Sei sulla pagina 1di 53

Conflitos interpessoais, constituio do sujeito de direito e promoo dos direitos humanos

O Direito a disciplina da convivncia humana (Goffredo Telles Jnior)

Introduo Essa frase do professor Goffredo consta como epgrafe desse artigo pela simples razo que ela a sua razo de ser. J que na convivncia cotidiana que surgem os conflitos interpessoais. Conflitos esses que nas mais diversas ocasies so solucionados por meio de um ato de violncia. Diante desse quadro esboo caminhos possveis de solucionar tais espcies de conflitos por meio da no violncia. Para minha surpresa ao elaborar o presente artigo deparei me com um quase insignificante literatura jurdica a propsito da soluo de conflitos interpessoais. Entre as poucas obras que encontrei consta o livro Conflitos de vizinhana e sua composio de San Tiago Dantas. Tal obra no lidava com conflitos interpessoais ocasionados por relaes entre vizinhos mas analisava- apenas e to somente os conflitos jurdicos surgidos no mbito da relao de propriedade. Diante da falta de respostas as minhas inquietaes, lancei-me a tarefa de escrever o presente artigo que tem como objetivo um desafio inominvel, vale dizer: refletir a respeito de meios possveis de constituio do sujeito de direito e promoo dos direitos humanos no processo de soluo de conflitos interpessoais.

1. A convivncia em questo

A convivncia entre homens e mulheres acontece no espao dos relacionamentos interpessoais que perduram no tempo e com relativa proximidade. Propomos dividir esses relacionamentos em dois tipos principais, conforme o espao social em que ocorram: a) relacionamento interpessoal privado, no espao domstico, com relaes, por exemplo, entre marido e mulher, me e filho, padrasto e enteada; e b) relacionamento interpessoal pblico, no espao pblico, com relaes, por exemplo, em uma escola entre alunos ou entre aluno e professor, no ambiente de trabalho entre os empregados ou entre o empregado e o patro, e no espao de uma rua ou de um bairro entre vizinhos. Zygmunt Bauman, no livro Amor lquido: sobre a fragilidade dos laos humanos1, mostra a nova estrutura das relaes interpessoais privadas em tempos de modernidade liquida. J Richard Sennet, no livro O declnio do homem pblico e as tiranias da intimidade2 faz uma reflexo a respeito da dificuldade e dos desafios dos relacionamentos interpessoais no espao pblico. No ano de 2001, Bauman faz o seguinte comentrio sobre o livro de Sennet:

H muito tempo, Richard Sennet cunhou a expresso Gemeinschaft destrutivo uma comunidade sistematicamente destruda e que destri de forma metdica seus membros pelo culto da sinceridade irrestrita, a renncia a prpria privacidade e o desrespeito a privacidade dos outros; a revelao de sentimentos que so e que deveriam ser ntimos; e a exigncia


1 2

Livro publicado em 2003 com traduo brasileira em 2004 pela editora Jorge Zahar. Livro publicado em 1986 com traduo brasileira em 1988 pela Companhia das Letras.

de que essa sinceridade seja retribuda (ato que s pode embaraar os parceiros e coloc-los numa posio insuportavelmente incmoda).3

Seja no espao pblico ou no privado, o viver junto, a convivncia, transformou-se em um problema. Ao ser problematizada a convivncia, surgem vrias questes, entre elas a violncia que pode surgir dos conflitos oriundos de relacionamentos interpessoais e como evit-la. Este o tema de interesse para o presente artigo.

1.1. Conflitos interpessoais e violncia

A Fora do Direito Comigo no bem assim meu direito a fora 4

Para iniciarmos o estudo da relao existente entre conflitos interpessoais e violncia apresentaremos a definio de violncia da Organizao Mundial de Sade (OMS), vale dizer:

Uso intencional da fora fsica ou do poder, real ou potencial, contra si prprio, contra outras pessoas ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha


3 4

Zygmunt Bauman, Bauman sobre Bauman, p. 140. Francisco ALVIM Poemas (1968-2000) p. 235

grande possibilidade de resultar em leso, morte, dano psicolgico, deficincia de desenvolvimento ou privao5.

Nessa definio, de acordo com as caractersticas do autor do ato violento a violncia dividida em trs categorias: a) auto-infligida: dirigida contra si mesmo; b) interpessoal: infligida por outra pessoa ou grupo; e c) coletiva: infligida por conjuntos maiores, como Estados, grupos polticos organizados, milcias ou organizaes terroristas. Nosso interesse est concentrado na violncia interpessoal, que pode ser dividida em: a) violncia da famlia ou dos parceiros ntimos; e b) violncia comunitria. Essa forma de violncia recorrente no Brasil e em vrias partes do mundo, atingindo diversos grupos vulnerveis: mulheres, jovens e crianas. O relatrio mundial sobre violncia e sade da OMS de 2002 observa que no tocante violncia no ambiente domstico sobressai a violncia contra a mulher. Alguns dados do relatrio merecem ser citados: a) em 48 pesquisas com diversas populaes de todo o mundo, de 10% a 69% das mulheres relataram j terem sofrido alguma espcie de violncia fsica por parte de seus parceiros ntimos; b) essa violncia fsica freqentemente acompanhada de abuso psicolgico e em 1/3 dos casos por abuso sexual; c) vrios estudos demonstram que entre 40 e 70% das mulheres assassinadas foram mortas por maridos ou namorados.6 Uma explicao possvel para esses nmeros que nas relaes familiares ou de parceiros ntimos existe uma ambivalncia de sentimentos entre amor e dio, atrao e repulsa7. Desse modo podemos afirmar que existe uma relao entre a proximidade da relao e a intensidade do conflito8.

5

E. G FRUG, Relatrio mundial sobre violncia e sade (2002). Para um estudo mais detalhado da definio da

violncia, consulte Violncia urbana, especialmente captulo 1, O que a violncia?, pp. 12-26.
6 7 8

E. G FRUG, Relatrio mundial sobre violncia e sade (2002) p.69 Lewis COSER, The Functions of Social Conflict, p. 61. Lewis COSER, The Functions of Social Conflict, p. 67.

O que se pode observar que nas relaes interpessoais entre parceiros ntimos ou entre pessoas de uma mesma comunidade - que se conhecem ou no - chama a ateno o elevado nmero de homicdios resultante dessas relaes. Renato Srgio de Lima na sua clssica dissertao de mestrado indica que o maior nmero de homicdios cometidos no municpio de So Paulo em 1995 tem como principal motivo desencadeador os conflitos interpessoais diversos.9 O autor observa em relao aos homicdios que a lgica privada e violenta de resoluo de conflitos estaria determinando o movimento destes crimes10. Quanto ao papel do Estado no sentido de oferecer alternativas para soluo pacfica de conflitos, a concluso do autor continua atual:

Um Estado que no consegue se fazer presente no espao urbano a no ser pelo lado obscuro e violento da ao policial, no consegue legitimidade suficiente para habilitar-se como instrumento de pacificao social. Emblemtica desta situao, a falncia gerencial pela qual passa a cidade provoca rupturas importantes na forma como o indivduo v o seu entorno e como ele constri suas relaes sociais. Nesse processo, a vida perde seu valor moral e a morte violenta passa a ser a linguagem corrente.11

Em um contexto como esse a soluo privada de conflitos surge como uma alternativa. No intuito deste artigo realizar uma discusso de estatstica de homicdios, nem a propsito do autoritarismo socialmente implementado12: o que queremos mostrar o modo pelo qual a violncia atua na soluo de um conflito interpessoal. Desse modo apresentaremos o fato verdico de uma desavena no trnsito que nos auxiliar na compreenso desse tpico.

9

Renato Srgio de LIMA, Conflitos Sociais e criminalidade urbana, p.76. Renato Srgio de LIMA, Conflitos Sociais e criminalidade urbana, p. 87. Renato Srgio de LIMA, Conflitos Sociais e criminalidade urbana, p. 103. Expresso cunhada por Paulo Srgio Pinheiro em Autoritarismo e transio.

10 11 12

1.1.1. Conflitos interpessoais: um fato ilustrativo

O fato a seguir narrado um conflito interpessoal no espao de uma comunidade. Mais especificamente: de um lado duas pessoas em um carro e do outro centenas de ciclistas em Porto Alegre em 25 de fevereiro de 2011 (uma sexta-feira). O conflito terminou em um atropelamento. Diz a notcia:
Depois de atropelar 16 ciclistas na ltima sexta-feira em Porto Alegre, fugir sem prestar socorro e abandonar o carro sem as placas, o funcionrio do Banco Central Ricardo Reis, 47, apresentou-se ontem polcia e alegou legtima defesa disse que temeu ser linchado. (...) O atropelamento ocorreu s 19h10 de sexta, quando o motorista arremeteu contra 130 pessoas que participavam de um passeio ciclstico. Imagens captadas por celulares e que correram as redes sociais mostram bicicletas voando aps o choque com o Golf preto em acelerao, gritos e o carro em fuga13.

A respeito do mesmo fato Dailor Sartori um dos organizadores da bicicletada d a sua verso do ocorrido:

Quando entramos na pista para o passeio, percebi que um carro estava avanando contra as bicicletas. Algumas pessoas disseram que ainda tentaram acalmar o motorista, explicando que ali havia crianas e idosos e pedindo que ele esperasse um pouco ou fosse por uma outra rua. Mas ele avanou mesmo assim. Escutei estouros como se estivessem dando tiros contra ns e, quando me virei para ver o que era, fui jogado para cima. No sei se fui atingido por
13

Folha de So Paulo, 01 de maro de 2011, p. C 10.

uma bicicleta ou pelo carro. S consegui ver o vulto de um carro preto passando por mim.14

O que chama ateno nessa notcia no s a violncia praticada pelo motorista contra desarmados ciclistas como tambm sua completa indisponibilidade para o dilogo. Em face de centenas de pessoas que se colocavam como obstculo em sua trajetria no trnsito, Ricardo Reis (o motorista) no tentou fazer uso da palavra, conversar, pedir para que os manifestantes saiam do seu caminho. Diante deles a reao foi literalmente passar por cima. E dessa forma um motorista (acompanhado de seu filho de 15 anos) atropelou 16 ciclistas. Ao comentar a pesquisa encomendada pelo Departamento de Trnsito do Governo do Esprito Santo que tinha como objetivo descobrir as razes do comportamento dos cidados capixabas no trnsito Roberto Da Matta mostra como a violncia parte integrante do fenmeno da convivncia entre pedestres e condutores:

As reaes negativas so constantes quando focamos o modo pelo qual pedestres e condutores de veculos confrontam-se e medem-se no trnsito, engendrando aquilo que todos chamam e classificam como incivilidade e violncia. Uma violncia assustadora mas tolerada e at mesmo esperada, que aflora na forma de um nmero infinito de gestos grosseiros e numa epidemia de acidentes cujo fundo tem ligao direta com um estilo especfico de construir, ocupar e usar o espao pblico, seja como pedestre ou como condutor.15

Se o substantivo ciclista fosse includo nesse comentrio, o mesmo serviria de anlise do episdio do atropelamento dos ciclistas de Porto Alegre. Esse fato ilustrativo de

14

Folha de So Paulo, 01 de maro de 2011, p. C 10. Roberto da MATTA F em Deus e p na tbua,ou, Como e por que o trnsito enlouquece no Brasil. p.49.

15

vrias condies que acabam por estabelecer um ambiente propcio utilizao da violncia como forma de resoluo de conflitos. So eles: a) a existncia de um contexto tolerante violncia; b) a inexistncia de autoridades capazes de promover o dilogo; e c) um individualismo exacerbado.

A hiptese de um grupo centrpeto e harmnico impossvel e no permitiria o surgimento de nenhum processo vital e de nenhuma estrutura estvel16. Dessa forma o conflito no deve ser visto de forma negativa, mas sim enquanto uma das formas elementares do processo de socializao17. De modo sinttico podemos dizer que a principal caracterstica positiva do conflito oferecer a possibilidade do surgimento de um potencial criativo capaz de auxiliar famlias, organizaes, grupos tnicos e Estados a definirem e redefinirem suas identidades por meio da mudana, adaptaes e inovaes em face da situao causada pelo conflito18. Em relao a esse tpico o tema relevante para este artigo no o conflito propriamente dito, mas a forma utilizada para sua resoluo. Iniciaremos nosso estudo do tema da resoluo de conflitos mostrando como na relao entre Estados ocorreu uma mudana qualitativa, passando-se de uma forma violenta de resoluo de conflitos para uma forma no violenta.


16 17 18

George SIMMEL, The Sociology of Conflict, p. 11 George SIMMEL, The Sociology of Conflict, p. 12 Conflicts, Function, Dynamics and Cross level analysys, p. 10.

1.1.2 Resoluo de conflitos na ordem internacional: da guerra soluo pacfica de controvrsias

Durante sculos a guerra enquanto mtodo violento de resoluo de conflitos foi considerada pelo direito como uma forma vlida de resoluo de conflitos19. No mbito internacional o percurso histrico do surgimento da norma proibitiva de guerra ilustrativo tanto da aceitao de mtodos violentos de resoluo de conflitos como da dificuldade de implementao de mtodos no violentos. apenas e to somente na Carta da ONU que a proibio do uso da fora surge como norma estrutural do direito internacional contemporneo e que a soluo pacfica de controvrsias salvo as excees aceitas por referida proibio estabelecida como a nica alternativa legtima para os sujeitos de direito internacional envolvidos em alguma forma de disputa20. Nessa perspectiva estabelece o artigo 2, incisos 3 e 4, da Carta da ONU os seguintes princpios:
Artigo 2 A Organizao e seus membros, para a realizao dos propsitos mencionados no artigo 1, agiro de acordo com os seguintes princpios: [...] 3. Todos os membros devero resolver suas controvrsias internacionais por meios pacficos, de modo que no sejam ameaadas a paz, a segurana e a justia internacionais. 4. Todos os membros devero evitar em suas relaes internacionais a ameaa ou o uso da fora contra a integridade territorial ou a independncia poltica de qualquer Estado, ou qualquer outra ao incompatvel com os Propsitos das Naes Unidas.


19

Para um detalhado estudo das relaes entre a guerra e o direito consulte Direito e Guerra, de Norberto

Bobbio, em O Problema da guerra e as vias da paz, pp. 117-135.


20

Cesreo Gutirez ESPADA e Mria Jos Cervell HORTAL, El Derecho Internacional en La Encrujijada , pp.

363-394.

A aceitao da violncia como forma de resoluo de conflitos tambm recorrente em uma comunidade quando em um determinado grupo social as pessoas tenham uma participao social limitada, estando pouco implicada com seus pares21. No prximo item veremos as duas foras antagnicas que se contrapem na busca da soluo de um conflito.

1.2. Potncia e dilogo

O episdio com os ciclistas de Porto Alegre tambm revelador da lgica subjacente a um modo pessoal e privado de resoluo de conflitos. O automvel como cone do individualismo moderno22 atropela mais de uma centena de bicicletas. Esta um meio de transporte tambm individual mas no poluente, que faz um uso racional do espao pblico, alm de estimular a convivncia social. Reveladora nesse sentido a experincia de David Byrne que desde os anos oitenta usa a bicicleta como principal meio de transporte e tem pedalado por diversas cidades do mundo, tais como: Berlim, Istambul, Buenos Aires, Manila, Sydney, Londres, So Francisco, Nova York, entre outras. Como resultado dessa experincia de vida publica o livro Dirios de bicicleta, no qual narra sua trajetria como ciclista cosmopolita, afirmando de modo conclusivo:


21 22

Lewis COSER, Nuevos aportes a la teoria del conflicto social, p. 92. Roberto da MATTA F em Deus e p na tbua,ou, Como e por que o trnsito enlouquece no Brasil. p.24.

10

(...) o sentimento de liberdade a sensao fsica e psicolgica que mais persuasivo do que qualquer argumento prtico. Ver coisas de um ponto de vista prximo ao dos pedestres, vendedores e vitrines de loja, alm do fato de se locomover de forma no inteiramente afastada da vida que ocorre nas ruas puro prazer. Observar e participar da vida de uma cidade mesmo para uma pessoa reticente e freqentemente tmida como eu uma das maiores alegrias da vida. Ser uma criatura social isto faz parte do que significa ser humano23.

O motorista do caso em tela tem outra experincia como condutor de um automvel particular e diante dos ciclistas adota a tica da potncia. No contexto desse evento preciso o comentrio de Bobbio no texto tica da potncia e tica do dilogo:

Quando falo de relaes de potncia e as relaes entre grandes Estados em uma situao de ainda persistente anarquia nas relaes internacionais, no obstante a Organizao das Naes Unidas, so essencialmente relaes de potncia , pretendo falar de relaes entre dois indivduos ou grupos em que intrnseca a tendncia de um esmagar o outro24.

No marco dos relacionamentos interpessoais podemos optar entre o exerccio da potncia ou do dilogo. Ao fim e ao cabo uma escolha entre uma forma de ao violenta e outra no violenta. Servindo a convivncia simultaneamente como um fator de estmulo e um desafio prtica do dilogo e o individualismo ilimitado, apenas e to somente, um convite ao exerccio da potncia. No prximo item analisaremos o modo pelo qual as noes de individuo e de pessoa exerceram papel fundamental na histria do direito ocidental moderno e como o individualismo transformou-se em uma caracterstica essencial da sociedade ocidental.

23 24

David BYRNE, Dirios de bicicleta, p. 320. Norberto BOBBIO, O terceiro ausente, p. 205.

11

1.2.1. Indivduo e individualismo

Assim nasce com a pessoa uma outra espcie de justia, mais completa e mais rica, porm situada acima de todo limite imposto por uma moral social ou poltica ou pelo direito, e que obtm na universalidade de um princpio de vida individual a fonte de um valor absoluto25.

Para os pr-modernos o direito dos seres humanos dependia da sua posio estamental e, portanto, no eram todos seres humanos considerados como pessoas e sujeitos de direito26. Ser no mbito do direito natural moderno que o conceito de pessoa enquanto indivduo passa a ocupar um lugar central na histria do direito ocidental:

O indivduo segundo o jusnaturalismo, antes de qualquer condio, aparecia como portador de um direito, uma faculdade natural e moral, da qual se poderiam derivar conseqncias jurdicas. O ser humano individual determinado empiricamente (um ser de necessidades), o indivduo natural, passaria a ser o incio, o ponto de partida do pensamento jurdico ocidental moderno27.

Esse indivduo natural o homem enquanto ser autnomo desligado de qualquer vnculo social ou poltico28.


25 26

Jean-Marc TRIGEAUD, La personne, p. 120. Jos Reinaldo LIMA LOPES, As palavras e a lei Direito, ordem e justia na histria do pensamento jurdico

moderno p. 155.
27

Jos Reinaldo LIMA LOPES, As palavras e a lei Direito, ordem e justia na histria do pensamento jurdico

moderno p. 159.
28

Louis DUMONT, Essais sur lindividualisme, p. 97.

12

O individualismo como ideologia caracterstica marcante e diferencial da sociedade ocidental, diversamente de outras sociedades como a hindu e africana, consideradas holsticas. A esse respeito esclarecedor o comentrio de Louis Dumont:

Assim, quando falamos de um indivduo, designamos duas coisas de uma s vez: um objeto fora de ns e um valor. A comparao nos obriga a distinguir analiticamente esses dois aspectos: de um lado, o sujeito emprico falante, pensante e desejante, uma amostra individual da espcie humana, tal como encontrada em todas as sociedades, e de outro, o ser moral independente, autnomo e por conseguinte essencialmente no social, que traz os nossos valores supremos e se encontra em primeiro lugar em nossa ideologia moderna do homem e da sociedade. Deste ponto de vista, h duas espcies de sociedades. Onde o indivduo o valor supremo, eu falo do individualismo; no caso oposto, onde o valor se encontra na sociedade como um todo, eu falo do holismo.29.

Tal ideologia tem suas razes histricas profundas na Revoluo Francesa, que, como um dos primeiros atos da revoluo do direito que teve lugar na noite de 04 de agosto de 1789, decretou a abolio dos privilgios da nobreza fundamentada em dois princpios: 1) o individualismo; e 2) a igualdade de direitos30. No que tange historia das mentalidades o surgimento do conceito de indivduo est relacionado a mudanas de atitudes e mentalidades que transformam a forma de pensar e agir dos homens e mulheres em relao a si prprio e aos outros. Tais mudanas comeam a ocorrer no sculo XIV e assinalavam o advento do indivduo fechado em si mesmo, cujas fronteiras tinham de ser respeitadas na interao social. A compostura e a autonomia requeriam uma crescente autodisciplina31.

29 30 31

DUMONT, Louis Essais sur lindividualisme, p. 37 Jean-Marie CARBASSE, Histoire du Droit, p. 110 Lynn HUNT, A inveno dos direitos humanos, p. 83.

13

O indivduo como valor supremo da sociedade tambm uma caracterstica crucial da ps-modernidade. Pois neste momento histrico que desaparecem todas as barreiras institucionais impostas aos indivduos, possibilitando-se a revelao ilimitada dos desejos subjetivos32. na ps-modernidade (tambm chamada de modernidade lquida, modernidade reflexiva, hipermodernidade, entre outros termos recorrentes) que o vnculo existente desde o direito natural moderno entre direitos humanos e individualismo consagrado ousamos dizer de forma absoluta. o que afirma Gilles Lipovetsky:

A cultura hiperindividualista coincide com a desconfiana contra o poltico e com a consagrao ideolgica dos direitos humanos erigidos em fundamento ltimo e universal da vida em sociedade. Sagrao dos direitos humanos que completa o processo de reconhecimento do indivduo como referencial absoluto, ltima bssola moral, jurdica e poltica de nossos contemporneos desligados de todas as antigas formas de incluso coletiva33.

No contexto de uma cultura hiperindividualista caracterstica da sociedade ocidental contempornea, a escolha de uma forma de resoluo de conflitos que se caracteriza pelo exerccio da tica da potncia ao invs da tica do dilogo , para dizer o mnimo, compreensvel. Importante ter em mente que a potncia s reconhece a si prpria e como conseqncia, em muitos casos, o exerccio da potncia inseparvel do exerccio da violncia. Se o exerccio da potncia muitas vezes vem acompanhado da violncia o dilogo instrumento imprescindvel de solues no violentas de conflitos uma vez que o reconhecimento do outro como pessoa um pr-requisito para a instaurao do dilogo34.


32 33 34

Sbastien CHARLES, O indivduo paradoxal, pp. 22-23. Gilles LIPOVETSKY, Os tempos hipermodernosi, pp. 51-52. Norberto BOBBIO, O terceiro ausente, p. 208.

14

1.3. Sujeito autnomo ou reconhecimento?

Tragicamente, o homem est perdendo o dilogo com os demais e o reconhecimento do mundo que o rodeia, sendo que ali onde se do o encontro, a possibilidade de amor, os gestos supremos da vida35.

A discusso a respeito de teorias da justia no objetivo central deste artigo. Todavia importante esclarecer qual conceito de liberdade imprescindvel para o processo de reconhecimento. No se trata da liberdade como livre arbtrio, de um sujeito atomizado desvinculado de toda sociedade que o circunda. De forma sinttica: entre Kant e Hegel optamos por Hegel. De modo conciso e direto aduz Roberto Gargarella:

enquanto Kant mencionava a existncia de certas obrigaes universais que deveriam prevalecer sobre aquelas mais contingentes, derivadas do fato de pertencermos a uma comunidade particular, Hegel invertia essa formulao para dar prioridade a nossos laos comunitrios. Assim, em vez de valorizar junto com Kant o ideal de um sujeito autnomo, Hegel defendia que a plena realizao do ser humano derivava da mais completa integrao dos indivduos em sua comunidade36.

Na perspectiva hegeliana Axel Honneth define a concepo intersubjetiva de liberdade que norteia seu pensamento:


35 36

Ernesto SABATO, La Resistencia, p. 14. Roberto GARGARELLA, As teorias da justia depois de Rawls, p. 137.

15

a realizao da liberdade denota, para que se obtenha um ganho de poder de ao, como atravs da afirmao por parte de todos os outros, a compreenso acerca das capacidades e desideratos individuais. Apenas quando nos compreendemos este processo como eventos de reciprocidade (wechselseitiges Geschehen) entre dois sujeitos, ser fcil compreender porque para Hegel as relaes intersubjetivas no deviam construir uma limitao, mas uma condio da liberdade subjetiva: o indivduo esta capacitado para o desenvolvimento da autonomia apenas na medida em que entretm relaes com outros sujeitos, as quais possibilitem com sua forma o reconhecimento recproco de personalidades individuadas37.

Na tentativa de elaborar uma teoria social crtica orientada de forma intersubjetiva, Honneth utiliza o conceito tripartite de reconhecimento hegeliano. Para evitar os problemas da atualizao de uma teoria carregada de elementos idealistas, como a de Hegel, em tempos ps-metafsicos, pode-se valer do pensamento de George Herbert Mead para dar suporte material aos trs padres de reconhecimento intersubjetivo: a) o amor; b) o direito; e c) a solidariedade .
38

No mbito deste artigo teceremos breves comentrios a propsito de tais

padres de reconhecimento.


37 38

Axel HONNETH, Justia e liberdade comunicativa.Reflexes em conexo com Hegel, p. 106.

Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 153-154.

16

1.3.1. O amor

Quanto ao padro de reconhecimento do amor, devem ser consideradas as relaes erticas entre dois parceiros, de amizade e entre pais e filhos39. No que tange relao entre me e criana importante observar que, para Daniel Winnicott40 na passagem da fase de absoluta dependncia da criana em relao me para um novo estgio de interao denominado dependncia relativa que ocorrem as etapas decisivas para o desenvolvimento da capacidade da criana de criar vnculos. Tais etapas de desenvolvimento da relao de reconhecimento me e filho so constitutivas do que Honneth nomeia de ser si mesmo em um outro, o qual pode ser concebido como padro elementar de todas as formas maduras de amor41. O amor entre pai e filho no apenas o primeiro padro de reconhecimento, mas tambm aquele que dar o fundamento para todas as outras relaes. Nesse sentido, preciso o comentrio de Honneth:

ela precede, tanto lgica como geneticamente, toda outra forma de reconhecimento recproco: aquela camada fundamental de uma segurana emotiva no apenas na experincia, mas tambm na manifestao das prprias carncias e sentimentos, propiciada pela experincia intersubjetiva do amor, constitui o pressuposto psquico de todas as outras atitudes de autorrespeito42.


39 40

Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 159. Honneth utiliza a psicanlise de Daniel Winnicott para dar suporte terico ao padro de reconhecimento do

amor. Axel HONNETH, Luta por reconhecimento.


41 42

Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, pp.167-168. Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 177.

17

Devido ao fato de sua importncia capital para as outras formas maduras de amor imprescindvel a proteo da infncia, primeira fase de nossas vidas, para o integral e saudvel desenvolvimento da pessoa. Observe-se que no amor, enquanto padro de reconhecimento, a forma de desrespeito so os maus tratos infringidos contra o prprio corpo e a conseqncia desses atos uma perda de confiana em si e no mundo43. Todavia, apesar da indubitvel necessidade da proteo da infncia no isso que se observa na maioria dos pases da comunidade internacional. O Estudo do Secretrio-Geral das Naes Unidas sobre Violncia contra a Criana (www.unviolencestudy.org), coordenado por Paulo Srgio Pinheiro, mostra um quadro de gravssimas violaes de direitos humanos observado em todas as partes do mundo. Entre as concluses desse estudo vale a pena destacar algumas: a) A violncia contra a criana um fenmeno transversal praticada em todos os pases da comunidade internacional e em todas as classes sociais; b) Apenas dezesseis entre os 192 pases da comunidade internacional probem a violncia e qualquer forma de castigo corporal contra as crianas; c) Algumas formas de violncia contra a criana so consideradas legais e socialmente aceitas; e d) A mensagem principal do estudo que nenhuma violncia contra a criana justificvel e que toda violncia contra ela pode ser evitada.44 A seguir apresentaremos um exemplo literrio de maus tratos contra as crianas. Tais exemplos literrios tambm sero utilizados na apresentao dos outros padres de reconhecimento. Fazemos isso a fim de oferecer uma concretude maior nossa argumentao.


43 44

Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 215.

www.unviolencestudy.org.

18

A escritora paulistana Beatriz Bracher, no romance No falei, obra de fico em que faz uma reflexo acerca da Ditadura Militar (1964-1985) indica que Graciliano Ramos escreveu Memrias do crcere, obra pstuma publicada no ano de sua morte 1953 , na qual faz uma reflexo pessoal do perodo que passou na priso (1936-1937) como prisioneiro poltico. Entretanto, antes de escrever esse livro teve de se libertar de seu passado como criana e para isso escreveu Infncia, em 1945.45 Assinalamos que essas so as nicas memrias em toda obra literria do autor. No captulo de Infncia chamado Um cinturo Graciliano descreve uma surra com cinturo que lhe foi aplicada por seu pai. Os momentos que precedem ao ato so reveladores da impossibilidade do dilogo e tambm da situao de total falta de proteo da criana em face da violncia paterna.

Ningum veio, meu pai me descobriu acocorado e sem flego, colado ao muro, e arrancou-me dali violentamente, reclamando um cinturo. Onde estava o cinturo? Eu no sabia, mas era difcil explicar-me: atrapalhavame, gaguejava, embrutecido, sem atinar com o motivo da raiva. Os modos brutais, colricos, atavam-me; os sons duros morriam, desprovidos de significao46.

As lembranas que tais violaes de direitos humanos deixam na vida do autor como adulto so marcantes:

45

Esse o trecho em que Bracher faz referncia a Graciliano Ramos: nos anos setenta isso no era assunto.

Nos anos trinta tambm no. Graciliano Ramos foi preso pelo Estado Novo, no conta se apanhou. Foi preso retirado de circulao. Quando saiu seus companheiros do Partido Comunista pediram que escrevesse um livro denunciando o regime opressor. Ele s foi escrever Memrias do Crcere anos depois, mas recm-liberto insistiram na denncia necessria. Ele ento escreveu Infncia, os personagens eram uma criana franzina, o pai, os tios, o professor, o diretor, o padre, o delegado, e o av no semi-rido brasileiro, escreveu um livro sobre o regime opressor.
46

Graciliano RAMOS, Infncia, p. 30.

19

Onde estava o cinturo? Hoje no posso ouvir uma pessoa falar alto. O corao bate-me forte, desanima, como se fosse parar, a voz emperra, a vista escurece, uma clera doida agita coisas adormecidas c dentro. A horrvel sensao de que me furam os tmpanos com ponta de ferro47.

A descrio do ato de violncia em si ilustrativa de uma cena de violncia interpessoal, familiar por meio da constituio de uma relao oposta ao reconhecimento. Vale dizer: os maus tratos e a humilhao.

Havia uma neblina, e no percebi direito os movimentos de meu pai. No o vi aproximar-se do torno e pegar o chicote. A mo cabeluda prendeu-me, arrastou-me para o meio da sala, a folha de couro fustigou-me as costas. Uivos, alarido intil, estertor. J ento eu devia saber que rogos e adulaes exasperavam o algoz. Nenhum socorro. Jos Baa, meu amigo, era um pobre diabo48.

A cena final mostra o autor tendo a sensao de transformar-se em um minsculo e insignificante inseto a lembrana de A metamorfose, de Kafka, irresistvel. Alm disso, o ltimo comentrio a impresso do autor em relao justia: sozinho, vi-o de novo cruel e forte, soprando, espumando. E ali permaneci, mido, insignificante, to insignificante e mido como as aranhas que trabalhavam na telha negra. Foi esse o primeiro contacto que tive com a justia49. No tocante a essa cena adequada a definio de Paul Ricoeur a propsito da humilhao:


47 48 49

Graciliano RAMOS, Infncia, p. 31. Graciliano RAMOS, Infncia, p. 31. Graciliano RAMOS, Infncia, p. 32.

20

A humilhao, sentida como a retirada ou a recusa desta aprovao, atinge cada qual no nvel pr-jurdico de seu ser-com outro. O indivduo se sente como olhado do alto, como se fosse nada. Privado de aprovao, como se no existisse50.

Essa sensao de absoluto vazio, de sentir-se como um nada, o sinal da falta de reconhecimento como pessoa na infncia. Essa carncia no primeiro padro de reconhecimento ter como conseqncia a falta de autoconfiana.

1.3.1.2. O direito

Conforme j visto anteriormente (item 1.2.1), nas relaes jurdicas pr-modernas o reconhecimento da pessoa como sujeito de direito est ligado ao seu estamento, que est relacionado ao padro de reconhecimento da estima social (ou solidariedade). Os direitos e deveres individuais so definidos no mbito da estrutura social de cooperao. O que significa, em termos prticos, que nem todo indivduo considerado como sujeito de direito51. Todavia, a partir do advento do direito moderno o sistema jurdico deve ser compreendido como expresso dos interesses universalizveis de todos os membros da sociedade e a partir de ento o direito no deve mais admitir qualquer forma de exceo ou privilgio52. Nessa mesma direo a afirmao de Celso Lafer: justamente para que o dado da existncia seja reconhecido e no resulte apenas do impondervel da amizade, da simpatia

50 51 52

Paul RICOEUR, Parcours de la Recoinnassance, pp. 310-311. Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 183. Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 181.

21

ou do amor no estado de natureza, que os direitos so necessrios53. Imprescindvel enfatizar que a partir de 1789, com o fato histrico da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que o direito se transforma em um novo e independente padro de reconhecimento. O direito como padro de reconhecimento relacional e normativo. O que significa dizer que s nos reconhecemos como sujeito de direito se reconhecermos tendo em vista a norma o outro, aquele outro generalizado, como tambm sujeito de direito:

s podemos chegar a uma compreenso de ns mesmos como portadores de direitos, quando possumos, inversamente, um saber sobre quais obrigaes temos de observar em face do respectivo outro: apenas da perspectiva normativa de um outro generalizado, que j nos ensina a reconhecer os outros membros da coletividade como portadores de direitos, ns podemos nos entender tambm como pessoa de direito, no sentido de que podemos estar seguros do cumprimento social de algumas de nossas pretenses.54

preciso ter claro que o direito enquanto padro de reconhecimento um processo de mo dupla. Deve-se reconhecer o valor universal da norma e a singularidade de todos integrantes de uma sociedade, identificando cada pessoa como livre e igual diante dos outros. Essa estrutura dual do direito est relacionada ligao existente entre ampliao dos direitos reconhecidos s pessoas pela norma e enriquecimento das capacidades dos sujeitos como conseqncia do reconhecimento mtuo. Em outras palavras reconhecimento: a) da validade em relao s normas; e b) da capacidade em relao aos sujeitos55. Afirma Honneth:


53 54 55

Celso LAFER, Reconstruo dos direitos humanos, p. 153. Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 179. Paul RICOEUR, Parcours de la Recoinnassance, pp. 310-311.

22

Por isso, na estrutura do reconhecimento jurdico, justamente porque esta constituda de maneira universalista sob as condies modernas, est infrangivelmente inserida a tarefa de uma aplicao especifica situao: um direito universalmente valido deve ser questionado, luz das descries empricas da situao, no sentido de saber a que crculo de sujeitos ele deve se aplicar, visto que eles pertencem classe das pessoas moralmente imputveis. Nessa zona de interpretaes da situao referidas aplicao, as relaes jurdicas modernas constituem, como veremos, um dos lugares em que pode suceder uma luta por reconhecimento56.

Se no mbito da estima social a questo que se coloca de saber como se constitui o sistema de valores que aquilatar o valor de determinado ser humano, para o reconhecimento jurdico a questo central como determinar a propriedade constitutiva das pessoas como tais57. Para responder a essa questo uma pergunta deve ser formulada: quais so os atributos de uma pessoa moral? Ou nas palavras de Ricoeur: quais so os atributos do homem capaz?

1.3.1.2.1. A pessoa moral ou o homem capaz

Nesse sentido, toda comunidade jurdica moderna, unicamente porque sua legitimidade se torna dependente da idia de um acordo racional entre indivduos em p de igualdade, est fundada na assuno da imputabilidade moral de todos os seus membros58.


56 57 58

Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 186. Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 187. Axel HONNETH, Luta por reconhecimento, p. 188.

23

Honneth no aborda em detalhes a questo das caractersticas de uma pessoa moral a propriedade constitutiva das pessoas como tais (conforme sua prpria definio) na obra Luta pelo reconhecimento de 1992. Ele elenca tais caractersticas no texto Decentered Autonomy: The Subject after the Fall, artigo integrante da obra Disrespect: The Normative Foundations of Critical Theory de 2000. Nesse texto Honneth define a pessoa moral como aquela capaz de dirigir e organizar a prpria vida e atender s demandas morais de seu ambiente. A fim de atender esses objetivos tal pessoa deve possuir as seguintes habilidades: a) articulao de suas necessidades por meio da linguagem; b) construo de uma narrativa coerente da prpria vida; e c) sensibilidade moral em relao ao contexto59. Ricoeur, em sua obra Parcours de la Reconnaissance (2004), discorre a propsito do reconhecimento como uma jornada dividida em trs etapas (correspondentes aos trs estudos de sua obra). So elas: a) o reconhecimento como identificao; b) o reconhecimento de si prprio; e c) o reconhecimento mtuo. Para Ricoeur o reconhecimento acima de tudo uma questo de identificao. Assim, ser reconhecido significar para cada um a confirmao plena de sua identidade por meio do reconhecimento do outro da totalidade de suas capacidades60. Ricoeur elenca as habilidades do homem capaz como: a) poder dizer; b) eu posso fazer61; c) poder narrar e narrar a si prprio; e d) a imputabilidade. Tais habilidades so apresentadas no segundo estudo dedicado ao tema do reconhecimento de si prprio. Ricoeur compara o homem capaz ao personagem de uma obra literria. Afirma o autor:


59 60 61

Axel HONNETH, Decentered Autonomy: The Subject after the Fall, p. 188. Paul RICOEUR, Parcours de la Reconnaissance, p. 383. No original Je peux faire.

24

personagem aquele que pratica a ao na histria. A categoria de personagem portanto tambm uma categoria narrativa e seu papel na histria advm da mesma inteligncia narrativa que a trama: pode-se dizer que a prpria personagem posta na trama62.

De acordo com nossa leitura e compreenso as caractersticas comuns entre a pessoa moral de Honneth e o homem capaz de Ricoeur so: 1) a utilizao da linguagem; 2) a possibilidade de elaborar uma narrativa coerente de si prprio; e 3) a possibilidade de ser capaz de responder sobre suas prprias aes.63

com o conceito de imputabilidade que a noo de homem capaz atinge sua mais elevada significao na forma de se qualificar a si prprio como aquele sujeito que capaz de realizar uma ao64. A questo da atribuio da responsabilidade tarefa do direito. Tal atribuio de responsabilidade feita de modo especfico, considerando-se a singularidade de cada agente. Isso fica claro quando consideramos o princpio da individuao da pena. A sabedoria da imputao jurdica no determinar uma responsabilidade ilimitada que vai na direo da indiferena, mas achar uma justa medida nos limites de uma relao de proximidade local e temporal entre as circunstncias de ao e os efeitos de um eventual dano65. Para o direito s ser considerada imputvel a pessoa no pleno exerccio de suas capacidades. Vale dizer: o sujeito de direito.


62 63

Paul RICOEUR, Parcours de la Reconnaissance, p. 164. Se para Ricoeur a imputabilidade caracterstica integrante do homem capaz para Honneth a possibilidade

de atribuio de responsabilidade a uma pessoa est relacionada ao atendimento das demandas morais de seu ambiente e a sensibilidade moral em relao ao contexto.
64 65

Paul RICOEUR, Parcours de la Reconnaissance, p. 172. Paul RICOEUR, Parcours de la Reconnaissance, p. 176.

25

1.3.1.2.2. O sujeito de direito


SUJEITO: Ser individual, pessoa considerada suporte de uma ao, de uma influncia. SUJEITO de DIREITO: Titular de um (Direito), pessoa considerada suporte de um direito66.

O indivduo nico e insubstituvel, mas semelhante a outros, transforma-se em sujeito graas ao direito enquanto instncia garante de sua identidade que faz a expressa proibio do sujeito ser tratado como coisa67. A prpria etimologia da palavra esclarecedora: o sujeito, o assujeitado que deve respeitar uma lei maior que a todos submete. O ser humano definido como sujeito por obra e graa de um dogma do Direito. Assevera Alain Supiot:

As noes de sujeito e de objeto, de pessoa e de coisa, de esprito e de matria se definem por oposio mutua. Uma no concebvel sem a outra e jamais a cincia positiva poderia ter nascido sem elas. Cumpre realmente postular que o homem um sujeito capaz de razo para que a cincia seja possvel e essa definio do ser humano no resulta de uma demonstrao cientifica, mas de uma afirmao dogmtica; um produto da historia do Direito e no da historia das cincias68.

Ser um sujeito de direito significa a possibilidade de participar da esfera pblica respeitando a si prprio e aos outros. Voltando idia anteriormente exposta (item 1.3.1.2), o direito como padro de reconhecimento duplo, estando relacionado com a validade da norma e o reconhecimento mtuo da capacidade dos sujeitos. nesse processo de ampliao

66 67 68

Petit Robert, p 1884. Alain SUPIOT, Homo juridicus, p. 15. Alain SUPIOT, Homo juridicus, p. 13.

26

dos direitos reconhecidos e aperfeioamento das capacidades que os sujeitos reconhecem-se de forma recproca aqui que se trava a luta por reconhecimento. Entretanto, para poder tomar parte dessa luta a pessoa deve se considerar e ser considerada como sujeito de direito. Essa etapa inicial um pr-requisito para a ao nos mbitos jurdico e poltico, dotando-se o sujeito de autorrespeito. Quanto a esse tpico afirma Honneth:

visto que possuir direitos individuais significa poder colocar pretenses aceitas, elas dotam o sujeito individual com a possibilidade de uma atividade legtima, com base na qual ele pode constatar que goza do respeito de todos os demais. E o carter pblico que os direitos possuem, porque autorizam seu portador a uma ao perceptvel aos parceiros da interao, o que lhes confere a fora de possibilitar a constituio do autorrespeito; pois, com a atividade facultativa de reclamar direitos, dado ao indivduo um meio de expresso simblica, cuja efetividade social pode demonstrar-lhe reiteradamente que ele encontra reconhecimento universal como pessoa moralmente imputvel69.

Entender a possibilidade de reclamar direitos como uma caracterstica inerente ao sujeito de direito algo comum para Honneth e Ricoeur. Quanto a esse aspecto, interessante observar que ambos os autores fazem referncia ao texto The nature and value of rights, de Joel Feinberg, no qual o autor define dignidade da pessoa humana enquanto a capacidade reconhecvel de afirmar pretenses70. A carncia de autorrespeito inviabiliza a participao ativa do sujeito no espao pblico como cidado e tambm a possibilidade de pleitear direitos junto ao Estado.


69 70

Axel HONNETH, Luta por Reconhecimento, p. 197. Axel HONNETH, Luta por Reconhecimento, p. 196. Honneth cita esse autor em Luta pelo Reconhecimento,

p. 196, e Ricoeur em Parcours de la recoinassance, p. 315.

27

1.3.1.2.2.1. Sujeito de direito, autorrespeito e violncia

Todo sujeito de direito uma pessoa mas nem toda pessoa um sujeito de direito. Diante dessa constatao bsica possvel formular a noo do no sujeito de direito71. Jean Carbonnier exemplifica o no sujeito de direito por meio de diversos exemplos, entre eles o da criana que, apesar de ser uma pessoa no sentido amplo do termo, ainda no um sujeito de direito na integralidade do exerccio dos seus direitos. E que, devido a esse fato, merecedora de uma proteo ampliada.72 Importante ter claro que entre o no sujeito de direito e sujeito de direito existe uma fronteira que precisa de uma mediao institucional73 para ser superada a fim de que o no sujeito de direito seja transformado de modo pleno em sujeito de direito. Quando essa mediao institucional no realizada, a experincia do reconhecimento jurdico no se realiza em sua plenitude e tal fato tem como conseqncia direta a ausncia de autorrespeito, que em termos prticos significa [...] uma perda da capacidade de se referir a si mesmo como parceiro em p de igualdade na interao com todos os prximos74. De acordo com Honneth75, a privao de direitos a forma de desrespeito no mbito do padro de reconhecimento pelo direito, afetando ao fim e ao cabo a integridade social da pessoa. Uma das formas que a privao de direitos pode adquirir a violncia. Nesse caso, a privao de direitos pode atingir o processo da constituio do sujeito de direito.


71 72

Jean CARBONNIER, Sur les traces de non-sujet de droit, p. 205.

Sobre a proteo da criana no Direito Internacional dos Direitos Humanos consulte Gustavo Ferraz de

Campos Monaco A Proteo da Criana no Cenrio Internacional.


73 74 75

Esse tpico ser abordado em detalhes no prximo item. Axel HONNETH, Luta por Reconhecimento, p. 217. Axel HONNETH, Luta por Reconhecimento, p. 211.

28

Formulemos, em termos bem simples, mas que podem constituir um slido ponto de partida, nossa hiptese principal: a violncia freqentemente, ao menos em parte ou na origem, a marca de um sujeito contrariado, interditado, impossvel ou infeliz. A marca, eventualmente, de uma pessoa tendo sofrido ela prpria, uma violncia, seja fsica (...) seja moral ou simblica, como com freqncia o caso dos jovens delinqentes76.

Em virtude da violncia contra si prprio ou contra pessoas do seu grupo ter interrompido o processo de constituio do sujeito de direito, a pessoa no conquista o autorrespeito em relao a si prpria e consequentemente o respeito e considerao em relao aos outros77. Com a ausncia do autorrespeito a erupo da violncia surge como uma possvel resposta. Nesse sentido o comentrio de Michel Wieviorka:

A violncia urbana explode quando essa negao da pessoa como sujeito, vivida como particularmente dolorosa pelos jovens sem grande futuro e submetidos a discriminao social e ao racismo, acentuada pelo comportamento da polcia ou das decises da justia, por uma bravata policial que acarreta a morte de um jovem do bairro, pela liberao de policiais culpados de graves brutalidades lembremos que os grandes distrbios de Los Angeles, em abril de 1992, foram desencadeados pela liberao dos policiais brancos acusados de terem agredido selvagemente Rodney King, um negro que em absoluto os havia ameaado, apesar da gravao em vdeo testemunhando os fatos78.


76 77

Michel WIEVIORKA, Em que mundo viveremos?, p. 203. Para uma discusso filosfica da questo do respeito veja Joseph Raz, Valor,respeito e Apego. Para um

esclarecimento etimolgico da palavra considerao veja ASSIS DE ALMEIDA, Guilherme No Violncia e Direitos Humanos especialmente capitulo 2 Proteo Internacional dos Direitos Humanos como Reao Ruptura ps. 56 a 96.
78

Michel WIEVIORKA, Em que mundo viveremos?, p. 204.

29

O que se pode constatar nesse episdio um processo de negao da subjetividade79. Importante tambm enfatizar duas questes: a) a agresso contra uma pessoa do grupo afeta todas as outras o que mostra a caracterstica relacional e interdependente do reconhecimento pelo direito; e b) s a pessoa que tem a integridade moral preservada sente respeito por si prpria. Tais situaes de violncia estabelecem um ciclo vicioso: carncia de autorrespeito gerando situaes de violncia e situaes de violncia gerando carncia de autorrespeito. Para quebrar esse ciclo vicioso preciso conceber mediaes institucionais para constituio do sujeito de direito. Iniciando-se um novo ciclo, dessa vez virtuoso e que tem como ponto de partida a conquista do autorrespeito.

1.3.1.2.2.2. A mediao institucional para constituio do sujeito de direito

Isto porque somente a relao com o terceiro, situado no plano de fundo da relao com o tu, confere base a mediao institucional exigida pela constituio de um sujeito real de direito, em outras palavras, de um cidado80.

A mediao institucional para a constituio do sujeito de direito uma tarefa fundamental para o incremento da democracia em todos os pases da comunidade internacional. Essa tarefa cabe ao Estado e pode e deve ser complementada por agentes da sociedade civil e das universidades, bem como de todas escolas e espaos pedaggicos em


79 80

Michel WIEVIORKA, Em que mundo viveremos?, p. 204. Paul RICOEUR, O Justo 1, p. 26.

30

geral. Na Constituio Federal de 05 de outubro de 1988 o tema surge de modo indireto no artigo 205 que estabelece:

Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.81

No mbito do direito internacional dos refugiados (uma das trs vertentes do direito internacional dos direitos humanos), o trabalho do ACNUR (Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados) um exemplo concreto dessa mediao institucional, como veremos a seguir.

A Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) foi o instrumento jurdico que inscreveu desde o incio a perspectiva universalista no direito internacional dos direitos humanos. De acordo com o artigo 1 da declarao: todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir umas em relao s outras com esprito de fraternidade. Dito de outro modo, no sero aceitas discriminaes de espcie alguma. Os tratados internacionais, a partir de 1965, por meio da Conveno Internacional para Eliminao de todas as Formas de Discriminao Racial at a Conveno Internacional das Pessoas com Deficincia (2006), enfocaram a singularidade de proteo de cada diverso grupo de pessoas. a fase da especificao do sujeito de direito. A questo que agora se coloca garantir o direito de todos e todas e determinar quando necessrio o estabelecimento de protees especficas para cada diverso sujeito de direito.


81

Para um estudo completo e detalhado desse tema, veja Nina Beatriz Stocco RANIERI, O Estado Democrtico

de Direito e o sentido da exigncia de preparo da pessoa para o exerccio da cidadania, pela via da educao.

31

O ACNUR iniciou suas atividades em 01 de Janeiro de 1951. Nos dias de hoje o ACNUR oferece proteo a, aproximadamente, 33,9 milhes de pessoas ao redor do mundo, entre elas 10,5 milhes de refugiados, 14,7 milhes de deslocados internos (internal displaced people), 3 milhes de retornados
82

, 3,5 milhes de aptridas e um milho de

solicitantes do estatuto de refugiado e 1,2 milho de pessoas que no se incluem nas categorias anteriormente mencionadas.83 O instrumento jurdico marco normativo do ACNUR Conveno de 1951 sobre o Estatuto do Refugiado complementada pelo Protocolo de 1967. A lei 9.474 de 22 de julho de 1997, que incorpora a Conveno de 1951 no ordenamento jurdico brasileiro, define, em seu artigo 1, como refugiado:
I) todo indivduo que devido a fundados temores de perseguio por motivos de raa, religio, nacionalidade, grupo social ou opinies polticas encontre-se fora de seu pas de nacionalidade e no possa ou no queira acolher-se a proteo de tal pas; II) no tendo nacionalidade e estando fora do pas onde antes teve sua residncia habitual, no possa ou no queira regressar a ele, em funo das circunstncias descritas no item anterior; III) devido a grave e generalizada violao dos direitos humanos, obrigado a deixar seu pas de nacionalidade para buscar refgio em outro pais.

Ser por meio de uma entrevista de elegibilidade, no Brasil realizada pela equipe do CONARE (Comit Nacional para os Refugiados), que avaliada a relao entre o temor de perseguio e o adjetivo fundado (elemento objetivo ligado situao sociopoltica do pas de origem). Constatada essa relao o solicitante do estatuto de refugiado poder ser declarado refugiado em reunio do CONARE (conforme artigos 26 a 28 da lei 9.474/97). Uma vez declarada refugiada, a pessoa ter direito, de acordo com o artigo 6 da Lei 9474/97,

82 83

Inclui refugiados e deslocados internos. Para maiores informaes consulte: www.unhcr.ch.

32

a cdula de identidade comprobatria de sua condio jurdica, carteira de trabalho e documento de viagem. O processo de concesso do estatuto do refugiado tem seu incio quando a pessoa deixa seu pas de origem. Nesse momento o ser humano um buscador de asilo (asylum seeker) que no tem nenhuma proteo do seu pas de nacionalidade ou residncia habitual84 ou quando atravessa a fronteira de um outro pas diferente do seu e solicita o estatuto do refugiado a pessoa torna-se um solicitante do estatuto de refugiado. apenas aps receber o estatuto por meio de um ato jurdico de natureza declaratria do pas acolhedor - que a pessoa adquire a condio de refugiado. Na condio jurdica de refugiado a pessoa readquire a condio de cidado, de sujeito de direito e ter o direito de exercer os seus direitos em um pas diferente do seu. A respeito desse tpico cabvel e precisa a seguinte definio terica de refugiado: um refugiado um indivduo que tenha sido forado, num grau significativo, para fora de sua comunidade poltica domstica indefinidamente85.

1.3.2.2.2.2. Mediao institucional para constituio do sujeito de direito, acesso justia e acesso ao direito

O termo acesso ao direito foi criado na Frana. Seu objetivo principal possibilitar aos cidados o conhecimento bsico de seus direitos, bem como o modo de exerc-los em sua plenitude. O acesso ao direito complementar ao acesso justia e pode ser classificado na terceira onda de Cappelletti, que visa oferecer as mais diversas solues

84

Sobre esse tema o clssico e fundamental O declnio do Estado-nao e o fim dos direitos do homem, em

Origens do totalitarismo, de Hannah Arendt.


85

Emma HADDAD, The Refugee in International Society, p. 42.

33

alternativas para ampliao do acesso justia. O acesso ao direito uma etapa bsica, um pr-requisito para o exerccio de direitos. Deve ser considerado como uma das estratgias para constituio do sujeito de direito. Nessa perspectiva a afirmao de Frderic Mar e Mathieus Perderau:

O problema no somente o acesso instituio judiciria, mas a possibilidade de uma pessoa conhecer estes direitos fora de todo procedimento contencioso, visto como um sistema de recurso por uma informao antecipada que favorece a soluo amigvel dos conflitos. Ele facilita igualmente o acesso justia quando a situao o exige, pois orienta melhor e auxilia na constituio dos arquivos e na coleta de documentos. O acesso ao direito e o acesso justia no so noes concorrentes mas processos complementares tendo em vista a realizao efetiva dos direitos: conhecer para melhor faz-los valer e defend-los86.

A primeira lei francesa que regula o acesso ao direito de julho de 1991 e foi reformada por uma segunda lei de 1998 que define, no seu artigo 53, acesso ao direito como um auxlio a:

A informao geral das pessoas sobre seus direitos e suas obrigaes,

assim como sua orientao sobre os organismos encarregados de executar esses direitos; O auxlio na realizao de todo processo que visa o exerccio de um direito ou a execuo de uma obrigao de natureza jurdica e a assistncia ao longo dos procedimentos jurisdicionais; A consulta em matria jurdica; A assistncia na redao e na concluso dos atos jurdicos.

Na atual sociedade da informao, na qual os contatos por meios virtuais (twitter, facebook,demais redes sociais e e-mail) multiplicam-se, predomina, apesar disso, uma cultura

86

Frderic MAR e Mathieus PERDERAU, La Justice: um droit pour tous?p. 49.

34

hiperindividualista. Diante dessa situao dever do Estado encontrar formas de estimular e promover o exerccio da cidadania. Essa promoo tarefa do Estado, por meio da implantao de polticas pblicas que tenham como objetivo maior o pleno exerccio dos direitos constitucionalmente assegurados. A fim de atingir esse objetivo urge principiar pela execuo de uma tarefa bsica e absolutamente fundamental, insistimos um verdadeiro prrequisito, valer dizer: a constituio do sujeito de Direito. Mar e Perderau afirmam o quanto segue:

Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que os contatos entre as pessoas se multiplicam, o isolamento cresce. Hoje parece necessrio despertar a conscincia desses direitos para fazer emergir um sentimento de cidadania, reanimar a filiao a um conjunto maior no qual as regras no constituem somente constrangimentos, mas tambm alavancas. Trata-se de uma conscincia de si, do sujeito de direitos reconhecido em sua capacidade de agir87.

A efetivao da constituio do sujeito de direito etapa prvia e imprescindvel para o integral exerccio da cidadania o que assegurar que os cidados no se comportem como meros consumidores e sim protagonistas do direito com plena conscincia de seus atos88.


87 88

Frderic MAR e Mathieus PERDERAU, La Justice: um droit pour tous? pp. 47-48. Jacques FAGET, Accs au droit et pratiques citoyennes. Les mtamorphoses dun combat social, p. 23.

35

No trabalho de pesquisa a fim de encontrar o trecho de um livro no qual fosse possvel vislumbrar uma cena de mediao institucional para constituio do sujeito de direito houve grande dificuldade, uma vez que cenas como essa na literatura brasileira so raras. Acabou sendo encontrada tal cena em uma obra que no pode ser classificada na dita literatura de primeira, mas a qualidade extraordinria das cenas mais do que justifica sua presena nesse artigo. A cena do livro reportagem Meu nome no Johnny: a viagem real de um filho da burguesia elite do trfico, de Guilherme Fiuza89. O livro narra a trajetria de Joo Guilherme desde a infncia at sua priso sob acusao de trfico de drogas e posterior libertao. A primeira cena que escolhemos acontece na sala de trabalho da juza Marilena Soares e mostra o papel que um magistrado pode ter no processo de regenerao de um prisioneiro:
Resumindo ao colega a trajetria do ex-traficante que acabara de cumprir sua pena, e que ela no hesitava em receber em sua prpria sala, Marilena Soares terminou de apresent-lo com uma definio que, palavra por palavra, nunca mais sairia da cabea dele: Joo Guilherme a prova viva de que vivel recuperar as pessoas. o atestado de que a nossa luta no em vo. Naquela tarde de inverno carioca, quase noite, Joo sairia do Frum com muito mais que o documento do seu salvo-conduto. Passara a ter em Marilena Soares uma espcie de fiadora moral, uma referncia na vida. Sabia que poderia contar com ela eventualmente como uma aliada, mas a questo ia alm disso. As convices agudas da juza sobre ele sacudiriam a prpria ideia que tinha de si mesmo90.

A prxima cena quase no fim do livro mostra a reao de Joo Guilherme notcia de que a juza estava nos seus ltimos dias de vida:

89

O livro foi transformado em filme, intitulado Meu nome no Johnny, com Selton Melo, Cleo Pires e grande

elenco, com direo de Mauro Lima. O filme ultrapassou a marca de um milho de espectadores. Maiores informaes em www.meunomenaoejohnnyfilme.com.br.
90

Guilherme FIZA, Meu nome no Johnny, p. 330.

36

Releu a mensagem escrita mo e, abaixo dos desejos de feliz Natal e prspero 1997, a citao da escritora francesa Marguerite Yourcenar que da primeira vez lhe soara s como um bonito ajuntamento de palavras, mas agora parecia explicar-lhe tudo: O verdadeiro lugar de nascimento aquele em que lanamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre ns mesmos. Joo Guilherme poderia bater no espelho e voltar para trs, recomeando tudo desde o primeiro erro. Mas Marilena Soares acreditava que ele seria capaz de fazer a travessia para o outro lado refundando sua imagem e seu norte. Apostou alto nisso. Se soubesse que ela estava morrendo, Joo teria corrido beira de seu leito s para lhe dar a confirmao: parabns, excelncia, a senhora venceu sua aposta91.

Se ainda paira alguma dvida gostaramos de enfatizar que a aposta da juza na regenerao do autor. E tal processo regenerativo s possvel se a pena e a priso tenham como ltima e principal finalidade a constituio do sujeito de direito.92

1.3.3. A estima social ou a solidariedade

Conforme visto anteriormente (item 1.3.1.2) o direito como padro de reconhecimento considera todas as pessoas iguais perante a lei. J no padro de reconhecimento da estima social no isso o que ocorre. Pois nesse padro o reconhecimento manifestado em relao especificidade e singularidade de cada pessoa em particular. Ou seja, a pessoa sente-se estimada em relao a caractersticas que ela possui e as diferencia das outras pessoas.


91 92

Guilherme FIZA, Meu nome no Johnny, p. 333. Para uma introduo ao tema de uma criminologia do reconhecimento veja-se Giovani Agostinho

SAAVEDRA, Violncia e reificao.

37

Mas a relao jurdica no pode recolher em si todas as dimenses da estima social, antes de tudo porque esta s pode evidentemente se aplicar, conforme sua funo inteira, s propriedades e capacidades nos quais os membros da sociedade se distinguem uns dos outros: uma pessoa s pode se sentir valiosa quando se sabe reconhecida em realizaes que ela justamente no partilha de maneira indistinta com todos os demais93.

importante ter claro que nesse padro de reconhecimento existe uma luta entre as diversas foras que compem uma sociedade em um especfico perodo histrico para se determinar qual o valor protagonista ou preponderante a marcar a vida de determinada poca, e que pode levar um individuo a adequar - o modo de vida que lhe prprio- aos ditos valores protagonistas apenas e to somente para sentir se estimado:

nas sociedades modernas, as relaes de estima social esto sujeitas a uma luta permanente na qual os diversos grupos procuram elevar com os meios da fora simblica e em referncia s finalidades gerais, o valor das capacidades associadas sua forma de vida94.

Lembramos aqui artigo de Reale a propsito da escala de valores dominante naquela poca. O texto intitula-se A Cultura do Orgasmo e valido at os dias de hoje. Escreve Reale:

Situada

civilizao

do

orgasmo

na

globalidade

da

cultura

contempornea, poder-se- dizer que ela caracterizada, de um lado, pela sofreguido do gozo incontinenti de todos os prazeres que a vida possa proporcionar, tendo o sexo como centro referencial; e, de outro, pela carncia de um ideal tico, tanto individual como coletivo, em virtude de ter-se perdido a conscincia de que o significado maior da existncia
93 94

Axel HONETHH Luta pelo Reconhecimento p. 204. Axel HONETHH, Luta pelo Reconhecimento p. 207.

38

consiste

na
95

oportunidade

de

aperfeioamento

espiritual

que

ela

proporciona.

A estima social pode propiciar o surgimento de relaes solidrias que se caracterizam pela igual intensidade no sentimento de estima mtua e pela possibilidade de compartilhamento de valores comuns significativos para a vida de cada um. Compartilhamento esse que ocorre sem nenhuma espcie de presso social:
Por isso, sob as condies das sociedades modernas a solidariedade est ligada ao pressuposto de relaes sociais de estima simtrica entre sujeitos individualizados (e autnomos); estimar-se simetricamente nesse sentido significa considerar-se reciprocamente luz de valores que fazem as capacidades e as propriedades do respectivo outro aparecer como significativa para a prxis comum. Relaes dessa espcie podem se chamar solidrias porque elas no despertam somente a tolerncia para com a particularidade individual da outra pessoa, mas tambm o interesse afetivo por essa particularidade: s na medida em que eu cuido ativamente de que suas propriedades, estranhas a mim, possam se desdobrar, os objetivos que nos so comuns passam a ser realizveis96.

essa solidariedade que ser capaz de estabelecer uma comunidade de valores ensejadora de relaes sociais caracterizadas pela troca e desenvolvimento recproco na qual a violncia ocupa lugar algum e a peculiaridade de cada um fruto da admirao de todos. Relaes nas quais a competio no encontra nenhum espao j que o crescimento do indivduo no mbito do grupo condio sine qua non para o fortalecimento do grupo. Uma comunidade de valores o que deve almejar estabelecer a universidade para o florescimento do conhecimento cientfico.


95 96

Miguel REALE, A Civilizao do Orgasmo p. 135. Axel HONETHH, Luta pelo Reconhecimento p. 211.

39

As cenas aqui descritas que descrevem um exemplo literrio de desprezo e reconhecimento so do livro Correr, um romance biogrfico do escritor francs Jean Echenoz que tem como tema a vida do corredor da ento Tchecoslovquia Emil Zatopek. Em tais cenas Emil est participando das Olimpadas de 1936 na cidade de Berlim. Em um primeiro momento descreve-se a reao do soldado americano Joe ao tomar conscincia que a delegao da Tchecoslovquia composta de apenas um membro:

O soldado no consegue esconder o desprezo que aquele homem lamentvel lhe inspira. Inicialmente, no tinha achado ruim desfilar a frente de um grupo de atletas, mas agora se sente ridculo tendo a obrigao de desfilar a frente de apenas um. Seu nome Joe, e, de repente, Joe j no sabe o que pensar. Sente-se quase humilhado. Bem que gostaria de abandonar tudo aquilo, mas agora tarde97.

Logo aps esse olhar de desprezo que o faz sentir mal Emil faz o que melhor sabe fazer, correr.

Como Emil, irritado com aquela acolhida, opta por adotar desde o incio uma velocidade muito grande, em pouco tempo ele se livra dos adversrios mais perigosos. Seu ritmo tal que logo completa uma volta inteira frente dos competidores mais atrasados. Oitenta mil espectadores se levantam aos gritos, num nico movimento, pois Emil lhes oferece um espetculo que nunca haviam visto: tendo j uma volta frente de todos os adversrios, ele se lana agora para ultrapass-los mais uma vez, um depois do outro, e, medida que eles acusam o golpe e reduzem a velocidade, ele acelera ainda mais, cada vez mais. De boca aberta ou gritando, estarrecido diante daquele desempenho tanto quanto daquele jeito improvvel de correr, o pblico do estdio no agenta mais. De p, como todos os demais, o prprio Larry Snider fica estupefato com aquele estilo impuro. No normal, avalia ele,
97

Jean ECHENOZ, Correr, pp. 38-39.

40

no nada normal. Esse sujeito faz tudo aquilo que no se deve fazer e ainda ganha98.

Com a vitoriosa performance de Emil ocorre uma mudana no comportamento do carregador de placa americano Joe:

Mas o homem mais feliz, ali, aquele que sente mais alegria do que todos, o carregador da placa que se sentira humilhado. Nesse momento, o corao de Joe est inchado de orgulho. Dali a pouco, Emil participar do desfile de encerramento, com a medalha presa ao seu agasalho. Antes de chegar at ele, v o seu soldado americano, a placa na mo, aguardando-o impaciente para depois se atirar louco de alegria sobre seu corpo. S um, grita ele abraando-o e rindo beira das lgrimas, s um, s um. Ele toca nele, aperta-o, apalpa-o, amassa-o, est to contente que poderia at bater nele. Pouco depois, caminhando frente de Emil no desfile, Joe estar radiante de triunfo e de felicidade, sabendo o quanto todos os demais carregadores de placas do mundo o invejam, o quanto tm cimes dele. S um, meu Deus99.

Essas cenas ilustram o fato de que apesar de o reconhecimento ser um processo intersubjetivo ele depende tambm de diversos outros e imponderveis fatores presentes na vida social. E se no mbito do direito tais fatores tm o mnimo de controle em conseqncia da existncia da norma no o que ocorre no padro de reconhecimento da estima social que est a merc da escala de valores que determinada de modo arbitrrio pela sociedade.


98 99

Jean ECHENOZ, Correr, p. 40. Jean ECHENOZ, Correr, pp. 42-43.

41

1.4. Constituio do sujeito de direito e promoo dos direitos humanos

Como vimos anteriormente o reconhecimento um pr requisito, uma etapa primeira para o exerccio do dilogo. Uma vez reconhecidos ambos os sujeitos de uma relao que pode ser estabelecido um ambiente dialgico favorecedor do processo da constituio do sujeito de direito.Tal ambiente tem como marca caracterstica a no violncia como explica Ricoeur100, a violncia no discurso a pretenso de uma determinada linguagem assumir o imprio da palavra e ser no violento no discurso respeitar a pluralidade e diversidade das linguagens. Portanto manter um espao pblico no qual discursos plurais possam manifestarse propiciar a existncia de um espao para manifestao de formas no violentas de agir e dizer. De acordo com Arendt, o poder fruto da convivncia humana em um espao pblico no qual seja possvel uma comunicao livre de violncia:

O poder s efetivado enquanto a palavra e o ato no se divorciam, quando as palavras no so vazias e os atos no so brutais, quando as palavras no so empregadas para velar intenes, mas para revelar realidades, e os atos no so usados para violar e destruir, mas para criar relaes e novas realidades101 .

O grau de importncia atribudo por Arendt intersubjetividade para formao da pessoa fica patente por meio da anlise de sua obra realizada por um de seus maiores intrpretes, o anglo-hindu Bhikhu Parekh:

Na viso de Arendt, a filosofia tradicional nunca valorizou o fato que o sentido humano de realidade derivado intersubjetivamente, que nossas
100 101

Paul RICOEUR, Violence et language p. 140. Hannah ARENDT, A condio humana, p. 212.

42

sensaes e nossas percepes so inerentemente frgeis e requerem uma corroborao intersubjetiva, que ns adquirimos a capacidade de pensar ao nos engajarmos no dilogo com os outros, e que cada um de ns espistemologicamente organizada dos outros .
102

ontologicamente

dependente

da

presena

O isolamento e a no participao no processo de convivncia significam a renncia ao poder103, bem como a impossibilidade do reconhecimento. A convivncia em um espao pblico elemento basilar para constituio do sujeito de direito, pois gera poder na perspectiva arendtiana e possibilita a promoo dos direitos humanos. Importa deixar claro qual o significado de promoo dos direitos humanos. Adotamos aqui a definio que est contida no manual das Instituies Nacionais de Direitos Humanos produzido pelo Alto Comissariado das Naes Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR)104. Estabelece o manual duas aptides que devem desenvolver os cidados para a criao de uma cultura de direitos humanos como forma ltima de promoo. As aptides so: a) conhecer seus direitos e saber como utilizar os mecanismos nele previstos caso sejam violados; e b) entender que os direitos humanos devem ser exercitados por outras pessoas e que todos tm uma responsabilidade comum para promover e proteger os direitos humanos de toda a comunidade. Nessa perspectiva a proteo dos direitos humanos est totalmente vinculada promoo e um dos principais meios para assegur-la a educao em direitos humanos. O Human Rights Training: A Manual on Human Rights Training Methodology, publicado pela ONU, estabelece como recomendao uma educao em direitos humanos centrada na aprendizagem e que deve ter como uma de suas caractersticas a interatividade, uma vez que

102 103 104

Bhikhu PAREKH, Hannah Arendt & The Search for a New Political Philosophy, pp. 3-4. Hannah ARENDT, A condio humana, p. 213. National Human Rights Instituions History, Principles, Roles and Responsibilities.

43

os indivduos aprendem melhor quando esto envolvidos no processo, e a experincia dos aprendizes pode ser levada para a interao e a participao posterior. Interao e participao ativa possibilitam a convivncia. Promover os direitos humanos prevenir a violncia e vice versa, ou seja, prevenir a violncia promover os direitos humanos.

2.4.1. Mediao de coeso social como oportunidade para constituio do sujeito de direito

Com o intuito de estabelecermos ambientes propcios o reconhecimento e o dilogo no mbito do acesso a justia a mediao surge como um exerccio possvel para atingirmos esse fim . Importa ter claro que a mediao no uma panacia para todos os males, nem o instrumento a garantir o desafogamento do judicirio, muito menos a forma mais adequada para resolver toda e qualquer forma de conflito. Mas afinal de contas o que a mediao? E a mediao de coeso social? Existem vrias respostas a essas perguntas, vrios modelos de mediao105 e tambm vrios tipos de mediao: familiar, de coeso social, do trabalho, no setor pblico, nas empresas, na sade, na poltica106. Para a finalidade deste artigo apresentaremos uma definio de mediao e um comentrio que nos ajuda a esclarecer a origem histrica de mediao e em seguida apresentaremos a definio de mediao de coeso social.


105

Para uma sntese dos modelos de mediao consultar Jacques FAGET, Mdiations, captulo 4, Les modles

de mdiation, pp. 109-138.


106

Para uma sntese dos modelos de mediao consultar Michle GUILLAUME-HOFNUNG, La Mdiation.

44

A definio dogmtica a seguir exposta uma tentativa de apresentar as principais caractersticas de todos os tipos e modelos de mediao. A autora da definio Michle Guillaume-Hofnung107:
Globalmente a mediao se define antes de tudo como um processo de comunicao tica que repousa sob a responsabilidade e autonomia dos participantes, no qual um terceiro imparcial, independente, neutro, sem nenhum poder decisional ou consultativo, com apenas a autoridade que lhe foi reconhecida pelos participantes da mediao favorecida por entrevistas confidenciais e o estabelecimento, ou reestabelecimento da ligao social, a preveno ou a regulao da situao em tela108.

Estar no meio a origem etimolgica e principal caracterstica da mediao o que explica Jacqueline Morineau109:
Mediao significa estar no meio de. Seu emprego mais antigo remonta escrita sumria. Ele tinha ento uma funo teolgica de intermedirio entre Deus e o homem. Depois mediao passou a ter o sentido de diviso para tomar enfim o sentido moderno de intermedirio destinado a conciliar pessoas, partes. A palavra indica a posio do mediador entre as duas pessoas ou duas partes em conflito. O posicionamento entre necessrio para encontrar o que est no corao do conflito. Em todos os conflitos se cria um espao, um vazio que isola cada um de seu vivido. Vazio que cada um tenta desesperadamente preencher com palavras que permanecem sem significao por parte daqueles a quem so endereadas. Essas palavras so finalmente pronunciadas por cada um j


107

Professora de Direito Pblico na Universidade Paris XI, integrante do Conselho Nacional consultivo de

mediao familiar e presidente da Unio Profissional Independente de Mediadores.


108 109

Michle GUILLAUME-HOFNUNG, La Mdiation, p. 72. Dirige o Centre de mdiation et de formation la formation que participa no programa de cultura de paz da

UNESCO e que demandado pelo Conselho da Europa- iniciou a criao de uma rede europia de jovens mediadores.

45

que o outro no pode escut-las. Dois monlogos se comunicam, cada um permanecendo isolado por um muro intransponvel 110.

Fica claro que o papel do mediador, mais do que a deciso de um conflito, possibilitar aos participantes fazerem uso da palavra, de modo a permitir (por meio do seu trabalho de atenta escuta e suave interveno) diminuir a distncia entre as partes. Essa a razo de ser do nome mediao de coeso social, que visa unir o lao social esgarado. O nome mediao comunitria, apesar de muito utilizado, acaba sendo bastante redundante, tendo em vista que toda e qualquer mediao acontece no mbito de uma comunidade. A definio a seguir exposta dos documentos finais do seminrio de Crteil realizado na Frana em setembro de 2000 e que tinha como objetivo a discusso de questes ligadas cidade. Uma das questes discutidas foi a mediao de coeso social, que ficou definida como:

Processo de criao e de reparao do liame social e de regulao de conflitos da vida cotidiana, no qual um terceiro imparcial e independente tenta, por meio de organizao de trocas entre pessoas ou instituies, lhes auxiliar a melhorar uma relao ou solucionar um conflito a eles imposto111.

A mediao de coeso social coloca o desafio de pensar o conflito no apenas e to somente de um modo meramente tcnico, mas nos convida a um outro olhar, um olhar que possibilite ver as duas pessoas em conflito com suas palavras e certezas tentando de algum modo se encontrar em um espao comum. Nesse caso o nico espao comum o espao do dilogo. Desse modo, quando outras dimenses do conflito so reconhecidas ele pode ser


110 111

Jacqueline Morineau, Lesprit de la mdiation, p. 22. Jacqueline Morineau, Lesprit de la mdiation, p. 25.

46

encarado como uma oportunidade de crescimento moral112. Encarando-o dessa forma, a pessoa participante do conflito tem a possibilidade de se transformar em algum que contribui de modo ativo e no violento para a resoluo do conflito. Um sujeito pelo direito:

Ela coloca o sujeito como o principal arteso da vida social: a partir dele que se constri a realidade na qual ele vive assim como as situaes s quais ele confrontado: poder-se-ia dizer que o direito como a realidade no se nos d como logos mas se oferece a ns como mythos, como este horizonte no qual situamos nossa prpria ideia do mundo113.

Olhar para o conflito como oportunidade da emergncia de subjetividade possibilitar o surgimento de novas possibilidades de resoluo de conflitos, no por uma deciso imposta por um terceiro neutro, mas pela descoberta de uma deciso comum que satisfaz a todas as pessoas envolvidas no conflito, lhes oferecendo um sentido compartilhado de existncia.


112

Roderick MACDONALD e Pierre-Olivier SAVOIE Une phnomnologie des modes alternatifs de

resolutions de conflits : resultat, processus et symbolisme p. 289


113

Jacqueline Morineau, Lesprit de la mdiation, p. 62.

47

BIBLIOGRAFIA

ADORNO Sergio, ALVES Renato Antonio CARDIA Nancy, CUBAS Viviane de Oliveira, e NATAL Ariadne Lima Direitos Humanos, acesso informao e incluso digital in Theophilos Rifiotis, Tiago Hyra Rodrigues (Org.) Educao em direitos humanos 1. Ed Florianpolis: Editora da UFSC (2008) p. 59-78 ARENDT, Hannah Sobre a violncia Traduo de Andr Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1994. ________________ Origens do Totalitarismo Traduo de Roberto Raposo So Paulo: Companhia das Letras, 1998. ________________ A Condio humana Traduo de Roberto Raposo Reviso e apresentao Adriano Correia 11 edio Rio de Janeiro: Editora Forense Universitria, 2010 ARQUIVES de PHILOSOPHIE du DROIT n.34 Le Sujet de Droit Paris: Sirey, 1989; ASSIS DE ALMEIDA, Guilherme Direitos Humanos e No Violncia So Paulo: Editora Atlas, 2001. ____________________________ e PINHEIRO, Paulo Srgio Violncia Urbana So Paulo:Publifolha (Folha Explica n. 57), 2003. BAUMAN, Zygmunt Amor liquido: sobre a fragilidade dos laos humanosTraduo Carlos Alberto Medeiros Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

BAUMAN, Zygmunt Bauman sobre Bauman dilogos com Keith Tester Traduo Carlos Alberto Medeiros Rio de Janeiro: Zahar , 2011.

48

BIONDI Karina, Junto e Misturado uma etnografia do PCC So Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010 BOBBIO, Norberto Terceiro Ausente Ensaios e Discursos sobre a Paz e a Guerra So Paulo: Editora Manole e Centro de Estudos Norberto Bobbio 2009.

CARBASSE, Jean-Marie Histoire du Droit Paris: PUF, 2010 (2 edio corrigida). Coleo Que Sais Je?. CARBONNIER, Jean Sur le traces de non-sujet de droit em Arquives de Philosophie du Droit tome 34 Le Sujet de Droit Paris: Sirey, 1989. p. 197-207

______________, La Maxime Nul nest cens ignorer la loi en droit franais In : Jean Carbonnier (1908-2003) crits textos organisado por Raymond Verdier Paris : PUF, 2008.p 1216-1224.

CHARLES, Sbastien O indivduo paradoxal: introduo ao pensamento de Gilles Lipovetsky em LIPOVETSKY, Gilles Os Tempos Hipermodernos Traduo: Mrio Vilela So Paulo: Editora Barcarolla, 2004. COSER, Lewis The Functions of Social Conflict New York: The Free Press, 1956. COSER, Lewis Nuevos aportes a la teoria del conflicto social Traduo Maria Rosa Vigan Buenos Aires: Amorrortu editores, 1967. DUMONT, Louis Essais sur lindividualisme Une Perspective Anthropologique sur lideologie moderne Paris: Gallimard Folio Essais n. 230, 1991. ECHENOZ, Jean. Correr Traduo Bernardo Ajzenberg Rio de Janeiro:Objetiva, 2010. ELIAS, Norbert A Sociedade dos Indivduos Traduo Vera Ribeiro Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1994. ESPADA , Cesreo Gutirez e HORTAL, Mria Jos Cervell El Derecho Internacional en La Encrujijada Curso General de Derecho Internacional Pblico Madrid : Editorial Trotta, 2008
49

FAGET, Jacques Mdiations Les Ateliers silencieux de la dmocratie Toulouse: Editions rs, collection Trajets, 2010. FAGET, Jacques Accs au droit et pratiques citoyennes.Les mtamorphoses dun combat social In : Pratiques Citoyennes de droit Laboratoire danthropologie juridique de Paris UMR de droit compar Paris I Paris : Editions Karthala, 2011 p.21 a 40 FIUZA, Guilherme Meu nome no Johnny A viagem real de um filho da burguesia elite do trfico Rio de Janeiro: Editora Record, 2007.

FRUG E. G, Relatrio Mundial sobre violncia e Sade. Braslia: OMS/OPAS/PNUD Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2002.

GARGARELLA, Roberto As Teorias da Justia depois de Rawls Um breve manual de Filosofia Poltica Traduo Alonso Reis Freire So Paulo: WMF Martins Fontes (2008). GUILLAUME-HOFNUNG, Michle La Mdiation Paris: Presses Universitaires de France (PUF) 1995. HADDAD, Emma The Refugee in International Society Between Sovereigns Cambridge: Cambridge University Press/ Cambridge Studies in International Relations n. 106, 2008;

HONNETH, Axel Luta por Reconhecimento A Gramtica Moral dos Conflitos Sociais 2003 Traduo So Paulo: Editora 34 Letras. ______________ Justia e Liberdade Comunicativa. Reflexes em Conexo com Hegel em Revista Brasileira de Estudos Polticos n. 89, Jan.-Jun. 2004. p. 100-120 _______________ Decentered Autonomy: The Subject after the Fall In: Disrespect The Normative Foundations of Critical Theory Cambridge: Polity Press, 2007.p.180-193 Human Rights Training: A Manual on Human Rights Training Methodology (United Nations publication, Sales No. E.00.XIV.1.
50

HUNT, Lynn A Inveno dos Direitos Humanos uma histria Traduo Rosaura Eichenberg So Paulo: Companhia das Letras 2009.

LAFER, Celso A Reconstruo dos Direitos Humanos um Dilogo com o Pensamento de Hannah Arendt So Paulo: Companhia das Letras, 1988. LIMA, Renato Srgio de. Conflitos Sociais e criminalidade urbana: uma anlise dos homicdios cometidos no municpio de So Paulo. So Paulo: Sicurezza, 2002. LIPOVETSKY, Gilles A Cultura Mundo: Resposta a uma sociedade desorientada Traduo: Maria Lucia Machado So Paulo: Companhia das Letras, {2008} 2011. _________________ Os Tempos Hipermodernos Traduo: Mrio Vilela So Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

LOPES, Jos Reinaldo de Lima As Palavras e a Lei Direito, Ordem e Justia na histria do pensamento jurdico moderno So Paulo: Editora 34/Edesp, 2004. (Coleo Direito GV)

MAR Frderic e Frderic PERDEREAU Frderic, La Justice:un droit pour tous? Paris :Le Cavalier Bleu, 2009.

MATTA, Roberto da F em Deus e P na tbua ou como e por que o trnsito enlouquece no Brasil com Joo Gualberto M. Vasconcellos e Ricardo Pandolfi. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. MORINEAU Jacqueline, Lesprit de la mdiation, Toulouse: Eres, 2010 coleo Trajets.

NATIONAL HUMAN RIGHTS INSTITUTIONS History, principles, roles and responsibilities Professional Training Series n. 4 (rev.1) New York e Genebra, 2010. PAREKH Bhikhu Hannah Arendt & The Search for a New Political Philosophy New Jersey: Humanities Press, 1981.

51

PETIT Michle A Arte de Ler ou como resistir a adversidade Traduo Arthur Bueno e Camila Boldrini So Paulo: Editora 34 letras, 2009.

PETIT ROBERT 1 Rdaction dirige par A. Rey e J. Rey-Debove Paris: Le Robert, 1984. PINHEIRO, Paulo Srgio Estudo do Secretrio Geral da ONU de Violncia contra a criana (www.unviolencestudy.org) 2008 ______________________ Autoritarismo e Transio Revista da USP, So Paulo, n. 9, 3744, ar/abril/maio 1991. RAMOS, Graciliano Infncia Rio de Janeiro: Record, 2002 35 edio. RANIERI Nina Beatriz Stocco O Estado Democrtico de Direito e o sentido da exigncia de preparo da pessoa para o exerccio da cidadania, pela via da educao.Tese de livre docncia Departamento de Direito do Estado. rea de Teoria Geral do Estado. 2009

RAZ, Joseph Valor, Respeito e Apego Traduo: Vadim Nikitin So Paulo: Martins Fontes, (2001)2004

RICOEUR, Paul Parcours de la Recoinnassance Trois tudes Paris: Gallimard Folio Essais n. 459, 2007. RICOEUR, Paul O Justo 1 Traduo Ivone C. Benedetti So Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. ROYER Jean-Pierre, JEAN Jean-Paul, DURAND Bernard, DERASSE Nicolas, DUBOIS Bruno Histoire de la Justice en France du XVIII sicle a nos jours Paris : PUF 4 edio revista e ampliada, 2010. SAAVEDRA, Giovani Agostinho Violncia e Reificao Linhas fundamentais da criminologia do reconhecimento. Boletim do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais n. 198 So Paulo: IBCCrim, maio-2009. SABATO, Ernesto La Resistencia Buenos Aires: Seix Barral, 2006.

52

SIMMEL, George Conflict and the Web of Group Affiliations New York: The Free Press, (1964 1 ed)1995 (Kindle edition)

SUPIOT, Alain Homo Juridicus Ensaio sobre a Funo Antropolgica do Direito Traduo: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvo So Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

TELLES JUNIOR, Goffredo Palavras do amigo aos estudantes de direito Bosquejos extracurriculares proferidos no escritrio do professor em 2002 So Paulo: Juarez de Oliveira, 2003. TRIGEAUD, Jean-Marc La personne em ARCHIVES de PHILOSOPHIE du DROIT tomo 34 Le Sujet de Droit Paris: Editions Sirey, p.120

WIEVIORKA, Michel Em que mundo viveremos? Traduo Eva Landa e Fabio Landa So Paulo: Perspectiva, 2006.

53

Potrebbero piacerti anche