Sei sulla pagina 1di 22

Prof.

Adilson Ribeiro Prado Semestre: 2012/2

AMOSTRAGEM
Tipos de analisadores Analisadores mono e multicomponentes: caracterstica relacionada ao nmero de mais diferentes que podem ser analisados pelo equipamento. Exemplo de analisadores monocomponentes: medidores de oxignio dissolvido e de CO2. Exemplo de cromatografo e espectrmetros. Analisadores contnuos e semicontinuos: Analisadores in situ, extrativos e extrativos de acoplamento prximo: Instrumentao Analtica O termo analisador usado para designar praticamente todos os instrumentos destinados medio das variveis de um processo, excludas as fundamentais, temperatura, vazo e nvel. Praticamente todos os analisadores de processo ou analisadores contnuos resultam da evoluo de analisadores de laboratrio. Os analisadores de processo devem possuir a robustez necessria para operao no assistida em condies de campo, com o mnimo de interveno humana, podem requerer calibrao at diria. Por tanto, existem sistemas automticos (autocalibrao) opcionais.

A maioria dos analisadores opera continuamente, mas alguns so semicontnuos (dispositivo sample and hold). O tempo de ciclo suficientemente curto para fechar a malha. Encontra-se analisadores in situ, nos quais o sensor opera diretamente no processo, e extrativos, nos quais a amostra retirada por meio de uma sonda, condicionada e levada at o instrumento. (pH e O2).

Em muitos casos, porm, a natureza dos sensores e a agressividade do processo, bem como fatores de presso, temperatura, umidade e sujeira impossibilitam a montagem direta do sensor no processo, exigindo o pr-tratamento ou condicionamento da amostra.

SISTEMAS DE AMOSTRAGEM O sistema de amostragem age como elo de ligao entre o processo e o analisador, transformando uma amostra, inicialmente imprpria para anlise, em uma amostra representativa e perfeitamente mensurvel. Devido infinidade de processos existentes nas indstrias, existe, consequentemente, uma variedade de sistemas de amostragem, cada qual adaptada as condies peculiares da amostra a ser analisada. O sucesso da operao de um sistema de anlise, no seu todo, est na operao adequada e perfeita do seu sistema de amostragem e do analisador. O sistema de amostragem deve fornecer continuamente ao analisador, uma amostra limpa e representativa, no tocante as caractersticas a serem analisadas.

CONDICIONAMENTO DE AMOSTRA Introduo O condicionamento da amostra fundamental para a correta operao do analisador. Se a amostra no atender s especificaes do instrumento, teremos no mnimo, um resultado incorreto, podendo resultar danos ou comprometimento da vida til do analisador. H casos onde o sistema de condicionamento apresenta um custo considervel, podendo at ultrapassar o do analisador. Deve-selembrar que uma economia indevida neste aspecto ircomprometer todo o sistema. Por outro lado, um condicionamento adequado reduz consideravelmente os custos de manuteno e o tempo de manuteno. O sistema de amostragem age como elo de ligao entre o processo e o analisador, transformando um fluxo gasoso, inicialmente imprprio para anlise, em uma amostra representativae perfeitamente mensurvel. Tipos de amostragem Amostragem in-situ: Praticamente no existe amostrador e o sensor localizado dentro do equipamento onde se processa a amostra. Ex: alguns tipos de sondas de pH, de condutividade e de oxignio (xido de zircnio).

Figura 3 Clula de fluxo. Instrumentao Analtica Cefetes / Uned Serra -2008. Amostragem extrativa: A amostra colhida e conduzida para fora do equipamento de processo por meio de um tubo amostrador. Este tipo de amostragem pode ainda se subdividir em varias outras formas: - Contnuo: a mostra retirada continuamente e introduzida no analisador no menor tempo possvel. - Intermitente: A amostra retirada periodicamente de forma sincronizada ao ciclo do analisador. Este tipo de amostragem pode ser com uma nica tomada (single-stream). - Multi-stream: Na amostragem multi-stream so introduzidos sistemas de vlvulas de amostragem que direcionam de forma alternativa diversas amostras para o analisador de acordo com uma programao feita geralmente por um dispositivo eletrnico de seleo sincronizado, integrado ou acessrio ao analisador. Medio X Atraso Tempo de atraso (LAG-TIME): o atraso que o sistema analtico apresenta desde o momento de tomada da amostra at a apresentao de resultados. o atraso de tempo que o analisador demora para sentir as variaes da propriedade analisada no processo e atualizar a sua sada. Esto inclusos o tempo de transporte, multiplexao, condicionamento, analise e utilizao do sinal eletrnico da sada. Lag time = tempo de amostragem + tempo de condicionamento + tempo de analise + tempo de processamento eletrnico de sinal e resultados de sada Medio em tempo real: Teoricamente a medio continua. No existe atraso entre o valor do processo e o valor medido. Quando se diz que a analise em tempo real, entende-se que o Lag-Time tende a zero. Na realidade, em termos exatos no existe anlise em linha em tempo real, somente uma denominao aproximada. Medio em ciclos de analise: Na medio em ciclos, tomada uma poro da amostra, feito um condicionamento, uma dosagem de volume constante encaminhada aps o tempo de durao da anlise, os resultados so encaminhados para a sada normalmente mantido constante at a atualizao de novos resultados do prximo ciclo. Exemplo: Titulao; cromatografia; slica e outros tipos que dependem de reaes qumicas. Importncia do condicionamento das amostras O condicionamento, no sentido restrito, faz o acerto das caractersticas da amostragem, tais como temperatura, presso, umidade, sujeira e outros componentes indesejveis. Envolve: Captao da amostra; Transporte; Condicionamento propriamente dito; Injeo de padres de calibrao; 3

Pontos de coleta para laboratrio; Descarte seguro aps a anlise. Estas operaes devem de cumprir uma srie de exigncias: A amostra deve ser representativa do processo; Qualquer alterao em suas caractersticas que afete o resultado da anlise deve ser compensada; O tempo de resposta ou tempo morto deve ser aceitvel pelo sistema de superviso ou de controle; Deve ser confivel e no exigir manuteno excessiva; Deve apresentar segurana. Implantao do sistema de condicionamento da Amostra Algumas diretrizes teis so: Envolver o fornecedor com o processo; No caso, comum, de variveis incertas, como umidade e teor de particulados, prever o pior caso possvel; Prever condies anormais na partida; quando mais se pode precisar do analisador; Prever custo e tempo para eventuais ajustes aps a partida. Abrangncia do sistema de condicionamento

Figura 4 Instrumentao Analtica Cefetes / Uned Serra -2008. Sistemas de amostragem e captao O problema principal de captao de amostra aparece nos processos em que existe heterogeneidade com relao ao elemento em anlise. o caso da medio do oxignio residual nas chamins, ou de outros gases queimados nos processos de combusto. Na figura seguinte, mostra-se um corte efetuado em um duto de gases queimados de uma caldeira. Observam-se as diferentes concentraes de oxignio, de acordo com o local considerado. 4

Figura 5 Instrumentao Analtica Cefetes / Uned Serra -2008.

O sistema de captao da amostra, no interior do processo, deve satisfazer algumas condies bsicas: a) Retirar do processo uma amostra que representa, realmente, as condies mdias do componente ou caracterstica a ser analisada. b) Promover um pr-condicionamento da amostra, a fim de proteger o sistema de transporte da mesma, ao analisador. O sistema de amostragem mltipla pode ser executado de duas maneiras, por meio de nica sonda que possui vrios pontos de captao. J o sistema de dois ou mais pontos, amostras so capturas individualmente e misturada em um sistema que permite medir a vazo de cada sonda. Apesar de mais complexo, este processo de captao da amostra fornece ao analisador um gs, com caractersticas prximas as da mdia existente no processo, deve-se ter o cuidado com impurezas nas amostras que venham a obstruir os medidores de vazo ou vlvulas.

Nos casos em que a amostra apresente condies adversas de temperatura e com impurezas, tornam-se necessrio resfriamento e limpeza prvia, antes de a mesma ser encaminhada ao analisador. As impurezas, como partculas slidas, podem ser eliminadas por meio de filtros situados na prpria sonda. Na sua forma mais simples, a filtragem pode ser executada por uma sonda chanfrada na extremidade de captao, conforme a figura da esquerda. Nesta sonda, as partculas mais pesadas no penetraro, devido inrcia das partculas.

O filtro interno protege o prprio tubo da sonda contra entupimentos. A principal desvantagem deste tipo de filtragem na dificuldade de acesso ao filtro para limpeza. Para temperaturas mais elevadas usa-se a sonda mostrada na figura, que possui somente um filtro na parte externa. O material usado no filtro dependera das condies da amostra, podendo ser uma simples tela de ao inoxidvel ou elementos sintetizados de bronze, ao inox ou cermica.

A figura mostra uma sonda refrigerada a gua. Esta consiste em um tubo de ao em cujo interior circula a amostra e na parte externa circula gua por meio de dois tubos concntricos. Este tipo de sonda pode ser usado em temperatura de at 18000C.

Outro tipo de refrigerao o tipo direto. A gua pulverizada diretamente da amostra, dentro da sonda, formando um SPRAY que satura completamente o gs. Este processo, alm de refrigerar a amostra, retira, por meio de lavagem, a maior parte das impurezas que ela contm.

A gua, misturada com as impurezas da amostra, pode ser direcionada, para o interior do processo, no caso do spray invertido (fig. 10A) ou, ento, pode ser transportada, junto com a amostra, at um ponto fora do processo, onde ser separada do gs e drenada (caso do spray da figura 10B). Quando a amostra contm gases que possam ser absorvidos pela gua, como o C02 e S02, o sistema de refrigerao direta deve ser evitado, a no ser que estas absores no alterem a caracterstica em anlise, O vapor pode ser usado no lugar da gua, pois alm de refrigerar e limpar a amostra, usado para retira-la do processo na forma de um ejetor.

Transporte da Amostra Embora muitos sensores utilizados na medio de lquidos possam operar In Situ, sua insero direta em um reator ou tubulao impossibilita a manuteno com o processo em operao. Este problema pode ser resolvido com o uso de sondas retrteis, de custo bastante elevado, ou instalando-se os sensores em um cmara que pode ser isolado do processo, conforme mostrado nas figuras.

Observaes: - Devem ser evitados trechos que formem sifes, pois este tipo de configurao pode provocar entupimento; - Trechos pequenos para evitar atrasos; - Compatibilidade de material; - O ponto de orvalho deve ser evitado para no causar obstrues na linha, com isto perda de carga; - Ponto de Orvalho a temperatura que se inicia a condensao do vapor d'gua.

Esquema tpico da tcnica fast-loop. Usado para se obter uma resposta rpida, com boa renovao da amostra. Um volume relativamente grande circula at prximo do analisador, onde se efetua a tomada de poro que ser introduzido no mesmo, geralmente da ordem de apenas um litro por minuto.

Condicionar a amostra significa adequ-la a condies de temperatura, contedo de umidade, concentrao da poeira, presso e corrosividade em que o analisador foi projetado. Condicionamento da Amostra (Presso) Baixa presso na captao: - Bombas: As mais utilizadas so as de diafragma, devido a simplicidade de sua construo e a sua estanqueidade.

Outros tipos de bombas so: bombas de pisto; bombas de palheta e bombas centrfugas. Condicionamento da amostra (Temperatura) Por meio de aquecedores ou resfriados de operao simples, consegue-se manter esta varivel, dentro da faixa requisitada pelo analisador. O analisador possui, normalmente, um sistema de aquecimento interno, que mantm a clula de anlise e amostra em uma temperatura constante e acima da do ambiente. Os valores habituais variam entre 40 e 70C. Amostras com temperaturas entre 0~40 C geralmente no interferem na operao do analisador.

Condicionamento da amostra (Umidade) A remoo de grande parte da umidade da amostra efetuada em praticamente todos os sistemas de condicionamento. Neste curso veremos trs tipos de secagem: 1. A secagem por condensao 2. A secagem com produtos qumicos 3. A secagem por Permeao A Peneira Molecular e o Nafion. 4. A secagem por condensao A temperatura do gs levada a uns 2 a 4 C. Impede-se que a temperatura do gs atinja 0C para evitar o congelamento do condensado e o conseqente entupimento do dreno. Existem vrias maneiras de selar a sada do condensado, evitando escape da amostra e entrada de ar no sistema. Usa-se o selo hidrulico ou a bomba peristltica.

Existem vrias maneiras de selar a sada do condensado, evitando escape da amostra e entrada de ar no sistema. Usa-se o selo hidrulico ou a bomba peristltica.

10

Hoje quase todos os secadores de pequeno porte, usam refrigeradores com elementos Peltier. O efeito Peltier o inverso do termopar: uma corrente eltrica forada a passar por junes de metais diferentes e uma aquecida e outra resfriada.

A secagem por produtos qumicos A secagem com produtos qumicos tambm possvel, mas pouco usada, pois apresenta vrios inconvenientes. Todos os produtos desidratantes saturam rapidamente quando o teor de umidade elevado, alguns so txicos e/ou corrosivos e o produto pode reagir com um ou mais componentes da amostra, falseando a mesma. Alguns produtos usados:
Produto Gel de slica Pentxido de fsforo Perclorato de magnsio Cloreto de clcio cido sulfrico Observao Mais usado. Pode ter indicador de cor. Muito txido Produto de venda controlado -------Lquido muito corrosivo

Condicionamento da Amostra (Outros Componentes)

11

Casa de Analisador

12

ANALISADORES INDUSTRIAIS
DENSIDADE

Introduo A densidade definida como sendo o quociente entre a massa e o volume ocupado por esta massa, a uma dada temperatura. Devido sua compressibilidade a densidade dos gases depende fortemente da temperatura e da presso. O INMETRO no estabeleceu um smbolo especfico, e determina que a unidade a ser empregada de Kg/m, mas muito utilizado g/cm. Exemplo: num volume de 100 cm de uma substncia, a 20 C, temos 1000 g. A densidade :

A densidade (tambm massa volmica ou massa volumtrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo[1][2]. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentrao de massa em determinado volume. O smbolo para a densidade (a letra grega r) e a unidade SI para a densidade quilogramas por metro cbico (kg/m). Densidade relativa a relao entre a densidade da substncia em causa e a massa volmica da substncia de referncia (a gua geralmente tomada como referncia). uma grandeza adimensional, devido ao quociente. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que tem uma massa volmica 5 vezes superior da gua (no caso dos slidos e lquidos).

densidade relativa
A densidade relativa uma propriedade fsica intensiva. caracterstica de cada substncia. A sua determinaocontribui para a identificao de substncias desconhecidas, comparando o valor encontrado experimentalmentecom os valores existentes e m tabelas. A densidade relativa de uma substncia X em relao a uma substncia Y representada pelas letras dr e podeser definida co mo o quociente entre as massas volmicas de X e Y. normal relacionar-se, na determinao de densidades relativas, a massa volmica de slidos e lquidos (X) com amassa vol mica da gua destilada a 4 C (Y), uma vez que esta massa tem o valor unitrio (1,00 000 g/cm ). Amassa volmica dos gase s (X) relacionada com a massa volmica do ar atmosfrico ou do hidrognio (Y), nascondies normais de presso e temper atura (1 atm; 0 C). A densidade relativa uma grandeza adimensional e sempre que no so referidas condies especiais deoperao, relacionase com a gua destilada a 4 C e 1 atm, uma vez que para valores diferentes de temperaturaa massa volmica varia. Por este motivo, importante que sempre que se estiver a efetuar determinaes se faareferncia temperatura e presso de oper ao.
3

Densmetros Baseados no Empuxo O hidrmetro imerso na soluo a ser medida, e a leitura feita na haste. Quanto maior a densidade maior o empuxo, mais alto o nvel de flutuao, e maior ser a extenso da haste que se projeta para fora do lquido. 13

Algumas bombas de combustvel em postos de abastecimento apresentam hidrmetros, para comprovar a qualidade do produto. (Essa informao ajuda mas no suficiente). Existem 3 tipos de densmetros baseados no empuxo: 1. Densmetros de corpo flutuante 2. Densmetros de corpo submerso mvel. 3. Densmetros de Corpo Submerso, fixo.

Densmetros:Baseados no Empuxo Corpo Flutuante Detalhes no apresentados, evitam que o fluxo da amostra interfira com a movimentao do flutuador.

14

Este densmetros se prestam medio de fludos limpos de viscosidade baixa e mdia.

Densmetros:Baseados no Empuxo Corpo Submerso mvel O corpo submerso possui um, ncleo de ferro, que age com ncleo de um tansformador. Seu deslocamento vertical altera a energa induzida entre a bobina primria e secundria, que fornecem o sinal de sada.

15

Densmetros:Baseados no Empuxo Corpo Submerso fixo

16

Densmetros:Presso hidrosttica Por presso de Coluna Sabemos: P = D x g x h Conhecendo h e P, podemos encontrar D.

17

Densmetros:Presso hidrosttica Burbulhadores Mantm-se a superfcie da soluo, a ser medida a um determinado nvel e faz com que um certo volume de ar seja a colocado e depois mede-se a presso posterior exercida sobre o cano que esta mergulhado na soluo e de cuja extremidade sai um certo volume de bolha de ar. Como a superfcie da soluo determinada, a presso est em relao proporcional com o peso lquido, isto , com a densidade do lquido, e se conhecermos essa presso, conheceremos tambm a densidade especfica. Bom para cidos.

DEN45SMETRO POR EFEITO CORIOLIS Os tubos de medio so submetidos a uma oscilao e ficam vibrando na sua prpria freqncia natural baixa amplitude, quase imperceptvel a olho nu. Quando um fludo qualquer introduzido no tubo em vibrao, o efeito do Coriolis se manifesta causando uma deformao, isto , uma toro, que captada por meio de sensores magnticos que geram uma tenso em formato de ondas senoidais. Para as aplicaes de medio de densidade se aplica uma vazo mssica conhecida e a vibrao ser proporcional densidade.

18

DENSMETRO POR EFEITO CORIOLIS

19

Densmetros O Medidor por Ultra-som O som se propaga nos meios materiais e, a uma dada temperatura constante sua velocidade ser tanto maior quanto mais denso o material. So empregados dois transdutores. Um emite o sinal e o outro capta o som atenuado pela densidade do material.

20

Densmetros Gama Trabalha fora do processo. Torna-se interessante para medies de polpas de minrio, em planta de concentrao e polpas de celulose. A fonte gama usualmente o istopo 137 deo elemento csio. A blindagem de chumbo, para ambientes agressivos. A calibrao feita aps a instalao. As blindagens so elaboradas de forma que, mesmo nas prximidades do equipamento, a dose recebida por um pessoa desprezvel. O usurio deve registr-las(C.N.E.N), e manter um colaborador responsvel que tenha realizado um curso credenciado de proteo radiolgica.

21

Outro arranjo

22

Potrebbero piacerti anche