Sei sulla pagina 1di 48

Proteja a vida, trabalhe com segurana

A P R E S E N TA O

A segurana um diferencial estratgico no mundo do trabalho. A filosofia do Sindicato da Indstria da Construo Civil do Estado do Cear incentivar o investimento na educao para o trabalho como instrumento primordial para identificar os problemas antes que eles possam se materializar em acidentes que comprometam a integridade fsica e a sade das pessoas. Com a elaborao deste Manual de Tcnicas de Trabalho em Alturas - Preveno de Quedas, o Sinduscon-CE contribui com o esforo do Governo para baixar os ndices de acidentes de trabalho no Cear. Dirigido aos engenheiros e mestres-de-obras, o manual tem contedo tcnico e as mensagens apresentam situaes de risco, defendendo a importncia do uso correto dos equipamentos de proteo pessoal e a forma correta de realizar trabalhos em altura. De posse dessas informaes, cabe ao leitor repass-las equipe responsvel pela execuo da obra.

Carlos Fujita
Presidente do Sinduscon-CE

03

Educao para o
Acreditando na preveno pela conscientizao, a DRT-CE sada todas as iniciativas voltadas para a disseminao de conhecimentos na rea da segurana e sade dos trabalhadores. Vemos o lanamento de um manual voltado para preveno de quedas como uma iniciativa da maior importncia para o controle de uma das principais causas de mortes e acidentes na indstria da construo.

Jos Nunes Passos Delegado Regional do Trabalho no Cear

Hilda Leopoldina Pinheiro Barreto Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho (7 RegioCear)

O Ministrio Pblico do Trabalho cearense, como instituio conhecedora que do meio ambiente em que trabalham cotidianamente milhares de profissionais, no poderia deixar de se congratular, neste instante, pela iniciativa cidad do Sinduscon em veicular o presente manual. Temos convico de que muito mais ainda precisa ser feito, tambm em outros segmentos, para oferecer aos trabalhadores condies dignas para o exerccio de sua atividade, mas reconhecemos como importante passo esta demonstrao de cuidado com a sade e a segurana de to valiosos cidados.

04

trabalho seguro
Motivados pela a verificao da DRT e PGT de que elevados ndices de acidentes por quedas estavam ocorrendo em obras, de pronto nos associamos para combater tais fatos, e, objetivando reduzir ao mximo estes males, resolvemos editar este guia de informaes sobre as prevenes necessrias, que acreditamos ser de grande utilidade tcnica.

Eng. Roberto S. Ferreira Vice-Pres.Sinduscon-CE

Dorelland Ponte Lima Auditor Fiscal do Servio de Segurana e Sade no Trabalho da DRT - CE

Os riscos de queda merecem uma ateno toda especial no planejamento e implementao de um programa de gesto de riscos na indstria da construo. O controle adequado desse tipo de risco envolve interveno tcnica, disseminao de informaes e superviso. Tendo em considerao o valor da informao como ferramenta de preveno, acreditamos que o lanamento de um manual dedicado a preveno de quedas representa um importante passo na promoo de segurana do trabalho nos diversos tipos de obras.

05

S U M R I O
Introduo

08
Apresentao das Normas

09
Preveno de Acidentes em Altura

11
Medidas de Proteo em Pisos e Paredes

12
Movimentao e Transporte de Materiais e Pessoas em Altura

16
Medidas de Segurana em Andaimes

22
Medidas de Segurana em Telhados

30
Deveres do Empregador

32
Treinamento de Trabalhadores

33
Equipamento de Proteo Individual

34
Segurana no Transporte de Materiais

37
Responsabilidade do Empregador

38
ANEXO Preveno de Quedas

39

Empresrio da construo civil mantenha o sinal verde para Segurana, Meio Ambiente e Sade (SMS)
1.Eduque, capacite e comprometa os trabalhadores com questes de SMS 2.Envolva fornecedores, rgos competentes e entidades dos trabalhadores com SMS 3.Atue na promoo da sade, na proteo do ser humano e do meio ambiente 4.Identifique, controle e monitore riscos para adequlos s normas de segurana de processos 5.Mantenha-se preparado para emergncias

I N T R O D U O
Os riscos de queda existem em vrios ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. Faz-se necessrio, portanto, uma interveno nestas atuaes de grave e iminente risco, regularizando o processo, de forma a tornar estes trabalhos seguros. Este manual apresenta alguns conceitos das Normas Regulamentadoras para as atividades onde existam riscos de queda de trabalhadores.

Acidentes fatais por queda de altura ocorrem principalmente em:


Obras de construo civil e reformas Servios de manuteno e limpeza de fachadas Pontes rolantes Montagens de estruturas diversas Servios em nibus e caminhes Depsitos de materiais Servios em linhas de transmisso e postes eltricos Trabalhos de manuteno em torres e de telecomunicao Servios diversos em locais com aberturas em pisos e paredes sem proteo 08

APRESENTAO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS


A legislao brasileira possui hoje 32 Normas Regulamentadoras (NR) relativas segurana e medicina do trabalho. Essas regras so de observncia obrigatria pelas empresas que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho-CLT. Nacionalmente essas normas so supervisionadas pela Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho (SSST) e regionalmente pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), nos limites de sua jurisdio.

Este manual foi baseado nas seguintes Normas Regulamentadoras:


NR 1 Disposies Gerais Estabelece o campo de aplicao de todas as Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigaes do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema especfico. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR, so os artigos 154 a 159 da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT. NR 6 Equipamentos de Proteo Individual (EPI) Estabelece e define os tipos de EPI's a que as empresas esto obrigadas a fornecer a seus empregados, sempre que as condies de trabalho o exigirem, a fim de resguardar a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR so os artigos 166 e 167 da CLT.
09

NR 8 Edificaes Dispe sobre os requisitos tcnicos mnimos que devem ser observados nas edificaes para garantir segurana e conforto aos que nelas trabalham. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR so os artigos 170 a 174 da CLT. NR 11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais Estabelece os requisitos de segurana a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, movimentao, armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecnica quanto manual, objetivando a preveno de infortnios laborais. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR so os artigos 182 e 183 da CLT. NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organizao, que objetivem a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos, nas condies e no meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR o artigo 200 inciso I da CLT

10

PREVENO DE ACIDENTES EM TRABALHOS REALIZADOS EM ALTURAS


Quem realiza trabalhos em altura deve: conhecer e respeitar os riscos e normas de segurana relativas ao seu trabalho utilizar todas as tcnicas corretas na execuo de suas atividades verificar diariamente a existncia e o bom estado dos EPIs fazer, junto com o trabalhador responsvel pela atividade, uma minuciosa anlise das condies dos trabalhos que sero realizados, tomando as medidas necessrias para que ocorram com total segurana para ele e terceiros

Andaime montado com o encaixe de peas e elementos parafusados, com trabalhador utilizando cinto de segurana tipo pra-quedista, ligado ao travaquedas de segurana e a cabo-guia fixado em estrutura e EPI.

11

MEDIDAS DE PROTEO NAS ABERTURAS EM PISOS E PAREDES

obrigatria a instalao de proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeo de materiais.

Aberturas em pisos e paredes


Devem ser protegidas de forma que impeam a queda de pessoas ou objetos seguindo as seguintes orientaes: protees resistentes e, quando feitas em madeira, esta deve ser de primeira qualidade quando colocadas tbuas ou outras madeiras no cho, para tapar buracos ou aberturas, estas devem ser firmemente fixadas e visualmente identificadas como proteo coletiva, para impedir que sejam inadvertidamente retiradas

Exemplo de abertura em piso com proteo coletiva

12

Vos de acesso s caixas de elevadores


Os vos de acesso s caixas de elevadores devem ter fechamento provisrio com as seguintes caractersticas: ter altura mnima de 1,20m utilizar material resistente estar seguramente fixado estrutura at a colocao definitiva das portas

ERRADO
Exemplos de vo de elevador sem proteo

1,20m

CERTO
Exemplos de vo de elevador com proteo

Periferia da edificao
obrigatria, na periferia da edificao, a instalao de proteo contra queda de trabalhadores e projeo de materiais a partir do incio dos servios necessrios concretagem da primeira laje.
13

Exemplo de edifcio com proteo nas periferias de lajes

A proteo contra quedas, quando constituda de anteparos rgidos, em sistema de guarda-corpo e rodap, deve atender aos seguintes requisitos: ser construda com altura de 1,20m para o travesso superior e 0,70m para o travesso intermedirio ter rodap com altura de 0,20m ter vos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura

Edifcio com proteo contra quedas constituda de anteparos rgidos, em sistema de guarda-corpo e rodap

14

Em todo permetro da construo de edifcios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente obrigatria a instalao de uma plataforma principal de proteo na altura da primeira laje que esteja, no mnimo, um pdireito acima do nvel do terreno.
45 45

Plataforma principal = 2.50m Plataforma secundria = 1.40m

Acima, a partir da plataforma principal de proteo, devem ser instaladas, plataformas secundrias de proteo, em balano, de 3 (trs) em 3 (trs) lajes construdas de maneira resistente e mantidas sem sobrecarga que prejudique a estabilidade de sua estrutura.

Exemplo de instalao de plataformas de proteo


Plataforma de proteo secundria

Plataforma de proteo secundria

Plataforma de proteo principal

15

MOVIMENTAO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS EM ALTURAS

A montagem e desmontagem de torres de elevadores e equipamentos como gruas etc. so atividades de grande risco e tem causado grande nmero de acidentes. Assim, todos os equipamentos de movimentao e transporte de matrias e pessoas s devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual ter sua funo anotada em Carteira de Trabalho. proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar. No transporte vertical e horizontal de concreto, argamassas ou outros materiais, so proibidos a circulao ou permanncia de pessoas sob a rea de movimentao da carga, sendo a mesma isolada e sinalizada.

rea isolada sob cargas suspensas

de

ea as rarg C

16

Torres de elevadores
As torres devem ser montadas e desmontadas por trabalhadores qualificados. Em todos os acessos de entrada torre do elevador deve ser instalada uma barreira que tenha, no mnimo 1,80m de altura, impedindo que pessoas exponham alguma parte de seu corpo no interior da mesma. As torres do elevador de material e do elevador de passageiros devem ser equipadas com dispositivo de segurana que impea a abertura da barreira (cancela), quando o elevador no estiver no nvel do pavimento.

Cancela na entrada da torre

17

As rampas de acesso torre de elevador devem:


ser providas de sistema de guarda-corpo e rodap com altura de 1,20m para o travesso superior e 0,70m para o travesso intermedirio; com rodap de 0,20m de altura e vos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura ter pisos de material resistente, sem apresentar aberturas ser fixadas estrutura do prdio e da torre no ter inclinao descendente no sentido da torre

Elevadores de transporte de materiais


proibido o transporte de pessoas nos elevadores de materiais. Deve ser fixada uma placa no interior do elevador de material, contendo a indicao de carga mxima e a proibio de transporte de pessoas. O posto de trabalho do guincheiro deve: ser isolado dispor de proteo segura contra queda de materiais assentos atendendo ao disposto na NR 17 Ergonomia

18

Os elevadores de materiais devem dispor de:


sistema de frenagem automtica sistema de segurana eletromecnica no limite superior, instalado a 2m abaixo da viga superior da torre sistema de trava de segurana para mant-lo parado em altura, alm do freio do motor interruptor de corrente para que s se movimente com portas ou painis fechados

O elevador deve ainda:


contar com dispositivo na subida e descida, de modo a impedir a descida da cabina em queda livre (banguela) ser dotados de boto em cada pavimento, para acionar lmpada ou campainha junto ao guincheiro, a fim de garantir comunicao nica ser providos de painis fixos de conteno com altura em torno de 1m e, nas demais faces, de portas ou painis removveis

Elevadores de transporte de passageiros


O elevador do passageiro deve dispor de: limitador de curso superior freio automtico limitador de fim de curso inferior freio eletromagntico limite de curdo da porta
19

freio manual botoeira chave de abertura de circuito dispositivo eletromecnico (chave de distribuio) freio centrfugo

Limitador de curso superior Limite de curso da porta Freio automtico Freio manual Botoeira

Limitador de fim de curso inferior

Chave de abertura de circuito

Dispositivo eletromecnico ( Chave de Distribuio ) Freio eletromagntico Freio centrfugo

20

Gruas
A porta da lana de ao de sustentao deve ficar no mnimo a 3m de qualquer obstculo e ter afastamento da rede eltrica que atenda orientao da concessionria local. proibido qualquer trabalho sob intempries ou outras condies desfavorveis que exponham a risco os trabalhadores da rea. As reas da carga/descarga devem ser delimitadas, permitindo o acesso s mesmas somente ao pessoal envolvido na operao. A grua deve possuir alarme sonoro que ser acionado pelo operador sempre que houver movimentao da carga.

21

MEDIDAS DE SEGURANA PARA TRABALHO EM ANDAIMES


Alm dos riscos durante a utilizao dos andaimes a sua montagem e desmontagem tambm apresentam grandes riscos. proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilizao de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. A utilizao do cinto de segurana obrigatria.

O piso de trabalho dos andaimes deve:


ter forrao completa ser anti-derrapante ser nivelado e fixado de modo seguro Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, com altura de 1,20m para o travesso superior e 0,70m para o travesso intermedirio; com rodap de 0,20m de altura e vos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura com excesso do lado da face de trabalho.

Andaimes Simplesmente Apoiados


proibido trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2m e largura inferior a 0,90m. proibido o trabalho em andaimes na periferia da edificao sem que aja proteo adequada fixada estrutura da mesma. proibido o deslocamento das estruturas dos andaimes com trabalhadores sobre os mesmos. Os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 1,50m de altura devem ser providos de escadas ou rampas.
22

Andaimes Fachadeiros
Os acessos verticais ao andaime fachadeiro devem ser feitos em escada incorporada sua prpria estrutura ou por meio de torre de acesso. Os andaimes fachadeiros devem dispor de proteo com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes, desde a primeira plataforma de trabalho at pelo menos 2 m acima da ltima plataforma de traballho

Exemplo de andaime fachadeiro

Andaime fachadeiro com piso de trabalho com forrao completa e escada incorporada sua prpria estrutura

Andaimes mveis
Rodzios de andaimes devem ser providos de travas, para evitar deslocamentos acidentais. Os andaimes mveis somente podero ser utilizados em superfcies planas.

23

03

09

04 02

08

01 05 07

01 - Rodap de madeira = 20 cm (sarrafo de Pinho 1 Industrial 1 x 9 ) 02 - Cabos de Ao (3/8) 03 - Longarina Perfil I 6 04 - Braadeira em forma de anel com parafusos (Gancho) 05 - Assoalho de Madeira Largura de 1,50m (Tbua de Pinho 1 Industrial 1 x 12) 06 - Arame Galvanizado n. 14 com malha de 0,03cm. 08 - Altura de 1,20m 09 - Guarda Corpo h = 1,20m (pontalete 1 Interior 3x3) 10 - Vo entre as catracas de 2m

Obs. obrigatrio o uso de catracas duplas

24

Andaimes suspensos
Os sistemas de fixao e sustentao e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos, devero ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. Este profissional o engenheiro civil ou tecnlogo em edificaes. Os andaimes suspensos devero ser dotados de placa de identificao, colocada em local visvel, onde conste a carga mxima de trabalho permitida. proibido o uso de cabos de fibras naturais ou artificiais para sustentao dos andaimes suspensos. A sustentao de andaimes suspensos s pode ser feita por cabos de ao. Sobre os andaimes suspensos somente permitido depositar material para uso imediato. Os estrados dos andaimes suspensos mecnicos podem ter comprimento mximo de 8m. O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo praquedista, ligado ao trava-quedas de segurana este, ligado a cabo-guia fixado em estrutura independente da estrutura de fixao e sustentao do andaime suspenso. A sustentao dos andaimes suspensos deve ser feita por meio de vigas afastadas ou outras estruturas metlicas de resistncia equivalente a, no mnimo, trs vezes o maior esforo solicitante. A sustentao dos andaimes suspensos somente poder ser apoiada ou fixada em elemento estrutural. Em caso de sustentao de andaimes suspensos em platibanda ou beiral da edificao, essa dever ser precedida de estudos de verificao estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.
25

A verificao estrutural e as especificaes tcnicas para a sustentao de andaimes suspensos em platibanda ou beiral de edificao devero permanecer no local de realizao dos servios. A extremidade do dispositivo de sustentao, voltada para o interior da construo, deve ser adequadamente fixada, constando essa especificao do projeto emitido. proibida a fixao de sistemas de sustentao dos andaimes por meio de sacos com areia, pedras ou qualquer outro meio similar. Quando de utilizao do sistema contrapeso, como forma de fixao de estrutura de sustentao dos andaimes suspensos, este dever atender s seguintes especificaes: ser invarivel (forma e peso especificados no projeto) ser fixado estrutura de sustentao dos andaimes ser de concreto, ao ou outro slido no granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelvel em cada pea ter contra-ventamentos que impeam seu deslocamento horizontal

26

Os dispositivos de suspenso devem ser diariamente verificados pelos usurios e pelo responsvel pela obra, antes de iniciados os trabalhos. Os usurios e o responsvel pela verificao devero receber treinamento e manual de procedimentos para a rotina de verificao diria. Os andaimes suspensos devem ser convenientemente fixados edificao na posio de trabalho. preciso acrescentar trechos em balano ao estrado de andaimes suspensos. Quando utilizado apenas um guincho de sustentao por armao obrigatrio o uso de um cabo de segurana adicional de ao, ligado a dispositivo de bloqueio mecnico automtico, observando-se a sobrecarga indicada pelo fabricante de equipamento. A plataforma de trabalho deve resistir em qualquer ponto, a uma carga pontual de 200kgf (duzentos quilograma fora). Os andaimes devem ser convenientemente fixados edificao na posio de trabalho. Estas ancoragens foram engastadas durante a concretagem da laje.

No se deve permitir o uso de ponto de ancoragem com baixa resistncia mecnica. Durante a construo dos edifcios no costume deixar pontos de ancoragem definitivos para futura ligao dos cabos de ao de andaimes, cadeiras e trava-quedas. Alguns anos aps a construo inevitvel a necessidade de limpar, pintar ou restaurar as fachadas e a no existncia destes pontos de ancoragem, induzem a ancorar os cabos em pontos improvisados, com grande risco de acidentes, motivados pela baixa resistncia mecnica.

27

Cadeiras suspensas
Em quaisquer atividades em que no seja possvel a instalao de andaimes, permitida a utilizao de cadeira suspensa ( balancim individual) A sustentao da cadeira deve ser feita por meio de cabo de ao ou cabo de fita sinttica. A cadeira suspensa deve se dispor de: sistema dotado com dispositivo de subida e descida com dupla trava de segurana quando sustentada por cabo de ao sistema dotado com dispositivo de descida com dupla trava de segurana, quando sustentada por cabo de fibra sinttica sistema de fixao do trabalhador por meio de cinto O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo pra-quedista, ligado ao trava-quedas em cabo-guia independente.

28

Cabos de ao e de fibra sinttica devem ser substitudos quando apresentarem condies que comprometam sua integridade. Os cabos de fibra sinttica utilizados para sustentao de cadeira suspensa ou como cabo guia para fixao de trava-quedas devero ser dotados de alerta visual amarelo. O cabo ter traado externo em multifilamento de poliamida e o traado intermedirio e o alerta visual (amarelo) de polipropileno ou poliamida. Estes cabos devero ainda contar com o seguinte aviso: Cuidado. Cabo para uso especfico em cadeiras suspensas e cabo-guia de segurana para fixao de trava-quedas. O sistema de fixao da cadeira suspensa deve ser independente do cabo-guia do trava-quedas. A cadeira suspensa deve apresentar na sua estrutura, em caracteres indelveis e bem visveis, a razo social do fabricante e o nmero de registro respectivo no Cadastro Geral de Contribuintes CGC. proibida a improvisao de cadeira suspensa. PROIBIDO

Cadeirinhas improvisadas. S permitem a movimentao no sentido de descida. A maioria das cadeirinhas utilizadas em servios de fachada de fabricao artesanal. So consideradas, pelos trabalhadores, mais fceis de utilizar, pois so mais leves e muito mais baratas, porm so perigosas e proibidas.

29

MEDIDAS DE SEGURANA PARA SERVIOS EM TELHADOS

Para trabalhos em telhados, devem ser usados dispositivos que permitam movimentao segura dos trabalhadores, sendo obrigatria instalao de caboguia, para fixao do cinto de segurana tipo praquedista. Todo o servio realizado sobre o telhado exige um planejamento prvio, devendo necessariamente ser verificado:

tipo de telha, seu estado e resistncia materiais e equipamentos necessrios realizao dos trabalhos definio de trajeto sobre o telhado visando deslocamento racional sinalizao e isolamento da rea prevista para iamento e movimentao de telhas ou outros materiais definio dos locais para instalao de caboguia de ao para possibilitar uso do cinto de segurana controle mdico qualificao tcnica dos trabalhadores para servios

30

Cabo-guia de ao

Cabo guia de ao fixador do cinto de segurana tipo pra-quedista. O sistema permite a livre movimentao sobre o telhado.
Cinto de segurana pra-quedista

Em virtude do tipo de telhado e da sua resistncia, pode ser necessrio utilizar uma prancha apoiada sobre as telhas

proibido o trabalho em telhado com chuva ou vento, bem como concertar cargas num mesmo ponto. Trabalhadores devem ser orientados que proibido qualquer tipo de carga concntrica sobre as telhas, visto que o motivo principal de graves acidentes.

31

DEVERES DO EMPREGADOR*
Elaborar ordens de servio sobre segurana e medicina do trabalho, dando cincia aos empregados, com os seguintes objetivos: prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho divulgar as obrigaes e proibies que os empregados devam conhecer e cumprir dar conhecimento aos empregados de que sero passveis de punio pelo descumprimento das ordens de servio expedidas determinar os procedimentos que devero ser adotados em caso de acidente do trabalho e doenas profissionais ou do trabalho adotar medidas determinadas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condies inseguras de trabalho

Informar aos trabalhadores:


os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa os resultados dos exames mdicos e de exames complementares de diagnstico aos quais os prprios trabalhadores forem submetidos
* Baseado na NR 1 Disposies Gerais que trata do campo de aplicao de todas as Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho, bem como os direitos e obrigaes do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante ao tema.

32

TREINAMENTO DE TRABALHADORES* Todos os empregados devem receber treinamento admissional e peridico, visando a garantir a execuo de suas atividades com segurana. O treinamento admissional deve ter carga horria mnima de 6 horas, ser ministrado dentro do horrio de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades, constando de: informaes sobre as condies e meio ambiente de trabalho riscos inerentes a sua funo uso adequado dos EPIs informaes sobre os Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC), existentes no canteiro de obra

O treinamento peridico deve ser ministrado: sempre que se tornar necessrio ao incio de cada fase da obra

Nos treinamentos, os trabalhadores devem receber cpias dos procedimentos e operaes a serem realizadas com segurana.

*Baseado na NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Civil

33

EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI)*


A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias: sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas para atender a situaes de emergncia

Cabe ao empregador:
adquirir EPI adequado ao risco de cada atividade exigir seu uso fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada
*Baseado na NR 6 Equipamento de Proteo Individual (EPI) e na NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Civil

34

EPI para proteo contra quedas com diferena de nvel


O cinto de segurana tipo abdominal somente deve ser utilizado em servios de eletricidade e em situaes em que funcione como limitador de movimentao. O cinto de segurana tipo pra-quedistas deve ser utilizado em atividades a mais de 2m de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador. O cinto de segurana deve ser dotado de dispositivo trava-quedas** e estar ligado a cabo de segurana independente da estrutura de queda do andaime.

Trava-queda

Cinturo

**Trava-queda - dispositivo de segurana para proteo do usurio contra quedas em operaes com movimentao vertical ou horizontal, quando utilizado com cinturo de segurana para proteo contra quedas.

Os cintos de segurana tipo abdominal e pra-quedistas devem possuir: argolas e mosquetes de ao forjado ilhoses de material no-ferroso fivela de ao forjado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes
35

O trabalho em cadeirinha o momento de maior risco. Deve ser obrigatoriamente realizado com acompanhamento de outra pessoa e o primeiro passo colocar o cinto de segurana tipo praquedista e fix-lo ao cabo com o trava-quedas.

Seqncia da fixao do trava-quedas ao cabo guia

36

SEGURANA NO TRANSPORTE, MOVIMENTAO E MANUSEIO DE MATERIAIS*


Poos de elevadores e monta-cargas devero ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessrias nos pavimentos. Especial ateno ser dada aos cabos de ao, cordas, correntes, roldanas e ganchos que devero ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas. Em todo o equipamento ser indicado, em lugar visvel, a carga mxima da trabalho permitida.
CARGA MXIMA

1.500 Kg
Trabalho de carregamento em caminhes, principalmente, durante a operao de cobrir a carga com lona, sem a devida proteo contra quedas, o principal responsvel por graves acidentes nesta rea.

Proteo contra queda de pedestres em obras em vias pblicas. * Baseado na NR 11 Transporte, Movimentao e Manuseio de Materiais

37

RESPONSABILIDADES DOS EMPREGADORES Responsabilidade Civil - a obrigao de reparar dano causado a outro. Apresenta-se como relao obrigacional cujo objetivo a prestao de ressarcimento. Decorre de fato ilcito praticado pelo agente responsvel, ou por pessoa por quem ele responde ou de simples imposio legal. Dano Material/Ressarcimento - Cdigo Civil Art. 159 Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligencia ou imprudncia, violar direito ou causar prejuzo a outrem, fica obrigado a reparar o dano. Responsabilidade Criminal - Consiste na existncia de pressupostos psquicos pelos quais algum chamado a responder penalmente pelo crime que praticou. a obrigao que algum tem de arcar com as conseqncias jurdicas do crime. Dano Fsico/Obrigao Penal - Cdigo Penal Art. 132 Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente. Pena: deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. Responsabilidade Solidria - Consiste na delegao de servios e ou tarefas sem que isso implique a desobrigao de atender as conseqncias das aes praticadas pelo subcontratado. Responsabilidade dentro da NR 1 - Item 1.6 Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para efeito de aplicao das Normas Regulamentadoras (NR), solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.

38

ANEXO - PREVENO DE QUEDAS


A preveno de quedas, assim como a gesto de qualquer risco, envolve alguns princpios gerais aplicveis a todas as situaes. 1.Antecipao dos riscos que podem surgir em decorrncia de uma determinada atividade laboral. 2.Designao de um supervisor da equipe envolvida em atividade de risco. 3.Designao de trabalhadores em condies fsicas, mentais e profissionais, adequadas s suas tarefas. 4.Treinamento do supervisor e dos trabalhadores designados para atividade de risco, abrangendo a execuo correta do trabalho e as prticas de segurana correspondentes. 5.Adoo de procedimentos de segurana por escrito. 6.Emprego de sinalizao de segurana. 7.Emprego de tecnologias capazes de viabilizar as tarefas com o mximo de segurana e mnimo de desgaste para os trabalhadores. 8.Proibio de quaisquer improvisaes.

Antecipao de riscos
A antecipao de riscos deve levar em conta os seguintes princpios: 1.Reunies preparatrias com os eventuais envolvidos. 2.Dar voz a todos os participantes. 3.Conhecimento das dificuldades a enfrentar.
39

4.Fornecimento de autorizaes pAra execuo de tarefas e procedimentos de segurana por escrito. 5.Indicao das movimentaes vertical e horizontal. 6.Nmero de trabalhadores envolvidos. 7.Freqncia de realizao das atividades. 8.Tempo despendido em cada tarefa. 9.Descrio geral do ambiente de trabalho, destacando possveis obstculos s trajetrias de quedas. 10.Simulaes e anlises que apontem possibilidades de auto-recuperao e necessidades de resgate. 11.Identificao de condies ambientais desfavorveis

Exemplos de situaes de risco de queda em obras


Circulao nas proximidades das bordas de escavaes Montagem e desmontagem de formas Poos de ventilao , de elevadores e de passagem de instalaes, sem proteo provisria Construo de caixas d'guas Circulao na periferia do prdio e nas escadas sem guarda-corpo provisrio ou definitivo Montagem de torres de elevadores Aplicao de revestimento externo
40

O supervisor
O supervisor deve ter preencher os seguintes requisitos: 1.Possuir treinamento especfico para a superviso de uma determinada atividade. 2.Ser investido de autoridade para interromper de forma imediata atividades que ponham em risco a segurana de sua equipe e/ou terceiros. 3.Gozar do respeito de seus pares. 4.Ser avaliado regularmente por seus subordinados e superiores.

A equipe de trabalho
1. A equipe de trabalho deve preencher os seguintes requisitos: 2.Possuir treinamento especfico para a execuo competente e segura das atividades de risco. 3.Ter liberdade para apresentar reivindicaes de segurana ao supervisor e/ou superiores deste. 4.5.Ser avaliada regularmente pelo supervisor e pelos prprios pares. 6.Passar por avaliao mdica especifica para as situaes de risco a serem enfrentadas.

Seleo de pessoal
Atingir ou trabalhar em lugares altos no uma situao de trabalho normal ou tarefa rotineira. A seleo de pessoal para esse tipo de atividade deve levar em conta o seguinte:

41

1.Restrio de pessoas com histrico de problemas mdicos internos ou lombares. 2.Restrio de pessoas sob medicao de uso continuado. 3.Verificao do histrico pessoal de trabalho em alturas. 4.Disposio para se envolver no planejamento da utilizao de EPI durante o trabalho e para dar aos seus companheiros um exemplo de segurana.

O treinamento
O treinamento deve ser uma forma de compartilhar e expandir o bom senso. Nem sempre possvel apresentar um vdeo periodicamente e esperar que os trabalhadores aprendam e sigam as prticas sugeridas. Sem comunicao em duas mos, o treinamento est comprometido. Programas interativos so um passo na direo certa, mas o compromisso tem de ser ensinado atravs do exemplo pessoal e da repetio controlada de princpios. A eficcia do programa de treinamento deve considerar os seguintes pontos: 1.Apesar de ser assunto extremamente srio, o treinamento deve ser divertido. 2.Aos participantes deve ser garantida liberdade de manifestao durante as atividades de aprendizado. 3.A competncia da equipe de treinamento deve ser pesquisada junto a outros clientes. 4.Treinamento do interesse da empresa, portanto, deve ter um compromisso de qualidade afirmado pela alta administrao.
42

5.O treinamento deve ser contextualizado, levando em conta as caractersticas do pblico-alvo e as particularidades de cada tarefa. 6.Treinamento fora do expediente normal contraproducente e enseja o pagamento de horaextra.

Procedimentos escritos
Seguindo o ensinamento latino de que as palavras voam, mas o escrito permanece, fundamental para a implantao de um programa de segurana a manuteno de registros e informaes prontamente recuperveis por trabalhadores, supervisores e auditorias. Devem ser evitadas as comunicaes orais em favor mensagens por escrito, claras e objetivas. Todos os trabalhadores devem receber materiais escritos recordando suas principais obrigaes, rotinas de segurana, regras de convivncia no local de trabalho, mecanismos e canais para a resoluo de problemas.

Sinalizao de segurana
A promoo da conscientizao sobre os riscos exige esforos contnuos e iniciativas criativas. O local de trabalho deve contar com avisos , cartazes, barreiras e outros recursos visuais.

43

Sugestes de mensagens
A SEGURANA CONTRA QUEDAS PARA TODOS A PERDA DE UM ENTE QUERIDO MUITO PARA LAMENTAR. POR FAVOR, FAA SUA PARTE EM FAVOR DA SEGURANA DO TRABALHO COM SEGURANA, O TRABALHO EM EQUIPE SE DESTACA (FIGURA DE UMA ESQUADRILHA DA FUMAA) TRABALHO EM EQUIPE E SEGURANA CAMINHAM JUNTOS VOC NO TEM SETE VIDAS COM ELETRICIDADE NO SE BRINCA ALGUMAS VEZES, UM POUCO DE PLANEJAMENO PODE TER UM ENORME IMPACTO NA SUA VIDA FAZER UMA ENORME DIFERENA A CONSCIENTIZAO TEM IMPACTO SOBRE AS VIDAS CONSCIENTIZAO ANALISAR A SITUAO A N T E S D E E N F R E N TA R A S P O S S V E I S CONSEQNCIAS DELA SE DEPENDER DE VOC, FAA CERTO LOGO NA PRIMEIRA VEZ O ESTRESSE LEVA A ACIDENTES QUANDO VOC NO OLHA ONDE PISA, O RISCO NO AVISA
44

Recursos tecnolgicos
essencial coibir todo tipo de improvisao na execuo de trabalhos com riscos de quedas. A proteo individual deve ser associada proteo coletiva e prticas gerenciais especializadas. Como exemplos de prticas a serem implementadas citamos: 1.Substituio dos tradicionais andaimes tipo torre. 2.Substituio dos andaimes suspensos mecnicos em favor dos modelos motorizados. 3.Utilizao de rede de proteo tipo trapezista. 4.Utilizao de guarda-corpos removveis. 5.Utilizao de linhas de vida . 6.Manuteno de um cadastro de locadores e fornecedores de equipamentos adequados.

Improvisaes
Improvisaes representam formas de reduzir custos capazes de gerar imensos prejuzos na forma de acidentes e atrasos na execuo dos servios contratados. O planejamento adequado das atividades e a devida qualificao do pessoal e dos equipamentos a utilizar contribuiro para reduzir a possibilidade de improvisaes. A constatao de improvisaes deve produzir a devida investigao e relatrio escrito. Mais importante do que encontrar culpados, analisar a cadeia de circunstncias que levaram a uma determinada improvisao. Improvisaes podem ser causadas por: deficincias no treinamento, falta de superviso, comunicao inadequada, presso por metas
Colaborao: Dorelland Ponte Lima

45

A segurana contra quedas para todos

Crditos
MANUAL DE TCNICAS DE TRABALHO EM ALTURAS Preveno de Quedas Elaborao Sindicato da Indstria da Construo Civil do Estado do Cear - SINDUSCON-CE Consultoria Tcnica Engenheiro Dorelland Ponte Lima Coordenao Fernando Pinto Paula Frota Projeto Grfico Roberto Barros Criao VSM Comunicao Rua Joo Brgido, 1381 - Aldeota (85) 3246.37111

Sindicato da Indstria da Construo Civil do Estado do Cear

Frum Estadual de Proteo ao Meio Ambiente do Trabalho

Ministrio do Trabalho e Emprego


DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO NO CEAR Setor de Segurana e Sade do Trabalhador

Procuradoria Regional do Trabalho

Potrebbero piacerti anche