Sei sulla pagina 1di 11

Mudanas Psicologia da Sade, 18 (1-2), Jan-Dez 2010, 58-68p

Copyright 2010 pelo Instituto Metodista de Ensino Superior CGC 44.351.146/0001-57

Confiabilidade na interpretao s cegas do desenho da figura humana


Maria Olinda Gottsfritz* Irai Cristina Boccato Alves** Resumo
O Desenho da Figura Humana (DFH) permite a projeo de aspectos ligados auto-imagem, de impulsos e ansiedades. Foram investigadas as interpretaes feitas s cegas por 32 psiclogos, com base na sua experincia profissional, dos dois desenhos do DFH feitos por uma criana de 9 anos. As interpretaes foram classificadas e as suas freqncias calculadas para verificar o grau de concordncia entre os juzes e com as concluses obtidas pela examinadora da criana com base no psicodiagnstico completo. Constatou-se que entre 106 interpretaes diferentes obtidas, 10 apresentaram entre 50% e 70% de concordncia entre os juzes, 21 apresentaram entre 25% e 49%. Em relao avaliao da examinadora nove interpretaes tiveram concordncia com os juzes entre 50% e 70% e seis entre 25% e 49%. Deste modo, concluiu-se que possvel obter um grau adequado de concordncia nas interpretaes entre avaliadores, empregando a avaliao s cegas do DFH. Palavras-chave: Desenho de Figuras Humanas; Preciso do teste; Tcnicas projetivas; Avaliao psicolgica.

Blind Interpretations Reliability Of The Human Figure Drawings Abstract


The Human Figure Drawing (HFD) permits projection of aspects linked to self-image, impulses and anxieties. Blind interpretations made by 32 psychologists, based in his own experience, of HFD two drawings made by a 9 year child were investigated. Interpretations were classified and their frequencies calculated to verify the level of agreement among judges and also with the complete psychodiagnosis conclusions given by the children examiner. Among 106 different interpretations provided by the judges, 10 presented a rate of 50% to 70% of agreement, and 21 presented between 25% and 49%. The child examiner psychodiagnosis agreed with the judges between 50% and 70% in nine interpretations and in six between 25% and 49%. It was concluded that it was found an adequate level of agreement of interpretations among judges using a blind assessment of HFD. Keywords: Human Figures Drawing; Test Reliability; Projective techniques; Psychological assessment.

La fiabilidad en la interpretacin del dibujo figura humana ciegos Resumen


El Dibujo de la Figura Humana (DFH) permite la proyeccin de los aspectos de la imagen de s mismo, de los impulsos y de la ansiedad. Se investigaron las interpretaciones "a ciegas" por 32 psiclogos, en base a su experiencia profesional, de los dos dibujos de lo DFH realizados por un nio de 9 aos. Las interpretaciones fueron clasificados y sus frecuencias calculadas para evaluar el grado de acuerdo entre los jueces y con las conclusiones alcanzadas por el examinador del nio que tuve base en diagnstico psicolgico completo. Se encontr que entre 106 diferentes interpretaciones obtenidas, 10 de ellas tenan entre 50% y el 70% de acuerdo entre los jueces, 21 tenan entre 25% y 49%. En cuanto a la evaluacin del examinador, nueve interpretaciones tenan acuerdo con los jueces entre 50% y 70%, y seis entre 25% y 49%. Por lo tanto, se siegue que es posible obtener un adecuado grado de acuerdo entre los evaluadores en la interpretacin, utilizando la evaluacin ciega de los DFH. Palabras-clave: Dibujos de figuras humanas; precisin de la prueba; tcnicas proyectivas; evaluacin psicolgica.

* Autnoma. Dei aula por dezesseis anos na UNISA, durante este perodo fiz meu mestrado e doutorado no departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade da USP em avaliao psicolgica sob a orientao da professora doutora Ira Bocatto Alves. Atuo em consultrio particular na rea clnica. E-mail: magot1@terra.com.br . ** IPUSP. Professora doutora do IPUSP, autora de vrios manuais, entre eles do teste Palogrfico, do teste de Maturidade Mental Colmbia e orientadora de teses de doutorado e mestrado. E-mail: iraicba@usp.br .

Introduo
O desenho vem sendo pesquisado por inmeros autores, seja na avaliao psicolgica, no contexto psicoterpico ou no desenho espontneo. As pesquisas se estendem desde a avaliao psicolgica da inteligncia at a da personalidade. O uso de testes projetivos grficos na avaliao de personalidade uma rea que precisa de muitas pesquisas para estabelecer seu alcance e seus limites, concretizando sua utilidade. No contexto clnico o desenho desempenha inestimvel papel, dado seu uso projetivo na avaliao da personalidade revelando aspectos profundos e inconscientes (Van Kolck,1984), porm carecendo de normas que dem suporte s concluses encontradas. A hiptese que fundamenta o uso das tcnicas projetivas grficas a de que o sujeito desenha o que sente, e no o que v (Hammer, 1991). Apesar do conceito terico aparentemente estar claro, observa-se a dificuldade no estabelecimento de uma medida projetiva, tornando os desenhos instrumentos de avaliao psicolgica particularmente suscetveis a crticas e questionamentos, dadas as dificuldades de se comprovar os pressupostos tericos que permeiam a interpretao dos mesmos, isto , como desenhar o que sente? A interpretao o meio possvel para chegar a um entendimento do desenho, no uma quantificao de dados observveis, mas a compreenso de seus significados simblicos. Deve considerar as intrincadas relaes entre as impresses subjetivas do observador e os elementos obscuros projetados no desenho. Macfarlane e Tuddenham (1966, p.56) afirmam que a necessidade de interpretao segrega os testes projetivos do campo cientfico, j que a interpretao requer operaes subjetivas e no explcitas e um vocabulrio to vago e to carente de preciso, que exclui toda possibilidade de comprovao ou refutao . Esta uma colocao bastante contundente, que pode transformar os testes projetivos em material intil ou descartvel. claro que o rigor cientfico deve ser respeitado, mas a busca das razes das diferenas nos resultados pode propiciar um melhor entendimento dessas operaes subjetivas e permitir a verificao e normatizao do caminho da interpretao. Por outro lado, a interpretao o caminho de excelncia na compreenso de dados isolados, como uma investigao que une diferentes provas para consolidar raciocnios, dando-lhes sentido num teste projetivo. Segundo Laplanche e Pontalis (1992, p.245) a interpretao a elucidao dos conflitos defensivos e do desejo que est presente em qualquer produo do inconsciente. Assim,

a interpretao de desenhos tambm uma tentativa de se chegar ao material latente, tornando possvel compreender seu sentido. neste ponto que se torna difcil estabelecer o alcance e o limite das tcnicas projetivas, pois h elementos externos sua realizao que interferem em sua avaliao. So os dados colhidos e as impresses registradas em outros momentos que podem ocultamente se interpor na avaliao e influir nela de um modo pouco explcito, porm efetivo. Arzeno (1995, p.86) enumera algumas vantagens na utilizao das tcnicas projetivas grficas:
a linguagem grfica, assim como a ldica, a que est mais prxima do inconsciente e do ego corporal, um instrumento acessvel s pessoas de baixo nvel de escolaridade e/ou com dificuldades de expresso oral... so indicados tambm para crianas pequenas... e esto menos sujeitos ao controle consciente..., pois o sujeito desconhece o significado do seu trao frgil e entrecortado ou grosso e emplastado.

Arzeno (1995) enfatiza tambm os cuidados na aplicao das tcnicas grficas e a necessidade de complementar todo teste grfico com inquritos e associa es verbais que possibilitaro sua correta interpretao. Sugere comparar o material coletado com outros testes projetivos para no incorrer em erros de interpretao pelo desconhecimento da produo tpica de cada idade e de cada grupo social. Assim se ressalta a importncia de integrao dos dados clnicos obtidos nos testes projetivos e os demais dados obtidos pelas entrevistas e observao. A descrio total de uma personalidade por meio do psicodiagnstico um objetivo provavelmente inatingvel, pois sempre existem mais contedos latentes que no foram captados, nem pelos testes, nem pelas entrevistas. Mesmo assim, uma descrio da personalidade vlida se feita a partir de um conjunto de informaes e no apenas de um teste, contudo cada teste precisa ser confivel no resultado que oferece.

Preciso e validade
A validao das tcnicas projetivas se v diante de duas posies: a dos clnicos, que as utilizam visando conhecer seu paciente, e a dos profissionais preocupados com sua comprovao cientfica, que procuram fazer pesquisas para determinar suas qualidades como testes psicolgicos. Para os clnicos o uso de um teste projeti-

60

Maria Olinda Gottsfritz & Irai Cristina Boccato Alves

vo um recurso a mais para obter informaes de seu paciente, que sero verificadas no desenrolar da prtica clnica atravs do contato ativo do trabalho teraputico. Os clnicos vo levar em conta as informaes extradas de seu contato com o paciente, as suas impresses, os dados familiares, a observao direta, alm dos dados obtidos pelos testes, empregando na interpretao a sua subjetividade. A esse respeito Anastasi e Urbina (2000, p. 338) comentam que as tcnicas projetivas apresentam uma curiosa discrepncia entre a pesquisa e a prtica. Quando avaliadas como instrumentos psicomtricos a maioria no se sai muito bem. Mas a sua popularidade no uso clnico continua inalterada. Mas, neste processo possvel que ocorram equvocos, aplicaes indevidas de pressupostos generalizados e outros fenmenos pouco controlados. A este respeito Macfarlane e Tuddenham (1966, p.57) alertam que: Como cientistas, cremos na obrigao de insistir no fato de que os processos de sntese, que emprega o clnico, no so inacessveis, e, eventualmente poderamos corrigir seus erros subjetivos e converter seu mtodo em algo universal e pblico. De fato, no caso dos testes projetivos os critrios de interpretao precisam ser melhor estabelecidos para serem utilizados. Para os clnicos, as variveis importantes do teste projetivo so aquelas que revelam a dinmica psquica do indivduo. O psiclogo clnico no se preocupa com a preciso de suas impresses, busca saber a respeito do paciente o que ele ainda no sabe, deduzindo de seu relato e comportamento. Essa postura diferente pode ser compreendida se for considerado que os processos psicoteraputicos so dinmicos e podem ser corrigidos a qualquer momento; no entanto, distancia a prtica clnica da preocupao com a objetividade cientfica do pesquisador. Por outro lado, segundo Anastasi (1977, p.84), um teste projetivo necessita demonstrar sua preciso, que: refere-se consistncia de resultados obtidos pelos mesmos indivduos em diferentes oportunidades ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes. Significa que um indivduo ao ser retestado necessariamente deve obter o mesmo resultado, a no ser que tenha passado por modificaes em sua personalidade. Larrabure (1987) refere-se preciso de um teste como estabilidade da medida. Caso o mesmo teste seja reaplicado, o resultado obtido pelo mesmo sujeito dever ser semelhante, o que tambm se aplica s tcnicas projetivas. Anastasi (1977, p.102) acrescenta que: Certos tipos de testes - especialmente os testes de criatividade e testes projetivos de personalidade - dependem muito do julgamento do avaliador...
Advances in Health Psychology, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

Pode-se obter a preciso do avaliador com uma amostra de testes corrigidos independentemente por dois avaliadores. Os testes grficos permitem determinar com maior preciso as caractersticas estruturais e de integrao de personalidade. So os primeiros que detectam desordens psicticas, assim como os ltimos que se modificam, ainda em pessoas que conseguiram mudanas qualitativamente importantes em suas manifestaes clnicas (Grassano, 1996, p. 101). Por outro lado, o mesmo protocolo deve ser avaliado de modo semelhante por diferentes psiclogos, caso contrrio seus resultados no seriam confiveis. Em relao validade, Anastasi (1977, p.117) afirma que a validade de um teste se refere ao que o teste mede a at que ponto o faz. Ela pode ser determinada por diferentes mtodos que se complementam. Um desses mtodos a validade de construto, sendo que no caso dos testes projetivos, ela pode ser verificada pela demonstrao de que esses testes avaliam ou revelam o mundo interno do sujeito, gerando interpretaes similares por diferentes avaliadores e apresentando um grau de correspondncia confivel com outros critrios. Um dos critrios pode ser a comparao com descries de personalidade, como o estudo de Spoerl (1940, apud Hammer,1991, p. 19) que emparelhou desenhos com descries da personalidade e foi capaz de demonstrar um xito significativo ao julgar a personalidade atravs dos desenhos. Buck (1991) tambm cita um estudo de caso de adolescente delinqente sexual, no qual a anlise s cegas de dois conjuntos de interpretaes do HTP independentemente obtidas, foi posteriormente comparada aos critrios oferecidos pelos relatrios do psiquiatra e do assistente social psiquitrico, alcanando consistncia quanto fidedignidade e validade. Villemor-Amaral (2006, p. 168) afirma que para se obter indicadores de validade para as tcnicas projetivas necessria a criao de sistemas de anlise de resultados que permitam antes de tudo a pre ciso dos dados quando so compara das as anlises entre diversos avaliadores. Uma outra posio defendida por Silva (2008, p. 197) que afirma que: A natureza ideogrfica das tcnicas projetivas grficas e a interpretao de variveis inter-relacionadas, ... tornam esses instrumentos pouco adequados para estudos de validao estritamente psicomtricos, dada a excessiva simplificao desse tipo de estudo. Assim, para essa autora a produo deve ser avaliada de forma qualitativa e levando em conta todos os dados de uma forma integrada, o que poderia ser considerado uma avaliao global. Em relao validade e a preciso das interpretaes nos testes projetivos grficos ou temticos realizadas pelos

Confiabilidade na interpretao s cegas do desenho da figura humana

61

psiclogos, necessrio lembrar que elas requerem operaes subjetivas, incluindo intuio e raciocnio clnico que so operaes no explcitas. O estudo da preciso e da validade se depara, portanto, com a qualificao e com a subjetividade do avaliador, pois ao interpretar, o examinador se revela ao escolher a cadeia associativa que segue e ao demonstrar, ou no, sua capacidade de aprofundamento. A interpretao uma arte de decodificar o contedo inconsciente inerente ao contedo manifesto, no h regras ou receitas que ensinem como faz-lo. Uma representao nica representa por si s vrias cadeias associativas, em cuja interseo ela se encontra (Laplanche e Pontalis, 1992, p. 87). Se h vrias cadeias associativas no contedo inconsciente, o intrprete do teste projetivo pode decifrar uma delas, mas sempre restar algo a ser interpretado. Talvez deva considerar-se que as interpretaes das diferentes cadeias associativas possam ser encaixadas como peas de um quebra-cabeas, uma d maior sentido e justifica a outra. Em uma pesquisa realizada por Miller e Chansky (1972) sobre a pontuao de um protocolo do WISC com 64 profissionais, foram observadas divergncias nas pontuaes dos subtestes. Ora, se um protocolo de um teste de inteligncia, com avaliaes mais objetivas, permite este tipo de erro, como ser ento a avaliao de um teste projetivo, que envolve alm do conhecimento do modo de aplicao indicado pelo autor, intimidade com o material, treino no rapport a ser estabelecido com o sujeito, ateno, sensibilidade, conhecimento dos simbolismos e prtica de interpretao de testes projetivos? Se o material com uma avaliao padronizada permite erros, o material pouco estruturado pode dar origem a uma srie de erros importantes que interferem no resultado e podem comprometer o diagnstico, principalmente, quando o sujeito depende de uma avaliao para serem tomadas decises quanto ao seu futuro escolar, profis sional, jurdico ou outros. A este respeito Weiner (1989) alerta que a competncia do examinador pr-requisito da tica, ou seja, para manter uma prtica confivel e tica o examinador deve manter ateno constante nas pesquisas com testes. Parece, portanto, que alm do questionamento e estudo do valor dos mtodos projetivos imprescindvel garantir a formao, o treino e a competncia do profissional que os utiliza, assegurando o seu uso correto. Alm disso, a avaliao dos examinadores est sujeita a aspectos imponderveis, como experincia, talento e sensibilidade, que tambm podem interferir nos resultados.

Cunha (1996) critica a falta de pesquisas que gerem subsdios para fundamentar as interpretaes, sendo que as hipteses interpretativas so baseadas na observao de casos clnicos isolados ou atravs de pacientes psiquitricos. De fato, existem poucos dados sobre o indivduo considerado normal ou mdio numa populao em relao s tcnicas projetivas. Para Anastasi (1977, p.117) um trao medido por determinado teste s pode ser definido atravs de um exame de critrios especficos ou de outras fontes objetivas de informao, utilizados no estabelecimento de sua validade . J os testes projetivos apresentam como caracterstica principal a realizao de uma tarefa relativamente no estruturada que permite uma variedade quase ilimitada de respostas possveis. Os testes de inteligncia no sofrem este tipo de problema, a resposta certa ou errada. Nos testes projetivos qualquer resposta aceitvel. Logo, delimitar as respostas dadas a estmulos aparentemente obscuros e ambivalentes possvel a partir da definio do estmulo e de quais reas psquicas envolvidas se pretende atingir. Para Anzieu (1978, p. 16) a anlise por parte do testando de um material ambguo e a explorao ao mesmo tempo livre e sistemtica das possibilidades de interpretao, oferecidas por este material, constituram um modo afinal preciso de abordagem dos processos da personalidade. Este autor aparentemente est satisfeito com a abordagem clnica dada aos testes projetivos, porm prope mtodos de validao, atravs da criao de categorias fundamentais de classificao das respostas, enfatizando a importncia da fidedignidade, validade e sensibilidade dos testes. Alerta para a necessidade de padronizar ainda mais a aplicao das tcnicas projetivas, as quais perdem seu sentido se cada examinador usar uma tcnica pessoal ou no seguir as instrues do autor do instrumento. Sem preciso no h validade em nenhum teste, ainda menos nos projetivos. Portanto, a validade e a preciso nos testes projetivos so interdependentes.

O desenho da figura humana de Karen Machover


Karen Machover (1974) publicou em 1949 um mtodo de avaliao da personalidade baseado na interpretao dos Desenhos da Figura Humana de Machover (DFH), tentando sistematizar a aplicao e a anlise dos desenhos. Koppitz (1968) afirma que as hipteses de Machover foram baseadas na teoria psicanaltica, mas a autora no props nenhum sistema de avaliao, nem apresentou dados de pesquisas para apoiar suas afirmaes. A tcnica de aplicao relativamente simples. Oferece-se ao sujeito uma folha de papel sulfite, um
Mudanas Psicologia da Sade, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

62

Maria Olinda Gottsfritz & Irai Cristina Boccato Alves

lpis preto nmero 2 e borracha. Pede-se que desenhe uma pessoa, anota-se as perguntas do sujeito, o tempo, a seqncia, os comentrios espontneos e, ao concluir, pede-se que desenhe uma pessoa do outro sexo. As associaes feitas a partir do desenho so elementos importantes na interpretao. A autora explica que ao desenhar o sujeito precisa recorrer s suas memrias cinestsicas e ao desenhar uma pessoa em algum momento inicia-se um processo de seleo que envolve a identificao atravs da projeo e da introjeo (p. 4). A base do desenho est na projeo de vivncias interiorizadas. Considera que o cor po, o prprio ego, o ponto mais ntimo de referncia em qualquer atividade (p. 5). Ou seja, o sujeito utiliza suas experincias anteriores, emoes, sensaes e vivncias para se organizar diante de uma nova situao, principalmente quando esta pouco estruturada. De acordo com Machover (1974, p.9):
A produo de um desenho emerge do fundo da experincia total do indivduo num padro nico de movimento e de idia. Sua significao em relao personalidade parte do fato de que h misturados processos de seleo, alm do infinito acmulo de experincias e potenciali dades imaginrias alcanadas, em combinao com uma organizao dinmica do movimento e representao mental do percebido.

As interpretaes simblicas se relacionam com significados psicanalticos e folclricos comuns. Pela sua experincia observou que mesmo os desenhos chistosos e os estilizados artisticamente so incapazes de escapar das implicaes projetivas. As projees podem ser feitas de modos compensatrios e idealizados. Machover partiu de sua experincia com o teste de Goodenough para avaliao intelectual e se baseou em seu material de observao coletado em clnicas e hospitais durante 15 anos, para extrair suas concluses clnicas e desenvolver as formulaes e interpretaes do desenho. Seu objetivo no foi criar uma lista de sinais para serem usados mecanicamente em diagnsticos diferenciais, mas enfatizar os padres inter-relacionados dos traos pictricos que podem refletir a dinmica da organizao sintomtica de uma categoria diagnstica particular, os quais no dispensam o conhecimento da dinmica de personalidade. No entanto, assinala cuidados como no generalizar as dificuldades em desenhar mos e ps, como dificuldade no contato social e insegurana com o passo, respectivamente, pois esta dificuldade
Advances in Health Psychology, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

comum em nossa sociedade. Aconselha a procurar outros indicadores grficos. Apresenta tambm alguns meios de interpretar os aspectos relativos ao contedo, remetendo ao sentido funcional dos rgos do corpo humano e seus aspectos simblicos. Porm no deixa de alertar para se buscar mais de um sinal para tirar concluses, associando a produo grfica s respostas do inqurito e aos aspectos formais do desenho. Swensen (1968) fez uma reviso das pesquisas com a tcnica de Machover entre os anos de 1957 e 1966 e concluiu que houve uma evoluo na qualidade das pesquisas, dando mais suporte s teorias de Ma chover do que foi encontrado na sua primeira reviso de 1949 a 1956, que conclura o inverso. Kahill (1984) realizou outra reviso da literatura sobre o DFH entre 1967 e 1982, concluindo que os investigadores usaram procedimentos estatsticos diferentes, difceis de serem comparados e diferentes autores usaram termos semelhantes para aspectos pouco definidos. Comparou suas concluses com as de Swensen que encontrou mdias de correlaes entre juzes de 0,80 para avaliaes globais e de 0,59 para aspectos parciais. Kahill considerou os resultados adequados para os aspectos globais e tambm para os parciais e que esta melhora pode estar associada a uma motivao para aperfeioar a tcnica. Beck e Bart (1970) estudaram a fidedignidade do DFH a partir da concordncia do julgamento entre dois juzes e pelo reteste, empregando uma abordagem de avaliao global, proposta por Levy e Minsky, em que as propores das partes do corpo das figuras so medidas. Aplicaram o teste a estudantes de 1 ano de Psicologia e obtiveram uma preciso de 0,91 entre os juzes e de 0,81 pelo reteste, indicando fidedignidade satisfatria. Hutz e Bandeira (1995) relataram os resultados de alguns estudos de preciso e validade que realizaram com crianas brasileiras, usando avaliaes globais para o DFH. No seu estudo solicitaram a juzes que fizessem anlises globais para Qualidade Artstica e Normalida de, sem critrios pr-definidos, com base na impresso que os desenhos causavam. Utilizaram uma escala tipo Likert de sete pontos para os desenhos obtidos com uma amostra de 27 crianas. Obtiveram preciso entre os juzes variando de 0,58 a 0,81 para a avaliao da Normalidade e de 0,77 a 0,90 para a de Qualidade Artstica. Comentam com base na reviso da literatura que as avaliaes globais do DFH tm apresentado alto ndice de fidedignidade, porm salientam que um teste projetivo no apresenta qualidades psicomtricas de

Confiabilidade na interpretao s cegas do desenho da figura humana

63

objetividade e preciso, pois dependem do julgamento clnico (Hutz e Bandeira, 2000). Alves (2006) tambm discute as dificuldades para se estabelecer a preciso ou fidedignidade das tcnicas projetivas e considera que o mtodo mais adequado para este objetivo o da concordncia entre dois ou mais avaliadores independentes. Contudo essa preciso est relacionada ao grau de experincia que o avaliador tem com a tcnica (p. 177). Em relao a esse aspecto Scribner e Handler (1987) empreenderam um estudo sobre a personalidade do examinador e a sua interpretao. Constataram que os sujeitos que se descreviam como dceis, cooperativos e responsveis em relao aos outros foram considerados bons avaliadores, aqueles que se descreveram como competitivos e dominadores no o foram, indicando que traos de personalidade do examinador podem interferir na sua avaliao. Em seu estudo Hammer e Piotrowski (1965) encontraram uma relao entre o grau de hostilidade e agresso manifesta no clnico e a sua propenso para perceber a hostilidade e agresso dos examinandos nas figuras desenhadas. Este resultado pe em evidncia o problema da contratransferncia no controlada e sim atuada. Para eles os clnicos provavelmente tendem a projetar tanto quanto interpretam. Estes resultados alertam para a necessidade de mais pesquisas para efetivamente se saber se esta uma regra ou uma exceo. Schafer (1967) discute que a figura do examinador pode favorecer, impedir ou influir de algum modo no material, causando um vis no mesmo. Considera im portante o modo pelo qual o examinador se relaciona, suas defesas, as gratificaes que busca e como lida com seus conflitos. Logo, a problemtica parece se modificar. A interpretao deturpada pela projeo do examinador ou ser uma questo de habilidade pessoal? Alves (2004, p.365) comenta que o psiclogo deve ter certeza de que suas interpretaes esto baseadas nos fundamentos tericos do teste, em dados de pesquisa e no conhecimento do que considerado normal para um determinado teste, em uma determinada faixa etria. A esse respeito Fensterseifer e Werlang (2008) tambm concordam que diversos autores consideram que a tcnica mais usada para verificar a fidedignidade das tcnicas projetivas se baseia na consistncia das avaliaes feitas por diferentes examinadores. Enfatizam, ainda, que esse mtodo pode levar a baixos ndices de preciso em funo da maneira diferente com que diversos avaliadores podem interpretar um mesmo protocolo.

No Brasil foram encontrados poucos estudos referentes preciso entre os avaliadores na avaliao da personalidade, destacando-se os mencionados por Hutz e Bandeira (1995). Para avaliao intelectual, os nicos estudos sobre a preciso do DFH em nosso pas foram feitos por Marques et al. (2002), usando o Teste de Goodenough, por Wechsler (2003) com o DFH III e por Rosa e Alves (2008) com o Goodenough-Harris. Marques et al. (2002) avaliaram 60 crianas entre 7 e 9 anos, que realizaram o Teste de Goodenough duas vezes, com um intervalo de aproximadamente seis meses entre as duas aplicaes. A correlao entre os pontos nas duas avaliaes foi de 0,63. Os desenhos foram avaliados por trs juzes, duas estudantes de graduao e uma psicloga, treinadas na avaliao do teste. Os coeficientes de correlao entre pares de juzes variaram entre 0,88 e 0,96 para os totais de pontos, indicando que a preciso foi satisfatria pelos dois mtodos. Wechsler (2003) obteve para o seu sistema de avaliao cognitiva (DFH III) consistncia interna avaliada pelo Alpha de Cronbach superiores a 0,80 e para a concordncia entre cinco juzes, a partir dos itens de sua escala, encontrou coeficientes de preciso variando de 0,94 a 0,98, concluindo que o seu sistema apresenta elevado grau de preciso com juzes treinados. Rosa e Alves (2008) investigaram a preciso da figura masculina do Teste Goodenough-Harris, tambm destinado avaliao intelectual, empregando o mto do das metades (par-mpar) com uma amostra de 1540 crianas de 5 a 11 anos, de ambos os sexos, da cidade de So Paulo. Obtiveram correlaes em cada faixa etria que variaram de 0,75 a 0,89 e para a amostra total de 0,92. Para o reteste, a amostra foi constituda de 67 crianas de 6 e de 9 anos, com um intervalo entre as aplicaes de 8 a 15 dias. As correlaes foram significantes para as duas faixas etrias (0,82 e 0,70, respectivamente) e para a amostra total (0,81). A preciso obtida pelos dois mtodos pode ser considerada satisfatria, de acordo com os critrios propostos por Anastasi e Urbina (2000), que consideram desejveis coeficientes entre 0,80 a 0,90, e Guilford (1950) que aceita coeficientes iguais ou maiores do que 0,70. Para a tcnica de Machover merecem destaque trs estudos normativos, o de Van Kolck (1966) com adolescentes, o de Pasian, Okino e Saur (2004) com adultos, e o de Gottsfritz (2007) com analfabetos, empregando os itens de Van Kolck (1966). Contudo estes estudos no apresentaram dados referentes preciso entre juzes.
Mudanas Psicologia da Sade, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

64

Maria Olinda Gottsfritz & Irai Cristina Boccato Alves

Muitas pesquisas tm sido realizadas no Brasil com o DFH para a avaliao da personalidade ou de problemas emocionais, entre elas podem ser destacadas as de Pasian e Jacquemin (1999) que estudaram o auto-retrato, a imagem corporal e o autoconceito de crianas institucionalizadas; de Ballas (2005) com adolescentes portadores de Diabetes Mellitus; de Arteche (2006) que estudou uma escala infantil de indicadores emocionais; de Saur (2007); referente imagem corporal e auto-satisfao; de Freitas (2008), que estudou crianas hospitalizadas; Sante (2008) sobre a auto-imagem e a busca da cirurgia plstica esttica. O presente estudo teve origem do seguinte questionamento feito por Alves (1997, p. 11) sobre a avaliao das tcnicas projetivas: Ser que dois ou mais psiclogos avaliando o mesmo protocolo de teste chegaro s mesmas concluses sobre a personalidade da pessoa avaliada? Por essa razo no foram oferecidos critrios para a avaliao, uma vez que se pretendeu investigar a concordncia entre juzes em relao s concluses diagnsticas obtidas, ou seja, interpretao feita de acordo com a experincia pessoal de cada psiclogo e dessa maneira se pretendeu avaliar mais os aspectos globais do desenho, sem recorrer ao uso de itens. Objetivo Este trabalho teve como objetivo investigar a concordncia entre juzes em relao s interpretaes diagnsticas feitas s cegas por diferentes psiclogos, estabelecendo a preciso entre juzes. As avaliaes s cegas a partir de um mesmo Desenho da Figura Humana foram comparadas tambm com as concluses da pesquisadora e de uma supervisora com o psicodiagnstico completo da mesma criana, que foi o critrio para uma investigao da validade relativa avaliao global de desenhos mais intuitiva e menos sistemtica (Van Kolck, 1984, p.4) para investigao da personalidade.

Instrumentos O instrumento utilizado foi a cpia dos dois desenhos do DFH, realizado por uma menina de 9 anos durante um psicodiagnstico completo proveniente de uma clnicaescola, as respostas dadas por ela ao inqurito sugerido por Van Kolck (1984), os dados familiares incluindo apenas o sexo, a sua idade e a escolaridade. Esses materiais foram enviados aos juzes junto com uma carta explicativa a respeito da pesquisa e a solicitao da avaliao.

Procedimento
Foi entregue aos juzes um envelope com uma carta explicando a pesquisa e requisitando que fizessem uma avaliao s cegas do DFH, ou seja, conhecendo apenas a idade da criana e os dados familiares, tendo em mos apenas os dois desenhos e o inqurito. Solicitou-se uma avaliao completa, indicando as suas concluses diagnsticas, e para explicarem quais os aspectos do desenho ou do inqurito os levaram a essas concluses. Tambm foi pedido que preenchessem uma ficha com seus dados profissionais: identificao, formao e atividade profissional. Foram tomados todos os cuidados ticos necessrios para a realizao do estudo. As respostas fornecidas pelos avaliadores foram classificadas em categorias estabelecidas pela pesquisa dora a partir das respostas e de acordo com os aspectos interpretados, por exemplo, as relativas auto-estima, figura materna, sexualidade, etc. Em seguida, foram tabuladas as freqncias das categorias. Posteriormente, as interpretaes da examinadora da criana tambm foram comparadas com as fornecidas pelos juzes, averiguando a porcentagem de concordncia. As freqncias foram usadas para uma avaliao mais qualitativa sobre as interpretaes obtidas e no foi feito um tratamento estatstico, pois no havia itens previamente definidos para se calcular correlaes entre os juzes.

Mtodo
Sujeitos Os sujeitos da pesquisa foram 32 psiclogos, a maioria com mais de 10 anos de formado, que trabalham na rea clnica e com experincia na avaliao de desenhos. Apenas trs deles no possuam alguma titulao acadmica, que variou entre a especializao e o doutorado.

Resultados
As categorias totalizaram 106 interpretaes gerais para o DFH, que apresentaram freqncias que variaram entre 3,1% e 68,7%. Posteriormente as interpretaes apresentadas foram comparadas com as feitas pela examinadora. A Tabela 1 apresenta a distribuio geral apenas das interpretaes citadas com maior freqncia pelos juzes (acima de 25%).

Advances in Health Psychology, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

Confiabilidade na interpretao s cegas do desenho da figura humana

65

Tabela 1. Distribuio Geral das Interpretaes mais Freqentes dos Juzes


Interpretaes 1. Indeciso, insegurana, sentir-se no ar. 2. Introverso, timidez, retraimento, inibio, conteno. 3. Auto-estima negativa, autoconceito empobrecido, sentimento de inferioridade. 4. Passividade, submisso s regras sociais, inatividade, dependncia. 5. Ansiedade, conflitos, preocupao em relao sexualidade. 6. Controle interno rgido dos impulsos e desejos que so negados e policiados, represso. 7. Conflitos. 8. Reao agressiva, dificuldade no controle da raiva, sentimentos hostis, comportamento provocativo. 9. Regresso, infantilidade, fixao a estgios anteriores do desenvolvimento. 10. Dependncia materna. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. Identificao com o prprio sexo, discriminao dos aspectos sexuais. Fuga, evitao, isolamento, afastamento, dificuldade na interao social, dificuldade na adaptao. Seduzir, ser valorizada, obter ateno, destacar-se, ficar em evidncia,exibir-se. Corresponder s expectativas do meio, ser aprovada. Impulsividade, descontrole, inadequao, prevalece instinto sobre o intelecto. Desenvolvimento de fantasias compensatrias de idealizao do eu. Imaturidade, ingenuidade. Egosmo, egocentrismo e narcisismo. Sexualidade precoce, energia voltada para o prprio corpo. Sentimentos de inadequao e de incapacidade, pouca energia. Ambivalncia. Confuso quanto ao papel sexual e ambivalncia em relao aos impulsos sexuais. Tenso, ansiedade angstia. Fazer grandes realizaes, auto-afirmar-se, ambio. Dificuldade e bloqueio na expresso, no vontade com o meio e consigo mesma. Sentimento de falta de proteo, fragilidade, busca de apoio. Sentimentos de insatisfao. Ambiente exigente, repressor e coibitivo. Depresso. Fr 22 20 18 18 18 17 17 17 16 16 15 15 15 15 13 12 12 12 12 11 11 10 10 9 9 9 8 8 8 8 8 % 68,7 62,5 56,2 56,2 56,2 53,1 53,1 53,1 50,0 50,0 46,9 46,9 46,9 46,9 40,6 37,5 37,5 37,5 37,5 34,4 34,4 31,2 31,2 28,1 28,1 28,1 25,0 25,0 25,0 25,0 25,0

30. Sensibilidade social, capacidade de colaborao, equilbrio, comunicabilidade social. 31. Ambivalncia em relao ao crescimento, preocupao com o desenvolvimento do prprio corpo.

Pela Tabela 1 pode-se observar que 10 interpretaes obtiveram entre 50% e 70% de concordncia entre os juzes e 21 interpretaes entre 25% e 49%, o que indica um grau de coerncia moderada entre os juzes. As demais interpretaes tiveram freqncia abaixo de 25%, sendo que duas ocorreram em 21,9% dos casos, seis em 18,7%, trs em 15,6%, quatro em 12,5%, 13 em 9,4%, 16 em 6,2% e 29 delas (3,1%) foram mencionadas apenas uma vez. Tendo em vista a grande disperso de interpretaes apresentadas por menos de da amostra, optou-se por apresentar apenas as mais freqentes. Pode-se considerar que o DFH fornece sub sdios para interpretaes que sugerem consistncia na descrio da personalidade, mas em alguns casos tambm ocorreram interpretaes muito pessoais e

pouco consistentes. provvel tambm que a observao de Laplanche e Pontalis (1992) sobre a possibilidade de diversas cadeias associativas na interpretao do inconsciente possa ter levado a essa grande diversidade de respostas dos psiclogos. Isto sugere uma necessidade de treino no uso da tcnica para obteno de interpretaes mais vlidas e precisas. A Tabela 2 compara as interpretaes da examinadora da criana com as fornecidas pelos avaliadores dos desenhos. As concluses diagnsticas foram baseadas nos dados da anamnese, entrevistas com os pais, observao ldica, WISC, Bender (adaptao Koppitz), Desenho Livre, Desenho da Figura Humana, HTP e CAT. O psicodiagnstico e o DFH foram avaliados pela pesquisadora e por uma supervisora com muita experincia em psicodiagnstico e psicanlise.

Mudanas Psicologia da Sade, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

66

Maria Olinda Gottsfritz & Irai Cristina Boccato Alves

Tabela 2. Distribuio de Freqncia das Interpretaes dos Juzes Concordantes com a Examinadora
Interpretaes da examinadora 1. Indeciso, insegurana, sentir-se no ar. 2. Introverso, timidez, retraimento, inibio, conteno 3. Auto-estima negativa, autoconceito empobrecido, sentimento de inferioridade. 4. Passividade, submisso s regras sociais, inatividade, dependncia. 5. Ansiedade, conflitos, preocupao em relao sexualidade 6. Controle interno rgido dos impulsos e desejos que so negados e policiados, represso. 7. Reao agressiva, dificuldade no controle da raiva, sentimentos hostis, comportamento provocativo. 8. Regresso, infantilidade, fixao a estgios anteriores do desenvolvimento. 9. Dependncia materna. 10. Identificao com o prprio sexo, discriminao dos aspectos sexuais. 11. Seduzir, ser valorizada, obter ateno, destacar-se, ficar em evidncia, exibir-se. 12. Desenvolvimento de fantasias compensatrias de idealizao do eu. 13. Confusa quanto ao papel sexual e ambivalncia em relao aos impulsos sexuais. 14. Tenso, ansiedade, angstia. 15. Dificuldade e bloqueio na expresso, no vontade com o meio e consigo mesma. 16. Necessidade de um modelo, identifica-se com figuras famosas. 17. Embotamento da percepo, imaginao e criatividade. 18. Figura masculina despotencializada, mais passiva, menos valorizada, introvertida. 19. Figura feminina mais controladora e ativa. 20. Percepo do feminino como agressivo. 21. Dificuldade de vivenciar os afetos e sentimentos. Fr 22 20 18 18 18 17 17 16 16 15 15 12 10 10 9 6 3 3 3 2 1 % 68,7 62,5 56,2 56,2 56,2 53,1 53,1 50,0 50,0 46,9 46,9 37,5 31,2 31,2 28,1 18,7 9,4 9,4 9,4 6,2 3,1

Os nove primeiros itens foram mais freqentes e so interpretaes que tiveram uma freqncia maior do que 50%, que podem ser consideradas concordantes. Entre 25% a 49% a freqncia no to alta, incluindo seis que esto de acordo com as concluses do diagnstico feito pela examinadora, podendo no ser to citadas na amostra pela sua proximidade de sentido com outras interpretaes. As demais interpretaes tiveram uma freqncia abaixo de 20%. Porm, no contrariam ou entram em conflito com as mais freqentes e poderiam at ser consideradas complementares. O DFH uma tcnica que pode ser considerada como confivel, no sentido de que as dez primeiras in terpretaes foram citadas por mais de 50% dos juzes numa avaliao s cegas, indicando que um veculo de expresso do mundo interior da paciente e que estes aspectos so captveis por examinadores experientes. Ou seja, possvel considerar que apresenta validade em relao ao critrio externo utilizado, ainda que no se possa quantificar exatamente o seu grau. Por outro lado, as interpretaes remetem ao mecanismo da condensao ao se observar que o item 3. auto-estima negativa, autoconceito empobrecido, sentimento de inferioridade facilmente associado ao item 20. sentimentos de inadequao, de incapacidade, pouca energia ou ao item 12. fuga, evitao, isolamento, afastamento, dificuldade na interao social, dificuldade na adaptao. Quanto ao item 4. passividade, submisso s regras sociais, inatividade, dependncia pode ser associado ao 10. dependncia materna. Esses dados sugerem que as leis do deslocamento, que regem o material inconsciente,
Advances in Health Psychology, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

causam este mesmo deslocamento nas interpretaes dos juzes, mudando um pouco o acento dado talvez por questes da dinmica da personalidade, que influem na cadeia associativa escolhida, conforme advertem Hammer e Piotrowski (1965) e Scribner e Handler (1987). Os resultados demonstram considervel coerncia entre os juzes e em relao avaliao do psicodiag nstico feito pela examinadora, embora no tenham sido calculados coeficientes de correlao, uma vez que no foram usados itens pr-definidos, mas apenas ava liaes qualitativas. Os resultados indicaram que pode ser encontrada consistncia nas avaliaes globais do DFH, conforme apontado por Swensen (1968), Kahill (1984), Hutz e Bandeira (1995, 2000). H indicaes de que o raciocnio clnico capaz de estabelecer hipteses pertinentes ao caso, mesmo numa avaliao s cegas.

Concluso
Pode-se concluir que a tcnica do DFH fornece subsdios para interpretaes que sugerem consistncia na descrio da personalidade. Porm, tambm possibilita que o psiclogo faa interpretaes muito pessoais e menos consistentes, indicando a necessidade de maior rigor na formao dos profissionais para trabalhar com tcnicas projetivas. Assim em resposta pergunta de Alves (1997) no se pode afirmar que todos os psiclogos conseguiram chegar s mesmas concluses sobre a personalidade da criana, mas houve considervel acordo (mais de 50%) em relao a muitos traos de personalidade encontrados, o que tambm no pode ser desconsiderado.

Confiabilidade na interpretao s cegas do desenho da figura humana

67

A avaliadora da criana teve oportunidade de estar com ela, observ-la e tambm teve acesso aos demais materiais produzidos pela criana e muitos juzes apre sentaram algumas das interpretaes encontradas no psicodiagnstico, variando na freqncia em que foram citadas, sendo que a ltima foi dada apenas por um dos juzes. Tal fato permite confirmar a utilidade do DFH para a avaliao projetiva da personalidade. Por outro lado, os juzes desta amostra so profissionais, que tinham em sua maioria mestrado ou doutorado, implicando em maior tempo de estudo, o que pode ser um diferencial no resultado, indicando maior conhecimento da tcnica. Ainda h muito que se pesquisar no uso das tc nicas projetivas, na descrio de seus mecanismos subjacentes, mas possvel concluir que a projeo pode ser avaliada com bastante consistncia pelos psiclogos, indicando tambm a validade dos testes projetivos, sobretudo do DFH.

Referncias Bibliogrficas
Alves, I.C.B. (1997). As tcnicas projetivas no psicodiagnstico e sua funo na psicoterapia. Anais do I Encontro de Psicologia Clnica. (p. 9-13) So Paulo: Universidade Mackenzie. Alves, I.C. B. (2004). Tcnicas projetivas: Questes atuais na Psicologia. In: C. E. Vaz & R. L. Graeff (Org.). Tcnicas projetivas: Produtividade em pesquisa. (pp. 361-366). Porto Alegre: SBRo. Alves, I.C.B. (2006). Consideraes sobre a validade e a preciso nas tcnicas projetivas. In: A. P. P. Noronha; A. A. A. Santos & F. F. Sisto (Orgs), Facetas do fazer em avaliao psicolgica. (pp. 173-196). So Paulo: Vetor. Anastasi, A, (1977). Testes Psicolgicos. (2 ed. rev.; D. M. Leite, trad.). So Paulo, EPU. Anastasi, A. & Urbina, S. (2000). Testagem psicolgica. Porto Alegre: Artmed. Anzieu, D. (1978). Os mtodos projetivos . (M. L. E. Silva, trad.; 5 a ed.). Rio de Janeiro: Editora Campus. Arteche, A.X. (2006). Indicadores emocionais do Desenho da Figura Humana: Construo e validao de uma escala infantil. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Arzeno, M.E.G. (1995). Psicodiagnstico clnico: Novas contribuies. (B. A. Neves, trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas. Ballas, Y.G. (2005). O Desenho da Figura Humana em adolescentes portadores de Diabetes Mellitus em comparao com adolescentes sadios. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, So Paulo. Beck, M. & Bart, L. (1970). Inter-rater and test-retest reliability of a proportionality measure for the D-A-P. Perceptual and Motor Skills, 30 (1), 89-90. Bleger, J. (1987). Temas de Psicologia entrevista e grupos . (3 ed.; R M. Moraes, trad.). So Paulo: Martins Fontes. Buck, J.N. (1991). O caso de R.: Antes e depois da terapia. In: E. Hammer. Aplicaes clnicas dos desenhos projetivos . (pp. 207-229; E. Nick, trad.). So Paulo: Casa do Psiclogo. Cunha, J.A. & Nunes, M.L.D. (1996). Medidas projetivas. In: Pasquali, L. (org.). Teoria e mtodo de medida em cincias do comportamento. (pp. 341-361). Instituto de Psicologia U.N.B., I.N.E.P. Fensterseifer, L. & Werlang, B. S. G. (2008). Apontamentos sobre o status cientfico das tcnicas projetivas. (pp.15-33). In: A. E. Villemor-Amaral & B. S. G. Werlang, Atualizaes em mtodos projetivos para avaliao psicolgica. So Paulo: Casa do Psiclogo. Freitas, P.G. (2008). O Desenho da Figura Humana e o Desenho da Pessoa Doente na avaliao psicolgica de crianas hospitalizadas. Dissertao de Mestrado. Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, So Paulo.

Gottsfritz, M.O. (2007). O Desenho da Figura Humana e o Teste R-1 em adultos no alfabetizados. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, So Paulo. Grassano, E. (1996). Indicadores psicopatolgicos nas tcnicas projetivas. (L.S.L.P.C. Tardivo, trad.). So Paulo: Casa do Psiclogo. (Original publicado em 1977). Guilford, J.P. (1950). Fundamental statistics in Psychology and Education. (2nd ed.) New York: McGraw-Hill. Hammer, E.F. (1991). Aplicaes clnicas dos desenhos projetivos. (E. Nick, trad.). So Paulo: Casa do Psiclogo. (Original publicado em 1980). Hammer, E.F. & Piotrowisky, Z.A. (1965). Hostility as a factor in the clinicians`s personality as it a fact this interpretation of projective drawings (HTP). In: Bernard I. Murstein, Handbook of projective techniques. (pp. 691-699). New York, London: Basic Books inc. Hutz, C.S. & Bandeira, D.R. (1995). Avaliao psicolgica com o Desenho da Figura Humana: Tcnica ou intuio? Temas em Psicologia, 3, 35-41. Hutz, C.S. & Bandeira, D.R. (2000). Desenho da Figura Humana. In: J.A. Cunha e col. Psicodiagnstico-V. (5 ed.; pp. 507-512). Porto Alegre: Artmed. Kahill, S. (1984). Human figure drawing in adults: An update of the empi rical evidence, 1967-1982. Canadian Psychology/ Psychologie Canadienne , 25 (4), 269-288. Koppitz, E.M. (1968). Psychological evaluation of childrens human figure drawings. New York: Grune & Stratton, Laplanche, J. & Pontalis, J.B. (1992). Vocabulrio da psicanlise. (P. Tamen, trad.; 2a ed.). So Paulo: Martins Fontes. Larrabure, S.A.L. (1987). Os testes de inteligncia. In: Ancona-Lopes, M. (org). Avaliao da inteligncia. (Vol. 1). So Paulo: E.P.U. Macfarlane, J.W. & Tudenham, R.D. (1966). In: Anderson, H.H.Y. Anderson, G.L. Tcnicas proyectivas del diagnostico psicolgico. (2 ed., pp. 54-87). Buenos Aires: Ediciones Rialp. Machover, K. (1974). Proyeccin de la personalidad en el dibujo de la figura humana. Bogot, Colmbia: Ediciones Cultural. (Original publicado em 1949). Marques, S.L.; Pasian, S.R.; Franco, M.A.P.; Panosso, I.R.; Viana, A.B. & Oliveira, D.A. (2002). Fidedignidade do sistema Goodenough de avaliao cognitiva: Uma viso dentro do contexto atual. Estudos de Psicologia Natal, 7 (1), 57-64. Miller, C.K. & Chansky, M.M. (1972). Psychologistss scoring of WISC protocols. Psychology in the Schools, 9, 144-152. Pasian, S.R.; Okino, E.T.K. & Saur, A.M. (2004). Padres normativos do Desenho da Figura Humana em adultos. In: C. E. Vaz & R. L. Graeff (Org.), Tcnicas projetivas: Produtividade em pesquisa. (pp. 59-66). Porto Alegre: SBRo. Pasian, S.R. & Jacquemin, A. (1999). O auto-retrato em crianas institucionalizadas. Ribeiro Preto: Paidia, 9, (17), 50-60. Rosa, H.R. & Alves, I.C.B. (2008). Preciso do Teste Goodenough-Harris em crianas. Avaliao Psicolgica, 7 (2), 171-179. Sante, A.B. (2008). Auto-imagem e caractersticas de personalidade na busca de cirurgia plstica esttica. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto. Saur, A.M. (2007). Imagem corporal: Auto-satisfao e representao psquica em Desenhos da Figura Humana. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Filosofia Cincias e Letras de Ribeiro da Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto. Schafer, R. (1967). Projective testing and psychoanalysis. New York: International Universities Press, Inc. Scribner, C.M. & Handler, L. (1987). The interpreters personality in Draw-aPerson interpretation: A study of interpersonal style. Journal of Personality Assessment, 51 (1), 112-122. Silva, M.C.V.M. (2008). Tcnicas projetivas grficas e o desenho infantil. In: In: A. E. Villemor-Amaral & B. S. G. Werlang, Atualizaes em mtodos projetivos para avaliao psicolgica. (pp. 195-203). So Paulo: Casa do Psiclogo. Swensen, C.H. (1968). Empirical evaluations of human figure drawings: 19571966. Psychological Bulletin, 70 (1), 20-44. Van Kolck, O.L. (1966). Sobre a tcnica do Desenho da Figura Humana na explorao da personalidade: Estudo de adolescentes de centros urbanos. Boletim 293, Psicologia Educacional 7, Faculdade de Filosofia Cincias e Letras da Universidade de So Paulo. So Paulo. Van Kolck, O.L. (1984). Testes projetivos grficos no diagnstico psicolgico. So Paulo: Editora Pedaggica e Universitria. Mudanas Psicologia da Sade, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

68

Maria Olinda Gottsfritz & Irai Cristina Boccato Alves

Villemor-Amaral, A.E. (2006). Desafios para a cientificidade das tcnicas projetivas. In: A. P. P. Noronha; A. A. A. Santos & F. F. Sisto, (Orgs.), Facetas do fazer em avaliao psicolgica. (pp.163-171). So Paulo: Vetor. Wechsler, S.M. (2003). DFH III: O Desenho da Figura Humana: Avaliao do desenvolvimento cognitivo de crianas brasileiras. (3 ed.). Campinas: LAMP/PUC. Weiner, I.B. (1989). On competence and ethicality in psychodiagnostic assessment. Journal of Personality Assessment, 53, 4, 827-831.

Advances in Health Psychology, 18 (1-2) 58-68, Jan-Dez, 2010

Potrebbero piacerti anche