Sei sulla pagina 1di 14

Profisso: Filsofo Um estudo sobre a profissionalizao da Filosofia no Brasil

Daniela Maria Ferreira UFP

Introduo
Este artigo, que deriva de parte dos resultados da tese de doutorado Converso e Reconverso: a circulao internacional dos filsofos de origem catlica (UNICAMP, 2007), tem por objetivo traar a gnese da prtica filosfica contempornea no Brasil, mostrando como a maior parte das regras, normas e hbitos que reinam no ofcio do filsofo hoje foram inventados nos ltimos quarenta anos, no momento em que se constitui, no Brasil, a reorganizao do sistema universitrio brasileiro. O artigo tambm permite pensar os diferentes recursos sociais associados aos agentes responsveis pela constituio destes mecanismos, bem como abarcar as lutas e alianas entre eles e seus efeitos na definio da profisso de filsofo atualmente. Neste artigo, filsofo aquele que tem um ttulo em filosofia e para quem a pesquisa filosfica um ofcio e que, por conseqncia, formado e remunerado para tanto. Reivindicando essas condies, que os filsofos oriundos das universidades se apresentam como profissionais em relao aos conjuntos de intelectuais outrora produtores da filosofia no pas. Partindo desta definio, traarei os diferentes mecanismos sociais e institucionais responsveis pela criao das condies desta prtica profissional. O material utilizado na anlise foi composto por (1) informaes extradas da literatura sobre a filosofia no Brasil, (2) de entrevistas semi-estruturadas, (3) observaes de colquios, (4) depoimentos publicados sobre a formao social e intelectual dos filsofos em revistas e em memoriais acadmicos e (5) banco de dados de instituies especializadas (Plataforma Lattes do CNPQ e pginas de universidades).

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

A pr-histria da filosofia no Brasil


Para compreender as condies nas quais se constituiu o processo de profissionalizao da filosofia no Brasil nos ltimos cinqenta anos, preciso lembrar algumas das caractersticas do exerccio filosfico no perodo anterior. necessrio sublinhar dois fatores fundamentais: de uma parte, at os anos cinqenta a filosofia uma disciplina sem uma real autonomia, dominada pelo estudo das cincias jurdicas e pela teologia, subordinada s lutas polticas; de outra parte, se a reflexo filosfica pouco autnoma, antes de tudo porque a pesquisa cientifica universitria totalmente marginal at a dcada de setenta. Antes da formao das primeiras geraes de filsofos universitrios, a filosofia no passava de um affaire de intelectuais, autodidatas, juristas e religiosos que no haviam recebido uma formao em filosofia no sentido estrito do termo. No que diz respeito s cincias jurdicas, por exemplo, a funo da filosofia nas Faculdades de Direito era pensar a organizao do Estado, pois nessas faculdades se formavam os quadros administrativos, legislativos e da diplomacia brasileira. J nas escolas e seminrios catlicos, o ensino da filosofia contribua para a reflexo dos membros da Igreja, frente s transformaes histricas (CASALI, 1995). Dessa maneira, at 1950, dcada em que as primeiras turmas de professores universitrios de filosofia se formaram, essa disciplina foi considerada completamente subordinada aos embates da luta poltica, quer cvica, quer religiosa. Mesmo se a reforma a Reforma Francisco Campos (1931), que estruturou as universidades em torno da Faculdade de Educao, Cincias e Letras, onde o ensino da filosofia estava presente, sua funo primordial era formar professores para o ensino secundrio, ou seja, era um modelo que visava a uma formao profissionalizante, ao invs de uma formao filosfica baseada na pesquisa (PAIM, 1984). Como bem observa Antnio Paim, embora tenha havido uma proliferao de Cursos de Filosofia funcionando em Departamentos reconhecidos e legalizados pelo Ministrio da Educao at os anos sessenta, no significa que eles fossem controlados por um corpo docente especializado e altamente qualificado1.
1 As universidades foram organizadas nos diversos Estados da Federao no perodo de 1945-1960. O nmero de cursos oferecidos em filosofia nessas diversas universidades evoluiu de 26, em 1954, para 30,

Profisso: Filsofo

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

A ausncia de uma formao estrita em filosofia explica a grande heterogeneidade das normas da prtica filosfica; quer seja o uso de notas ou a aplicao de metodologia, o laxismo reina. Nenhum elemento objetivo existe para sancionar o valor cientfico dos trabalhos. Nem mesmo as publicaes so reconhecidas como critrio para a nomeao e promoo dos candidatos a filsofo. At 1970, apenas duas revistas sobre filosofia circulavam no pas, cujo principal objetivo era a difuso de idias filosficas, onde intelectuais de diferentes vertentes e formaes participavam. O carter plural desses veculos era predominante. Todos os que se interessavam pela filosofia podiam escrever e publicar seu artigo. Em se tratando da confeco de teses, que passa a constituir um critrio de autorizao para indicao de professor para as faculdades de filosofia, importante perceber que no primeiro curso de filosofia criado no pas em 1941, e que contava com um corpo especializado, apenas tinham sido defendidas, at 1979, 12 doutorados e 25 mestrados2.

A conquista de uma autonomia profissional.


Assim, pouco tempo atrs, a filosofia permaneceu uma disciplina subordinada aos embates polticos e sob a tutela da Igreja. Esta ltima, no poupou esforos para garantir a sua participao na expanso e organizao do sistema de ensino superior no pas, chegando mesmo a ser pioneira na criao dos programas de graduao e ps-graduao de filosofia. Embora a confeco dos diplomas especializados em filosofia tenha se concentrado na produo de mestrados, so os programas de ps-graduao das universidades catlicas que, desde os anos setenta, apresentam uma produo especializada relevante, quando comparados aos das universidades federais.
em 1955, e 40, em 1960. As matrculas alcanaram aproximadamente 1000 alunos, em 1960. O total de concluses dos Cursos de Filosofia passou de 100 para 200, no decorrer desta dcada. Mencionando uma pesquisa sobre esses cursos, realizada no incio dos anos 60, Paim chegou a escrever que as evidncias ento colhidas eram desalentadoras (...) os programas adaptados eram demasiado extensos, incluindo lgica, psicologia e histria da filosofia. Professores recm formados eram obrigados a despejar esse volume inusitado de conhecimentos, muitas vezes mal digeridos. Cogitou-se de reformular os programas. Mas os esboos ento elaborados exigiriam uma reformulao de tal magnitude dos cursos estruturados a fim de preparar adequadamente os professores que parecia invivel, ou muito acima das foras dos patrocinadores do balano. Ver PAIM, 1984, p. 212. 2 Para uma viso geral da progresso da confeco de teses e mestrados em filosofia, consultar anexo no fim do artigo.

Profisso: Filsofo

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

Sem uma verdadeira autonomia, porm, a filosofia, at o final da dcada de setenta, representava um instrumento de ao poltica eficaz, sobretudo para os grupos de intelectuais atrelados a um trabalho poltico assentado na tnica marxista, e que no concebiam o exerccio filosfico como um trabalho desvinculado de uma prtica poltica. Para compreender as condies concretas nas quais se coloca em prtica a profissionalizao dos filsofos brasileiros, preciso ter o seguinte contexto em mente: o lugar da filosofia na sociedade, as regras e as prticas do oficio o fixadas num momento de reestruturao poltica do pas (ditadura militar e posterior democratizao), marcada pelo forte investimento por parte do Estado no financiamento da pesquisa no pas. Este contexto ajuda a compreender a aliana realizada entre dois grupos de filsofos responsveis pela profissionalizao da filosofia no Brasil, a saber: 1) os filsofos de origem catlica, que contaram com uma socializao com os estudos filosficos marcada pela passagem por redes institucionais catlicas, como seminaristas ou como estudantes recrutados para movimentos de juventude catlica (JEC e JUC); 2) os filsofos formados na USP, cuja formao intelectual na rea de filosofia foi transmitida por mestres franceses, formados em universidades da Frana (ARANTES, 1994). somente com a reforma do ensino superior ocorrida em 1969, em pleno regime militar, que um corpo de professores reivindicadores do estatuto de profissionalizao da filosofia se desenvolve. Se a criao da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas na Universidade de So Paulo, pela misso francesa, em 1934, foi importante para conferir ao ensino da filosofia um princpio de autonomia, a formao de um corpo de professores pensante e demandante de uma formao especfica em filosofia s ganha realmente fora aps a reforma. A reforma promoveu, entre outras, as condies materiais e culturais para a profissionalizao dos saberes acadmicos no pas. Alm da criao de espaos fsicos, bibliotecas, laboratrios, o incentivo para a formao de recursos humanos em centros de excelncia no exterior foi fundamental para a formatao de um corpo docente especializado em filosofia, chegando mesmo a se constituir como componente fundamental para a existncia social dos professores no campo universitrio (CORADINI, 2004). A finalidade dessa qualificao, por meio da realizao de mestrados e doutorados (ps-graduao), era tornar o sistema universitrio brasileiro competitivo no cenrio internacional. A criao dos programas de ps-graduao no Brasil tornou-se o espao, por excelncia, de aproveitamento do conjunto de saberes e habilidades adquiridas no exterior, Profisso: Filsofo 4

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

para a formatao das disciplinas acadmicas (CANDO e GARCIA, 2005), em particular, da filosofia (FERREIRA, 2001). Enquanto os grandes beneficirios das diferentes modalidades de bolsas de estudo financiadas pelo Estado brasileiro foram os filsofos do Departamento de Filosofia da USP, ou seja, as primeiras geraes de filsofos universitrios do Brasil, os filsofos de origem catlica contaram com uma rede institucional catlica, que enviava seus clrigos para universidades eclesisticas (Roma), e seu lacaito e militantes para universidades catlicas, como, por exemplo, para a Universidade Catlica de Louvain (Blgica). Por sua vez, a passagem pela universidade belga esteve relacionada a uma outra varivel importante: a participao em movimentos polticos catlicos (JEC, JUC e AP). A militncia poltica se constituiu assim em um recurso importante na socializao com os estudos e o interesse pela filosofia, sobretudo para os filsofos de origem catlica que foram fortemente influenciados pelos jesutas e dominicanos, durante as reunies de assistncia intelectual nos movimentos. Alm disso, a participao no militantismo poltico proporcionou a constituio de uma rede de solidariedade com os filsofos da USP, afastados de seus cargos pelo Ato Institucional AI-5, outrora envolvidos no trabalho de resistncia poltica, tal como os de origem catlica. A concretizao desta aliana pode ser observada por meio da criao da primeira associao em que se deu os debates sobre o que deveria ser uma prtica filosfica legitima, a Sociedade de Estudos e Atividades Filosficas, criada em 1975 pelo ento religioso da Ordem de So Camilo, Olinto Pegoraro, e que acolheu todos os professores dizimados da USP pelo AI-5. Entretanto, a filosofia no podia mais servir de instrumento ao servio de lutas polticas, como havia sido concebida at ento. De fato, a constituio de um corpo de filsofos professores supe sua autonomia em relao ao mundo poltico e s outras disciplinas, as quais esteve at ento subordinada. Essas novas exigncias podem ser traduzidas, por exemplo, por meio da criao, em 1977, do Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia (CLE), por Oswaldo Porchat, antigo estudante de filosofia da USP, recm-chegado de Berkeley, onde realizou um doutorado em Filosofia Analtica. O CLE serviu de modelo para a criao da Associao Nacional de Ps-Graduao em Filosofia (ANPOF), em 1983, instncia que garantiu autonomia profissional aos filsofos no Brasil. Nas palavras de Marcos Nobre, o CLE foi a primeira tentativa sistemtica e de envergadura para introduzir a filosofia analtica no Brasil, Profisso: Filsofo 5

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

corrente que, em face da sua natureza tcnica e cunho cientfico, permitiu que a filosofia viesse a ser tratada como disciplina autnoma (NOBRE, 1999, pp. 144- 145). Segundo esse autor, tal posio retomava parte da linha de pesquisa de seu departamento de origem, o Departamento da Filosofia da USP, instaurado por Granger, na medida em que reunia pesquisadores oriundos de vrias cincias naturais, com vistas a um trabalho conjunto em que a filosofia tinha um papel central na discusso de problemas de fundamentao de disciplinas como a fsica, a matemtica e a lgica. A realizao de tal projeto, no entanto, no se daria mais no Departamento de Filosofia da USP, que, a partir de 1969, esteve nas mos de Gilda de Mello e Souza, Marilena Chau e Maria Sylvia de Carvalho Franco, e cuja preocupao, como observa Marcos Nobre, foi tomar para a Filosofia os objetos de estudo das Cincias Sociais.
Alm disso, o CLE serviu de abrigo aos filsofos de origem catlica que, de volta ao Brasil, aps terem concludo seus estudos no exterior, encontraram no Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia um lugar para colocar em prtica uma filosofia no mais preocupada com questes polticas. A propsito, o depoimento a seguir revela as dificuldades encontradas por Guido Antnio de Almeida, sobre a sua insero na filosofia, no final da dcada de setenta: Quando eu voltei, foi muito difcil, pois no encontrava pessoas interessadas em fenomenologia [...] quer dizer, eu acabei encontrando algumas pessoas, mas a maioria dos alunos que tive na PUC do Rio no tinha nenhum interesse em fenomenologia e nos clssicos da filosofia. Naquela poca, a filosofia estava sendo vista de um ngulo exclusivamente poltico: as grandes influncias eram o marxismo. Levei um choque muito grande, no sabia mais para que servia a filosofia que tinha aprendido a fazer. Comecei, ento, a estudar Wittgenstein e descobrir um novo caminho dentro da filosofia analtica e, ao invs de ver na anlise lingstica apenas um instrumento para mostrar os falsos problemas filosficos, comecei a desconfiar que ela poderia ser um instrumento importante para uma recolocao dos problemas clssicos da filosofia. Para isso foi importante a criao do CLE, pelo Oswaldo Porchat, em 1977, na Unicamp. Este centro foi fundamental no desenvolvimento de estudos analticos no pas, com pesquisadores que vinham de vrios lugares do Brasil. (Entrevista com Guido Antnio de Almeida, realizada em 2004, cf. pesquisa de campo).

Nesta perspectiva, tanto a formao quanto a nova maneira de conceber o exerccio filosfico transformaram-se num jogo decisivo para todo candidato carreira de filsofo. A partir da dcada de oitenta, as revistas especializadas ganham espao, bem como a criao de grupos de pesquisas e associaes, e a organizao de colquios e congressos. A participao

Profisso: Filsofo

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

nessas atividades cientficas passa ento a ser adotada como critrio para o reconhecimento da profisso de filsofo.

A redefinio do saber filosfico


Assim, num espao de cinqenta anos, a funo de filsofo foi completamente transformada pela imposio das normas do universo profissionalizado. Esta mutao sociolgica, parafraseando Grard Noiriel, se traduz igualmente por uma reviso completa da definio do que filosfico e dos meios de apreenso da nova concepo. A pesquisa repousa agora sobre um mtodo. Para justificar a superioridade dos profissionais sobre os diletantes, preciso - isso verdade em todos os domnios - provar a necessidade de uma tcnica codificada em um corpo de regras, inacessvel sem uma longa formao especifica, como sugere Jean Louis Fabiani3. A justificativa do carter especfico e profissional da filosofia na Universidade de So Paulo ficou a cargo do professor francs Jean Maug4. Fazendo referncia s premissas kantianas de estudos filosficos, ele indica a histria da filosofia dos autores clssicos como nica via de acesso aos estudos filosficos, dizendo: Sil est vrai quon ne peut jamais enseigner la Philosophie sauf historiquement comme le voudrait Kant, la lecture des classiques va tre le seul moyen dapprendre philosopher (ARANTES, 1994).
3 Como bem observa Jean Louis Fabiani em seu livro Les philosophes de la Rpublique, que descreve as transformaes do campo de produo filosfica no final do sculo XIX na Frana, a imposio das normas do universo profissionalizado passa pela exigncia generalizada de uma formao especfica, organizada em torno de diversos rituais, entre eles, os concursos e defesas de teses anuais, que aparecem como uma constate. 4 Jean Maug nasceu em 1904 em Cambrai, no norte da Frana, tendo obtido em 1922 o diploma de bacharel de Letras. Ingressa na cole Normale Suprieure, instituio dominante no espao escolar francs, obtendo o diploma de agrgation em filosofia em 1932. Em 1935, professor do liceu Montluon (Allier), junta-se ao grupo de professores franceses designado para o ensino na Universidade de So Paulo, substituindo o catlico Etienne Borne, que havia inaugurado o curso. Passou o protestante Maug a lecionar Filosofia, Histria da Filosofia e Psicologia na universidade at 1938, quando a cadeira de filosofia, tornando-se independente das demais, ficou a cargo de Cruz Costa, que havia sido seu aluno e orientando. A partir de ento, as regncias de Histria da Filosofia e Psicologia couberam ao mestre francs at que deixasse Brasil, em agosto de 1944, para engajar-se nas Forces Franaises Libres e viver no Front os ltimos movimentos da guerra na ustria. Maug no voltou ao Brasil pois passou a se dedicar a funes diplomticas e consulares junto ao Ministres des Affaires Etrangeres, terminando sua carreira como professor de Filosofia no liceu Carnot. Como observa Charles Souli, o concurso para obteno do agregation determina fortemente o quadro geral da pesquisa universitria francesa. Ver Paulo Eduardo ARANTES, 1994.

Profisso: Filsofo

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

A formao especfica em filosofia passou a ser reivindicada pelos novos profissionais como condio essencial de apreenso e transmisso dos novos mtodos e modelos filosficos, sobretudo quando a presena dos mestres franceses passou a se dar de forma contnua e intensa, como parece ter sido o caso do professor Gilles Gaston Granger, responsvel pela formao de turmas inteiras de estudantes de filosofia. Essa presena francesa, como bem observou Marcos Nobre, foi o que possibilitou a consolidao do que viria a ser o Curso de Filosofia na USP, ao menos para os anos cinqenta e sessenta, perodo em que o exerccio da filosofia adotou a exegese dos textos clssicos da histria da filosofia sobre investigaes concretas em torno das tendncias recentes da matemtica e da fsica. Nas palavras do autor:
Conciliando a formao acadmica francesa da exegese dos textos clssicos da histria da filosofia a investigaes concretas sobre as tendncias recentes da matemtica e da fsica, ele (Gilles Gaston Granger) incentivou seus alunos a adquirir conhecimentos slidos pelo menos em uma disciplina cientfica cannica. Pioneiro no curso sobre Wittgenstein na dcada de 50, as primeiras geraes de estudantes de filosofia brasileiras estavam marcadas pelo acoplamento das questes filosficas a problemas concretos da cincia e obrigada a pensar esse acoplamento segundo rgidos padres de leitura dos clssicos do pensamento filosfico e cientfico. Mentor dos futuros passos do departamento de filosofia em formao, de volta a Frana em 54, estabelecendo em Rennes, ele passou a ser o mais importante elo entre os jovens estudantes da USP, com a cultura universitria francesa, que para l se dirigiam para completarem sua formao, alm de indicar nomes de professores para o departamento, como por exemplo, Gerard Lebrun, filsofo que imprimiu profundas e duradouras marcas no departamento. (NOBRE, 1999, pp.145-147)5

5 Segundo Marcos Nobre, de 1934 a 1951, ocuparam o posto francs na Filosofia da USP Etienne Borne (1934-1935), Jean Maug (1935-1944) e Gilles Gaston-Granger (1947-1951), que foi substitudo por Claude Lefort. Alm disso, no mesmo perodo, o Departamento de Filosofia da USP tambm contou com os professores visitantes Martial Guroult e Jules Vuillemin. Para maiores informaes, consultar o artigo citado acima. Ver tambm entrevista com Paulo Eduardo Arantes, Para onde caminha o bonde da filosofia?, Folha de So Paulo, Editorial: MAIS! fev., pp. 4-6, 1994. Neste depoimento, Paulo Edurado Arantes afirma que o conjunto de mtodos e tcnicas de estudo da historia da filosofia foi dado pelo professor Jean Maug, mas tal mtodo s iria se cristalizar na dcada de sessenta, por obra dos primeiros quatro mestres formados pela tradio francesa Bento Prado Jr., Jos Arthur Giannotti, Oswaldo Porchat e Ruy Fausto, que ensinavam na Rua Maria Antonia.

Profisso: Filsofo

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

Estas tcnicas e mtodos esto no centro da nova prtica filosfica, que precisa de novos instrumentos de trabalho. Jos Arthur Giannotti e parte dos professores de filosofia formados na nova FFLCH-USP, exercem um papel importante na confeco de instrumentos bibliogrficos. Para esse grupo de filsofos, era preciso criar uma lngua filosfica brasileira, isto , era preciso traduzir e publicar em lngua portuguesa autores clssicos e contemporneos da filosofia, o que no era tarefa fcil, tendo em vista, como muito bem expressa Giannotti, que no havia uma produo filosfica em lngua portuguesa: Portugal nunca teve filosofia, alis, quando teve filosofia, na poca dos Coimbres do sculo XVI, XVII, a lngua era latina, portanto nunca houve filosofia em portugus. Ns tnhamos que criar uma lngua e por isso ns fizemos um trabalho sistemtico de tradues (MENDES, 2001, p.55). Ele exemplifica, com um caso da traduo do Tractatus, de Wittgenstein, todo o exerccio e conhecimento necessrios para traduzir determinados conceitos e palavras empregadas por Wittgenstein; e insiste, em entrevista concedida a um estudante da Escola de Comunicaes e Arte (ECA) da USP, na importncia que tais tradues foram adquirindo para um refinamento do conhecimento:
Foi a primeira edio em portugus e se eu no me engano, foi a segunda traduo no mundo. Porque ela era anterior traduo francesa, anterior traduo espanhola e por isso, obviamente, ela sofre de enormes defeitos; mas tanto assim, que a segunda traduo, que foi feita em portugus, agora por Jos Henrique Santos, que foi meu aluno, no incio ns amos trabalhar conjuntamente, ela a meu ver, ela adquire, enfim, um refinamento que naquele momento ns no tnhamos. Ns no tnhamos aquele refinamento porque ns no conhecamos o Wittgenstein que ns conhecemos hoje. Ns no conhecamos todo o panorama em que o Wittgenstein estava inserido. Eu em particular tinha um vis fenomenolgico, que muitas vezes levou a tradues incorretas; por exemplo, a traduo meinen, eu pus "mentar", que [tipicamente] husserliana - mas que no tem outro sentido em portugus, no pode ter outro sentido do que querer dizer, isso. Ento houve a, enfim... mas o importante era que ns estvamos trabalhando Wittgenstein como objeto de curso, ns precisvamos de texto em portugus (MENDES, 2001, p.55).

Alm desses instrumentos, que concernem, sobretudo, fase preparatria do trabalho do filsofo, um novo instrumento se coloca de modo definitivo: a revista cientfica. Estas foram sendo criadas ao longo das dcadas de oitenta e noventa, acompanhando o

Profisso: Filsofo

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

desenvolvimento de um corpo docente com necessidade de conquistar legitimidade cientfica e institucional, face comunidade acadmica do pas. Como relata Guido Antnio de Almeida, editor da Revista Analytica, a primeira de circulao nacional, criada em 1993, as revistas favorecem uma circulao de idias e a formao de uma massa crtica pouco presente no Brasil, e eu acho que a Analytica desempenha bem esse papel, tanto pela qualidade dos artigos quanto pela capacidade de aglutinar os diferentes filsofos de todo o pas (trecho de entrevista realizada com Guido Antnio de Almeida, em 2004, durante a pesquisa de campo). Funcionando ao mesmo tempo como instncias de difuso e produtoras de um pblico especializado na rea, o que garante reconhecimento social do corpo professoral, as revistas especializadas se constituram tambm em importantes mediaes na imposio de determinados padres do exerccio filosfico, ao estabelecer um leque de objetos, mtodos e teorias legtimas, legitimveis ou indignas. O programa Qualis da CAPES6, sistema que tem por objetivo ranquear os peridicos de circulao nacional e internacional por rea de conhecimento, atribuindo-lhes notas, permite avaliar o peso das revistas na prpria definio de regras e comportamentos do exerccio filosfico do corpo de professores da disciplina no Brasil. Na plataforma da CAPES possvel localizar trinta e duas revistas de filosofia avaliadas pelo Comit de Filosofia e Teologia dessa entidade. Dessas trinta e duas publicaes, dezessete so nacionais, o que permite entend-las como espao de publicao de artigos de professores oriundos de diversas universidades do Brasil7. No entanto, dentre as dezessete, apenas dez so avaliadas com conceito A, a saber: Studia Kantiana/Associao Brasileira de Kant (2000); Cadernos de Filosofia e Histria da Cincia/CLE (1980); Revista Analytica/UFRJ (1993); Revista Sntese/Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus (1974); Revista Discurso/USP (1970); Filosofia Poltica/ UFRGS (1997); Filosofia Unisinos (2000); Revista Hypnos/PUC-SP (1999);
6 Por mais arbitrrio que possa ser o princpio de escolha do programa Qualis da CAPES, como procedimento para avaliar os autores mais legtimos e importantes do espao filosfico acadmico, penso que o exame dos autores mobilizados pelos professores em uma revista que se caracteriza por um espao de oficializao dos critrios cientficos e de congregao de profissionais de todo pas, possibilita captar a diversificao do fazer filosfico no Brasil.

Profisso: Filsofo

10

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

Kriterion/UFMG (1946); e O que nos faz pensar/PUC-RJ (1989). As revistas apresentam uma regularidade de publicao bem diversificada (trimestral, semestral, quadrimestral), nelas visvel o peso dos autores representantes da ortodoxia filosfica. Mesmo entre as revistas em que boa parte das publicaes est relacionada filosofia moderna e contempornea, so os autores como Plato, Kant e Descartes, os principais interlocutores do debate, como se verifica nos artigos da Revista Analytica (n1, 2006).
Alm disso, as revistas aparecem como um espao de interao e oficializao do

julgamento de pares, j que muitas vezes os artigos publicados so apresentados em forma de rplicas, como o caso de publicao de debates entre um professor estrangeiro e um brasileiro, dando continuidade a uma discusso iniciada anteriormente, o que demonstra a existncia de uma produo acadmica viva e reconhecida internacionalmente. Dentre as revistas analisadas, chama ateno a Revista Studia Kantiana, que encarna o pice do academicismo filosfico, elaborada dois anos aps a criao da Associao Kantiana Brasileira, em 1989. A criao destas duas instncias permite pensar o quanto a profissionalizao dos filsofos universitrios se fez acompanhar igualmente da apario de um novo sistema de valores, refletindo de maneira evidente o ideal de ruptura em relao ao mundo dos profanos. Embora a ANPOF tenha sido a primeira associao a dar um carter mais definido ao que deveria ser uma prtica filosfica legitima, foi, sobretudo, a criao das revistas e associaes especializadas que garantiram a aquisio da uma identidade profissional recentemente adquirida, visto que essas ltimas impunham regras mais restritas que aquelas estabelecidas pelos membros fundadores da Associao Nacional de Ps-Graduao em Filosofia, que definia ser recurso tradio a condio necessria para qualquer pesquisa em filosofia: no seu horizonte que so definidas as regras do jogo. O conhecimento dessas regras condio para soluo de uma questo, para o prolongamento de uma anlise, para a descoberta do novo ou, mesmo, para modificao das prprias regras (LANDIM FILHO, 1983, p. ). Todavia, alm do recurso tradio era preciso tambm desvincular a associao de qualquer prtica poltica, como salienta o fundador da ANPOF e, posteriormente, da
7 Esta pesquisa foi realizada em julho de 2006. No entanto, uma consulta recente (agosto de 2007) indica que o nmero de revistas existentes na rea de filosofia passou de 30 para 80, das quais apenas 21 foram avaliadas com nota A.

Profisso: Filsofo

11

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

Associao Kantiana, Valrio Rodhen, ao se referir eleio de Olinto Pegoraro, ex-religioso, criador da SEAF e antigo militante poltico da JUC e AP ao cargo de presidente da ANPOF:
A ANPOF foi invadida pela ala politizada [...] invadida! Queriam transform-la num gueto. Ento resolvemos criar a Associao Brasileira de Kant com critrios bastante rgidos. E quais eram esses critrios? Mudamos as regras. A sociedade vai ser de indivduos. Era preciso ter o ttulo de Doutor em Filosofia. Somente quem tem ttulo de Doutor tem direito a voto. Os colaboradores regulares no tm direito a voto. E ns participamos na ANPOF pelo GT KANT. Com isso podemos garantir a qualidade da produo filosfica. Porque a ANPOF foi e ainda importante, mas no dava mais para gente. (Entrevista com Valrio Rohden, realizada em 2004, cf. pesquisa de campo).

Ao criticar o engajamento poltico e os critrios de qualidade acadmica dos filsofos, os mentores das associaes especializadas, que foram outrora responsveis pela criao da ANPOF, procuravam se distinguir de seus antigos mestres, muitos deles religiosos e telogos, para quem a filosofia sempre esteve subordinada a outras disciplinas; ao mesmo tempo, tentavam desacreditar a produo filosfica desses mestres, embora se tratasse de uma produo reconhecida no meio universitrio.

Consideraes Finais
A institucionalizao da Filosofia, a conquista de um objeto e de um mtodo especfico, a elaborao de um sistema de valores coletivo contribuiu potencialmente para criar pela primeira vez entre os filsofos, um sentimento de pertencimento a um corpo de profissionais. A dcada de noventa e os ltimos oito anos certamente o momento em que o consenso sobre as normas do oficio atinge seu apogeu entre os filsofos profissionais. Vrios so os esforos visando consolidar a sociabilidade, formal ou informal deste corpo, de maneira acentuar ainda mais sua integrao, ajudando assim a fazer face aos seus adversrios. Os jris de concursos, de teses, colquios, congressos, bem como a participao em comisses editoriais so nada mais que ocasies de se reencontrar e de consolidar estes elos. recorrente encontrar no conselho e na organizao destes eventos os mesmos nomes, sempre os mesmos rituais e celebraes assim como crticas, mais ou menos explicitas, de seus adversrios. Esta estrutura de integrao do corpo de filsofos funcionou tambm como um fator decisivo em sua reproduo, pois no basta apenas redefinir o objeto, mtodo e uma

Profisso: Filsofo

12

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

organizao para a pratica da filosofia, necessrio a criao de uma tradio de transmisso do saber filosfico. Apesar de todos esses elementos que contriburam para o surgimento de espaos de debates filosficos autnomos no Brasil e seu reconhecimento no universo cultural brasileiro, preciso lembrar que a luta pela autonomia da filosofia praticada no Brasil ainda hoje um combate sem cessar, em que vrios de seus combatentes no medem esforos para desqualificarem pessoalmente e institucionalmente todos aqueles que colocam sua existncia em questo.

BIBLIOGRAFIA
ARANTES, P. E. (1996) O Fio da Meada. 1. ed. So Paulo: Paz e Terra. __________ (1994) Um departamento Francs de Ultramar: estudos sobre a formao da cultura filosfica uspiana. Rio de Janeiro: Paz & Terra. CANEDO, L. B. e GARCIA JNIOR, Afrnio (2005) Les boursiers brsiliens et l'accs aux formations d'excellence internationales. Paris : Cahiers du Bresil Contemporain. __________ (2004) L.; ALMEIDA, A; BITTENCOURT, A. (orgs.) Circulao Internacional e formao intelectual das elites Brasileiras. So Paulo: Editora Unicamp. CORADINI, Odaci Luiz. (2004) A formao e a insero Profissional dos Professores de Cincias Humanas e Sociais no Rio Grande do Sul. In: Circulao Internacional e formao intelectual das elites Brasileiras: So Paulo, Editora Unicamp. CASALI, Alpio Marcio Dias (1995) Elite Intelectual e restaurao da Igreja. Petrpolis: Vozes. FABIANI, Jean Louis (1983) Les programmes, les hommes et les uvres: professeurs de philosophie en classe et en ville au tournant du sicle. Actes de la recherche en sciences sociales, 47-48, juin. __________ (1985) Enjeux et usages de la crise dans la philosophie universitaire en France au tournant du sicle. Histoire culturelle, Annales ESC, mars/avril, n2, p. 337 409. __________ (1988) Les Philosophes de la Rpublique. Paris : Ed. de Minuit. FERREIRA, Daniela Maria (2001) Entre la Nation et lUniversel: Espace de la Philosophie au Brsil. Dissertao orientada pelo Prof. Dr. Afrnio Raul Garcia Jnior, defendida na cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, Paris. Profisso: Filsofo 13

COLQUIO SABER E PODER Focus, Unicamp, 10/2008

FILHO, Raul Ferreira Landim (1983) Notas Sobre o Conceito de Pesquisa em Filosofia, Cadernos de Histria e Filosofia da Cincia, p. 129, n 5, Publicao CLE/UNICAMP. MENDES, R. (2001) Vilm Flusser: uma histria do diabo. So Paulo: EDUSP. Ou pelo siteweb www.fotoplus.com/download/vfbiografia.doc NOBRE, Marcos e REGO, Jos Marcio (2000) Conversas com Filsofos Brasileiros. So Paulo: Editora 34. __________ (1999) A filosofia da USP sob a ditadura militar. Novos Estudos CEBRAP. So Paulo, p. 137-150.
NOIRIEL, Grard. (1990) Naissance du mtier dhistorien . Genses, n 1, sept, pp. 58-85.

PAIM, A. (1984) O ensino da Filosofia posterior criao do Curso Superior de Filosofia no Brasil desde a Colnia, O ensino de filosofia desde a colnia (apostila de curso), Rio de Janeiro, s.d., p. 208. Acesso http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1367.pdf.

Profisso: Filsofo

14

Potrebbero piacerti anche