Sei sulla pagina 1di 12

As Leis Orgnicas do Ensino

Um estudo sobre as Leis Orgnicas de 1942

Aluno ................... Allan Jnior da Silva Costa Disciplina ...... Histria da Educao no Brasil Docente .................... Marly dos Santos Alves Turma ........................................ 1 Semestre Curso ................. Licenciatura em Matemtica Semestre ............................................ 2011.1

Fortaleza, 18 de Abril de 2011

Sumrio
Sumrio.......................................................................................................... 2 Introduo...................................................................................................... 3 As Leis Orgnicas do Ensino...........................................................................4 Decreto-Lei 4.073 Lei Orgnica do Ensino Profissional................................6 Decreto-Lei 4.048 Criao do SENAI ...........................................................7 Decreto-Lei 4.244 Lei Orgnica do Ensino Secundrio.................................9 Concluso..................................................................................................... 11 Bibliografia................................................................................................... 12

Introduo

A elaborao deste trabalho tem por objetivo mostrar de forma mais detalhada como ocorreu todo o processo de elaborao das Leis Orgnicas do Ensino, muito importantes para entender as reformas que a educao brasileira sofreu durante o perodo da Era Vargas. Em 1931, a 4 Conferncia da Associao Brasileira da Educao revela que o governo no conseguiu produzir um consenso entre os educadores nacionais. O governo provisrio no possui uma poltica de educao, e as disputas acirram-se entre laicos e religiosos. Um ano depois, o Manifesto dos Pioneiros surgiu com o objetivo de superar o estado fragmentrio das antigas reformas, influenciando principalmente a escola pblica A educao tem agora uma conscincia histrica, afastando-se dos interesses de classe social, dos privilegiados, para ser a base para a organizao da sociedade. Nasce a idia de uma escola de qualidade, guiada pelo princpio de igualdade e acesso a todos os indivduos. O individuo tem, portanto direito a educao, funo pblica por excelncia. Assim surgiu a necessidade de uma escola comum e acessvel para todas as pessoas. O objetivo criar a educao necessria modernizao do pas. Assim, os avanos conseguidos foram: A criao do Conselho Nacional de Educao, reorganizao da Faculdade do Rio de Janeiro, organizao do Ensino Secundrio, Regulamentao da Profisso de Contador e estruturao do Ensino Comercial. A implantao do Estado Novo em 1937 redefiniu o papel da educao no projeto nacionalista. A nova constituio dedicou-lhe menos espao, garantindo-lhe apenas como estratgia de resolver a "questo social" e combater o comunismo. O estado privilegiava um ensino especfico para as classes menos favorecidas, sendo o primeiro dever do estado a ser cumprido com indstrias e sindicatos. A escola se transformava em lugar de discriminao social. A poltica educacional era o lugar da ordenao moral e civil, adestramento, obedincia, formao da fora de trabalho para a modernizao. Em 1942 o atual Ministro da Educao, Gustavo Capanema, reinicia os embates polticos a respeito da reforma do ensino primrio. Ele regulamentou diversos decretos que foram denominados Leis Orgnicas do Ensino, que sero melhor abordados no decorrer do trabalho.

As Leis Orgnicas do Ensino

Tudo comeou com o Estado Novo... s mesmo Getlio Vargas para dar o pontap inicial para o melhoramento da Educao no Pas. At ento no havia uma grande preocupao com a Educao no Pas, havia apenas a idia de trabalhar na modernidade que o pas estava ganhando. Contudo, a classe operria estava desqualificada para operar mquinas e afins, e um investimento no ensino para o manuseio dessa maquinaria era necessrio. Visto que o agora a preocupao com a modernidade, uma preocupao muito grande com o ensino primrio surgiu, e em 1942, o ento ministro Gustavo Capanema, implementou uma srie de medidas que tomaram o nome de Leis Orgnicas do Ensino, que flexibilizaram e ampliaram as reformas de Francisco Campos. E assim foram aprovadas as leis supracitadas. Vale ressaltar que sero abordados neste trabalho apenas trs decretos-leis: o o o Lei Orgnica do Ensino Industrial (30 de Janeiro de 1942) Lei Orgnica do Ensino Secundrio (9 de Abril de 1942) Servio Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI (22 de Janeiro de 1942)

Com a aprovao desses decretos-lei, o ensino ficou composto, por cinco anos de curso primrio, quatro de curso ginasial e trs de colegial, podendo ser na modalidade clssico ou cientfico. O ensino colegial perdeu o seu carter preparatrio para o ensino superior, e passou a se preocupar mais com a formao geral. Apesar dessa diviso do ensino secundrio, entre clssico e cientfico, a predominncia recaiu sobre o cientfico, reunindo cerca de 90% dos alunos do colegial importante dizer ainda que essas leis possuam muitos dualismos que faziam com que no houvesse diretrizes comuns gerais a todos os ramos e nveis de ensino. As camadas mais favorecidas buscavam o ensino secundrio e superior e as mais pobres, as escolas primrias e uma rpida formao para o trabalho. Com o objetivo de complementar as leis j criadas, posteriormente foram baixados outras Leis Orgnicas: o o o o Lei Orgnica do Ensino Comercial Lei Orgnica do Ensino Primrio Lei Orgnica do Ensino Normal Lei Orgnica do Ensino Agrcola.

importante observar que as reformas de Francisco Campos, s atentaram para o ensino comercial, mas fica evidente a importncia que todas essas leis tiveram para melhorar aos poucos a educao que se tinha no Brasil.

Decreto-Lei 4.073 Lei Orgnica do Ensino Profissional

Em 30 de Janeiro de 1942 foi promulgada a primeira lei orgnica que diz respeito ao ensino tcnico profissional. Essa ficou conhecida como Lei Orgnica do Ensino Industrial e ela estabelece as bases de organizao e de regime do ensino industrial que o ramo de ensino, de grau secundrio, destinado preparao profissional dos trabalhadores da indstria e das atividades artesanais e ainda dos trabalhadores dos transportes, das comunicaes e da pesca. Com a promulgao do Decreto Lei, o ensino tcnico profissional passou a ser dividido em dois ciclos, com uma mdia entre sete a oito anos de durao. O primeiro ciclo seria considerado um ciclo bsico e fundamental para a classe operria, composta por 4 anos de ensino. J o segundo ciclo, seria um ensino mais tcnico e difcil, de 3 a 4 anos de durao. No 1 Ciclo tambm possua a opo de Mestria, com perodo de durao de dois anos. Os cursos de mestria tm por finalidade dar aos diplomados em curso industrial a formao profissional necessria ao exerccio da funo de mestre. A Mestria tambm poder ser feitas sob o regime de habilitao parcelada. Alm da Mestria, nesse Ciclo estavam inclusos o ensino artesanal e a prpria aprendizagem de tcnico (isto , aos que estavam destinados a ensinar, os aprendizes dos estabelecimentos industriais). O 2 Ciclo, por sua vez era composto por duas modalidades de curso: um curso tcnico, destinado ao ensino de tcnicas prprias ao ensino de funes especficas na indstria, e um curso pedaggico, visando a formao de outros professores e de administradores para o ensino industrial. Assim, ficou bem representado o papel do decreto-lei 4.073: o o Formar profissionais aptos ao exerccio de ofcio e tcnicas nas atividades industriais; Dar a trabalhadores jovens e adultos da indstria, no-diplomados ou habilitados, uma qualificao profissional que lhes aumente a eficincia e a produtividade; Aperfeioar ou especializar os conhecimentos e capacidades de trabalhadores diplomados ou habilitados; Divulgar conhecimentos de atualidades tcnicas.

o o

Decreto-Lei 4.048 Criao do SENAI

Mesmo com a aplicao da Lei Orgnica do Ensino Profissional, a organizao do ensino mdio profissional continuava a caminhar devagar (visto que implementar um sistema forte e eficiente leva tempo). Contudo, o cenrio brasileiro exigia um desenvolvimento de profissionais mais eficaz, que seja capaz de atender as necessidades de outrora. Se de um lado a Indstria exigia uma formao mnima do operariado e de outro uma aprendizagem mais rpida e prtica, ficou provado que a formao profissional era to boa que deixava pendncias ao mercado da poca. Assim, o governo teve de recorrer a um sistema de ensino paralelo ao habitual, em convnio com as indstrias, atravs de seu rgo mximo de representao, a Confederao Nacional das Indstrias CNI. Em 22 de janeiro de 1942, criou-se ento o Servio Nacional de Aprendizagem dos Industririos, que mais tarde ficou conhecido como Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), organizado e dirigido pela CNI e mantido pela contribuio dos estabelecimentos industriais a ela filiados. Um grande marco para o SENAI foi a criao de uma escola-modelo para o ensino profissional, que foi inaugurada em maio de 1942: a Escola Tcnica Nacional, no Rio de Janeiro, dirigida inicialmente por uma equipe de professores suos. De um modo geral, cabia ao SENAI realizar todo e qualquer aprendizagem industrial para deixar trabalhadores qualificados eficientemente. Dentre os papis mais importantes, destacam-se: o o Trabalhar cooperativamente com instituies a aprendizagem industrial Assistir aos empregadores na elaborao e execuo de programas de treinamento Proporcionar aos trabalhadores maiores de idade a oportunidade de completar a formao profissional adquirida no local de trabalho Conceder bolsas de estudos para empregados excepcionais Cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnolgicas de interesse industrial ou atividades semelhantes.

o o

Quatro anos se passaram e agora o governo criava mais um rgo com a mesma estrutura do SENAI, o SENAC. A diferena entre SENAI e SENAC que o SENAC comercial ao setor e dirigido e organizado pela Confederao Nacional do Comrcio. Aos poucos, j em 1948, o SENAI desiste da tarefa que lhe proposta, reivindicando para a escola primaria a tarefa de formao do operariado. por isso que ao longo dos anos abandona os cursos e atividades vinculados a formao de 7

mo de obra para dedicar-se a formao especializada de nvel tcnico. A remodelao sofrida no ps 64 devolver ao Estado a tarefa.

Decreto-Lei 4.244 Lei Orgnica do Ensino Secundrio

No dia 9 de Abril de 1942, Gustavo Capanema promulgava o ltimo decreto-lei do ano de 1942, que veio a ser conhecida como A Lei Orgnica do Ensino secundrio. Aparentemente pela primeira vez, uma lei foi criada com o intuito de melhorar o ensino e de descobrir pessoas de melhor desempenho para uma melhor qualificao. O ensino secundrio deve ser patritico por excelncia, com um ensino capaz de dar ao adolescente a compreenso dos problemas e das necessidades, da misso, e dos idias da nao, e bem assim dos perigos que os acompanharem. Ela foi promulgada com os seguintes objetivos: o o Formar, em prosseguimento da obra educativa do ensino primrio, a personalidade integral dos adolescentes. Acentuar a elevar, na formao espiritual dos adolescente, a conscincia patritica e a conscincia humanstica. Dar preparao intelectual geral que possa servir de base a estudos mais elevados de formao especial

Segundo a nova lei, o ensino secundrio seria ministrado em dois ciclos independentes. O primeiro compreender um s curso: o curso ginasial, com uma durao de quatro anos e esse seria destinado aos adolescentes do ensino fundamental. Nesse curso seriam aplicadas tanto disciplinas de Lnguas (Portugus, Francs, Latim e Ingls) quanto disciplinas envolvendo Cincias (Matemtica, Cincias Naturais, Histria e Geografia Geral e Brasileira) e Artes tambm (Desenho, Trabalhos Manuais e o que me chamou mais ateno, Canto Orfenico). J o segundo ciclo seria compreendido por dois cursos paralelos: o curso clssico e o curso cientfico. Ambos teriam a durao de trs anos e um objetivo de consolidar a educao ministrada no curso ginasial e desenvolv-la e aprofund-la melhor. A meu ver, era um aprofundamento um tanto rigoroso, visto que no curso clssico, a viso era a formao intelectual do indivduo, com um maior conhecimento de filosofia e estudo das letras antigas (Latim, Grego, Francs, etc.). No curso cientfico, essa formao ser marcada por um estudo maior de cincias. Por alguma razo o Grego era uma disciplina optativa e as Cincias (Matemtica, Fsica, Qumica e Biologia) tinham uma carga horria mais extensa que as outras. Outro ponto notvel que no corpo dessa lei tambm estavam regulamentados o ensino da educao fsica, da educao religiosa e do ensino militar. Ficou claro a exigncia exacerbada de contedos, que alinhados a rigidez do sistema, estavam presentes dispositivos para mant-lo alinhado com a ideologia autoritria do populismo vigente. Ainda existiam outros recursos que poderiam ser outrora ignorados, como exerccios dirios, uso de cadernetas, rendimento escolar e outros artifcios para prender o aluno em um alto nvel de conhecimento... ou mesmo para manter a rigidez 9

e a disciplina, como a presena de orientao educacional, sistema de provas rgido entre outros artifcios.

10

Concluso

Ficou claro que o Brasil desenvolveu muito em relao educao, se comparado com a poca do descobrimento, seja em relao gama de carreiras e conhecimentos a serem ofertados e transmitidos, seja pelas necessidades que a poca passava. Na minha mais sincera opinio, os mtodos mais rigorosos presentes no Estado Novo faziam com que os alunos aprendessem de maneira mais eficiente, no os entregando ao sedentarismo e a mesmice que se encontra no ensino atual. Um ensino forte e eficiente era necessrio para a insero dos estudantes no mercado de trabalho se tornou um grande sucesso, j que foram os trabalhadores daquela poca que fizeram o pas se tornar o que hoje: um pas em desenvolvimento com um grande potencial operrio. claro que problemas envolvendo as Leis Orgnicas do Ensino existiram, visto que mostrava ainda a dualidade entre classes, bem como a defesa de uma ideologia patriotista e de carter fascista. Contudo, com a queda de Vargas em 1946, outras Leis do ensino forma promulgadas, reformulando alguns princpios das leis citadas neste trabalho.

11

Bibliografia

Livros:
ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da Educao no Brasil. Petrpolis, RJ: Vozes, 2010. NUNES, Maria Tetis Nunes. Ensino Secundrio e Sociedade Brasileira

Sites:
SOLEIS Lista de Decretos-Leis http://www.soleis.adv.br/ Pedagogia em foco Histria da Educao no Brasil http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb08.htm Wikipedia - Gustavo Capanema http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustavo_Capanema Web Artigos As mudanas provocadas pela reforma de Gustavo Capanema http://www.webartigos.com/articles/32249/1/As-mudancas-provocadas-pela-reformade-Gustavo-Capanema-na-era-Vargas/pagina1.html Reforma no Ensino Secundrio Reforma do ensino secundrio | CPDOC

12

Potrebbero piacerti anche