Sei sulla pagina 1di 7

"A ideia de uma Europa unida vai rebentar!

"
Caro(a) Henrique,

Envio em anexo uma entrevista com a respetiva traduo para Portugus que Nassim Nicholas Taleb deu ao Jornal Tagesanzeiger a 27 de maro de 2013.

Banqueiro e autor Nassim Nicholas Taleb de origem libanesa tornou-se mundialmente conhecido quando em 2007 editou o livro "The Black Swan" The impact of the Highly Improbable.

Na altura este livro foi muito lido e discutido nos meios financeiros e da banca quando os primeiros hedge funds com produtos derivados comearam a estourar...

A famlia Hayek de quem fala o Nassim Nicholas Taleb a famlia de Nicholas Hayek, que nos anos 80 salvou a indstria da relojoaria suia e foi o pai do projeto e empresrio que lanou a Swatch.

Nassim Nicholas Taleb critica com razo e severamente o projeto europeu, pois todos ns fomos enganados quando este projeto nos foi apresentado e em 1986 Portugal aderiu a ele. Falava-se na altura muito do princpio da subsidiariedade (cada deciso formada ao nvel mais baixo da hierarquia possvel) e do respeito pela especificidade de cada pas / cultura.

Hoje j ningum fala disso e a ditadura de Bruxelas impe tudo e qualquer coisa em qualquer pas e quando quer.

O "Sonho Europeu" do qual os polticos europeus "senadores" falam tudo um bluff que serviu e serve para hipnotizar, iludir e desarmar a ns os

cidados comuns (humanoides).

Vm nos contar as histrias que sonham com uma Europa sem guerras, mas no nos contam que foram e so as elites poderosas da alta finana com as suas marionetas obedientes da poltica e banca que causaram as guerras (napolenicas, primeira e segunda guerra mundial), assim como revolues em muitos pases na Europa e fora da Europa.

Os polticos e banqueiros criminosos que desleixadamente e intencionalmente causaram este descalabro devem ser chamados justia. preciso que isto seja exprimido e dito por muita gente!

Comentrio GC: Sem prejuzo da pertinncia da entrevista que se segue do Nassam Taleb, discordo de Taleb no que concerne s reflexes militares.

Uma fora militar europeia conjunta no deve obedecer NATO, pois esta organizao do poder obedece alta finana e TODOS os chefes da NATO foram e so membros do Clube Bilderberg.

Tambm discordo que os Estados Unidos SEJAM a polcia do mundo! Devem ser metidos na ordem!

Se este artigo despertou o seu interesse, encaminhe-o a todos os seus amigos e conhecidos. Amanh pode ser tarde.

Um abrao amigo,

Gustavo Cudell

Fonte: Jornal suio Tagesanzeiger de 2013.03.27

Autor: Guido Kalberer (Traduo por Gustavo Cudell)

A ideia de uma Europa unida vai rebentar

O bem sucedido e ex-banqueiro do UBS (Union Bank of Switzerland), Nassim Nicholas Taleb, criticou severamente o projecto europeu. Contrariamente, para pases como a Sua, que continuam a assentar na tradio e sob estruturas descentralizadas, s lhe restam elogios.

Centralizao um crime: Nassim Nicholas Taleb.

Autor do Livro The Black Swan (O Cisne Negro)

Nassim Nicholas Taleb nasceu no Lbano em 1960. A aldeia, a 70 km de distncia de Beirute, situa-se no vale de Koura, onde a populao gregoortodoxa. A 800 metros da sua casa de infncia vivem os Hayeks. Todos os que emigraram ficaram ricos, diz Taleb. Actualmente o autor, que ficou mundiamente conhecido graas ao seu livro The Black Swan (O cisne negro), vive principalmente em Nova Iorque. Recentemente foi lanado o seu novo livro Antifragilitt (Anti-fragilidade) pela Bertelsmann. A entrevista teve lugar durante o festival de literatura Primavera Locarnese no Monte Veritt.

Deve a UE deixar o Chipre chegar falncia? Alguma vez algum tem que falir! De momento temos um sistema de contos infantis. Mas qualquer criana tem que aprender a andar pelo seu prprio p. Durante algum tempo deixamo-la andar com alguns apoios, mas em dada altura, temos que os retirar, para que passe a andar sozinha. Dito de outra forma: as pessoas tem que aprender a nadar.

Essa altura chegou agora para o Chipre? No fao ideia. Mas julgo que o Chipre no ser um grande problema para a

UE.

E para a Grcia? problema maior do que o Chipre, mas o problema a Espanha.

No a Itlia? No. Esses sabem como lidar com situaoes inseguras. Nominalmente, o pas governado por Roma, mas na realidade tudo acontece muito localmente - como na Suia. Os italianos sabem melhor que muitos povos como reduzir o seu dfice primrio. Afinal foram eles que inventaram o sistema financeiro moderno.

O que que a Suia faz melhor do que o resto da Europa? A fora da Suia reside na tradio do sistema de aprendizagem. Os artesos aprendem melhor com os artesos. Ou ento vejam o exemplo da cozinha. A arte de cozinhar no ensinada na universidade. Uma refeio no pode ser preparada com base numa composio qumica.

A teoria pois sobrestimada? Sim. A fora de muitos pases no reside no conhecimento terico, mas na prtica. Quando trabalhei no UBS em 1991/92, pretendia-se melhorar o sistema seguindo por um caminho mais cientfico. Di resultou a pseudocincia. O banco quase faliu, porque durante muito tempo se deixou de dar ateno experincia adquirida na prtica. Advirto para o facto de um pas, que algo especial graas ao seu Know-how, o querer justamente abandonar. Quando se possui um tesouro, no se deve deit-lo fora.

O que mais distingue a Suia? Eu vejo fundamentalmente quatro razes, que fortalecem a Suia. Primeiro: a descentralizao incluindo a dos seus erros. Segundo: as estruturas que funcionam de baixo para cima, so mais importantes que o estadonao. Terceiro: uma longa tradio na prtica e mtodo emprico. Aprende-se

com os mais velhos e no se segue teorias como fazem os franceses. Por fim o quarto factor so as circunstncias externas. Cada vez que o mundo entra em turbulncia, a Suia fica mais forte, porque ento inundada por dinheiro. Mas o dinheiro no a causa, mas sim a estabilidade do pas. E a estabilidade decorre da descentralizao: quando um pas funciona to bem, apesar de quase ningum saber o nome do Presidente, ento isso maravilhoso.

Dividem a Europa em pases de oliveiras e pases de manteiga. No seria pois melhor se existissem duas Unies: uma do Norte e outra do Sul? A Frana tem tentado ser ambos ao mesmo tempo. E Itlia ambos ao mesmo tempo. A temos os gauleses e celtas. A ideia de uma Europa unida romntica e vai rebentar como uma bolha de sabo. Tudo o que no natural no se consegue manter. Eu prprio sou um libans cristo-ortodoxo, assim como a famila Hayek. Sinto-me muito parecido com os gregos. Porm para mim a Europa comea na Babilnia e no na Grcia. Faz-se algo artificial e tenta-se misturar alemes com gregos, e isso no funciona.

Ento no cresce juntamente o que pertence junto? No! No deviamos juntar o que to diferente e deixar correr o desenvolvimento orgnico a seu passo. Tentou-se construir uma Europa imagem dos Estados Unidos. Mas estes so um sistema poltico, um pas de refugiados e um pas sem uma longa Histria.

O que que a UE tem que melhorar? A Europa devia ter a Suia com os seus cantes como modelo. A par da descentralizao deviam seguir o conceito da subsidariedade, e as cidades deviam obter a importncia de cidades-estado assim como Nova Iorque , Londres ou Barcelona. Ou como Dubai, Singapura, Hong Kong. Todas estas cidades de sucesso so cidades-estado. Na zona do Mediterrneo historicamente sempre foi assim com a Alexandria, Beirute, Smyrna, que tem prosperado no Imprio Otomano. E antes delas com as cidades-estado do

Imprio Romano.

Podemos transferir para a Suia de hoje? A suia com os seus cantes tambm composta de cidades-estado. Os presidentes de cmara tem muito mais responsabilidade que os chefes de estado. Os franceses arruinaram o sistema, porque organizaram um sistema a funcionar de cima para baixo. A Europa conseguiu contrariar um pouco atravs da abertura das fronteiras: assim algumas regies obtiveram mais importncia e mais liberdade.

Quem protege esta liberdade? Assim como na Antiguidade eram protegidos pela Pax Romana, tambm agora as cidades-estado da Europa pela Pax Americana. Porm deviamos aspirar por uma Pax Europeana. Os estados europeus deviam concentrar-se na sua fora militar e construir um exrcito comum, para evitar guerras um exrcito nota bene, membro da NATO. Isto poderia funcionar muito bem e seria muito melhor, do que a tentativa de Bruxelas de querer tentar integrar todos os possveis estados, objetivo que afinal condenado a falhar.

Ser mesmo necessrio um exrcito europeu? Quem que resolveu o problema, quando no centro da Europa houve uma guerra civil com quatro partidos Bsnia, Crocia, Kosovar e Srbia? No foi a Euopa, mas sim a NATO. Um outro exemplo para a Pax Americana. Para que os EUA no continuem a brincar aos polcias, seria sbio criar uma Pax Europeana. Esta deveria ser a meta da Europa. Ento as cidades-estado sobreviveriam. A centralizao um crime.

No novo livro Antifragile (Anti-fragilidade) pede mais abertura perante o desconhecido, para coisas que no podemos calcular. Acha que a crise financeira se deve falta de abertura? Sim, exactamente. Esta foi a arrogncia: de que se julgava poder planear tudo. Porm temos que deixar as coisas evoluirem de baixo para cima, para

detectarmos atempadamente os erros. mais sensato domar a desordem do que tentar irradic-la de vez.

Modelos para o futuro tambm padecem por serem moralistas? Deviamos trabalhar com uma tica negativa: no com utopias, mas com distopias. A funo de um estado de eliminar o infortnio e no de produzir a sorte. No sabemos pois o que a sorte. Tem que se combater o infortnio, isto , tem que se lutar para que as pessoas no passem fome, no fiquem deprimidas ou doentes. No se pode dizer s pessoas o que devem fazer para viverem saudveis, mas deve-se dizer-lhes como devem evitar ficar doentes.

Esta de acordo com a tese da Angela Merkel, que quando o Euro fracassar, a Europa tambm fracassa? No! Olhe pois a situao actual: a Suia situa-se no meio da Europa. Mas tem francos suios e no o Euro. por isso que est pior? No. A Sra. Merkel se olhasse melhor para a Histria do Comrcio, verificaria que este funciona. Portanto esquea a ideia de que o Euro a Europa. As pessoas abandonaram a utopia nacionalista a favor da utopia de uma Europa pan-nacionalista. Mas se estudarmos a Hstria, verificaremos: que sempre houve uma moeda dominante. Podemos pois ter vrias moedas lado a lado, mas temos que as converter para a mais forte. E actualmente a moeda mais forte o franco suio ou o marco alemo, caso o Euro caia. Ou talvez haver dois tipos de Euro agora que o Euro prova ser um fiasco.

Link para a entrevista original em pdf

Potrebbero piacerti anche