Sei sulla pagina 1di 11

Processo Seletivo 2005

1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia

Biologia Matemtica
Leia atentamente as instrues:
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9)
Escreva seu nmero de inscrio no retngulo a seguir: Este caderno contm 30 questes de mltipla escolha, assim distribudas: 01 a 15 Biologia; 16 a 30 Matemtica. Se o caderno estiver incompleto ou contiver imperfeio grfica que prejudique a leitura, pea imediatamente ao fiscal que o substitua. Cada questo apresenta apenas uma opo de resposta correta. Interpretar as questes faz parte da avaliao. No adianta, pois, pedir esclarecimentos aos fiscais. Utilize qualquer espao deste caderno para rascunhos e no destaque nenhuma folha. Para fazer rascunhos e preencher a folha de respostas, use exclusivamente a caneta que o fiscal lhe entregou. Voc dispe de, no mximo, quatro horas e meia para responder s questes (incluindo as discursivas) e preencher a folha de respostas. O preenchimento da folha de respostas de sua inteira responsabilidade. Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao fiscal a folha de respostas, os

10) dois cadernos de provas e a caneta.

Biologia

01 a 15

01. O algodoeiro uma planta dicotilednea bem adaptada ao clima semi-rido. O seu cultivo j foi uma atividade economicamente muito importante para o nordestino e hoje est sendo retomado graas ao desenvolvimento de novos cultivares pela Embrapa. Uma caracterstica dessa planta que favorece seu plantio no clima semi-rido a presena de A) B) C) D) folhas largas. raiz pivotante. flores completas. frutos carnosos.

02. Uma das doenas do algodoeiro provocada pelo acmulo de miclios e esporos de um fungo do gnero Fusarium no interior dos vasos da planta, prejudicando o fluxo de seiva. Para o fungo, essas estruturas so importantes, pois esto relacionadas, respectivamente , com A) B) C) D) fixao e digesto. crescimento e reproduo. disperso e toxicidade. armazenamento e respirao.

03. A atividade das minhocas favorece a agricultura, pois reduz a compactao e facilita a aerao do solo. Entretanto, em funo das caractersticas climticas do semi-rido nordestino, o uso de minhocas na lavoura no recomendado devido baixa sobrevivncia desses animais na regio. Isso ocorre porque h A) B) C) D) aumento da absoro de gs carbnico, aumentando o metabolismo. reduo da difuso de oxignio, aumentando a de gs carbnico. reduo da concentrao do sangue, diminuindo a difuso de oxignio. aumento da desidratao, prejudicando a respirao.

04. O uso de leos vegetais na preparao de alimentos recomendado para ajudar a manter baixo o nvel de colesterol no sangue. Isso ocorre porque esses leos A) B) C) D) tm pouca quantidade de glicerol. so pouco absorvidos no intestino. so pobres em cidos graxos saturados. tm baixa solubilidade no lquido extracelular.

05. Embora seja visto como um vilo, o colesterol muito importante para o organismo humano porque ele A) B) C) D) precursor da sntese de testosterona e progesterona. agente oxidante dos carboidratos. responsvel pela resistncia de cartilagens e tendes. co-fator das reaes biolgicas.

Processo Seletivo 2005

Responda s questes 6 e 7 de acordo com as informaes abaixo. O cruzamento entre plantas de variedades diferentes de uma mesma espcie muito utilizado para a obteno de cultivares mais produtivos. Dois espcimes de variedades diferentes de uma planta oleaginosa foram cruzados visando obteno de uma variedade mais resistente seca. Considere que duas das caractersticas dessa planta, referentes folha e semente, so definidas por alelos segregados independentemente, conforme a tabela abaixo. P - semente com plos C - folha coberta com cera p - semente lisa c - folha sem cera Os grficos abaixo mostram a composio dos alelos para essas duas caractersticas nas plantas parentais. Variedade I
nmero de alelos
4 3 2 1 0 P p C c

Variedade II
nmero de alelos
4 3 2 1 0 P p C c

alelos

alelos

06. O grfico que representa o nmero de alelos encontrados na mitose de uma clula obtida de uma planta resultante do cruzamento entre os parentais acima :
nmero de alelos
4 3 2 1 0 P p C c

nmero de alelos

4 3 2 1 0 P p C c

A)

C)

alelos

alelos

nmero de alelos

4 3 2 1 0 P p C c

nmero de alelos

4 3 2 1 0 P p C c

B)

D)

alelos

alelos

07. Das combinaes possveis resultantes do cruzamento entre esses mesmos parentais, o fentipo que apresenta o maior nmero de gentipos possveis A) B) C) D)
2

semente com plos. semente lisa. folha sem cera. folha com cera.
Processo Seletivo 2005

08. Devido maior proximidade da linha do Equador, o Nordeste do Brasil recebe uma elevada incidncia de radiao ultravioleta (UV), o que torna a populao dessa regio mais propensa ao cncer de pele. Essa doena ocorre porque as clulas do tecido epitelial multiplicam-se com muita freqncia, ficando mais vulnerveis ao dos raios UV existentes na luz solar. Essa maior vulnerabilidade decorre da A) B) C) D) replicao acentuada do DNA, tornando-o mais susceptvel s mutaes. insero de nucleotdeos no genoma, retardando a duplicao do DNA. inverso de bases no DNA, prejudicando a transcrio para RNA. substituio de nucleotdeos no RNA, impedindo a formao de radicais livres.

09. Embora o excesso de radiao UV possa provocar cncer, uma certa quantidade dessa radiao necessria para a sade, porque ela est relacionada com a A) B) C) D) transformao de um derivado do colesterol em calciferol. absoro do cido flico encontrado nos alimentos. sntese da vitamina K, que atua na coagulao sangunea. ativao da vitamina E, que inibe as reaes de oxidao.

10. A incidncia da radiao UV sobre a Terra atenuada pela ao das molculas de oznio existentes na alta atmosfera. A reduo da camada de oznio existente em algumas regies da atmosfera A) B) C) D) aumenta a concentrao de CFCs no ar. intensifica o degelo das regies polares. aumenta a mortalidade de microrganismos. intensifica o efeito de queimadas e incndios.

11. A reteno pela atmosfera dos raios infravermelhos (IV) da radiao solar contribui para o aumento da temperatura da Terra. Uma conseqncia desse fenmeno a elevao do nvel do mar, o que, por sua vez, aumenta a eroso costeira. O material que resulta desse processo, ao ser carreado para o oceano, pode ficar em suspenso ou depositar-se no fundo. Essa situao altera a vida nos ecossistemas costeiros porque A) B) C) D) favorece bactrias nitrificantes, aumentando a freqncia de mars vermelhas. obstrui as razes penetrantes de rvores do mangue, prejudicando a respirao. aterra baas, favorecendo a reproduo indiscriminada de peixes. diminui a fotossntese, provocando a morte do zooplncton.

12. O excesso de radiao solar tambm pode provocar queimaduras na pele. Esse tipo de leso acarreta perda de gua dos tecidos, que, por sua vez, retiram gua do sangue. Para prevenir a perda excessiva de gua do sangue para os tecidos, o organismo conta com a ao das protenas sanguneas, principalmente da albumina, que agem A) B) C) D) reduzindo a quantidade de ons na composio do sangue. diminuindo a permeabilidade da membrana das clulas dos vasos. aumentando a absoro de gua no lquido intersticial. elevando a presso osmtica do plasma sanguneo.

Processo Seletivo 2005

13. A recuperao da pele queimada ocorre em funo da maior proliferao das clulas epiteliais. Uma caracterstica da multiplicao dessas clulas A) B) C) D) o nmero de cromossomos ser reduzido com o aumento do nmero de clulas. a diviso do citoplasma ocorrer por estrangulamento da membrana plasmtica. a formao do fuso mittico no influenciar na migrao dos cromossomos. o contedo de DNA da clula ser aumentado durante a fase G1 da intrfase.

14. Um dos benefcios do uso da radiao o tratamento de tumores com raios gama. Um homem em tratamento com radioterapia, para combater um tumor no sistema nervoso, apresentava paralisia em um dos lados do corpo (hemiplegia). Essa paralisia ocorreu porque o tumor provavelmente havia afetado A) B) C) D) os nervos do sistema simptico. um dos hemisfrios cerebrais. os nervos do sistema parassimptico. a poro lombar da medula espinhal.

15. A extremidade do axnio da clula nervosa apresenta grande atividade metablica durante a passagem do impulso nervoso para os dendritos da clula seguinte. Essa atividade metablica elevada possvel devido presena de um grande nmero de A) B) C) D) mitocndrias. ribossomos. vacolos. lisossomos.

Processo Seletivo 2005

FRMULAS E TABELA PARA EVENTUAIS CONSULTAS


Crculo
r

Esfera

A = r 2 C = 2r

4 V = R 3 3

Tringulo

Tringulo Retngulo

A=
h b Cilindro e Prisma

bh ; b a base 2

a b c
Cone

a 2 = b2 + c2

SB

SB

V = S B H , onde S B a rea da base


Exponencial Logaritmo Propriedades:

1 V = R 2 H 3

a x . a y = a x+ y ax = a xy ay

log a

x = log a x log b y y

(a )

log a x. y = log a x + log a y log b x Mudana de base: log a x = log b a

x y

= a x. y

x , y , a e b so nmeros reais positivos, sendo a 1 e b 1 .


onde ngulo x Valor da Funo sen x cos x

AC sen = BC
cos = tg =

30

1 2

3 2 2 2
1 2
0
5

AB BC

45

2 2 3 2
1

AC AB

60 90

Processo Seletivo 2005

Matemtica

16 a 30

16. Uma espcie de cigarra que existe somente no leste dos EUA passa um longo perodo dentro da terra alimentando-se de seiva de razes, ressurgindo aps 17 anos. Em revoada, os insetos dessa espcie se acasalam e produzem novas ninfas que iro cumprir novo ciclo de 17 anos. Em 2004, ano bissexto, os EUA presenciaram outra revoada dessas cigarras. O prximo ano bissexto em que ocorrer uma revoada da futura gerao de cigarras ser A) B) C) D) 2072. 2068. 2076. 2080.

Milhes de toneladas

17. Embora o Brasil tenha uma das maiores jazidas de sal do mundo, sua produo anual em milhes de toneladas ainda inferior da Alemanha, da Austrlia, do Canad, da China, dos EUA, da Frana, da ndia e do Mxico. O grfico ao lado mostra a produo de sal nesses pases, no ano 2000. Considerando esses principais pases produtores, a melhor aproximao do percentual de participao do Brasil na produo mundial de sal em 2000 foi de A) B) C) D) 4%. 5%. 6%. 11%.

Produo mundial de Sal em 2000 50 40 30 20 10 0 Bra Ale Aus Can Chi EUA Fra nd Mx 6 16 9 13 7 15 9 30

43

18. Um grande vale cortado por duas estradas retilneas, E1 e E2, que se cruzam perpendicularmente, dividindo-o em quatro quadrantes. Duas rvores que esto num mesmo quadrante tm a seguinte localizao: a primeira dista 300 m da estrada E1 e 100 m da estrada E2 enquanto a segunda se encontra a 600 m de E1 e a 500 m de E2. A distncia entre as duas rvores A) B) C) D) 200 m. 300 m. 400 m. 500 m.

19. A figura ao lado composta por um tringulo e trs quadrados construdos sobre os seus lados. A soma dos ngulos , e A) B) C) D) 400o. 360o. 300o. 270o.

Processo Seletivo 2005

20. Por medida de segurana, para se efetuar um saque num caixa eletrnico de um certo banco, necessrio digitar uma senha com 6 (seis) dgitos numricos e um cdigo contendo 3 (trs) letras dispostas aleatoriamente no painel. Um cliente digita o cdigo com letras no repetidas, sendo que a primeira, a segunda e a terceira so digitadas respectivamente na primeira, na segunda e na terceira linha da parte do painel representada na figura ao lado. A probabilidade de o cdigo conter as letras O e E de

1 2 3

O H T

T O B

H N F

L E M

11 . 12 15 B) . 16 1 C) . 12 1 D) . 16
A) 21. Um painel eletrnico constitudo por 100 100 pequenos retngulos, cada um deles com trs minsculos pontos luminosos das trs cores fundamentais: vermelho, amarelo e azul, com, respectivamente, 100, 90 e 80 tonalidades. A combinao dessas tonalidades produz uma gama de novas cores, para formar as imagens no painel. Considerando-se que todas as distintas imagens no painel so formadas a partir da combinao de todas as possveis tonalidades de cores de cada retngulo, pode-se provar que o nmero mximo das imagens produzidas no painel que no contm tons de azul A) B) C) D)

80 10 6 . 72 10 6 . 100 10 6 . 90 10 6 .

22. Um abajur em formato de cone eqiltero est sobre uma escrivaninha, de modo que, quando aceso, projeta sobre esta um crculo de luz (veja figura ao lado). Se a altura do abajur, em relao mesa, for H = 27 cm, a rea do crculo iluminado, em cm 2, ser igual a A) B) C) D)

243 . 270 . 250 . 225 .

Processo Seletivo 2005

23. Duas partculas se movimentam no plano de acordo com as trajetrias dadas pelas funes f (t ) = t 3 e g ( t ) = 2t + 1 . Aps uma delas cruzar a origem, o instante t em que elas se encontram tem o valor de

1+ 2 1+ 3 B) 2 1 C) 2 1 3 D) 2
A)

5 5 5 5

. . . .

24. Caixas so empilhadas de modo que, vistas do topo para baixo, se observa o seguinte: uma fica em cima de duas, duas em cima de trs, trs em cima de quatro, e assim sucessivamente. Um funcionrio experiente sabia que, para obter o total de caixas num empilhamento desse tipo, bastava contar quantas havia na base. Para conferir que existiam 210 caixas empilhadas, ele constatou que, na base, o nmero de caixas era A) B) C) D) 30. 40. 20. 10.

25. Cada ponto da regio hachurada na figura ao lado est associado a um par ordenado ( x, y ) . Sabendo-se que a regio delimitada pela circunferncia x 2 + y 2 = 9 e pelas retas x = 2 e x = 2 , o par de desigualdades que representa a regio A) | x | 2 e | y || 9 x 2 | . B) | x | 2 e 9 x 2 y 9 x 2 . C) x 2 e y
-2

9 x2 . 9 x2 .

D) 2 x 2 e y

26. Nas faces de um cubo de aresta L, so coladas pirmides de altura tambm L e bases iguais s faces do cubo. O volume do slido obtido A) B) C) D) 6L3. 5L3. 4L3. 3L3.

Processo Seletivo 2005

27. Para obter uma mistura de cor alaranjada, um pintor utiliza-se de uma lata grande, em formato cilndrico, cuja altura 30 cm, contendo tinta de cor amarela, e de uma lata pequena, com tinta de cor vermelha, contendo

2 da capacidade da lata maior. A mistura obtida combinando 7

duas pores de tinta amarela para cada poro de tinta vermelha. O pintor usa todo o contedo da lata menor para compor a mistura alaranjada. A quantidade de tinta amarela que restou na lata grande corresponde a uma altura aproximada de A) B) C) D) 12,86 cm. 8,57 cm. 21,43 cm. 18,14 cm.

28. Em uma antena parablica, os sinais vindos de muito longe, quando incidem em sua superfcie, refletem e se concentram no foco F, conforme a figura ao lado. Com base nesse princpio, se C uma circunferncia qualquer, com centro no foco F da parbola, correto afirmar que a circunferncia C A) B) C) D) intercepta a parbola em pelo menos um ponto. s pode interceptar a parbola em um ponto. s pode tangenciar a parbola em um ponto. tangencia a parbola em dois pontos distintos.

29. Suponha que, numa colnia de fungos, a massa biolgica de sua populao, no instante t (horas), denotada por m(t), seja dada pela expresso

2t m(t ) = 11 10

gramas.

[Considere que log 10 (2) 0,3 ]

De acordo com o ritmo de crescimento populacional estabelecido por essa expresso, a massa da populao de fungos, em 50 horas, da ordem de A) B) C) D) 100g. 10g. 10000g. 1000g.

30. Para medir a altura real de um lquido num tanque cilndrico, sobre uma superfcie plana, utiliza-se uma vara de medio fixada como dimetro na posio vertical, conforme ilustra a figura 1. Aps o tanque rolar por uma certa distncia, constatouse que a vara formava um ngulo de 600 em relao sua posio original (veja a figura 2). Sabendo-se que o dimetro do tanque de 2 m e que a marcao verificada na vara de medio H = 30 cm, a altura real do lquido A) B) C) D) 0,60 m. 0,65 m. 0,35 m. 0,40 m.

figura 1

60

figura 2
Processo Seletivo 2005 9

Potrebbero piacerti anche