Sei sulla pagina 1di 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA

MARANHO Campus Monte Castelo

DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR Departamento Acadmico de Qumica

Estudo do Hidrognio

Disciplina: Qumica Inorgnica Experimental Aluna: Gisleine Vieira de Melo Oliveira Data: 26/03/2013

Professor: Hilton Rangel Matrcula: LQ1213001-21

1. Objetivo Sintetizar hidrognio gasoso a partir de reaes entre Magnsio e alumnio metlicos e solues de cido sulfrico e hidrxido de sdio.

2. Introduo O hidrognio possui a estrutura atmica mais simples que qualquer outro elemento, sendo constitudo por um ncleo contendo um prton com carga +1 e um eltron circundante. A configurao eletrnica pode ser representada como 1s1. Os tomos de hidrognio podem alcanar a estabilidade de trs maneiras diferentes:

Formando uma ligao covalente (um par de eltrons) com outro tomo

O hidrognio forma esse tipo de ligao preferencialmente com no-metais, por exemplo, H2, H2O, HCl (gs) ou CH4. Muitos metais tambm formam esse tipo de ligao.

Perdendo um eltron para formar H+

Um prton extremamente pequeno. Por ser o H+ muito pequeno, ele tem um poder polarizante muito grande, e, portanto deforma a nuvem eletrnica de outros tomos. Assim, os prtons esto sempre associados a outros tomos ou molculas. Por exemplo, na gua ou solues aquosas de HCl e H2SO4, o prton existe na forma de H 3O+, H9O4+ ou H(H2O)n+. Prtons livres no existem em condies normais, embora eles sejam encontrados em feixes gasosos a baixas presses, por exemplo, num espectrmetro de massa.

Adquirindo um eltron para formar H-

Slidos cristalinos como o LiH contm o on H -, sendo formados por metais altamente eletropositivos (todo Grupo 1 e parte do Grupo 2). Os ons H- no so, porm, muito comuns. Como a eletronegatividade do H 2,1, ele pode valer-se de qualquer um desses trs meios, sendo o mais comum a formao de ligaes covalentes. O hidrognio o elemento mais abundante no Universo e o mais leve, sendo tambm o mais simples da tabela peridica de Mendeleiev. conhecido desde h centenas de anos como um gs que se obtm quando cido sulfrico diludo posto em contato com o ferro, sendo inflamvel no ar. Henry Cavendish mostrou que o gs hidrognio se forma pela ao de cidos como o clordrico ou o cido sulfrico em contacto com metais como zinco e o ferro. Ele tambm fez explodir misturas deste gs em contacto com o ar com fascas eltricas (1784), e encontrou um produto que parecia gua pura. Mais tarde Antoine Lavoisier explicou os resultados de Cavendish, e deu ao gs o nome de hidrognio, proveniente do grego formar-gua. Esta decomposio da gua nos seus componentes fez cair a idia, j h algum longo tempo estabelecida de que a gua seria apenas formada por um elemento. Na terra no existe o hidrognio livre, estando sempre associado a outros elementos e para ser obtido puro necessrio gastar energia na dissociao de uma fonte primria. Sendo assim, o hidrognio no uma fonte primria de energia, mas sim uma fonte intermediria, por isso

no deve ser referido como uma fonte energtica, pois apenas um vetor energtico, isto , uma moeda de troca.

Produo de Hidrognio

A escolha do melhor mtodo de produo do hidrognio depende da quantidade que queremos produzir e do seu grau de pureza. As tecnologias de produo do hidrognio necessitam de energia sobre alguma forma como calor, luz ou eletricidade de forma a que se inicie o processo. So bastante diversificadas, sendo de salientar as seguintes. 2.1 Eletrlise da gua Este mtodo baseia-se na utilizao da energia eltrica, para separar os componentes da gua (hidrognio e oxignio), sendo o rendimento global do processo da ordem dos 95%. 2H2O + eletricidade 2H2 + O2 Um bom mtodo inventado e estudado no final dos anos 80 e nos anos 90, recentemente patenteado (1999), altamente prometedor, no agressivo para o meio ambiente a obteno do hidrognio por eletrlise da gua usando um eletrolisador com uma(s) membrana(s) de troca de prtons (PEM Prton Exchange Membrane). A energia eltrica poder vir de fontes renovveis, como a energia solar, elica, hdrica, maremotriz, geotrmica, etc. Com este tipo de fontes renovveis o uso da eletrlise tem como vantagem ser uma forma de produzir hidrognio perfeitamente limpa. Mas tambm tem aspectos negativos, como serem necessrias grandes quantidades de energia, sendo que em geral as fontes de energia usadas so no renovveis e conseqentemente poluidoras. 2.2 Vapor reformando o gs natural ou outros hidrocarbonetos Esta tcnica consiste em expor o gs natural ou outros hidrocarbonetos a vapor a altas temperaturas para produzir o hidrognio, monxido de carbono e dixido de carbono. Esta tecnologia usada pela indstria, sendo a maioria do hidrognio obtido pelo processamento do vapor de gs natural (metano): CH4(g) + H2O (g) CO + 3H2 O passo seguinte converter o monxido de carbono com vapor para produzir hidrognio e dixido de carbono adicional, resultando maior obteno de hidrognio do processo. CO(g) + H2O (g) CO (g) + H2 (g) O hidrognio que possvel aproveitar do gs natural atravs deste processo andar na casa dos 70 a 90%. Com estes combustveis fsseis como o metano (CH 4), propano (C3H8), butano (C4H10) e octano (C8H18) que contm hidrognio na sua constituio, tm-se uma forma econmica de se obter o gs hidrognio.

Porm este mtodo tem trs desvantagens. A primeira que a produo de hidrognio com este mtodo, para responder a um consumo posterior fica mais cara por unidade energtica, do que se o combustvel primrio for simplesmente usado por combusto. A segunda que este mtodo s se aplica aos combustveis fsseis que so uma fonte no renovvel de energia e um dia iro deixar de ser usados como fonte de energia. A terceira o dixido de carbono que se liberta para o meio ambiente. Todos os dias a indstria produz 2.831.684,7006 m (100 000 001,44 ft) de hidrognio dos quais 99 % produzido com este mtodo chamado de vapor reformando os hidrocarbonetos. A gaseificao do carvo, seguida de processos de separao, tambm uma das tcnicas de como se pode obter o hidrognio a partir do carvo, havendo no presente momento alguns trabalhos de pesquisa nesta rea.

3. Materiais e Reagentes Vidrarias e materiais Tubos de ensaio; 2 Suportes universais; Garra de madeira; Rolhas furadas; Esptula; Tubos de vidros para sada de gs; Reagentes Soluo de H2SO4 2 mol/L; MG (p); Zinco; Al (granulado); Mangueira de borracha; Soluo de NaOH 2mol/L; KMnO4;

Tabela 1 Materiais e reagentes 4. Procedimento Experimental

4.1

Obteno de Hidrognio a partir de cidos com metais:

Em um tubo de ensaio colocou-se uma ponta de esptula de magnsio granulado. Em seguida adicionou-se 4 mL de soluo de cido sulfrico a 2 mol /L e imediatamente foi tampado o tubo de ensaio com uma rolha contendo tubo de vidro. Aps, colocou-se um tubo de ensaio sobre o tubo que continha a mistura reacional para colher o gs obtido, conforme figura abaixo:

Em seguida, retirou-se o tubo coletor do gs e aproximou-se um fsforo aceso. Dessa forma, observo-se um pequeno estalido (grito do hidrognio).

4.2

Obteno de Hidrognio a partir de bases com metais

Repetiu-se as etapas do procedimento 4.1, utilizando alumnio com soluo de hidrxido de sdio 2 mol/L. O hidrognio produzido foi utilizado na parte 4.3, a seguir.

4.3

Diferenciao do hidrognio atmico nascente, H+ e o H2

Colocou-se em um tubo de ensaio 9 mL de soluo de cido sulfrico e a esta, adicionou-se uma ponta de esptula de KMnO4 slido. Em seguida agitou-se a soluo at completa dissoluo dos sais de permanganato de potssio e dividiu-se esta soluo em mais 2 tubos de ensaio, obtendo-se a seguinte configurao: Tubo 1: adicionou-se o zinco; Tubo 2: borbulhou-se o H2 produzido na parte II, conforme figura abaixo. Tubo 3: soluo padro Observaram-se os resultados

5. Resultados e Discusso

No experimento 4.1, observou-se uma efervescncia e surgimento de bolhas que subiam pelas paredes do tubo de ensaio localizado na parte superior e a medida que as bolhas subiam o volume da soluo no tubo ensaio inferior diminua. Para a confirmao da presena do hidrognio no experimento, levantou-se o tubo de ensaio de modo que o gs no se dispersasse pelo ar, e em seguida acendeu-se um fsforo. Assim, quando o gs entrou em contato com a chama do fsforo, houve a queima do gs, um estampido, provando a existncia de gs hidrognio, pois, ele um gs inflamvel. Foi observado no teste efetuado que a partir da reao de um cido (H2SO4) e um metal de transio (magnsio) ocorre uma reao na qual existe a liberao de Hidrognio por efervescncia: 2 Mg + 2H2SO4 2MgSO4 + 2H2

Sendo provada a presena do gs hidrognio a partir de sua queima, como descrito no procedimento efetuado. No procedimento 4.2, o alumnio metlico ao entrar em contato com a soluo de NaOH 2,0 mol/L , comeou a reagir rapidamente, formando um complexo de Na e Al, e H2 gasoso. A equao abaixo representa tal reao. 2Al(s) + 2NaOH (aq) + 6H2O(l) 2Na[Al(OH)4](s) + 3H2 (g)

No procedimento 4.3, foi observada a cintica da reao e conseqentemente a diferena de reatividade do hidrognio molecular e do hidrognio atmico. Distinguem-se dois tipos de hidrognio molecular, em funo do sentido de rotao de seu ncleo ou spin nuclear. Estas variedades so o para-hidrognio, menos energtico e com diferentes sentidos de rotao dos ncleos dos tomos, e o orto-hidrognio, de maior energia e com giros anlogos. O hidrognio atmico no se encontra livre na natureza, mas sim combinado em grande nmero de compostos. um elemento de grande instabilidade e, conseqentemente, muito reativo, que tende a ajustar seu estado eletrnico de diversas formas. Quando perde um eltron, constitui um ction H+, que na realidade um prton. Em outros casos se produz por meio do ganho de um eltron para formar o nion hdrico H, presente apenas em combinaes com metais alcalinos e acalinos-terrosos. No nosso caso ocorreu a seguinte reao (teoricamente):

6KMnO4(aq.) + 9H2SO4(aq.) 6MnSO4(s) + 3K2SO4(s) + 9H2O(l) + 5O3(g)

No tubo 1 , adicionou-se uma pequena quantidade de grnulos de zinco com soluo de cido sulfrico e permanganato de potssio, para que houvesse a formao mais intensa de gs hidrognio.

Depois de alguns minutos percebeu-se que a cor da mistura j no era to intensa. Isto porque o zinco tem um alto poder de reduzir o hidrognio, ou seja, ali j est ocorrendo uma reao. No tubo 2, observou-se que ao mergulhar o tubo para sada de gases na soluo, houve maior velocidade na reao, e conseqentemente a soluo perdeu a cor muito mais rpido do que no tubo 1. Isso pode ser explicado justamente pelo fato do hidrognio molecular ser pouco reativo e que o hidrognio atmico muito reativo. Lembrando que para se quebrar a ligao H H precisa-se de nada menos que 432 KJ/mol, ou seja, essa ligao covalente muito forte. No tubo 3 (padro), no foi observado reao.

6. Concluso Os objetivos foram alcanados, ou seja, obteve-se gs hidrognio a partir de uma soluo de cido diludo e um metal capaz de reduzir o hidrognio favorecendo, assim, a reao de deslocamento. O outro objetivo foi comparar a reatividade do hidrognio atmico com o molecular e desta maneira pde-se constatar que o hidrognio atmico mais reativo que o hidrognio molecular. Atravs de pesquisas bibliogrficas foi acessvel verificao terica dos fatos ocorridos.

7. Questionrio

a) Que metais podem ser usados na obteno de hidrognio pelo deslocamento de cidos? Os metais muito reativos, como os metais alcalinos, alcalinos terrosos e alguns metais representativos, porm Nem todos os metais da Tabela Peridica poderiam ser utilizados para preparar hidrognio utilizando-se a rota proposta. O ouro, a prata e a platina, por exemplo, no sofrem ataque cido ou bsico porque so metais nobres, isto , dificilmente sofrem ataque qumico de outras substncias. b) Que cidos no podem ser usados na obteno de hidrognio? Por qu? Muitos metais podem substituir diretamente o hidrognio dos cidos. O cido sulfrico diludo, os cidos clordricos, diludos ou concentrados, reagem rpida ou lentamente com muitos metais sem oxidar o hidrognio formado. Estes cidos so os mais convenientes para a preparao do hidrognio em laboratrio, pelo seu deslocamento com metais. No entanto, alguns outros cidos, como o cido ntrico concentrado ou diludo, ou o cido sulfrico

concentrado, so agentes oxidantes fortes, e, quando reagem com metais, ocorre a reduo dos seus ons negativos, o metal oxidado e em vez de hidrognio, forma-se gua. c) Escreva e classifique as equaes qumicas correspondentes s reaes de obteno do hidrognio. d) Qual o peso de Magnsio deve ser empregado para reagir total mente 20,0 mL de cido sulfrico 2 mol/L? e) Qual o volume de HCl, d=1,18 g/Ml, 37% em massa, que dever ser empregado para reagir totalmente 500,0g do minrio zinco que apresenta 85% do metal puro? f) Qual a massa de alumnio necessria para reagir totalmente com 20,0 Ml de hidrxido de sdio 2mol/L? Qual o volume de hidrognio obtido nas CNTP, nesta reao?

8. Referncias LEE, J.D. Qumica Inorgnica no to concisa. 5th Ed., So Paulo: Edgard Blcher Ltda., 1999. p. 122-126. HIDROGNIO. Disponvel em <http://w.tabela.oxigenio.com/hidrogenio/elemento_quimico_hidrogenio.htm >. Acesso em 30 maro de 2013.

Potrebbero piacerti anche