros esto agora acesos). 2) Caracteriza o estado de esprito do sujeito potico e identifica o que conduziu a tal sentimento. (R.: morbidez; tristeza causadas pela cidade e pela viso das prises. ) 4) Comentar a expressividade do verso: Alastram em lenol os seus reflexos brancos como exemplificativo da expressividade plstica e da sugesto plstica de Cesrio. (R.: Viso plstica da luz ocupando o espao noturno da cidade como se fosse um lenol branco estendendo-se na noite; metfora com aliterao do l). 5) Que sensaes ou impresses predominam nesta trs estrofes? (R.: sugesto auditiva e visual. )

(2 sequncia de leitura e comentrio ) Duas igrejas, num saudoso largo, Lanam a ndoa negra e fnebre do clero: Nelas esfumo um ermo inquisidor severo, Assim que pela Histria eu me aventuro e alargo. Na parte que abateu no terremoto, Muram-me as construes rectas, iguais, crescidas; Afrontam-me, no resto, as ngremes subidas, E os sinos dum tanger monstico e devoto. Mas, num recinto pblico e vulgar, Com bancos de namoro e exguas pimenteiras, Brnzeo, monumental, de propores guerreiras, Um pico doutrora ascende, num pilar!

Comment [-16]: em contraste com a ideia de luz das estrofes que antecedem; Comment [-17]: realar que se trata de uma interseo do passado no presente. Comment [-18]: 1755 Comment [-19]: Expressividad e do adjetivo Comment [-20]: Importante: muram-me; afrontam-me: a cidade como local do emparedamento e da priso. Comment [-21]: Atentar no constraste dos adjetivos: vulgar e exguas com monumental Cames: grandeza do passado/ decadncia do presente Poema redigido em comemorao do centenrio de Cames

15

Questes:

1) Nesta passagem, podemos dizer que a cidade atravessada por memrias do seu passado que no passam despercebidas ao sujeito potico. Pedir ao alunos que exemplifiquem e/ou expliquem. ( Terramoto, inquisio, pico de outrora) 2) Relativamente 3 estrofe de que modo feito o contraste entre o passado e o presente? Como so ambos os tempos percecionados? O que os distingue? R.: O presente: vulgar; exguo; Passado: monumental; Constatao: decadncia do presente face s glrias do passado. A grandeza de Cames contrasta com a vulgaridade do espao onde est a sua esttua.

3) Como se manifesta sentir o sujeito potico em relao ao espao? R.: H a constatao de uma progressiva sensao de aprisionamento (a pronominalizao de muram-me especialmente sugestiva).
Registo no quadro-sntese das concluses.

P A S SO 5: O S E N T I M E N T O

DE UM

O C I D E N T A L ( A O G S ) ( 20 M I N U T O S )

1. Solicita-se a leitura silenciosa das primeiras seis estrofes: Instruo: sublinhar o que remete para doena/sade. (moles hospitais; chorar doente dos pianos; cheiro salutar e honesto; versos salubres; palidez).

Comment [-22]: H um trajeto ao longo do poema; o sujeito potico deambula pela cidade; o poema vai progredindo no espao e no tempo. Poesia ambulatria. Flneur. Comment [-23]: Uma vez mais, a sensao de confinamento e recluso que o espao urbano suscita. Antes era o cu parece baixo e de neblina. Comment [-24]: Metfora : a expressividade de mole como prefigurao de doena, falta de vitalidade: Comment [-25]: Aprisionamento do espao da cidade. Tpidas: contrasta com o frio referido na estrofe anterior. A tepidez das lojas vem da sua luz. Comment [-26]: IMAGINAO TRANSFIGURADORA: passa a descrever o que imagina ver.

1 sequncia de leitura/comentrio
E saio. A noite pesa, esmaga. Nos Passeios de lajedo arrastam-se as impuras. moles hospitais! Sai das embocaduras Um sopro que arrepia os ombros quase nus. Cercam-me as lojas, tpidas. Eu penso Ver crios laterais, ver filas de capelas, Com santos e fiis, andores, ramos, velas, Em uma catedral de um comprimento imenso.

Questes: 1) A sensao de aprisionamento continua. Que versos podem ser citados para comprovar esta afirmao? (R.: A noite pesa, esmaga. Cercam-me as lojas, tpidas)
16

2)

Cercam-me as lojas, tpidas. Explicar o verso ( R.: o que tpido e vem das lojas a luz ); associar esta estrofe pintura de Munch (manual p. 283):

R.: lividez; o cu opressivo; os rostos adoecidos e plidos, cadavricos; a luz proveniente das casas quente contrasta com a a fria palidez dos rostos e da noite.

2 sequncia de leitura/comentrio

Num cutileiro, de avental, ao torno, Um forjador maneja um malho, rubramente; E de uma padaria exala-se, inda quente, Um cheiro salutar e honesto a po no forno. E eu que medito um livro que exacerbe, Quisera que o real e a anlise mo dessem; Casas de confees e modas resplandecem; Pelas vitrines olha um ratoneiro imberbe.

Comment [-27]: Regresso ao real Comment [-28]: Uso expressivo do avdrbio caracterstico do estilo de Cesrio. Aliterao do m Comment [-29]: Sensaes olfativas, auditivas e visuais. Contraste das anteriores notaes de doena da cidade e do cheiro salutar do po. Cheiro do po quente (sinestesia) O cheiro honesto (hiplage)

Questes/Comentrios: - Regresso ao real 1) Que sensaes esto presentes nestas duas quadras? R.: Sensaes olfativas, auditivas e visuais. Contraste das anteriores notaes de doena da cidade e do cheiro salutar do po.

Cheiro do po quente (sinestesia) O cheiro honesto (hiplage)

Sinestesia (associao de dois sentidos numa nica perceo) Hiplage: atribuio a uma entidade de uma caracterstica que se refere a outra e que pode estar expressa ou subentendida no discurso. Ex.: As tias faziam meias sonolentas (Ea de Queirs)

(REGISTAR NO QUADRO)

17

P A S SO 6: O S E NT I M E NT O

DE UM

O CI D E NT A L (H O RA S M O RT A S ) (20

MINUTOS)

Audio do excerto; Instruo de leitura/audio: sublinhar o que remete para a sensao de aprisionamento do sujeito potico na cidade.

1 sequncia de leitura/comentrio

Horas mortas

O teto fundo de oxignio, de ar, Estende-se ao comprido, ao meio das trapeiras; Vm lgrimas de luz dos astros com olheiras, Enleva-me a quimera azul de transmigrar. Por baixo, que portes! Que arruamentos! Um parafuso cai nas lajes, s escuras: Colocam-se taipais, rangem as fechaduras, E os olhos dum caleche espantam-me, sangrentos. E eu sigo, como as linhas de uma pauta A dupla correnteza augusta das fachadas; Pois sobem, no silncio, infaustas e trinadas, As notas pastoris de uma longnqua flauta.

Comment [-30]: personificao Comment [-31]: desejo de evaso Comment [-32]: impresso sonora; pormenor auditivo apenas possvel no solncio da noite alta. Comment [-33]: Visualismo da comparao: as ruas estreitas, com prdios altos de cada um dos lados. Comment [-34]: Infausta infeliz

Questes/comentrios: 1) Que versos traduziro, uma vez mais, a sensao da cidade como espao de clausura? 2) O que que vai suscitar o devaneio do sujeito potico? (R.: o ouvir ao longe o som de uma flauta pastoril. )

2 sequncia de leitura/comentrio
Se eu no morresse, nunca! E eternamente Buscasse e conseguisse a perfeio das cousas! Esqueo-me a prever castssimas esposas, Que aninhem em manses de vidro transparente! () Mas se vivemos, os emparedados, Sem rvores, no vale escuro das muralhas!... Julgo avistar, na treva, as folhas das navalhas E os gritos de socorro ouvir, estrangulados. () E, enorme, nesta massa irregular
Comment [-35]: Trata-se um delirio positivo, de eternidade e perfeio. NB: delroo positivo suscitado pela audio da flauta pastoril, evocativa do campo.

18

De prdios sepulcrais, com dimenses de montes, A Dor humana busca os amplos horizontes, E tem mars, de fel, como um sinistro mar!

Questes: 1) A cidade agora inequivocamente retratada como um espao de recluso, morte e dor. Que versos/expresses o transmitem? (R.: Emparedados; vale escuro das muralhas; treva; gritos de socorro) 2) Atravs de que expresso se associa a cidade a um espao de morte? Registo no quadro-sntese.
P A S SO

7: S NT E SE

DA AULA

(15

M I NU T O S )

- Comentrio do verso de Alberto Caeiro para sntese do poema: () Que pena que tenho dele! Ele era um campons Que andava preso em liberdade pela cidade. () - Retrato da cidade como espao da doena, do aprisionamento. ( Diapositivos sntese sobre a cidade) - Registo no quadro com a colaborao dos estudantes sobre o tema principal do poema O Sentimento de um Ocidental: deambulao pelo espao da cidade, percebido disforicamente como um espao de aprisionamento e de doena. - Leitura expressiva ou nova audio da primeira parte do poema (Ave Marias).

Comment [-36]: Explicar disfrico como antnimo de eufrico

M ATERIAIS I)

UTILIZADOS

FICHA DE LEITURA : O ANO DA MORTE DE CE SRIO VERDE FILOMENA MNICA

M ARI A

Em 1886, Portugal era um pas predominantemente rural. Fora de Lisboa e do Porto, no havia cidades. A maior parte da populao 8 em cada 10 portugueses vivia no campo, trabalhando uma tera pouco frtil e mal distribuda. (...)

Lisboa, cuja populao havia dobrado nos ltimos trinta anos, era uma cidade diferente da capital que acolhera Saldanha depois do 19

golpe da Regenerao. Em parte devido presso dos recm-chegados, em parte porque o alargamento dos limites urbanos era uma forma de obter receitas para o Estado, a cidade alastrara rapidamente. A cintura urbana estendia-se quase at Benfica e Lumiar, onde, nos montes, ainda havia moinhos. Cesrio Verde conhecia bem esta paisagem. Especialmente no caso daqueles que haviam deixado as suas aldeias na vspera, as saudades do campo eram imensas. Nos dias quentes de Vero, era v-los, a caminho das hortas, com cestos repletos de talhadas de melo, damascos e po-de-l. Na cidade, sentiam-se emparedados, sem rvores, no vale escuro das muralhas. (...)

Em 1886, j tinham sido introduzidas em Lisboa algumas das inovaes que facilitavm a vida urbana: os primeiros candeeiros a gs tinham chegado em 1884 e, em 1878, haviam sido instalados no Chiado seis candeeiros eltricos.

Mas estes melhoramentos no se propagaram rapidamente. Grande parte das ruas continuava malcheirosa e mal alumiada. A civilizao no chegara a todas as vielas, becos e escadinhas. Nos bairros antigos, a higiene era deplorvel. Com quintais apinhados de galinhas, coelhos e porcos, as casas estavam infestadas de parasitas. Apesar da captao do rio Alviela ter permitido instalar uma rede de distribuio de gua ao domiclio, o benefcio chegava a poucas casas. Nos mercados, as condies sanitrias eram pssimas (...). Cesrio Verde conhecia bem esta paisagem (...).

Cidade porturia, a zona ribeirinha era uma das mais ativas de Lisboa. (...) Fragateiros, varinas e descarregadores povoavam este cenrio febril. Todos os dias atracavam navios transatlnticos, despejando e recolhendo mercadorias. (...) Cesrio Verde conhecia bem esta paisagem.

20

verdade que os burgueses portugueses eram modestos, quando comparados com os seus parceiros europeus, mas, em face da misria indgena, pareciam uns nababos. (...) No havia caridade que chegasse para acudir ao exrcito de costureirias tsicas, de artesos desempregados e de velhas abandonadas que pululavam pela cidade. Cesrio Verde conhecia bem esta paisagem. (...) Na madrugada de 19 de julho de 1886, entre as ribeiras e os montes de Caneas, o clima estava ameno. (...) Foi no meio deste esplendor que, s cinco horas da manh, com os pulmes destrudos pela tuberculose, morreu Cesrio Verde. A maioria dos seus contemporneos nunca ouvira falar deste poeta com 31 anos. Nenhum livro seu estava acessvel nas livrarias. Apenas alguns jornais tinham acedido, por favor, a publicar versos por ele assinados. Mas Cesrio era o maior poeta do seu tempo. Maria Filomena Mnica, Cenas da Vida Portuguesa

II)

D IAPOSITIVOS :

DO

R OMANTISMO

AO

R EALISMO

21

III)

D IAPOSITIVOS : I MAG ENS

DE

L I SBOA

NOS FI NAIS DO SCULO

XIX

22

IV)

D IAPOSITIVOS : A

CIDADE EM

C ESRIO

VERDE

23

24

25

V)

Q UADRO - SNTESE

SENTIMENTO D UM OCIDENTAL

SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL

QUANDO?

ONDE?

PERCEO DO
ESPAO

QUEM?

ESTADO DE ESPRITO DO
SUJEITO POTICO

ESTILISTICAMEN TE:

26

SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL

QUANDO?

ONDE?

PERCEO DO
ESPAO

QUEM?

ESTADO DE ESPRITO DO
SUJEITO POTICO

ESTILISTICAMEN TE:

AS SOMBRAS, O BULCIO, O TEJO

COMO
MORCEGOS

AVE-MARIAS

EMBRENHO-ME A CISMAR, POR BOQUEIRES, POR BECOS

E NUM
CARDUME NEGRO

() ASSOMAM AS VARINAS

COR 27
MONTONA E LONDRINA

SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL

QUANDO?

ONDE?

PERCEO DO
ESPAO

QUEM?

ESTADO DE ESPRITO DO
SUJEITO POTICO

ESTILISTICAMEN TE:

ALASTRAM EM
LENOL OS SEUS REFLEXOS TE-FECHADA BRANCOS

CONSTRUES RETAS, IGUAIS, CRESCIDAS;

28

SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL

QUANDO?

ONDE?

PERCEO DO
ESPAO

QUEM?

ESTADO DE ESPRITO DO
SUJEITO POTICO

ESTILISTICAMEN TE:

UM FORJADOR
MANEJA UM MALHO, RUBRAMENTE:

AO GS

UM CHEIRO
SALUTAR E HONESTO A PO NO FORNO

29

SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL

QUANDO?

ONDE?

PERCEO DO
ESPAO

QUEM?

ESTADO DE ESPRITO DO
SUJEITO POTICO

ESTILISTICAMEN TE:

E EU SIGO,
COMO AS LINHAS

HORAS MORTAS

DE UMA PAUTA A DUPLA CORRENTEZA AUGUSTA DAS FACHADAS

30

VI)
SENTIMEN TO DE UM OCIDENTA
L

Q UADRO -R ESUMO

DE

S ENTIMENTO

DUM OCIDEN TAL

CORRE O

PERCEO DO QUANDO? ONDE?


ESPAO

QUEM?

ESTADO DE ESPRITO DO
SUJEITO POTICO

ESTILISTICAMENTE:

31

AO ANOITECER
AO FINAL DO DIA A ALTURA DAS

LISBOA: ZONA RIBEIRINHA;


BEIRA DO

VISO,
OLFATO, AUDIO;

CARPINTEI ROS;
DENTISTAS

O ESPAO PROVOCA NO
SUJEITO POTICO MELANCOLIA, TRISTEZA; NUSEA;

ENUMERAO: AS
SOMBRAS, O BULCIO, O

TEJO

AVE-MARIAS

TEJO; APRISIONAMEN BOQUEIRES, BECOS, OU


ERRO POR CAIS TO

;
CALAFATES

;
LOJISTAS; VARINAS:

DESEJO DE EVASO;

COMPARAO: COMO MORCEGOS

(SEMELHAMSE A GAIOLAS)

(HERCLEA S; FIRMES)

AVE-MARIAS

DOENA/INFE
O/INSALUBRID ADE:

ALITERAO: EMBRENHO-ME A CISMAR, POR BOQUEIRES, POR BECOS

BAIRRO METFORAS: E NUM CARDUME NEGRO () ASSOMAM AS VARINAS

ONDE MIAM AS GATAS (OBSERVAO CRTICA DO REAL)

ADJETIVAO EXPRESSIVA: COR


MONTONA E LONDRINA

32

INCIO DA NOITE: AO ACENDER DAS LUZES

ALJUBE (PRISO); S TASCOS, CAFS, TENDAS,


ESTANCOS;

SOM: TOCASE S GRADES NAS CADEIAS

COSTUREIR AS, FLORISTAS,


BURGUESA S, PRESOS,

MORBIDEZ (ANEURISMA);

IMAGEM/METFORA: ALASTRAM EM LENOL


OS SEUS REFLEXOS BRANCOS;

SOFRIMENTO

(CHORA-ME O CORAO) SENSAO DE


E CONFINAMENTO PROVOCADO PELO ESPAO CITADINO:

VISO: A
ESPAOS ILUMINAM-SE OS ANDARES

CAMES;

ADJETIVAO EXPRESSIVA: CONSTRUES RETAS, IGUAIS, CRESCIDAS;

ENCLAUSURAMENTO

NOITE-FECHADA

LARGO COM
DUAS IGREJAS;

MURAM-ME AS
CONSTRUES RETAS, IGUAIS, CRESCIDAS

LARGO DE CAMES; PALCIO E CASEBRE; QUARTEL QUE


J FOI CONVENTO;

BRASSERIE;:

33

A NOITE
INSTALOU-SE; A CIDADE EST ARTIFICIALMENTE ILUMINADA PELOS

SOM E VISO NOS PASSEIOS DE LAJEDO; PADARIA;


DO FORJADOR;

AS
IMPURAS;

A SENSAO DE
ATROFIAMENTO E ENCLAUSURAMENTO CAUSADA PELA CIDADE AUMENTA

EXPRESSIVIDADE DO
ADVRBIO; ALITERAO DE M:

CHEIRO DO PO; LUZ DAS LOJAS; MOLEZA DOS HOSPITAIS;

FORJADOR; PROFESSOR DE LATIM;

UM FORJADOR

MANEJA UM MALHO, RUBRAMENTE:

( A NOITE

AO GS

CANDEEIROS A GS.

PESA, ESMAGA;

CERCAM-ME AS LOJAS;)
SINESTESIA:

HIPLAGE E UM

CHEIRO SALUTAR E HONESTO A PO NO FORNO

34

ALTAS HORAS DA
NOITE

PELAS RUAS,
POR ENTRE AS FACHADAS.

APRISIONAMEN TO;
EMPAREDAMEN TO:

QUASE
NINGUM, APENAS UMA CALECHE QUE PASSA; AS NOTAS PASTORIS DA FLAUTA QUE ALGUM TOCA; AS PESSOAS QUE TOSSEM DENTRO DE CASA; OS GUARDAS.

SENSAO DE
EMPAREDAMENTO E CONFINAMENTO CAUSADO PELA CIDADE MANTM-SE.

COMPARAO: E EU
SIGO, COMO AS LINHAS DE UMA PAUTA

A DUPLA CORRENTEZA
AUGUSTA DAS FACHADAS

VALE ESCURO
DAS MURALHAS;

NO ENTANTO, A AUDIO
DE UMA FLAUTA PASTORIL

HORAS MORTAS

EMPAREDADOS ; PRDIOS SEPULCRAIS;

RECORDANDO-O DO CAMPO TRAZ UMA


SENSAO POSITIVA QUE LOGO INTERROMPIDA PELA EXPERINCIA APRISIONADORA E FNEBRE DA CIDADE.

35

3.

AULA DE 21 DE FEVEREIRO
P LANIFICAO
ESTAGIRIA: ALEXANDRA MONTEIRO TURMA: 11 B 1 LIO: DURAO: 90
MINUTOS

DATA: 21-022013

SUPERVISORA: DOUTORA MARTA VRZEAS

ORIENTADORA:

DR ANABELA GONALVES

CONTEDOS

PASSOS /TEMPO 1

OBJETIVOS

PROCESSUAIS
EXPRESSO ORAL E ESCRITA

DECLARATIVOS

ESTRATGIAS/ATIVIDADES
SNTESE DA AULA ANTERIOR REGISTO DO SUMRIO DA AULA.

RECURSOS
QUADRO CADERNOS DIRIOS COMPUTAD OR CD DE RECURSOS

MOBILIZAR CONHECIMENTOS PRVIOS

EXPRESSO ORAL E ESCRITA: SNTESE LEITURA E COMPREENS O:

CONTACTAR COM UM AUTOR DO PATRIMNIO CULTURAL PORTUGUS ANTECIPAR CONTEDOS


A PARTIR DE INDCIOS

ESCUTA ATIVA LEITURA GLOBAL E

AUDIO DO POEMA NUM BAIRRO MODERNO LEITURA SILENCIOSA

36

VRIOS

ANALTICA -A EXPERINCIA DISFRICA DA CIDADE - A TRANSFIGURA O DO REAL - LINGUAGEM E ESTILO DE CESRIO VERDE IMPRESSIONIS MO LITERRIO - ESTRUTURA NARRATIVA E DEAMBULAT RIA - NATUREZA PLSTICA DA POESIA DE CESRIO

APREENDER OS
SENTIDOS DO TEXTO

INTERPRETAO COLABORATIVA OBSERVAO DE IMAGENS; RELACIONAR IMAGENS COM TEXTO REGISTO DE CONCLUSES: SNTESE

(AUDIO DO POEMA) DIAPOSITI VOS: IMPRESSIO NISMO MANUAL

PRATICAR A ESCUTA
ATIVA

EXPRESSO ORAL EXPRESSO ESCRITA: SNTESE

RECONHECER A
ESPECIFICIDADE DO DISCURSO POTICO

RECONHECER A
DIMENSO ESTTICA E SIMBLICA DA LNGUA E DA IMAGEM

REFLETIR SOBRE O FUNCIONAMENTO DA

LEITURA ANALTICA

FUNCIONAME NTO DA LNGUA: USO

lABORATRIO GRAMATICAL

FICHA: USOS DO

37

LNGUA

ESCRITA

RESTRITIVO E NO RESTRITIVO DO ADJETIVO


SNTESE

ADJETIVO

4 IDENTIFICAR
E SINTETIZAR OS CONTEDOS E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA AULA

EXPRESSO ESCRITA E ORAL

REGISTO DO SUMRIO.

QUADRO CADERNOS DIRIOS

SUMRIO: NUM BAIRRO MODERNO. LEITURA E INTERPRETAO. O IMPRESSIONISMO E A IMAGINAO TRANSFIGURADORA EM CESRIO VERDE.BINMIO CIDADE- CAMPO EM UM BAIRRO MODERNO E SENTIMENTO DE UM OCIDENTAL.

38

D ESENVOLVIMENTO

DA AU LA

P A S SO : 1: P O NT E CO M A A U L A A NT E R I O R ; A U D I O D O P O E M A ; D E S CR I O D A HO RT A L I CE I RA ; O RE A L I S M O E M C E S RI O ( RE FE R NCI A A L U S I V A ) (20 M I N U T O S )
Ponte com a aula anterior: os alunos so questionados sobre o poema lido e analisado na aula anterior (Sentimento de um Ocidental) e sobre o seu principal contedo temtico (experincia disfrica da cidade); - Registo do sumrio. - Explica-se que a aula continuar o estudo de Cesrio Verde. Indica-se o ttulo do poema Num Bairro Moderno e solicita-se antecipaes quanto ao seu possvel contedo. Audio do poema Num Bairro Moderno. Instruo de audio: Devem escutar o poema e sublinhar no texto (manual p. 268) os tipos sociais que surgem no texto. ( R.: a hortaliceira; o criado; os padeiros) e os versos que fazem a sua descrio. Questes: Solicita-se aos alunos uma tentativa de parfrase do texto. Na sua parfrase do texto, as seguintes questes sero colocadas: 1) Localizao espacial e temporal da situao descrita (R.: dez horas da manh, na rua de um bairro moderno); 2) O sujeito potico encontra uma figura feminina. Identifica-a. ( R.: hortaliceira, vendedora de legumes); - Descrio da hortaliceira (R.: pobre, trabalhadora, frgil, de baixa estatura, magra; esguedelhada, feia; bracinhos brancos; tamancos enfezadita)

Personagem-tipo identificada pela profisso; Fragilidade; Empatia do sujeito potico ( uso dos diminutivos : pequenina; bracinhos brancos; enfezadita; Contraste da vida burguesa e ociosa do bairro moderno com a condio da hortaliceira A que outra(s) figura(s) feminina de O sentimento de um Ocidental poderamos comparar esta hortaliceira? 3) Narrar o encontro do sujeito potico com a hortaliceira. (Encontrou-a, observou-a; ajudoua a levantar o cesto do cho e ficou a v-a afastar-se).
39

4) A hortaliceira interage com um criado. Como caracterizaramos a relao? Que verso nos indica que h uma manifestao de superioridade relativamente hortaliceira por parte do criado? (R.: e muito descansado, atira um cobre ignbil, oxidado () 5) Que recurso expressivo? Hiplage 6) De que modo poderamos comentar a sua expressividade? R.: crtica social e subjetividade do sujeito potico que crtica a atitude fria e vil do criado relativamente hortaliceira.
Comment [m37]: Explicitar o significado; vil; desprezvel;

P A S SO 2: O

I M P RE S SI O N I SM O E M

C E S RI O :

A RE A L I D A D E D E S CRI T A P E L A S I M P RE S S E S

E SE N SA E S ; A T RA NS FI G U RA O D A RE A L I D A D E .

(20

M I NU T O S )

1 sequncia de leitura/comentrio Solicita-se aos alunos a releitura silenciososa das duas primeiras estrofes Instruo: reler as duas primeiras estrofes do poema e sublinhar tudo que aponte para aspetos visuais, tudo o que se relacione com sensaes e impresses relacionadas com o campo da viso. R.: transparentes; matizam; vista; brancuras; estucados; pintados; reluzem;

Dez horas da manh; os transparentes Matizam uma casa apalaada; Pelos jardins estancam-se as nascentes, E fere a vista, com brancuras quentes, A larga rua macadamizada. Rez-de-chauss repousam sossegados, Abriram-se, nalguns, as persianas, E dum ou doutro, em quartos estucados, Ou entre a rama dos papis pintados, Reluzem, num almoo as porcelanas.

Comment [-38]: Notao temporal: Cesrio reprter do quotidiano Comment [-39]: sinestesia

Comment [-40]: personificao

Questes: 1) Os versos tm uma forte carga visual, isto , podemos ver claramente visto o quadro que Cesrio nos pinta. (poeta-pintor). Que cor predomina? Como caracterizaramos a intensidade da luz? R.: cor clara ( transparentes, brancuras estucados, reluzem e intensa brancuras quentes. 2) Explicar o sentido da expresso brancuras quentes, identificando o recurso expressivo.

40

R.: A luz do sol forte, as cores dominantes da realidade observada so claras, da a referncia a brancura quente que, ao associar uma impresso visual com uma impresso ttil (trmica) , faz uso da sinestesia. A professora progride na explicao: vimos que nestas duas estrofes o real observado nos dado atravs das impresses visuais do poeta. No temos uma descrio objetiva, mas uma descrio do real que nos oferecida pelas impresses, pelas sensaes do sujeito potico. 3) No entanto, h um momento no texto que parte do real para a imaginao do sujeito potico, i.e, a partir do real, o poeta imagina uma realidade outra (transfigurao do real). A partir de que estrofe se d incio transfigurao do real? R.: Subitamente que viso de artista! () 4) Que conector introduz a transformao fantasiosa? (R.: Subitamente). 5) Qual a expressividade deste conector no contexto do poema? (R.: destaca a natureza imprevista e abrupta da viso de artista e o modo surpreendente como surgiu na sua imaginao).

2 sequncia de leitura/comentrio

Solicita-se aos alunos a releitura das estrofes seguintes; Instruo de leitura: ler as estrofes e sublinhar todos os verbos que remetam para a composio da sua viso de artista (R.: recompunha; achava os tons; descobria)

Subitamente - que viso de artista! Se eu transformasse os simples vegetais, luz do Sol, o intenso colorista; Num ser humano que se mova e exista Cheio de belas propores carnais?! Boiam aromas, fumos de cozinha; Com o cabaz s costas, e vergando, Sobem padeiros, claros de farinha; E s portas, uma ou outra campainha Toca, frentica, de vez em quando. E eu recompunha, por anatomia, Um novo corpo orgnico, aos bocados. Achava os tons e as formas. Descobria Uma cabea numa melancia, E nuns repolhos seios injetados. As azeitonas, que nos do o azeite, Negras e unidas, entre verdes folhos, So tranas dum cabelo que se ajeite; E os nabos - ossos nus, da cor do leite, E os cachos de uvas - os rosrios de olhos.

Comment [-41]: Como realista procura reproduzir criticamente o social; a vertente impressionista a transfigurao da realidade que figurada na sua poesia.

Comment [-42]: impresso olfativa Comment [-43]: impresso sonora Comment [-44]: hiplage

41

H colos, ombros, bocas, um semblante Nas posies de certos frutos. E entre As hortalias, tmido, fragrante, Como dalgum que tudo aquilo jante, Surge um melo, que me lembrou um ventre. E, como um feto, enfim, que se dilate, Vi nos legumes carnes tentadoras, Sangue na ginja vvida, escarlate, Bons coraes pulsando no tomate E dedos hirtos, rubros, nas cenouras.

Comment [-45]: dilatado

Depois da leitura e verificados os verbos que apontam para a composio do imaginrio do sujeito potico (recompunha; achava os tons; descobria) procura-se que os alunos descrevam a viso de artista do sujeito potico e qual a relao que ela poder ter com a tela O Vero de Arcimboldo (in Manual, p.269) Questes: 1) Que versos poderiam ser destacados como os que mais diretamente se relacionam com a pintura?
Antropomorfizao dos vegetais:

A professora explica: Acabamos de ver que neste momento, o poema d expresso ao domnio da fantasia. Ou seja, se tnhamos visto, na aula anterior que a poesia de Cesrio era realista (pela ateno dada ao real, ao circundante os focos de infeo as personagens-tipo) vamos perceber hoje que alm de realista o seu estilo, a sua poesia tambm impressionista. Em que palavra pensamos imediatamente se pensamos em impressionismo? (impresso). Breve aluso pintura impressionista e procura de captao de impresses momentneos deixadas pelos cambiantes de luz e cor. (Recurso: Diapositivos: Impressionismo)

42

P ASSO 3: C O NCL U S O

D A L E I T U RA E A N L I SE D O P O E M A

N U M B A I RRO M O D E RNO ;
DE UM

CO M P A RA O D O S P O E M A S

N U M B A I RRO M O D E R NO

S E NT I M E NT O

RE L A T I V A M E NT E O P O S I O C I D A D E / CA M P O E E S T RU T U RA D E A M BU L A T RI A . M I NU T O S )

O CI D E NT A L (30

1. Acabamos de ver como a imaginao transfiguradora se relaciona com a vertente mais impressionista de Cesrio. No poema Num Bairro Moderno, antes deste exerccio da fantasia, como poderamos descrever o estado de esprito do sujeito potico? R.: Ansiedade; mal-estar; adoentado; tonturas de uma apoplexia.

Instruo de leitura: Depois de avistar a hortaliceira e da viso dos legumes lhe suscitar o quadro imaginativo j analisado, h um regresso ao real. Se antes o sujeito potico confessava o seu mal-estar, como que podemos agora descrever o seu estado de nimo? Rel as estrofes e destaca sublinhando tudo o que remeta para a descrio do estado de nimo do sujeito potico. R.: animado; vitalizado; satisfeito: E, recebi, naquela despedida/ As foras, a alegria, a plenitude; chegam do gigo emanaes sadias.
Sequncia de leitura/comentrio
O Sol dourava o cu. E a regateira, Como vendera a sua fresca alface E dera o ramo de hortel que cheira, Voltando-se, gritou-me prazenteira: " No passa mais ningum! ... Se me ajudasse?! ..." Eu acerquei-me dela, sem desprezo; E, pelas duas asas a quebrar, Ns levantmos todo aquele peso Que ao cho de pedra resistia preso, Com um enorme esforo muscular.
Comment [-46]: metfora

Muito obrigada!Deus lhe d sade! E recebi, naquela despedida, As foras, a alegria, a plenitude, Que brotam dum excesso de virtude Ou duma digesto desconhecida.

E enquanto sigo para o lado oposto, E ao longe rodam umas carruagens,

Comment [-47]: narrativa de passeios; progresso do poema no espao; estrutura ambulatria.

43

A pobre afasta-se, ao calor de agosto, Descolorida nas mas do rosto, E sem quadris na saia de ramagens. Um pequerrucho rega a trepadeira Duma janela azul; e, com o ralo Do regador, parece que joeira Ou que borrifa estrelas; e a poeira Que eleva nuvens alvas a incens-lo. Chegam do gigo emanaes sadias, Oio um canrio que infantil chilreada! Lidam mnages entre as gelosias, E o sol estende, pelas frontrarias, Seus raios de laranja destilada.

Comment [-48]: Viso, azul, luz, estrelas Comment [-49]: comparao: predominio elementos visuais;; borrifa estrelas imagem com forte carga visual Comment [-50]: CAMPO: SADE Comment [-51]: Sol (viso) Raios de de laranja destilada: cor e sabor (sinestesia)

Questes: 1. A que poderemos atribuir a modificao do seu estado de nimo? A que o sujeito potico associa a sade, a vitalidade? R.: Ao encontro com a hortaliceira; viso transfiguradora sugerida pelo avistar dos legumes no cesto.

Ou seja, no momento inicial estando na cidade constatamos que o sujeito potico confessa o seu mal-estar. Agora o seu estado de nimo inverso e isso graas aos elementos associados ao campo ( legumes e a prpria hortaliceira). A alterao significativa: se de incio se confessa beira de uma apoplexia, consegue agora levantar o pesado cesto da hortaliceira do cho. Resumindo: Oposio Cidade/Campo: Elementos associados cidade: doena; falta de vitalismo; Elementos associados ao campo: fora; vitalidade;

Ponte: j verificamos que o campo um polo positivo a que se ope uma viso disfrica da cidade. 2. Depois do encontro com a hortaliceira, do qual sai vitalizado pelo contacto com o campo, o sujeito potico segue o seu caminho (estrutura deambulatria) 2.1 Que verso nos d essa indicao de progresso espacial? (R.: E enquanto sigo para o lado oposto.) 2.2 Retomado o caminho, qual a impresso ou impresses que nos deixa o sujeito potico sobre a realidade urbana circundante? - ao longe rodam umas carruagens (sonoro) - afasta-se ao calor de agosto (tctil) - oio um canrio (sonoro) - e o sol estende ,pelas frontarias, seus raios de laranja destilada. (visual; paladar; cor e sabor)
44

Explorar a sugestividade do verso; o seu significado; identificar o recurso expressivo. ( R.: impresso extremamente plstica e sugestiva, associando a cor da laranja ao seu sabor sinestesia e retratando determinado momento do dia e da realidade) (cu de Lisboa; cores meridionais de Lisboa)

(Impressionismo de Cesrio j referido)

Quadro Comparativo dos Poemas Sentimento dum Ocidental e Num Bairro Moderno

P A S SO 4: O

A D J E T I V O : V A L O R RE ST R I T I V O E N O RE ST R I T I V O

(20

M I NU T O S )

Ponte: vimos que em Cesrio as impresses do real e o seu estilo se socorrem de um uso particularmente expressivo do adjetivo. - Ficha Laboratrio Gramatical sobre o valor dos adjetivos.

M ATERIAIS I)

UTILIZADOS O I MPRESSIONI SMO

D IAPOSITIVOS :

45

46

II)

D IAPOSITIVOS : S ENTIMENTO MODERNO - COMPARAO

DE UM

O CIDENTAL

E NUM BAIRR O

47

(CORREO)

48

III)
V A LO R

L ABORATRIO

GRAMATICA L : USOS DO ADJETIVO

D O S A D J ET I V O S :

L A B O RA T RIO G RA M A T ICA L

1. Observa as frases seguintes. a) A pobre hortaliceira afastou-se. b) A hortaliceira pobre afastou-se. 2. Identifica e explicita o sentido de cada uma das frases. a) b) 3. O que se alterou da primeira para a segunda frase?

4. Regista as tuas concluses: Tipicamente, a posio dos adjetivos qualificativos do nome. Alguns adjetivos, no entanto, podem ocorrer ou do nome. Em certos casos, a ocorrncia do adjetivo, consoante a sua posio seja pr ou ps nominal, pode condicionar o sentido da frase.

5. L as frases seguintes. a) Um pequerrucho rega a trepadeira/Duma janela azul b) Toldam-se de uma cor montona e londrina c) Meu velho professor nas aulas de latim. d) E pendurando os seus bracinhos brancos 5.1 Transforma-as de acordo com o exemplo dado, sempre que possvel. Um pequerrucho rega a trepadeira duma janela que azul.

49

5.2. Conclui: Na(s) alneas ------------------------------------ foi possvel expressar o mesmo contedo, utilizando uma orao -------------------------------------------------------------------------------------------. Na (s) alnea (s) ----------------------------- a mesma operao no foi possvel.

5.3. Na(s) alneas em que no possvel transformar a(s) frase (s) utilizando uma orao relativa restritiva, em que posio se encontra o adjetivo relativamente ao nome?

5.4. Conclui: Na(s) alnea(s) ---------------------------- e encontrando-se o adjetivo --------------------------do nome foi possvel transformar a frase utilizando uma orao relativa restritiva. Nesta(s )frases, o adjetivo tem um valor ----------------------------------------, ou seja, particulariza o significado do nome. Na(s) alnea(s) ----------------------- a mesma operao no foi possvel, encontrando-se o adjetivo ----------------------- do nome. Nesta(s) frase (s), o adjetivo tem um valor -------------------------------------.

IV)

L ABORATRIO

GRAMATICA L USOS DO ADJ ETIVO : CORREO

V A LO R

D O S A D J ET I V O S :

L A B O RA T RIO G RA M A T ICA L

1. Observa as frases seguintes. c) A pobre hortaliceira afastou-se. d) A hortaliceira pobre afastou-se. 2. Identifica e explicita o sentido de cada uma das frases. a) pobre: pena pela condio da hortaliceira b) pobre: condio material da hortaliceira 3. O que se alterou da primeira para a segunda frase? A posio do adjetivo.
50

4. Regista as tuas concluses: Tipicamente, a posio dos adjetivos qualificativos direita do nome. Alguns adjetivos, no entanto, podem ocorrer esquerda ou direita do nome. Em certos casos, a ocorrncia do adjetivo, consoante a sua posio seja pr ou ps nominal, pode condicionar o sentido da frase.

5. L as frases seguintes. e) Um pequerrucho rega a trepadeira/Duma janela azul Ex.: Um pequerrucho rega a trepadeira duma janela que azul.

f) Toldam-se de uma cor montona Toldam-se de uma cor que montona e londrina e londrina g) Meu velho professor nas aulas de latim. h) E pendurando os seus bracinhos brancos No possvel E pendurando os seus bracinhos que so brancos.

5.1 Transforma-as de acordo com o exemplo dado, sempre que possvel. 5.2. Conclui: Na(s) alneas a, b e d foi possvel expressar o mesmo contedo, utilizando uma orao relativa restritiva. Na (s) alnea (s) c) a mesma operao no foi possvel.

5.3. Na(s) alneas em que no possvel transformar a(s) frase (s) utilizando uma orao relativa restritiva, em que posio se encontra o adjetivo relativamente ao nome? Em tais casos, encontra-se esquerda do nome. 5.4. Conclui: Na(s) alnea(s) a, b e d e encontrando-se o adjetivo direita do nome foi possvel transformar a frase utilizando uma orao relativa restritiva. Nesta(s )frases, o adjetivo tem um valor restritivo, ou seja, particulariza o significado do nome.
51

Na(s) alnea(s) c a mesma operao no foi possvel, encontrando-se o adjetivo esquerda do nome. Nesta (s) frase (s), o adjetivo tem um valor no restritivo.

3. BIBLIOGRAFIA
AA.VV. (s/d):Dicionrio Terminolgico. Ministrio da Educao. Disponvel em http://dt.dgidc.min-edu.pt/. (Acessado no dia 9 de fevereiro de 2013). VV.AA. (2002):A Poesia no Ensino, Revista de Poesia Relmpago (n 10). Lisboa: Fundao Lus Miguel Nava

Buescu, H. C e Moro, Paula (org). (2007): Cesrio Verde, Vises de Artista. Porto: Campo das Letras. Coelho, Jacinto do Prado (1976):Cesrio Verde, poeta do espao e da memria. Ao contrrio de Penlope. Lisboa. Bertrand.

Ferreira, Idalina et alii. Portugus + 11 ano. Porto. Areal Editores. Lopes, scar (1987): Cesrio Verde ou entre o Romantismo e o Modernismo. Entre Fialho e Nemsio. Estudos de Literatura Portuguesa Contempornea, Vol. I, Imprensa Nacional Casa da Moeda. Lopes, Silvina Rodrigues Lopes (1990): Como quem escreve com sentimentos. Uma leitura de O Sentimento Dum Ocidental, de Cesrio Verde. Aprendizagem do Incerto. Lisboa: Litoral Edies. Lind, Georf Rudolf (1986) :O real e a anlise o mundo potico de Cesrio Verde, Colquio Letras (93) Macedo, Hlder (1986):Ns uma leitura de Cesro Verde. Dom Quixote. Martelo, Rosa Maria (2005): Relendo o Sentimento dum Ocidental in O Sentimento dum Ocidental. Porto. Campo das Letras. Mnica, Maria Filomena (1999): Cenas da Vida Portuguesa. 2 edio. Lisboa. Quetzal Editores. Moro, Paula (1993): Viagens na Terra das Palavras: Ensaios sobre Literatura Portuguesa.Lisboa. Edies Cosmos. Pinto, Alexandra Dias et alii (2011): Portugus 11. Lisboa. Santillana

52

Reis, Carlos (2001): Cesrio Verde:Realismo e criao potica. Histria da Literatura Portuguesa, vol.5, Publicaes Alfa. Saraiva,A.J e Lopes, scar (1994): Histria da Literatura Portuguesa (17 edio). Porto Editora. Silva, Pedro et alii (2011):Expresses 11 ano. Porto. Porto Editora. Silvano P. e Rodrigues, S.V. (2010): A pedagogia dos discursos e o laboratrio gramatical no ensino da gramtica: uma proposta de articulao in Brito, A.M. (org), Gramtica: Histria, teorias, aplicaes. Porto. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

4. Recursos Digitais
Ilustraes cidade de Lisboa: - http://desenhoserpa.blogspot.pt/2010/04/lisboa-revisitada.html (acessado no dia 9 de fevereiro) - http://ricardopereiracabral.blogspot.pt/2008/04/lisboa-lisbon.html (acessado no dia 9 de fevereiro) Imagens da cidade de Lisboa nos finais sculo XIX : - http://lisboaantiga.web.simplesnet.pt/ (acessado no dia 4 de fevereiro) - http://joaotavora.blogs.sapo.pt/258587.html (acessado no dia 4 de fevereiro) - http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/13.lx_xix.JPG (acessado no dia 4 de fevereiro) Vdeo com imagens de Lisboa nos finais sculo XIX: - http://www.youtube.com/watch?v=ofB7OvCzubU (acessado no dia 4 de fevereiro) Vdeo da leitura do poema Sentimento de Um Ocidental ( Um Poema por Semana Paula Moura Pinheiro): - http://www.youtube.com/watch?v=DQ8R1xvtw1Y (acessado no dia 4 de fevereiro)

53

Potrebbero piacerti anche