Sei sulla pagina 1di 9

Abolio e teatro: sobre as dificuldades de representao da escravido no palco Antonio Herculano Lopes1 Julia Lanzarini2

O ambiente urbano propiciado pela cidade do Rio de Janeiro nas dcadas finais do sculo colocava uma srie de desafios s percepes da intelectualidade que se empenhava na construo da nao no nvel simblico. A convivncia intensa com as massas, que comeavam a se impor ao espao pblico, o desenvolvimento de novas classes mdias vidas por consumir os produtos da civilizao, a rpida modernizao da vida propiciada pelas inovaes tecnolgicas e as evidncias e dificuldades de uma sociedade multitnica, desprovida de mecanismos mentais e comportamentais para lidar com a diversidade sobretudo depois da abolio da escravatura desafiavam os conceitos estabelecidos sobre o "quem somos" e o "para onde vamos". Quando, em 1873, Artur Azevedo chegou ao Rio, a Monarquia, ainda slida, dava alguns sinais de desgaste em reas-chave, como o sistema escravista, a unio entre Estado e Igreja e o apoio do estamento militar. Artur, depois de um perodo provavelmente necessrio para resolver sua insero profissional e o estabelecimento de laos capazes de lhe garantir alguma segurana, logo voltou-se para o teatro, com uma dedicao que demonstra uma clara deciso de investir nesse caminho. Entre meados dos anos 70 e princpios dos 80, antes de consolidar sua popularidade com a revista de ano O mandarim (1884), ele escreveu e/ou fez encenar ao menos 25 peas originais ou adaptaes livres (geralmente de operetas, em que a msica era mantida, mas o enredo transformado, dando-lhe "cor local"). Isso sem contar vrias tradues de peas e libretos franceses. A diversidade de seus procedimentos revelava menos uma ambio de se firmar como respeitado escritor e mais como bem sucedido homem de teatro. Artur no s escrevia, mas teve uma convivncia prxima com todo o processo de produo teatral, empenhado no desenvolvimento profissional da atividade. O gnero dominante na
1 2

Pesquisador de Histria da Fundao Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. Graduanda em Histria na UFRJ e bolsista de iniciao cientfica da FCRB. A pesquisa de que resultou este texto contou, alm dos autores, com a participao de Marina Calaza Ruas, graduanda em Cincias Sociais da UFRJ e bolsista de iniciao cientfica da FCRB.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

produo de Artur era o cmico, que tinha uma tradio de produo nacional estabelecida e bem aceita desde Martins Pena, nos anos 40. percepo de que era um gnero com altas possibilidades de sucesso, juntava-se uma propenso pessoal para a irreverncia e um talento para os dilogos leves e geis. O jovem autor no hesitou tambm em abraar a exitosa combinao do teatro com a msica, que merecia toda a preferncia do pblico, mas a rejeio dos crticos. No mesmo ano da chegada de Artur Azevedo Corte, 1873, Machado de Assis, j uma das vozes mais respeitadas no meio culto, havia desferido sua condenao ao teatro que ento prevalecia:
No h atualmente teatro brasileiro, nenhuma pea nacional se escreve, rarssima pea nacional se representa. As cenas teatrais deste pas viveram sempre de tradues, o que no quer dizer que no admitissem alguma obra nacional quando aparecia. Hoje, que o gosto pblico tocou o ltimo grau da decadncia e perverso, nenhuma esperana teria quem se sentisse com vocao para compor obras severas de arte. Quem lhas receberia, se o que domina a cantiga burlesca ou obscena, o canc, a mgica aparatosa, tudo o que fala aos sentidos e aos instintos inferiores? (ASSIS 1959, p. 33.)

Artur Azevedo no se dedicou, como gostaria Machado, a "compor obras severas de arte". Antes, seguiu os caminhos abertos por outro importante homem de teatro, Francisco Correia Vasques, que em 1868, tirando proveito do enorme sucesso da opereta Orphe aux enfers, de Offenbach, fizera sua pardia Orfeu na roa com estrondoso sucesso de pblico. Uma das primeiras produes de Artur a receber a consagrao popular foi A filha de Maria Angu, estreada em 1876, que demonstra alguns dos procedimentos a que o autor recorreria com frequncia, custando-lhe dificuldades com seus pares. Como fizera o Vasques com Offenbach, Artur transformou a opereta de Charles Lecocq, La fille de Mme. Angot, mantendo basicamente o enredo, mas transportando a situao, que no original se passava entre o bairro proletrio dos Halles e os meios elegantes de Paris, na poca do Diretrio, para a pequena localidade de Maria Angu na provncia do Rio de Janeiro e a Corte fluminense em 1876. O conflito poltico de fundo do original francs, que o da aristocracia francesa conspirando contra a Revoluo, transforma-se no confronto entre Monarquia e Repblica, mas de forma sintomaticamente bastante esvaziada, limitando-se ao jornalista ngelo Bitu, que persegue um subdelegado provinciano, porque ambos

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

pretendem os favores da cortes Chica Valsa. Bitu se declara republicano e brada: "Abrao as ideias do sculo e pugno pela nobre causa da democracia!" (AZEVEDO, p. 131). Mas rapidamente se deixa subornar pelo antagonista, que lhe oferece dinheiro para parar de publicar seu incendirio jornal. Por outro lado, na Corte, Chica Valsa no uma conspiradora contra o regime, como ocorre no original francs, mas limita-se a promover em sua casa a jogatina ilegal, com a participao e o beneplcito do amante subdelegado. O ambiente o mesmo das farsas de Martins Pena, em que nenhum personagem virtuoso. Se podia ser defendido que ao expor os vcios da sociedade o autor lhes fazia a crtica, o fato que no h no libreto um claro prmio virtude, como os defensores do teatro realista defendiam, entre eles Machado e Jos de Alencar. Depois de uma srie de produes mais ou menos bem recebidas, j se sentindo mais seguro como autor, Artur Azevedo investiu num drama, A joia, em trs atos, em verso, que teve curta vida. O esforo de responder s demandas dos crticos custou caro a Artur. Ele escreveu um texto pouco original sobre uma prostituta de luxo que seduz um rico e velho fazendeiro e, quando est prestes a arrancar-lhe 6 contos de ris para obter uma joia, desmascarada pelo compadre do fazendeiro, que o faz voltar razo e punir a decada. Apesar de certa habilidade na feitura de dilogos geis, Artur fez obra convencional e sem a verve que lhe vinha trazendo sucesso. Logo voltou ao clima farsesco com Os noivos, uma "opereta de costumes" inteiramente original e com msica do compositor luso-brasileiro Francisco de S Noronha. Seguindo o caminho aberto por Martins Pena e reforado pela produo de Vasques, Artur Azevedo ia montando um quadro de "costumes nacionais" com base numa intercesso entre a roa e a cidade que refletia um dilogo entre tradio e modernidade, entre o elemento americano e o europeu. Os principais grupos sociais representados eram a classe mdia urbana, portadores ou vtimas do novo, e os proprietrios rurais, guardies do passado, com alguma interveno do chamado demimonde, expresso do lado decadente da modernidade, a que a simplicidade dos costumes rurais era o antdoto necessrio. A exemplo dos que o antecederam, Artur Azevedo tambm chama a nossa ateno hoje pela pouca voz que deu a um dos elementos cruciais daquela sociedade, o negro, mantido numa semi-invisibilidade sintomtica.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

O personagem mais elaborado e com fala prpria que aparece nesse decnio inicial de Artur na Corte o moleque Jos, de Uma vspera de Reis. Trata-se de um escravo domstico e, a exemplo do que j fizera Alencar em O demnio familiar (1857), funciona na economia dramtica como um arlequim trapalho que intermedia o namoro de iaiazinha com ioiozinho. O moleque apresentado como esperto e interesseiro, disposto a correr riscos para ganhar um troco, e em contraste com negros rurais em outras peas, fala bastante corretamente.
Sou vivo como um azougue, para dinheiro arranjar; hoje no pude, no aougue, o carniceiro enganar. Apesar de ser moleque, sou vivo como um senhor doutor; pra num bolso dar um cheque, como eu ningum h por c. (AZEVEDO 1983, p. 82.)

Jos vivo bem-humorado, levando sempre de forma leve a sua condio de escravo. cria da casa de Reis, onde foi desde pequeno tratado "quase" como da famlia, exceto que tem sempre o seu lugar devidamente lembrado.
BERMUDES um bonito moleque. JOS Muito obrigado. REIS (A Jos.) Cala a boca, moleque! FRANCISCA J no se alembra dele, compadre? REIS O Jos... cria de nossa casa?... JOS Jos Filomeno dos Reis, um criado de Vossa Senhoria... FRANCISCA (A Jos.) Cala a boca, apresentado! BERMUDES (Recordando-se.) Ah! agora me lembro! Mas como est crescido este moleque! FRANCISCA muito vadio, compadre! Quando era pequenino... BERMUDES A comadre estimava-o muito... REIS Chegava mesmo a fazer-lhe a cama; agora no vale o que come! (AZEVEDO 1983, p. 90.)

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Essa sem dvida uma das representaes mais benvolas de um negro escravo em palcos oitocentistas e seguramente era lida, na poca, como uma expresso do carter brando das relaes escravistas que caracterizavam o sistema no Brasil. Jos reage com bom humor ao tratamento rspido de seus senhores, que no tomado como tal, mas apenas como uma forma at carinhosa de se tratar um escravo. Para celebrar a chegada do compadre, Reis pede a Jos que traga o rancho para danar na casa noite, e completa: " Se vierem, dou uma gorjeta; se no vierem, levas uma dzia de bolos!" Ao que Jos contesta: "Antes quero a gorjeta, sinh!" e sai correndo e cantarolando (AZEVEDO 1983, p. 91). Mas afora esse personagem, as produes de Artur Azevedo no perodo que estamos analisando limitam-se a representar os negros como personagens mudos ou monossilbicos, que entram com uma xcara de caf ou passam ao fundo carregando malas. No mximo, so mucamas que, em portugus estropiado, trocam umas poucas palavras com suas iais e so tratadas como trastes. Duas produes, no entanto, se destacam por seu relativo ineditismo j em princpios dos anos 80: O Liberato, de 1881, e O escravocrata, de 1884, esta em parceria com Urbano Duarte e que teve sua encenao proibida pela censura. Trata-se de ostensivas manifestaes abolicionistas de Artur Azevedo, no exato momento em que a campanha tomava mpeto. Examinemos O Liberato. A pea dedicada a Joaquim Nabuco e estreou no Teatro Lucinda a 16 de setembro de 1881. O ttulo o nome de um escravo domstico que, logo ao comeo, ficamos sabendo estar doente, para revolta de sua proprietria: "O diabo do negro Deus me perdoe! agora que se lembrou de cair doente! Como at estas horas no saa do quarto, fui busc-lo preparada com este vergalho, e encontrei-o ardendo em febre. Desavergonhado!" (AZEVEDO 1983, p. 651). Gonalo e Rosinha, respectivamente marido e filha da autoritria Dona Perptua, se apiedam mais de Liberato, mas a moa est mais preocupada com Ramiro, o primo amado que no vem, e Gonalo fraco demais para se opor aos desmandos da mulher. Limita-se pois a sair atrs de um mdico. Em sua ausncia, entra Moreira, amigo da famlia, proprietrio insensvel e pretendente mo de Rosinha, a quem conta de uma grande conspirao que se trama contra a propriedade particular:
MOREIRA [No sabe] que meia dzia de rapazolas inconsequentes, que nada tem que perder, que no possui um moleque ou uma negrinha para

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

remdio, arvorou-se em defensora da emancipao dos escravos, empunhou o facho da discrdia, e anda proclamando urbi et orbe pelos botequins, pelas gazetas e at pelos teatros a dilapidao da fortuna particular?! (AZEVEDO 1983, p. 652.)

Acontece que o primo Ramiro faz parte dessa meia dzia de rapazolas inconsequentes e chega justamente de uma manifestao abolicionista num teatro, em que se convenceu da justeza da causa. Em dilogo com Rosinha, expe suas novas convices:
RAMIRO [...] At agora, tu, s tu enchias o meu corao; doravante tens uma rival: a liberdade! que nunca me lembrei de que um milho e meio de homens amargam neste pas a sorte mais brbara, o mais horrvel destino! [...] Oh! viva a liberdade, formosa deusa que ilumina o mundo! ROSINHA Que entusiasmo! No me faas tu ter cimes da liberdade! (AZEVEDO 1983, p. 657.)

Junto com o pai, Ramiro fora casa da prima com o projeto de alforriar Liberato, fosse com a concordncia da tia Perptua (irm de seu pai), fosse usando clusula da lei de 1871 que estabelecia um valor financeiro para a compra da liberdade. Estabelece-se assim o conflito que tomava as ruas no seio da famlia, com Dona Perptua e Moreira no partido dos escravistas.
MOREIRA [...] que o senhor Ramiro tenha estas ideias, v; at certo ponto merece desculpa... Mas seu irmo, minha senhora, o senhor doutor Lopes, um homem que me parecia to bom, propor a alforria de um negro! Estou perplexo. Ter um negro, um s, e pretender libert-lo! Eu c, tenho sessenta e no liberto nem meio! (AZEVEDO 1983, p. 663.)

O conflito ideolgico mistura-se com um conflito romntico, na disputa pela mo de Rosinha, na qual a situao de rico proprietrio d clara vantagem a Moreira junto Dona Perptua, que se arroga o poder de decidir a questo. A moa ento se rebela e o paralelo com a situao do escravo completado: " Quero a minha liberdade. Parece-me que no sou o Liberato!" (AZEVEDO 1983, p. 662). Diante da intransigncia de Dona Perptua, o Deus ex machina tradicional do teatro que vem resolver a situao de Rosinha: chega uma carta comunicando a morte de seu rico

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

padrinho, que, por no ter filhos, deixou a fortuna para a afilhada e imps, como condio que ela se casasse com o primo Ramiro. Este exclama, ento: " Minha tia, agora no peo: exijo a liberdade de Liberato. A felicidade de sua filha est nas minhas mos" (AZEVEDO 1983, p. 664). Mas a pea ainda reservava uma surpresa final. Gonalo entra nesse momento comunicando a morte de Liberato "Quando entrei no quarto, exalava o ltimo suspiro"; com o que Lopes conclui, "Decididamente a morte o nico meio eficaz de emancipao" (ibid). O que altamente sintomtico nessa obra como Artur Azevedo logra fazer um manifesto abolicionista sem dar no apenas voz, mas nem mesmo presena fsica ao negro escravo em cena. Tudo no passa de uma conversa de brancos. E o final coroa esse processo de apagamento: para acabar com a escravido no Brasil, preciso fazer desaparecer da histria a figura do negro. O importante garantir a sobrevivncia e o futuro da boa famlia, representada no jovem casal. Para que isso se faa com dignidade, importante apagar a mcula da escravido que a populao branca carrega, por ser responsvel por uma injustia e desumanidade intrnsecas civilizao que estava tratando de construir. Ao analisar as crnicas jornalsticas de Artur Azevedo possvel perceber tambm que as motivaes para seu posicionamento abolicionista parecem vir do contraste que a escravido acentuava entre o Brasil e as naes civilizadas. Sua questo principal era menos a explorao dos cativos e mais a restrio da liberdade que o cativeiro impunha aos homens. J no momento logo posterior lei urea, o autor transcreveu e elogiou em A Estao, de 15 de maio de 1888, algumas palavras da princesa Isabel que afirmavam a necessidade do fim da escravido por esta ser antagnica ao esprito cristo e liberal. Essa crnica, termina com a seguinte frase emblemtica: A gente empobrece sem escravos: Pois que empobrea! Deve ser consoladora a misria nos braos da liberdade! No mesmo peridico, alguns dias depois, assinando-se como Eli, o heri, escreveu:
Produziu-se o fato mais importante de nossa vida social: foi declarada extinta a escravido no Brasil. Houve 3 dias que valeram 3 sculos: esta data 13 de maio vai figurar na nossa histria com eternas irradiaes. [...] Ao

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

mesmo tempo libertando o escravo do cativeiro, e a ns outros, que nascemos livres, da inaudita vergonha de ter escravos. Honra e gloria princesa Isabel! (A Estao, 21 de maio de 1888.)

Mais do que isso, o fim do trabalho servil parecia ser algo de extrema importncia para a dignidade da nao. isso que num trecho do jornal O Mequetrefe, citado por Magalhes Jnior, nosso autor deixava entrever no calor da campanha abolicionista:
Pelo amor de Deus! A triste condio de escravocrata no impede ningum de ser humano. H homens estpidos que so escravocratas por falsa comiserao, porque esto convencidos de que a liberdade ser a infelicidade do negro. Essas animlias no se lembram de que, nesta questo de elemento servil, o que se deve levar em conta em primeiro lugar o brio nacional e a felicidade da ptria e no a felicidade do escravo. (MAGALHES JR 1966, p. 138.)

Algo que refora essa anlise o fato de que, se na dcada de 1880, Artur Azevedo era enrgico nas suas crticas escravido, aps 1888 passou a silenciar sobre a situao dos negros. Muitas das causas populares do ps-abolio, no contaram com a simpatia do autor. Em 1893, ainda na revista A Estao, Artur Azevedo se mostrava favorvel demolio do cortio Cabea de Porco, efetuada pelo prefeito Barata Ribeiro. Azevedo compara essa iniciativa queda da Bastilha e afirma que foi a primeira etapa da guerra contra esse atestado negativo da nossa civilizao e do nosso bom senso em matria de higiene o cortio. Para o cronista, com a demolio dos cortios, a cidade do Rio de Janeiro valer mais 50%! (A Estao, 15 de fevereiro de 1893). Uma questo que afligia nosso autor era a da ordem pblica. N'A Estao de 15 de maro de 1892, criticava o carnaval das ruas, afirmando que a festa depunha contra os bons costumes. Em um artigo publicado n'A Gazetinha a 30 de abril de 1882, os mendigos do Rio de Janeiro eram considerados um verdadeiro problema para a cidade. Afirmava no haver motivos para a existncia de esmoleiros e que a polcia deveria agir como a Companhia Gary para varrer da cidade esse lixo social, que um protesto vivo contra o adiantamento que alardeamos.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Essas posies no diminuem o valor do intelectual Artur Azevedo, que foi um militante de causas liberais e que deu em seu teatro visibilidade e alguma voz a setores no dominantes da sociedade brasileira, contribuindo para uma mudana em curso da sensibilidade coletiva sobre o que nos definia como nao. Mas apontam para os limites com que ele e seu grupo, naquele momento, foram capazes de lidar com a incorporao das populaes negras na sociedade que estavam ajudando a construir.

REFERNCIAS ASSIS, Machado de. Instinto de nacionalidade. (1 ed. 1873). In Machado de Assis: crtica, notcia da atual literatura brasileira. So Paulo: Agir, 1959. p. 28-34. ARAJO, Antnio Martins de. A vocao do riso. In Teatro de Artur Azevedo. Tomo I. Rio de Janeiro: Inacen, 1983, p. 21-36. AZEVEDO, Artur. Teatro de Artur Azevedo. Tomo I. Rio de Janeiro: Inacen, 1983.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Potrebbero piacerti anche