Sei sulla pagina 1di 5

Aula 01

Transporte passivo Difuso simples


Passagem de soluto (geralmente um gs) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvolos pulmonares (hematose).

Citologia
(membrana e citoplasma):
A Membrana Plasmtica
Generalidades: Est presente em todas as clulas. responsvel pela seletividade da clula. Modelo de Singer e Nicolson (mosaico fluido):

Transporte passivo Osmose


a difuso de um solvente atravs de uma membrana semipermevel sempre do meio hipotnico para o hipertnico. Ou Seja, a passagem de solvente (geralmente gua) do meio menos concentrado para o mais concentrado. Endosmose: extracelular > intracelular Exosmose: intracelular > extracelular

Tipos de membranas
Permevel: deixa-se atravessar pelo soluto e solvente. Semipermevel: deixa-se atravessar somente pelo solvente. Impermevel: no se deixa atravessar.

Permeabilidade da membrana
Transporte passivo: sem gasto (consumo de energia - ATP). um movimento espontneo. Transporte ativo: com gasto (consumo de energia - ATP)

Difuso
o transporte de uma determinada substncia de um meio mais concentrado para outro menos concentrado na referida substncia. EX: O2, CO2, ET-OH etc.

Difuso facilitada
a difuso de algumas substncias qumicas (AA, glicose, K, Na, Cl ...) atravs da membrana plasmtica com o auxlio especfico de enzimas da membrana denominadas permeases ou carreadoras (responsveis pela especificidade da membrana). Neste caso, no h consumo de energia (transporte passivo), pois ocorre a favor do gradiente de concentrao. Ex: glicose e insulina.

Transporte ativo
a passagem de ons e molculas atravs da membrana plasmtica de um meio de menor concentrao para um de maior concentrao em relao a substncia trasnportada. Ocorre com dispndio de energia. Envolve permeases.

Bomba de sdio e potssio


Passagem de soludo (sdio e potssio) do meio menos concentrado para o mais concentrado. Processo comum nas clulas nervosas (nuronio). Importante: esse processo vai contra o equilbrio, ou seja, existe consumo de energia. Naturalmente o sdio entra e o potssio sai da clula e esta dispende energia para inverter o processo. A entrada do sdio passiva e sua sada ativa (com gasto de energia). J a entrada do potssio ativa, e sua sada passiva, contra o gradiente de concentrao. Esse fluxo de ons no neunio que gera o impulso nervoso.

Organelas citoplasmticas
Centrolos (diplossomos): - So cilindros microtubulares proticos. - Do origem a clios e flagelos.

Ribossomos (grnulos de Palade):


So organelas no membranosas ribonucleoproticas responsveis pela sntese proteica e presentes em todas as clulas.

Complexo de Golgi
Armazena, processa, empacota e secreta vrias substncias principalmente as protenas do REG.

Retculo Endoplasmtico:
um conjunto de canalculos, vesculas e cisternas que se estende por todo o citoplasma. Sempre est relacionado com o transporte intracelular. a) Retculo endoplasmtico rugoso ou granular b) Retculo endoplasmtico liso ou agranular (no apresenta ribossomos aderidos a superfcie externa)

Mitocndrias
So responsveis pelo fornecimento de energia para a clula atravs da respirao celular.

Cloroplastos
Cada granun formado por um empilhamento de TILACIDES que armazena a clorofila. Dispersos no ESTROMA (lquido que preenche o plasto), encontramos DNA, RNA e ribossomos.

Exerccios:
1) Assinale a alternativa correta em relao membrana plasmtica: a) Existe exclusivamente eucariticas. nas clulas

b) substituda pela membrana celulsica, nas clulas vegetais. c) composta de duas camadas de lipdios que envolvem uma camada de protenas. d) Tem permeabilidade diferencial para as diversas substncias. e) totalmente impermevel a substncias txicas do meio.

2) As clulas caracterizam-se por possurem uma membrana plasmtica, separando o meio intracelular do meio extracelular. A manuteno da integridade dessa membrana essencial para:

Lisossomos
So vesculas contendo enzimas hidrolticas relacionadas com a digesto intracelular.

a) possibilitar o livre ingresso de ons na clula. b) manter seu contedo, no necessitando de metablitos do meio externo. c) impedir a penetrao de substncias existentes em excesso no meio extracelular. d) possibilitar que a clula mantenha uma composio prpria. e) regular as trocas entre a clula e o meio, permitindo somente a passagem de molculas do meio intra para o extracelular.

Peroxissomas
Origem no retculo endoplasmtico liso. So organelas arredondadas e envolvidas por uma membrana ricas em CATALASE. So desintoxicantes, por transformarem a gua oxigenada residual em gua e oxignio.

2 H2O

2 H2O

O2

a) soluo hipotnica, soluo hipertnica e membrana semipermevel. 3)O esquema abaixo representa o processo de: b) soluo isotnica, soluo hipertnica e membrana impermevel. c) soluo hipertnica, soluo hipotnica e membrana permevel. d) soluo hipotnica, soluo isotnica e membrana impermevel. a) osmose, onde as molculas de solvente migram da soluo mais concentrada para a soluo menos concentrada. b) osmose, onde as molculas de soluto migram da soluo menos concentrada para a soluo mais concentrada. c) difuso, onde as molculas de soluto tendem a se distribuir homogeneamente, migrando da regio mais concentrada para a regio menos concentrada. d) difuso, onde as molculas de soluto tendem a se distribuir homogeneamente, migrando da regio menos concentrada para a mais concentrada. e) transporte ativo, onde as molculas de soluto tendem a se distribuir homogeneamente, j que ocorre gasto de energia. Transcorrido algum tempo aps o incio do experimento, pde-se verificar lise celular no frasco A, mas no no frasco B. Tal fato pode ser explicado pela presena, em clulas vegetais, da seguinte estrutura: a) reticulo endoplasmtico b) membrana plasmtica c) parede celular d) cloroplasto e) vacolo e) soluo hipertnica, soluo isotnica e membrana impermevel.

5) A fim de estudar possveis diferenas entre a osmose nas clulas animais e nas vegetais, foram colocadas hemcias no frasco A e clulas vegetais no frasco B, igualmente cheios com gua destilada.

4) Na figura abaixo, as duas solues de concentraes diferentes esto separadas por uma membrana que, atravs da osmose, tende a igualar suas concentraes. Os nmeros 1, 2 e 3 representam, respectivamente

Gabarito
1-D 2-D 3-C 4-A 5-C

Potrebbero piacerti anche