Sei sulla pagina 1di 7

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico

Conforme regulamentao (EC) No. 1907/2006, Anexo II

1.

IDENTIFICAO DA SUBSTNCIA/PREPARAO E DA SOCIEDADE/EMPRESA

Identificao da substncia ou preparao Nome do produto ou Nome Comercial : Sika Aktivator Uso da substncia/preparao Empresa/identificao da empresa Fabricante/Distribuidor : Sika S.A. (SO PAULO) Av.Dr.Alberto Jackson Byington 1525 06276-000- Osasco - So Paulo - SP Brasil : (011) 3687-4600 : (011) 3687-4705 : : PROQUMICA: 0800118270 CEATOX: 0800148110 SIKA (DDG): 08007037340 : Produto para construo e indstria

Nmero do Telefone No.do Fax Endereo eletrnico da pessoa responsvel por este SDS Telefone de emergncia

2.

IDENTIFICAO DOS PERIGOS

O produto classificado como perigoso de acordo com a Diretiva 1999/45/EC e suas emendas. Classificao : F; R11 Xn; R65 Xi; R38 R43, R67 N; R50/53 Perigos de natureza fsica/qumica Perigos para a sade humana Perigos para o ambiente : Facilmente inflamvel. : Novico: pode causar danos nos pulmes se ingerido. Irritante para a pele. Pode causar sensibilizao em contacto com a pele. Pode provocar sonolncia e vertigens, por inalao dos vapores.

: Muito txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. Consulte a Seo 11 para obter mais informaes detalhadas sobre os sintomas e efeitos para a sade.

3.

COMPOSIO/INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES


: Agente ligante contendo solvente Nmero CAS % 64742-49-0 50-75 Nmero da CE 265-151-9 Classificao F; R11 Xn; R65 Xi; R38 R67 N; R51/53 F; R11 Xn; R65 [1]

Famlia qumica/ Caractersticas Nome do ingrediente

nafta (petrleo), leve tratada com hidrognio

heptane [and isomers] Data de lanamento : 29.12.2009.

142-82-5

25-35

205-563-8

[1] [2] 1/7

MSDS no. : 33123

Sika Aktivator

29.12.2009 2/7

3.

COMPOSIO/INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES


Xi; R38 R67 N; R50/53 F; R11 Xn; R22 Xi; R36/37/38 Xi; R41 R43 R52/53

ethanol Tris(dodecylbenzenesulphonato-O)(propan-2olato)titanium N-(3-(trimetoxissilil)propil)etilenodiamina

64-17-5 61417-55-8 1760-24-3

5-10 1-3 1-2.5

200-578-6 262-777-4 217-164-6

[2] [1] [1]

Consulte a Seo 16 para obter o texto completo das Frases-R declaradas acima [1] Substncia classificada como perigosa para a sade ou para o meio ambiente [2] Substncia com limite de exposio em local de trabalho Limites de exposio ocupacional, caso disponveis, encontram-se indicados na seco 8.

4.

PRIMEIROS SOCORROS
: Se houver suspeita de presena de vapores ainda esto presentes, o pessoal de resgate dever utilizar uma mascara apropriada ou um aparelho de respirao autnomo. Procure a orientao mdica se os efeitos adversos sade persistirem ou se forem severos. Procure um mdico se os sintomas aparecerem. : Perigo de aspirao se deglutido - pode penetrar nos pulmes e causar danos. NO induzir vmito. Manter um conduto de ventilao aberto. Procure imediatamente um mdico. : Lavar a pele contaminada com muita gua. Remova roupas e calados contaminados. Lavar completamente as roupas contaminadas com gua antes de remov-las, ou usar luvas. Continue enxaguando durante pelo menos 10 minutos. Se ocorrem sintomas procure tratamento mdico. : Lavar imediatamente os olhos com gua em abundncia, levantando para cima e para baixo as plpebras ocasionalmente. Verificar se esto sendo usadas lentes de contato e remov-las. Continue enxaguando durante pelo menos 10 minutos. Consulte um mdico. : No caso de inalao dos produtos em decomposio pelo fogo, os sintomas podem ser retardados. A pessoa exposta pode necessitar vigilncia mdica durante 48 horas.

Primeiros socorros Inalao

Ingesto

Contacto com a pele

Contacto com os olhos

Observaes ao mdico

Consulte a Seo 11 para obter mais informaes detalhadas sobre os sintomas e efeitos para a sade.

5.

MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIOS


: Utilizar p qumico seco, CO2, gua pulverizada (nvoa) ou espuma. : NO utilizar jato de gua. : Lquido altamente inflamvel. Em situao de incndio ou caso seja aquecido, um aumento de presso ocorrer e o recipiente poder estourar, com o risco de uma subseqente exploso. Escoamento para o esgoto pode gerar perigo de fogo ou exploso. : Os produtos de decomposio podem incluir os seguintes materiais: dixido de carbono monxido de carbono xidos de nitrognio xidos de enxfre xidos/xidos metlicos : Os bombeiros devem usar equipamentos de proteo adequados e usar um aparelho respiratrio autnomo (SCBA) com uma mscara completa operado em modo de presso positiva.

Meios de extino Adequado Inadequado Riscos de exposio especiais

Produtos de combusto perigosos

Equipamento de proteo especial para bombeiros

Data de lanamento

: 29.12.2009.

MSDS no. : 33123

2/7

Sika Aktivator

29.12.2009 3/7

6.

MEDIDAS A TOMAR EM CASO DE FUGAS ACIDENTAIS


: No deixar entrar pessoas desnecessrias ou desprotegidas. NO tocar ou caminhar sobre material derramado. Deslique todas as fontes de ignio. Nenhuma chama, fumaa ou chamas na rea de perigo. Utilizar equipamento de proteo pessoal adequado (consulte a Seo 8). Evacuar reas vizinhas. : Evite a disperso do produto derramado e do escoamento em contato com o solo, cursos de gua, fossas e esgoto. Informe as autoridades pertinentes caso o produto tenha causado poluio ambiental (esgotos, vias fluviais, terra ou ar). Material poluente de gua. Pode ser prejudicial ao ambiente se lanado em grandes quantidades. : Interromper o vazamento se no houver riscos. Mover recipientes da rea de derramamento. Previna a entrada em esgotos, cursos de gua, pores ou reas confinadas. Os derramamentos devem ser recolhidos por meio de materiais absorventes no combustveis, como por exemplo areia, terra, vermiculite ou terra diatomcea, e colocados no contentor para eliminao de acordo com a legislao local (consulte a seco 3). Use ferramentas prova de fasca e equipamento prova de exploso. : Interromper o vazamento se no houver riscos. Mover recipientes da rea de derramamento. Absorver com material inerte e descartar o material derramado em um recipiente adequado de lixo. Use ferramentas prova de fasca e equipamento prova de exploso.

Precaues pessoais

Precaues ambientais

Grande derramamento

Pequenos derramamentos

7.

MANUSEAMENTO E ARMAZENAMENTO
: Utilizar equipamento de proteo pessoal adequado (consulte a Seo 8). Comer, beber e fumar deve ser proibido na rea onde o material manuseado, armazenado e processado. Os funcionrios devem lavar as mos e o rosto antes de comer, beber ou fumar. No deixar entrar em contato com os olhos ou com a pele ou com a roupa. No respirar vapor ou bruma. Evitar a libertao para o ambiente. Obter iinstrues especficas/fichas de segurana. Manusear apenas com ventilao adequada. Utilizar mscara adequada quando a ventilao for inadequada. No entre em reas de armazenamento e locais fechados a menos que sejam adequadamente ventilado. Mantenha no recipiente original, ou em um alternativo aprovado feito com material compatvel, hermticamente fechado quando no estiver em uso. Armazenar e usar longe de calor, fascas, labaredas ou qualquer outra fonte de ignio. Usar equipamento eltrico (ventilao, iluminao e manuseio de material) prova de exploso. Use ferramentas que no gerem fascas. Tomar medidas preventivas contra descargas eletrostticas. Para evitar fogo ou exploso, dissipar a eletricidade esttica durante a transferncia colocando os recipientes e equipamentos no cho e unindo-os antes de transferir o material. Recipientes vazios retm resduo do produto e podem ser perigosos. : Armazenar de acordo com a legislao local. Armazenar em uma rea aprovada e isolada. Armazene no recipiente original protegido da luz do sol, em rea seca, fria e bem ventilada, distante de materiais incompatveis (veja seo 10) e alimentos e bebidas. Eliminar todas as fontes de ignio. Separar dos metais oxidantes. Manter o recipiente bem fechado e vedado at que esteja pronto para uso. Os recipientes que forem abertos devem ser selados cuidadosamente e mantidos em posio vertical para evitar vazamentos. No armazene em recipientes sem rtulos. Utilizar um recipiente adequado para evitar a contaminao do ambiente. : Use o recipiente original.

Manuseamento

Armazenamento

Materiais de embalagem Recomendado

Data de lanamento

: 29.12.2009.

MSDS no. : 33123

3/7

Sika Aktivator

29.12.2009 4/7

8.

CONTROLO DE EXPOSIO/PROTECO INDIVIDUAL


Limites de exposio profissional EU OEL (Europa, 4/2006). Observaes: Indicative Limit value: 2085 mg/m 8 hora(s). Limit value: 500 ppm 8 hora(s). ACGIH TLV (Estados Unidos, 1/2009). STEL: 1000 ppm 15 minuto(s). : Se este produto contiver ingredientes com limites de exposio, pode ser requerido o monitoramento biolgico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar a efetividade da ventilao ou outras medidas de controle e/ou a necessidade de usar equipamento de proteo respiratria. O padro europeu EN 689 de mtodos de avaliao da exposio por inalao de agentes qumicos e documentos de guia nacionais para mtodos de determinao de substncias perigosas devem ser utilizados como referncia. : Manusear apenas com ventilao adequada. Utilize processos fechados, ventilao local ou outro controle de engenharia para manter os nveis de exposio dos trabalhadores abaixo dos limites de exposio recomendados. Os controles de engenharia tambm precisam manter gases, vapores ou concentraes de p abaixo de qualquer limite de exploso. Utilizar equipamento prova de exploses. : Lave muito bem as mos, antebraos e rosto aps manusear os produtos qumicos, antes de usar o lavatrio, comer, fumar e ao trmino do perodo de trabalho. Tcnicas apropriadas podem ser usada para remover roupas contaminadas. Lavar as vestimentas contaminadas antes de reutiliz-las. : Seleo do respirador deve ter como base os nveis de exposio conhecidos ou antecipados, os perigos do produto e os limites de trabalho seguro do respirador selecionado. filtro de vapor orgnico (Tipo A) A1: < 1000 ppm; A2: < 5000 ppm; A3: < 10000 ppm : Luvas resistentes produtos qumicos, impermeveis que obedecem um padro aprovado, devem ser usadas todo tempo enquanto produtos qumicos estiverem sendo manuseados se a determinao da taxa de risco indicar que isto necessrio. Recomendado: Luvas de borracha butilica/nitrilica. : Usar culos de segurana que obedecem aos padres estabelecidos sempre que uma avaliao de risco indicar que existe risco de exposio respingos, gases, vapores ou ps. : O equipamento de proteo pessoal para o corpo deveria ser selecionado de acordo com a tarefa executada e os riscos envolvidos e antes da manipulao do produto um especialista deveria aprovar. Recomendado: Proteco preventiva atravs do uso de creme para a pele : As emisses dos equipamentos de ventilao ou de processo de trabalho devem ser verificadas para garantir que atendem aos requisitos da legislao sobre a proteo do meio ambiente. Em alguns casos, purificadores de gases, filtros ou modificaes de engenharia nos equipamentos do processo podem necessrios para reduzir as emisses nveis aceitveis.

Valores de limite de exposio Nome do ingrediente heptane [and isomers] ethanol Procedimentos de vigilncia recomendados

Controles de exposio Controles de exposio ocupacional

Medidas higinicas

Proteo respiratria

Proteo para as mos

Proteo para os olhos

Proteo para a pele

Controle de exposio ambiental

9.

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
: Lquido. : Amarelo descorado a claro. : Hidrocarboneto.

Informaes gerais Aspecto Formulrio Cor Odor

Informaes importantes sobre a sade, a segurana e o ambiente Ponto de ebulio : 78C (172.4F) Ponto de ignio Data de lanamento : Taa fechada: ~-4C (24.8F) : 29.12.2009. MSDS no. : 33123 4/7

Sika Aktivator

29.12.2009 5/7

9.

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
: O mais baixo valor conhecido: Inferior: 1% (heptane [and isomers]) Mximo valor conhecido: Superior: 15% (ethanol) : Mximo valor conhecido: 7.6 kPa (57 mm Hg) (ethanol) : ~0.71 g/cm 3 [20C (68F)] : Cinemtica (40C (104F)): <0.069 cm 2/s (<6.9 cSt)

Limites de exploso

Presso do vapor Densidade Viscosidade

10. ESTABILIDADE E REACTIVIDADE


Estabilidade Condies a evitar : O produto estvel. : Evite todas as fontes possveis de ignio (fasca ou chama). No deixar sob presso, cortar, soldar, furar, triturar ou expor estes recipientes ao calor ou fontes de ignio. Evitar a libertao para o ambiente. Obter iinstrues especficas/fichas de segurana. NO ingerir. : Altamente reativo ou incompatvel com os seguintes materiais: materiais oxidantes : Sob condies normais de armazenamento e uso no devem se formar produtos de decomposio perigosa.

Materiais a evitar Produtos de decomposio perigosa

11. INFORMAO TOXICOLGICA


Efeitos Agudos em Potencial na Sade Inalao : Pode provocar sonolncia e vertigens, por inalao dos vapores. Pode causar irritao Ingesto : Perigo de aspirao se deglutido - pode penetrar nos pulmes e causar danos. Irritante para a boca, a garganta e o estmago. Contacto com a pele : Irritante para a pele. Pode causar sensibilizao em contacto com a pele. Contacto com os olhos : Pode causar irritao nos olhos. Efeitos crnicos : Uma vez sensibilizado, uma severa reao alrgica pode ocorrer quando exposto a nveis muito baixos.

12. INFORMAO ECOLGICA


Efeitos no Meio Ambiente : Muito txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico.

13. QUESTES RELATIVAS ELIMINAO


Mtodos de eliminao : A gerao de lixo deveria ser evitada ou minimizada onde quer que seja. Recipientes vazios ou revestimentos podem reter alguns resduos do produto. No se desfazer deste produto e do seu recipiente sem tomar as precaues de segurana devidas. Descarte o excesso de produtos no reciclveis atravs de uma firma autorizada no controle do lixo. A eliminao deste produto, solues e qualquer subproduto deveriam obedecer as exigncias de proteo ambiental bem como uma legislao para a eliminao de resduos segundo as exigncias das autoridades regionais do local. Evite a disperso do produto derramado e do escoamento em contato com o solo, cursos de gua, fossas e esgoto. : Embalagens completamente vazias podem ser conduzidas para reciclagem Embalagens que no possam ser limpas devem ser eliminadas como a substncia 15 01 10* embalagens contendo ou contaminadas por resduos de substncias perigosas

Embalagem

Data de lanamento

: 29.12.2009.

MSDS no. : 33123

5/7

Sika Aktivator

29.12.2009 6/7

14. INFORMAES RELATIVAS AO TRANSPORTE


Regulamentos internacionais para o transporte ADR Classe do ADR Cdigo de classificao Grupo de embalagem Nome de expedio adequado Contm Rtulo N. IMDG UN number IMDG Class Packing group Proper shipping name Contains Emergency schedules (EmS) Marine pollutant Label no. IATA UN number IATA Class Packing group Proper shipping name Contains Label no. : : : : : UN1866 3 F1 II Resina em soluo

: Heptan : 3 : : : : : : UN1866 3 II Resin solution Heptan F-E, S-E

: P : 3 : : : : : : UN1866 3 II Resin solution Heptan 3

15. INFORMAO SOBRE REGULAMENTAO


Regulamentos da UE A classificao e a rotulagem foram determindas de acordo com as leis da EU (Unio Europia) 67/548/EEC e 1999/45/EC (incluindo adendos) e levam em considerao o uso pretendido do produto. Smbolo(s) de perigo Contm Frases relativas ao risco : F, Xn, N Facilmente inflamvel, Nocivo, Perigoso para o ambiente : N-(3-(trimetoxissilil)propil)etilenodiamina : R11- Facilmente inflamvel. R65- Novico: pode causar danos nos pulmes se ingerido. R38- Irritante para a pele. R43- Pode causar sensibilizao em contacto com a pele. R67- Pode provocar sonolncia e vertigens, por inalao dos vapores. R50/53- Muito txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. : S24- Evitar o contacto com a pele. S37- Usar luvas adequadas. : : VOC (W/W): 94.19%

Frases relativas segurana Observao Teor de COV (EU)

Data de lanamento

: 29.12.2009.

MSDS no. : 33123

6/7

Sika Aktivator

29.12.2009 7/7

16. OUTRAS INFORMAES


Texto completo referente s classificaes nas Sees 2 e3 : R11- Facilmente inflamvel. R22- Nocivo por ingesto. R65- Novico: pode causar danos nos pulmes se ingerido. R41- Risco de graves leses oculares. R38- Irritante para a pele. R36/37/38- Irritante para os olhos, vias respiratrias e pele. R43- Pode causar sensibilizao em contacto com a pele. R67- Pode provocar sonolncia e vertigens, por inalao dos vapores. R50/53- Muito txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. R51/53- Txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. R52/53- Nocivo para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. : F - Facilmente inflamvel Xn - Nocivo Xi - Irritante N - Perigoso para o ambiente

Texto completo referente s classificaes nas Sees 2 e3

Passado histrico Data de impresso : 29.12.2009. : 29.12.2009. Data de lanamento Data da edio anterior : Nenhuma validao anterior. Indica as informaes que foram alteradas em relao verso anterior. Observao ao Leitor A informao contida nesta Ficha de Dados de Segurana corresponde ao nosso nvel de conhecimento data da publicao. Excluem-se quaisquer garantias. Aplicam-se as nossas Condies de Venda em vigor. Por favor consultar a verso mais recente da respectiva Ficha de Produto antes de utilizar.

Data de lanamento

: 29.12.2009.

MSDS no. : 33123

7/7

Potrebbero piacerti anche