Sei sulla pagina 1di 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TELEMTICA

COMUNICAO E SISTEMAS PTICOS

FABRICAO DA FIBRA PTICA

Professora; Maria do Socorro R. Bonfim

Aluno: Ccero Ricardo da Silva

Abril 2013

Fabricao de fibras pticas


Existem diversos mtodos e materiais usados na fabricao de fibra ptica. Os materiais mais usados na fabricao de fibra so a slica pura ou dopada, vidro composto e plstico. As fibras com melhores caractersticas de transmisso para Telecom so as fibras a base de slica pura ou dopada. Todos os mtodos de fabricao de fibra so complexos e tem custo elevado. As fibras fabricadas de vidro composto e plstico possuem alta atenuao e baixa largura de banda, sendo aplicadas a sistemas de curtas distncias e baixa capacidade. Seu processo de fabricao simples e barato quando comparada com a fabricao de fibras de slica pura e dopada.

Fabricao de fibra de slica pura


Existem quatro tipos de processo de fabricao de fibra pura e a diferena entre esses modos est na etapa de fabricao da pr-forma (Basto que contm todas as caractersticas da fibra). A etapa de puxamento comum a todos os processos. Fabricar fibra requer trs etapas bsicas; Elaborar o cilindro de pr-forma. Estirar as fibras a partir da pr-forma. Testar as fibras.

Fazendo o basto de pr-forma


Os quatro processos diferentes para fabricar o cilindro de pr-forma so;

MCVD (Modificated Chemical Vapor Deposition) Deposio de vapor qumico modificado PCVD (Plasma Chemical Vapor Deposition) OVD (Outside Vapor Deposition) VAD (Vapor Axial Deposition)

MCVD (Modificated chemical vapor deposition)

Por este processo depositado camadas de materiais (vidros especiais) no interior de um tubo de slica pura (SiO2). Os materiais depositados no interior do tubo formaro o ncleo da fibra e o tubo formar a casca. O tubo de slica colocado na posio horizontal numa mquina chamada torno ptico que o mantm girando em torno de seu eixo. No interior do tubo so injetados gases (cloretos do tipo SiCl4, GeCl4, etc.) com concentraes controladas. Um aquecedor percorre o tubo no sentido longitudinal elevando a temperatura no interior do tubo para 1500C aproximadamente. Quando os gases atingem a regio de alta temperatura, reagem com o oxignio (gs de arraste) formando xidos como SiO2, GeO2 e outros, liberando o Cl2. Ocorre ento deposio de partculas sub-microscpicas de vidro no interior do tubo, que daro forma ao ncleo da fibra. A cada passagem do maarico na extenso do tubo, deposita-se uma camada de 5 a 10 mm e esse processo repete-se at que o ncleo tenha dimenses apropriadas. Os xidos GeO2 e P2O5 tem a funo de variar o ndice de refrao da slica pura (SiO2) de acordo com suas concentraes. Aps a deposio do nmero correto de camadas efetuado o colapsamento do tubo (estrangulamento) para torn-lo um basto slido e macio denominado pr-forma. Isso feito elevando-se a temperatura do aquecedora um valor em torno de 1800C-2000C. Em seguida o tubo fecha-se por tenses superficiais.

Por esse processo, obtm-se fibras de boa qualidade porque a reao que ocorre no interior do tubo no tem contato com o meio externo, dessa maneira evita-se a deposio de impurezas, especialmente a hidroxila (OH-). Com esse processo, podemse fabricar fibras do tipo multimodo degrau e gradual e monomodo.

PCVD (Plasma chemical vapor deposition)


A diferena bsica deste mtodo (PCVD) e o mtodo (MCDV), que ao invs de usar um maarico de oxignio e hidrognio, usa-se um plasma no isotrmico formado por uma cavidade ressonante de microondas para a estimulao dos gases no interior do tubo de slica. Neste processo, no necessria a rotao do tubo em torno de seu eixo, pois a deposio uniforme obtida devido simetria circular da cavidade ressoante. A temperatura para deposio em torno de 1100C. As propriedades das fibras fabricadas por este mtodo so idnticas ao MCVD.

OVD (Outside vapor deposition)


Este processo baseia-se no crescimento da pr-forma a partir de uma semente, que feita de cermica ou grafite, tambm chamada de mandril. Este mandril

colocado num torno e permanece girando durante o processo de deposio que ocorre sobre o mandril. Os reagentes so lanados pelo prprio maarico e os cristais de vidro so depositados no mandril atravs de camadas sucessivas. Nesse processo ocorre a deposio do ncleo e tambm da casa, e obtm-se prformas de dimetro relativamente grande, o que proporcionam fibras de grande comprimento (40 km ou mais). Aps essas etapas teremos uma pr-forma porosa (opaca) e com o mandril em seu centro. Para a retirada do mandril coloca-se a pr-forma num forno aquecido a 1500C, que provoca a dilatao dos materiais. Atravs da diferena de coeficiente de dilatao trmica consegue-se soltar o mandril da pr-forma e a sua retirada. O prprio forno faz tambm o colapsamento da pr-forma para torn-la cristalina e macia.

Esse processo serve para a fabricao de fibras do tipo multimodo e monomodo de boa qualidade de transmisso.

VAD (Vapor axial deposition)


Neste processo, a casca e o ncleo so depositados no sentido do eixo da fibra (sentido axial). Neste processo utilizam-se dois aquecedores que criam a distribuio de temperatura desejada e tambm injetam os gases (reagentes). Obtm-se assim uma prforma porosa que cristalizada num forno eltrico temperatura de 1500C. Este processo resulta em pr-formas com grande dimetro e grande comprimento, tornandose extremamente produtivo.

Puxamento

Aps ser obtida a pr-forma em forma de basto atravs de um dos processos descritos acima, este levado para a uma estrutura vertical chamada torre de puxamento e fixada num alimentador que a introduz num forno (normalmente de grafite, que utiliza maaricos especiais ou lasers de alta potncia) com temperatura de aproximadamente 2000C que efetuar o escoamento por gravidade do material, formando um capilar de vidro, a fibra ptica. O mecanismo de trao puxa lentamente a fibra a partir do basto de pr-forma aquecido e controlado precisamente por meio de um micrmetro a laser, que mede o dimetro da fibra e alimenta a informao de volta para o mecanismo de trao. O dimetro da fibra depende da velocidade de alimentao da pr-forma no forno e da velocidade de bobinamento da fibra, ambas controladas por computador.

Diagrama de uma torre de estiramento de fibra usada para estirar as fibras de vidro ptico a partir de um basto de pr-forma.

Fabricao de fibras de vidro composto

Os vidros mais utilizados so o SiO2-B2O3-Na2O, sendo o ndice de refrao controlado pela concentrao de Na2O.

Mtodo rod-in-tube
Este mtodo consiste na insero de vidros na forma de basto e tubo simultaneamente no forno de puxamento, o qual efetua o escoamento dos materiais ao mesmo tempo. Assim, obtm fibras degrau do tipo slica-slica (casca e ncleo de vidro) e variaes como fibras de slica-silicone (esticando-se apenas o basto, que forma o ncleo e aplicando-se o silicone, que forma a casca) e fibras bundle (esticando-se apenas o basto, que forma o ncleo, com a casca formada pelo prprio ar), as quais so utilizadas em iluminao.

Double crucible
Este processo semelhante ao anterior, mas os vidros vm na forma de basto, os quais so introduzidos no forno do puxamento, que contm dois cadinhos. Neste processo, a geometria dos vidros alimentadores no to importante como no processo anterior. Neste processo consegue-se a variao do ndice de refrao atravs da migrao de ons alcalinos que mesclam a concentrao dos vidros interno e externo.

Fabricao de fibras de plstico


A fabricao de fibras de plstico feita por extruso. As fibras pticas obtidas com este mtodo tm caractersticas pticas bem inferiores s de slica, mas possuem resistncia mecnica (esforos mecnicos) bem maior que as fibras de slica. Tm grandes aplicaes em iluminao e transmisso de informaes a curtas distncias e situaes que oferecem grandes esforos mecnicos s fibras.

Testando a fibra ptica acabada


A fibra ptica acabada testada quanto a:

Resistncia trao - deve suportar 7.033 kgf/cm2 ou mais; Perfil do ndice de refrao - determina a abertura numrica, assim como a tela para os defeitos pticos; Geometria da fibra - o dimetro do ncleo, as dimenses da interface e o dimetro da capa devem ser uniformes; Atenuao - determina o quanto os sinais luminosos de diversos comprimentos de onda se degradam com a distncia; Capacidade de transmisso de informao (largura de banda) - nmero de sinais que podem ser transmitidos de cada vez (fibras multmodo); Disperso cromtica - disperso de diversos comprimentos de onda da luz atravs do ncleo (importante para a largura de banda); Faixa operacional de temperatura/umidade; Dependncia de temperatura da atenuao; Capacidade de conduo de luz sob a gua - importante para cabos submarinos.

Potrebbero piacerti anche