Sei sulla pagina 1di 18

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

Profa Nilza Pires DFTE/UFRN

De acordo com a lei de Coulomb, aparece F21 (Fora eletrosttica repulsiva)

Mas como q1 sabe da presena de q2? Isto , as cargas no se tocam, ento como q1 pode exercer fora sobre q2? Fora distncia?!? ...

Resposta:

Campo eltrico

q1 cria um CAMPO ELTRICO no espao ao seu redor.

Em qualquer ponto P desse espao, o campo tem mdulo, direo e sentido. O mdulo depende de q1 e da distncia entre q1 e P.
A direo e o sentido dependem da direo da reta que passa por q1 e P e do sinal da carga eltrica q1.

Ento, quando colocamos q2 no ponto P q1 interage com q2 atravs do campo eltrico em P.

E, o campo eltrico, determina a fora sobre q2.

Movendo q1 em direo a q2 (por ex.) a Lei de Coulomb diz que quando q1 est mais prxima de q2, a fora eletrosttica repulsiva que atua sobre q2 deve ser mais intensa.
PERGUNTA: O campo eltrico em q2 e a fora que atua em q2 mudam instantaneamente?

RESPOSTA: No! A informao sobre o movimento de q1, se propaga a partir de q1 em todas as direes, como uma onda eletromagntica, com velocidade escalar da luz.
Ento a informao de que q1 comeou a se mover demorar um tempo tempo t = r1 /c para chegar at q2.

Ex.: A Misso Cassino - Huygens Saturno e Tit (lanada em junho de 2004)

Distncia de saturno ~ 3,5 x 10 9 km ~ 3h14min - luz (= tempo que a luz demora para percorrer esta distncia)
O sinal de comando emitido por ondas de rdio, foi gerado atravs da oscilao de eltrons numa antena transmissora na Terra.

O sinal se propaga atravs do espao e recebido pela nave somente no momento em que ele (o sinal) provoca a oscilao dos eltrons da antena receptora.
(O sinal recebido 3h e 14 min depois de ter sido emitido da Terra.) Ento, a informao referente ao movimento dos eltrons na Terra se propaga at os eltrons da antena da nave NO INSTANTANEAMENTE - mas com a velocidade da luz.

Para verificarmos se existe um campo eltrico em um ponto, colocamos no referido ponto um corpo carregado: A CARGA TESTE. Se a carga teste sofre a ao de uma fora eltrica CONCLUMOS que existe um nesse ponto. Esse produzido por toda a distribuio, com exceo da carga teste.

Definio de Campo Eltrico

q0 carga teste, positiva.

Definio de Campo Eltrico

E um campo vetorial Ou seja, uma

distribuio de vetores, UM PARA CADA


PONTO, da regio ao redor do objeto

carregado.

No S.I. [E] = N/C

Para determinar o campo eltrico criado por uma carga puntiforme, colocamos uma carga teste (positiva, q0) num ponto P uma distncia r da carga puntiforme. Pela lei de Coulomb O mdulo da fora eletrosttica que atua em q0 Direo: ao longo da linha radial a partir da carga pontual.

Sentido: Apontando para fora se a carga for positiva. Apontando para a carga se ela for negativa.

Da definio de campo eltrico:

Com a mesma direo e sentido de

Uma carga pontual q produz um campo eltrico em todos os pontos do espao. A intensidade do campo decresce com o aumento da distncia. O campo produzido por uma carga pontual positiva, aponta para fora da carga. O campo produzido por uma carga pontual negativa, aponta na direo da carga.

E no caso com mais que uma carga?!

Como calcular o campo eltrico???

Vale o Principio da Superposio

Ou para qualquer nmero de cargas pontuais:

Dividindo o corpo em um nmero muito grande de pedacinhos, cada com carga q:

Somando a contribuio de todos os elementos de carga

Ou mais exatamente:

Faraday introduziu o conceito de campo a partir da noo de linhas de fora em substituio ao conceito de ao distncia, que prevalecia at ento na eletricidade, no magnetismo e na gravitao. O conceito de ao distncia pressupunha que a interao de duas partculas carregadas, por exemplo, se dava de forma direta e espontnea, enquanto que, para Faraday, a ao entre essas partculas deveria se dar atravs de um certo meio. Inspirado em figuras de limalhas de ferro, ele visualizou as foras magnticas e eltricas como uma espcie de linhas elsticas que se estendiam no espao a partir de ims ou de corpos eletrizados, ou de fios condutores, e que podiam ser distorcidas. Ele deu o nome a essas linhas de curvas magnticas e depois linhas de fora, tendo subsistido a penas esta ltima designao.

Potrebbero piacerti anche