Sei sulla pagina 1di 71

ARREPENDIMENTO POSTERIOR

O ART. 16 DO CP E OS ASPECTOS PENAIS DA REPARAO DO DANO

ALBERTO MARQUES
Juiz de direito. Professor da Escola da Magistratura do Paran.

SUMRIO: I. Propsito e idia geral deste trabalho. II. Dosimetria penal: teoria das circunstncias. III. Arrependimento posterior: breve conceito, natureza jurdica e lista dos requisitos. III. Histrico do instituto no direito brasileiro. IV. Breve exame da legislao comparada. V. Distino entre arrependimento eficaz (art. 15) e arrependimento posterior (art. 16). VI. Anlise pormenorizada dos requisitos explcitos do art. 16, segundo as concepes dominantes. VI, 1. Crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa. VI, 2. Reparao ou restituio da coisa. VI, 3. Arrependimento anterior ao recebimento da denncia. VI, 4. Voluntariedade do arrependimento. VII. Uma proposta de exegese cientfica dos aspectos polmicos do art. 16. VII, 1. Reparao parcial do dano: efeitos. VII, 2. Reparao do dano moral: necessria? VII, 3. Reparao do dano em delitos que ofendem bens jurdicos supraindividuais. VII, 4. Arrependimento em delitos cujo dano economicamente inaprecivel. VII, 5. Por um critrio consistente para determinar a voluntariedade do arrependimento. VII, 6. Reparao do dano em delitos culposos contra a vida e a integridade fsica. VIII. Efeitos do arrependimento posterior. VIII, 1. Critrios para dosagem da reduo da pena. VIII, 2. Casos onde o arrependimento leva absolvio? VIII, 3. Arrependimento intempestivo. VIII, 4. Comunicabilidade aos coautores e partcipes.

I.

Propsito e idia geral deste trabalho.

II.

Dosimetria penal: teoria das circunstncias.

III.

Arrependimento posterior: breve conceito, natureza jurdica e lista dos requisitos.

Art. 16. Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

(Redao dada ao artigo pela Lei n 7.209, de 11.07.1984)

IV.

Histrico do instituto no direito brasileiro.

V.

Breve exame da legislao comparada. Distino entre arrependimento arrependimento posterior (art. 16). eficaz (art. 15) e

VI.

O arrependimento eficaz, disposto no art. 15, apenas aquele que ocorre antes de consumado o delito, e que impede a sua consumao. J o arrependimento posterior, tratado no art. 16, aquele que se manifesta depois de consumado o delito ( posterior em relao consumao), atravs da reparao do dano.

VII.

Anlise pormenorizada dos requisitos explcitos do art. 16, segundo as concepes dominantes.

1.

Crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa.

[i] S cabe em delitos perpetrados sem violncia real ou grave ameaa contra pessoa. O dispositivo no exclui de sua abrangncia, pois, os delitos praticados com violncia presumida. So crimes praticados com violncia ou grave ameaa aqueles em que tais meios executrios so elementares do tipo: homicdio, leso corporal, roubo, estupro, atentado violento ao pudor, constrangimento ilegal, etc. Crimes culposos no so crimes praticados com violncia violncia s a agresso dolosa, e no a causao culposa de leso ou morte. Portanto, cabem na regra do art. 16 1. A lei no limita o benefcio apenas aos delitos patrimoniais: aplica-o a qualquer delito cometido sem violncia ou ameaa, ainda que no patrimonial.

1 Assim: RT 702/347, JUTACRIM 87/401, 89/440. Contra: JUTACRIM 89/268. Todos os julgados apud DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.27.

2.

Reparao ou restituio da coisa.

[ii] Exige-se reparao do dano ou restituio da coisa. O dano resultante do delito pode ser patrimonial ou extra-patrimonial (dano moral). A lei no limita a aplicao do benefcio aos delitos de que resulta apenas dano patrimonial. Assim, num crime de que no resulte dano patrimonial, a reparao do dano moral, pela compensao pecuniria do sofrimento da vtima, justifica a aplicao do benefcio. Por extenso, a reparao no integral se no h compensao do dano moral 2. Entende a doutrina que somente a reparao ou restituio integrais justificam a aplicao do benefcio 3.

3.

Arrependimento anterior ao recebimento da denncia.

[iv] Reparao/restituio antes do recebimento da denncia. A reparao ou restituio posterior ao recebimento da denncia no justifica aplicao do art. 16, embora pesem como atenuantes (art. 65, III, b).

4.

Voluntariedade do arrependimento.

[iii] Reparao/restituio por ato voluntrio do agente. A reparao ou restituio tm de ser voluntrias, ainda que no sejam espontneas. Se o agente acionado civilmente pela vtima, e, em audincia, celebra acordo e indeniza o dano, temos reparao voluntria, embora no espontnea. Houve um caso em que o ladro esqueceu seus documentos no lugar do furto, e, percebendo isso, no dia seguinte retornou e devolveu as coisas furtadas vtima: reconheceuse o arrependimento posterior voluntrio 4. No voluntria a restituio da coisa quando deriva de apreenso policial, nos casos em que a polcia encontra a coisa na posse do agente haja ou no flagrante ou a apreende casualmente em posse de terceiro. Alis, nessa hiptese, a restituio no ocorre por ato do agente, mas por ato da polcia. Cabe, contudo, discutir a situao em que o agente de um furto, para ficar com o exemplo mais comum que ocultou a coisa, depois de descoberto, voluntariamente informa polcia onde a escondeu. H, a, ato voluntrio de restituio? Parece-nos que sim: se no fosse a vontade do agente em colaborar, e informar o esconderijo da coisa, esta no seria restituda vtima. A hiptese
2 Isso no pacfico. Nesse sentido FRAGOSO, Lies ... cit., p.258. Contra DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.26-7. 3 DAMSIO, Direito Penal, cit., v.1, p.299; FRAGOSO, Lies ... cit., p.259; DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.26. 4

RJDTACR 9/67, apud DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.28.

difere daquela em que a polcia que encontra a coisa, na posse do agente ou no, mas sem ajuda deste. Essa ajuda, embora no seja espontnea, parece-nos voluntria. Relembre-se que no se exige a reparao por motivo nobre ou altrusta: basta que seja livre. Embora a lei fale em ato do agente, a jurisprudncia tem aplicado o benefcio quando a reparao/restituio feita por cnjuge, parente ou pessoa ligada ao agente, presumindo-se que foi feita em nome deste 5.

VIII.

Uma proposta de exegese cientfica dos aspectos polmicos do art. 16.


Reparao parcial do dano: efeitos.

1.

Entende a doutrina que somente a reparao ou restituio integrais justificam a aplicao do benefcio 6. No nos parece acertada essa posio. A reduo de pena do art. 16 varia de um a dois teros. Se a nica reparao que servisse para aplicao do benefcio fosse a integral, porque o legislador preveria uma variao na reduo da pena? Parece-nos critrio lgico que o montante da reduo de pena deve variar conforme o montante da reparao: reparao integral, reduo mxima, reparao parcial, reduo menor ou mnima. Depois, o art. 16 no diz reparado integralmente o dano, mas s reparado o dano, de forma que a interpretao gramatical no exclui a soluo aqui proposta. Por fim, se o dispositivo visa beneficiar mais a vtima que o agente 7, a soluo aqui proposta a melhor, do ponto de vista teleolgico. A soluo dominante incentiva o agente a no indenizar a vtima, quando no puder faz-lo integralmente. A soluo que propomos incentiva a reparao parcial, quando o agente no dispe de meios para reparar integralmente, porque, ainda assim, obter alguma reduo da pena. Depois, o dispositivo do art. 16 criticado com razo porque beneficia o infrator que tem posses, em detrimento do criminoso pobre 8. A interpretao que propomos minimiza essa injustia, na medida em que torna o benefcio acessvel ao criminoso de menor poder aquisitivo, que no pode reparar por inteiro o dano, mas pode repar-lo em parte. Enfim, a tese dominante fora seus defensores a encontrarem argumentos para excluir dessa reparao integral a reparao do dano extra-patrimonial 9, o que
5 RJTJSP 100/490, RJDTACR 12/49, apud DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.27. Contra: DAMSIO, Direito Penal, cit., v.1, p.300. 6 DAMSIO, Direito Penal, cit., v.1, p.299; FRAGOSO, Lies ... cit., p.259; DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.26. 7 8 9

FRAGOSO, Lies ... cit., p.257. FRAGOSO, Lies ... cit., p.258. Como faz DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.27.

contraria a lgica. Ou bem a reparao integral (dano patrimonial mais dano moral), ou bem no . pacfico, contudo, que ainda que a reparao no seja integral cabe aplicar o benefcio do art. 16 se a vtima declara estar satisfeita e indenizada 10.

2. 3.

Reparao do dano moral: necessria? Reparao do dano em delitos que ofendem bens jurdicos supraindividuais. Arrependimento inaprecivel. em delitos cujo dano economicamente

4.

5.

Por um critrio consistente para determinar a voluntariedade do arrependimento. Reparao do dano em delitos culposos contra a vida e a integridade fsica.

6.

IX.

Efeitos do arrependimento posterior.

A conseqncia do arrependimento posterior, preenchidos esses requisitos, a reduo da pena, de um a dois teros. Essa reduo pode levar a pena a grau inferior ao mnimo abstrato do tipo. A reduo obrigatria, se presentes os requisitos. 1. 2. Critrios para dosagem da reduo da pena. Casos onde o arrependimento leva absolvio?

H, contudo, situaes especiais. (a) Em relao ao crime do art. 171, 2, VI (fraude no pagamento mediante cheque), prevalece o entendimento de que o pagamento do cheque sem fundos, antes do recebimento da denncia, exclui a justa causa para a ao penal 11. (b) Nos crimes de ao penal privada e ao penal pblica condicionada representao do ofendido, da competncia do Juizado Especial (pena mxima no superior a um ano), o acordo entre agente e vtima quanto reparao dos danos acarreta renncia ao direito de queixa ou representao (art. 74, p.n., da L.9099). Essa hiptese abrange tambm os crimes de leses corporais simples e leses
10 11

Nesse sentido DAMSIO, Direito Penal, cit., v.1, p.299.

Nesse sentido DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.369, com ampla citao de jurisprudncia, inclusive do STF e do STJ.

corporais culposas (art. 88 da L.9099), e leses corporais culposas de trnsito (art. 303 c.c. art. 291, p.n., ambos da L.9503). Este ltimo no da competncia do Juizado Especial.

3. 4.

Arrependimento intempestivo. Comunicabilidade aos co-autores e partcipes.

Os requisitos do arrependimento posterior so os do art. 16:

Ver, no TCC da Miriam, aquele artigo do LF Gomes sobre lei tributria;

DATADEZ

ESTELIONATO - ARREPENDIMENTO POSTERIOR - POSSIBILIDADE DE EXTENSO DA CAUSA DE DIMINUIO A CO-RUS - Apesar de a lei se referir a ato voluntrio do agente, a reparao do dano, prevista no art. 16 do Cdigo Penal, circunstncia objetiva, devendo comunicar-se aos demais rus. Recurso conhecido e provido. (STJ - REsp 264283 - SP - 5 T - Rel. Min. Felix Fischer - DJU 19.03.2001) ESTELIONATO. PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16.

Em sede de estelionato, salvo a hiptese de pagamento por meio de cheque sem proviso de fundos ( 2, VI) , o ressarcimento do dano antes do recebimento da denncia no causa de extino da punibilidade, impondo-se, apenas fazer incidir a causa obrigatria de diminuio de pena do art. 16, do Cdigo Penal. Segundo as disposies do art. 89 da Lei 9.099/95, a suspenso do processo nas hipteses em que a pena mnima cominada ao crime for igual ou inferior a um ano dever ser proposta se o condenado no estiver sendo processado ou no for reincidente, e se a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade, bem como os motivos e circunstncias do crime indicarem ser necessrio e suficiente o sursis processual. Em sede de concurso de agentes, o art. 30 do estatuto punitivo expresso ao prever a incomunicabilidade das condies pessoais, o que impede a aplicao da extenso dos efeitos benficos da proposta de suspenso aos co-rus. Recurso ordinrio denegado. (STJ - HC 7.578 - PE - 6 T. - Rel. Min. Vicente Leal - DJU 28.06.1999 - p. 152) RECURSO ESPECIAL. FALSUM. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. DESCLASSIFICAO. ESTELIONATO (SMULA 17 DO STJ) . I - Se o Acrdo recorrido reconhece, em verdade, a ocorrncia de falsum e de estelionato, com aquele se exaurindo neste ltimo, de ser aplicada a Smula 17 do STJ (emendatio libelli) . II - Verificada a desclassificao, incide, no caso, a minorante do art. 16 do CP. III Com a nova resposta penal, operou-se a prescrio retroativa dado o decurso de tempo entre o fato e o recebimento da exordial acusatria. Recurso conhecido e parcialmente provido, extinguindo-se a punibilidade. (STJ - REsp 203860 - MG - 5 T. - Rel. Min. Felix Fischer - DJU 21.06.1999 - p. 198) ESTELIONATO. CONCURSO DE PESSOAS. REPARAO DO DANO ANTES DO OFERECIMENTO DA DENNCIA POR UM DOS AGENTES. ARREPENDIMENTO POSTERIOR CONFIGURADO. ART. 16 DO CP. A reparao do dano no se restringe esfera pessoal de quem a realiza, desde que a faa voluntariamente, sendo, portanto, nestas condies, circunstncia objetiva, estendendo-se, assim, aos coautores e partcipes. Precedente (HC 4.147-SP) . (STJ - 5 T - Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca - Rec. Esp. 122.760-SP - J. em 07/12/99 - DJU 21/02/2000, p.148) ESTELIONATO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. DIMINUIO DA PENA. A alegao de atipicidade da conduta por inexistncia de dolo que s pode ser avaliada aps a instruo criminal, sendo a via estreita do habeas corpus inidnea para esse mister, por ser infensa ampla dilao probatria. O ressarcimento do prejuzo antes do recebimento da denncia no exclui o crime de estelionato cometido na sua modalidade fundamental (art. 171, caput, CP) , apenas influindo na fixao da pena, nos termos do art. 16 do CP. A orientao contida na Smula 554 do STF restrita ao crime de estelionato na modalidade de emisso de cheques sem fundos, prevista no art. 171, 2, inc. VI, do estatuto repressivo. Recurso desprovido. (STJ - RO-HC 8.211 - BA - 5 T. - Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca - DJU 14.06.1999 - p. 214) ARREPENDIMENTO POSTERIOR. REQUISITOS. CP, ART. 16. No arrependimento posterior (CP, art. 16) , uma vez preenchidos os requisitos de crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa e reparao do dano ou restituio da coisa at o recebimento da denncia ou queixa, incide a causa obrigatria de diminuio da pena que no fica adstrita ao mnimo legal previsto. Se o ressarcimento feito aps aquele ato processual a hiptese se revela como simples atenuante (CP, art. 65, III, b) batizada pelo mnimo legal previsto no tipo. (STJ - REsp. 154.587 - J. em 13/10/98 - D.J. 09/11/98 - Rel. Min. Fernando Gonalves) FURTO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. NO CARACTERIZAO. DEVOLUO DO OBJETO APS RECEBIMENTO DA DENNCIA. 1 - A necessidade da intimao

pessoal do acusado da sentena condenatria, para comear a fluir o prazo recursal, questo pacfica na doutrina e jurisprudncia. 2 - Consuma-se o furto no instante em que a coisa subtrada retirada da esfera de disponibilidade da vtima. 3 - A embriaguez voluntria no isenta de responsabilidade penal o agente de crime de furto. 4 - A figura prevista pelo art. 16 do Cdigo Penal pressupe devoluo voluntria do objeto do furto at o recebimento da denncia. 5 - Pena privativa de liberdade exacerbada, impondo-se reduo, em face da existncia de circunstncias judiciais favorveis aos apelantes, bem como a pena de multa. 6 - A reparao do dano de forma espontnea enseja reconhecimento em favor dos rus da circunstncia atenuante prevista no art. 65, inc. III, alnea b, do Cdigo Penal. Regime aberto para o cumprimento inicial da sano. Recurso provido. (TJGO - ACr 18.823-1/213 - 1 C.Crim. (4 T.) - Rel. Des. Elcy Santos de Melo - J. 18.03.1999) ARREPENDIMENTO POSTERIOR. RESSARCIMENTO. PENA. REDUO. Se o acusado primrio, tem bons antecedentes, trabalha, agiu por amor filial, se as conseqncias do crime no foram graves, se ressarciu a vtima, no pode a pena ser fixada acima do mnimo legal. Maior deve ser o limite redutivo quando o ressarcimento se der mais prximo do fato criminoso. Quanto mais rpido for feito o ressarcimento, maior deve ser a reduo prevista no art. 16 do CP. (TRF 1 Regio - Ap. Crim. 25.983-8 - J. em 05/02/96 - D.J. 26/02/96 - Rel. Juiz Tourinho Neto) MOEDA FALSA. BOA-F NO DEMONSTRADA. CRIME CONTRA A F PBLICA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. NO CARACTERIZAO. Insubsistente a pretensa desclassificao do delito previsto no art. 289, 1, para o 2, do CP, eis que no demonstrada a alegada boa-f por parte do apelante. Inaplicvel ao caso o art. 16 do CP, posto que no houve ato voluntrio por parte do agente. Ademais, o delito em tela no atinge o patrimnio e sim a f pblica, pelo que o ressarcimento no enseja a diminuio da pena. (TRF 3 R. - ACr 7.971 - SP - 1 T. - Rel. Des. Oliveira Lima - DJU 30.03.1999) PECULATO. CP, ART. 312. RESSARCIMENTO DOS VALORES. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16. 1. No transcorreu o prazo prescricional, porque interrompeu-se com o despacho de recebimento da denncia. 2. A autoria e materialidade do delito ficaram comprovadas. O ru procedeu o ressarcimento dos valores apropriados, incidindo no caso o art. 16 do Cdigo Penal para reduzir-se a pena aplicada. 3. Preenchendo o condenado os requisitos legais, cabe o sursis especial previsto no art. 78, 2 do Cdigo Penal. (TRF 4 R. - ACr 97.04.70473-9 PR - 1 T. - Rel. Juiz Vladimir Freitas - DJU 14.07.1999 - p. 260) APROPRIAO INDBITA. COISAS FUNGVEIS. RESSARCIMENTO DO DANO ANTES DO RECEBIMENTO DA DENNCIA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR CARACTERIZADO. CP, ART. 16. 1. Esta via, em razo de sua sumarizao vertical, no comporta dilao probatria, devendo sua instruo ser composta por elementos prconstitudos. Alegaes de falta de justa causa, que podem at envolver exame de fatos, devem ser comprovadas prontamente, para que no se corra o risco de invadir rea prpria da ao penal, que a do contraditrio. 2. Coisas fungveis dadas em depsito irregular (art. 1.280 do Cdigo Civil) no podem ser objeto material de apropriao indbita; contudo, aquelas entregues para serem transmitidas a terceiro podem figurar nessa funo. 3. Na dico do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, o ressarcimento do dano decorrente da apropriao indbita, mesmo efetuado antes do recebimento da denncia, no tem o poder de descaracterizar o delito j consumado na inverso da posse. 4. Essa hiptese pode implicar o reconhecimento do arrependimento posterior (art. 16 do CP) , causa especial de diminuio da pena, a incidir na

dosimetria. 5. A conduta imputada aos pacientes configura crime, em tese, estando presente, por conseqncia, a justa causa necessria ao prosseguimento da ao penal hostilizada. Ordem denegada. (TRF 4 R. - HC 1999.04.01.061861-9 - RS - 2 T. - Rel. Juiz lcio Pinheiro de Castro - DJU 29.09.1999 - p. 554) MOEDA FALSA. BOA-F NO DEMONSTRADA. CRIME CONTRA A F PBLICA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. NO CARACTERIZAO. Insubsistente a pretensa desclassificao do delito previsto no art. 289, 1, para o 2, do CP, eis que no demonstrada a alegada boa-f por parte do apelante. Inaplicvel ao caso o art. 16 do CP, posto que no houve ato voluntrio por parte do agente. Ademais, o delito em tela no atinge o patrimnio e sim a f pblica, pelo que o ressarcimento no enseja a diminuio da pena. (TRF 3 R. - ACr 7.971 - SP - 1 T. - Rel. Des. Oliveira Lima - DJU 30.03.1999) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. A alegao de atipicidade da conduta por inexistncia de dolo que s pode ser avaliada aps a instruo criminal, sendo a via estreita do habeas corpus inidnea para esse mister, por ser infensa ampla dilao probatria. O ressarcimento do prejuzo antes do recebimento da denncia no exclui o crime de estelionato cometido na sua modalidade fundamental (art. 171, caput, CP), apenas influindo na fixao da pena, nos termos do art. 16 do CP. A orientao contida na Smula 554 do STF restrita ao crime de estelionato na modalidade de emisso de cheques sem fundos, prevista no art. 171, 2, inc. VI, do estatuto repressivo. Recurso desprovido. (STJ - RO-HC 8.211 - BA - 5 T. - Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca - DJU 14.06.1999 - p. 214) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16 Em sede de estelionato, salvo a hiptese de pagamento por meio de cheque sem proviso de fundos ( 2, VI), o ressarcimento do dano antes do recebimento da denncia no causa de extino da punibilidade, impondo-se, apenas fazer incidir a causa obrigatria de diminuio de pena do art. 16, do Cdigo Penal. Segundo as disposies do art. 89 da Lei 9.099/95, a suspenso do processo nas hipteses em que a pena mnima cominada ao crime for igual ou inferior a um ano dever ser proposta se o condenado no estiver sendo processado ou no for reincidente, e se a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade, bem como os motivos e circunstncias do crime indicarem ser necessrio e suficiente o sursis processual. Em sede de concurso de agentes, o art. 30 do estatuto punitivo expresso ao prever a incomunicabilidade das condies pessoais, o que impede a aplicao da extenso dos efeitos benficos da proposta de suspenso aos co-rus. Recurso ordinrio denegado. (STJ - HC 7.578 - PE - 6 T. - Rel. Min. Vicente Leal DJU 28.06.1999 - p. 152) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. IMPOSSIBILIDADE. MOEDA FALSA. BOA-F NO DEMONSTRADA. Insubsistente a pretensa desclassificao do delito previsto no art. 289, 1, para o 2, do CP, eis que no demonstrada a alegada boa-f por parte do apelante. Inaplicvel ao caso o art. 16, do CP, posto que no houve ato voluntrio por parte do agente. Ademais, o delito em tela no atinge o patrimnio e sim a f pblica, pelo que o ressarcimento no enseja a diminuio da pena. (TRF 3 R. - ACr 7.971 - SP - 1 T. - Rel. Des. Oliveira Lima DJU 30.03.1999) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. RESSARCIMENTO DOS VALORES. SURSIS. CABIMENTO. CP, ART. 78, 2 1. No transcorreu o prazo prescricional, porque interrompeu-se com o despacho de recebimento da denncia. 2. A autoria e materialidade do delito ficaram comprovadas. O ru procedeu o ressarcimento dos valores apropriados, incidindo no caso o art. 16 do

Cdigo Penal para reduzir-se a pena aplicada. 3. Preenchendo o condenado os requisitos legais, cabe o sursis especial previsto no art. 78, 2 do Cdigo Penal. (TRF 4 R. - ACr 97.04.70473-9 - PR - 1 T. - Rel. Juiz Vladimir Freitas - DJU 14.07.1999 - p. 260) PENA. DIMINUIO. APROPRIAO INDBITA. RESSARCIAMENTO DO DANO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16. 1. Esta via, em razo de sua sumarizao vertical, no comporta dilao probatria, devendo sua instruo ser composta por elementos pr-constitudos. Alegaes de falta de justa causa, que podem at envolver exame de fatos, devem ser comprovadas prontamente, para que no se corra o risco de invadir rea prpria da ao penal, que a do contraditrio. 2. Coisas fungveis dadas em depsito irregular (art. 1.280 do Cdigo Civil) no podem ser objeto material de apropriao indbita; contudo, aquelas entregues para serem transmitidas a terceiro podem figurar nessa funo. 3. Na dico do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, o ressarcimento do dano decorrente da apropriao indbita, mesmo efetuado antes do recebimento da denncia, no tem o poder de descaracterizar o delito j consumado na inverso da posse. 4. Essa hiptese pode implicar o reconhecimento do arrependimento posterior (art. 16 do CP), causa especial de diminuio da pena, a incidir na dosimetria. 5. A conduta imputada aos pacientes configura crime, em tese, estando presente, por conseqncia, a justa causa necessria ao prosseguimento da ao penal hostilizada. Ordem denegada. (TRF 4 R. - HC 1999.04.01.061861-9 - RS - 2 T. - Rel. Juiz lcio Pinheiro de Castro - DJU 29.09.1999 - p. 554) Art. 69. O contrato de promessa de cesso de direitos relativos a imveis no loteados, sem clusula de arrependimento e com emisso de posse, uma vez inscrita no Registro Geral de Imveis, atribui ao promitente cessionrio direito real oponvel a terceiro e confere direito a obteno compulsria da escritura definitiva de cesso, aplicando-se, neste caso, no que couber, o disposto no artigo 16 do Decreto-lei n. 58, de 10 de dezembro de 1937, e no artigo 346 do Cdigo do Processo Civil. Art. 22. Os contratos, sem clusula de arrependimento, de compromisso de compra e venda e cesso de direito de imveis no loteados, cujo preo tenha sido pago no ato de sua constituio ou deva s-lo em uma ou mais prestaes, desde que inscritos a qualquer tempo, atribuem aos compromissrios direito real oponvel a terceiros, e lhes conferem o direito de adjudicao compulsria nos termos dos arts. 16 desta lei, 640 e 641 do Cdigo de Processo Civil. (Redao dada pela Lei n 6.014, de 27.12.73) Se incidem duas causas de diminuio, a segunda diminuio deve recair sobre o quantum j reduzido pela primeira e no sobre a pena-base, evitando-se a pena zero . Esse princpio no foi observado pelo Juiz que sentenciou o processo n 269/85 da 18 Vara Criminal de So Paulo (Capital). Condenou o ru a dez diasmulta. Reduziu de um tero em face do erro de proibio vencvel (CP, art. 21, caput , parte final). Depois, aplicou a reduo de dois teros pela arrependimento posterior (CP, art. 16). Fez recair as duas diminuies sobre a pena-base, i.e ., reduziu trs teros dos trs teros, resultando a pena zero . Por fora de recurso da defesa, a 4 Cmara do TACRIMSP (v.u., em 02.05.1988) criticou a sentena. No havia, porm, recurso da acusao, pelo que o erro tornou-se imutvel.'' 9079 - PERMUTA - Resciso. Direito de arrependimento. Inadmissibilidade. Ausncia de previso contratual. Irrelevncia de tratar-se de instrumento particular. Aplicao das disposies referentes compra e venda. Art. 1.088 do CC, revogado pelo art. 22 do DL. 58, de 1937, Sm. 168 do STF e art. 1.164 do

mesmo Cdigo. (TJSP - AC 209.848-2 - 16 C - Rel. Des. Nlson Schiesari - J. 31.08.93) - (01 149/87). 9871 - ARREPENDIMENTO POSTERIOR - CPM, art. 303, 2. Deciso no mbito do CPM, em face do princpio da especialidade. CP, art. 16. Sua aplicao a fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso (CP, art. 12). O arrependimento posterior (CP, art. 16) no est previsto na legislao penal militar. Os benefcios previstos no CPM (arts. 72, III, b, e 240, 2) no caracterizam o arrependimento posterior a que se refere o art. 16 do CP. O arrependimento posterior (CP, art. 16) causa de diminuio da pena e no mera atenuante. HC deferido, para que, anulado o acrdo, no ponto, nova deciso se profira, tendo em conta o art. 16 do CP. (STF - HC 71.782-9 - RJ - 2 T - Rel. Min. Neri da Silveira - DJU 30.06.95). 1. APELAO CRIMINAL - NECESSIDADE DE PRVIO RECOLHIMENTO PRISO 2. ARREPENDIMENTO POSTERIOR - REDUO DA PENA (ART. EXTENSO A CO-AUTORES E PARTCIPES 16 DO CP) -

3. A causa especial de diminuio da pena a que alude o artigo 16 do CP prev o arrependimento posterior, que se exterioriza com a reparao do dano, e decorre de ato voluntrio do agente e s a ele aproveita, at porque est condicionado verificao de requisito de ordem subjetiva. 10202 - ARREPENDIMENTO POSTERIOR - (CP, art. 16). Ressarcimento feito por irmo da recorrente (r). Exigncia legal de "voluntariedade", e no de "espontaneidade". Causa objetiva de reduo obrigatria da pena. Recurso especial conhecido e provido. Penas reduzidas de dois teros. (STJ - REsp. 61.098.2 - SP - 6 T - Rel. Min. Adhemar Maciel - DJU 30.10.95) 10566 - PECULATO - Pena. Dosimetria. Arrependimento posterior. Reduo. Art. 16 do CP. Se o acusado primrio, tem bons antecedentes, trabalha, agiu por amor filial, se as conseqncias do crime no foram graves, se ressarciu a vtima, no pode a pena ser fixada acima do mnimo legal. Maior deve ser o limite redutivo quando o ressarcimento se der mais prximo do fato criminoso. Quanto mais rpido for feito o ressarcimento, maior deve ser a reduo prevista no art. 16 do CP. (TRF 1 R - ACr. 95.01.25983-8 - DF - 3 T - Rel. Juiz Tourinho Filho - DJU 26.02.96). O arrependimento que se d posteriormente execuo do crime aquele previsto no art. 16 do diploma repressivo que, conquanto atenue a retribuio estatal, no tem o condo de excludente. Noutras palavras, se o arrependimento se situar na esfera de execuo do delito pode ocorrer excludente de tentativa, desde que no sobrevenha o resultado. No entanto, se ocorrer posteriormente execuo, s se admite a figura do arrependimento posterior. Vistos. Da sentena que o condenou pena de 6 dias-multa, por infrao do art. 155, caput, c/c os arts. 16 e 60, 2, todos do CP, o acusado supranominado apela por absolvio, argumentando que sua ao estaria escudada pelo arrependimento eficaz. O arrependimento que se d posteriormente execuo do crime aquele previsto no art. 16 do diploma repressivo que, conquanto atenue a retribuio estatal, no tem o condo de excludente. Noutras palavras, se o arrependimento se situar na esfera de execuo do delito pode ocorrer excludente de tentativa, desde que no sobrevenha o resultado. No entanto, se ocorrer posteriormente execuo, s se admite a figura do arrependimento posterior. 11283 - PECULATO IMPRPRIO - Princpio da insignificncia. Reduo da pena

face ao arrependimento posterior comprovado pelo agente. Cabimento. Extino da punibilidade pela Prescrio Retroativa da pretenso punitiva do Estado. O princpio da insignificncia ou da bagatela no pode ser invocado em favor do ru em crime de peculato, mesmo diante do ressarcimento total e satisfatrio do dano ao Errio, porquanto a leso do bem jurdico patrimonial deve ser conjugada leso ao dever de fidelidade que o servidor pblico tem para com a Administrao, subsistindo, no caso, o dano moral. Presentes todos os requisitos elencados no art. 16 do CP e sendo o ru primrio e de bons antecedentes, de ser aplicada a diminuio da pena em seu grau mximo. A pena de 8 meses de recluso prescreve em 2 anos, nos termos do art. 109, VI, c.c. art. 110, 1 e 2, do CP. Extino da punibilidade que se declara de ofcio (art. 61 do CPP). (TRF 3 R - ACr. 95.03.023.012-8-SP - 2 T - Rel. Juiz Clio Benevides - DJU 26.07.95). 12742 - ESTELIONATO - Art. 171, caput do CP. Ressarcimento do prejuzo antes do oferecimento da denncia. Extino da punibilidade. Inocorrncia. O ressarcimento do prejuzo antes do oferecimento da denncia no extingue a punibilidade do crime de estelionato previsto no art. 171, caput do CP. A orientao contida na Sm. 554 do STF restrita ao estelionato na modalidade de emisso de cheques sem suficiente proviso de fundo, prevista no CP, art. 171, 2, VI. O concurso material de crimes no impede o reconhecimento do estelionato privilegiado (CP, art. 171, 2), devendo o valor do prejuzo, para efeito da concesso do benefcio, ser aferido separadamente em cada uma das infraes, que so autnomas e praticadas contra vtimas diferentes. Argumente-se, ainda, que o privilgio foi institudo em benefcio do ru, no podendo ser interpretado em seu desfavor. Logo, no existindo norma legal que vede a considerao do prejuzo em separado, assim deve ser feito. A reduo prevista no art. 16 do CP (arrependimento posterior) deve incidir tambm sobre a pena de multa, ainda que esta seja a nica aplicada. Recurso provido para condenar o recorrido, extinguindose, em seguida, a punibilidade, em face da ocorrncia da prescrio da pretenso punitiva. (STJ - REsp. 109.426 - RS - 5 T - Rel. Min. Edson Vidigal - DJU 10.11.97). 5. No se observa, por outro aspecto, o alegado arrependimento posterior, muito menos nos moldes estabelecidos no art. 16 do CP. 13892 - PECULATO - Arrependimento posterior (CP, art. 16). Reparao integral. Pena. Dosimetria. Fundamentao suficiente. Regime prisional. CP, art. 33, 2, c. Para o reconhecimento da circunstncia minorante prevista no art. 16, do CP, em se tratando de crime de peculato, necessrio que o agente efetue a restituio integral da quantia desviada, sendo irrelevante o recolhimento apenas do valor nominal, inexpressivo economicamente em perodo de inflao. No merece censura a deciso que, ao fixar a pena-base acima do mnimo legal, indica objetivamente as razes e fundamentos pertinentes, na linha de compreenso do art. 59, do CP. A determinao do regime inicial de cumprimento da pena integra o processo de sua individualizao, devendo, todavia, situar-se em consonncia com os rigorosos parmetros do art. 33, do CP, que prev o cumprimento de pena igual ou inferior a 04 anos em regime aberto para os condenados no reincidentes. (STJ REsp. 136.115 - SP - 6 T - Rel. Min. Vicente Leal - DJU 29.06.98). 14256 - PECULATO - Ressarcimento do dano antes do recebimento da denncia. Arrependimento posterior. Pena. Reduo obrigatria. No arrependimento posterior (art. 16 do CP), uma vez preenchidos os requisitos de crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa e reparao do dano ou restituio da coisa at o recebimento da denncia ou queixa, incide a causa obrigatria de diminuio da pena que no fica adstrita ao mnimo legal previsto. Se o ressarcimento feito aps aquele ato processual a hiptese se revela como simples atenuante (art. 65,

III, b, do CP) balizada pelo mnimo legal previsto no tipo. REsp. conhecido. Extino da punibilidade - prescrio. (STJ - REsp. 154.587 - MG - 6 T - Rel. Min. Fernando Gonalves - DJU 09.11.98). 14704 - PRESCRIO - Pretenso punitiva: arts. 109, V, e 117, I e IV, do CP. Prefeito Municipal. Crime de desvio de bens ou rendas pblicas (art. 1, I, do DL. 201, de 27.02.1967). Arrependimento posterior (art. 16 do CP). Reduo da pena. A Escola em questo foi construda na gesto do paciente, antes do recebimento da denncia, embora depois de constatada sua falta pelo TCE. Sendo assim, a condenao pena de 03 anos de recluso, imposta no acrdo proferido na Ao Penal, haveria de ser reduzida, no mnimo, de um tero, nos termos do art. 16 do CP. E com essa reduo da pena, por 02 anos, de se reconhecer, em favor do paciente, ex officio, como demonstrou o segundo parecer do MP, a extino da punibilidade, pela prescrio da pretenso punitiva, em face do tempo decorrido entre a data do recebimento da denncia e a da condenao. Tudo diante do que dispem os arts. 117, I e IV, e 109, V, do CP. (STF - HC 75.908 - RO - 1 T Rel. Min. Sydney Sanches - DJU 03.04.98).

E-JTJPR

53052547 APELAO CRIME PECULATO, USO DE DOCUMENTO FALSO E FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO SENTENA CONDENATRIA Apelos de dois dos rus buscando em sede de preliminar a nulidade do processo ao argumento de nulidade do decisrio por falta de observao na mensurao da pena da causa especial de diminuio contida no artigo 16, do Cdigo Penal e cerceio de defesa em razo do indeferimento da realizao de percia tcnica e falta de corpo de delito Preliminar de um dos rus almejando o reconhecimento e declarao da prescrio, na forma retroativa, com relao ao crime de uso de documento falso No mrito todos os apelantes perseguem a absolvio Preliminares afastadas, exceto a relativa ao reconhecimento da prescrio retroativa em relao a um dos apelantes, referentemente ao crime de uso de documento falso Declarao de extino da punibilidade de um dos apelantes com prejuzo ao exame de mrito do recurso interposto Farto conjunto probatrio que conduz ao reconhecimento da culpabilidade de dois dos apelantes Decreto condenatrio calcado em prova irrefutvel Manuteno Admissibilidade da causa especial de diminuio da pena face o arrependimento posterior Reparao do dano Voluntariedade Reduo do apenamento Reconhecimento e declarao da extino da punibilidade por operada a prescrio da pretenso punitiva na forma retroativa Recursos conhecidos e parcialmente providos. (TJPR ApCr . 0068176-9 (13336) Curitiba 1 C.Crim. Rel. Juiz Conv. Milani de Moura DJPR 18.06.2001) 53035677 CRIME FUNCIONAL ART. 312, DO CDIGO PENAL I Resposta prvia Advogado nomeado Se, verificada a circunstncia prevista no pargrafo nico do art. 514, do Cdigo de Processo Penal, nomeou-se defensor dativo para o oferecimento da resposta preliminar, apresentada mediante trabalho zeloso e tecnicamente bem elaborado, inexiste nulidade por falta de notificao pessoal do funcionrio para a prtica do ato II Peculato Caracterizao Tipifica o crime de peculato a conduta do funcionrio auxiliar da justia que retm, em proveito

prprio, por vrios meses, importncias recebidas para pagamento de custas processuais e multa penal III Pena-base Fixao comedida e fundamentada O fato de ser o ru primrio e de bons antecedentes no conduz, por si s, imposio de pena-base no mnimo legal, visto no serem apenas estes fatores que determinam a composio da resposta penal IV Arrependimento posterior quantum de reduo da pena Sendo relativamente pronto o arrependimento a que alude o art. 16, do Cdigo Penal, justifica-se a reduo da pena em quantum intermedirio V Perda da funo pblica Inadmissibilidade Pena privativa de liberdade inferior a quatro anos no justifica a perda da funo pblica se o crime foi cometido antes do advento da Lei n 9.268/96, que alterou a redao do art. 92, do Cdigo Penal Recursos do ru e do ministrio pblico desprovidos. (TJPR ApCr . 0081923-6 (11868) Loanda 2 C.Crim. Rel. Des. Telmo Cherem DJPR 07.02.2000) 53032504 APELAO CRIME PECULATO-FURTO DECISO CONDENATRIA APELO PERSEGUIDO A ABSOLVIO AO ARGUMENTO DE AUSNCIA DE PROVAS QUE POSSAM INCRIMINAR O ACUSADO PLEITO ALTERNATIVO OBJETIVANDO O RECONHECIMENTO DA MINORANTE ESPECIAL DO ARREPENDIMENTO POSTERIOR PROVA EFICIENTE E CAPAZ DE LASTREAR O LANADO DECRETO CONDENATRIO RECONHECIMENTO E APLICABILIDADE DA REGRA DISPOSTA NO ARTIGO 16, DO CDIGO PENAL SUBSIDIARIAMENTE NA LEGISLAO PENAL MILITAR RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO 1.- Restando demonstrado que o ru subtraiu, para si, os toca-fitas, valendo-se da oportunidade que lhe proporcionou a qualidade de policial em servio, configura-se o crime de peculato-furto, modalidade cunhada no pargrafo 2, do artigo 303, do Cdigo Penal Militar. 2.Tendo o ru devolvido, voluntariamente, o bem subtrado, em sua totalidade, antes do oferecimento da denncia e, no tendo sido a subtrao cometida com o emprego de violncia ou grave ameaa pessoa, de ser lhe estendido a merc do arrependimento posterior. (TJPR ApCr . 0077027-0 (11684) Curitiba 1 C.Crim. Rel. Juiz Conv. Milani de Moura DJPR 27.09.1999) 53026894 APELAO CRIME FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO PEDIDO DE ABSOLVIO OU RECONHECIMENTO DA DESISTNCIA VOLUNTRIA OU ARREPENDIMENTO EFICAZ OU POSTERIOR INVIABILIDADE PARTO SUPOSTO ALEGAO DE MOTIVO NOBRE INOCORRNCIA APELO IMPROVIDO 1. de ser mantida a condenao ante existncia de prova robusta da prtica dos crimes de favorecimento da prostituio e parto suposto. 2. Incogitvel o reconhecimento da desistncia voluntria depois de consumado o crime. 3. O arrependimento posterior (CP, art. 16), por outro lado, s tem cabida quando o agente repara o dano causado, o que no ocorre com o favorecimento da prostituio, cujo prejuzo irreparvel. 4. No sendo nobre o motivo de registro de filho alheio como prprio, incide o caput do art. 242 do Cdigo Penal, e no a figura privilegiada do respectivo pargrafo nico. (TJPR ApCr . 0067473-9 (10939) Londrina 2 C.Crim. Rel. Des. Nunes do Nascimento DJPR 09.11.1998) 53071452 PENA NULIDADE INOCORRNCIA FIXAO DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA Observados os critrios individualizadores que norteiam o juiz na fixao da pena-base, no h que se falar em nulidade por falta de fundamentao em sua dosagem, mxime quando estabelecida no mnimo legal. SENTENA ARREPENDIMENTO POSTERIOR CAUSA OBRIGATRIA DE REDUO DA PENA CONSIDERADA COMO CIRCUNSTNCIA JUDICIAL EQUVOCO QUE NO ACARRETA NULIDADE POSSIBILIDADE DE CORREO EM GRAU DE RECURSO No h nulidade na sentena pelo fato de seu prolator considerar o arrependimento posterior, causa obrigatria de reduo da pena, como circunstncia judicial, pois tal equvoco pode ser corrigido em grau de recurso.

PECULATO OFENSA ADMINISTRAO PBLICA E AO PARTICULAR RESSARCIMENTO DO DANO IRRELEVNCIA CONDENAO MANTIDA Consoante j proclamou o Pretrio Excelso, o ressarcimento do dano no extingue a punibilidade no peculato doloso. O que importa nesse crime no s a leso patrimonial, mas, igualmente, a desmoralizao a que fica exposta a Administrao Pblica. ARREPENDIMENTO POSTERIOR CAUSA OBRIGATRIA DE REDUO DA PENA REPARAO VOLUNTRIA DO DANO PELO AGENTE ANTES DE INICIADA A AO PENAL INTELIGNCIA DO ART. 16 DO CDIGO PENAL RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO Caracterizado o arrependimento posterior, faz jus o agente diminuio da pena, nos moldes do art. 16 do Cdigo Penal. (TJPR ApCr . 0062049-3 (10496) Jaguariaiva 1 C.Crim. Rel. Des. Tadeu Costa DJPR 06.04.1998) 53026894 N do Acrdo: 10939 Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0067473-9 Comarca: Londrina rgo Julgador: 2 Cmara Criminal Relator: Nunes do Nascimento Data do julgamento: 8/10/1998 Data da publicao: 9/11/1998 Deciso: Por unanimidade de votos, foi negado provimento ao apelo. Ementa: DECISO: ACORDAM os Desembargadores da Segunda Cmara Criminal do egrgio Tribunal de Justia do Estado do Paran, unanimidade, em negar provimento apelao. EMENTA: APELAO CRIME FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO PEDIDO DE ABSOLVIO OU RECONHECIMENTO DA DESISTNCIA VOLUNTRIA OU ARREPENDIMENTO EFICAZ OU POSTERIOR INVIABILIDADE PARTO SUPOSTO ALEGAO DE MOTIVO NOBRE INOCORRNCIA APELO IMPROVIDO 1. de ser mantida a condenao ante existncia de prova robusta da prtica dos crimes de favorecimento da prostituio e parto suposto. 2. Incogitvel o reconhecimento da desistncia voluntria depois de consumado o crime. 3. O arrependimento posterior (CP, art. 16), por outro lado, s tem cabida quando o agente repara o dano causado, o que no ocorre com o favorecimento da prostituio, cujo prejuzo irreparvel. 4. No sendo nobre o motivo de registro de filho alheio como prprio, incide o caput do art. 242 do Cdigo Penal, e no a figura privilegiada do respectivo pargrafo nico. Acrdo: { } APELANTE:MARIA DORACI SILVA APELADO:MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN RELATOR:DES. NUNES DO NASCIMENTO APELAO CRIME FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO PEDIDO DE ABSOLVIO OU RECONHECIMENTO DA DESISTNCIA VOLUNTRIA OU ARREPENDIMENTO EFICAZ OU POSTERIOR INVIABILIDADE PARTO SUPOSTO

ALEGAO DE MOTIVO NOBRE INOCORRNCIA APELO IMPROVIDO 1. de ser mantida a condenao ante existncia de prova robusta da prtica dos crimes de favorecimento da prostituio e parto suposto. 2. Incogitvel o reconhecimento da desistncia voluntria depois de consumado o crime. 3. O arrependimento posterior (CP, art. 16), por outro lado, s tem cabida quando o agente repara o dano causado, o que no ocorre com o favorecimento da prostituio, cujo prejuzo irreparvel. 4. No sendo nobre o motivo de registro de filho alheio como prprio, incide o caput do art. 242 do Cdigo Penal, e no a figura privilegiada do respectivo pargrafo nico. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Crime n 67.473-9, de Londrina, em que apelante Maria Doraci Silva e apelado o Ministrio Pblico do Estado do Paran: ACORDAM os Desembargadores da Segunda Cmara Criminal do egrgio Tribunal de Justia do Estado do Paran, unanimidade, em negar provimento apelao. Maria Doraci Silva, alcunhada Vera, Valmir da Silva Diana e Benedito Gilberto da Silva, alcunhado Ben, foram denunciados pelo Ministrio Pblico como incursos nas seguintes sanes: a) Maria Doraci Silva por violao dos artigos 228, pargrafos 1 e 3 (favorecimento da prostituio) e 242 (parto suposto), combinados com os artigos 29 e 69, todos do Cdigo Penal; b) Valmir da Silva Diana por violao do artigo 228, pargrafos 1 e 3 (favorecimento da prostituio), combinado com o artigo 29, ambos do Cdigo Penal, e; c) Benedito Gilberto Silva por violao do artigo 242 (parto suposto), combinado com o artigo 29, ambos do Cdigo Penal, em razo da prtica dos fatos delituosos assim narrados na exordial acusatria e retificao de fls. 156, verbis: 1-A denunciada Maria Doraci da Silva e o denunciado Valmir Silva Diana, conluiados entre si, cada um aderindo conduta delituosa do outro, agiam nesta cidade com a finalidade de agenciar mulheres, preferencialmente adolescentes para trabalhar na Boate Sculo 20, na cidade de Cuiab-MT, onde deviam fazer os denominados programas, que consistiam em manter relaes sexuais com freqentadores daqueles estabelecimentos. Com esse propsito, depois de conhecer e ganhar a confiana da adolescente VMC (14 anos, fls.10), o denunciado Valmir, em meados de outubro/94, passou a fazer sua cabea, persuadindo-a a que aceitasse a proposta de trabalhar na referida boate. Convencida, a mencionada adolescente foi apresentada denunciada Maria Doraci que, acenando-lhe com a possibilidade de ganhar R$ 150.00 por noite, encarregou-se de comprar a passagem de nibus para Cuiab, para onde viajou VMC, no dia 20 de outubro de 1994, em companhia de outras 3 adolescentes, ainda no bem identificadas. No dia 24 de outubro de 1994, a adolescente V.M.C., tambm em companhia das 3 adolescentes, foi obrigada a atender um cliente daquela boate, mantendo com ele conjuno carnal, fato que ocorreu no Motel Asa Branca, em Rondonpolis-MT, para onde se dirigiu de carro conduzido por um motorista da boate Sculo 20, sob determinao da denunciada Maria Doraci, recebendo R$ 25,00 pelo programa. Assim agindo os denunciados induziram a adolescente V.M.C. prtica da prostituio, visando obteno de lucro. 2-No dia 29 de junho de 1990, os denunciados Maria Doraci da Silva e Benedito Gilberto da Silva, conluiados entre si, cada um aderindo conduta delituosa do outro, registraram como sua filha EGLEN ALINE SANTIAGO SILVA, assento lavrado no Cartrio de Registro Civil do 2 Ofcio nesta cidade (fls.61), quando, na verdade, tal criana do sexo feminino filha de Alexandre Balera Baena e Patrcia Aparecida Santiago Baena.

Aps o recebimento da denncia (fls.81) os rus foram citados (fls.87-v), e interrogados (fls.91/97). Defesas prvias apresentadas (fls.98 e 121). Na instruo criminal foram inquiridas 04 (quatro) testemunhas arroladas pela acusao (fls.124/127v e 143/144). Na fase do artigo 499 do Cdigo de Processo Penal, o agente do parquet aditou a denncia de fls. 02/04, com relao ao fato n 02, ratificando os demais termos (fls.156). As defesas, devidamente intimadas do aditamento e para os fins do artigo 499, nada requereram (fls.159). Colhidas alegaes finais oferecidas pela acusao (fls.160-6) e pelas defesas (fls. 168/173 e 176-7), sobreveio a sentena que julgou procedente parcialmente a denncia (fls.181/193), ao fim de absolver o ru Benedito Gilberto Silva, com fulcro no artigo 386, inciso IV, do Cdigo de Processo Penal, e condenar a r Maria Doraci Silva, nas penas do artigo 228, pargrafo 1 e 3 e artigo 242, combinados com os artigos 29 e 69, todos do Cdigo Penal, a 05 (cinco) anos de recluso e 60 (sessenta) dias-multa, a ser cumprida em regime semi-aberto, e tambm condenar Valmir da Silva Pires, como incurso nas sanes do artigo 228, pargrafo 1 e 3, combinado com o artigo 69, ambos do Cdigo Penal, a 03 (trs) anos de recluso e 60 (sessenta) dias-multa, a ser cumprida em regime aberto. A acusada Maria Doraci Silva interps a presente apelao (fls.199/206), pugnando pela reforma do decisum, ao fito de ser absolvida das imputaes, haja vista a fragilidade das provas apresentadas. Alternativamente, pleiteia a aplicao dos artigos 15 e 16 (desistncia voluntria e arrependimento posterior) do Cdigo Penal, com relao ao crime de favorecimento da prostituio (art. 228,CP) e do pargrafo 1do artigo 242 (parto suposto cometido por motivo nobre) do Cdigo Penal. O ru Valmir da Silva Diana tambm apelou da sentena condenatria, mas o recurso foi declarado deserto (fls.231), com fulcro no que dispe o artigo 806, pargrafo 2, do Cdigo de Processo Penal. Contra-arrazoando, o Ministrio Pblico de manuteno, in totum, da sentena (fls.216/226). primeiro grau optou pela pelo

Neste grau, a douta Procuradoria Geral de Justia pronunciou-se conhecimento e improvimento do recurso de apelao. Posto isto: A insurgncia no vinga.

No respeitante ao crime de favorecimento da prostituio, previsto no artigo 228 do Cdigo Penal, denota-se que a modalidade delitiva restou perfeitamente demonstrada no curso da instruo criminal. Com efeito, colhe-se dos autos que o co-ru Valmir da Silva Diana conseguia garotas para a r, ora apelante, Maria Doraci Silva, lev-las para o Estado do Mato Grosso, onde tais meninas participariam de shows e programas em boates. o que se extrai das declaraes do prprio Valmir, quer na fase indiciria (fls.21), quer no seu interrogatrio judicial (fls.95). E foi isto que ocorreu com a menor Vivian, que foi induzida pela apelante e pelo co-ru Valmir da Silva Diana a trabalhar em Cuiab (MT), para atender telefone e servir cafezinho numa sauna, com promessa de elevados ganhos, para onde efetivamente se dirigiu em companhia de mais trs moas de Londrina, igualmente agenciadas pela apelante, que at lhes pagou as passagens de nibus. Todavia, chegando quela cidade, cedo constatou que a realidade era bem diversa da prometida, eis que, na realidade, deveria sujeitar-se a realizao de programas sexuais.

De l a menor foi trazida de volta para Londrina em decorrncia da pronta ao de sua me, Ins Maria Correia, informada por Maria Beatriz Breve (fls.127), de que sua filha poderia ter sido levada para Cuiab ao fim de prostituir-se, levou o fato ao conhecimento da Promotoria da Infncia e Juventude, conseguindo, destarte, resgatar a filha, fato que veio a acarretar a priso tambm de Valmir e de Maria Doraci Silva. Como ressabido, nos crimes contra os costumes, se a palavra da vtima encontra supedneo na prova coligida que, embora circunstancial, indicativa da autoria, de admitir-se a condenao (Ap.27849-TA Crim SP-Rel.Matos Faria). Demais disto, as declaraes do co-ru Valmir da Silva Diana, prestadas de forma desinteressada e integrando sua confisso, por suposto tem forte valor probante. Ainda, integram o arsenal probatrio as declaraes prestadas por Alexandre Bolera Boena, ex-genro da apelante, quando afirmou que Maria Doraci sempre esteve ligada prostituio, sendo, inclusive, a responsvel pela admisso de sua prpria filha, esposa do informante, na prtica do sexo mediante paga (fls.143). Do exposto, ao contrrio do que sustenta a apelante, verifica-se que a prova coligida robusta, consoante de sobejo se pode verificar, prestando-se a embasar decreto condenatrio. Quanto ao pleito de incidir na espcie os institutos previstos nos artigos 15 (desistncia voluntria e arrependimento eficaz) e 16 (arrependimento posterior) do Cdigo Penal, reputam-se incabveis na espcie tais figuras privilegiadas, pois no caso da desistncia voluntria e arrependimento eficaz, necessrio que o iter criminis no se tenha completado, tornando-se incogitvel no caso de crime consumado, tal como sucede na hiptese vertente. No que ao arrependimento posterior, bem de ver este somente aplicvel quando o agente repara o dano causado, ou seja, somente empregado nos delitos em que ocorra um prejuzo patrimonial vtima, o que no o caso dos autos, onde o prejuzo causado ofendida irreparvel, na aguda anlise da douta Procuradoria Geral de Justia (fls. 270). In casu, impossvel a aplicao destes institutos, reitere-se, pois o delito j se encontrava consumado, com a vtima posta disposio dos fregueses na boate para onde foi levada, em situao que nunca ser esquecida nem reparada. No mesmo norte, com relao ao crime previsto no artigo 242 do Cdigo Penal (parto suposto), a sentena deve ser integralmente mantida, pois a materialidade delitiva e autoria quedaram evidenciadas de forma cabal, como bem intuiu a douta Procuradoria Geral de Justia em seu parecer, cujos fundamentos so adotados, in verbis: (fls.271/272). A respeito a prpria acusada confessa, uma vez que em juzo afirmou que a interrogada registrou como sendo sua filha a neta Eglen, dizendo que assim fez porque queria usufruir dos benefcios do INPS (fls. 92 verso). A confisso encontra respaldo no depoimento informativo de Alexandre Balera Baena (fls.143), pai da menor Eglen, e no registro de nascimento em tela, juntada s fls. 66, onde se constata que foi a apelante a responsvel pelas declaraes falsas consignadas. Por fim, intolervel o reconhecimento do motivo de reconhecida nobreza no ato ilcito de registrar filho alheio como prprio, com a conseqente concesso do perdo judicial, previsto no pargrafo nico do artigo em estudo, uma vez que, conforme ponderou a douta Promotora de Justia subscritora das contra razes,

este crime no foi praticado por motivo de reconhecida nobreza, uma vez que h, nos autos, fortes indcios de que Maria Doraci Silva utilizaria futuramente sua neta no exerccio da prostituio como, alis, j fizera sua prpria filha Patrcia (cf. declarao de Alexandre Balera Baena, fls. 20 e 143/144 e de Manoel Barbosa Fernandes, fls. 19). Alm do mais, ela mesma argumenta que assim procedeu para poder usufruir dos benefcios do INPS, portanto, resta afastada a hiptese de ter agido por motivo de altrusmo, superioridade moral, generosidade, solidariedade e humanidade. (fls.271/273) Eis por que a Cmara negou provimento ao apelo, como est no dispositivo do acrdo. Curitiba, 08 de outubro de 1998 DES. NUNES DO NASCIMENTO Presidente e Relator DES. MARTINS RICCI Revisor Esteve presente e acompanhou o voto do Excelentssimo Senhor Desembargador Relator, o Excelentssimo Senhor Desembargador TROTTA TELLES. z 53027302 N do Acrdo: 11008 Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0069965-0 Comarca: Paranava rgo Julgador: 2 Cmara Criminal Relator: Carlos Hoffmann Data do julgamento: 26/11/1998 Data da publicao: 14/12/1998 Deciso: Por unanimidade de votos, no foi conhecido do apelo por incompetncia e remetido o feito para o egrgio Tribunal de Alada. Ementa: DECISO: ACORDAM os Desembargadores integrantes da Segunda Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Paran, unanimidade de votos, em no conhecer da apelao, com encaminhamento do protocolado ao Tribunal de Alada. EMENTA: COMPETNCIA RECURSAL CRIME DE ABANDONO MATERIAL PENA DE DETENO APLICAO DO ART. 103, III, LETRA X, DA CE RECURSO NO CONHECIDO E REMETIDO AO EGRGIO TRIBUNAL DE ALADA. Acrdo: APELAO CRIME N 69.965-0, DE PARANAVA- 2 VARA CRIMINAL. APELANTE:FERNANDO RODRIGUES DOS SANTOS JNIOR. APELADO:MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN RELATOR:DES.CARLOS HOFFMANN COMPETNCIA RECURSAL CRIME DE ABANDONO MATERIAL PENA DE DETENO APLICAO DO ART. 103, III, LETRA X, DA CE RECURSO NO

CONHECIDO E REMETIDO AO EGRGIO TRIBUNAL DE ALADA. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Crime n 69.965-0, de PARANAVA 2 VARA CRIMINAL, em que apelante FERNANDO RODRIGUES DOS SANTOS JNIOR e MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN. 1.Imputou-se a Fernando Rodrigues dos Santos Jnior a prtica do crime previsto no art. 244 do Cdigo Penal, c/c o art. 61, inc. II, alnea a (motivo torpe) e art. 70 (concurso formal). Isso porque teria o ru deixado de prestar assistncia necessria a sua esposa e filha mesmo aps a supervenincia de ao de alimentos que resultou na fixao da quantia a ser paga. Mesmo podendo efetuar o pagamento, teria o ru deixado de pagar. Configurado estaria, assim, o abandono material sem justa causa, na forma exposta pela denncia. 2.Requereu o ru o no recebimento da denncia, aps ser ela oferecida, por falta de dolo na conduta e por no ter agido sem justa causa. No obstante, foi a denncia recebida. Realizou-se, ento o interrogatrio do acusado. 3.Defesa prvia foi apresentada, sendo, em seguida, admitido assistente de acusao, designando-se, desde logo, data para o incio da oitiva das testemunhas. 4.Colhidos, ento, os depoimentos de vrias testemunhas, apresentando, aps, o Ministrio Pblico suas alegaes. Ressalte-se que cartas precatrias foram expedidas para a oitiva de outras testemunhas, prosseguindo-se, no obstante, o feito normalmente. 5.Nas alegaes finais, o Ministrio Pblico, aps analisar o caso, reconheceu a conduta criminosa do ru e, dessa forma, requereu a condenao do acusado na forma exposta na denncia. A defesa pediu a reconsiderao do despacho que teria aberto prazo para a apresentao de alegaes finais. A assistente de acusao, por sua vez, tambm apresentou suas alegaes finais, pleiteando, assim como o Ministrio Pblico, a condenao do ru. 6.Desistiu de participar no processo, em virtude de transao extrajudicial, a assistente de acusao. Destacou ainda o fato de ter o ru feito o pagamento das quantias atrasadas. 7.Nas alegaes finais da defesa foi requerida a absolvio do ru por no ter se configurado o crime imputado, ressaltando-se que jamais teria havido, por parte do acusado, recusa em pagar alimentos esposa e filha, visto que apenas procurava adequar os valores, sendo que acordos amigveis tambm teriam sido tentados. 8.Foi a sentena prolatada. Com base em detalhada fundamentao, o ru foi condenado pena de dois anos, oito meses e vinte dias de deteno e ainda ao pagamento de cento e dezesseis dias-multa. 9.Essa a deciso atacada pela presente apelao, formulada pelo condenado com o intuito de ver a sentena reformada para que seja decretada sua absolvio. Sob a denominao de preliminares alegou-se, primeiramente, a nulidade da sentena em razo da no ocorrncia da elaborao de pedido de suspenso condicional do processo. Como segunda preliminar, invoca-se nulidade da sentena em decorrncia de, por ter sido o ru condenado pela prtica de duas condutas ilcitas, ausncia de motivao e individualizao da pena aplicada. Pela terceira preliminar suscita-se inobservncia obrigatria do art. 16 do Cdigo Penal, que trata do chamado arrependimento posterior. Pretende-se, por ela, ser a pena reduzida de dois teros se no aceitas as preliminares anteriores. Em seguida, aps extensa explicao, o recorrente conclui o pedido requerendo a sua absolvio e o acolhimento das preliminares suscitadas.

10.Contra-arrazoado o recurso, foram os autos enviados ao Egrgio Tribunal de Alada. Em razo da competncia para o julgamento do recurso, determinou-se a remessa dos autos para este Tribunal. Foram, ento, enviados douta Procuradoria Geral da Justia. Manifestou-se ela pelo provimento parcial do recurso para que a pena imposta seja reduzida em virtude de incorreta valorao das circunstncias judiciais, da inexistncia da qualificadora do motivo torpe e tambm em razo da no aplicao do art. 70 ao presente caso, existindo, dessa maneira, apenas um crime. o relatrio. VOTO. 11.Fernando Rodrigues dos Santos Jnior foi condenado pena de dois (2) anos, oito (8) meses e vinte (20) dias de deteno e 116 (cento e dezesseis) diasmulta, por crime de abandono material, tipificado no artigo 244 do Cdigo Penal. Compete ao eg. Tribunal de Alada julgar, em grau de recurso, as infraes a que no seja cominada pena de recluso, isolada, cumulativa ou alternativamente, exceto as falimentares, por fora do disposto no artigo 103, III, letra x, da Constituio Estadual. Assim, da apelao no se pode conhecer, com remessa dos autos quela Corte de Justia. ACORDAM os Desembargadores integrantes da Segunda Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Paran, unanimidade de votos, em no conhecer da apelao, com encaminhamento do protocolado ao Tribunal de Alada. Esteve presente e acompanhou o voto do Relator, eminente Desembargador MARTINS RICCI. Curitiba, 26 de novembro de 1998 NUNES DO NASCIMENTO Presidente CARLOS HOFFMANN Relator 53030208 N do Acrdo: 11406 Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0067536-1 Comarca: Curitiba rgo Julgador: 1 Cmara Criminal Relator: Milani de Moura Data do julgamento: 22/4/1999 Data da publicao: 24/5/1999 Deciso: Por unanimidade de votos, foi conhecido do recurso, e dado provimento parcial para absolver o ru do 2 fato descrito na denncia, com a reduo da pena. Ementa: DECISO: ACORDAM os Desembargadores integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, por unanimidade de votos, em conhecer do recurso interposto e dar-lhe parcial provimento, para o efeito de absolver o ru da prtica do segundo fato descrito na denncia inaugural

(artigo 171, "caput", do Cdigo Penal), com a alterao do apenamento, no patamar explicitado no voto. EMENTA: APELAO CRIMINAL DECISO CONDENATRIA ESTELIONATO E FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO APELO PARCIAL COMBATENDO A CONDENAO PELOS CRIMES DE ESTELIONATO, EM CONCURSO MATERIAL E BUSCANDO A ABSOLVIO AO ARGUMENTO DE QUE OS DELITOS NO ESTO CARACTERIZADOS CHEQUE EMITIDO COMO PROMESSA DE PAGAMENTO E PR-DATADO DEVOLUO POR INSUFICINCIA DE FUNDOS DELITO NO CARACTERIZADO ABSOLVIO CHEQUES ROUBADOS E UTILIZADOS PARA PAGAMENTO DE MERCADORIAS ADQUIRIDAS NEGATIVA DE AUTORIA SEM A MENOR CONSISTNCIA PROBATRIA DELITO DE ESTELIONATO FUNDAMENTAL DEMONSTRADO PAGAMENTO DAS CRTULAS INDEMONSTRAO DE QUE O PAGAMENTO OCORREU ANTES DA DENNCIA ARREPENDIMENTO POSTERIOR AFASTADO RECONHECIMENTO DE ATENUANTE GENRICA DELITO CONFIGURADO CONDENAO MANTIDA RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. 1. Tratando-se de cheque ps-datado, no se configura o crime do artigo 171, 2, inciso VI, do Cdigo Penal, porque a vtima conhecia, antecipadamente, a inexistncia de fundos, no dia em que o recebeu, desnaturando a crtula, como verdadeiro cheque, isto , como ordem de pagamento vista. Nem h espao nesta hiptese para se cogitar da modalidade de estelionato fundamental, pois os elementos integrantes deste tipo no se encontram presentes na conduta do agente. 2. O eventual pagamento dos valores vtima, no estelionato bsico, apenas abrandar a pena, no afastando a criminalidade do ato.Acrdo: APELAO CRIME N 67.536-1, DE CURITIBA APELANTE: VILMAR AMARO APELADO: MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN. RELATOR: DR. MILANI DE MOURA JUIZ CONVOCADO APELAO CRIMINAL DECISO CONDENATRIA ESTELIONATO E FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO APELO PARCIAL COMBATENDO A CONDENAO PELOS CRIMES DE ESTELIONATO, EM CONCURSO MATERIAL E BUSCANDO A ABSOLVIO AO ARGUMENTO DE QUE OS DELITOS NO ESTO CARACTERIZADOS CHEQUE EMITIDO COMO PROMESSA DE PAGAMENTO E PRDATADO DEVOLUO POR INSUFICINCIA DE FUNDOS DELITO NO CARACTERIZADO ABSOLVIO CHEQUES ROUBADOS E UTILIZADOS PARA PAGAMENTO DE MERCADORIAS ADQUIRIDAS NEGATIVA DE AUTORIA SEM A MENOR CONSISTNCIA PROBATRIA DELITO DE ESTELIONATO FUNDAMENTAL DEMONSTRADO PAGAMENTO DAS CRTULAS INDEMONSTRAO DE QUE O PAGAMENTO OCORREU ANTES DA DENNCIA ARREPENDIMENTO POSTERIOR AFASTADO RECONHECIMENTO DE ATENUANTE GENRICA DELITO CONFIGURADO CONDENAO MANTIDA RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. 1. Tratando-se de cheque ps-datado, no se configura o crime do artigo 171, 2, inciso VI, do Cdigo Penal, porque a vtima conhecia, antecipadamente, a inexistncia de fundos, no dia em que o recebeu, desnaturando a crtula, como verdadeiro cheque, isto , como ordem de pagamento vista. Nem h espao nesta hiptese para se cogitar da modalidade de estelionato fundamental, pois os elementos integrantes deste tipo no se encontram presentes na conduta do agente. 2. O eventual pagamento dos valores vtima, no estelionato bsico, apenas abrandar a pena, no afastando a criminalidade do ato. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Crime n 67.536-1, de

Curitiba, em que apelante Vilmar Amaro (ru preso) e apelado o Ministrio Pblico do Estado do Paran. Vilmar Amaro, qualificado nos autos, juntamente com Jos Carlos dos Santos, Jos Casal, Eunice Maria Costa dos Santos e Jlio Jos de Oliveira, foram denunciados e processados perante o MM. Juiz de Direito da 9 Vara Criminal da Comarca de Curitiba, por violao, o primeiro, ao artigo 171, 2, inciso VI (1 fato); artigo 157, 2, incisos I e II (3 fato); artigo 171, caput (4 fato); artigo 180, caput (5 fato); e artigo 171 caput, e artigo 297 em liame com o artigo 69 e artigo 288 (6 fato); o segundo, ao artigo 157, 2, incisos I e II (3 fato); artigo 171, caput; artigo 297 combinado com o artigo 69; e por ltimo, artigo 288 (6 fato); o terceiro, ao artigo 171, 2, inciso VI e artigo 171, caput, combinado com o artigo 297 e artigo 69, e ainda, artigo 288 (6 fato); a quarta, ao artigo 171, caput, em liame com os artigos 297 e 69, e artigo 288 (6 fato); e o quinto, ao artigo 171, caput e artigo 297, combinado com o artigo 69 e, artigo 288 (6 fato), todos do Cdigo Penal, face o cometimento dos fatos minudentemente descritos na denncia proemial (fls. 03/09) A ao penal foi desmembrada em relao ao ru Jos Casal, por se encontrar em lugar ignorado conforme se denota do ordenatrio encartado s fls. 223, deste caderno criminal. Encerrada a instruo criminal, a denncia foi julgada parcialmente procedente, absolvendo os rus Jlio Jos de Oliveira e Eunice Maria Costa dos Santos das acusaes lhes irrogadas, com supedneo no artigo 386, inciso VI, do Cdigo de Processo Penal; e, simultaneamente, condenando os rus Jos Carlos dos Anjos e Vilmar Amaro, o primeiro, nas sanes do artigo 171, caput, (por duas vezes 6 fato), na forma continuada (artigo 71, caput)caput, por duas vezes (2 e 4 fatos), em concurso material (artigo 69) e no mesmo artigo 171, caput, por outras duas vezes ( 6 fato), em continuidade delitiva, e ainda, nas sanes do artigo 297, em concurso material (artigo 69), todos do Cdigo Penal; absolvendo-os, com espeque no artigo 386, inciso VI, com relao s demais acusaes descritas na pea acusatria vestibular. De conseqncia, ao ru Jos Carlos dos Anjos foi imposta a pena definitiva de 03 (trs) anos e 04 (quatro) meses de recluso e 23,3 dias-multa, no valor unitrio mnimo, estabelecendo-se o regime inicial aberto para a expiao da reprimenda corporal, mediante condies. E, ao ru Vilmar Amaro, a pena definitiva de 05 (cinco) anos e 04 (quatro) meses de recluso, alm da pecuniria de 40,3 dias-multa, no valor unitrio mnimo legal, fixando-se o regime inicial fechado para o cumprimento da pena reclusiva (fls. 402/413). A r. deciso combatida, por outra face, transitou em julgado com relao aos rus absolvidos Jlio Jos de Oliveira e Eunice Maria Costa dos Santos (fls. 471 verso), bem como, em relao ao ru condenado Jos Carlos dos Anjos (fls. 416/417), o qual, inclusive, j se encontra cumprindo a reprimenda lhe imposta (fls. 419). Todavia, o ru Vilmar Amaro, inconformado com a r. deciso condenatria, em termos tempestivos, manejou recurso de apelao, objetivando a reforma do decisum e protestando por apresentar as razes recursais, na instncia superior (fls. 421 e 427). Recebido o recurso (fls. 363), subiram os autos a esta Corte. Nesta instncia, foi regularmente processado o recurso, com a anotao das razes por parte do apelante Vilmar Amaro, buscando, em resenha, unicamente a

absolvio com relao aos crimes de estelionato (artigo 171 do Cdigo Penal), na forma continuada (artigo 71 do Cdigo Penal), ao argumento que os cheques foram emitidos pelo apelante com a expressa condio de pr-datados, razo pela qual, se constituem, apenas, promessa de pagamento, no configurando, portanto, o imputado crime de estelionato. Ademais, combate, o rigor do apenamento e do regime impostos (fls. 437/442). Contraminutado (fls. 450/456), sobreveio a manifestao da douta Procuradoria Geral de Justia, opinando no sentido de ser conhecido e improvido o manejado recurso (fls. 463/465). Convertido o julgamento em diligncia (fls. 468/469) e restando esta cumprida, retornaram os autos a esta Corte, para o julgamento. , em essncia, o relatrio. Conquanto a apelao, na hiptese vertente, possa devolver ao conhecimento desta Corte, toda a matria decidida em primeira instncia, em razo da petio de interposio do recurso no estabelecer qualquer restrio (fls. 427), cuidou o apelante, entretanto, de delimitar o inconformismo com as razes, atacando, unicamente, a condenao com relao aos crimes de estelionato, em concurso material, assim reconhecidos e descritos no segundo e quarto fatos da denncia vestibular. Portanto, no que se refere aos delitos outros estelionato, na forma continuada (artigo 171, caput, em liame com o artigo 71, caput, ambos do Cdigo Penal), e falsificao de documento pblico, em concurso material (artigo 297, em liame com o artigo 69, todos do Cdigo Penal), descritos no sexto fato da denncia inaugural, no houve pleito de reexame da r. deciso condenatria hostilizada. Por fora da conexo existente entre aes da competncia desta Corte e do Tribunal de Alada, de se fixar a competncia deste egrgio Tribunal de Justia, luz da regra ditada no artigo 104, da Constituio Estadual, por prorrogao. E justamente dentro dos limites estabelecidos no inconformismo do apelante, abordando os autos, denota-se que a pretendida absolvio cogitvel, em parte. Com efeito. No concernente ao segundo fato descrito na denncia, observa-se que o ru, ora apelado, em 14 de julho de 1997, com o firme propsito de obter vantagem ilcita para si, com prejuzo alheio, adquiriu para si, aproximadamente R$ 810,00 (oitocentos e dez reais) em cartes de tele-sena, efetuando o pagamento mediante o cheque n 0110139, conta corrente 2997563, agncia 410, do Banco Real e que foi devolvido por insuficincia de fundos em poder do banco sacado. A crtula, emitida pelo prprio acusado, ora apelante, refere-se conta corrente 2997563, da agncia 0415, da qual, era titular (fls. 86 1 volume). E, como dela se observa, ostenta a expresso Bom 22-07, embora, emitida em 14.07.97 (fls. 86 1 volume). A devoluo do nominado cheque pela agncia sacada, como se verifica, deu-se pelo motivo de n 11, isto , ...uma vez sem fundo , quando apresentado em 05 de agosto de 1997 (fls. 87 1 volume). Inexiste, portanto, prova de que a conta corrente do nominado acusado estivesse encerrada, como enfatizado na r. deciso reprochada, para o efeito de caracterizar a figura delitiva cunhada no artigo 171, caput, do Cdigo Penal, na qual restou condenado. Alis, neste aspecto, nem o ru confessa tal circunstncia (fls. 219 1 volume)

e muito menos a prpria vtima confirma esta ocorrncia. Esta, como se v, apenas assevera em juzo que recebeu o cheque do ru e que apresentado ao banco sacado, foi devolvido por falta de fundos e no em razo de conta corrente encerrada (fls. 279 2 volume). Ora, consabido que se tratando de cheque ps-datado, no se configura o crime do artigo 171, 2, inciso VI, do Cdigo Penal, porque a vtima conhecia, antecipadamente, a inexistncia de fundos, no dia em que o recebeu, desnaturando a crtula, com verdadeiro cheque, isto , como ordem de pagamento vista. O cheque emitido nestas circunstncia, efetivamente, desnaturou-se, transformando-se em instrumento de garantia de dvida ou promessa de pagamento, no se configurando o crime definido no artigo 171, 2, inciso VI, do Cdigo Penal. Nem h espao nesta hiptese para se cogitar da modalidade de estelionato fundamental ou bsico, pois os elementos integrantes deste tipo no se encontram presentes na conduta do agente. Neste particular, portanto, o apelo procede, visto que a prova trazida aos autos demonstra, sem sombra de dvida, que o fato segundo descrito na denncia no constitui infrao penal, impondo-se a absolvio com assento no disposto pelo artigo 386, inciso III, do Cdigo de Processo Penal. De outro giro, no respeitante ao quarto fato delituoso descrito na denncia prefacial, a irresignao no merece ser recepcionada. De fato. Neste caso, o crime que se apura, nos termos da denncia, o de estelionato bsico ou fundamental, e no o da emisso do cheque pelo prprio correntista sem a necessria proviso de fundos. Aqui, como bem descreve a pea acusatria inicial quarto fato o ru compareceu ao estabelecimento comercial da vtima Marcos Aurlio Chagas, vindo a adquirir para si, um motor para veculo Passat 1.6., pagando pelo mesmo a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais), mediante dois cheques no valor R$ 250,00 (duzentos e cinqenta reais) cada e que foram apresentados como se fossem do prprio titular da conta. Um cheque de n 010608, da conta corrente 4703321, agncia 722 do Banco Real e o outro, de n 591373, da conta corrente n 167094-8, agncia 3041-4, do Banco do Brasil, ambos do correntista Carlos Alberto Tedeschi e que apresentados aos respectivos bancos sacados, foram devolvidos por se tratarem de cheques furtados (alnea 28). Poder-se-ia argumentar na hiptese vertente que a percia levada a efeito nos autos, conclui que os mencionados cheques no foram emitidos pelo ru (fls. 271/272). Mas, esta circunstncia, por si s, no impede o reconhecimento do estelionato na figura fundamental, por ser irrelevante. Nesse sentido, alis, o excelso Supremo Tribunal Federal j decidiu que: Estelionato Prova Pericial Falsificao de Assinatura em Cheque Utilizao de Crtula Roubada e Falsificada. Se a imputao consubstancia estelionato pela utilizao de cheques roubado e falsificado por terceiro, irrelevante a circunstncia de a prova pericial haver se mostrado conclusiva quanto ao fato de a assinatura aposta no ser do acusado. O induzimento em erro prescinde da definio da autoria quanto assinatura,

sendo suficiente demonstrao do que contido na denncia, ou seja, de que o denunciado, embora sabedor da origem irregular do cheque, deu-o em pagamento de compra efetuada, afirmando ter recebido da titular da conta (STF HC n 69.079-3 Rel. Min. Marco Aurlio DJU de 10.04.92, pg. 4.799). Da mesma forma, poder-se-ia argumentar, ainda, que o ru negou a autoria do delito na fase judicial, quando interrogado em juzo (fls. 219 1 volume). Esta circunstncia, entretanto, como enfatizada na r. deciso hostilizada, restou escoteira, sem qualquer respaldo probatrio outro. E, a prova coligida nos autos no sentido oposto, demonstrando que o acusado foi ao comrcio da vtima e fez a compra da mercadoria, pagando com dois cheques roubados. Assim, a negativa da autoria no tem a menor consistncia, visto que o ru foi reconhecido pela vtima e, ademais, chega a expender em sua defesa, o fato de haver pago os valores correspondentes aos mencionados cheques vtima, antes da denncia, pelo que, cogita da absolvio, sustentando que os cheques foram dados como promessa de pagamento, no constituindo a prtica delitiva do artigo 171, do Cdigo Penal. Nem mesmo o sustentado pagamento dos mencionados cheques pelo acusado, cujo fato admitido pela prpria vtima em juzo (fls. 237 2 volume), tem o condo de descaracterizar a infrao penal, por se tratar a hiptese presente de estelionato bsico ou fundamental (artigo 171, caput, do Cdigo Penal) e no de fraude no pagamento mediante cheque (artigo 171, 2, inciso VI, do Cdigo Penal). O eventual pagamento dos valores vtima, no estelionato bsico, apenas abrandar a pena, no afastando a criminalidade do ato. A reparao do prejuzo antes do recebimento da denncia, por ato voluntrio do agente, configurar arrependimento posterior (artigo 16, do Cdigo Penal), autuando como causa especial de diminuio da pena; e, na eventualidade da reparao dar-se no curso da ao penal, aps o recebimento da denncia, atuar simplesmente como atenuante genrica (artigo 65, inciso III, letra b do Cdigo Penal). Aqui, h dvida acerca de quando ocorreu o ressarcimento do dano, se antes ou depois da denncia. A Defesa do acusado, sem qualquer prova, sustenta que ocorreu antes do oferecimento da denncia; enquanto que a vtima no sabe precisar com segurana a data do ressarcimento do dano, embora, afirme que mais tarde uma pessoa pagou o valor dos cheques para a sua me e que por isso, telefonou para a delegacia mas foi informado que no havia mais possibilidade de alterar a situao (fls. 237 1 volume). Portanto, no ficou bem claro quem realmente ressarciu o prejuzo do ofendido, bem como, a data certa do ressarcimento. A prova do ressarcimento do dano compete ao ru e no o fazendo, no h como admitir a diminuio especial da pena pela ocorrncia do arrependimento posterior (artigo 16, do Cdigo Penal), configurando-se, na hiptese presente, apenas, a atenuante genrica do artigo 65, inciso III, letra b, do Cdigo Penal. Porm, observando que o apenamento imposto ao ru com relao aos crimes de estelionato fundamental (artigo 171, caput, do Cdigo Penal), em concurso material (artigo 69, do Cdigo Penal), relativamente aos segundo e quarto fatos reportados na denncia, foi fixado no mnimo para cada delito, isto , em 01 (um)

ano de recluso para cada um, totalizando, assim, 02 (dois) anos de recluso, alm da pecuniria (fls. 402/413 2 volume), em razo da absolvio pelo fato segundo, com o provimento parcial deste recurso, deve restar apenas 01 (um) ano, alm da pecuniria, no havendo lugar, aqui, para atuao da reconhecida atenuante genrica do artigo 65, inciso III, letra b, do Cdigo Penal, com aluso ao quarto fato descrito na denncia (artigo 171, caput, do Cdigo Penal), devendo o apenamento permanecer na forma contida na r. deciso combatida, isto , 01 (um) ano de recluso, alm da pecuniria, totalizando a pena, com a somatria das demais impostas a de 04 (quatro) anos e 04 (quatro) meses de recluso e 30,3 dias-multa, no valor unitrio mnimo legal. O regime fechado deve permanecer, por adequado. Nessa conformidade: ACORDAM os Desembargadores integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, por unanimidade de votos, em conhecer do recurso interposto e dar-lhe parcial provimento, para o efeito de absolver o ru da prtica do segundo fato descrito na denncia inaugural (artigo 171, caput, do Cdigo Penal), com a alterao do apenamento, no patamar explicitado no voto. Participaram do julgamento os Senhores Desembargadores Tadeu Costa, que o presidiu; Juiz Convocado Milani de Moura, Relator e Clotrio Portugal Neto. Curitiba, 22 de abril de 1999. DES. TADEU COSTA PRESIDENTE JUIZ CONV. MILANI DE MOURA RELATOR 53030211 N do Acrdo: 11409 Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0076010-1 Comarca: Goioer rgo Julgador: 1 Cmara Criminal Relator: Moacir Guimares Data do julgamento: 6/5/1999 Data da publicao: 24/5/1999 Deciso: Por unanimidade de votos, foi dado provimento parcial a ambos os recursos, para decretar a nulidade parcial da sentena to somente, no que tange aplicao da pena privativa de liberdade, por falta de adequada fundamentao, a fim de que, nesse asp Ementa: DECISO: ACORDAM os Desembargadores integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade de votos, em dar provimento parcial a ambos os recursos, para decretar a nulidade parcial da sentena, to somente, no que tange a aplicao da pena privativa de liberdade, por falta de adequada fundamentao, a fim de que, nesse aspecto, outra seja proferida, com a observncia dos ditames legais. EMENTA: APELAO CRIME

HOMICDIO JRI CONDENAO HOMICDIO PRIVILEGIADO IRRESIGNAO DA DEFESA, SEM APONTAR OS FUNDAMENTOS LEGAIS RAZES TEMPESTIVAS CONHECIMENTO NO CONFORMISMO DO MINISTRIO PBLICO PROCEDNCIA PARCIAL NULIDADE PARCIAL DA SENTENA. 1. A omisso dos fundamentos legais quando da interposio do apelo, pode ser suprida pela apresentao tempestiva das razes que apontem o alcance e os objetivos da pretenso recursal. 2. Deciso correta do Jri, ao repelir a tese da legtima defesa da honra e reconhecer o homicdio privilegiado em favor do ru. 3. A exacerbao na dosimetria da pena base sem a adequada justificao e a aplicao da minorante do 1, do artigo 121, do Cdigo Penal, sem fundamentao ensejam a nulidade parcial da sentena, a fim de que, neste ponto, outra seja proferida, com observncia dos ditames legais. 4. Apelos parcialmente providos. Acrdo: APELAO CRIME N 76.010-1, DE GOIOER APELANTES: EVANI VIEIRA DE SOUZA E O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN APELADOS: OS MESMOS RELATOR: DES. MOACIR GUIMARES APELAO CRIME HOMICDIO JRI CONDENAO HOMICDIO PRIVILEGIADO IRRESIGNAO DA DEFESA, SEM APONTAR OS FUNDAMENTOS LEGAIS RAZES TEMPESTIVAS CONHECIMENTO NO CONFORMISMO DO MINISTRIO PBLICO PROCEDNCIA PARCIAL NULIDADE PARCIAL DA SENTENA. 1. A omisso dos fundamentos legais quando da interposio do apelo, pode ser suprida pela apresentao tempestiva das razes que apontem o alcance e os objetivos da pretenso recursal. 2. Deciso correta do Jri, ao repelir a tese da legtima defesa da honra e reconhecer o homicdio privilegiado em favor do ru. 3. A exacerbao na dosimetria da pena base sem a adequada justificao e a aplicao da minorante do 1, do artigo 121, do Cdigo Penal, sem fundamentao ensejam a nulidade parcial da sentena, a fim de que, neste ponto, outra seja proferida, com observncia dos ditames legais. 4. Apelos parcialmente providos. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao Crime n 76.010-1, de Goioer, em que so apelantes Evani Vieira de Souza e o Ministrio Pblico do Estado do Paran e apelados os mesmos. 1. Evani Vieira de Souza foi denunciado, em 16 de fevereiro de 1989, perante o Juizo de Direito da Comarca de Goioer, como incurso nas sanes do artigo 121, caput do Cdigo Penal, porque: No dia 22 de maio de 1988, cerca das 2:00 horas, o denunciado, ao chegar em sua residncia, localizada Rua Principal, s/n, Distrito de Rancho Alegre, neste municpio e Comarca, por motivos no esclarecidos, livre e conscientemente, imbudo de animus necandi, utilizando-se de um revlver, calibre 38, no apreendido, efetuou vrios disparos contra a vtima Jair Alves Magalhes, atingindo-a por diversas vezes, mais precisamente, quatro projteis, razo de terlhe produzido os ferimentos descritos no laudo de fls. 13/verso, que foram a causa eficiente para a sua morte (fls. 3). A denncia foi recebida em 23 de fevereiro de 1989, seguindo-se os demais atos processuais.

Finda a instruo criminal, o Doutor Juiz a quo julgou procedente a denncia, pronunciando o acusado como incurso nas sanes do artigo 121, caput, do Cdigo Penal (fls. 96/100). Submetido a julgamento pelo Tribunal do Jri, foi o ru condenado pelo homicdio consumado. Considerada a atenuante prevista no artigo 65, inciso III, d, do Cdigo Penal, a pena base inicialmente fixada em sete anos de recluso foi reduzida para seis anos e seis meses, a qual, todavia, foi diminuda de um tero, em razo da reduo autorizada pelo 1, do artigo 121, quedando em definitivo, em quatro anos e quatro meses de recluso, a ser cumprida, inicialmente, em regime semi-aberto. No resignado, interps o ru, por seu defensor, tempestivo recurso de apelao (fls. 160), objetivando com as razes de fls. 163/174, a reduo da pena ao mnimo legal e fixao do regime aberto para o seu cumprimento; alternativamente sustenta que agiu ao amparo da excludente de ilicitude da legtima defesa da honra, razo pela qual deveria ter sido absolvido. No conformado, igualmente apela o Ministrio Pblico, com fundamento no artigo 593, III, letras b e d, do Cdigo de Processo Penal (fls. 161). Atravs das razes deduzidas s fls. 185/192 alega o agente do parquet que o Conselho de Sentena decidiu contrariamente a prova dos autos, ao acatar a tese do homicdio privilegiado, uma vez que ficou evidenciado nos autos, no ter havido qualquer provocao da vtima para justificar a atitude do ru; alternativamente, sustenta que houve erro na aplicao da pena, eis que a diminuio do 1, do artigo 121, do Cdigo Penal em um tero, foi estabelecida sem qualquer justificativa. Contra-razoando o recurso da defesa, pugna o Ministrio Pblico pelo no conhecimento do apelo e, no mrito, pelo seu improvimento (fls. 176/184). Em contra-razes de fls. 194/199, manifesta-se a defesa pela improcedncia do apelo ministerial. Nesta instncia, a douta Procuradoria Geral de Justia opina s fls. 208/213 pelo conhecimento e improvimento da apelao interposta pelo ru e, considerando que a deciso do Conselho de Sentena, acolhendo a tese da legtima defesa da honra, contrariou manifestamente a prova dos autos, pelo provimento do apelo do Ministrio Pblico, para submeter-se o ru a novo Jri. 2. O apelo interposto pelo ru comporta conhecimento. Ocorre que, conquanto o apelante no tenha indicado na petio de recurso, os fundamentos legais da irresignao, verifica-se que nas razes, apresentadas no prazo legal, encontram-se delineados o alcance e os objetivos da pretenso recursal, pelo que no se arma bice ao conhecimento do apelo. Esta Cmara Criminal, acompanhando o posicionamento de nossas Cortes Superiores, tem decidido que a omisso dos fundamentos legais do recurso, na petio ou termo de interposio, no impede o seu conhecimento, desde que identificveis os permissivos nas razes que o instruem, se apresentadas tempestivamente. (Ap. C. 43.921-8, j. 13.6.96 AC 8.810 Ap. C. 36.404-1, j. 15.12.94 AC 7.340 RT 687/363). Conhecido o recurso, nas razes, insiste a defesa em sustentar que a conduta do acusado est amparada na excludente de ilicitude da legtima defesa da honra, razo pela qual deveria ter sido absolvido. O conjunto de prova contido nos autos no aponta, contudo, para esta direo.

Na espcie, restou patenteado que o ru, ao encontrar sua esposa e a vtima juntos, de madrugada, em sua residncia, suspeitando da fidelidade daquela, efetuou vrios disparos contra o desafeto, os quais lhe causaram a morte. Sobre a questo cumpre se transcreva as judiciosas ponderaes da douta Procuradoria Geral de Justia, no parecer de fls.: Afora algumas opinies isoladas, prevalece o entendimento de que a honra atributo personalssimo, o que impede seja maculada pela conduta desonrosa de outrem. A chamada legtima defesa da honra tem sido constantemente invocada nos delitos passionais, em que o agente, supostamente trado, vem a executar sua companheira ou mesmo o terceiro de maneira brutal e covarde. A aceitao da excludente, nesses casos, envolve um conceito equvoco, qual seja, o de que a honra de algum possa ser ultrajada pelo comportamento de outrem, como se a atitude desonrosa de uma pessoa possa ser estendida a outra, que dessa forma no agiu. A honra est nsita em cada um de ns e no nos outros, e uma eventual infidelidade da esposa no pode justificar, sob o prisma jurdico, o homicdio praticado pelo marido, contra ela ou contra o terceiro (fls. 212/213). Nesse sentido, alis, j se decidiu em hiptese anloga que: na pretensa legtima defesa da honra o que ocorre o sacrifcio do bem supremo a vida em face de meros preconceitos vigentes em algumas camadas sociais. Afinal, patente que, no adultrio perpetrado pela mulher, esta quem se desonra, no o marido (RT 427/375). Logo, tem-se como corretamente negada pelo Jri a ao delituosa sob um estado atual de defesa da honra. Registre-se, outrossim, que no procede o apelo do Ministrio Pblico, igualmente no que tange a alegao de deciso contrria prova dos autos. cedio o entendimento jurisprudencial no sentido de que a deciso do Jri , por fora constitucional, soberana, e, como tal, s se admite anul-la quando, baseada em prova nenhuma, este, ao apreciar a causa, desvia-se dos fatos apurados para impor soluo sem apoio em elementos de convencimento idneos (STF-RTJ 133/345). Desse modo, somente pode ser considerada como afrontosa prova dos autos a deciso completamente desvinculada do conjunto probatrio. Na espcie, a deciso do Jri, ao acolher a tese do homicdio privilegiado coerente respaldada nos elementos de convico colhidos nos autos. O ru, ao ser interrogado, tanto na polcia (fls. 11 e 12), quanto em plenrio (fls. 146 e verso), esclareceu que, ...ao sair do baile, do qual sua esposa havia sado um pouco antes, dirigiu-se para sua casa e, ao chegar, deparou-se com sua mulher, que veio ao seu encontro na porta dos fundos da casa; a seguir o interrogado percebeu que logo atrs vinha um vulto, quando identificou que se tratava da pessoa da vtima, ou seja, Jair Alves Magalhes, que tambm vinha ao seu encontro; que nesse momento percebeu que estava sendo trado por sua mulher, momento em que perdeu o controle e, sacando de sua arma, desferiu tiros contra a vtima. A esposa do acusado, ouvida apenas na fase extrajudicial (fls. 8 e verso), conquanto tenha negado qualquer envolvimento amoroso com a vtima, no desmente o fato de que encontrou-se com a mesma, de madrugada, nos fundos de sua residncia, oportunidade em que ali apareceu o acusado e efetuou disparos

contra o desafeto. Inexistem testemunhas oculares do evento. Ressalte-se que o corpo da vtima foi encontrado, bem prximo residncia do casal (fls. 31). Diante de um tal quadro, induvidoso que o acusado, em face da situao, sentiu-se injustamente provocado, reagindo imediatamente, e sob o domnio de violenta emoo. Conclui-se, portanto, que a deciso dos senhores jurados, ao reconhecer o homicdio privilegiado, est ancorada em elementos de prova produzidas nos autos, razo pela qual de ser mantida. No que tange, porm, a pena privativa de liberdade aplicada ao ru, verifica-se, desde logo, que ambos os recursos merecem provimento parcial. Ocorre que a majorao da pena base acima do mnimo legal (7 anos), sem a necessria justificao, frente a anlise das circunstncias judiciais tidas como favorveis ao ru contra o qual se insurge o acusado , bem como, a incidncia da minorante, do 1, do art. 121, do Cdigo Penal, no grau mximo, sem qualquer motivao pelo Dr. Juiz Presidente conforme sustenta o Ministrio Pblico, ensejam o entendimento de que a deciso, nessa parte, nula, por falta de fundamentao. Na espcie, descuidou-se o Dr. Juiz Presidente, diante da anlise das circunstncias judiciais favorveis ao ru, de esclarecer o alicerce para a exacerbao da pena base nos limites em que foi fixada. J proclamou o colendo STF: Indispensvel, sob pena de nulidade, a fixao da pena com apreciao e fundamentao das circunstncias judiciais do art. 59 do C.P., sempre que a reprimenda for fixada acima do mnimo legal(RT 641/378). Quanto a causa especial de diminuio, assevera com propriedade o Dr. Promotor de Justia Inacio de Carvalho Neto, s fls. 189/192: Com efeito, prev o 1. do citado dispositivo a diminuio em quantum entre um sexto e um tero. Como cedio na doutrina e na jurisprudncia, a escolha do quantum da diminuio deve ser feita com base nas prprias circunstncias da causa especial, no se relacionando com as circunstncias judiciais do art. 59 do Cdigo Penal. Neste sentido escrevemos em nosso "Aplicao da Pena": de se ressaltar que, quando o aumento ou a diminuio varivel (v.g., de um a dois teros, ou de um tero a metade), a determinao do quantum de aumento ou diminuio no feita de acordo com os critrios do art. 59 do Cdigo Penal, como entendeu Nelson Hungria: Convm repetir que, no fixar a quantidade de aumento ou diminuio decorrente de agravantes ou atenuantes, isoladas ou em concurso, ou de causas de especial aumento ou diminuio varivel dentro de determinados limites, os critrios guiadores so ainda os do art. 42, aplicvel sempre que o juiz tenha de usar sua faculdade de arbtrio. A determinao do quantum de aumento ou diminuio aferida de acordo com os critrios relativos prpria causa de aumento ou diminuio. Assim, v.g., na tentativa, a diminuio da pena ser tanto maior quanto mais distante da consumao do crime tiver ficado o ru. No arrependimento posterior (art. 16 do

Cdigo Penal), a reduo de um a dois teros deve ter em conta o transtorno causado vtima pela perda do bem ou pelo prejuzo sofrido. Bem por isso se afirma que o fato de a pena-base ter sido fixada no mnimo legal no acarreta, necessariamente, a fixao do aumento em seu nvel mnimo, e vice-versa. Neste sentido a lio de Roberto Lyra: A escolha de uma quantidade concreta entre o mnimo e o mximo deixada ao juiz, no s nos casos em que deva fixar a pena-base sujeita a aumento ou diminuio. Pela mesma razo, o juiz no obrigado a aplicar o aumento mnimo quando ao mnimo se atendeu na pena-base, nem a aplicar o aumento mximo, se atendeu ao mximo. In casu, tem-se que aferir, para a fixao do quantum da diminuio, a relevncia do valor moral ou a magnitude da emoo sentida pelo ru, bem como o nvel de provocao da vtima. Ora, se j entendemos que a circunstncia sequer se caracterizou, como j acima expomos, podemos afirmar que, ainda que reconhecidos pelos jurados, estes fatores no so de molde a levar ao mximo a diminuio. certo que cabe ao Juiz Presidente fixar o quantum de diminuio. Entretanto, deve ele faz-lo fundamentadamente, com base nos fatores enunciados. imperativo, portanto, sob pena de suprimir-se uma instncia, que se decrete a nulidade parcial da sentena, to somente, na parte relativa a aplicao da pena, por falta de fundamentao, a fim de que, neste ponto, outra seja proferida, com observncia das formalidades legais. Ante o exposto ACORDAM os Desembargadores integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade de votos, em dar provimento parcial a ambos os recursos, para decretar a nulidade parcial da sentena, to somente, no que tange a aplicao da pena privativa de liberdade, por falta de adequada fundamentao, a fim de que, nesse aspecto, outra seja proferida, com a observncia dos ditames legais. Participaram do julgamento os Senhores Desembargadores Oto Sponholz, que o presidiu; Moacir Guimares, Relator e Clotrio Portugal Neto, Revisor. Curitiba, 6 de maio de 1999. DES. OTO SPONHOLZ PRESIDENTE DES. MOACIR GUIMARES RELATOR. 53030727 N do Acrdo: 11623 Natureza: Criminal Recurso: Ao Penal (Cam) Nmero do Processo: 0061940-1 Comarca: Mandaguari rgo Julgador: 1 Cmara Criminal Relator: Oto Sponholz Data do julgamento: 26/3/1998

Data da publicao: 30/8/1999 Deciso: Por unanimidade de votos, foi recebida a denncia. Ementa: DECISO: ACORDAM os Desembargadores do Tribunal de Justia do Estado do Paran, aglutinados em sua Primeira Cmara Criminal, por unanimidade de votos, em condenar o ru conforme imputao contida na exordial acusatria. Reconhecem, no entanto, a extino da punibilidade pela incidncia da prescrio retroativa conforme consignado. EMENTA: EX-PREFEITO MUNICIPAL CRIME CAPITULADO NO ARTIGO 1, INCISO I, DO DECRETO LEI N 201/67 DESVIO DE VERBAS PBLICAS EM FAVOR DE TERCEIRO AES TPICAS, ANTIJURDICAS E CULPVEIS DEVIDAMENTE COMPROVADAS ELEMENTOS PROBATRIOS CONDUCENTES CONDENAO PRESCRIO RETROATIVA INCIDENTE RECONHECIMENTO. - Diante da pena aplicada, com fundamento nos artigos 109, inciso VI e 110, pargrafos 1 e 2 do Cdigo Penal, declara-se a prescrio retroativa, reconhecendo, em conseqncia, extinta a punibilidade.Acrdo: AO PENAL N 61.940-1, DE MANDAGUARI. AUTOR:MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN. RU:ALEXANDRE ELIAS NACIF. RELATOR : DES. OTO LUIZ SPONHOLZ. EX-PREFEITO MUNICIPAL CRIME CAPITULADO NO ARTIGO 1, INCISO I, DO DECRETO LEI N 201/67 DESVIO DE VERBAS PBLICAS EM FAVOR DE TERCEIRO AES TPICAS, ANTIJURDICAS E CULPVEIS DEVIDAMENTE COMPROVADAS ELEMENTOS PROBATRIOS CONDUCENTES CONDENAO PRESCRIO RETROATIVA INCIDENTE RECONHECIMENTO. - Diante da pena aplicada, com fundamento nos artigos 109, inciso VI e 110, pargrafos 1 e 2 do Cdigo Penal, declara-se a prescrio retroativa, reconhecendo, em conseqncia, extinta a punibilidade. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Ao Penal n 61.940-1, de Mandaguari, em que autor o MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN e ru ALEXANDRE ELIAS NACIF. I EXPOSIO FTICA: ALEXANDRE ELIAS NACIF foi denunciado com incurso nas sanes do artigo 1, inciso I do Decreto Lei n 201/67, porque , segundo a denncia: Consta do presente pedido de providncias que em data de 11 de maio de 1995, o Municpio de Mandaguari, atravs do prefeito e ora denunciado Alexandre Elias Nacif, aps procedimento licitatrio, na modalidade carta convite (23/95), celebrou contrato com a empresa Manoel Pereira Martins Pr-Moldados, tendo como objeto a locao do imvel situado na Av. das Indstrias, n 310, Parque Industrial de Mandaguari, com rea total de 7.052,00 metros, de propriedade desta ltima, para instalao fsica de uma fbrica de artefatos de cimento, pelo prazo de oito meses (cf. termo de contrato de locao de fls. 377/382). Sucede, no entanto, que o denunciado, no obstante tenha, nos meses que se seguiram celebrao do contrato, ordenado despesas para o efetivo pagamento dos alugueres, conscientemente deixou de tomar as medidas necessrias para que a fbrica que se almejava instalar no local, tivesse ao menos entrado em operao, constituindo, assim, o dispndio do numerrio, verdadeiro desvio gracioso do dinheiro pblico. Desta forma, o denunciado Alexandre Elias Nacif, como chefe do Executivo

daquela urbe, superintendente, portanto, da arrecadao, guarda e aplicao da renda pblica, onerou os cofres pblicos do municpio de Mandaguari em quantia equivalente a R$ 7.683,73 (cf. certido de fls. 428), desviando em proveito de terceiros do referido numerrio, pois o arrendamento do imvel as expensas do errio pblico municipal nenhum benefcio trouxe para a populao local, representando a despesa, flagrante desvio de sua finalidade precpua, qual seja o interesse pblico. Notificado, deixou o acusado de oferecer resposta e esta Cmara Criminal recebeu a denncia (acrdo de fls. 574-577). Realizado o interrogatrio (fls. 592-593), o acusado apresentou sua defesa prvia (fls. 598-599). Foram ouvidas as seis testemunhas de acusao e, aps, foram inquiridas as duas testemunhas arroladas pela defesa, atravs de carta de ordem ao MM. Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Mandaguari. Na fase requisitados do Paran, Mandaguari. do artigo 10 da Lei 8038/90, a acusao requereu que fossem os antecedentes do acusado junto s Varas de Execues do Estado Instituto de Identificao e ao Cartrio Criminal da Comarca de A defesa no requereu a realizao de nenhuma diligncia.

Tendo sido deferido o pedido do autor, vieram aos autos as certides de fls. 643-657. Encerrada a instruo e ultrapassada a fase do artigo 10 da Lei 8038/90, a acusao e a defesa apresentaram alegaes escritas. A primeira afirmou que os fatos tpicos, inicialmente imputados ao acusado, esto devidamente comprovados, pedindo a sua condenao nas sanes do artigo 1, inciso I, do Decreto Lei n 201/67. A segunda, alegando que no h provas que autorizam a condenao do acusado e que houve a restituio do quantum desviado aos cofres do municpio, pleiteou a absolvio. a breve exposio. II VOTO E SUA FUNDAMENTAO: a Preliminarmente, no assiste razo defesa ao alegar que o Decreto Lei n 201/67, que versa sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores, estaria revogado em razo do advento da Lei n 8429/92 que dispe sobre a improbidade administrativa. As leis revogadas pela Lei n 8429/92 esto relacionadas expressamente no seu artigo 25, captulo VIII das Disposies Finais, a saber: lei n 3.164, de 1/06/57, a Lei n 3.502, de 21/12/58 e demais disposies em contrrio. Isto posto, por vislumbrar que referidas leis versam sobre matrias distintas e, que na poca do cometimento do delito estava em vigor o Decreto Lei n 201/67, assim como, ainda est nos dias atuais, deixo de acolher a tese da defesa. b Quanto ao mrito, o ru foi denunciado como incurso nas sanes do artigo 1, inciso I, do Decreto Lei n 201/67, que assume conduta delituosa em: So crimes de responsabilidade dos prefeitos municipais, sujeitos ao julgamento do Poder Judicirio, independentemente do pronunciamento da Cmara dos vereadores: I apropriar-se de bens ou rendas pblicas, ou desvi-las em proveito prprio ou alheio. Os fatos descritos na denncia submetem-se ao supra mencionado dispositivo legal. Resta saber quanto a sua comprovao.

Com efeito, em que pese o esforo da defesa do ru, a condenao imperativo legal, eis que configurado o crime em questo atravs de seus elementos tpicos, antijurdicos e culpveis. A materialidade do delito incontroversa, conforme consta dos documentos de fls. 376 (recibo de pagamento do aluguel do imvel), fls. 377/380 (os documentos efetuados para o pagamento dos alugueres), os documentos de fls. 390/399 (o processo licitatrio que selecionou a empresa contratada) e, o documento de fls. 381/389 (o contrato de locao do Municpio e a empresa Manoel Pereira Martins Pr-Moldados). Desse modo, o conjunto probatrio dos autos demonstram a existncia da locao. Contudo, durante os 8 meses em que o referido imvel restou locado, a fbrica ali instalada no foi reativada, no atingindo, assim, a finalidade pblica pretendida. o ensinamento de HELY LOPES MEIRELLES: Os fins da administrao pblica resumem-se num nico objetivo: o bem comum da coletividade administrada. Toda atividade do administrador pblico deve ser orientada para esse objetivo. Se dele o administrador se afasta ou desvia, trai o mandato de que est investido, porque a comunidade no institui a Administrao seno como meio de atingir o bem-estar social. Ilcito e imoral ser todo o ato administrativo que no for praticado no interesse da coletividade. (in Direito Administrativo Brasileiro, 19 edio, Ed. Malheiros, SP, 1994, pg. 81). Caracterizou-se, assim, o desvio de verba em proveito de terceiro. Neste sentido, o depoimento das testemunhas de fls. 604, 6006, 608, 610, 612, 613, 617 e 619. A autoria do crime tambm certa. O prprio acusado, no seu interrogatrio em Juzo confessou que contratou a mencionada empresa: Porque lhe disseram naquela Secretaria Estadual que poderia celebrar o contrato de locao, acabou celebrando-o, locando o imvel junto ao Sr. Manoel pelo valor mensal de cerca de R$ 2.000,00 ao ms, no entanto, a verba que seria destinada para aquisio dos materiais no foi liberada, porm os vocativos foram sendo pagos e at ento o interrogado acreditava que a fbrica seria reativada e a Secretaria Estadual mandaria os recursos. (cf fls. 592). Tentando justificar o desvio da verba pblica o denunciado afirmou que somente realizou o contrato de locao porque iria celebrar um convnio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paran, atravs do qual receberia o Municpio de Mandaguari recursos para a compra de materiais para a construo de meio-fio e bloquetes. Contudo, o referido convnio no foi celebrado e o imvel continuou locado durante vrios meses, gerando gastos ao errio pblico. Importante ressaltar a redao do artigo 116 da Lei n 8.883/94, caput, 1 e seus comentrios: Aplicam-se as disposies desta lei, no que couber, aos convnios, acordos, ajustes e outros instrumentos congneres celebrados por rgos e entidades da Administrao. 1 A celebrao de convnio, acordo ou ajuste pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica depende de prvia aprovao de competente plano de trabalho proposta pela organizao interessada, o qual dever conter, no mnimo, as seguintes informaes: I identificao do objetivo a ser executado;

II metas a serem atingidas; III etapas ou fases de execuo; IV plano de aplicao dos recursos financeiros; V cronograma de desembolso; VI previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas; VII se o ajuste compreender obra ou servio de engenharia, comprovao de que os recursos prprios para complementar a execuo do objeto esto devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou rgo descentralizador. 2 Assinado o convnio, a entidade ou rgo repassador dar cincia do mesmo Assemblia Legislativa ou Cmara Municipal respectiva. (Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos, MARAL JUSTEN FILHO, 4 ed., Ed. Aide, 1997, pgs. 523/524). Depreende-se dos autos que no foram observados tais requisitos para a celebrao do citado convnio, restando apenas uma expectativa por parte do ento prefeito de Mandaguari em celebr-lo, como se comprova na anlise do documento de fls. 429 do processo. No foi elaborado nenhum plano de trabalho proposto pelo executivo de Mandaguari informando as metas a serem atingidas, as etapas ou fases de execuo, o plano de aplicao dos recursos financeiros, o cronograma de desembolso, etc., assim como, no foi juntado nenhum documento que revele a existncia deste convnio. Alega o denunciado que no houve o dolo (elemento subjetivo) em sua conduta e muito menos houve o desvio de verbas pblicas em favor de terceiro, segundo se extrai do documento de fls. 622. Contudo, tanto as notas de empenho quanto os pagamentos dos alugueres do imvel foram realizados em favor da pessoa jurdica de Manoel Ferreira Martins Pr-Moldados Ltda., conforme consta nos documentos de fls. 487/498. Como Alexandre Elias Nacif tinha apenas uma expectativa de que iria celebrar um convnio com a Secretaria de Estado, no poderia ter se utilizado do patrimnio pblico para alugar um imvel (fbrica de cimento) sem a devida finalidade social, restando evidente a existncia do dolo. Assim, a conduta dolosa se verifica na vontade livre e consciente do ordenador da despesa em desatender a finalidade pblica. Neste sentido, o entendimento de NELSON HUNGRIA: Elemento subjetivo ser o dolo genrico, ou seja, a vontade livre e consciente do agente no sentido de reter, para si ou para outrem, bens ou rendas pblicas. Em caso de desvio, o dolo ser especfico, a saber: inteno do agente de tirar proveito para si, ou para terceiros. (Leis Penais Especiais e sua Interpretao Jurisprudencial, Ed. Rev. dos Tribunais, 6 Ed., pg 1930). Deveria o acusado, como todo ato administrativo, ter aguardado a motivao para tal atitude, qual seria, a celebrao do referido convnio. Assim, at a celebrao do mesmo, no poderia o acusado contratar e pagar os alugueres de um imvel que no teve utilidade pblica. Verificando-se a existncia do dolo na conduta do agente. As testemunhas arroladas pela defesa declararam ter conhecimento da eventual existncia de um convnio com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano, fato esse que teria motivado o contrato de locao e o

desvio da verba pblica, devem ser analisados com reservas. A testemunha Noel Pires Viana, em seu depoimento (fls. 619) informou o seguinte: ...que tinha conhecimento da existncia de um convnio... e se recorda de quando o convnio celebrado entre o Municpio de Mandaguari e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado foi celebrado... Contudo, referido convnio nunca foi celebrado, segundo atestou o prprio denunciado. evidente a contradio de sua verso com a realidade ftica. Ressalte-se ainda que a testemunha Walter Domingos foi secretrio municipal na administrao do denunciado, devendo o seu depoimento ser analisado com ressalvas (cf fls. 617). O acusado alegou em sua defesa que por haver, posteriormente, reparado o dano perante os cofres pblicos, no constituiria crime sua conduta. Com efeito, a restituio de todo o valor subtrado do poder pblico no configura excludente de ilicitude, apenas atenua a pena. ANTNIO TITO COSTA assim preconiza: A reparao do dano, quer seja na apropriao, quer se trate de desvio, no tem o condo de excluir a imposio da pena. Poder, conforme o caso, contribuir para atenu-la, pois, ainda segundo a lio de Hungria, a ratio da sua incriminao (no peculato doloso) no desaparece com o ressarcimento ulterior do dano econmico. O Tribunal de Alada Criminal de So Paulo, ao examinar caso concreto, proclamou que no desfigura o peculato a posterior devoluo, pelo agente ou por terceiro, dos bens subtrados, desviados ou apropriados, posto que a norma incriminatria visa especialmente a salvaguarda, a fidelidade dos funcionrios para com a administrao pblica, bem jurdico por ela tutelado. Acrescenta o julgado, de que foi relator o juiz Carvalho Pinto, que nem h argumentar-se com boa-f ou erro de direito, para o efeito de pretender-se excluir a culpabilidade dos comportamentos incriminados, pois a indisponibilidade de bens pblicos (a no ser em casos excepcionais, mediante competente autorizao da Casas Legislativas), princpio rudimentar, que a nenhum administrador lcito ignorar. (Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores, Editora Rev. dos Tribunais, SP, 1975, pg. 24) Impossvel falar, dessa forma, em ausncia de dolo na conduta do ru. O entendimento jurisprudencial com propriedade ao caso em tela: indispensvel que os prefeitos municipais se conscientizem de que o errio h de ser administrado com zelo e cuidado (TACRIMSP, Rel. Juiz Camargo Sampaio, JUTACRIM 32/186). Desse modo entendo que existem provas suficientes embasar a condenao do acusado nos termos da exordial acusatria. Cotejando-se os aspectos salientados com as provas constantes dos autos, verifica-se a ocorrncia do fato tpico, antijurdico e culpvel previsto no artigo 1, inciso I, do Decreto Lei n 201/67 em relao ao acusado Alexandre Elias Nacif. Delineado o tipo penal, aplico-lhe a pena. O crime de responsabilidade previsto no artigo 1, do Decreto Lei n 201/67, tem como pena cominada em abstrato 2 (dois) a 12 (doze) anos de recluso. Observando-se as circunstncias judiciais desse delito, com base no artigo 59 do Cdigo Penal, tem-se que: a) culpabilidade: o grau de censura ou de reprovabilidade que pesa sobre o

agente em funo do delito praticado. Leva-se em conta suas condies pessoais, intensidade do dolo e grau da culpa. No caso dos autos, o acusado sabia estar lesando o errio pblico ao efetuar o contrato de locao e, mesmo assim, o imvel permaneceu locado por 8 meses. Nesse passo, acreso de 6 (seis) meses a pena-base. b) antecedentes: Dos autos se v que o acusado primrio, nada desabonando sua conduta ante acta. Nesse passo, no h reflexo na pena-base. c) conduta social: Nos autos nada consta a esse respeito. Nesse passo, no h reflexo na pena-base. d) personalidade: Esse um dado de difcil apurao, posto que diz respeito ndole, maneira de agir e sentir, vale dizer, ao prprio carter do agente. Nos autos nada consta a esse respeito. Nesse passo, inexiste qualquer reflexo na penabase. e) motivos do crime: o estmulo primrio da conduta. O acusado efetuou o contrato de locao embora de forma irregular, como se viu com a empresa Manoel Ferreira Martins Pr-Moldados com o objetivo de reativar a fbrica de cimento e baixar os custos em obras pblicas, vez que fabricariam blokerts e meiofio. Nesse passo, diminuo de 6 (seis) meses a pena-base. f) circunstncias: O acusado agiu na expectativa da celebrao de um futuro convnio com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano do Estado do Paran. Contudo, em nada acreso, nesse passo, a pena-base. g) conseqncias: O desvio de verba pblica, em verdade, elementar do tipo e a reparao do dano atenuante. Nesse passo, no h reflexo sobre penabase. h) comportamento da vtima: No h como mensurar esse dado vez que a vtima em questo em nada contribuiu para a realizao do evento criminoso. Isto porque, o sujeito passivo do delito o Estado como titular do bem jurdico protegido e, mais especificamente, nestes crimes de responsabilidade dos prefeitos, o Municpio. Assim, reflexo algum tem nesse passo a pena-base. Dito isso, a pena-base queda-se em 2 (dois) anos de recluso. Ante a inexistncia das circunstncias legais (agravantes e atenuantes), em nada acrescento, aqui, pena-base. Quanto s circunstncias especiais, elas merecem maior anlise. No h nos autos causas especiais de aumento mas sim, causas de diminuio da pena. Consta dos autos a ocorrncia da restituio total do valor em que o errio pblico foi lesado, conforme documento de fls. 622. Nesse caso, verificou-se a reparao espontnea do dano, incidindo assim o arrependimento posterior disposto no artigo 16 do Cdigo Penal, ou seja, a causa especial de diminuio da pena. Desse modo, diminuo de 2/3 (dois teros) a pena-base, tendo em vista a reparao integral do dano cometido e o arrependimento posterior ocorrido antes do oferecimento da denncia. Assim, a pena definitiva queda-se em 8 (oito) meses de recluso. Impe-se, contudo, reconhecer a extino da punibilidade, via prescrio retroativa. Com efeito, a pena aplicada, conjugando-se as normas dos artigos 110, 1 e 2 e, 109, inciso VI, todos do Cdigo Penal, prescreve em 2 anos. Desde o cometimento dos fatos (maio/dezembro de 1995) at o recebimento da denncia (26/03/1998 fls. 577) o prazo em questo fluiu, razo pela qual decreta-se a extino da punibilidade. Como se trata de prescrio da pretenso punitiva, desnecessrio outras consideraes.

III DECISO Pelas razes expostas que ACORDAM os Desembargadores do Tribunal de Justia do Estado do Paran, aglutinados em sua Primeira Cmara Criminal, por unanimidade de votos, em condenar o ru conforme imputao contida na exordial acusatria. Reconhecem, no entanto, a extino da punibilidade pela incidncia da prescrio retroativa conforme consignado. Participaram da sesso e acompanharam o voto do Relator os Excelentssimos Senhores Desembargadores TADEU COSTA e MOACIR GUIMARES. Curitiba, 12 de agosto de 1999. Des. OTO LUIZ SPONHOLZ Presidente e Relator 53032504 N do Acrdo: 11684 Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0077027-0 Comarca: Curitiba rgo Julgador: 1 Cmara Criminal Relator: Milani de Moura Data do julgamento: 26/8/1999 Data da publicao: 27/9/1999 Deciso: Por unanimidade de votos, foi dado provimento parcial ao recurso. Ementa: DECISO: ACORDAM os Excelentssimos Senhores, Desembargadores e Juiz Convocado, integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, unanimidade de votos, em conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento, nos termos do voto. EMENTA: APELAO CRIME PECULATOFURTO DECISO CONDENATRIA APELO PERSEGUIDO A ABSOLVIO AO ARGUMENTO DE AUSNCIA DE PROVAS QUE POSSAM INCRIMINAR O ACUSADO PLEITO ALTERNATIVO OBJETIVANDO O RECONHECIMENTO DA MINORANTE ESPECIAL DO ARREPENDIMENTO POSTERIOR PROVA EFICIENTE E CAPAZ DE LASTREAR O LANADO DECRETO CONDENATRIO RECONHECIMENTO E APLICABILIDADE DA REGRA DISPOSTA NO ARTIGO 16, DO CDIGO PENAL SUBSIDIARIAMENTE NA LEGISLAO PENAL MILITAR RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. 1.- Restando demonstrado que o ru subtraiu, para si, os toca-fitas, valendo-se da oportunidade que lhe proporcionou a qualidade de policial em servio, configura-se o crime de peculato-furto, modalidade cunhada no pargrafo 2, do artigo 303, do Cdigo Penal Militar. 2.- Tendo o ru devolvido, voluntariamente, o bem subtrado, em sua totalidade, antes do oferecimento da denncia e, no tendo sido a subtrao cometida com o emprego de violncia ou grave ameaa pessoa, de ser lhe estendido a merc do arrependimento posterior. Acrdo: APELANTE:VALCIR WIMMER. APELADO:MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN. RELATOR:Juiz Conv. Doutor MILANI DE MOURA.

APELAO CRIME PECULATO-FURTO DECISO CONDENATRIA APELO PERSEGUIDO A ABSOLVIO AO ARGUMENTO DE AUSNCIA DE PROVAS QUE POSSAM INCRIMINAR O ACUSADO PLEITO ALTERNATIVO OBJETIVANDO O RECONHECIMENTO DA MINORANTE ESPECIAL DO ARREPENDIMENTO POSTERIOR PROVA EFICIENTE E CAPAZ DE LASTREAR O LANADO DECRETO CONDENATRIO RECONHECIMENTO E APLICABILIDADE DA REGRA DISPOSTA NO ARTIGO 16, DO CDIGO PENAL SUBSIDIARIAMENTE NA LEGISLAO PENAL MILITAR RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. 1.- Restando demonstrado que o ru subtraiu, para si, os toca-fitas, valendo-se da oportunidade que lhe proporcionou a qualidade de policial em servio, configura-se o crime de peculato-furto, modalidade cunhada no pargrafo 2, do artigo 303, do Cdigo Penal Militar. 2.- Tendo o ru devolvido, voluntariamente, o bem subtrado, em sua totalidade, antes do oferecimento da denncia e, no tendo sido a subtrao cometida com o emprego de violncia ou grave ameaa pessoa, de ser lhe estendido a merc do arrependimento posterior. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Crime n 77.027-0, de Curitiba Vara de Auditoria da Justia Militar, em que apelante Valcir Wimmer e apelado o Ministrio Pblico do Estado do Paran. I Valcir Wimmer, qualificado nos autos, foi denunciado e processado perante o MM. Juzo de Direito da Vara da Auditoria da Justia Militar Estadual, por violao ao artigo 303, pargrafo 2, em liame com o artigo 70, inciso II, letras g e l, todos do Cdigo Penal Militar, face o cometimento dos fatos minudentemente descritos na denncia vestibular (fls. 02/03 1 vol.). Encerrada a instruo criminal, o ru restou condenado nas sanes do artigo 303, pargrafo 2, combinado com o artigo 70, inciso II, letra l, todos do Cdigo Penal Militar, ao cumprimento da pena de 03 (trs) anos de recluso, em regime aberto, pelo mesmo prazo, mediante condies (fls. 196/201). Inconformado, em termos tempestivos, o ru manejou recurso de apelao, perseguindo a absolvio ao argumento de ausncia de provas que possam incrimin-lo; e, alternativamente, busca o reconhecimento da minorante especial do arrependimento posterior, modalidade cunhada no artigo 16, do Cdigo Penal e com aplicabilidade subsidiria na legislao penal militar (fls. 204 e 207/210). Recebido o recurso (fls. 205 verso), foi contraminutado (fls. 211/218), subindo os autos a esta Corte. Nesta instncia, sobreveio a manifestao da douta Procuradoria Geral de Justia, opinando pelo conhecimento e parcial provimento do recurso interposto, to somente no que se refere ao reconhecimento e aplicabilidade da minorante especial do arrependimento posterior, modalidade prevista no artigo 16, do Cdigo Penal, com reflexo no apenamento (fls. 228/235). , em essncia, o relatrio. II. A respeitvel deciso hostilizada est inteiramente ajustada aos elementos probatrios existentes nestes autos e o desate condenatrio mesmo de rigor. Pois, emerge dos autos que em 20 de janeiro de 1.994, durante uma perseguio policial em Guaratuba, os ocupantes de um veculo Monza furtado o teriam abandonado, deixando no seu interior quatro toca-fitas. O ru, ora apelante, teria subtrado para si, os mencionados toca-fitas e, depois, devolvido ao Delegado de Polcia daquela comarca.

O policial militar Hlio Reis dos Santos que juntamente com o ru participou da priso do elemento que furtou o aludido veculo Monza, foi enftico em Juzo ao confirmar que o acusado lhe confessou dois dias depois dos fatos, que realmente havia pego os toca-fitas do interior do Monza e entregue ao Tenente Muler (fls. 156). O Tenente Nelson Francisco Mller Jnior reala que soube por informaes prestadas pelo Delegado de Polcia de Guaratuba que haviam desaparecidos alguns toca-fitas e a suspeita era de que o policial que atendera o caso poderia ter se apropriado desses toca-fitas. Diante de tal informao, assevera o nominado Tenente que realizou uma reunio com os policiais militares, tendo o ru confessado que havia subtrado os toca-fitas, quando ento ordenou que os mesmos fossem devolvidos diretamente na Delegacia, no que o ru concordou (fls. 169). Se tanto no bastasse, a entrega dos toca-fitas pelo ru ao Delegado de Guaratuba, foi presenciada pelo Tenente-coronel da PMPR Marino Burille que estava naquele exato momento, visitando o aludido Delegado. Conta o nominado Tenente-coronel que o ru ali chegou e entregou para a mulher do Delegado, uma caixa de papelo. Esclarece, mais, que o Delegado lhe informou que o ru havia se apropriado daqueles aparelhos numa ao policial de grande repercusso, quando ocorreram duas mortes de marginais (fls. 168). Portanto, dvida no subsiste quanto ao fato de haver o ru, ora apelante, subtrado os quatro toca-fitas e, depois, t-los devolvido espontaneamente ao Delegado de Guaratuba. Pois, como se viu, a prova neste aspecto indiscutvel. E, o seu atuar, caracteriza, como capitulado, a modalidade criminosa de peculato-furto, cunhada no artigo 303, pargrafo 2, do Cdigo Penal Militar, pois, subtraiu, para si, valendo-se da facilidade que lhe proporcionou a qualidade de militar em servio para a consecuo da subtrao. O fato de o bem subtrado pertencer ao patrimnio particular no retira a possibilidade da configurao do delito, posto que, o que importa a subtrao do bem em razo do cargo, como ocorreu na espcie em exame. De sorte que, no h negar-se que a respeitvel Deciso reprochada bem apreciou a espcie, sendo o desate condenatrio de rigor e, por isso, merece subsistir, salvo no que se refere ao apenamento. Neste particular, a respeitvel deciso hostilizada merece reparo quanto a no aplicabilidade da minorante especial relativa ao arrependimento posterior, figura contemplada no artigo 16, do Cdigo Penal. De fato. Como consabido, as regras gerais do Cdigo Penal aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso, como prescreve o artigo 12, do Cdigo Penal. E, aqui, fora reconhecer, que o Cdigo Penal Militar no dispe de qualquer comando que inviabilize a aplicabilidade da nominada minorante especial do arrependimento posterior (artigo 16, do Cdigo Penal), o que leva a concluir, possa a mesma atuar no caso em exame. Alis, o Supremo Tribunal Federal, como asseverado pelo ilustre Promotor de Justia de primeiro grau, j reconheceu a aplicabilidade da figura do arrependimento posterior ao mbito da legislao penal militar (STF HC. N

71.782-9, DJU 30.06.95, pg. 20.517). No caso em exame, afeioa-se-nos presentes os requisitos exigidos ao reconhecimento da merc. Como j enfatizado, o ru foi aconselhado a devolver os toca-fitas pelo Tenente Nelson Francisco Mller Jnior e concordou (fls. 169). Posteriormente e de forma voluntria devolveu os toca-fitas, entregando-os ao Delegado de Guaratuba. Sabe-se que o arrependimento posterior pode ocorrer em face de sugesto ou conselho de terceiro. Mesmo assim, consistindo em ato de vontade do sujeito, este o aproveita (TACrim-SP vol. 91/352 e 94/129; e RJTJSP vol. 100/490). Por outro giro, a devoluo dos objetos deu-se antes da denncia. A subtrao foi cometida sem violncia ou grave ameaa. Assim, o arrependimento mensurao penal. posterior deve ser reconhecido e atuar na

Considerando, portanto, o algoritmo levado a efeito pelo Juzo monocrtico, com espeque no artigo 69, do Cdigo Penal Militar, de ser mantida a pena-base fixada em 03 (trs) anos de recluso, bem como a compensao feita com as atenuantes e agravantes reconhecidas, cuja pena, face ao reconhecimento da causa especial do arrependimento posterior, modalidade cunhada no artigo 16, do Cdigo Penal, diminuo de 2/3 (dois teros), isto , de 02 (dois) anos de recluso, restando, assim, a pena de 01 (um) ano de recluso, que torno definitiva, na ausncia de atenuantes ou agravantes outras e de demais causas especiais de diminuio ou aumento. Esclarea-se, por necessrio que a diminuio da pena face ao reconhecimento da minorante especial do arrependimento posterior deu-se no quantum mximo permitido, em razo da devoluo total dos objetos subtrados, ocorrendo assim, a integral reparao do dano. A pena corporal imposta ao ru, ora apelante, deve ser cumprida em regime aberto. Todavia, por preencher os requisitos contidos no artigo 84, e incisos I e II, do Cdigo Penal Militar, estendo-lhe os benefcios da suspenso condicional da pena, pelo prazo de 02 (dois) anos e mediante as condies legais que devero ser estipuladas, por delegao, pelo ilustre Juzo da Vara da Auditoria da Justia Militar Estadual, por ocasio da realizao da audincia admonitria. III. Pelas razes expostas, ACORDAM os Excelentssimos Senhores, Desembargadores e Juiz Convocado, integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, unanimidade de votos, em conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento, nos termos do voto. Participou da sesso e acompanhou o voto do Relator o Excelentssimo Senhor Desembargado Moacir Guimares Curitiba, 26 de agosto de 1.999. Desembargador OTO SPONHOLZ Presidente e Revisor Doutor MILANI DE MOURA Juiz Convocado Relator 53035677 N do Acrdo: 11868

Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0081923-6 Comarca: Loanda rgo Julgador: 2 Cmara Criminal Relator: Telmo Cherem Data do julgamento: 16/12/1999 Data da publicao: 7/2/2000 Deciso: Por unanimidade de votos, foi negado provimento a ambos os apelos. Ementa: DECISO: ACORDAM os Desembargadores integrantes da Segunda Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, por unanimidade de votos, em NEGAR PROVIMENTO aos recursos. EMENTA: CRIME FUNCIONAL ART. 312, DO CDIGO PENAL. I RESPOSTA PRVIA ADVOGADO NOMEADO. Se, verificada a circunstncia prevista no pargrafo nico do art. 514, do Cdigo de Processo Penal, nomeou-se defensor dativo para o oferecimento da resposta preliminar, apresentada mediante trabalho zeloso e tecnicamente bem elaborado, inexiste nulidade por falta de notificao pessoal do funcionrio para a prtica do ato. II PECULATO CARACTERIZAO. Tipifica o crime de peculato a conduta do funcionrio auxiliar da Justia que retm, em proveito prprio, por vrios meses, importncias recebidas para pagamento de custas processuais e multa penal. III PENA-BASE FIXAO COMEDIDA E FUNDAMENTADA. O fato de ser o ru primrio e de bons antecedentes no conduz, por si s, imposio de pena-base no mnimo legal, visto no serem apenas estes fatores que determinam a composio da resposta penal. IV ARREPENDIMENTO POSTERIOR "QUANTUM" DE REDUO DA PENA. Sendo relativamente pronto o arrependimento a que alude o art. 16, do Cdigo Penal, justifica-se a reduo da pena em "quantum" intermedirio. V PERDA DA FUNO PBLICA INADMISSIBILIDADE. Pena privativa de liberdade inferior a quatro anos no justifica a perda da funo pblica se o crime foi cometido antes do advento da Lei n 9.268/96, que alterou a redao do art. 92, do Cdigo Penal. RECURSOS DO RU E DO MINISTRIO PBLICO DESPROVIDOS.Acrdo: APELAO CRIME N 81923-6, DE LOANDA, VARA NICA. APELANTES 1) MINISTRIO PBLICO DO PARAN 2) DIGENES NUNES DE SOUZA APELADOS OS MESMOS RELATOR DES. TELMO CHEREM CRIME FUNCIONAL ART. 312, DO CDIGO PENAL. I RESPOSTA PRVIA ADVOGADO NOMEADO. Se, verificada a circunstncia prevista no pargrafo nico do art. 514, do Cdigo de Processo Penal, nomeou-se defensor dativo para o oferecimento da resposta preliminar, apresentada mediante trabalho zeloso e tecnicamente bem elaborado, inexiste nulidade por falta de notificao pessoal do funcionrio para a prtica do ato. II PECULATO CARACTERIZAO. Tipifica o crime de peculato a conduta do funcionrio auxiliar da Justia que retm, em proveito prprio, por vrios meses, importncias recebidas para pagamento de custas processuais e multa penal. III PENA-BASE FIXAO COMEDIDA E FUNDAMENTADA. O fato de ser o ru primrio e de bons antecedentes no conduz, por si s, imposio de pena-base no mnimo legal, visto no serem apenas estes fatores que determinam a

composio da resposta penal. IV ARREPENDIMENTO POSTERIOR "QUANTUM" DE REDUO DA PENA. Sendo relativamente pronto o arrependimento a que alude o art. 16, do Cdigo Penal, justifica-se a reduo da pena em "quantum" intermedirio. V PERDA DA FUNO PBLICA INADMISSIBILIDADE. Pena privativa de liberdade inferior a quatro anos no justifica a perda da funo pblica se o crime foi cometido antes do advento da Lei n 9.268/96, que alterou a redao do art. 92, do Cdigo Penal. RECURSOS DO RU E DO MINISTRIO PBLICO DESPROVIDOS. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de APELAO CRIME N 81923-6, DE LOANDA, VARA NICA, em que so APELANTES: 1) MINISTRIO PBLICO DO PARAN; 2) DIGENES NUNES DE SOUZA, sendo APELADOS: OS MESMOS. 1. Digenes Nunes de Souza foi denunciado perante o Juzo Criminal da comarca de Loanda como incurso nos arts. 321, caput, e 312, c/c art. 69, do Cdigo Penal, pelos seguintes fatos: "No dia 21 de dezembro de 1994, em horrio no precisado, a vtima Nelson Mangas Ferreira compareceu perante o Cartrio Criminal desta comarca de Loanda, no Frum, atendendo intimao nos autos de Carta Precatria n 175/94, deste juzo, oriunda da comarca de Alto Paran PR, para iniciar dar cumprimento a uma das condies do regime aberto (comparecer pessoal e mensalmente no juzo dando conta de seu domiclio e ocupao) e efetuar o pagamento da pena de 100 dias-multa, no valor de 1/30 avos cada dia-multa e custas processuais, face a condenao sofrida no juzo de Alto Paran, pela prtica de cinco crimes de furtos qualificados em continuidade delitiva. No Cartrio Criminal a referida vtima foi recepcionada pelo denunciado Digenes Nunes de Souza, serventurio da Justia, o qual lhe informou que deveria efetuar o pagamento da pena de multa de uma s vez. Como no possua condies financeiras de efetuar o pagamento de uma s vez, a vtima informou o fato ao denunciado, o qual lhe disse para conseguir R$60,00 (sessenta reais) e retornar ao Cartrio. No dia 23 de dezembro de 1994, a vtima retornou ao Frum desta comarca, com os R$60,00 e entregou ao denunciado. O denunciado Digenes Nunes de Souza, aps se apropriar dos R$60,00, se aproveitando das facilidades da qualidade de funcionrio pblico, com vontade livre e consciente (dolosamente), no hesitou em patrocinar interesse privado lcito perante o Poder Judicirio (administrao pblica 'lato senso'), elaborando petio em nome de Nelson Mangas Ferreira, requerendo o parcelamento do pagamento da pena de multa e custas processuais em seis parcelas iguais, dirigido ao Excelentssimo Juiz de Direito da Comarca de Alto Paran, datado de 30 de dezembro de 1994 e assinado por Nelson (fls. 29). Elaborado o pedido o denunciado entregou-o a Nelson que colocou no Correio. Em 3 de fevereiro de 1995, o MM. Juiz de Alto Paran deferiu o pagamento da pena de multa e custas processuais, que somavam R$341,00 (trezentos e quarenta e um reais) em 6 (seis) parcelas (fls. 32). Na seqncia, Nelson foi informado por Digenes a efetuar o pagamento da pena de multa e custas em 6 parcelas de R$60,00 (sessenta reais). Assim, nos dias 22 de fevereiro, 20 de maro, 20 de abril, 23 de maio e 28 de junho do ano de 1995, a vtima Nelson compareceu no Cartrio Criminal desta

comarca e sempre foi atendido pelo denunciado Digenes, entregando-lhe em cada ms, o valor de R$ 60,00 (sessenta reais), em dinheiro, para pagamento parcelado da pena de multa e custas processuais. O denunciado Digenes nos dias citados, de posse do dinheiro, aproveitando-se da qualidade de funcionrio pblico, com vontade livre e consciente (conduta dolosa), reiteradamente se apropriou, em proveito prprio, das parcelas de R$60,00, deixando de realizar mensalmente o devido recolhimento aos cofres pblicos. Quando dos pagamentos, a vtima pedia a Digenes o recibo correspondente, mas este se negava em fornecer e informava que o recibo seria entregue aps o pagamento da ltima parcela. No dia 24 de julho de 1995, quando a vtima foi efetuar o ltimo pagamento de R$60,00, ela foi atendida pelo funcionrio Pedro Languer Champam, face o denunciado estar de frias. O serventurio Pedro analisando os autos de Carta Precatria informou a vtima que nada constava sobre os pagamentos efetuados, descobrindo-se assim todos os ilcitos praticados pelo denunciado. Vendo-se acuado, o denunciado procurando minimizar as conseqncias administrativas e penais de suas condutas efetuou na comarca de Alto Paran, o pagamento de R$ 300,00 (trezentos reais), referente a pena de multa imposta a ora vtima, Nelson. A vtima, por fim, efetuou o pagamento de R$41,49 reais, quitando a pena de multa e custas. No total, o denunciado se apropriou de R$360,00 (trezentos e sessenta reais). Sessenta reais antes do parcelamento da pena de multa e R$300,00 (trezentos reais) aps o deferimento do pagamento parcelado, causando prejuzo patrimonial vtima e ao errio pblico e desmoralizao ao Poder Judicirio." Ao despachar a denncia, o Dr. Juiz nomeou advogado para apresentar a resposta preliminar de que trata o art. 514, do CPP. Recebida a inicial acusatria, o ru foi citado e interrogado, e, oferecida a defesa prvia, foram inquiridas as testemunhas arroladas pela acusao e pela defesa, seguindo-se as alegaes finais. Sobreveio, ento, deciso reconhecendo a extino da punibilidade do ru quanto ao crime do art. 321, do CP, e condenando-o, pelo crime do art. 312, do CP, pena de 01 (um) ano e 01 (um) ms de recluso, em regime aberto, mais multa, substituda a reprimenda corporal por uma pena pecuniria e uma restritiva de direitos (f. 332/351). Inconformados, recorrem o ru e o Ministrio Pblico. O primeiro suscita, preliminarmente, a nulidade ab initio da ao penal, ao argumento de que no teve a oportunidade de apresentar a resposta preliminar pessoalmente, sendo-lhe indevidamente nomeado defensor dativo, quando deveria ter sido notificado, via precatria, para praticar o ato, uma vez que seu paradeiro era conhecido. Sustenta, ainda, que a sua conduta foi atpica, porquanto no teve a inteno de apropriar-se do dinheiro que ficou sob sua guarda, impondo-se, por isso, a sua absolvio ou, quando no, ao menos a reduo da excessiva penabase (dois anos e dois meses de recluso) que lhe foi infligida. O Ministrio Pblico, por sua vez, objetou o "quantum" da pena, dizendo-o insuficiente para o crime. Insurgiu-se ainda contra o percentual de reduo conta do art. 16, do CP, pedindo, aqui, a reduo pelo mnimo previsto em lei. Cumulativamente, almeja, como conseqncia da condenao, decreto da perda

do cargo pblico, argumentando que o crime foi cometido com violao de dever para com a Administrao Pblica e a pena superou um ano de recluso. Contra-arrazoados os recursos, a d. Procuradoria Geral da Justia manifestou-se pelo desprovimento de ambos. 2. O apelo do ru no procede. 2.1. Preliminarmente, suscita o recorrente a nulidade do feito, ao argumento de que a falta de sua notificao pessoal para apresentar a resposta preliminar acarretou-lhe prejuzo, cerceando a sua defesa. Verifica-se que ele exercia sua funo pblica na comarca de Loanda e, transferido para Curitiba, sobreveio a presente acusao. Ofertada a denncia quando j no estava na comarca, o Dr. Juiz nomeou-lhe advogado dativo para apresentar, em seu nome, a resposta preliminar acusao. Esclarece o pargrafo nico do art. 514, do CPP, que, "se no for conhecida a residncia do acusado, ou este se achar fora da jurisdio do juiz, ser-lhe- nomeado defensor, a quem caber apresentar a resposta preliminar". Tem-se, ento, que o Magistrado cumpriu exatamente o que determina a lei. Ao contrrio do alegado pelo recorrente, prejuzo algum adveio da providncia adotada pelo Juzo, certo que a resposta preliminar foi apresentada por advogado diligente, que empreendeu trabalho zeloso e tecnicamente bem elaborado. Cerceamento de defesa, por outro lado, no houve: a resposta preliminar em casos tais presta-se para que acusaes levianas, abusivas, desprovidas de amparo sejam repelidas pelo Judicirio, mediante a sempre profcua colaborao tcnica de advogado que fale em nome do denunciado. Tal propsito, no caso, foi observado a contento direito a ampla defesa, ademais, no se subtraiu ao ru, at porque ele o exerceu durante a instruo criminal, depois de instalado o contraditrio. A objeo pode fazer sentido "de lege ferenda", mas no "de lege lata", uma vez que a lei processual penal, como referido, expressa ao preceituar que se o acusado "se achar fora da jurisdio do juiz, ser-lhe- nomeado defensor, a quem caber apresentar a resposta preliminar". A propsito, enfatizando que desse modo que se deve proceder em casos tais, MIRABETE lembra que no se admite sequer a expedio de carta precatria para o fim da resposta preliminar quando o acusado residir fora da jurisdio do juiz a quem se tenha apresentado a denncia ("Processo Penal", 7 ed., Atlas, SP, 1997, p. 551), como ocorreu no caso dos autos. A jurisprudncia no destoa dessa trilha, como se pode ver do julgado colacionado no parecer do Ministrio Pblico de segundo grau: "A notificao para apresentao da resposta escrita preliminar, a que alude o art. 514, do CPP, nos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos, atravs de precatria, desconhecida em nosso Direito Processual, no se justificando, de forma alguma, sua utilizao, em face da expressa e taxativa imposio da lei no sentido de que aquela defesa ser sempre apresentada por defensor designado pela autoridade judiciria sempre que desconhecida a residncia do notificando ou, mesmo conhecida, estiver ela localizada fora da jurisdio do juiz processante. Diz a lei, com verbo no imperativo, que, em casos tais, 'ser-lhe- nomeado defensor, a quem caber apresentar a resposta preliminar' (pargrafo nico do mencionado artigo)". (RT 609/295). No se configura, pois, a nulidade argida, inexistindo qualquer vcio a comprometer a higidez do processo.

2.2 No mrito, melhor sorte no colhe o recorrente. O seu desiderato de absolvio no pode ser atendido, uma vez que totalmente dissociada da prova a alegao de inexistncia de dolo na apropriao dos valores que chegaram s suas mos por conta da funo que exercia na Serventia de Loanda. Por meses a fio seis, ao todo -, o apelante, como funcionrio do Cartrio Criminal daquela comarca, recebeu de Nelson Mangas Ferreira importncias em dinheiro para fazer frente a um parcelamento de multa penal mais custas, em face de Carta Precatria criminal originria de Alto Paran; ao invs de depositar, em conta vinculada ao Juzo, os valores que lhe foram entregues, tomou-os para si, at que tudo foi descoberto pelo titular do Cartrio, quando veio tona a irregularidade cometida. Alega o apelante, agora, que no agiu com dolo de apropriao dos valores aludidos, tendo recebido as parcelas em dinheiro, guardando-as durante seis meses-, para restitui-las mais tarde, quando o total do devido por Nelson fosse saldado. A verso apresentada mostra-se, por si, muito pouco crvel, certo que o comportamento, pouco ortodoxo para um funcionrio pblico, faz divisar, nele, um crime de peculato incontestvel. Com efeito, no h como aceitar que um funcionrio pblico receba, em razo do ofcio, valores em dinheiro e os retenha durante seis meses sem adotar o procedimento devido, para, s depois de detectado o fato por seu superior hierrquico, devolver o "quantum", simplesmente argumentando, ento, que no tinha dolo de apropriao. Afora isso, cabe ponderar que a reteno do dinheiro pelo recorrente foi sintomtica, notadamente quando se toma em conta o que relatou o Titular do Cartrio onde os fatos ocorreram, esclarecendo que o ru passava, poca, por dificuldades financeiras e que era constrangedora a quantidade de cobradores a procur-lo no Frum ... A jurisprudncia, em casos tais, tem proclamado: "A utilizao, ainda que temporria, para proveito prprio, de dinheiro pblico, de que se tem a guarda, bem como o emprstimo desse dinheiro a si mesmo ou a outrem, so fatos que configuram o crime de peculato." (RT 366/65). "A reteno de dinheiro por largo lapso temporal, descumprindo ordem judicial para recolher o numerrio em estabelecimento bancrio, tipifica peculato, pela apropriao da pecnia de que tinha o ru posse em razo do cargo e com proveito pessoal." (RT 638/318). "Comete o crime de peculato em continuidade delitiva o serventurio da Justia que, em substituio ao tesoureiro judicial, se apropria de custas processuais de dois processos ou mais, ainda que venha a restitui-las posteriormente." (RT 736/679). Inegvel, portanto, que o crime, in casu, restou caracterizado. 2.3. No procede, do mesmo modo, a splica do recorrente para reduo da pena. Ao crime pelo qual foi ele condenado cominada abstratamente pena que varia de 02 (dois) a 12 (doze) anos de recluso, mais multa. No caso, a pena-base restou fixada em 02 (dois) anos e 02 (dois) meses de recluso, reduzida, na seqncia, pela metade, em face da incidncia da minorante do art. 16, do Cdigo Penal; vale

dizer, a pena definitiva, contra a qual se insurge o apelante, quedou em 01 (um) ano e 01 (um) ms de recluso, observado o regime aberto, mais multa. Argumenta ele que no havia motivo para a exacerbao da pena-base para alm do mnimo legal, pois primrio, de bons antecedentes, com boa conduta ... Anlise da fundamentao enunciada no "decisum" mostra ter-se reconhecido que a culpabilidade do ru foi acentuada e, de fato, o foi, na medida em que reiterou condutas censurveis ao longo de seis meses, expondo o Poder Judicirio e demonstrando, com isso, muito pouco apreo pela funo que exercia, circunstncia, cabalmente evidenciada pela sentena. Isso, a toda evidncia, mais do que suficiente para justificar o acrscimo, quase insignificante, alis, para alm do mnimo legal na pena-base. Ademais, ser o ru primrio e de bons antecedentes no lhe assegura o direito a uma pena no mnimo legal, pois outros fatores devem ser considerados para que se alcance, no caso concreto, a reprovao adequada. Nas palavras do Min. MOREIRA ALVES, "a primariedade do ru no impede que o Juiz fixe a pena acima do mnimo legal com base nos critrios a que alude o caput do artigo 59 do Cdigo Penal" (STF HC 69910/SP, 1 Turma, DJU 02.04.93, p. 5620). Pondere-se, ademais, como bem consignado no parecer da d. Procuradoria Geral da Justia, que se a pena-base foi fixada pouco acima do mnimo legal cominado ao delito, a reduo conta da minorante do art. 16, do Cdigo Penal, foi alentada, favorecendo sobremaneira o recorrente. A sua irresignao, portanto, no procede. 3. Por sua vez, o recurso manejado pelo Ministrio Pblico tambm no comporta acolhida. que a insurgncia contra o "quantum" da pena irrogada ao ru no tem suporte no material probatrio: o peculato por ele praticado no apresenta peculiaridade que merea levar reprimenda para muito alm do mnimo legal; apropriou-se, verdade, de valores ao longo de meses, por isso mesmo foi-lhe infligida a sano com acrscimo. Por outro lado, no se pode deixar de considerar que o incriminado primrio, registra bons antecedentes e teve sua conduta abonada por pessoas da mais alta respeitabilidade vrios Juzes e Promotores de Justia -, que no vacilaram em atestar que ele, por vrios anos, foi bom servidor da Justia e mostrou-se, por longo perodo da vida, pessoa honesta e de credibilidade. Tambm a reduo da pena em face da minorante do art. 16, do Cdigo Penal, foi bem arbitrada, pois assim que os fatos foram descobertos o ru tratou de ressarcir os prejuzos que causou, fazendo-o voluntariamente e por completo. Como se sabe, reconhecido o arrependimento posterior, "o percentual reduo a ser adotado varia em funo da maior ou menor presteza do agente efetiva reparao" (RT 727/532), e, no caso, as apropriaes, ocorridas entre meses de dezembro de 1994 e junho de 1995, foram objeto de ressarcimento ms de julho de 1995. de na os no

Portanto, se a reparao no foi pronta, no se pode dizer que foi excessivamente demorada, justificando-se a reduo da pena em percentual mdio, como o fez a sentena. Desmerece agasalho, no mesmo passo, a pretenso recursal de perda da funo pblica.

O crime praticado pelo ru, conforme se viu, aconteceu entre dezembro de 1994 e junho de 1995, quando exigia o art. 92, do Cdigo Penal, para que houvesse a perda do cargo pblico como decorrncia da condenao, cominao de pena superior a quatro anos; a pena do ru, repita-se, de 01 (um) ano e 01 (um) ms de recluso a alterao legislativa que reduziu o quantum de pena a um ano para a perda do cargo pblico sobreveio em 1 de abril de 1996, pela Lei n 9.268. Como lembra ROMEU DE ALMEIDA SALLES JNIOR, "a alterao trouxe imposio mais rigorosa, visto que, pela Lei n 7.209/84, tal efeito s se aplicava quando o quantum da condenao por crimes funcionais fosse superior a quatro anos. Por ser norma mais severa, portanto prejudicial aos interesses do agente, no tem fora retroativa." ("Cdigo Penal Interpretado", Saraiva, SP, 1996, p. 201). Desse modo, em face do disposto no art. 5, XL, da Constituio Federal, invivel se mostra o pedido contido no recurso do Parquet, dado que o ru, por crime anterior lei mais severa, foi condenado a "quantum" inferior a quatro anos de recluso. Ante o exposto: ACORDAM os Desembargadores integrantes da Segunda Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, por unanimidade de votos, em NEGAR PROVIMENTO aos recursos. Participaram do julgamento os Senhores NASCIMENTO (Presidente) e CARLOS HOFFMANN. Curitiba, 16 de dezembro de 1999. TELMO CHEREM Relator 53037762 N do Acrdo: 12045 Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0083253-7 Comarca: Terra Roxa rgo Julgador: 2 Cmara Criminal Relator: Nunes do Nascimento Data do julgamento: 9/3/2000 Data da publicao: 27/3/2000 Deciso: Por unanimidade de votos, foi dado parcial provimento ao apelo. Ementa: DECISO: ACORDAM os Desembargadores da Segunda Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, unanimidade, em dar provimento, em parte, apelao para desclassificar a imputao de falsificao de documento equiparado a pblico (cheque) para estelionato, procedendo-se a adequao da pena aplicada, nos termos do voto do relator. EMENTA: APELAO CRIME FALSIFICAO DE CHEQUE FURTADO CARACTERIZAO DE ESTELIONATO E NO DO "FALSUM", ESTE APENAS MEIO PARA ATINGIR O FIM COLIMADO DESCLASSIFICAO CRIME CONTINUADO PROVIMENTO PARCIAL DO APELO Se o "falsum" foi o crime meio utilizado para desfalcar o patrimnio da vtima por meio de cheque falsificado, impe-se a desclassificao, por isso que o Desembargadores NUNES DO

delito nico praticado, nestas condies, o estelionato, impondo-se o reconhecimento de crime continuado, consideradas as condies de tempo, lugar e modo de execuo. Acrdo: APELAO CRIME N 83.253-7, DE TERRA ROXA APELANTE :DALVA DOS SANTOS APELADO :MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN RELATOR :DES. NUNES DO NASCIMENTO APELAO CRIME FALSIFICAO DE CHEQUE FURTADO CARACTERIZAO DE ESTELIONATO E NO DO FALSUM, ESTE APENAS MEIO PARA ATINGIR O FIM COLIMADO DESCLASSIFICAO CRIME CONTINUADO PROVIMENTO PARCIAL DO APELO Se o falsum foi o crime meio utilizado para desfalcar o patrimnio da vtima por meio de cheque falsificado, impe-se a desclassificao, por isso que o delito nico praticado, nestas condies, o estelionato, impondo-se o reconhecimento de crime continuado, consideradas as condies de tempo, lugar e modo de execuo. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Crime n 83.253-7, de Terra Roxa, em que apelante Dalva dos Santos e apelado Ministrio Pblico do Estado do Paran: ACORDAM os Desembargadores da Segunda Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Paran, unanimidade, em dar provimento, em parte, apelao para desclassificar a imputao de falsificao de documento equiparado a pblico (cheque) para estelionato, procedendo-se a adequao da pena aplicada, nos termos do voto do relator. Integra o presente o relatrio lanado nos autos, verbis: Dalva dos Santos foi denunciada como incursa nas sanes dos artigos 297, pargrafo 2, e 171, caput, ambos combinados com o artigo 69, todos do Cdigo Penal, pela prtica dos seguintes fatos delituosos assim descritos na denncia, verbis: I- Narram os inclusos autos de inqurito policial que no dia 09 de junho de 1995, em local e horrio no precisados, mas sendo nesta cidade e comarca, DALVA DOS SANTOS falsificou, em parte, documento equiparado a pblico, consistente no preenchimento do cheque nmero 292.538, da conta nmero 013.700-6, do Banco Cocecrer-Pr, tendo como titular Joaquim Jos da Silva, conforme positivado no laudo de exame grafotcnico acostado a fls.83/85. Segundo se apurou, a denunciada, ciente da origem espria da crtula eis que a ela no pertencia, completou os espaos em branco do referido ttulo de crdito, escrevendo nele a quantia a ser paga R$ 74,00 (setenta e quatro reais) e o local e a data da emisso Palotina, 09 de junho de 1995 e, em seguida, lanou a assinatura do titular da conta Joaquim da Silva como se ele fosse. Tal ttulo de crdito que era produto de roubo posteriormente foi utilizado para a prtica de estelionato por um indivduo no identificado, circunstncia que permitiu que a apreenso do documento. II- Narram os inclusos autos de inqurito policial que no dia 10 de junho de 1995, no perodo noturno, no interior do clube da Sociedade Beneficiente Recreativa Esportiva Comercial (SBREC), nesta cidade e comarca, DALVA DOS SANTOS obteve, para si, mediante fraude consistente na apresentao de cheque falso e roubado, vantagem ilcita no valor de R$ 62,00 (sessenta e dois reais) em prejuzo de Rubens Rodrigues e de Paulo Costa Oliveira, aps induzir e manter em erro este ltimo ofendido.

Segundo se apurou, a denunciada, com o firme propsito de lesar o patrimnio alheio em benefcio prprio, compareceu no referido clube, onde se realizava um baile. Ao chegar na portaria, solicitou duas entradas no valor de R$ 4,00 (quatro reais) cada e entregou, em pagamento, o cheque nmero 292.540, da conta 13.700-6, do Banco Cocecrer-Pr, preenchido no valor de R$ 62,00 (sessenta e dois reais), tendo como titular a pessoa de Jos Joaquim da Silva. Ato contnuo, recebeu, aps ludibriar a vtima com a apresentao do referido documento, o troco no valor de R$ 58,00 (cinqenta e oito reais). Ao ser apresentado ao sacado, o cheque foi devolvido por ser produto de roubo. E, no curso das investigaes, apurou-se que a denunciada foi a responsvel pelo preenchimento da crtula, estando ciente, portanto, de sua origem espria. Recebida a denncia (fls.104 v) a r foi citada (fls. 107 verso) e interrogada (fls.108), oferecendo defesa prvia s fls. 111/112. Durante a instruo, foram ouvidas seis testemunhas arroladas pela acusao (fls.128,132/136 3 153) e trs apontadas pela defesa (fls.141/143). Na fase diligencial as partes nada requereram. Colhidas as alegaes finais da acusao (fls.156/164) e da defesa (fls.165/168), sobreveio a sentena de fls. 170 usque 182, que condenou a r nos termos da exordial, pena de 04 (quatro) anos de recluso e 80 (oitenta) diasmulta, em regime inicial semi-aberto, a ser cumprido conforme o artigo 35 do Cdigo Penal. Inconformada, apelou a defesa pleiteando a absolvio ou, no mnimo, aplicao da atenuante genrica do artigo 16 do Cdigo Penal, estabelecendo-se a reprimenda pelo mnimo legal, a ser cumprida em regime aberto, alegando que: a) as provas testemunhais so favorveis acusada, no podendo ensejar uma condenao; b) inexiste o crime de estelionato no caso em tela, uma vez que o dano foi imediatamente ressarcido, no causando nenhum prejuzo vtima; c) o laudo de exame grafotcnico no prova suficiente para prolao de sentena condenatria, pois pode estar equivocado, face contradio do material colhido s fls. 92/96 em relao quele constante nos cheques de fls. 90 e 91. O agente ministerial de primeiro grau contra- arrazoou s fls. 198/204. A Procuradoria Geral de Justia opinou pelo provimento parcial da apelao a fim de que, prevalecendo a condenao e o regime semi-aberto de cumprimento da pena, seja desclassificada a inicial imputao de falsum em concurso material com estelionato, para esta ltima modalidade delitiva, aplicando-se espcie a regra do crime continuado (fls. 213/ 228). Posto isto: A insurgncia vinga em parte. Ao termo de regular processo, Dalva dos Santos foi condenada, pena de 04 (quatro) anos de recluso e 80 (oitenta) dias-multa, por violao do artigo do artigo 297, pargrafo 2, e do artigo 171, caput, combinados com o artigo 69, todos do Cdigo Penal, sentena da qual ora apela pedindo a absolvio ou, alternativamente, a reduo da pena ao mnimo legal, com a aplicao do disposto no artigo 16 do Cdigo Penal, pleiteando ainda o cumprimento da reprimenda em regime aberto. Convm frisar, desde logo, que o pedido de absolvio da apelante, com base na negativa da autoria das falsificaes dos 02 (dois) cheques, afigura-se de todo

invivel por afrontar slida prova coligida, mormente a pericial, uma vez que o laudo de exame grafotcnico afirma conclusivamente que ela foi quem preencheu os cheques falsificados, tudo a demonstrar a insubsistncia das evasivas da apelante. Demais disso, testemunhas presenciaram o momento em que a apelante entregou o cheque falsificado, para pagar o ingresso no baile e receber o troco de R$ 58,00 na bilheteria do clube. bem verdade que, procurada por um dos diretores do referido clube, a apelante no se negou a pagar o valor do cheque, no sendo possvel, contudo, precisar a data desse pagamento. Desta forma, tem-se que a r falsificou duas folhas de cheque provenientes do mesmo talonrio, que fora retirado de seu possuidor em assalto praticado na cidade Palotina meses antes. Numa das contrafaes, o cheque no valor de R$ 74,00 foi utilizado no comrcio por terceiro no identificado, sendo que, com relao a este fato, a apelante foi denunciada e condenada por violao do artigo do artigo 297, pargrafo 2, do Cdigo Penal, ou seja falsificao de documento equiparado a pblico, no caso ttulo ao portador (cheque). Com referncia ao segundo cheque, no valor de R$ 62,00, a prpria denunciada alm de preench-lo, descontou-o na bilheteria de um clube que promovia um baile, recebendo troco, como sobredito. Quanto a este segundo fato, a apelante foi denunciada e condenada pela prtica de estelionato, por entender o julgador monocrtico que, neste caso, sendo este o crime fim, absorvido restou o crime meio, isto , dizer, o falsum. A tese alternativa da defesa, de absoro do falsum pelo estelionato foi rebatida na sentena apelada, ao asseverar o prolator que tal se deu em relao a um dos cheques, isto , aquele que a r mesma procurou passar na bilheteria do baile, o mesmo no se podendo afirmar com referncia ao outro cheque, pois o estelionato praticado por meio desse ltimo documento o foi por terceiro no identificado e no pela r, no que acompanhou a capitulao da denncia. Todavia, tal soluo se reveste de fora e artifcio, em descompasso com o verdadeiro desiderato da agente e, tambm, com o contido no bojo dos autos, ao ensejar o reconhecimento de 02 (dois) estelionatos e no a identificao de um falsum e de um estelionato, em concurso material. Nesse passo, acompanha-se a Procuradoria Geral de Justia que, em agudo parecer, assim opinou: Em verdade, no primeiro episdio, apesar de no identificada a pessoa que fez uso na Comarca de Palotina do ttulo de crdito falsificado, o comportamento da recorrente foi voltado para a concretizao de estelionato, em co-autoria, no permitindo as provas que fosse responsabilizada em crime mais grave, como o foi no delito de falsum. A pessoa que utilizou o referido cheque era pessoa de seu relacionamento, sendo certo que sua atitude estava voltada para a obteno de vantagem ilcita atravs de meio fraudulento, consistente na falsificao daquele cheque. No fosse essa a sua inteno, e no existiria a falsificao que deu oportunidade ao primeiro evento descrito na exordial acusatria, quando o executor do delito (pessoa no identificada) obteve vantagem ilcita com prejuzo de comerciante daquela cidade. Foge da lgica e da razo que ela tenha falsificado o cheque circunstncia

comprovada nos autos e repassado terceira pessoa desconhecida, sem saber o destino que teria o ttulo de crdito. Sua participao foi no mnimo com dolo eventual, e por isso que sua condenao na prtica de estelionato, em co-autoria, mostrava-se imperiosa, e no no crime de falsum, como admitido na sentena atacada. O parecerista ilustrou seu pronunciamento com julgado que se amolda como luva espcie, verbis: Quem contribui na formao e circulao de cheque falsificado a partir da folha em branco proveniente de talonrio alheio que se apurou constituir produto de furto, ou entregando tal folha em branco ao parceiro que, mais tarde, a passou ao lesado, ou preenchendo e assinando, a pedido deste ltimo comparsa, age, pelo menos, com dolo eventual, pois consente na previsvel supervenincia de indevida vantagem econmica em prejuzo do tomador, com uso de documento pblico contrafeito (TACRSP RT 725/590). Cumpre registrar que nada empece que o Tribunal desclassifique a infrao, dando ao fato definio jurdica diversa daquela constante da sentena, desde que a pena no venha a ser agravada. Confira-se: Emendatio libelli no Tribunal TACRSP: Em 2 Instncia, nada impede que se d nova definio jurdica ao fato, desde que no se aumente a pena, face ao art. 617 do CPP (RJDTACRIM 26/105)Apud Julio Fabbrini Mirabete, in Cdigo de Processo Penal Interpretado, Atlas, 5 ed., 1997, p. 790. Nessa conformidade, ante a consumao estampada nos autos de 02 (dois) estelionatos, de meridiana clareza que se impem o reconhecimento do crime continuado, em razo da subseqncia das datas e pelo liame determinado pela semelhana de circunstncias (condies de tempo, lugar e modo de execuo). Por outro lado, no possvel acolher a alegao da defesa de que a agente reparou o dano antes do recebimento da denncia, em um dos crimes, almejando o benefcio da causa especial de diminuio de pena do arrependimento posterior, de que cuida o artigo 16 do Cdigo Penal, tendo em vista que a apelante no logrou produzir prova, como lhe impendia, da anterioridade da satisfao do prejuzo. Tampouco, se h de cogitar do pleiteado incio do cumprimento da pena em regime aberto, por isso que o fato de ser a agente reincidente, impede de forma absoluta a concesso desse favor legal, a teor da expressa vedao contida no artigo 33, pargrafos 2 e 3 do Cdigo Penal. De tal sorte, passa-se a proceder a adequao da pena nova definio jurdica adotada pelo voto, em que quedou a apelante condenada pela prtica de 02 (dois) crimes de estelionato, com a agravante da reincidncia, em continuidade delitiva. Por isso que adequadamente valoradas e bem fundamentadas, insta manter as disposies da sentena relativas ao crime de estelionato (item 3, b, fls. 177/178), em que foi procedido o exame das circunstncias judiciais e das circunstncias legais (primeira e segunda fase do critrio trifsico previsto no artigo 68 do Cdigo Penal), que aplicavam apelante, at essa etapa, a pena de 01 (hum) ano e 06 (seis) meses de recluso e 40 (quarenta) dias-multa, aduzindo-se to-somente que esse quantum corresponde a cada um dos 02 (dois) estelionatos praticados. Ante a ocorrncia da continuidade delitiva, aplica-se a pena de um s dos crimes j que idnticas, aumentando-a de 1/6 (um sexto), com base no artigo 71 do Cdigo Penal, elevando-se-a portanto para 01 (hum) ano e 09 (nove) meses de recluso e 46 (quarenta e seis) dias-multa, que se torna definitiva ante a ausncia

de outras circunstncias modificativas. Mantm-se inclumes os demais termos e disposies pertinentes da sentena apelada, inclusive regime de cumprimento da pena, incabvel qualquer substituio ou o sursis, por ser reincidente a apelante. Eis por que a cmara deu parcial provimento ao recurso, apenas para desclassificar a imputao de falsificao de documento equiparado a pblico (cheque) para estelionato, nos termos do dispositivo e dosimetria deste acrdo. Curitiba, 09 de maro de 2000. DES. NUNES DO NASCIMENTO Presidente e Relator Estiveram presentes e acompanharam o voto do Excelentssimo Senhor Desembargador Relator, os Excelentssimos Senhores Desembargadores TROTTA TELLES e CARLOS HOFFMANN. 53052547 N do Acrdo: 13336 Natureza: Criminal Recurso: Apelao Crime Nmero do Processo: 0068176-9 Comarca: Curitiba rgo Julgador: 1 Cmara Criminal Relator: Milani de Moura Data do julgamento: 24/5/2001 Data da publicao: 18/6/2001 Deciso: Unnime, julgado extinto a punibilidade de Leonel Davi Santos Amaral e dado provimento aos recursos c/ relao aos demais acusados, ao efeito de reduzir-lhes o apenamento e,simultaneamente, reconhece a extino da punibilidade de Ogier Thadeu Junior Ementa: DECISO: ACORDAM os senhores Desembargadores e o Juiz Convocado, integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, por unanimidade de votos, em julgar extinta a punibilidade do apelante Leonel Davi Santos Amaral, face o reconhecimento da prescrio retroativa, com prejuzo do exame do mrito recursal; e dar parcial provimento aos recursos dos apelantes Ogier Thadeo Jnior e Jos Schlichting Neto, ao efeito de reduzir o apenamento, em razo do reconhecimento da causa especial do arrependimento posterior e, simultaneamente, reconhecer, a extino da punibilidade de ambos, pela operada prescrio da pretenso punitiva, na forma retroativa, o fazendo, com fulcro no art. 107, inciso IV primeira figura, em liame com os arts. 109, V, 110, 1, 114, 117, incisos I e IV, todos do Cdigo Penal e art. 61, do Cdigo de Processo Penal. EMENTA: APELAO CRIME PECULATO, USO DE DOCUMENTO FALSO E FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO SENTENA CONDENATRIA APELOS DE DOIS DOS RUS BUSCANDO EM SEDE DE PRELIMINAR A NULIDADE DO PROCESSO AO ARGUMENTO DE NULIDADE DO DECISRIO POR FALTA DE OBSERVAO NA MENSURAO DA PENA DA CAUSA ESPECIAL DE DIMINUIO CONTIDA NO ARTIGO 16, DO CDIGO PENAL E CERCEIO DE DEFESA EM RAZO DO INDEFERIMENTO DA REALIZAO DE PERCIA TCNICA E FALTA DE CORPO DE

DELITO PRELIMINAR DE UM DOS RUS ALMEJANDO O RECONHECIMENTO E DECLARAO DA PRESCRIO, NA FORMA RETROATIVA, COM RELAO AO CRIME DE USO DE DOCUMENTO FALSO NO MRITO TODOS OS APELANTES PERSEGUEM A ABSOLVIO PRELIMINARES AFASTADAS, EXCETO A RELATIVA AO RECONHECIMENTO DA PRESCRIO RETROATIVA EM RELAO A UM DOS APELANTES, REFERENTEMENTE AO CRIME DE USO DE DOCUMENTO FALSO DECLARAO DE EXTINO DA PUNIBILIDADE DE UM DOS APELANTES COM PREJUZO AO EXAME DE MRITO DO RECURSO INTERPOSTO FARTO CONJUNTO PROBATRIO QUE CONDUZ AO RECONHECIMENTO DA CULPABILIDADE DE DOIS DOS APELANTES DECRETO CONDENATRIO CALCADO EM PROVA IRREFUTVEL MANUTENO ADMISSIBILIDADE DA CAUSA ESPECIAL DE DIMINUIO DA PENA FACE O ARREPENDIMENTO POSTERIOR REPARAO DO DANO VOLUNTARIEDADE REDUO DO APENAMENTO RECONHECIMENTO E DECLARAO DA EXTINO DA PUNIBILIDADE POR OPERADA A PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA NA FORMA RETROATIVA RECURSOS CONHECIDOS E PARCIALMENTE PROVIDOS.Acrdo: APELAO CRIME N. 68.176-9, DE CURITIBA 5 VARA CRIMINAL. APELANTES:1.JOS SCHLICHTING NETO 2.LEONEL DAVI SANTOS AMARAL 3. OGIER THADEO JUNIOR. APELADO: RELATOR: MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN. JUIZ CONV. MILANI DE MOURA. APELAO CRIME PECULATO, USO DE DOCUMENTO FALSO E FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO SENTENA CONDENATRIA APELOS DE DOIS DOS RUS BUSCANDO EM SEDE DE PRELIMINAR A NULIDADE DO PROCESSO AO ARGUMENTO DE NULIDADE DO DECISRIO POR FALTA DE OBSERVAO NA MENSURAO DA PENA DA CAUSA ESPECIAL DE DIMINUIO CONTIDA NO ARTIGO 16, DO CDIGO PENAL E CERCEIO DE DEFESA EM RAZO DO INDEFERIMENTO DA REALIZAO DE PERCIA TCNICA E FALTA DE CORPO DE DELITO PRELIMINAR DE UM DOS RUS ALMEJANDO O RECONHECIMENTO E DECLARAO DA PRESCRIO, NA FORMA RETROATIVA, COM RELAO AO CRIME DE USO DE DOCUMENTO FALSO NO MRITO TODOS OS APELANTES PERSEGUEM A ABSOLVIO PRELIMINARES AFASTADAS, EXCETO A RELATIVA AO RECONHECIMENTO DA PRESCRIO RETROATIVA EM RELAO A UM DOS APELANTES, REFERENTEMENTE AO CRIME DE USO DE DOCUMENTO FALSO DECLARAO DE EXTINO DA PUNIBILIDADE DE UM DOS APELANTES COM PREJUZO AO EXAME DE MRITO DO RECURSO INTERPOSTO -FARTO CONJUNTO PROBATRIO QUE CONDUZ AO RECONHECIMENTO DA CULPABILIDADE DE DOIS DOS APELANTES DECRETO CONDENATRIO CALCADO EM PROVA IRREFUTVEL MANUTENO ADMISSIBILIDADE DA CAUSA ESPECIAL DE DIMINUIO DA PENA FACE O ARREPENDIMENTO POSTERIOR REPARAO DO DANO VOLUNTARIEDADE REDUO DO APENAMENTO RECONHECIMENTO E DECLARAO DA EXTINO DA PUNIBILIDADE POR OPERADA A PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA NA FORMA RETROATIVA RECURSOS CONHECIDOS E PARCIALMENTE PROVIDOS. VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Crime n 68176-9, de Curitiba 5 Vara Criminal, em que so apelantes Jos Schlichting Neto, Leonel Davi Santos Amaral e Ogier Thadeo Junior e apelado o Ministrio Pblico do Estado do Paran. O representante do Ministrio Pblico ofereceu denncia contra Ogier Thadeo

Junior, Jos Schlichting Neto e Ktia Margareth Guiraud, como incursos nas sanes dos artigos 297, 304 e 312, c.c arts. 29, 70 e 71, todos do Cdigo Penal, Leonel Davi Santos Amaral, como incurso nas sanes dos arts. 297, 304 e 312, c.c arts. 29, 69, 70 e 71, todos do mesmo "Codex", Rosely Gomes Kazakevitch, como incursa nas sanes dos arts. 297, 304 e 312, c.c arts. 29, 69 e 70, do mesmo Diploma Legal e Jos Francisco Quaresma Soares da Silva, como incurso nas sanes do art. 297, c.c art. 29, da mesma Lei Substantiva, pela prtica dos seguintes fatos delituosos, assim narrados na exordial acusatria: "O denunciado Leonel Davi Santos Amaral, na qualidade de diretor administrativo e o denunciado Ogier Thadeo Junior, chefe da Diviso de Contabilidade e Finanas da Fundao Teatro Guair, pessoa jurdica instituda pala Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte, com sede nesta Capital, ligados funcional e hierarquicamente, previamente conluiados e somando esforos para o mesmo "desideratum", no dia 14 (quatorze) de novembro de 1986, apropriaram-se da quantia de Cz$ 325.059,06 (trezentos e vinte e cinco mil, cinqenta e nove cruzados e seis centavos), doados Fundao pela E.R.S. Administradora e Corretora de Seguros S/C. Ltda., cujo cheque no levado contabilizao, por ordem e endosso do primeiro, foi depositado na conta do segundo denunciado no Banco Bamerindus do Brasil S/A, agncia Comendador Arajo de Curitiba e, sendo retirada a quantia de Cz$ 300.000,00 (trezentos mil cruzados), esta foi devolvida ao primeiro, ficando, de rateio, o saldo para o outro, conforme positiva o papel de fls. 85. De semelhante "modus operandi", no dia 10 (dez) de outubro de 1986, apropriaram-se da quantia de Cz$ 180.000,00 (cento e oitenta mil cruzados) doados Fundao, cujo cheque emitido pela Umuarama Comunicaes e Marketing Ltda., contra o Banco Bamerindus do Brasil S/A., foi depositado na conta anteriormente citada do segundo denunciado o qual, posteriormente, retirou e entregou ao primeiro a quantia de Cz$ 144.000,00 (cento e quarenta e quatro mil cruzados), ficando com o restante, conforme positiva o documento de fls. 88. O denunciado Leonel Davi Santos Amaral, ainda, graas ao comando da Fundao que o cargo de diretor Administrativo lhe proporcionava e o denunciado Ogier Thadeo Junior, contador, sempre conivente, entre outras irregularidades, apropriaram-se de dinheiros e valores pertencentes Instituio vtima, estendido o leque a outros setores e com outros funcionrios, tanto que com a participao consciente do denunciado Jos Schlichting Neto, chefe da Diviso de Promoes e Vendas e tambm com a colaborao da denunciada Ktia Margareth Guiraud, funcionria desta diviso, esta assinando contratos de publicidade e de patrocnio de apresentaes artsticas, que no eram de sua competncia, tambm assinando recibos que no foram contabilizados, conseguiram desviar em proveito prprio, alm de Cz$ 6.000,00 (seis mil cruzados) referente ao contrato existente com a Pharmcia Artesanal Naturalstica Ltda., em 2 (dois) de junho de 1.986 (doc. de fls. 99), alm de se apropriarem da quantia de Cz$ 104.500,00 (cento e quatro mil e quinhentos cruzados) de parte do contrato de apresentao artstica de fls. 101, firmado com a Volvo do Brasil S/A, cujo cheque no mesmo valor e constante de fls. 103, de 14 (quatorze) de novembro de 1986, depois de endossado pelo denunciado Leonel Davi, foi depositado na conta de Schlichting, no Banco do Estado do Paran S/A, agncia de Almirante Tamandar, Paran. Apropriaram-se, mais, da quantia de Cz$ 108.647,20 (cento e oito mil, seiscentos e quarenta e sete cruzados e vinte centavos) em 10 (dez) de outubro de 1986, referente doao feita pelo Banco do Estado do Paran S/A, depositando, "mutatis mutandis", o cheque na mesma conta acima citada, conforme positiva o extrato de contas correntes bancria de fls. 113. Apropriaram-se, tambm, da quantia de Cz$ 7.080,00 (sete mil e oitenta cruzados) do contrato de patrocnio com a Sigma-

Comrcio e Servio de Informtica Ltda., em 23 (vinte e trs) de julho de 1986, tendo sido um dos recibos assinado pela denunciada Ktia Margareth Guiraud, conforme positivam os documentos de fls. 114/118. Do contrato Firmado com a Sigma-Consultoria e Planejamento S/C. Ltda., firmado em 23 (vinte e trs) de julho de 1986, apropriaram-se da quantia de Cz$ 1.470,00 (hum mil, quatrocentos e setenta cruzados), conforme positivam os documentos de fls. 122/123. Do contrato de patrocnio firmado com a KErres Boutique e Confeces Ltda. em 3 (trs) de julho de 1986, apropriaram-se de Cz$ 19.000,00 (dezenove mil cruzados), conforme positivam os documentos de fls. 124/125. Apropriaram-se, alm disso, do contrato de patrocnio firmado com a Comissria Galvo S/A Corretagem de Imveis, em 13 (treze) de outubro de 1986, da quantia de Cz$ 6.000,00 (seis mil cruzados), pois no valor originrio de Cz$ 30.000,00 (trinta mil cruzados), foi a cpia do recibo de fls. 128 adulterada para Cz$ 24.000,00 (vinte e quatro mil cruzados). Idntico procedimento foi adotado em relao ao contrato de patrocnio firmado com a Romani S/A Indstria e Comrcio de Sal, em 29 (vinte e nove) de outubro de 1986, no valor original de Cz$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil cruzados) cuja cpia do recibo de fls. 131 foi adulterada para Cz$ 36.000,00 (trinta e seis mil cruzados), havendo um alcance de Cz$ 9.000,00 (nove mil cruzados). E mais, o denunciado Leonel Davi Santos Amaral recebeu indevidamente, em dobro e em dinheiro, frias que disse no gozadas, para tanto mandando que a denunciada Roseli Gomes Kazakevitch, secretria da Diretoria Administrativa, formalizasse requerimento por ele assinado nesse sentido e aps, devidamente conluiados, porm sob a orientao do prprio, copiando pareceres de outros processos, adaptaram datilograficamente o parecer no verso do petitrio favorvel ao deferimento da pretenso, pedindo ainda a denunciada Roseli ao denunciado Jos Francisco Quaresma Soares da Silva (Chefe da Diviso de Amadores em Artes Cnicas da F.T.G.) que falsificasse, por imitao, a assinatura do Consultor Jurdico da Fundao, Dr. Neuri Barbieri, conforme positiva o documento de fls. 132, e verso. Para dar melhor aspecto de autenticidade ao prprio procedimento ilegal, o denunciado Leonel Davi induziu em erro a Jos Tadeu Basso, Diretor Superintendente da Fundao, levando-o a requerer e receber, indevidamente, idntico benefcio, mandando que a denunciada Roseli, j a par de tudo, o formalizasse de modo semelhante, conforme positiva o documento de fls. 133, e verso." (sic. Denncia de fls. 02/06 1 vol.). Aps regular instruo, as partes apresentaram alegaes finais, tendo o MM. Juiz "a quo" proferido a r. sentena de fls. 744-761, condenado os acusados Leonel Davi Santos Amaral, pena de 04 (quatro) anos 07 (sete) meses e 03 (trs) dias de recluso e 30 (trinta) dias/multa, pela prtica dos crimes previstos nos artigos 312 e 304 c.c arts. 69 e 71, do Cdigo Penal, em regime semi-aberto; Ogier Thadeo Junior, pena de 02 (dois) 07 (sete) meses e 03 (trs) dias de recluso e 20 dias/multa, pela prtica do crime capitulado no art. 312 c.c. art. 71 do Cdigo Penal, em regime aberto; Jos Schlichting Neto, pena de 02 (dois) anos 07 (sete) meses e 03 (trs) dias de recluso e 20 (vinte) dias-multa, pela prtica do crime arrolado no art. 297, c.c art. 71, do Cdigo Penal, em regime aberto, restando os acusados Ktia Margareth Guiraud, Rosely Gomes Kazakevitch e Jos Francisco Quaresma Soares da Silva, absolvidos das imputaes lhes irrogadas, o fazendo, com fulcro no art. 386, inciso III, em relao primeira e no art. 386, inciso VI, todos do Cdigo de Processo Penal, relativamente aos dois ltimos (fls. 744/761 vol. 3). Inconformados, com supedneo no art. 593, inciso I, do Cdigo de Processo Penal, os rus Ogier Thadeo Jnior, Jos Schlichting Neto e Leonel Davi Santos Amaral, manejaram recurso de apelao, objetivando a reforma do decisum.

Os rus Ogier Thadeo Jnior e Leonel Davi Santos Amaral protestaram por oferecer as razes recursais perante a segunda instncia, em conformidade com o permissivo cunhado no art. 600, 4, do Cdigo de Processo Penal (fls. 767 e 775 3 vol.). O ru Jos Schlichting Neto, em resenha, sustenta que no se apoderou de qualquer quantia e em qualquer poca do errio pblico, em prejuzo Fundao Teatro Guara, negando, inclusive, qualquer participao nas adulteraes das segundas vias dos contratos de patrocnios firmados com a Comissria Galvo e com Romani S/A, pois, tais alteraes jamais aconteceram; e, o que realmente houve, foi apenas o atendimento de uma determinao do setor de contabilidade para que se procedesse de uma forma especfica, a fim de satisfazer as exigncias do Tribunal de Contas do Paran, o qual, aprovou todas as contas prestadas, razo pela qual, persegue a absolvio (fls. 768 e 769/774 vol. 3). A r. deciso combatida transitou em julgado em relao aos rus absolvidos Ktia Margareth Guiraud, Roseli Gomes Kazakevitch e Jos Francisco Quaresma Soares da Silva (fls. 777 e 777 verso vol. 3). Recebidos os recursos (fls. 784 vol. 3), foram contraminutados (fls. 786/789 vol. 3), subindo os autos a esta Corte. Nesta instncia, sobreveio a manifestao primeira da douta Procuradoria Geral de Justia, sugerindo a converso do feito em diligncia com a finalidade de os ilustres Defensores dos rus apelantes Ogier Thadeo Jnior e Leonel Davi Santos do Amaral anotarem as razes de recurso, como protestado (fls. 798/799 vol. 3). Intimados, o ru Leonel Davi Santos Amaral ofertou as alegaes recursais, sustentando, preliminarmente, a ocorrncia da prescrio com relao condenao pela prtica do crime de uso de documento falso, modalidade cunhada no art. 304, do Cdigo Penal. Em sede de preliminar, argumenta, tambm, que o processo nulo por manifesto cerceamento de defesa, em razo do indeferimento da realizao de percia contbil e que tinha como finalidade, estabelecer, com base em documentos, as arrecadaes pblicas e privadas, bem como os seus destinos. Ressalta, ademais, o nominado apelante que a r. deciso condenatria nula, posto que, alicerada em fragmentos probatrios que no passaram sob o crivo do contraditrio e que foram obtidos por meio da Comisso de Sindicncia de forma unilateral, violenta e ilegal. No mrito, busca a absolvio quanto ao crime de peculato, argumentando, em resenha, que o delito no se configurou ante a ausncia de comprovao de desfalque. Pois, a certeza que se exige para a condenao, no se estabeleceu no caso em exame, exatamente porque no foi realizado o confronto entre a receita e a despesa, nica forma capaz de demonstrar um desfalque, razo pela qual sustenta que a absolvio se impe por insuficincia de prova. Encerrando, combate o apenamento lhe imposto, almejando a reduo ao mnimo legal, em razo de consider-lo exacerbado e diante do fato de no ter sido o apenamento bsico corretamente balizado (fls. 808/816 vol. 3). Enquanto que, o ru Ogier Thadeo Jnior, em suas razes, sustenta, em stio de preliminar, a nulidade da sentena, posto que no se observou na aplicao da pena, embora reconhecendo que os valores devidos foram cobertos, a figura contida no art. 16, do Cdigo Penal. E, se houve a reparao do dano (ou seja, aquilo que o Governo do Paran atribuiu-lhe guisa de alcance), no podia a r. sentena omitir ao individualizar a

sano penal, como a lei manda, a aplicabilidade da regra disposta no art. 16, do Cdigo Penal. Alega, ademais, a nulidade do processo por falta de corpo de delito e por condenao sem prova, j que esta veio calcada unicamente em sindicncia administrativa, sem a garantia da ampla defesa. No mrito, busca a absolvio (fls. 818/869). Contraminutados os recursos (fls. 874/882), sobreveio nova manifestao douta Procuradoria Geral de Justia, opinando pelo reconhecimento da extino punibilidade do apelante Leonel Davi Santos Amaral, quanto ao delito de uso documento falso, diante da prescrio retroativa, com prejuzo do exame mrito. da da de do

E, afastadas as demais preliminares, seja mantida a deciso de mrito, acolhendo-se, entretanto, a causa especial de diminuio de pena prevista no art. 16, do Cdigo Penal, com a conseqente extino da punibilidade dos apelantes, pela prescrio retroativa, nos termos dos artigos 107, inciso IV, 109 inciso IV e 110, todos do Cdigo Penal (fls. 887/900). Redistribudo o feito, o ilustre Defensor do ru Leonel Davi Santos Amaral com o petitrio de fls. 121, destes autos, noticiou que este completara 70 (setenta) anos e, conseqentemente, pleiteou o reconhecimento em favor do mesmo, da extino da punibilidade, observando-se, na espcie, a reduo pela metade do prazo prescricional. Em respeito ao princpio do contraditrio, a douta Procuradoria Geral de Justia manifestou-se pelo reconhecimento e declarao da extino da punibilidade do apelante Leonel Davi Santos Amaral, com prejuzo do exame do mrito recursal (fls. 928/929). , em essncia, o relatrio. Trs so os apelos manifestados nestes autos, manejados pelos rus Leonel Davi Santos Amaral, Ogier Thadeo Jnior e Jos Schlichting Neto, contendo, cada qual, argumentao distinta e diferente. Por isso, se faz necessrio apreci-los isoladamente, para melhor compreenso e fundamentao. Pois bem. O apelante Leonel Davi Santos Amaral, como registra a r. deciso hostilizada, foi condenado por violao aos arts. 312 e 304, combinados com os arts. 69 e 71, do Cdigo Penal, ao cumprimento da pena de 04 (quatro) anos, 07 (sete) meses e 03 (trs) dias de recluso e trinta dias-multa, em regime semiaberto, sendo que, pelo cometimento do crime de peculato foi apenado em 02 (dois) anos, 07 (sete) meses e 03 (dias) de recluso; e, pelo uso de documento falso, em 02 (dois) anos de recluso (fls. 744/761). E, na espcie vertente, como de igual reconhece a ilustre Procuradora de Justia oficiante (fls. 887/900 e 928/929), necessrio reconhecer e declarar a extino da punibilidade do nominado apelante, tendo em vista a ocorrncia da prescrio retroativa. Com efeito. Insta esclarecer, por conveniente, que o prazo prescricional deve ser observado, separadamente, a cada um dos crimes. Assim sendo, com relao ao crime de uso de documento falso, modalidade cunhada no art. 304, do Cdigo Penal, o apelante restou condenado, como visto, ao cumprimento da pena de 02 (dois) anos de recluso, alm da pecuniria de 10 (dez) dias-multas.

Nesta hiptese, a prescrio da pretenso punitiva ocorre em 04 (quatro) anos, como se infere da regra ditada no art. 109, inciso V, do Cdigo Penal. E, aqui, como se v, a denncia foi recebida em 28.04.92 (fls. 355/356) e a publicao da r. deciso condenatria deu-se em 16.12.97 (fls. 762), portanto, entre um e outro marco prescricional, transcorreu prazo superior ao quadrinio previsto no inciso V, do art. 109, do Cdigo Penal, capaz de gerar a aludida prescrio da pretenso punitiva, na forma retroativa, independentemente do fato superveniente, isto , da reduo de metade do prazo, agora caracterizada, por fora da regra disposta no art. 115, segunda parte, do Cdigo Penal. Da mesma forma, com respeito ao crime de peculato, na modalidade continuada ( art. 312, em liame com o art. 71, todos do Cdigo Penal), o citado ru foi condenado, como j realado, ao cumprimento da pena de 02 (dois) anos e 07 (sete) meses e 03 (trs) dias de recluso, alm da pecuniria de 20 (vinte) dias multa. Nesta hiptese, como consabido, para o efeito de ser desprezada a frao correspondente caso, de 04 (quatro) meses e 03 (trs) dias, bsico de 02 (dois) anos e 03 (trs) meses de mencionada. de se aferir o lapso prescricional, continuidade delitiva que, neste restando, assim, o apenamento recluso, alm da pecuniria j

Sendo assim, o prazo prescricional na espcie, verifica-se a teor da regra ditada no art. 109, inciso IV, do Cdigo Penal, em 08 (oito) anos. Acontece, que este prazo deve sofrer a reduo de metade, prevista no art. 115, segunda parte, do Cdigo Penal, pois, demonstrou o mencionado apelante, atravs de prova documental hbil registro de nascimento que nesta data, possui mais de 70 (setenta) anos de idade. bem verdade que a dico do art. 115, do Cdigo Penal prev a reduo do prazo prescricional ao maior de 70 (setenta) anos, ao tempo do crime ou na data da sentena. Todavia, a expresso "sentena" deve ser interpretada em sentido amplo, abrangendo o acrdo, como orienta de forma pacfica a jurisprudncia, inclusive, a da Suprema Corte (in STF, Extradio 591, Plenrio, rel. Min. Marco Aurlio, DJU 22.09.1995, p. 30588). De modo que, o lapso temporal anteriormente previsto de 08 (oito) anos, em conformidade com a regra disposta no art. 109, inciso IV, do Cdigo Penal, com a reduo de metade, torna-se 04 (quatro) anos. E, verificando, como j enfatizado que na hiptese vertente a denncia foi recebida em 28.04.92 (fls. 355/356) e a data da publicao da r. sentena condenatria deu-se em 16.12.97 (fls. 762), resta patente que entre um e outro marco interruptivo prescricional, ocorreu o transcurso de tempo superior ao quatrduo capaz de operar a prescrio da pretenso punitiva, na forma retroativa. Assim, em stio de preliminar, com fundamento no artigo 107 inciso IV, primeira figura, em liame com os artigos 109, incisos IV e V, 115 segunda parte, 110 e 117, incisos I e IV, todos do Cdigo Penal, combinados, ainda, com o art. 61, do Cdigo de Processo Penal, por reconhecer, declaro a extino da punibilidade do apelante Leonel Davi Santos Amaral, por operada prescrio da pretenso punitiva, na forma retroativa e relativamente aos crimes de uso de documento falso (art. 304, do CP) e peculato em continuidade delitiva (art. 312, em liame com o art. 71, todos do CP), com prejuzo do exame do mrito recursal (in STF RT 638/337).

Com relao ao recurso interposto pelo apelante Ogier Thadeo Jnior, denotase que o mesmo foi condenado nas sanes do art. 312, em liame com o art. 71, todos do Cdigo Penal, ao cumprimento da pena de 02 (dois) anos, 07 (sete) meses e 03 (trs) dias de recluso, alm da pecuniria de 20 (vinte) dias-multas, em regime aberto. Sobreleva notar que o apelante confessou o crime perante Comisso de Sindicncia, instaurada por Portaria do Superintendente da Fundao e, ademais disso, devolveu em dinheiro, o valor desviado. De sorte que, a sua condenao no se mostra inconsistente, como a ilustrada Defesa pretende seja reconhecido. Ao contrrio. H sem dvida, prova suficiente e cabal, espiolhada e minuciosamente apreciada no r. decreto condenatrio, mostrando que, realmente, houve os desvios de valores destinados Fundao Teatro Guara, desta Capital. A documentao acostada aos autos (fls. 91, 92 e 95 e extratos bancrios de fls. 103 vol. 1), demonstra de forma patente os endossos nos cheques recebidos pelo Diretor Administrativo, o apelante Leonel, cujo deposito do numerrio era feito na conta-corrente do co-ru Ogier, contador da mencionada Fundao, o qual, por sua vez, repassava parte maior depositando na conta do referido Diretor Administrativo, ficando, entretanto, com parcela em sua conta. A prova documental to farta e plena que por si s, dispensa a percia contbil ao efeito de demonstrar, na hiptese vertente, o acontecimento delituoso reportado na denncia vestibular. Por isso, impossvel se torna recepcionar a argumentao esgrimida pela Defesa, no sentido de que houve regular aplicao das arrecadaes e com isso, justificaria a ao dos rus, com a no configurao dos crimes. O certo, como enfatizado no r. decisrio hostilizado, que os valores destinados administrao da Fundao foram desviados, pois, do contrrio, os mesmos teriam ingressado no ativo da entidade. Assim, a despeito da aventada ausncia de defesa na sindicncia e do alardeado constrangimento imposto pela respectiva Comisso, foroso reconhecer que a r. deciso condenatria imposta ao referido apelante repousa em sua confisso e que restou confortada por farta e plena prova testemunhal, no merecendo, desta forma, a crtica estampada nas razes recursais. Procede, entretanto, a alegao do apelante no tocante ao no reconhecimento da causa especial de diminuio da pena, estampada no art. 16, do Cdigo Penal, em razo da ocorrncia do arrependimento posterior configurado nos autos. De fato, como bem assevera a ilustre Procuradora de Justia oficiante, "...No crime de peculato, a restituio do valor apropriado aos cofres pblicos, ainda que com alguma presso procedimental, antes do recebimento da denncia, caracteriza arrependimento posterior, conforme deciso que est na RT 671/302 e no mesmo sentido RT 632/276 e 636/280" (fls. 899 3 vol.). A reparao pessoal, alis, acabou sendo feita pelos trs apelantes, e ainda que se refiram ao fato de que a sua efetivao deu-se, apenas, para o efeito de obterem a liberdade, visto que estavam presos por fora de priso administrativa, caracterizada est o arrependimento posterior como causa de diminuio especial da pena. Isto porque, como orienta a jurisprudncia : "Nenhuma outra condio, alm das indicadas no dispositivo do art. 16, do CP reparao ou restituio e voluntariedade deve interferir na aplicao dessa causa

de diminuio de pena, sendo irrelevante qualquer anlise da motivao ou do elemento que estimulou a reparao ou a restituio" (in RT 729/553). De sorte que, neste particular aspecto, o apelo interposto tem procedncia ao efeito de reduzir o apenamento aplicado ao apelante e que no foi observado na mensurao pelo ilustre Juzo monocrtico. A reduo se faz em termos de 01 (um) a 02 (dois) teros. O quantum da diminuio deve ser investigado na conduta posterior do prprio agente, com a pronta reparao ou restituio e demonstrao de sinceridade (in RT 727/532). Ou, ento, com apoio na posio adotada por Heleno Cludio Fragoso, no sentido de que o critrio da reduo da pena se fundamenta no quantum da reparao: "pode ser menor se o Juiz estima que subsiste um dano no patrimonial considervel ou que a vtima tenha sido compelida a aceitar um ressarcimento que no seja completo" (in Lies de Direito Penal, Parte Geral 1.985 p. 259 e RT 632/276 e 278). Por esposar o primeiro entendimento fundado na prontido e na lentido da reparao, entendemos que na espcie vertente, o apenamento deve ser reduzido em 1/3 (um tero). Assim, adotando o exame das diretrizes do art. 59, do Cdigo Penal, realizado no algoritmo pelo ilustre Juzo monocrtico, acolho a mesma pena-base anteriormente fixada, isto , 02 (dois) anos e 03 (trs) meses de recluso, a qual, pelo reconhecimento da causa especial de diminuio disposta no art. 16, do Cdigo Penal, reduzo de 1/3 (um tero), ou seja, de 09 (nove) meses, perfazendo, assim, 01 (um) ano e 06 (seis) meses de recluso, cuja pena, elevo de 1/6 (um sexto), isto , de 03 (trs) meses, face o registro da continuidade delitiva (art. 71, do CP), totalizando, assim, 01 (um) ano e 09 (nove) meses de recluso, na ausncia de atenuantes ou agravantes e de demais causas especiais de diminuio ou aumento, permanecendo irretocvel o apenamento pecunirio e o regime prisional aberto, anteriormente estabelecidos na r. deciso hostilizada. Todavia, de se reconhecer agora, operada na espcie em exame, a prescrio da pretenso punitiva, na forma retroativa, uma vez que a denncia, como j enfatizado, foi recebida em 28.04.92 (fls. 355/356) e a publicao da r. sentena condenatria ocorreu em 16.12.97 (fls. 762), transcorrendo, assim, entre um e outro marco, contando-se o prazo para trs, lapso temporal superior a 04 (quatro) anos, exigidos consoante a regra disposta no art. 109, inciso V, do Cdigo Penal para a concretizao da mencionada prescrio, como causa extintiva de punibilidade do apelante Ogier Tadeo Jnior. Da mesma forma, com relao ao recurso manejado pelo apelante Jos Schlichting Neto, no merece, data vnia, ser agasalhado quanto ao mrito da condenao. Pois, condenado por crime de falsificao de documento pblico (art. 297, do CP), tem contra si, todo o conjunto probatrio apurado nos autos, sem embargo de que tenha sustentado que atuou no acontecimento delituoso em obedincia a ordens de seus superiores e que jamais falsificou documento algum. De fato. A prova contra o nominado apelante irrefutvel, visto que assumiu perante a Comisso de Sindicncia que adulterou segunda via de diversos contratos de patrocnio e que esto especificados na pea acusatria vestibular, com depsito dos cheques na sua conta pessoal no Banestado, agncia Comendador, nesta Capital. A prova documental trazida aos autos corrobora, a mido e por inteiro, a confisso do mencionado apelante, tornando-a crvel.

Alm disso, o mencionado apelante e os demais, como j salientado, restituram voluntariamente o valor do alcance aos cofres pblicos, caracterizando o arrependimento posterior (art. 16, do CP). Portanto, a condenao era e mesmo de rigor, no merecendo, neste particular aspecto, qualquer reparo. Entretanto, como de igual ressaltou a ilustre Procuradora de Justia, foroso reconhecer que deixou o MM. Juzo monocrtico de reduzir a pena mensurada, no tocante causa especial de diminuio contida na regra estampada no art. 16, do Cdigo Penal. Assim, merece reparo neste particular, a r. deciso hostilizada justamente pelos motivos j aduzidos, dispensando sejam repetidos. De modo que, adotando os 02 (dois) anos e 03 (trs) meses de recluso estabelecidos como pena-base pelo ilustre Juzo sentenciante, o reduzo de 1/3 (um tero), isto , 09 (nove) meses, tendo em vista a aplicabilidade da regra disposta no art. 16, do Cdigo Penal, perfazendo, assim, 01 (um) ano e 06 (seis) meses de recluso, cuja pena, elevo de 1/6 (um sexto), isto , 03 (trs) meses, tendo em vista o registro da continuidade delitiva (art. 71, do Cdigo Penal), totalizando, assim, a pena de 01 (um) ano e 09 (nove) meses de recluso, na ausncia de atenuantes ou agravantes e de demais causas especiais de diminuio ou aumento, permanecendo inalterado o apenamento pecunirio e o regime inicial aberto. Porm, agora, de se reconhecer na espcie em exame, a operada prescrio da pretenso punitiva, na forma retroativa, uma vez que a denncia, como j enfatizado, foi recebida em 28.04.92 (fls. 355/356) e a publicao da r. sentena condenatria ocorreu em 16.12.97 (fls. 762), transcorrendo, assim, entre um e outro marco, contando-se o prazo para trs, lapso temporal superior a 04 (quatro) anos, exigidos consoante a regra disposta no art. 109, inciso V, do Cdigo Penal para a concretizao da mencionada prescrio, como causa extintiva de punibilidade do apelante Jos Schlichting Neto. Ressalte-se, por indispensvel, que o apenamento pecunirio imposto aos apelantes, na forma do inciso II, do artigo 114, do Cdigo Penal, prescreve com a pena privativa de liberdade, sendo assim declarada. Nesta conformidade: ACORDAM os senhores Desembargadores e o Juiz Convocado, integrantes da Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, por unanimidade de votos, em julgar extinta a punibilidade do apelante Leonel Davi Santos Amaral, face o reconhecimento da prescrio retroativa, com prejuzo do exame do mrito recursal; e dar parcial provimento aos recursos dos apelantes Ogier Thadeo Jnior e Jos Schlichting Neto, ao efeito de reduzir o apenamento, em razo do reconhecimento da causa especial do arrependimento posterior e, simultaneamente, reconhecer, a extino da punibilidade de ambos, pela operada prescrio da pretenso punitiva, na forma retroativa, o fazendo, com fulcro no art. 107, inciso IV primeira figura, em liame com os arts. 109, V, 110, 1, 114, 117, incisos I e IV, todos do Cdigo Penal e art. 61, do Cdigo de Processo Penal. Estiveram presentes na sesso de julgamento e acompanharam o voto do relator os Excelentssimos Senhores Desembargadores Moacir Guimares e Clotrio Portugal Neto. Ausente, justificadamente, o Desembargador Oto Sponholz. Curitiba, 24 de maio de 2001.

Milani de Moura Juiz Convocado Relator

RSDPDPP

586 - PECULATO-FURTO - Arrependimento eficaz e arrependimento posterior. Dosimetria da pena. O arrependimento eficaz somente se configura quando o agente evita o resultado, o que inocorreu na espcie, uma vez que o ru apenas reparou as conseqncias aps a apurao da responsabilidade pela comisso da CEF. Configurado, no caso vertente, o arrependimento posterior (art. 16 do CP), circunstncia reconhecida na sentena. Sendo as circunstncias judiciais majoritariamente favorveis ao ru, a pena-base deve ser fixada no mnimo legal, ou seja, dois anos de recluso e multa. A atenuante da confisso, embora reconhecida, no pode ser considerada, face impossibilidade de reduo da pena aqum do mnimo legal, na fase de fixao da pena provisria. Existindo concurso entre majorantes e minorantes, aquelas devem ser sopesadas antes destas. A suficincia da pena pecuniria tem seu quantum determinado pela quantidade de pena-base fixada, e seu valor determinado pelas situao econmica do ru. Substituio da pena privativa de liberdade por duas restritivas de direito, a teor do disposto no art. 44, 2, do CP. (TRF 4 R. - ACr 2000.04.01.059235-0 - SC - 1 T. - Rel. Juiz Amir Sarti - DJU 01.11.200011.01.2000) 780 - PECULATO - Tempo do crime. Ru que no mais era funcionrio pblico poca da denncia. Procedimento especial do art. 514 do CPP. Ao penal precedida de inqurito. Notificao para defesa prvia. Desnecessidade. Ressarcimento do prejuzo aps a denncia. Extino da punibilidade. Inocorrncia. Pena. Causa de diminuio. Arrependimento posterior. Art. 16 do CP. Inaplicabilidade. Condio sursitria. Decotao. Considera-se tempo do crime, para fins de aplicao da lei penal, o momento da ao ou omisso do agente. Se o ru, por ocasio da denncia, j havia sido demitido do quadro de servidores pblicos do Estado, no se lhe aplica a fase procedimental prvia do art. 514 do CPP que atende a interesse da Administrao, no sentido de evitar que o funcionrio em exerccio seja temerariamente processado, com prejuzo ao normal andamento da atividade administrativa. No se exige a notificao para defesa prvia a que alude o art. 514 do CPP, ainda que o ru seja funcionrio pblico, quando a ao penal precedida de inqurito, oferecendo-se, como vontade da lei, oportunidade para o conhecimento preliminar da acusao. Tratando-se de peculato, o que importa no s a leso patrimonial da vtima, mas tambm a desmoralizao a que o bom nome da Administrao Pblica fica exposto, pelo que o ressarcimento do prejuzo no extingue a punibilidade do agente. No crime de peculato, se o ressarcimento do prejuzo ocorrer aps o recebimento da denncia, no se aplica a causa de diminuio de pena contida no art. 16 do CP, consistente no arrependimento posterior, pois tal circunstncia s se caracteriza quando a reparao do dano operar-se antes do incio da ao penal. A condio sursitria de fazer doao de cestas bsicas a entidades beneficentes, por no encontrar amparo legal, deve ser decotada. (TJMG - ACr 179.931-1/00 - 2 C. - Rel. Des.

Herculano Rodrigues - DJMG 18.11.200011.18.2000) b) procedendo o agente, voluntariamente, ao pagamento do tributo, corrigido monetariamente, mais juros de mora, aps medida de fiscalizao, mas antes do recebimento da denncia, faria jus reduo de sua pena, por fora do disposto no art. 16 do CP (arrependimento posterior); 852 - ESTELIONATO - Arrependimento posterior. Possibilidade de extenso da causa de diminuio a co-rus. Apesar de a lei se referir ato voluntrio do agente, a reparao do dano, prevista no art. 16 do CP, circunstncia objetiva, devendo comunicar-se aos demais rus. (STJ - REsp 264.283 - SP - 5 T. - Rel. Min. Flix Fischer - DJU 19.03.200103.19.2001)

E-RJ

ESTELIONATO - ARREPENDIMENTO POSTERIOR - POSSIBILIDADE DE EXTENSO DA CAUSA DE DIMINUIO A CO-RUS - Apesar de a lei se referir a ato voluntrio do agente, a reparao do dano, prevista no art. 16 do Cdigo Penal, circunstncia objetiva, devendo comunicar-se aos demais rus. Recurso conhecido e provido. (STJ - REsp 264283 - SP - 5 T - Rel. Min. Felix Fischer - DJU 19.03.2001) ESTELIONATO. PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16. Em sede de estelionato, salvo a hiptese de pagamento por meio de cheque sem proviso de fundos ( 2, VI) , o ressarcimento do dano antes do recebimento da denncia no causa de extino da punibilidade, impondo-se, apenas fazer incidir a causa obrigatria de diminuio de pena do art. 16, do Cdigo Penal. Segundo as disposies do art. 89 da Lei 9.099/95, a suspenso do processo nas hipteses em que a pena mnima cominada ao crime for igual ou inferior a um ano dever ser proposta se o condenado no estiver sendo processado ou no for reincidente, e se a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade, bem como os motivos e circunstncias do crime indicarem ser necessrio e suficiente o sursis processual. Em sede de concurso de agentes, o art. 30 do estatuto punitivo expresso ao prever a incomunicabilidade das condies pessoais, o que impede a aplicao da extenso dos efeitos benficos da proposta de suspenso aos co-rus. Recurso ordinrio denegado. (STJ - HC 7.578 - PE - 6 T. - Rel. Min. Vicente Leal - DJU 28.06.1999 - p. 152) RECURSO ESPECIAL. FALSUM. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. DESCLASSIFICAO. ESTELIONATO (SMULA 17 DO STJ) . I - Se o Acrdo recorrido reconhece, em verdade, a ocorrncia de falsum e de estelionato, com aquele se exaurindo neste ltimo, de ser aplicada a Smula 17 do STJ (emendatio libelli) . II - Verificada a desclassificao, incide, no caso, a minorante do art. 16 do CP. III Com a nova resposta penal, operou-se a prescrio retroativa dado o decurso de tempo entre o fato e o recebimento da exordial acusatria. Recurso conhecido e parcialmente provido, extinguindo-se a punibilidade. (STJ - REsp 203860 - MG - 5 T. - Rel. Min. Felix Fischer - DJU 21.06.1999 - p. 198) ESTELIONATO. CONCURSO DE PESSOAS. REPARAO DO DANO ANTES DO OFERECIMENTO DA DENNCIA POR UM DOS AGENTES. ARREPENDIMENTO

POSTERIOR CONFIGURADO. ART. 16 DO CP. A reparao do dano no se restringe esfera pessoal de quem a realiza, desde que a faa voluntariamente, sendo, portanto, nestas condies, circunstncia objetiva, estendendo-se, assim, aos coautores e partcipes. Precedente (HC 4.147-SP) . (STJ - 5 T - Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca - Rec. Esp. 122.760-SP - J. em 07/12/99 - DJU 21/02/2000, p.148) ESTELIONATO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. DIMINUIO DA PENA. A alegao de atipicidade da conduta por inexistncia de dolo que s pode ser avaliada aps a instruo criminal, sendo a via estreita do habeas corpus inidnea para esse mister, por ser infensa ampla dilao probatria. O ressarcimento do prejuzo antes do recebimento da denncia no exclui o crime de estelionato cometido na sua modalidade fundamental (art. 171, caput, CP) , apenas influindo na fixao da pena, nos termos do art. 16 do CP. A orientao contida na Smula 554 do STF restrita ao crime de estelionato na modalidade de emisso de cheques sem fundos, prevista no art. 171, 2, inc. VI, do estatuto repressivo. Recurso desprovido. (STJ - RO-HC 8.211 - BA - 5 T. - Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca - DJU 14.06.1999 - p. 214) ARREPENDIMENTO POSTERIOR. REQUISITOS. CP, ART. 16. No arrependimento posterior (CP, art. 16) , uma vez preenchidos os requisitos de crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa e reparao do dano ou restituio da coisa at o recebimento da denncia ou queixa, incide a causa obrigatria de diminuio da pena que no fica adstrita ao mnimo legal previsto. Se o ressarcimento feito aps aquele ato processual a hiptese se revela como simples atenuante (CP, art. 65, III, b) batizada pelo mnimo legal previsto no tipo. (STJ - REsp. 154.587 - J. em 13/10/98 - D.J. 09/11/98 - Rel. Min. Fernando Gonalves) FURTO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. NO CARACTERIZAO. DEVOLUO DO OBJETO APS RECEBIMENTO DA DENNCIA. 1 - A necessidade da intimao pessoal do acusado da sentena condenatria, para comear a fluir o prazo recursal, questo pacfica na doutrina e jurisprudncia. 2 - Consuma-se o furto no instante em que a coisa subtrada retirada da esfera de disponibilidade da vtima. 3 - A embriaguez voluntria no isenta de responsabilidade penal o agente de crime de furto. 4 - A figura prevista pelo art. 16 do Cdigo Penal pressupe devoluo voluntria do objeto do furto at o recebimento da denncia. 5 - Pena privativa de liberdade exacerbada, impondo-se reduo, em face da existncia de circunstncias judiciais favorveis aos apelantes, bem como a pena de multa. 6 - A reparao do dano de forma espontnea enseja reconhecimento em favor dos rus da circunstncia atenuante prevista no art. 65, inc. III, alnea b, do Cdigo Penal. Regime aberto para o cumprimento inicial da sano. Recurso provido. (TJGO - ACr 18.823-1/213 - 1 C.Crim. (4 T.) - Rel. Des. Elcy Santos de Melo - J. 18.03.1999) ARREPENDIMENTO POSTERIOR. RESSARCIMENTO. PENA. REDUO. Se o acusado primrio, tem bons antecedentes, trabalha, agiu por amor filial, se as conseqncias do crime no foram graves, se ressarciu a vtima, no pode a pena ser fixada acima do mnimo legal. Maior deve ser o limite redutivo quando o ressarcimento se der mais prximo do fato criminoso. Quanto mais rpido for feito o ressarcimento, maior deve ser a reduo prevista no art. 16 do CP. (TRF 1 Regio - Ap. Crim. 25.983-8 - J. em 05/02/96 - D.J. 26/02/96 - Rel. Juiz Tourinho Neto) MOEDA FALSA. BOA-F NO DEMONSTRADA. CRIME CONTRA A F PBLICA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. NO CARACTERIZAO. Insubsistente a pretensa desclassificao do delito previsto no art. 289, 1, para o 2, do CP, eis que no demonstrada a alegada boa-f por parte do apelante. Inaplicvel ao caso o art. 16 do CP, posto que no houve ato voluntrio por parte do agente. Ademais, o delito

em tela no atinge o patrimnio e sim a f pblica, pelo que o ressarcimento no enseja a diminuio da pena. (TRF 3 R. - ACr 7.971 - SP - 1 T. - Rel. Des. Oliveira Lima - DJU 30.03.1999) PECULATO. CP, ART. 312. RESSARCIMENTO DOS VALORES. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16. 1. No transcorreu o prazo prescricional, porque interrompeu-se com o despacho de recebimento da denncia. 2. A autoria e materialidade do delito ficaram comprovadas. O ru procedeu o ressarcimento dos valores apropriados, incidindo no caso o art. 16 do Cdigo Penal para reduzir-se a pena aplicada. 3. Preenchendo o condenado os requisitos legais, cabe o sursis especial previsto no art. 78, 2 do Cdigo Penal. (TRF 4 R. - ACr 97.04.70473-9 PR - 1 T. - Rel. Juiz Vladimir Freitas - DJU 14.07.1999 - p. 260) APROPRIAO INDBITA. COISAS FUNGVEIS. RESSARCIMENTO DO DANO ANTES DO RECEBIMENTO DA DENNCIA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR CARACTERIZADO. CP, ART. 16. 1. Esta via, em razo de sua sumarizao vertical, no comporta dilao probatria, devendo sua instruo ser composta por elementos prconstitudos. Alegaes de falta de justa causa, que podem at envolver exame de fatos, devem ser comprovadas prontamente, para que no se corra o risco de invadir rea prpria da ao penal, que a do contraditrio. 2. Coisas fungveis dadas em depsito irregular (art. 1.280 do Cdigo Civil) no podem ser objeto material de apropriao indbita; contudo, aquelas entregues para serem transmitidas a terceiro podem figurar nessa funo. 3. Na dico do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, o ressarcimento do dano decorrente da apropriao indbita, mesmo efetuado antes do recebimento da denncia, no tem o poder de descaracterizar o delito j consumado na inverso da posse. 4. Essa hiptese pode implicar o reconhecimento do arrependimento posterior (art. 16 do CP) , causa especial de diminuio da pena, a incidir na dosimetria. 5. A conduta imputada aos pacientes configura crime, em tese, estando presente, por conseqncia, a justa causa necessria ao prosseguimento da ao penal hostilizada. Ordem denegada. (TRF 4 R. - HC 1999.04.01.061861-9 - RS - 2 T. - Rel. Juiz lcio Pinheiro de Castro - DJU 29.09.1999 - p. 554) MOEDA FALSA. BOA-F NO DEMONSTRADA. CRIME CONTRA A F PBLICA. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. NO CARACTERIZAO. Insubsistente a pretensa desclassificao do delito previsto no art. 289, 1, para o 2, do CP, eis que no demonstrada a alegada boa-f por parte do apelante. Inaplicvel ao caso o art. 16 do CP, posto que no houve ato voluntrio por parte do agente. Ademais, o delito em tela no atinge o patrimnio e sim a f pblica, pelo que o ressarcimento no enseja a diminuio da pena. (TRF 3 R. - ACr 7.971 - SP - 1 T. - Rel. Des. Oliveira Lima - DJU 30.03.1999) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. A alegao de atipicidade da conduta por inexistncia de dolo que s pode ser avaliada aps a instruo criminal, sendo a via estreita do habeas corpus inidnea para esse mister, por ser infensa ampla dilao probatria. O ressarcimento do prejuzo antes do recebimento da denncia no exclui o crime de estelionato cometido na sua modalidade fundamental (art. 171, caput, CP), apenas influindo na fixao da pena, nos termos do art. 16 do CP. A orientao contida na Smula 554 do STF restrita ao crime de estelionato na modalidade de emisso de cheques sem fundos, prevista no art. 171, 2, inc. VI, do estatuto repressivo. Recurso desprovido. (STJ - RO-HC 8.211 - BA - 5 T. - Rel. Min. Jos Arnaldo da Fonseca - DJU 14.06.1999) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16 Em sede de estelionato, salvo a hiptese de pagamento por meio de cheque sem proviso de

fundos ( 2, VI), o ressarcimento do dano antes do recebimento da denncia no causa de extino da punibilidade, impondo-se, apenas fazer incidir a causa obrigatria de diminuio de pena do art. 16, do Cdigo Penal. Segundo as disposies do art. 89 da Lei 9.099/95, a suspenso do processo nas hipteses em que a pena mnima cominada ao crime for igual ou inferior a um ano dever ser proposta se o condenado no estiver sendo processado ou no for reincidente, e se a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade, bem como os motivos e circunstncias do crime indicarem ser necessrio e suficiente o sursis processual. Em sede de concurso de agentes, o art. 30 do estatuto punitivo expresso ao prever a incomunicabilidade das condies pessoais, o que impede a aplicao da extenso dos efeitos benficos da proposta de suspenso aos co-rus. Recurso ordinrio denegado. (STJ - HC 7.578 - PE - 6 T. - Rel. Min. Vicente Leal DJU 28.06.1999 - p. 152) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. IMPOSSIBILIDADE. MOEDA FALSA. BOA-F NO DEMONSTRADA. Insubsistente a pretensa desclassificao do delito previsto no art. 289, 1, para o 2, do CP, eis que no demonstrada a alegada boa-f por parte do apelante. Inaplicvel ao caso o art. 16, do CP, posto que no houve ato voluntrio por parte do agente. Ademais, o delito em tela no atinge o patrimnio e sim a f pblica, pelo que o ressarcimento no enseja a diminuio da pena. (TRF 3 R. - ACr 7.971 - SP - 1 T. - Rel. Des. Oliveira Lima DJU 30.03.1999) PENA. DIMINUIO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. RESSARCIMENTO DOS VALORES. SURSIS. CABIMENTO. CP, ART. 78, 2 1. No transcorreu o prazo prescricional, porque interrompeu-se com o despacho de recebimento da denncia. 2. A autoria e materialidade do delito ficaram comprovadas. O ru procedeu o ressarcimento dos valores apropriados, incidindo no caso o art. 16 do Cdigo Penal para reduzir-se a pena aplicada. 3. Preenchendo o condenado os requisitos legais, cabe o sursis especial previsto no art. 78, 2 do Cdigo Penal. (TRF 4 R. - ACr 97.04.70473-9 - PR - 1 T. - Rel. Juiz Vladimir Freitas - DJU 14.07.1999 - p. 260) PENA. DIMINUIO. APROPRIAO INDBITA. RESSARCIAMENTO DO DANO. ARREPENDIMENTO POSTERIOR. CP, ART. 16. 1. Esta via, em razo de sua sumarizao vertical, no comporta dilao probatria, devendo sua instruo ser composta por elementos pr-constitudos. Alegaes de falta de justa causa, que podem at envolver exame de fatos, devem ser comprovadas prontamente, para que no se corra o risco de invadir rea prpria da ao penal, que a do contraditrio. 2. Coisas fungveis dadas em depsito irregular (art. 1.280 do Cdigo Civil) no podem ser objeto material de apropriao indbita; contudo, aquelas entregues para serem transmitidas a terceiro podem figurar nessa funo. 3. Na dico do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, o ressarcimento do dano decorrente da apropriao indbita, mesmo efetuado antes do recebimento da denncia, no tem o poder de descaracterizar o delito j consumado na inverso da posse. 4. Essa hiptese pode implicar o reconhecimento do arrependimento posterior (art. 16 do CP), causa especial de diminuio da pena, a incidir na dosimetria. 5. A conduta imputada aos pacientes configura crime, em tese, estando presente, por conseqncia, a justa causa necessria ao prosseguimento da ao penal hostilizada. Ordem denegada. (TRF 4 R. - HC 1999.04.01.061861-9 - RS - 2 T. - Rel. Juiz lcio Pinheiro de Castro - DJU 29.09.1999 - p. 554) o Se incidem duas causas de diminuio, a segunda diminuio deve recair sobre quantum j reduzido pela primeira e no sobre a pena-base, evitando-se a

pena zero . Esse princpio no foi observado pelo Juiz que sentenciou o processo n 269/85 da 18 Vara Criminal de So Paulo (Capital). Condenou o ru a dez diasmulta. Reduziu de um tero em face do erro de proibio vencvel (CP, art. 21, caput , parte final). Depois, aplicou a reduo de dois teros pela arrependimento posterior (CP, art. 16). Fez recair as duas diminuies sobre a pena-base, i.e ., reduziu trs teros dos trs teros, resultando a pena zero . Por fora de recurso da defesa, a 4 Cmara do TACRIMSP (v.u., em 02.05.1988) criticou a sentena. No havia, porm, recurso da acusao, pelo que o erro tornou-se imutvel.'' 9871 - ARREPENDIMENTO POSTERIOR - CPM, art. 303, 2. Deciso no mbito do CPM, em face do princpio da especialidade. CP, art. 16. Sua aplicao a fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso (CP, art. 12). O arrependimento posterior (CP, art. 16) no est previsto na legislao penal militar. Os benefcios previstos no CPM (arts. 72, III, b, e 240, 2) no caracterizam o arrependimento posterior a que se refere o art. 16 do CP. O arrependimento posterior (CP, art. 16) causa de diminuio da pena e no mera atenuante. HC deferido, para que, anulado o acrdo, no ponto, nova deciso se profira, tendo em conta o art. 16 do CP. (STF - HC 71.782-9 - RJ - 2 T - Rel. Min. Neri da Silveira - DJU 30.06.95). 1. APELAO CRIMINAL - NECESSIDADE DE PRVIO RECOLHIMENTO PRISO 2. ARREPENDIMENTO POSTERIOR - REDUO DA PENA (ART. EXTENSO A CO-AUTORES E PARTCIPES 16 DO CP) -

3. A causa especial de diminuio da pena a que alude o artigo 16 do CP prev o arrependimento posterior, que se exterioriza com a reparao do dano, e decorre de ato voluntrio do agente e s a ele aproveita, at porque est condicionado verificao de requisito de ordem subjetiva. 10202 - ARREPENDIMENTO POSTERIOR - (CP, art. 16). Ressarcimento feito por irmo da recorrente (r). Exigncia legal de "voluntariedade", e no de "espontaneidade". Causa objetiva de reduo obrigatria da pena. Recurso especial conhecido e provido. Penas reduzidas de dois teros. (STJ - REsp. 61.098.2 - SP - 6 T - Rel. Min. Adhemar Maciel - DJU 30.10.95) 10566 - PECULATO - Pena. Dosimetria. Arrependimento posterior. Reduo. Art. 16 do CP. Se o acusado primrio, tem bons antecedentes, trabalha, agiu por amor filial, se as conseqncias do crime no foram graves, se ressarciu a vtima, no pode a pena ser fixada acima do mnimo legal. Maior deve ser o limite redutivo quando o ressarcimento se der mais prximo do fato criminoso. Quanto mais rpido for feito o ressarcimento, maior deve ser a reduo prevista no art. 16 do CP. (TRF 1 R - ACr. 95.01.25983-8 - DF - 3 T - Rel. Juiz Tourinho Filho - DJU 26.02.96). O arrependimento que se d posteriormente execuo do crime aquele previsto no art. 16 do diploma repressivo que, conquanto atenue a retribuio estatal, no tem o condo de excludente. Noutras palavras, se o arrependimento se situar na esfera de execuo do delito pode ocorrer excludente de tentativa, desde que no sobrevenha o resultado. No entanto, se ocorrer posteriormente execuo, s se admite a figura do arrependimento posterior. O arrependimento que se d posteriormente execuo do crime aquele previsto no art. 16 do diploma repressivo que, conquanto atenue a retribuio estatal, no tem o condo de excludente. Noutras palavras, se o arrependimento se situar na esfera de execuo do delito pode ocorrer excludente de tentativa, desde que no sobrevenha o resultado. No entanto, se ocorrer posteriormente execuo, s se admite a figura do arrependimento posterior.

11283 - PECULATO IMPRPRIO - Princpio da insignificncia. Reduo da pena face ao arrependimento posterior comprovado pelo agente. Cabimento. Extino da punibilidade pela Prescrio Retroativa da pretenso punitiva do Estado. O princpio da insignificncia ou da bagatela no pode ser invocado em favor do ru em crime de peculato, mesmo diante do ressarcimento total e satisfatrio do dano ao Errio, porquanto a leso do bem jurdico patrimonial deve ser conjugada leso ao dever de fidelidade que o servidor pblico tem para com a Administrao, subsistindo, no caso, o dano moral. Presentes todos os requisitos elencados no art. 16 do CP e sendo o ru primrio e de bons antecedentes, de ser aplicada a diminuio da pena em seu grau mximo. A pena de 8 meses de recluso prescreve em 2 anos, nos termos do art. 109, VI, c.c. art. 110, 1 e 2, do CP. Extino da punibilidade que se declara de ofcio (art. 61 do CPP). (TRF 3 R - ACr. 95.03.023.012-8-SP - 2 T - Rel. Juiz Clio Benevides - DJU 26.07.95). 12742 - ESTELIONATO - Art. 171, caput do CP. Ressarcimento do prejuzo antes do oferecimento da denncia. Extino da punibilidade. Inocorrncia. O ressarcimento do prejuzo antes do oferecimento da denncia no extingue a punibilidade do crime de estelionato previsto no art. 171, caput do CP. A orientao contida na Sm. 554 do STF restrita ao estelionato na modalidade de emisso de cheques sem suficiente proviso de fundo, prevista no CP, art. 171, 2, VI. O concurso material de crimes no impede o reconhecimento do estelionato privilegiado (CP, art. 171, 2), devendo o valor do prejuzo, para efeito da concesso do benefcio, ser aferido separadamente em cada uma das infraes, que so autnomas e praticadas contra vtimas diferentes. Argumente-se, ainda, que o privilgio foi institudo em benefcio do ru, no podendo ser interpretado em seu desfavor. Logo, no existindo norma legal que vede a considerao do prejuzo em separado, assim deve ser feito. A reduo prevista no art. 16 do CP (arrependimento posterior) deve incidir tambm sobre a pena de multa, ainda que esta seja a nica aplicada. Recurso provido para condenar o recorrido, extinguindose, em seguida, a punibilidade, em face da ocorrncia da prescrio da pretenso punitiva. (STJ - REsp. 109.426 - RS - 5 T - Rel. Min. Edson Vidigal - DJU 10.11.97). 5. No se observa, por outro aspecto, o alegado arrependimento posterior, muito menos nos moldes estabelecidos no art. 16 do CP. 13892 - PECULATO - Arrependimento posterior (CP, art. 16). Reparao integral. Pena. Dosimetria. Fundamentao suficiente. Regime prisional. CP, art. 33, 2, c. Para o reconhecimento da circunstncia minorante prevista no art. 16, do CP, em se tratando de crime de peculato, necessrio que o agente efetue a restituio integral da quantia desviada, sendo irrelevante o recolhimento apenas do valor nominal, inexpressivo economicamente em perodo de inflao. No merece censura a deciso que, ao fixar a pena-base acima do mnimo legal, indica objetivamente as razes e fundamentos pertinentes, na linha de compreenso do art. 59, do CP. A determinao do regime inicial de cumprimento da pena integra o processo de sua individualizao, devendo, todavia, situar-se em consonncia com os rigorosos parmetros do art. 33, do CP, que prev o cumprimento de pena igual ou inferior a 04 anos em regime aberto para os condenados no reincidentes. (STJ REsp. 136.115 - SP - 6 T - Rel. Min. Vicente Leal - DJU 29.06.98). 14256 - PECULATO - Ressarcimento do dano antes do recebimento da denncia. Arrependimento posterior. Pena. Reduo obrigatria. No arrependimento posterior (art. 16 do CP), uma vez preenchidos os requisitos de crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa e reparao do dano ou restituio da coisa at o recebimento da denncia ou queixa, incide a causa obrigatria de diminuio da pena que no fica adstrita ao mnimo legal previsto. Se o ressarcimento feito

aps aquele ato processual a hiptese se revela como simples atenuante (art. 65, III, b, do CP) balizada pelo mnimo legal previsto no tipo. REsp. conhecido. Extino da punibilidade - prescrio. (STJ - REsp. 154.587 - MG - 6 T - Rel. Min. Fernando Gonalves - DJU 09.11.98). 14704 - PRESCRIO - Pretenso punitiva: arts. 109, V, e 117, I e IV, do CP. Prefeito Municipal. Crime de desvio de bens ou rendas pblicas (art. 1, I, do DL. 201, de 27.02.1967). Arrependimento posterior (art. 16 do CP). Reduo da pena. A Escola em questo foi construda na gesto do paciente, antes do recebimento da denncia, embora depois de constatada sua falta pelo TCE. Sendo assim, a condenao pena de 03 anos de recluso, imposta no acrdo proferido na Ao Penal, haveria de ser reduzida, no mnimo, de um tero, nos termos do art. 16 do CP. E com essa reduo da pena, por 02 anos, de se reconhecer, em favor do paciente, ex officio, como demonstrou o segundo parecer do MP, a extino da punibilidade, pela prescrio da pretenso punitiva, em face do tempo decorrido entre a data do recebimento da denncia e a da condenao. Tudo diante do que dispem os arts. 117, I e IV, e 109, V, do CP. (STF - HC 75.908 - RO - 1 T - Rel. Min. Sydney Sanches - DJU 03.04.98). 17497 ESTELIONATO ARREPENDIMENTO POSTERIOR POSSIBILIDADE DE EXTENSO DA CAUSA DE DIMINUIO A CO-RUS Apesar de a lei se referir a ato voluntrio do agente, a reparao do dano, prevista no art. 16 do Cdigo Penal, circunstncia objetiva, devendo comunicar-se aos demais rus. Recurso conhecido e provido. (STJ REsp 264.283 SP 5 T Rel. Min. Felix Fischer DJU 19.03.2001)

Vide DELMANTO, Cdigo Penal Comentado, p.344, absolvio em caso de reparao em crime de dano contra patrimnio pbl.

Potrebbero piacerti anche