Sei sulla pagina 1di 8

PUCMG - 2006 "BRASIL, AME-O OU DEIXE-O.

" Esse slogan, amplamente divulgado e propagado no auge do perodo da ditadura militar, criava um clima de ufanismo para: a) anunciar populao brasileira o firme propsito do governo de promover a distenso poltica, assim que todos os comunistas deixassem o Pas. b) justificar a nova postura dos militares para atrair o apoio da opinio pblica contrria ao regime autoritrio, abrindo caminho para o processo de abertura poltica. c) abrandar os rigores do autoritarismo, permitindo que todos os insatisfeitos com o regime militar abandonassem espontaneamente o Pas. d) demonstrar a profunda intolerncia do governo com os setores do movimento de oposio, que optaram pela luta armada contra o regime.

PUCMG - 2006 A presena dos militares na vida poltica brasileira pode ser vista em duas dimenses: na primeira, esses atores polticos assumem o papel arbitral-tutelar na conduo das questes de Estado e, na segunda, assumem o papel de dirigentes hegemnicos da coisa pblica. A dimenso arbitral-tutelar NO est presente: a) no Movimento de 1930, que, sob o comando de Vargas, derruba do poder a oligarquia cafeeira. b) no Golpe civil-militar, que deps o Governo Constitucional do Presidente Joo Goulart. c) na queda do estadonovismo, abrindo o Pas para o processo de redemocratizao. d) na garantia de posse de Juscelino Kubitschek sob ameaa de um golpe de Estado.

FATEC - 2006 No dia 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro baixou o Ato Institucional n 5 (AI - 5). Em fevereiro de 1969, surgiu o decreto-lei n 477.

O governo, com estas duas medidas jurdicas, pretendia a) anistiar os envolvidos com a guerrilha do Araguaia e iniciar um perodo de distenso poltica. b) consolidar as reformas iniciadas pelo vice-presidente Pedro Aleixo, permitindo, respectivamente, o funcionamento dos partidos polticos e das entidades estudantis. c) institucionalizar a represso, suspendendo as garantias constitucionais e individuais, e afastar das universidades brasileiras os elementos considerados subversivos. d) isolar os generais que defendiam um endurecimento do regime militar e preparar o pas para a "abertura poltica" realizada pelo presidente Emlio Garrastazu Mdici. e) acabar com a guerrilha do Bico do Papagaio (AI - 5) e impedir a votao da Lei de Anistia proposta pela Arena em agosto de 1968.

Leia este texto:

"Pegaram alguns?", perguntou Geisel. UFG - 2006 "Pegamos. Pegamos. Foram pegos quatro argentinos e trs chilenos", respondeu Pedrozo. "E no liquidaram, no?" "Ah, j, h muito tempo. o problema, no ? Tem elemento que no adianta deixar vivo, aprontando. Infelizmente, o tipo de guerra suja em que, se no se lutar com as mesmas armas deles, se perde. Eles no tm o mnimo escrpulo." ", o que tem que fazer que tem que nessa hora agir com muita inteligncia, para no ficar vestgio nessa coisa", falou Geisel. (GASPARI, Elio. "A ditadura derrotada". So Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 387.) O dilogo, mantido em 1974, atesta a aplicao e a especificidade das prticas repressivas utilizadas pelo governo brasileiro, ao sugerir a a) proibio da entrada, no Brasil, de estrangeiros que pudessem comprometer a estabilidade do regime governamental.

b) conteno dos partidos e das faces que preparavam a organizao de guerrilhas urbanas e aes terroristas contra o governo militar. c) defesa dos interesses nacionais, ameaados por uma guerra civil travada silenciosamente, graas censura aos meios de comunicao. d) adoo de uma estratgia de extermnio pela ditadura militar, consentida pelo chefe do Estado brasileiro. e) intolerncia das foras armadas em relao ao avano das foras polticas comprometidas com o restabelecimento do regime democrtico.

Unicamp - 2005 Em 1970, o Brasil se consagrou tri-campeo mundial de futebol, quando se cantava: Noventa milhes em ao, pra frente, Brasil do meu corao. (...) Salve a seleo. Falava-se de um "Brasil Grande", "Brasil Potncia", e distribuam-se adesivos com a inscrio "Brasil, ame-o ou deixe-o". Com bandeiras do Brasil na mo, cantavase repetidamente "Este um pas que vai pra frente". (Adaptado de Elio Gaspari, "A ditadura escancarada". So Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8). a) Relacione slogans como "Esse um pas que vai pra frente" com o chamado "milagre econmico". _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Relacione o slogan "Ame-o ou deixe-o" com a represso do regime militar instaurado em 1964. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ c) Cite e caracterize um movimento de oposio ao regime militar. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

UFRRJ - 2005 Leia o texto a seguir e responda questo. Hoje voc quem manda Falou t falado No tem discusso A minha gente hoje anda Falando de lado E olhando pro cho, viu Voc que inventou esse estado Inventou de inventar Toda a escurido Voc que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdo (...) HOLANDA, Chico Buarque de. Apesar de voc. In: Mary del Priore et al."Documentos de Histria do Brasil: de Cabral aos anos 90." So Paulo: Scipione, 1997. p. 114-115. No Brasil, aps o Golpe Militar de 1964, a vida brasileira modificou-se substancialmente em diversos setores. a) Exponha o tratamento dispensado pelo regime militar oposio com a edio do Ato Institucional n 2 (27/10/1965). _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Cite duas medidas econmicas dos governos militares especficas do perodo chamado "milagre econmico brasileiro" (1968/1973). _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

UERJ - 2005 PRA NO DIZER QUE NO FALEI DAS FLORES Caminhando e cantando, E seguindo a cano Somos todos iguais, Braos dados ou no. Nas escolas, nas ruas, Campos e construes, Caminhando e cantando, E seguindo a cano. Geraldo Vandr A letra desta msica foi escrita no contexto do regime militar, iniciado com o Golpe de 1964. Uma das medidas polticas reveladora do carter autoritrio desse regime est apresentada, corretamente, em: a) instituio do AI N 2, extinguindo os partidos polticos existentes b) promulgao da Constituio de 1967, abolindo a diviso de poderes c) supresso do Poder Legislativo, gerando a institucionalizao da ditadura d) criao da Lei de Imprensa, impondo a estatizao dos meios de comunicao

PUCMG - 2003 Podem ser apontadas como caractersticas do perodo da ditadura militar no Brasil (1964-1974), EXCETO: a) a implantao da ideologia do combate ao "inimigo interno". b) a decretao de Atos Institucionais que visavam garantir o "status quo". c) a melhoria de vida da populao com o plano econmico "milagre brasileiro".

d) a construo de obras monumentais, como a Transamaznica e a ponte RioNiteri.

UFAL - 1999 Com o Golpe de Estado de 1964, o Brasil passou a ser governado por militares. Alguns presidentes do perodo 1964-1985 foram: a) Washington Lus, Getlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra. b) Marechal Hermes da Fonseca, Marechal Floriano Peixoto e Rodrigues Alves. c) Joo Goulart, Jos Sarney e Fernando Collor. d) Marechal Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais e Campos Sales. e) Costa e Silva, Emlio Garrastazu Mdici e Ernesto Geisel.

UFLAVRAS - 2000 Os governos militares que integraram o perodo do Regime Militar no Brasil (1964-1985) foram caracterizados por aes distintas. Assim, o incio do perodo que se convencionou chamar de "milagre econmico" e a consolidao da chamada "abertura poltica" se deram, respectivamente, nos governos a) Geisel e Jos Sarney. b) Mdici e Joo Figueiredo. c) Castelo Branco e Junta Militar. d) Costa e Silva e Mdici. e) Joo Figueiredo e Castelo Branco.

PUCMG - 1999 A campanha das "Diretas-j" (1984) considerada um marco na histria poltica do Brasil, porque, EXCETO: a) mobilizou milhares de cidados nos grandes comcios. b) obteve ampla cobertura da imprensa, escrita e televisionada. c) contou com o apoio das Foras Armadas e das elites conservadoras.

d) constituiu-se numa unio suprapartidria. e) representou uma etapa importante no processo de democratizao.

Mackenzie - 1998 "Quem manda agora no so os polticos profissionais, nem o Congresso, uma instncia decisria importante. Mandam a alta cpula militar, os rgos de informao e represso, a burocracia tcnica de Estado (...) O regime ps fim ao populismo." Boris Fausto O texto caracteriza uma fase histrica brasileira. Identifique-a nas alternativas a seguir. a) Estado Novo b) Repblica Nova c) Governos militares entre 1964 e 1985 d) Repblica Oligrquica e) Repblica da Espada FUVEST - 1997 A vitria do Brasil na Copa do Mundo de 1970 a) no teve qualquer repercusso no campo poltico, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo. b) alentou o trabalho das oposies que deram destaque capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas. c) propiciou uma operao de propaganda do governo Mdici, tentando associar a conquista ao regime autoritrio. d) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizaes do governo. e) alcanou repercusso muito limitada, pois os meios de comunicao no tinham a eficcia que tm hoje.

FAAP - 1996 Um golpe de Estado interrompeu o mandato presidencial de: a) Juscelino Kubitscheck

b) Costa e Silva c) Joo Goulart d) Emlio Mdici e) Ernesto Geisel

FAAP - 1996 A morte interrompeu o mandato presidencial de: a) Juscelino Kubitscheck b) Jnio Quadros c) Joo Goulart d) Castelo Branco e) Costa e Silva

Potrebbero piacerti anche