Sei sulla pagina 1di 11

Interbits SuperPro Web

Colgio Anglo-Brasileiro
Disciplina: Lngua Portuguesa - Prof.: Dbora 3 Ano III Unidade Aluno(a): ______________________________________________
Caro aluno, Esta a segunda avaliao de lngua portuguesa do 3 ano. Vivida a primeira experincia, tenho certeza de que voc poder ter um resultado ainda melhor do que foi obtido na primeira oportunidade. Confie em seus estudos e faa um bom trabalho. Lembre-se de que questes que exigem respostas discursivas s sero corrigidas se estas estiverem registradas na folha de resposta. Sucesso! Dbora

Data: ___ /___ /___

1. (Uel 2011) A questo refere-se ao romance O outro p da sereia, de Mia Couto. Assinale a alternativa em que as palavras, retiradas do romance, correspondem a verbos originados de substantivos. a) Anfitriando e parentear. b) Bonitando e descrucificar. c) Anfitriando e desanimista. d) Bonitando e parentear. e) Descrucificar e desanimista. 2. (Uel 2011- adaptada) A questo refere-se, ainda, ao romance O outro p da sereia, de Mia Couto. A crtica literria tem aproximado o moambicano Mia Couto do brasileiro Guimares Rosa, em particular pelo fato de ambos empregarem neologismos em suas obras. No trecho as mos calosas, de enxadachim, extrado do conto Fatalidade, de autoria do autor brasileiro, o neologismo enxadachim construdo pelo mesmo processo de formao de palavras utilizado pelo autor moambicano para a criao de a) vituprios. b) bebericava. c) tamanhoso. d) mudanarinos. e) malfadado. 3. (Uerj 2011- adaptada) Dentre as palavras abaixo, uma delas implica uma contradio nos prprios termos, ou seja, uma palavra cuja composio contm elementos que se opem. A palavra formada por elementos que sugerem sentidos opostos : a) terceirizao b) escolarizao c) ultraespecializao d) multiespecializao

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

A questo racial parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde h muito tempo.

Interbits SuperPro Web

Modifica-se ao acaso das situaes, das formas de sociabilidade e dos jogos das foras sociais, mas reitera-se continuamente, modificada, mas persistente. Esse o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questo racial revela, de forma particularmente evidente, nuanada e estridente, como funciona a fbrica da sociedade, compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperao e hierarquizao, dominao e alienao. Octavio Ianni. Dialtica das relaes sociais. Estudos avanados, n. 50, 2004. 4. (Fuvest 2011) As palavras do texto cujos prefixos traduzem, respectivamente, ideia de anterioridade e contiguidade so a) persistente e alteridade. b) discriminados e hierarquizao. c) preconceituosos e cooperao. d) subordinados e diversidade. e) identidade e segregados.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Desencontrrios Mandei a palavra rimar, ela no me obedeceu. Falou em mar, em cu, em rosa, em grego, em silncio, em prosa. Parecia fora de si, a slaba silenciosa. Mandei a frase sonhar, e ela se foi num labirinto. Fazer poesia, eu sinto, apenas isso. Dar ordens a um exrcito, para conquistar um imprio extinto. PAULO LEMINSKI GES, F. e MARINS, A. (orgs.) Melhores poemas de Paulo Leminski. So Paulo: Global, 2001. 5. (Uerj 2011) Considere a formao da palavra Desencontrrios, ttulo do poema de Paulo Leminski. Separe seus elementos mrficos. Em seguida, nomeie o primeiro morfema que a compe e indique seu significado. 6. (G1 - ccampos 2011) Em textos literrios, comum que os autores se valham de recursos lingusticos diversos que conferem maior expressividade aos textos. o caso do emprego de neologismos, nome dado criao de vocbulos novos na lngua. Observe os seguintes exemplos: De prontido sob o batom vermelhento (...). (...) o sorriso vermelhudo se apossava da aeronave (...). (...) se esconder atrs do sorriso gorduroso, vermelhoso (...). Sobre os neologismos destacados acima, lcito afirmar que: a) so formados a partir do processo de composio, pela justaposio de radicais de origem estrangeira. b) so palavras tradicionalmente existentes na lngua, porm agora empregadas sem indcios de significao.

Interbits SuperPro Web

c) so constitudos a partir de um mesmo radical, ao qual se adicionam sufixos j disponveis na lngua portuguesa. d) so incorrees gramaticais, uma vez que a autora do texto no tem autonomia para inovar o lxico de sua lngua. 7. (Enem 2010) Carnavlia Repique tocou O surdo escutou E o meu corasamborim Cuca gemeu, ser que era meu, quando ela passou por mim? [] ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento). No terceiro verso, o vocbulo corasamborim, que a juno corao + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compem uma escola de samba e a situao emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o corao no ritmo da percusso. Essa palavra corresponde a um(a) a) estrangeirismo, uso de elementos lingusticos originados em outras lnguas e representativos de outras culturas. b) neologismo, criao de novos itens lingusticos, pelos mecanismos que o sistema da lngua disponibiliza. c) gria, que compe uma linguagem originada em determinado grupo social e que pode vir a se disseminar em uma comunidade mais ampla. d) regionalismo, por ser palavra caracterstica de determinada rea geogrfica. e) termo tcnico, dado que designa elemento de rea especfica de atividade.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:
2

Darwin passou quatro meses no Brasil, em 1832, durante a sua clebre viagem a 5 17 bordo do Beagle. Voltou impressionado com o que viu: " Delcia um termo insuficiente para 19 28 8 exprimir as emoes sentidas por um naturalista a ss com a natureza em uma floresta 11 21 27 brasileira", escreveu. O Brasil, porm, aparece de forma menos idlica em seus escritos: 12 "Espero nunca mais voltar a um pas escravagista. O estado da enorme populao escrava deve preocupar todos os que chegam ao Brasil. Os senhores de escravos querem ver o negro romo outra espcie, mas temos todos a mesma origem." Em vez do gorjeio do sabi, o que Darwin guardou nos ouvidos foi um som terrvel 13 39 que o acompanhou por toda a vida: " At hoje, se eu ouo um grito, lembro-me, com 22 43 dolorosa e clara memria, de quando passei numa casa em Pernambuco e ouvi urros 14 terrveis. Logo entendi que era algum pobre escravo que estava sendo torturado,"
29 6 30 3

Segundo o bilogo Adrian Desmond, a viagem do Beagie, para Darwin, foi menos 15 16 25 importante pelos espcimes coletados do que pela experincia de testemunhar os 23 47 20 horrores da escravido no Brasil. De certa forma, ele escolheu focar na descendncia 32 31 comum do homem justamente para mostrar que todas as raas eram iguais e, desse modo, 44 36 18 enfim, objetar queles que insistiam em dizer que os negros pertenciam a uma espcie 1 diferente e inferior dos brancos". Desmond acaba de lanar um estudo que mostra a paixo 35 26 33 7 42 abolicionista do cientista, revelada por seus dirios e cartas pessoais. A extenso de 34 9 seu interesse no combate cincia de cunho racista surpreendente, e pudemos detectar 10 um mpeto moral por trs de seu trabalho sobre a evoluo humana - urna crena na 38 37 45 46 24 irmandade racial que tinha origem em seu dio ao escravismo e que o levou a pensar numa descendncia comum."
41

40

Adaptado de: HAAG, C. O elo perdido tropical. Pesquisa FAPESP, n. 159, p. 80 - 85, maio 2009.

Interbits SuperPro Web

8. (Ufrgs 2010) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes a seguir sobre elementos de formao de palavras do texto. ( ( ) As palavras insuficiente (ref. 17) e insistiam (ref. 18) apresentam o mesmo prefixo em sua formao. ) A comparao da palavra exprimir (ref. 19) com imprimir e da palavra descendncia (ref. 20) com ascendncia permite que se postule um radical comum para cada um dos pares. ) As palavras idlica (ref. 21) e dolorosa (ref. 22) apresentam sufixos que formam adjetivos a partir de substantivos. ) O emprego de diferentes sufixos para o mesmo radical em escravido (ref. 23) e escravismo (ref. 24) serve, no texto, para expressar, respectivamente, a ideia de "situao resultante de uma ao" e de "movimento socioideolgico".

( (

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) F V V V. b) V F V F. c) V V F F. d) F V F V. e) F F V V.


TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Machos e fmeas Histrias de amores frustrados, relaes ruins ou trgicas, fracassos, decepes, dores e rancores se multiplicam. Chega a parecer, algumas vezes, que um amor bom, ao menos razovel, alegre, cmplice, terno e sensual, que faa crescer, seja um bem to raro quanto viver lcido e saudvel at os cem anos. (...) (10 pargrafo) O que precisa um casal para ser um bom casal, amoroso, alegre, criando pontes sobre as diferenas e resolvendo com bom humor as agruras do convvio cotidiano? Penso que o bom casal o que SE GOSTA, com tudo o que isso significa: cumplicidade, interesse, sensualidade boa, e o difcil compromisso da lealdade. (LUFT, Lya. Pensar transgredir. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.) 9. (G1 - cp2 2010) O idioma oferece vrios recursos para a ampliao do vocabulrio. No 2 pargrafo do texto I, o leitor depara-se com as palavras cmplice e sensual. J no 10 pargrafo, observam-se as palavras cumplicidade e sensualidade. a) Como se chama o processo formador dessas palavras em que se incorpora o afixo aps o radical? b) Indique a classe gramatical de cada par de palavras: cmplice/sensual: cumplicidade/sensualidade: 10. (Ibmecsp 2009) Em "... o sufixo "ismo" (que remete a doenas)...", mostra-se o papel desse elemento na produo de efeitos de sentido. Nas alternativas a seguir, o sufixo "ismo" tem sentido pejorativo, o que confirma o comentrio do autor, EXCETO em: a) Com o bairrismo entre paulistas e cariocas, o futebol de outros estados sempre ficou de lado e, algumas vezes, tem pouco destaque, principalmente no noticirio. b) Cresce a oferta de produtos que contm componentes que atuam sobre o metabolismo, reduzindo risco de doenas como o cncer. c) Fanatismo religioso ou convices ideolgicas rgidas so os vrus mais poderosos da cegueira social.

Interbits SuperPro Web

d) O tcnico apontou como um dos problemas de seu time, na etapa final, o excesso de preciosismo de alguns jogadores. e) Depois de mais de meio sculo de isolacionismo, o Japo mostra que a China no o pas a fazer opes estratgicas que determinaro o futuro da sia.e
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:
9

Histrica e sociologicamente, os jogos em geral tm um papel muito importante : so 8 4 elementos essencialmente reveladores de caractersticas civilizatrias, isto , atravs da 7 histria do jogo podemos conhecer muito da sociedade em que praticado. O filsofo Plato foi um dos primeiros a reconhecer plenamente o valor formativo e disciplinador dos jogos. Ele 5 observa que s se pode admitir a mudana de regras para crianas de at seis anos. 6 10 A partir da, as regras deveriam permanecer fixas, inalteradas, pois caso se habituassem 11 s mudanas nas leis do jogo, os jovens desejariam experimentar alteraes tambm nas leis 1 2 da cidade, o que, segundo Plato, seria muito perigoso para a democracia. Ftima Cabral 11. (Mackenzie 2009) Assinale a alternativa CORRETA. a) Considerando a correo gramatical, opcional a presena da preposio no trecho "sociedade em que praticado" (ref. 7). b) O sufixo em "civilizatrias" (ref. 8) denota depreciao, como em "Isso no passa de falatrios". c) Em "Histrica e sociologicamente" (ref. 9), h supresso do sufixo adverbial na primeira palavra, ocorrncia abonada pela norma culta. d) O modo verbal em "habituassem" (ref. 10) indica que se trata de fato tomado como certo e realizado. e) Se a forma "s" (ref. 11) fosse empregada no singular, o acento indicativo da crase deveria ser mantido, para que se observasse a correo gramatical.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda ntima no vos seria revelado por mim se no julgasse, e razes no tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado partilhado por todos vs. Ns somos irmos, ns nos sentimos parecidos e 1 iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, no porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polcia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. este mesmo o sentimento imperturbvel e indissolvel, o nico que, como a prpria vida, resiste s 2 idades e s pocas. Tudo se transforma, tudo varia - o amor, o dio, o egosmo. Hoje 3 mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os sculos passam, deslizam, levando as coisas fteis e os acontecimentos notveis. S persiste e fica, legado das geraes cada vez maior, o amor da rua. Joo do Rio. A alma encantadora das ruas. 12. (Fuvest 2009) Prefixos que tm o mesmo sentido ocorrem nas seguintes palavras do texto: a) ntima / agremia. b) resiste / deslizam. c) desprazeres / indissolvel. d) imperturbvel / transforma. e) revelado / persiste.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Um certo Miguilim morava com sua me, seu pai e seus irmos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-dgua e de outras veredas sem nome ou pouco 1 conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covoo em trecho de matas, terra preta, p de serra.

Interbits SuperPro Web

Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia sado dali, pela primeira vez: o Tio Terz levou-o a cavalo, frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranas, embaraadas em sua cabecinha. De uma, nunca pde se esquecer: algum, que j estivera no Mutum, tinha dito: um lugar bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, distante de qualquer parte; e l chove sempre... Mas sua me, que era linda e com cabelos pretos e compridos, se doa de tristeza de ter de viver ali. (...) Quando voltou para casa, seu maior pensamento era que tinha a boa notcia para dar me: o que o homem tinha falado que o Mutum era lugar bonito... A me, quando ouvisse essa certeza, havia de se alegrar, ficava consolada. Era um presente; e a ideia de poder traz3 lo desse jeito de cor, como uma salvao, deixava-o febril at nas pernas. To grave, grande, que nem o quis dizer me na presena dos outros, mas insofria por ter de esperar; e, assim que pde estar com ela s, abraou-se a seu pescoo e contou-lhe, estremecido, aquela revelao. GUIMARES ROSA Manuelzo e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Vocabulrio: ref. 1: covoo baixada estreita e profunda 13. (Uerj 2009) Guimares Rosa se caracteriza pela linguagem instigante que encanta e desconcerta, permitindo ao leitor familiarizar-se com o potencial criativo da Lngua Portuguesa. Observe o fragmento do texto: To grave, grande, que nem o quis dizer me na presena dos outros, mas insofria por ter de esperar; (ref. 3) Aponte o significado do prefixo da palavra sublinhada e explicite, em uma frase completa, o sentido dessa palavra. 14. Analise os elementos mrficos das palavras abaixo e assinale com V as segmentaes corretas e, com F, as falsas. Em ( ) antecedeu, o terceiro e uma vogal temtica ( ) descobriu, o morfema des um prefixo, que tem o sentido de repetio ( ) dispusssemos, o morfema sse uma desinncia nmero pessoal ( ) estudantes, temos uma vogal temtica e uma desinncia de nmero Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo. a) V, F, V, F b) F, V, F, V c) V, F, F, V d) V, F, F, F
TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES:

UM CHAMADO JOO Joo era fabulista? fabuloso? fbula? Serto mstico disparando no exlio da linguagem comum? Projetava na gravatinha a quinta face das coisas inenarrvel narrada? Um estranho chamado Joo para disfarar, para farar o que no ousamos compreender?

Interbits SuperPro Web

(...) Mgico sem apetrechos, civilmente mgico, apelador de precpites prodgios acudindo a chamado geral? (...) Ficamos sem saber o que era Joo e se Joo existiu deve pegar. (Carlos Drummond de Andrade, em Correio da Manh, 22/11/1967, publicado em Rosa, J. G. "Sagarana". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.) 15. (Unicamp 2008) a) No ttulo, "chamado" sintetiza dois sentidos com que a palavra aparece no poema. Explique esses dois sentidos, indicando como esto presentes nas passagens em que "chamado" se encontra. b) Na primeira estrofe do poema, "fbula" derivada em "fabulista" e "fabuloso". Mostre de que modo a formao morfolgica e a funo sinttica das trs palavras contribuem para a formao da imagem de Guimares Rosa. 16. (Unicamp 2008) Na segunda estrofe, h dois processos muito interessantes de associao de palavras. Em "inenarrvel/narrada" encontramos claramente um processo de derivao. Em "disfarar/farar", temos a sugesto de um processo semelhante, embora "farar" no conste dos dicionrios modernos. a) Relacione o significado de "inenarrvel" com o processo de sua formao; e o de "farar", na relao sugerida no poema, com "disfarar". b) Explique como esses processos contribuem na construo dos sentidos dessa estrofe.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Com a sociedade de consumo nasce a figura do contribuinte. Tanto quanto a palavra consumo ou consumidor, a palavra contribuinte est sendo usada aqui numa acepo particular. No capitalismo clssico, os impostos que recaam sobre os salrios o faziam de uma forma sempre indireta. Geralmente, o Estado taxava os gneros de primeira necessidade, encarecendo-os. Imposto direto sobre o contra-cheque era coisa, salvo engano, inexistente. Com o advento da sociedade de consumo, contudo, criaram-se as condies polticas para que o imposto de renda afetasse uma parcela significativa da classe trabalhadora. Quem pode se dar ao luxo de consumir suprfluos ou mesmo poupar, pode igualmente pagar impostos. (Fernando Haddad, Trabalho e classes sociais. Em: Tempo Social, outubro de 1997) 17. (Fgv 2008) Sobre os processos de formao de palavras, correto afirmar que h a formao de um a) substantivo por prefixao em suprfluos. b) adjetivo com sufixo com sentido de profisso em contribuinte. c) substantivo com prefixo com sentido de negao em impostos. d) substantivo por sufixao em consumidor. e) adjetivo com prefixo com sentido de distanciamento em advento.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Pastora de nuvens, fui posta a servio por uma campina to desamparada que no principia nem tambm termina, e onde nunca noite e nunca madrugada.

Interbits SuperPro Web

(Pastores da terra, vs tendes sossego, que olhais para o sol e encontrais direo. Sabeis quando tarde, sabeis quando cedo. Eu, no.) Esse trecho faz parte de um poema de Ceclia Meireles, intitulado Destino, uma espcie de profisso de f da autora. 18. (Fgv 2007) A palavra "desamparada" formada por a) derivao prefixal e sufixal. b) derivao prefixal. c) derivao parassinttica. d) composio por aglutinao. e) composio por justaposio.

Interbits SuperPro Web

Gabarito:
1: [A] 2: [D] 3: [D] . 4: [C] 5: A palavra desencontrrios formada por derivao, processo atravs do qual de uma palavra se formam outras, por meio da agregao de certos elementos que lhe alteram o sentido, mas sempre se referindo ao valor semntico da palavra primitiva. Assim, h duas possibilidades para a formao da palavra em questo, considerando o radical, prefixos e sufixos e desinncias flexionais: des+en+contr+ rio+s;des+en+contr+ari+o+s. Des um prefixo que indica negao. 6: [C] Os neologismos, muitas vezes, constroem-se com auxlio dos mecanismos usuais de produo lexical, como a derivao, geralmente por sufixao, como em vermelhento, vermelhudo e vermelhoso, constitudos pelo radical vermelh e os sufixos ento, udo e oso que acrescentam ao intensificadora e de abundncia ao adjetivo vermelho. 7: [B] A aglutinao dos trs termos resulta no neologismo, palavra no registrada no dicionrio, mas que fruto de um comportamento espontneo para designar uma situao especfica. As opes a), c), d) e e) remetem a conceituaes que no se aplicam palavra da letra criada pelo grupo Tribalistas para designar a emoo do eu lrico. 8: [A] Insuficiente Prefixo: In / Radical: Sufici / Sufixo: ente Exprimir e Imprimir Radical: prim Idlica (de idlio, radical: id(i/o)) O sufixo ica permite que saibamos que trata-se de adjetivo. Escravido Radical: escrav Sufixo: ido Ambos os sufixos designam substantivos, no entanto, cada um forma uma palavra de significado diferente. Insistiam Prefixo: no h / Radical: insist / Desinncia verbal: iam Descendncia e Ascendncia Radical: scend Dolorosa (de dor, radical: dolor) O sufixo osa permite que saibamos que trata-se de adjetivo. Escravismo Radical: escrav Sufixo: ismo Ambos os sufixos designam substantivos, no entanto, cada um forma uma palavra de significado diferente.

9: a) As palavras cumplicidade e sensualidade so formadas pelo processo de sufixao, derivao sufixal. b) Os termos cmplice e sensual pertencem classe dos adjetivos, caracterizadores do substantivo amor, mencionado anteriormente. As palavras cumplicidade e sensualidade so substantivos abstratos, pois designam estados ou qualidades considerados como seres. 10: [B] 11: [C] 12: [C] 13: Movimento para dentro Uma das possibilidades: O menino sofria por dentro. O menino no dava sinais aparentes do seu sofrimento.

Interbits SuperPro Web O menino no queria demonstrar me seu sofrimento. 14: [A] 15: a) Em "Um estranho chamado Joo", a palavra "chamado" um adjetivo cujo sentido o mesmo das expresses "que se chama", "que se denomina", "que se nomeia", "que pode ser chamado de". No ltimo verso da terceira estrofe ([acudindo] "a chamado geral"), "chamado" um substantivo que representa o ato de chamar a ateno, de pedir ajuda, fazer uma convocao. Ento, o ttulo do poema - "Um chamado Joo" - explora o duplo sentido que a palavra "chamado" tem no poema. b) Os termos "fabulista" e "fabuloso" podem ser considerados derivaes sufixais de "fbula". O sufixo "-ista" designa aquele que pratica uma atividade ("fabulista" quem produz fbulas), enquanto o sufixo "-oso" forma substantivos a partir de adjetivos, produzindo um efeito de sentido de intensificao ("fabuloso" o que ultrapassa a imaginao e, por extenso de sentido, que admirvel, incrvel, fantstico). Pode-se observar que o poema de Drummond comea classificando Rosa como um produtor de fbulas, para depois valoriz-lo como um escritor fabuloso e, por fim, tom-lo como a prpria fbula, como se autor e obra se fundissem numa coisa s. Essas trs palavras possuem a mesma funo sinttica - predicativo do sujeito - e tm a mesma origem, produzindo, no plano sinttico e morfolgico, um efeito de repetio, de reiterao, de corroborao. 16: a) No primeiro caso, a palavra "inenarrvel" significa "o que no pode ser narrado". A ideia de negao est no prefixo "in-" (derivao prefixal). Porm, o elemento ao qual se junta o prefixo o adjetivo "enarrvel", que os dicionrios, na sua maioria, no costumam registrar. A palavra geralmente usada "narrvel", o que resulta em "inarrvel". Isso ocorre por haver dois verbos, "narrar" e "enarrar", com o mesmo sentido. No segundo caso, como o significado de "disfarar" "encobrir", "ocultar", "tapar", o vocbulo primitivo do qual ele seria formado, por processo de derivao prefixal, seria "farar", que tem como significado oposto "revelar", "manifestar". Mas essa velao no absoluta, j que a semelhana sonora entre "farar" e "farsa" sugeriria que Joo capaz de dizer o indizvel, fazendo com que o mistrio do "que no ousamos compreender" permanea vivo em sua literatura. b) Na segunda estrofe, a ideia pretendida a de que Joo consegue realizar o impossvel. O processo de derivar um vocbulo de outro "inexistente", que se observa nos pares inenarrvel/enarrvel e disfarar/farar, mostra o poder que o ficcionista tem de realizar o "irrealizvel". 17: [D] 18: [A]

Interbits SuperPro Web

Potrebbero piacerti anche