Sei sulla pagina 1di 1

Livre-se das dores nos ps aps a corrida | Minha Vida

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/14181-livrese-das-dores-nos-...

Livre-se das dores nos ps aps a corrida


Escalda ps e massagens ajudam na recuperao para voltar ao treino
Por Fernando Menezes enviar para amigos

retweet retweet

Avalie esta matria 0 votos

tamanho da letra: A-

A+

Ps exaustos, doloridos e com as unhas de fazer d. O cenrio comum entre os apaixonados pela corrida e, algumas vezes, at prejudica - ou impede! - o treino. "As dores aps o treino podem ser causadas por leses musculares, nos tendes ou nas articulaes. Em todos os casos aconselhado fazer uma preparao e recuperao antes de praticar exerccios novamente", explica o fisiologista Raul Santo, da Unifesp. Mesmo que o problema seja comum, preciso procurar um mdico caso o desconforto persista por mais de dois dias, a dor seja muito forte ou se os ps estiverem inchados. "Em alguns casos preciso fazer fisioterapia para reaprender a pisar e retomar os treinos de corrida. Se a dor for crnica, apenas um mdico poder indicar o tratamento mais indicado", explica o ortopedista Evaldo Bsio, especialista do Minha Vida. Para as situaes em que as dores no passam de fadiga, as solues abaixo so as mais indicadas. Escolha uma delas e relaxe. Escalda ps Esse mtodo, bastante praticado para diminuir o estresse, tambm aumenta a circulao corporal, relaxa e recupera os msculos dos ps. Segundo a terapeuta Shirlei Fideles, do Otris Spa Urbano, o mtodo pode ser feito apenas com gua quente (a 35), mas leos e sais especiais aumentam ainda mais a sensao de relaxamento. "O sal grosso pode ser usado para ativar a circulao nos ps. A essncia de lavanda, por sua vez, tem propriedades relaxantes, que acabam com o estresse acumulado nos msculos", explica a terapeuta. importante, aps o relaxamento, fazer uma massagem com a toalha na hora de enxugar os ps, relaxando ainda mais os msculos. Gelo Tambm conhecido como crioterapia, o tratamento de leses e desconfortos com gelo bastante comum para quem pratica exerccios. "Os principais efeitos da aplicao do gelo nos msculos dos ps, ou de qualquer outro msculo super utilizado em uma atividade fsica, so a diminuio da dor (analgesia) e do espasmo muscular, explica o fisioterapeuta Maurcio Garcia, especialista do Minha Vida. O gelo diminui a circulao e a transmisso de impulsos nervosos e, por isso, alivia a dor. "Colocar gelo envolvido por um pano ou toalha no local dolorido e fazer movimentos circulares durante 20 minutos, sempre com intervalos de cinco em cinco minutos para no queimar a pele, diminui a sensao de dor e acelera a recuperao do msculo", diz Raul Oliveira.

Colocar gelo envolvido por um pano ou toalha no local dolorido e fazer movimentos circulares durante 20 minutos diminui a sensao de dor e acelera a recuperao do msculo

No entanto, ao usar gelo como analgsico para os ps, preciso tomar alguns cuidados. "Como o p uma regio bastante vascularizada, o contato prolongado com baixas temperaturas pode causar desconforto e ainda mais dores", explica Maurcio Garcia. gua quente Tentar relaxar os ps usando gua muito quente pode ter dois resultados: melhorar ou piorar as dores. "Colocar uma bolsa de gua quente nos ps relaxa os msculos e articulaes, provocando a sensao de recuperao e bem-estar. Mas, se a gua estiver muito quente, essa medida pode esquentar muito os vasos sanguneos, provocando mais micro leses que causam as dores", completa o fisiologista Raul Santo. Massagem Massagear os ps quando a dor aparece depois do treino uma boa medida para acabar com ao desconforto e se recuperar o rapidamente para outra rotina de treinos "Massagear a regio causa desconforto em um primeiro momento, devido irritao e possvel inflamao do local, mas depois ela ajuda a tirar os ns dos msculos e a amenizar as dores causadas pelas microleses", explica o fisiologista Raul Santo.

1 de 1

04/11/2011 16:52

Potrebbero piacerti anche