Sei sulla pagina 1di 3

Retngulo ureo e composio No post anterior, citamos especificamente sobre a srie de Fibonacci, onde cada nmero representa a soma

de dois nmeros precedentes para se estabelecer uma relao proporcional, bastante utilizada em diversas reas do conhecimento, inclusive nas artes grficas para definio do posicionamento dos elementos na diagramao. Agora, o interesse pela definio de um retngulo ureo, importante para garantir o rendimento mximo da composio artstica, seguindo a proporo do nmero de ouro (? = 1,618). O nmero de ouro considerado para muitos como smbolo da harmonia aplicado desde a antiguidade (no exemplo esto as pirmides de Giz, no Egito, construdas sobre o conceito da razo urea). Para definir o retngulo ureo, definimos aqui o mtodo aplicado por Ribeiro (2007), em seu Planejamento Visual Grfico. Primeiro, traa-se um quadrado, que um retngulo simples (ABCD), com a relao existente entre os lados igual a 1. Utilizando um dos lados deste retngulo, traa-se uma nova parte (BGFD) com comprimento igual a 0,618, o qual chamaremos de retngulo dourado ou retngulo pi (?), conforme imagem abaixo explicita melhor:

Passos para construo de um retngulo ureo (Ribeiro, 2003, p. 157) Ribeiro (2003, p. 158-159) cita outros exemplos de retngulos trabalhados na diagramao, a exemplo do retngulo ureo aproximado e do retngulo esttico. Minha preocupao aqui no exibir estas outras formas de definio de um retngulo ureo, mas sim saber a aplicabilidade deste conhecimento para resolver o problema da composio dos elementos dentro desse retngulo. A composio dos elementos requer uma sucessiva diviso dos espaos, para determinar os pontos necessrios para insero de textos e elementos pictricos. Veja no exemplo abaixo, de um layout para um simples carto de visita, utilizando este mesmo retngulo citado acima:

Exemplo de Ribeiro (2007, p. 162), mostrando como a sucessiva diviso dos espaos determina o posicionamento dos elementos. A partir da experincia adquirida por meio das tcnicas de diagramao, foram definidas diversas solues de diviso e distribuio dos elementos que hoje auxiliam para uma agilidade na produo de layouts por parte do diagramador. Muitos acabam utilizando modelos j pr-estabelecidos para definio de tamanhos, espaamento e diviso de colunas para produo de um produto editorial. Mesmo assim, praticamente imprescindvel que o profissional tenha conhecimentos deste tipo para que saiba o que est fazendo e como ele poder solucionar problemas de distribuio de elementos caso ele tenha de criar um novo formato de diagramao que fuja dos padres prestabelecidos.

Bibliografia

RIBEIRO, M. (2007). Planejamento visual grfico. Braslia: LGE Editora. SAMARA, T. (2007). Grid: construo e desconstruo. Trad. Denise Bottmann. So Paulo: Cosac Naify. http://rodrigocunha.jor.br/blog/index.php/2010/10/28/retangulo-aureo-e-composicao/

Potrebbero piacerti anche