Sei sulla pagina 1di 4

Indisciplina na Escola: reflexes sobre as sanes aplicadas e suas conseqncias.

Por Otaclio Silva1

Ao tomar conhecimento que minha filha seria impedida de freqentar as aulas em sua escola, por motivo de indisciplina em sala de aula, me dirigi a at a Instituio escolar para tomar conhecimento prvio dos fatos. Afinal, esta noticia me levou a um sentimento de indagaes. Primeiro porque, at esta data 29 de agosto de 2012 nunca recebi nenhum comunicado para comparecer a escola para tratar de atos de indisciplina por parte de minha filha, nem mesmo nas reunies bimestrais ou extraordinrias, tal assunto foi pautado. E mais surpreso ainda fiquei ao ouvir do professor, que sugeriu tal sano, que a medida estava sendo adotada, porque outras no surtiram efeitos. Outras! Sim, porque nunca tomei conhecimento de nenhum ato, configurado como indisciplina por parte da escola, que tenha ela como protagonista. Conforme preceitua o artigo 52, nos incisos II, III e IV, respectivamente, do Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal:
- informar pai e me, conviventes ou no com seus filhos, e, se for o caso, os responsveis legais, sobre a frequncia e rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo da Proposta Pedaggica da instituio educacional; - convocar para reunio os pais ou os responsveis pelos alunos que se encontram com desvio de comportamento, bem como baixo rendimento escolar ou inassiduidade, para, junto com a instituio educacional, tomarem as medidas necessrias de interveno e preveno de futura reprovao ou transferncia; - registrar todas as advertncias atinentes aos alunos, devendo seus pais serem convocados para o conhecimento das mesmas.

Desta forma, at a data supracitada, desconheo que posturas de indisciplina estavam sendo praticadas por minha filha. Ademais, como esclarecido pelo docente: a suspenso, porque outras medidas no tiveram o efeito esperado. Quais? Sendo est a primeira que tomo conhecimento.

Professor de Filosofia. otasil1@gmail.com

Deixando de lado, meu questionamento como pai. Fao inferncias em relao a este acontecimento, como educador. Primeiro reconhecendo que tais sanes esto previstas no Regimento Escolar, no artigo 532:
O aluno, pela inobservncia das normas contidas neste Regimento, e conforme a gravidade e/ou a reincidncia das faltas, est sujeito s seguintes sanes: I - advertncia oral; II - advertncia escrita; III - suspenso, com tarefas escolares, de, no mximo, 3 (trs) dias letivos, e/ou com atividades alternativas na instituio educacional; (...) 1 Cabe ao professor a aplicao da sano prevista no inciso I deste artigo e ao Diretor da instituio educacional, as contidas nos demais incisos. 2 As sanes aplicadas ao aluno e o atendimento a ele dispensado so registrados em atas, assinadas pelos responsveis, caso de aluno menor de idade, e na ficha individual do aluno, sendo vedado o registro no histrico escolar. 3 Ao aluno que sofrer a sano prevista no inciso III, implicando perda de provas, estes, trabalhos, dada oportunidade de realiz-los logo aps seu retorno s atividades escolares. 4 As sanes podem ser aplicadas gradativamente, ou no, dependendo da gravidade ou reincidncia da falta. 5 No caso de aplicao de sanes ao aluno, garantido o direito ao contraditrio e ampla defesa, com a presena dos pais ou dos responsveis, quando menor de idade.

Nota-se que as sanes previstas, podem, ou, no serem aplicadas gradativamente, isso permeia o critrio da gravidade. Aqui, quero partilhar a primeira reflexo: quais so estes critrios: ao bel prazer do educador ou uma deciso autocrtica, oriunda do corporativismo docente, chancelada pela direo? Este afastamento da sala de aula computado como motivo justo? Porque, do contrario, pode incidir prejudicialmente, no processo de promoo do aluno, artigo 1293. E neste contexto, penso, que seja facultado ao agente disciplinador, alm da suspenso, sugerir ao aluno: atividades alternativas na instituio educacional , prevista no inciso III, do artigo 53. Por este vis, permeando as entre linhas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao, Lei n 9.394/96 e o Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei n 8.242/91, as quais nortearam a elaborao do Regimento Escolar, ora citado, e objetivando preservar, no s a escola, mas com as garantias e direitos das crianas e dos adolescentes. Cabe a Instituio escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanncia dos alunos na escola, e no retira-los da convivncia escolar, ainda que temporariamente.
2 3

Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal. Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal otasil1@gmail.com

O imbrglio, desta reflexo centra-se no tema indisciplina, ou melhor, indisciplina em sala de aula. Um tema cercado de tabus e dilemas, principalmente quando a finalidade preservar autoridade do professor. Mas o que seria indisciplina, de modo geral, contrario disciplina. Ou seja, as normas e regimentos que organizao as relao entre o docente e discente, no contexto escolar. Experincias mostram que mediadas de carter punitivo, do tipo suspenso, no resolveram o problema. Desta forma, sem celeuma, como educador, vejo a necessidade, ainda, de superar a noo de indisciplina, que est ultrapassado para o cenrio educacional de hoje e que a toma apenas como uma questo de comportamento. Se a escola se preocupar somente em resolver problemas de comportamento nunca chegar a ver a indisciplina resolvida. O bom comportamento nem sempre sinal de disciplina, pois pode indicar apenas adaptao aos esquemas da escola, simples conformidade ou mesmo apatia diante das circunstncias. Outro aspecto acerca da indisciplina tentar verificar, antes de tomas as sanes desejadas, os motivos que contribuem significativa para ela: problemas familiares, excessiva proteo dos pais, carncias sociais, influncia de dolos violentos, desmotivao dos alunos, falta de interesse, mtodos de ensino ultrapassados, regras escolares arbitrrias, imaturidade, desateno, incapacidade de fixao talvez por TDAH , agressividade, desafio autoridade do professor e inabilidade dos educadores de lidarem com os jovens. Pois o discente da atualidade j ingressa no sistema de ensino, seja pblico ou privado, cheio de informaes, que precisam ser organizadas. E no mais se alfabetizando com uso da cartilha. Neste escopo, recorro novamente a legislao educacional vigente, que coloca a Instituio escolar como o local adequado para a formao de aluno crtico, capaz de refletir e intervir sobre a realidade social, e exercer ativamente sua cidadania. Assim, a escola deve desenvolver competncias nos alunos tendo em vista tais finalidades. E isso pode ser outro indicativo de indisciplina, pois, o exerccio do pensamento crtico na forma de contestao, por exemplo, ao ser exercitado dentro da escola, resulta em situaes de conflito, quando os professores no gostam ou no esto preparados para lidar com alunos que recorrem a esta forma de expresso. Muitas escolas no oferecem espaos adequados para a prtica de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espao escolar fica

otasil1@gmail.com

limitado somente sala de aula, como crianas e adolescentes detm muita energia, a falta de locais para gastar essa energia conduz indisciplina. Mesmo iniciando, expondo, uma angustia enquanto, pai, percebo que a temtica complexa e outras reflexes so pontuais, o que tem originado vrios trabalhos acadmicos. Todavia, o que motiva a expor esta reflexo, as conseqncias que frutificam destas sanes. O aluno sancionado, do direito de assistir aula, no retorno da punio tem um acompanhamento, de carter psicolgico, e na mais simples medida, um acolhimento humano? Pois, este retorno, tem que ser diferente de sua sada, para renascer a empatia na relao professor X aluno. Estes jovens esto num processo de formao de carter e atitudes precipitadas, autoritrias e de excluso, como vejo sanes dessa estirpe, negar ao aluno o acesso a sala de aula, nada contra os desafios pedaggicos. No se pode fenece em relao a determinadas situaes adversas, na verdade, deve-se em cima delas inferir reflexes crticas sobre as normas da escola, agindo com cautela, coerncia e sentimento, pois se sabe que cada aluno nico e possui personalidade diferente. No podemos ficar inertes e no reconhecer que as principais estruturas pblicas educao, sade e segurana do Pas, e o Distrito Federal no exceo, esto inseridas nos caos, devido ausncia poltica do Estado. E que os reflexos destas situaes atingem a todos, seja em nossos lares, nas reunies sociais e na atividade laboral. Enfim, frente a esta postura, no significa que o educador deve se redimir do seu verdadeiro papel, possibilitando com isso a desordem, mas que no mnimo sua didtica esteja adequada ao universo de seu pblico-alvo e que suas relaes estejam voltadas a favorecer gradativamente um ambiente de respeito e reciprocidade, com base em princpios morais e ticos. Afinal, a semente da indisciplina ou da disciplina reside no clima da escola e sua relao com todo o ambiente escolar, de forma endgena ou exgena. Seria interessante pensar sobre o desafio colocado para as escolas pelas vertentes da indisciplina. A intensidade e o carter da indisciplina, hoje, parecem indicar menos a necessidade de transformao e mais a necessidade de inovao da escola.

otasil1@gmail.com

Potrebbero piacerti anche