Sei sulla pagina 1di 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs.

Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03

AULA 03: CUSTOS DE TRANSAO E PRMIOS NA EMISSO DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS: OBJETIVO, ALCANCE, DEFINIES, PROCEDIMENTOS, DIVULGAO E DEMAIS ASPECTOS OBJETO DA RESOLUO N 1.313/2010 DO CFC. CONCEITOS E PROCEDIMENTOS: CONTABILIZAO DAS CAPTAES DE RECURSOS PARA O CAPITAL PRPRIO, DA AQUISIO DE AES DE EMISSO PRPRIA (AES EM TESOURARIA), CAPTAO DE RECURSOS DE TERCEIROS E CONTABILIZAO TEMPORRIA DOS CUSTOS DE TRANSAO. SUBVENO E ASSISTNCIA GOVERNAMENTAIS: OBJETIVO, ALCANCE, DEFINIES, PROCEDIMENTOS, DIVULGAO E DEMAIS ASPECTOS OBJETO DA RESOLUO N 1.305/2010 DO CFC. SUMRIO
CONTINUAO... ............................................................................................................ 2 RESOLUO N 1.305/2010 DO CFC/CPC 07 SUBVENO E ASSISTNCIA GOVERNAMENTAL 3 1. OBJETIVO E ALCANCE .................................................................................................. 3 2. DEFINIES ............................................................................................................... 3 3. RECONHECIMENTO DA SUBVENO .............................................................................. 5 4. CONTABILIZAO ....................................................................................................... 5 5. ATIVO NO MONETRIO OBTIDO COMO SUBVENO GOVERNAMENTAL ............................ 9 6. APRESENTAO DA SUBVENO NO BALANO ............................................................... 9 7. APRESENTAO NA DEMONSTRAO DO RESULTADO ................................................... 10 8. PERDA DA SUBVENO GOVERNAMENTAL .................................................................... 11 9. ASSISTNCIA GOVERNAMENTAL ................................................................................. 12 10. REDUO OU ISENO DE TRIBUTO EM REA INCENTIVADA ....................................... 13 11. DIVULGAO .......................................................................................................... 13 RESOLUO N 1.313/2010 DO CFC/CPC 08 - CUSTOS DE TRANSAO E PRMIOS NA EMISSO DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS (R1) ....................................................... 14 1. OBJETIVO ................................................................................................................. 14 2. ALCANCE .................................................................................................................. 14 3. DEFINIES ............................................................................................................. 14 4. CONTABILIZAO DAS CAPTAES DE RECURSOS PARA O CAPITAL PRPRIO ................. 16 4.1. CONTABILIZAO DA AQUISIO DE AES DE EMISSO PRPRIA (AES EM TESOURARIA) ............................................................................................................... 16 5. CONTABILIZAO DA CAPTAO DE RECURSOS DE TERCEIROS ..................................... 17 6. CUSTOS DE TRANSAO ........................................................................................... 20 7. CONTABILIZAO TEMPORRIA DOS CUSTOS DE TRANSAO ....................................... 23 8. DIVULGAO ............................................................................................................ 23 QUESTES COMENTADAS .............................................................................................. 24 QUESTES COMENTADAS NESTA AULA ............................................................................ 55 GABARITO DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA ..................................................... 66

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 CONTINUAO... Ol, meus amigos. Como esto?! Prazer rev-los novamente em mais uma aula para o concurso de AGENTE FISCAL DE RENDAS DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO. Esperamos que estejam estudando com o afinco devido. Hoje falaremos sobre subveno e assistncia governamental e, tambm, sobre custo das transaes. Os assuntos esto assim previstos no edital passado: Aula 03: Custos de transao e prmios na emisso de ttulos e valores mobilirios: objetivo, alcance, definies, procedimentos, divulgao e demais aspectos objeto da Resoluo n 1.313/2010 do CFC. Conceitos e procedimentos: contabilizao das captaes de recursos para o capital prprio, da aquisio de aes de emisso prpria (aes em tesouraria), captao de recursos de terceiros e contabilizao temporria dos custos de transao. Subveno e assistncia governamentais: objetivo, alcance, definies, procedimentos, divulgao e demais aspectos objeto da Resoluo n 1.305/2010 do CFC. A aula est atualizada com a ltima verso do Pronunciamento do CPC/CFC. Pedimos que enviem as dvidas existentes ao frum de dvidas do site. Nossos e-mails, repetimos, so: gabrielrabelo@estrategiaconcursos.com.br lucianorosa@estrategiaconcursos.com.br Vamos aula?! Ento, aos estudos! Um abrao.

Gabriel Rabelo/Luciano Rosa.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 RESOLUO N 1.305/2010 DO CFC/CPC 07 SUBVENO E ASSISTNCIA GOVERNAMENTAL Trataremos, a seguir, do assunto subveno e assistncia governamental, temas que se encontram abordados na Resoluo n 1.313/2010 do CFC e no CPC 07 e tem cado em diversos concursos. Vamos l! 1. OBJETIVO E ALCANCE 1. Este Pronunciamento Tcnico deve ser aplicado na contabilizao e na divulgao de subveno governamental e na divulgao de outras formas de assistncia governamental. A principal norma que rege a subveno e assistncia governamentais o CPC 07 e a Resoluo n. 1.305/2010 do Conselho Federal de Contabilidade. Neste primeiro item da norma, encontramos um ponto importante. Aplica-se o Pronunciamento do CPC apenas subveno? No! Aplica-se contabilizao de subveno governamental (aqui no h referncia assistncia governamental) e divulgao de subveno governamental e de outras formas de assistncia governamental. 2. DEFINIES Governo, na norma, refere-se a Governo federal, estadual ou municipal, agncias governamentais e rgos semelhantes, sejam locais, nacionais ou internacionais. IMPORTANTSSIMO PARA A PROVA Assistncia governamental a ao de um governo destinada a fornecer benefcio econmico especfico a uma entidade ou a um grupo de entidades que atendam a critrios estabelecidos. No inclui os benefcios proporcionados nica e indiretamente por meio de aes que afetam as condies comerciais gerais, tais como o fornecimento de infra-estruturas em reas em desenvolvimento ou a imposio de restries comerciais sobre concorrentes. Subveno governamental uma assistncia governamental geralmente na forma de contribuio de natureza pecuniria, mas no s restrita a ela, concedida a uma entidade normalmente em troca do cumprimento passado ou futuro de certas condies relacionadas s atividades operacionais da entidade. No so subvenes governamentais aquelas que no podem ser razoavelmente quantificadas em dinheiro e as transaes com o governo que no podem ser distinguidas das transaes comerciais normais da entidade.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Primeiro aspecto digno de nota: a assistncia governamental gera benefcio econmico especfico. No se considera assistncia os benefcios gerais, como a melhoria por parte do governo de um centro comercial que beneficiar a todos os empresrios do local. Outro ponto. A assistncia governamental gnero de cuja subveno governamental espcie. A norma diz subveno governamental uma assistncia governamental. Emprstimo subsidiado aquele em que o credor renuncia ao recebimento total ou parcial do emprstimo e/ou dos juros, mediante o cumprimento de determinadas condies. De maneira geral, concedido direta ou indiretamente pelo Governo, com ou sem a intermediao de um banco; est vinculado a um tributo; e caracteriza-se pela utilizao de taxas de juros visivelmente abaixo do mercado e/ou pela postergao parcial ou total do pagamento do referido tributo sem nus ou com nus visivelmente abaixo do normalmente praticado pelo mercado. Subsdio em emprstimo a parcela do emprstimo ou do juro renunciado e a diferena entre o juro ou nus de mercado e o juro ou o nus praticado. Atualizao monetria o reconhecimento de ajuste no valor de ativo e passivo da entidade com base em ndice de inflao. Juro a remunerao auferida ou incorrida por recurso aplicado ou captado pela entidade. 4. A assistncia governamental toma muitas formas, variando sua natureza ou condies. O propsito da assistncia pode ser o de encorajar a entidade a seguir certo rumo que ela normalmente no teria tomado se a assistncia no fosse proporcionada. A contabilizao deve sempre seguir a essncia econmica. Nesta parte a contabilizao deve sempre seguir a essncia econmica, a norma apenas previu o que j dispe o CPC 00 e o CFC 750, que diz que a essncia deve prevalecer sob a forma na contabilidade. 6. A subveno governamental tambm designada por: subsdio, incentivo fiscal, doao, prmio, etc.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 3. RECONHECIMENTO DA SUBVENO 7. Subveno governamental, inclusive subveno no monetria a valor justo, no deve ser reconhecida at que exista segurana de que: (a) a entidade cumprir todas as condies estabelecidas; e (b) a subveno ser recebida.
Houver certeza que a entidade cumprir as condies Reconhece-se uma subveno se A subveno for realmente recebida

8. O simples recebimento da subveno no prova conclusiva de que as condies a ela vinculadas tenham sido ou sero cumpridas. 9. A forma como a subveno recebida no influencia no mtodo de contabilizao a ser adotado. Por exemplo, a contabilizao deve ser a mesma independentemente de a subveno ser recebida em dinheiro ou como reduo de passivo. 10. Subsdio em emprstimo reconhecido como subveno governamental quando existir segurana de que a entidade cumprir os compromissos assumidos. Essa segurana de atendimento a compromissos assumidos geralmente pode ser demonstrada pela administrao apenas nos casos em que esses compromissos dependem exclusivamente de providncias internas da entidade, por serem mais confiveis e viveis ou, ainda, melhor administrveis do que requisitos que envolvam terceiros ou situao de mercado. Desse modo, provvel que as condies histricas ou presentes da entidade demonstrem, por exemplo, que pagamentos dentro de prazos fixados podem ser realizados e dependem apenas da inteno da administrao. Por outro lado, requisitos que dependem de fatores externos, como a manuteno de determinado volume de venda ou nvel de emprego, no podem ser presentemente determinveis e, portanto, a subveno apenas deve ser reconhecida quando cumprido o compromisso. 4. CONTABILIZAO 12. Uma subveno governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do perodo confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas s condies desta Norma. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Exemplificando: uma subveno que transfira a propriedade definitiva de um terreno pode ter como condio a construo de uma planta industrial e apropriada como receita na mesma proporo da depreciao dessa planta. Podero existir situaes em que essa correlao exija que parcelas da subveno sejam reconhecidas segundo critrios diferentes. Mas por que motivo a subveno deve ser reconhecida em conta de resultado? Os principais argumentos so os seguintes: (a) uma vez que a subveno governamental recebida de uma fonte que no os acionistas e deriva de ato de gesto em benefcio da entidade, no deve ser creditada diretamente no patrimnio lquido, mas, sim, reconhecida como receita nos perodos apropriados; (b) subveno governamental raramente gratuita. A entidade ganha efetivamente essa receita quando cumpre as regras das subvenes e cumpre determinadas obrigaes. A subveno, dessa forma, deve ser reconhecida como receita na demonstrao do resultado nos perodos ao longo dos quais a entidade reconhece os custos relacionados subveno que so objeto de compensao; (c) assim como os tributos so despesas reconhecidas na demonstrao do resultado, lgico registrar a subveno governamental que , em essncia, uma extenso da poltica fiscal, como receita na demonstrao do resultado. 15A. Enquanto no atendidos os requisitos para reconhecimento da receita com subveno na demonstrao do resultado, a contrapartida da subveno governamental registrada no ativo deve ser feita em conta especfica do passivo. Vamos exemplificar com uma questo do concurso de Agente Fiscal de Rendas do ICMS SP 2009, a seguir: A Cia. Poente recebe da prefeitura do municpio X um terreno avaliado em R$ 1.000.000,00, assumindo o compromisso de instalar nessa propriedade um parque fabril modular no valor de R$ 15.000.000,00, com vida til estimada em 10 anos. O registro contbil da subveno deve ser feito como dbito em conta de Imobilizado, pelo registro do terreno, e crdito em conta de Passivo, pela obrigao assumida em razo da subveno recebida. Este foi o gabarito da questo. Como o terreno ainda no pertence empresa, pois ela deve instalar um parque fabril, no podemos reconhecer esta subveno (doao) no resultado. Se a empresa no instalar o parque fabril, ela dever devolver o terreno. O lanamento do registro inicial o que se segue: D - Imobilizado - Terreno C - Passivo - Doaes e subvenes R$ 1.000.000,00 R$ 1.000.000,00

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 15B. H situaes em que necessrio que o valor da subveno governamental no seja distribudo ou de qualquer forma repassado aos scios, fazendo-se necessria a reteno, aps trnsito pelo resultado, em conta apropriada de patrimnio lquido para comprovao do atendimento dessa condio. Nessas situaes, tal valor, aps ter sido reconhecido no resultado, pode ser creditado reserva prpria (Reserva de Incentivos Fiscais), a partir da conta de Lucros ou Prejuzos Acumulados. A lei 11.638/07 criou a reserva de incentivo fiscal que poder ser constituda, com a parcela do lucro lquido decorrente de doaes ou subvenes governamentais para investimentos, que ainda poder ser excluda da base de clculo do dividendo obrigatrio. Esquematicamente, fica assim: Demonstrao do Resultado do Exerccio Receitas + Doaes ou subvenes governamentais para investimentos = 10.000 (-) Despesas Lucro Lquido do Exerccio Lucros ou Prejuzo Acumulado (PL) Reserva de Incentivo Fiscal = 10.000 16. fundamental, pelo regime de competncia, que a receita de subveno governamental seja reconhecida em bases sistemticas e racionais, ao longo do perodo necessrio e confrontada com as despesas correspondentes. Assim, o reconhecimento da receita de subveno governamental no momento de seu recebimento somente admitido nos casos em que no h base de alocao da subveno ao longo dos perodos beneficiados. No exemplo citado acima, vamos supor que a empresa tenha instalado o parque fabril (ao custo de 15.000.000, e com vida til estimada em 10 anos). Aps a instalao, a empresa "ganhou" o terreno (cumpriu a condio necessria). Assim, deve ser feita a seguinte contabilizao: D - Passivo - Doaes e subvenes C - Receita diferida (PNC) 1.000.000 1.000.000

Aps cumprir as condies, o valor da doao passa para receita diferida (j pertence empresa). Mas o reconhecimento da receita deve ser realizado por competncia, conforme orienta o item 16 da norma.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 17. Na maioria dos casos essa correlao pode ser feita, e a subveno reconhecida em confronto com as despesas correspondentes. Semelhantemente, subveno relacionada a ativo deprecivel deve ser reconhecida como receita ao longo do perodo da vida til do bem e na mesma proporo de sua depreciao. 18. Subveno relacionada a ativo no deprecivel pode requerer o cumprimento de certas obrigaes. O reconhecimento como receita deve ento acompanhar a apropriao das despesas necessrias ao cumprimento das obrigaes. Exemplificando: uma subveno que transfira a propriedade definitiva de um terreno pode ter como condio a construo de uma planta industrial e apropriada como receita na mesma proporo da depreciao dessa planta. Podero existir situaes em que essa correlao exija que parcelas da subveno sejam reconhecidas segundo critrios diferentes. Continuando o nosso exemplo. Aps um ano, a empresa ter reconhecido como despesa de depreciao da unidade fabril, o valor de R$ 1.500.000. E dever reconhecer tambm a receita da subveno (doao do terreno), na mesma proporo. Portanto: Pela depreciao da fbrica: D - Depreciao (resultado) C - Depreciao acumulada (ANC) 1.500.000,00 1.500.000,00

Pelo reconhecimento da receita de subveno (1/10 do total = 10%) D - Receita diferida (PNC) C - Outras receitas (resultado) 100.000,00 100.000,00

E assim por diante, at reconhecer toda a receita em 10 anos. 20. Uma subveno governamental na forma de compensao por gastos ou perdas j incorridos ou para finalidade de dar suporte financeiro imediato entidade sem qualquer despesa futura relacionada deve ser reconhecida como receita no perodo em que se tornar recebvel. Assim, se o governo anuncia que os empresrios de um determinado local recebero uma subveno para melhoria no esgoto local, essa subveno ser considerada como receita do perodo em que se tornar recebvel. Atente-se para o fato de que a norma diz recebvel, e no a partir do momento em que efetivamente se receber. Portanto, se o governo diz que providenciar a

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 subveno do perodo de 2005 a 2010, e a empresa recebe em 2008, quando ser contabilizada como receita? Ora, em 2005. 5. ATIVO NO GOVERNAMENTAL MONETRIO OBTIDO COMO SUBVENO

23. A subveno governamental pode estar representada por ativo no monetrio, como terrenos e outros, para uso da entidade. Nessas circunstncias, tanto esse ativo quanto a subveno governamental devem ser reconhecidos pelo seu valor justo. Apenas na impossibilidade de verificao desse valor justo pode ser a atribuio de valor nominal. Repita-se. Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser negociado ou um passivo liquidado entre partes interessadas, conhecedoras do assunto e independentes entre si, com a ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria. Assim, de nada adianta uma entidade pretender mensurar um terreno recebido do governo a um valor de R$ 300.000,00, se seu valor justo notoriamente de R$ 100.000,00. Este ltimo o que prevalecer. 6. APRESENTAO DA SUBVENO NO BALANO 25. So considerados aceitveis dois mtodos de apresentao nas demonstraes contbeis de subveno (ou parte apropriada de subveno) no vinculada a obrigaes futuras, relacionada com ativos. 26. Um dos mtodos considera a subveno como receita diferida no passivo, sendo reconhecida como receita em base sistemtica e racional durante a vida til do ativo. Se o governo cede determinado benefcio a uma empresa sem que haja contrapartida necessria pelo beneficirio, lanaremos... D Subveno governamental (Ativo) C Receitas Diferidas (PNC) Doaes e subvenes governamentais. 27. O outro mtodo deduz a subveno governamental do valor contbil do ativo relacionado com a subveno para se chegar ao valor escriturado lquido do ativo, que pode ser nulo. A subveno deve ser reconhecida como receita durante a vida do ativo deprecivel por meio de crdito depreciao registrada como despesa no resultado. Imaginemos uma empresa que recebe um terreno de R$ 100.000. Em cima dele, constri uma sede no valor de R$ 500.000. A sede ser depreciada em 10 anos. O lanamento, por mais estranho que possa parecer, seria o que se segue:
Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 D - Terreno C Subveno Governamental - Terreno 100.000 (100.000)

A norma prescreve: A subveno deve ser reconhecida como receita durante a vida do ativo deprecivel por meio de crdito depreciao registrada como despesa no resultado. E vocs devem estar se perguntando: como vamos reconhecer a receita? Como seria o lanamento? simples! Observe: D Despesa de depreciao C Depreciao Acumulada Agora, o pulo-do-gato: D Subveno Governamental 10.000 (10% x 100.000 proporcional depreciao) C Despesa de Depreciao 10.000 Para facilitar a visualizao, ilustramos os razonetes a seguir: Terreno (1) 100000 Subveno Govern. (3) 100000 10000 (1) 90.000 Depreciao acum. 50000 (2) Sede (1) 500000 50.000 (10% x 500.000) 50.000

Despesa de dep. (2) 10000 50000 (3) 40.000

E assim o faremos at que o saldo da subveno esteja zerado. 7. APRESENTAO NA DEMONSTRAO DO RESULTADO 29. A subveno algumas vezes apresentada como crdito na demonstrao do resultado, quer separadamente sob um ttulo geral tal como "Outras Receitas", quer, alternativamente, como deduo da despesa, relacionada. A subveno, seja por acrscimo de rendimento proporcionado ao empreendimento ou por meio de reduo de tributos ou outras despesas, deve ser registrada na demonstrao do resultado no grupo de contas de acordo com a sua natureza.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 O efeito prtico do reconhecimento da subveno como receita ou como deduo da despesa correspondente o mesmo. 8. PERDA DA SUBVENO GOVERNAMENTAL 32. Uma subveno governamental que tenha que ser devolvida deve ser contabilizada como reviso de estimativa contbil. O reembolso deve ser aplicado em primeiro lugar contra qualquer crdito diferido no amortizado relacionado subveno. Na medida em que o reembolso exceda tal crdito diferido, ou quando no exista crdito diferido, o reembolso deve ser reconhecido imediatamente como despesa. O reembolso de subveno relacionada a ativo deve ser registrado aumentando o valor escriturado do ativo ou reduzindo o saldo da receita diferida pelo montante reembolsvel. A depreciao adicional acumulada que deveria ter sido reconhecida at a data como despesa na ausncia da subveno deve ser imediatamente reconhecida como despesa. Exemplificando. Certa entidade recebe um terreno, com a condio de que cumpra certas condies, construo de um parque fabril, por exemplo. Quando do recebimento, lana-se: D Terrenos (ANC Imobilizado) C Subvenes - Doaes (Passivo) Quando a empresa cumprir a condio, temos duas possibilidades de lanamento, quais sejam: Lanamento - Receita Diferida D Subvenes Doaes (Passivo) C Receitas diferidas Doaes Subvenes (PNC Receitas Diferidas) Lanamento Ativo D Subvenes Doaes (Passivo) C Subvenes Doaes (Redutora do ANC Imobilizado) De repente, surpreende-se a empresa com uma determinao estatal para que devolva o terreno. Qual a contabilizao? Veja o que diz a norma: O reembolso de subveno relacionada a ativo deve ser registrado aumentando o valor escriturado do ativo ou reduzindo o saldo da receita diferida pelo montante reembolsvel.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Lanamento devoluo - receita diferida D Receitas Diferidas Doaes Subvenes (PNC Receitas Diferidas) C Terrenos Pelo valor total ou parcial da devoluo. Lanamento devoluo ativo Se tivermos no ativo uma fbrica construda em cima de um terreno doado pelo poder pblico, como se segue: Balano Patrimonial Ativo No Circulante Imobilizado Imveis Subveno Saldo Contbil Para registrar a devoluo: D Subveno C Devoluo de Subveno a pagar 1.000.000 1.000.000 30.000.000 (1.000.000) 29.000.000

O ativo que era no valor de R$ 29.000.000 ficou agora no valor de R$ 30.000.000, ou seja, aumentou o valor do ativo, como define a norma. 9. ASSISTNCIA GOVERNAMENTAL 34. Certas formas de assistncia governamental que no possam ter seu valor razoavelmente atribudo so excludas da definio de subveno governamental dada nesta Norma, assim como as transaes com o Governo que no possam ser distinguidas das operaes comerciais normais da entidade. 35. So exemplos de assistncia que no podem de maneira razovel ter valor atribudo: as assistncias tcnicas e de comercializao gratuitas e a concesso de garantias. Um exemplo de assistncia que no pode ser distinguido das operaes comerciais normais da entidade o da poltica de compras do Governo a qual seja responsvel por parte das vendas da entidade. A existncia do benefcio pode ser indiscutvel, mas qualquer tentativa de segregar as atividades comerciais da assistncia governamental pode ser arbitrria. 36. A materialidade do benefcio nos exemplos anteriormente mencionados pode ser tal que a divulgao da natureza, da extenso e da durao da assistncia seja necessria a fim de que as demonstraes contbeis no sejam enganosas.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 10. REDUO OU ISENO DE TRIBUTO EM REA INCENTIVADA 38D. Certos empreendimentos gozam de incentivos tributrios de imposto sobre a renda na forma de iseno ou reduo do referido tributo , consoante prazos e condies estabelecidos em legislao especfica. Esses incentivos atendem ao conceito de subveno governamental. 38E. O reconhecimento contbil dessa reduo ou iseno tributria como subveno para investimento efetuado registrando-se o imposto total no resultado como se devido fosse, em contrapartida receita de subveno equivalente, a serem demonstrados um deduzido do outro. 11. DIVULGAO 39. A entidade deve divulgar as seguintes informaes: (a) a poltica contbil adotada para as subvenes governamentais, incluindo os mtodos de apresentao adotados nas demonstraes contbeis; (b) a natureza e os montantes reconhecidos das subvenes governamentais ou das assistncias governamentais, bem como a indicao de outras formas de assistncia governamental de que a entidade tenha diretamente se beneficiado; (c) condies a serem regularmente satisfeitas ligadas assistncia governamental que tenha sido reconhecida; (d) descumprimento de condies relativas s subvenes ou existncia de outras contingncias; (e) eventuais subvenes a reconhecer contabilmente, aps cumpridas as condies contratuais; (f) premissas utilizadas para o clculo do valor justo exigido por esta Norma; (g) informaes relativas s parcelas aplicadas em fundos de investimentos regionais e s redues ou isenes de tributos em reas incentivadas.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 RESOLUO N 1.313/2010 DO CFC/CPC 08 - CUSTOS DE TRANSAO E PRMIOS NA EMISSO DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS (R1) 1. OBJETIVO 1. O objetivo do presente Pronunciamento Tcnico estabelecer o tratamento contbil aplicvel ao reconhecimento, mensurao e divulgao dos custos de transao incorridos e dos prmios recebidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais e/ou de dvida. 2. ALCANCE 2. O presente Pronunciamento regula a contabilizao e evidenciao dos custos de transao incorridos na distribuio pblica primria de aes ou bnus de subscrio, na aquisio e alienao de aes prprias, na captao de recursos por meio da contratao de emprstimos ou financiamentos ou pela emisso de ttulos de dvida, bem como dos prmios na emisso de debntures e outros instrumentos de dvida ou de patrimnio lquido (freqentemente referidos como ttulos e valores mobilirios TVM). 3. DEFINIES 3. Para fins deste Pronunciamento, consideram-se os termos abaixo com os seguintes significados: Custos de transao so somente aqueles incorridos e diretamente atribuveis s atividades necessrias exclusivamente consecuo das transaes citadas no item 2. So, por natureza, gastos incrementais, j que no existiriam ou teriam sido evitados se essas transaes no ocorressem. Exemplos de custos de transao so: i) gastos com elaborao de prospectos e relatrios; ii) remunerao de servios profissionais de terceiros (advogados, contadores, auditores, consultores, profissionais de bancos de investimentos, corretores etc.); iii) gastos com publicidade (inclusive os incorridos nos processos de roadshows); iv) taxas e comisses; v) custos de transferncia; vi) custos de registro etc.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Custos de transao no incluem gios ou desgios na emisso dos ttulos e valores mobilirios, encargos financeiros, custos internos administrativos ou custos de carregamento. Despesas financeiras so os custos ou as despesas que representam o nus pago ou a pagar como remunerao direta do recurso tomado emprestado do financiador derivado dos fatores tempo, risco, inflao, cmbio, ndice especfico de variao de preos e assemelhados; incluem, portanto, os juros, a atualizao monetria, a variao cambial etc., mas no inclui taxas, descontos, prmios, despesas administrativas, honorrios etc. Encargos financeiros so a soma das despesas financeiras, dos custos de transao, prmios, descontos, gios, desgios e assemelhados, a qual representa a diferena entre os valores recebidos e os valores pagos (ou a pagar) a terceiros. Prmio na emisso de debntures ou de outros ttulos e valores mobilirios o valor recebido que supera o de resgate desses ttulos na data do prprio recebimento ou o valor formalmente atribudo aos valores mobilirios. Taxa interna de retorno (tir) a taxa efetiva de juros que iguala o valor presente dos fluxos de entrada de recursos ao valor presente dos fluxos de sada. Em outros termos, a taxa efetiva de juros que faz com que o valor presente lquido dos fluxos de caixa de determinado ttulo de dvida ou emprstimo seja igual a zero. Ttulo patrimonial qualquer contrato (ou ttulo ou valor mobilirio) que evidencie um interesse residual nos ativos da entidade aps a deduo de todos os seus passivos. Como exemplo, citam-se aes, bnus de subscrio, etc. Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negcio e independentes entre si, com a ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria. importante destacar a diferena entre despesas financeiras e encargos financeiros. Despesas financeiras representam a remunerao direta do recurso tomado e incluem juros, variao monetria, variao cambial, etc. Encargos financeiros so a soma das despesas financeiras com custos de transao, prmios, descontos, gios, desgios e assemelhados. Trata-se, portanto, de um conceito mais amplo.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 4. CONTABILIZAO DAS CAPTAES DE RECURSOS PARA O CAPITAL PRPRIO 4. O registro do montante inicial dos recursos captados por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais deve corresponder aos valores lquidos disponibilizados para a entidade pela transao, pois essas transaes so efetuadas com scios j existentes e/ou novos, no devendo seus custos influenciar o saldo lquido das transaes geradoras de resultado da entidade. 5. Os custos de transao incorridos na captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta redutora de patrimnio lquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prmios recebidos devem ser reconhecidos em conta de reserva de capital. 6. Nas operaes de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais em que exista prmio (excedente de capital) originado da subscrio de aes aos quais os custos de transao se referem, deve o prmio, at o limite do seu saldo, ser utilizado para absorver os custos de transao registrados na conta de que trata o item 5. Nos demais casos, a conta de que trata o item anterior ser apresentada aps o capital social e somente pode ser utilizada para reduo do capital social ou absoro por reservas de capital. 7. Quando a operao de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais no for concluda, inexistindo aumento de capital ou emisso de bnus de subscrio, os custos de transao devem ser baixados como perda destacada no resultado do perodo em que se frustrar a transao.

4.1. CONTABILIZAO DA AQUISIO DE AES DE EMISSO PRPRIA (AES EM TESOURARIA) 8. A aquisio de aes de emisso prpria e sua alienao so tambm transaes de capital da entidade com seus scios e igualmente no devem afetar o resultado da entidade. 9. Os custos de transao incorridos na aquisio de aes de emisso da prpria entidade devem ser tratados como acrscimo do custo de aquisio de tais aes. 10. Os custos de transao incorridos na alienao de aes em tesouraria devem ser tratados como reduo do lucro ou acrscimo do prejuzo dessa transao, resultados esses contabilizados diretamente no patrimnio

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 lquido, na conta que houver sido utilizada como suporte aquisio de tais aes, no afetando o resultado da entidade. 5. CONTABILIZAO DA CAPTAO DE RECURSOS DE TERCEIROS 11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificveis no passivo exigvel, deve corresponder ao seu valor justo lquido dos custos de transao diretamente atribuveis emisso do passivo financeiro. Vamos expor um exemplo que consta do anexo do Pronunciamento. Uma empresa efetua a captao de $ 1.000.000,00 para pagamento em 8 prestaes anuais e consecutivas de $ 161.035,94. A taxa de juros contratada de 6,0 % ao ano. A empresa incorreu em custos de transaes no montante de $ 108.695,18. Contabilizao no momento 0 (captao): D Caixa (pela captao lquida) D Custos a amortizar (redutora do passivo) C Emprstimos e financiamentos Apresentao no Balano, no Passivo, momento 0: Emprstimos e Financiamentos: Ou, analiticamente: Emprstimos e financiamentos (-) Custos a amortizar (redutora do passivo) $ 1.000.000,00 $ 108.695,18 $ 891.304,82 $ 891.304,82 $ 108.695,18 $ 1.000.000,00

Os Custos a Amortizar so transferidos para o Resultado por competncia, usando o Mtodo do Custo Amortizado. Veja item 12 abaixo. 12. Os encargos financeiros incorridos na captao de recursos junto a terceiros devem ser apropriados ao resultado em funo da fluncia do prazo, com base no mtodo do custo amortizado usando o mtodo dos juros efetivos. Esse mtodo considera a taxa interna de retorno (tir) da operao para a apropriao dos encargos financeiros durante a vigncia da operao. A utilizao do custo amortizado faz com que os encargos financeiros reflitam o efetivo custo do instrumento financeiro e no somente a taxa de juros contratual do instrumento, ou seja, incluem-se neles os juros e os custos de transao da captao, bem como prmios recebidos, gios, desgios, descontos, atualizao monetria e outros. Assim, a taxa interna de retorno considera todos os fluxos de caixa, desde o valor lquido

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 recebido pela concretizao da transao at os pagamentos todos feitos ou a serem efetuados at a liquidao da transao. Vamos dar continuidade ao exemplo do item 11, para explicar esse ponto. A empresa captou 1.000.000,00, com taxa de juros nominal de 6,0 anuais, 8 pagamentos anuais e consecutivos de $ 161.035,94 e custos de transao de $108.695,18. O fluxo de caixa o seguinte: Ano 0 1 2 3 4 5 6 7 8 Fluxo lquido Caixa 891 -161 -161 -161 -161 -161 -161 -161 -161

A Taxa Interna de Retorno (TRI) do fluxo acima de 9% ao ano. Assim, embora a taxa nominal seja de 6% a.a., a taxa que ser usada para apropriar os encargos financeiros ao resultado ser TIR de 9%. A planilha de controle fica assim: Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 Saldo Inicial 891 810 722 626 521 407 283 148 TOTAL Efeito na DRE Pagamentos 80 73 65 56 47 37 25 13 397 -161 -161 -161 -161 -161 -161 -161 -161 Saldo Final 810 722 626 521 407 283 148 0

Muito bem. Os valores que sero apropriados como despesa na DRE somam o total de 397. Ocorre que, neste total, esto os juros de 6% ao ano (encargos nominais) e os custos de transaes. Para controlar e contabilizar corretamente, precisamos separar os juros dos custos de transaes.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 O valor total pode ser separado facilmente, pois sabemos que os custos de transaes so de $ 109. Mas para separar ms a ms, precisamos calcular os juros, conforme abaixo: Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 Saldo Inicial 1000 899 792 678 558 431 295 152 TOTAL Juros 6% 60 54 48 41 33 26 18 9 288 Pagamentos -161 -161 -161 -161 -161 -161 -161 -161 Saldo Final 899 792 678 558 431 295 152 0

Partimos do valor nominal da captao e calculamos os juros nominais de 6%. Assim, temos o valor mensal dos juros. O valor mensal dos custos de transao sai por diferena: Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 TOTAL Efeito na DRE 80 73 65 56 47 37 25 13 397 Juros 6% 60 54 48 41 33 26 18 9 288 Custos de transaes 20 19 17 16 13 11 8 4 108

No Pronunciamento, a tabela aparece dessa forma, em milhares, e a contabilizao aparece com o valor completo. Contabilizao no final do perodo 1: Apropriao dos encargos financeiros: D Encargos Financeiros (DRE) Despesas financeira juros Amortizao de custos Emprstimos e financiamentos Custos a amortizar $ 80.217,43 $ 60.000,00 $ 20.217,43 $ 60.000,00 $ 20.217,43

C C

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Fim do perodo 1 Parcela de pagamento do emprstimo: D Emprstimos e financiamentos Pagamento de juros Amortizao do principal Caixa $ 161.035,94 ($ 60.000,00) ($ 101.035,94) $ 161.035,94

Apresentao no Balano, no Passivo, fim do perodo 1: Emprstimos e financiamentos Ou, analiticamente Emprstimos e financiamentos (-) Custos a amortizar $ 898.964,06 (1) ($ 88.477,75 (2)) -------------------$ 810.486,31 (3) $ 810.486,31

Destacamos os valores (1) e (3) nas planilhas, acima, em negrito. E o valor de 88.477,75 calculado da seguinte forma: Custo de transao: (-) custo amortizado (=) Custo a amortizar $108.695,18. ($ 20.217,43) $ 88.477,75

OBS 1: No se preocupem com os clculos da planilha de controle. A questo dever fornec-la ou pedir algo fcil de calcular, como os juros do primeiro ou do segundo ano. Simplesmente no d tempo para calcular a tabela de controle inteira, na mo. O importante entender a forma de clculo. 6. CUSTOS DE TRANSAO 13. Os custos de transao incorridos na captao de recursos por meio da contratao de instrumento de dvida (emprstimos, financiamentos ou ttulos de dvida tais como debntures, notas comerciais ou outros valores mobilirios) devem ser contabilizados como reduo do valor justo inicialmente reconhecido do instrumento financeiro emitido, para evidenciao do valor lquido recebido. 14. Os prmios na emisso de debntures devem ser acrescidos ao valor justo inicialmente reconhecido na emisso desse instrumento financeiro para o

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 mesmo fim a que se refere o item anterior, apropriando-se ao resultado conforme o item 12. A contabilizao dos prmios na emisso de debntures foi alterada. Antes, ia direto para o PL, como Reserva de Capital. Supondo emisso de debntures no valor de 1.000, alienadas com prmio de 100: D Caixa C Debntures a pagar (Passivo) C Prmio na emisso de Debntures (Reserva de Capital-PL) Essa era a contabilizao anterior, que foi modificada. Atualmente, os prmios na emisso de debntures transitam pelo Resultado do Exerccio. Depois, para que no tenham efeito fiscal (pagamento de IR), a empresa poder constituir Reserva Especfica de Prmio de debntures. Essa uma Reserva de Lucro, pois os valores passaram pelo resultado do exerccio. Agora, a contabilizao fica assim: Pela captao dos recursos (venda das debntures): D Caixa C - Debntures a pagar (Passivo) C Prmio a amortizar (Passivo) 1.100 1.000 100 1.100 1.000 100

Pela apropriao do Prmio ao resultado (supondo que seja apropriado o valor de 15) D - Prmio a amortizar (Passivo) C Receita de Prmio de Debntures (Resultado) 15 15

O Resultado do Exerccio transferido para Lucros Acumulados. E, finalmente, a Reserva Especfica constituda: D Lucros Acumulados C Reserva Especfica prmio de debntures 15 15

Para maiores detalhes sobre a contabilizao acima, veja o art. 19 da Lei 11.941/09. 15. No caso de capitalizao de encargos financeiros durante o perodo de formao ou construo de ativos qualificveis, os mesmos procedimentos devem ser utilizados para definio dos valores a serem ativados. O valor a ser capitalizado corresponde aos encargos financeiros totais e no apenas s despesas financeiras.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Ativos qualificado ou qualificveis so aqueles que levam necessariamente tempo substancial para ficar pronto para o uso ou venda. Podem ser integrantes do imobilizado ou estoques. No caso de emprstimos para a construo dos ativos qualificados, a definio dos valores dos juros apropriados so os mesmos descritos no item 12. A grande diferena que os encargos financeiros incorridos durante o perodo de formao ou de construo do ativo qualificado so somados ao valor do ativo. Exemplo: Vamos supor que determinada empresa estime gastar 100.000 reais para construir um ativo qualificado. A empresa pega um emprstimo para financiar o ativo qualificado. Ao final de um ano, o ativo foi construdo ao custo de 105.000, e a empresa incorreu em encargos financeiros no valor de 7.000. O ativo ser registrado por 112.000 reais (105.000 da construo + 7.000 dos encargos financeiros). 16. Os instrumentos de dvida so reconhecidos inicialmente pelo seu valor justo, adicionado do seu custo da transao, exceto nos casos em que so classificados como instrumentos ao valor justo com contrapartida no resultado. Nesse caso, os custos da transao devem ser reconhecidos no resultado no momento inicial. Quando os custos de transao so incorporados ao valor do instrumento de dvida, eles devem ser apropriados ao resultado nos termos do item 12. No caso dos instrumentos de dvida avaliados ao mercado contra o patrimnio lquido, em cada data de avaliao ao valor justo a diferena entre o custo amortizado (conforme o item 12) e o valor justo deve ser registrada na conta de ajuste de avaliao patrimonial, no patrimnio lquido. Este um item extremamente especfico, que envolve conceitos de reconhecimento de instrumentos financeiros complexos, como derivativos e hedge. Se for cobrado em concurso, acreditamos que ser apenas uma questo terica. Portanto, memorize o seguinte esquema: A) Instrumentos de dvida caso geral reconhecidos inicialmente pelo seu valor justo, adicionados do seu custo de transao, como verificamos no exemplo acima (item 12). B) Instrumentos de dvida reconhecidos pelo valor justo: 1) com contrapartida no resultado os custos da transao devem ser reconhecidos no resultado no momento inicial 2) com contrapartida no Patrimnio Lquido em cada data de avaliao, a diferena entre o valor justo e o custo amortizado deve ser contabilizado na conta Ajuste de Avaliao Patrimonial, no PL. (OBS: Considere Valor Justo e avaliado ao mercado como sinnimos).

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 17. Os custos de transao de captao no efetivada devem ser imediatamente baixados como perda no resultado do perodo em que se frustrar essa captao. 18. Caso os prmios na emisso de debntures e de outros instrumentos financeiros no sejam tributveis e caso essa no-tributao tenha como condio a sua no distribuio aos scios, a eventual destinao de tais prmios conta especfica do patrimnio lquido deve ser feita dentro do exerccio social em que tiverem sido apropriados ao resultado, a partir da conta de lucros acumulados. J explicamos no item 14 o tratamento dos prmios na emisso de debntures. Quanto ao item 17, de fcil entendimento. Se a captao no ocorrer, os custos de transao devem ser reconhecidos como perda no perodo em que se frustrar a captao. 7. CONTABILIZAO TEMPORRIA DOS CUSTOS DE TRANSAO 19. Os custos de transao de que trata este Pronunciamento Tcnico, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. O saldo dessa conta transitria deve ser reclassificado para a conta especfica, conforme a natureza da operao, to logo seja concludo o processo de captao, ou baixado conforme determinado nos itens 7 e 17 se a operao no se concretizar. 8. DIVULGAO 20. A entidade deve divulgar as seguintes informaes para cada natureza de captao de recursos (ttulos patrimoniais ou de dvida): (a) a identificao de cada processo de captao de recursos agrupando-os conforme sua natureza; (b) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; (c) o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; (d) a taxa de juros efetiva (tir) de cada operao; e (e) o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada perodo subseqente

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03

QUESTES COMENTADAS A Cia. Poente recebe da prefeitura do municpio X um terreno avaliado em R$ 1.000.000,00, assumindo o compromisso de instalar nessa propriedade um parque fabril modular no valor de R$ 15.000.000,00, com vida til estimada em 10 anos. 1. (ICMS SP/2009/FCC) O registro contbil da subveno deve ser dbito em conta (A) de Imobilizado pelo registro do terreno e crdito em conta de Passivo pela obrigao assumida em razo da subveno recebida. (B) do Ativo Intangvel pelo registro do terreno e crdito em conta de Proviso Contingencial Passiva pelo valor do terreno recebido. (C) de Imobilizado pelo registro do terreno e crdito em conta de Patrimnio Lquido no valor do terreno recebido. (D) de Proviso para Contingncia Ativa e crdito em conta de Passivo de Longo Prazo pelo valor do terreno recebido. (E) de Diferido pelo registro do terreno e crdito em conta de Patrimnio Lquido no valor do terreno recebido. Resoluo Primeiro passo, quando saberemos se uma subveno ser registrada? So dois os requisitos, a saber: 7. Subveno governamental, inclusive subveno no monetria a valor justo, no deve ser reconhecida at que exista segurana de que: (a) a entidade cumprir todas as condies estabelecidas; e (b) a subveno ser recebida. Na questo, o governo j efetivou a doao empresa. Pronto, atendeu-se ao requisito b (a subveno ser recebida). Tambm, a entidade assumiu o compromisso de cumprir as condies estabelecidas. Temos por completo os dois requisitos: a) a entidade cumprir as condies; e b) a subveno ser recebida. Podemos registrar a subveno. Como o terreno ainda no pertence empresa, pois ela deve instalar um parque fabril, no podemos reconhecer esta subveno (doao) no resultado. Se a empresa no instalar o parque fabril, ela dever devolver o terreno. O lanamento do registro inicial o que se segue:

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 D - Imobilizado - Terreno R$ 1.000.000,00 C - Passivo - Doaes e subvenes R$ 1.000.000,00 Gabarito A. 2. (ICMS SP/2009/FCC) No resultado da empresa, esse evento (A) acarretar apenas o registro da despesa depreciao relativa ao parque fabril. (B) acarretar a transferncia da despesa de depreciao para conta do patrimnio lquido. (C) no acarretar impacto porque o registro da subveno recebida no tramita no resultado. (D) acarretar a reverso da depreciao acumulada para a conta de ajuste de resultado. (E) acarretar o reconhecimento de receita de subveno no mesmo percentual utilizado para a despesa de depreciao anual. Comentrios Observemos a norma: 16. fundamental, pelo regime de competncia, que a receita de subveno governamental seja reconhecida em bases sistemticas e racionais, ao longo do perodo necessrio e confrontada com as despesas correspondentes. Assim, o reconhecimento da receita de subveno governamental no momento de seu recebimento somente admitido nos casos em que no h base de alocao da subveno ao longo dos perodos beneficiados. Via de regra, portanto, a receita de subveno deve ser apropriada conforme vai ser realizando, e no numa nica etapa. Na maioria dos casos essa correlao pode ser feita, e a subveno reconhecida em confronto com as despesas correspondentes. Semelhantemente, subveno relacionada a ativo deprecivel deve ser reconhecida como receita ao longo do perodo da vida til do bem e na mesma proporo de sua depreciao. Esse item 17 importantssimo para a prova: A subveno no deve ser reconhecida de imediato em seu recebimento. A receita deve ser correlacionada com as despesas correspondentes. Vamos supor que a empresa tenha instalado o parque fabril (ao custo de 15.000.000, e com vida til estimada em 10 anos). Aps a instalao, a empresa "ganhou" o terreno (cumpriu a condio necessria).

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Assim, deve ser feita a seguinte contabilizao: D - Passivo - Doaes e subvenes.........1.000.000 C - Receita diferida (PNC)........................1.000.000 Aps cumprir as condies, o valor da doao passa para receita diferida (j pertence empresa). Mas o reconhecimento da receita deve ser realizado por competncia. Ver item 16 do pronunciamento. Aps um ano, a empresa ter reconhecido como despesa de depreciao da unidade fabril o valor de $ 1.500.000. E dever reconhecer tambm a receita da subveno (doao do terreno), na mesma proporo. Portanto: Pela depreciao da fbrica: D - Depreciao (resultado)............1.500.000 C - Depreciao acumulada (ANC)....1.500.000 Pelo reconhecimento da receita de subveno (1/10 do total) D - Receita diferida (PNC).............100.000 C - Outras receitas (resultado)......100.000 E assim por diante, at reconhecer toda a receita em 10 anos. H duas maneiras aceitveis de reconhecer a receita: como "outras Receitas" ou na prpria conta de depreciao, diminuindo o seu valor. Gabarito E. A Empresa KLS recebeu do Governo Estadual a doao de um terreno, com as seguintes caractersticas: A) Valor do terreno: $10.000.000,00 B) Condies: construo de uma fbrica com a gerao de, pelo menos, 500 empregos diretos durante os primeiros 5 anos de operao. A empresa poder perder o terreno doado, se no cumprir esta condio. C) A empresa estima que a construo da fbrica custar $ 30.000.000,00. D) Sero necessrios 3 anos para a construo da fbrica, que ter vida til estimada de 25 anos. Considerando que o contrato referente a tal doao foi assinado em 31/12/X1, indique:

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03

3) A contabilizao na data de assinatura do contrato (31/12/X1) a) D - Terrenos (imobilizado) C Reserva de incentivos fiscais (PL) b) D - Terrenos (imobilizado) C Outras receitas (resultado) c) D - Terrenos (imobilizado) C Doaes e subvenes com encargos (PNC) 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000

d) A doao no teve custo para a empresa; portanto, no h valor algum a ser atribudo ao terreno. Assim, no ser feita nenhuma contabilizao. e) D Terrenos (imobilizado) C Ajuste de Avaliao Patrimonial (PL) Comentrios Segundo a norma, enquanto no atendidos os requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subveno governamental registrada no ativo deve ser em conta especfica do passivo. Assim, at que a empresa cumpra com a condio, lanaremos: D - Terrenos (imobilizado) C Doaes e subvenes com encargos (PNC) Gabarito C. 4) A empresa construiu a fbrica durante os anos de X2 a X4. Indique a contabilizao referente doao do terreno, em dez / X4, data do trmino da construo da fbrica. a) D - Doaes e subvenes com encargos (PNC) C Reserva de incentivos fiscais.(PL) b) D - Doaes e subvenes com encargos (PNC) C Outras receitas (resultado) c) D - Terrenos (imobilizado) 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 C Receita Diferida (PNC) 10.000.000 d) A empresa ainda no cumpriu as condies para reconhecimento do terreno. Assim, no ser feita nenhuma contabilizao. e) D Terrenos (imobilizado) C Ajuste de Avaliao Patrimonial (PL) Comentrios A empresa ainda no cumpriu todas as condies estipuladas, assim no deve ser feita qualquer contabilizao referente doao do terreno, nada foi dito em relao gerao de empregos na fbrica, aps a construo. Gabarito D. 5) Considerando que a empresa manteve mais de 500 empregos diretos na fbrica durante os primeiros 5 anos de operao (X5 a X9), indique a contabilizao em dez/X9: a) D - Receita Diferida (PNC) C Reserva de incentivos fiscais (PL) b) D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) c) D - Terrenos (imobilizado) C Receita Diferida (PNC) d) D - Doaes e subvenes com encargos (PNC) C Receitas Diferidas e) D Terrenos ( imobilizado) C Ajuste de Avaliao Patrimonial (PL) Comentrios J vimos que aps o cumprimento da condio, podemos reconhecer tanto como receita diferida, como reduo do ativo. Gabarito D. 6) Sabendo que a fbrica deprecia em 25 anos, a contar do trmino da construo, indique a alternativa incorreta, considerando a data de 31/12/X10 : 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 a) D - Receita Diferida (PNC) 500.000 C Despesa de depreciao (resultado) 500.000 b) D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) c) D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) 500.000 500.000 10.000.000 10.000.000

d) A receita ser reconhecida durante os prximos 20 anos. e) No Balano Patrimonial, o valor da subveno pode ficar registrado como receita diferida, no passivo, ou como deduo do valor do terreno, no imobilizado Comentrios Vimos que existem dois modos para se contabilizar a subveno depois de adimplida a condio: receita diferida ou redutora do ativo. 26. Um dos mtodos considera a subveno como receita diferida no passivo, sendo reconhecida como receita em base sistemtica e racional durante a vida til do ativo. J se passaram 5 anos (que foi o perodo em que a fbrica deveria manter 500 empregos, para ganhar o terreno). Assim, a fbrica deprecia em 25 anos e j passaram 5, portanto, faltam 20 anos para terminar a depreciao. O benefcio da subveno ser apropriado em 20 anos. Como o ativo tem vida til de 20 anos, devemos contabilizar a receita ao longo dessa vida til, da seguinte maneira: Valor contbil = R$ 10.000.000/20 anos = R$ 500.000 por ano. Receita Reconhecida Anualmente. Em X9, todas as condies tinham sido cumpridas, portanto, reconheceremos ao seu trmino o ativo como receita diferida por intermdio do seguinte lanamento: D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) A letra B est correta. Todavia, veja que a norma permite a contabilizao da receita seja feita como redutora da respectiva despesa. Assim, por exemplo, se tivssemos uma despesa de depreciao de 100.000 e uma receita a reconhecer de subveno 500.000 500.000

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 no valor de 20.000, levaramos apenas o saldo de 80.000 a balano. O lanamento seria o que se segue: D - Receita Diferida (PNC) C Despesa de depreciao (resultado) 500.000 500.000

Vejam que a conta de despesa de depreciao aumenta a dbito e diminui a crdito. A letra A est correta. A letra E e D tambm esto corretas. A letra C a incorreta e, portanto, o gabarito da questo, veja o lanamento proposto pelo enunciado: c) D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) 10.000.000 10.000.000

Do modo como foi exposto, toda a subveno seria lanada de uma nica vez, porm, j sabemos o que diz a norma: 24. O reconhecimento de subveno no pode ser efetuado diretamente em conta de resultado (...). Gabarito C. 7. (Exame de qualificao tcnica/CFC) Considerando os termos da Resoluo CFC n. 1.143/08, que aprovou a NBC T 19.4, assinale a opo INCORRETA. a) O simples recebimento da subveno no prova conclusiva de que as condies a ela vinculadas tenham sido ou sero cumpridas. b) A forma como a subveno recebida influencia no mtodo de contabilizao a ser adotado. c) Qualquer contingncia associada a uma subveno governamental reconhecida deve ser tratada de acordo com a norma sobre Provises, Passivos, Contingncias Passivas e Contingncias Ativas. d) Subsdio em emprstimo reconhecido como subveno governamental quando existir segurana de que a entidade cumprir os compromissos assumidos. Comentrios a) O simples recebimento da subveno no prova conclusiva de que as condies a ela vinculadas tenham sido ou sero cumpridas. O item est correto e literalidade do item 8 da norma. Tanto o verdade que quando do recebimento, devemos lanar como obrigao (passivo) at que as condies pactuadas sejam adimplidas. b) A forma como a subveno recebida influencia no mtodo de contabilizao a ser adotado.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Segundo a norma a forma como a subveno recebida no influencia no mtodo de contabilizao a ser adotado. Assim, por exemplo, a contabilizao deve ser a mesma independentemente de a subveno ser recebida em dinheiro ou como reduo de passivo. c) Qualquer contingncia associada a uma subveno governamental reconhecida deve ser tratada de acordo com a norma sobre Provises, Passivos, Contingncias Passivas e Contingncias Ativas. Ativos/passivos contingentes so ativos/passivos possveis que resultam de eventos passados e cuja existncia ser confirmada apenas pela ocorrncia ou no de um ou mais eventos futuros incertos no totalmente sob controle da entidade. Por exemplo, um empregado que move uma ao judicial contra a empresa. Segundo o CFC de Subveno: 11. Qualquer contingncia associada a uma subveno governamental reconhecida deve ser tratada de acordo com a NBC T 19.7 - Provises, Passivos, Contingncias Passivas e Contingncias Ativas. d) Subsdio em emprstimo reconhecido como subveno governamental quando existir segurana de que a entidade cumprir os compromissos assumidos. Segundo a norma: 10. Subsdio em emprstimo reconhecido como subveno governamental quando existir segurana de que a entidade cumprir os compromissos assumidos. Essa segurana de atendimento a compromissos assumidos geralmente pode ser demonstrada pela administrao apenas nos casos em que esses compromissos dependem exclusivamente de providncias internas da entidade, por serem mais confiveis e viveis ou, ainda, melhor administrveis do que requisitos que envolvam terceiros ou situao de mercado. Desse modo, provvel que as condies histricas ou presentes da entidade demonstrem, por exemplo, que pagamentos dentro de prazos fixados podem ser realizados e dependem apenas da inteno da administrao. Por outro lado, requisitos que dependem de fatores externos, como a manuteno de determinado volume de venda ou nvel de emprego, no podem ser presentemente determinveis e, portanto, a subveno apenas deve ser reconhecida quando cumprido o compromisso. A questo est correta. Gabarito B.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 8. (Exame de qualificao tcnica/CFC) No que diz respeito contabilizao das subvenes governamentais, observadas as condies estabelecidas na Resoluo CFC n. 1.143/08, que aprovou a NBC T 19.4, assinale a opo CORRETA. a) Uma subveno governamental poder ser reconhecida como receita ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas s condies pactuadas contratualmente com o ente governamental. b) A subveno governamental s pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido quando for gratuita, ou seja, quando no existirem contrapartidas obrigacionais. c) Subveno governamental apenas excepcionalmente gratuita. A entidade ganha efetivamente essa receita quando est de acordo com as regras das subvenes e cumpre determinadas obrigaes. d) Mesmo depois de atendidos aos requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subveno governamental registrada no ativo deve ser em conta especfica do passivo. Comentrios Uma subveno governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do perodo confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas s condies desta Norma. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido. A letra A, portanto, est errada. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido. A letra B est incorreta. A letra c est correta e transcrio da norma. 14. Enquanto no atendidos os requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subveno governamental registrada no ativo deve ser em conta especfica do passivo. Depois de atendido os requisitos, a contabilizao vai para Receitas diferidas ou redutora do valor do ativo. Gabarito C

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 9. (Exame de qualificao tcnica/CFC) As subvenes governamentais devem ser reconhecidas contabilmente de conformidade com a Resoluo CFC n. 1.143/08, que aprovou a NBC T 19.4 Subveno e Assistncia Governamentais. Com relao a esse assunto assinale a opo INCORRETA. a) A subveno governamental , algumas vezes, apresentada como crdito na demonstrao do resultado, separadamente sob o ttulo geral tal como outras receitas, quer alternativamente como deduo da despesa com a qual se relaciona. b) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como receita ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar. c) A subveno governamental representada por ativo no monetrio, por exemplo um imvel, no pode ser reconhecida diretamente em conta de resultado, ficando temporariamente em conta de passivo, uma vez que os benefcios econmicos pela utilizao deste ativo somente sero obtidos pelo uso ou alienao. d) Uma subveno governamental que tenha que ser devolvida (perda de direitos) deve ser contabilizada como reviso de estimativa contbil, conforme normas sobre prticas contbeis, mudanas nas estimativas contbeis e correo de erros. Comentrios O item A est correto. A subveno algumas vezes apresentada como crdito na demonstrao do resultado, quer separadamente sob um ttulo geral tal como "Outras Receitas", quer, alternativamente, como deduo da despesa, relacionada. A subveno, seja por acrscimo de rendimento proporcionado ao empreendimento ou por meio de reduo de tributos ou outras despesas, deve ser registrada na demonstrao do resultado no grupo de contas de acordo com a sua natureza. 12. Uma subveno governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do perodo confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas s condies desta Norma. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido. A letra b est incorreta, sendo o gabarito da questo. A letra C est correta. 24. O reconhecimento da subveno de que trata o item 23 (ativo no monetrio) no pode ser efetuado diretamente em conta de resultado, ficando ento temporariamente em conta de passivo, uma vez que os benefcios econmicos pela utilizao daqueles ativos somente so obtidos por seu uso ou sua alienao, a no ser no caso de ativo no deprecivel, amortizvel ou

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 exaurvel, e desde que completamente desvinculado de qualquer obrigao e sem possibilidade objetiva de vinculao com os benefcios econmicos derivados de sua utilizao. A letra d tambm est correta. 32. Uma subveno governamental que tenha que ser devolvida deve ser contabilizada como reviso de estimativa contbil, conforme a NBC T 19.11 Mudanas nas Prticas Contbeis, nas Estimativas e Correo de Erros. O reembolso deve ser aplicado em primeiro lugar contra qualquer crdito diferido no amortizado relacionado subveno. Na medida em que o reembolso exceda tal crdito diferido, ou quando no exista crdito diferido, o reembolso deve ser reconhecido imediatamente como despesa. O reembolso de subveno relacionada a ativo deve ser registrado aumentando o valor escriturado do ativo ou reduzindo o saldo da receita diferida pelo montante reembolsvel. A depreciao adicional acumulada que deveria ter sido reconhecida at a data como despesa na ausncia da subveno deve ser imediatamente reconhecida como despesa. Gabarito B. 10. (Analista de Mercado de Capitais/CVM/2010) A Medida Provisria n. 449/08 criou o Regime Tributrio de Transio RTT, para apurao do lucro real, o qual trata dos ajustes decorrentes dos novos critrios e mtodos contbeis adotados pela Lei n. 11.638/07 e MP n. 449/08. Sob esse aspecto e em relao aos incentivos governamentais e subvenes, pode-se afirmar que: a) o Regime Tributrio de Transio RTT busca neutralizar os efeitos fiscais decorrentes destes ajustes, a partir de 2009, sendo optativo para o exerccio de 2008. b) as subvenes para custeio so constitudas por auxlio financeiro e so registradas contabilmente como reserva de capital. c) as subvenes e assistncias governamentais reconhecidas no resultado pelo regime de competncia, sero excludas do LALUR, assim como da base de clculo do PIS e COFINS. d) a parcela do Lucro Lquido mantida em Reserva de incentivos fiscais dever ser tributada. e) a parcela do Lucro Lquido mantida em Reserva de incentivos fiscais dever ser distribuda aos scios e integrar a base de clculo para dividendos. Comentrios A medida provisria (MP) n 449, de 3 de dezembro de 2008, criou o Regime Tributrio de Transio (RTT), cujo objetivo precpuo neutralizar os efeitos

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 das mudanas introduzidas pela Lei n 11.638/2007 e pelos artigos 36 e 37 desta MP. Tal regime tem o escopo de facilitar a adequao das empresas s mudanas ocorridas recentemente na contabilidade. como se falar em uma vacatio legis (significa vacncia da lei, o perodo entre a publicao da lei e sua entrada em vigor) da Lei 11.638 para aqueles que aderirem ao RTT. Este regime opcional para os anos de 2008 e 2009. Contudo, optando por ele, a opo ser feita para o binio (2008-2009). A opo irretratvel, no cabendo retificao. Em 2010, o RTT obrigatrio para todos os regimes de apurao do IR, quais sejam presumido, arbitrado e real. Escolhendo essa opo para o IR o mesmo ser feito para CSLL, PIS, PASEP e COFINS. A letra a est incorreta, posto que o objeto do RTT no neutralizar o efeito das modificaes ocorridas nas subvenes e assistncias governamentais, mas, sim, das modificaes trazidas pela 11.638 e pela 11.941. OK? Por fim, grave-se que ele opcional para 2008/2009. Falaremos um pouco sobre as reservas de capital... Reservas so valores que representam elementos patrimoniais sem qualquer caracterstica de exigibilidade atual ou futura. As reservas de capital so valores recebidos pela empresa (dos scios ou de terceiros) que no se configuram como receita, isto , no transitam pelo resultado do exerccio, sendo contabilizadas diretamente conta de Patrimnio Lquido. Com espeque no artigo 182 da Lei das S.As: 1 Sero classificadas como reservas de capital as contas que registrarem: a) a contribuio do subscritor de aes que ultrapassar o valor nominal e a parte do preo de emisso das aes sem valor nominal que ultrapassar a importncia destinada formao do capital social, inclusive nos casos de converso em aes de debntures ou partes beneficirias; b) o produto da alienao de partes beneficirias e bnus de subscrio; Com as modificaes recentes ocorridas na contabilidade (Leis 11.638 e 11.941) as doaes e subvenes para investimento e os prmios na emisso de debntures NO sero mais classificados como reservas de capital (estavam

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 anteriormente!), devendo ser registrados como receitas do exerccio em que recebidas, de acordo com o Princpio da Competncia. O item b est incorreto. Continuemos... Inobstante o valor do lucro lquido recebido com doaes e subvenes governamentais tenha deixado de figurar como reserva de capital, a companhia poder deliberar por formar com esse montante uma reserva de lucro, chamada reserva de incentivos fiscais. Art. 195-A. A assemblia geral poder, por proposta dos rgos de administrao, destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro lquido decorrente de doaes ou subvenes governamentais para investimentos, que poder ser excluda da base de clculo do dividendo obrigatrio (inciso I do caput do art. 202 desta Lei). Assim, se o poder pblico faz uma doao de um terreno, no montante de R$ 100.000,00, para a empresa Alfa, o lanamento para registro o seguinte: D Terrenos 100.000,00 C - Outras Receitas Doaes do poder pblico 100.000,00 O resultado (confronto das receitas com as despesas) deve ser encerrado ao fim do exerccio. Como esse controle (das receitas e despesas) feito em uma demonstrao separada do Balano Patrimonial, demonstrao esta chamada Demonstrao do Resultado do Exerccio, devemos transferir o valor do lucro ou prejuzo para o Balano Patrimonial, no grupo Patrimnio Lquido. Supondo que tivemos um lucro de R$ 2.000.000,00. A transferncia para o Balano Patrimonial se d do seguinte modo... D Lucro Lquido do Exerccio 2.000.000,00 C - Lucros/Prejuzos Acumulados 2.000.000,00 Ok? A transferncia desta parcela para a reserva de incentivos fiscais se dar do seguinte modo: D Lucros/Prejuzos Acumulados 100.000,00 C Reserva de Incentivos Fiscais 100.000,00. Este o bsico.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 66

Agora, vejamos governamentais...

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 o teor da MP 449 sobre essas doaes/incentivos Art. 18. Para fins de aplicao do disposto nos arts. 15 a 17 desta Lei s subvenes para investimento, inclusive mediante iseno ou reduo de impostos, concedidas como estmulo implantao ou expanso de empreendimentos econmicos, e s doaes, feitas pelo Poder Pblico, a que se refere o art. 38 do Decreto-Lei no 1.598, de 26 de dezembro de 1977, a pessoa jurdica dever: I reconhecer o valor da doao ou subveno em conta do resultado pelo regime de competncia, inclusive com observncia das determinaes constantes das normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios, no uso da competncia conferida pelo 3 do art. 177 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976, no caso de companhias abertas e de outras que optem pela sua observncia; II excluir do Livro de Apurao do Lucro Real o valor decorrente de doaes ou subvenes governamentais para investimentos, reconhecido no exerccio, para fins de apurao do lucro real; III manter em reserva de lucros a que se refere o art. 195-A da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976, a parcela decorrente de doaes ou subvenes governamentais, apurada at o limite do lucro lquido do exerccio; IV adicionar no Livro de Apurao do Lucro Real, para fins de apurao do lucro real, o valor referido no inciso II do caput deste artigo, no momento em que ele tiver destinao diversa daquela referida no inciso III do caput e no 3o deste artigo.

O item c est correto. O artigo 18 da MP 449/08 acima estabelece que para fins de aplicao do RTT, as subvenes para investimento, inclusive mediante iseno ou reduo de impostos, concedidas como estmulo implantao ou expanso de empreendimentos econmicos, e s doaes, feitas pelo Poder Pblico, devero ser registradas em conta do resultado pelo regime de competncia. Em um momento posterior, esses valores podem ser excludos no LALUR para fins de apurao do lucro real e da base de clculo do PIS e da COFINS, desde que as subvenes para investimentos e as doaes recebidas pelo Poder

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Pblico sejam mantidos na conta de reserva de lucros a que se refere o art. 195-A da Lei 6.404/76 acima transcrito. A razo de ser deste dispositivo a de no se onerar benefcios fiscais dados pelo prprio Poder Pblico. De fato, no faria sentido o Estado dar com uma mo e tirar com a outra. A nova regra garante a no tributao das subvenes para investimentos enquanto mantidas em reservas e no disponibilizadas aos scios. O valor das subvenes para investimento e doaes recebidas do Poder Pblico sero tributadas caso seja dada destinao diversa da descrita acima. Item c, portanto, correto! Tambm, as letras d e e esto incorretas. Gabarito C. 11. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) A Subveno Governamental deve ser contabilizada: a. Como ativo subvencionado. b. Como custo, no resultado da entidade. c. Como despesa, no resultado da entidade. d. Como Reserva de Capital, no Patrimnio Lquido da entidade. e. Como receita ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar Comentrios A questo cpia do item 12 do pronunciamento CPC 07 (R1) Subveno e assistncia Governamentais, confira: 12. Uma subveno governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do perodo e confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas as condies deste Pronunciamento. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido. OBS: A letra D retrata a contabilizao anterior s mudanas, em que a subveno governamental era contabilizada diretamente como Reserva de Capital, no Patrimnio Lquido; Gabarito E.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 12. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) De acordo com o CPC-07 (Subveno e Assistncia Governamentais), a subveno governamental, inclusive subveno no monetria a valor justo, no deve ser reconhecida, at que exista segurana de que: a. ( ) a entidade cumprir todas as condies estabelecidas e a subveno ser recebida. b. ( ) o governo cumprir todas as condies estabelecidas, independentemente da subveno ser recebida. c. ( ) o governo cumprir todas as condies estabelecidas, independentemente da subveno ser recebida. d. ( ) a entidade cumprir todas as condies estabelecidas, independentemente da subveno ser recebida. e. ( ) tanto a entidade quanto o governo (municipal, estadual ou federal) cumpriro as condies estabelecidas, independentemente da subveno a ser recebida. Comentrios Conforme o pronunciamento CPC 07: Subveno governamental 7. Subveno governamental, inclusive subveno no monetria a valor justo, no deve ser reconhecida at que exista razovel segurana de que: (a) a entidade cumprir todas as condies estabelecidas e relacionadas subveno; (b) a subveno ser recebida. 8. A subveno governamental no deve ser reconhecida at que exista uma razovel segurana de que a entidade cumprir todas as condies estabelecidas e relacionadas subveno e de que ela ser recebida. O simples recebimento da subveno no prova conclusiva de que as condies a ela vinculadas tenham sido ou sero cumpridas. Portanto, a alternativa correta a letra A. Gabarito A. 13. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) De acordo com o CPC-07 (Subveno e Assistncia Governamentais), quando da contabilizao, pode-se afirmar: a. ( ) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas as condies do CPC-07. A subveno governamental pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 b. ( ) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica. A subveno governamental deve ser creditada diretamente no patrimnio lquido. c. ( ) Uma subveno governamental no pode ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar. A subveno governamental deve ser creditada diretamente no patrimnio lquido. d. ( ) Uma subveno governamental deve ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas as condies do CPC-07. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido. e. ( ) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como uma receita ou despesa ao longo do perodo confrontada com as despesas ou receitas que pretende compensar, em base sistemtica. A subveno governamental pode eventualmente ser creditada diretamente no patrimnio lquido, desde de que atendidas as exigncias do CPC-07. Comentrios Conforme o pronunciamento Governamentais: CPC 07 Subveno e Assistncia

12. Uma subveno governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do perodo e confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas as condies deste Pronunciamento. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio Gabarito D. 14. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) Como deve ser reconhecido contabilmente uma Subveno Governamental em forma de Ativo No Monetrio? a. ( ) Valor Justo b. ( ) Valor Presente c. ( ) Valor Presente Lquido d. ( ) Valor de Mercado e. ( ) Custo de reposio Comentrios Ativo no monetrio obtido como subveno governamental: 23. A subveno governamental pode estar representada por ativo no monetrio, como terrenos e outros, para uso da entidade. Nessas

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 circunstncias, tanto esse ativo quanto a subveno governamental devem ser reconhecidos pelo seu valor justo. Apenas na impossibilidade de verificao desse valor justo que o ativo e a subveno governamental podem ser registrados pelo valor nominal. Gabarito A. 15. (EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) do CFC 2009) De acordo com a Resoluo n. 1.142/08, que aprovou a norma NBC T 19.14, quando a operao de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais no for concluda, inexistindo aumento de capital ou emisso de bnus de subscrio, os custos de transao devem ser: a) baixados como perda contra lucros/prejuzos acumulados. b) baixados como perda em conta do resultado do exerccio. c) mantidos em conta de ativo para apropriao ao custo de futura operao. d) apropriados ao ativo intangvel, sujeitos ao teste de recuperabilidade. Comentrios A questo menciona ttulos patrimoniais, portanto trata-se de captao de dinheiro dos scios. Mas se fossem ttulos mobilirios (captao de recursos de terceiros), o tratamento seria o mesmo. Os custos de transaes de captao no efetivadas devem ser reconhecidos no resultado, como perda, no exerccio em que a captao se frustrar. Gabarito B. 16. (EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) do CFC 2009) Os custos de transao na emisso de ttulos e valores mobilirios de que trata a Resoluo CFC n. 1.142, que aprovou a NBC T 19.14, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser: a) apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. b) apropriados de imediato ao resultado do perodo, pois so despesas a partir do momento de sua ocorrncia. c) transferidos para o ativo intangvel to logo concludo o processo de captao. d) apropriados a conta de lucros ou prejuzos acumulados Comentrios

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Conforme item 19: Os custos de transao de que trata este Pronunciamento Tcnico, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. Gabarito A. 17. (Indita) Nos itens abaixo, assinale o nico que se classifica como Despesa Financeira, nos temos no Pronunciamento CPC 08: A) Descontos B) Prmios C) Variao cambial D) Taxas E) Honorrios Comentrios Conforme o item 3 Definies: Despesas financeiras so os custos ou as despesas que representam o nus pago ou a pagar como remunerao direta do recurso tomado emprestado do financiador derivado dos fatores tempo, risco, inflao, cmbio, ndice especfico de variao de preos e assemelhados; incluem, portanto, os juros, a atualizao monetria, a variao cambial etc., mas no inclui taxas, descontos, prmios, despesas administrativas, honorrios etc. Portanto, a resposta correta a alternativa C. Gabarito C. 18. (Indita) Uma empresa incorreu em despesas com honorrios de advogados e com consultoria especializada, ao realizar o lanamento de novas aes. Tais despesas devero ser contabilizadas: A) No resultado do exerccio em que ocorrerem B) No Patrimnio Lquido C) No Ativo Circulante D) No Passivo Circulante E) No Ativo Intangvel Comentrios Por se tratar de operao com scios novos ou atuais, os custos de transao na emisso de novas aes no devem influenciar o resultado do exerccio,

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 ficando destacadas em conta redutora do Patrimnio Lquido. Veja item 4 e 5 do Pronunciamento. Gabarito B.

(Questo indita) A empresa KLR captou recursos de terceiros no valor de R$100.000,00, com taxa de juros nominal de 10,0% anuais, 3 pagamentos anuais e consecutivos de $ 40.211,00 e custos de transao de $ 6.644,00. 19. A contabilizao no momento da captao : A) D Caixa (pela captao lquida) C Custos de transaes (redutora do ativo) C Emprstimos e financiamentos D Caixa (pela captao lquida) D Custos de transaes (resultado do exerccio) C Emprstimos e financiamentos D Caixa (pela captao lquida) C Emprstimos e financiamentos D Caixa (pela captao lquida) D Custos a amortizar (redutora do passivo) C Emprstimos e financiamentos D Caixa (pela captao lquida) C Emprstimos e financiamentos $ 100.000.00 $ 6.644,00 $ 93.356,00 $ 93.356,00 $ 6.644,00 $ 100.000,00 $ 93.356,00 $ 93.356,00 $ 93.356,00 $ 6.644,00 $ 100.000,00 $ 100.000,00 $ 100.000,00

B)

C) D)

C)

Comentrios O valor contabilizado na conta Caixa deve ser o valor lquido disponibilizado para a empresa. No caso, o valor captado menos os custos de transaes. D Caixa: 100.000 6,644 = $ 93.356 O diferencial entre os valores efetivamente pagos e a pagar a qualquer ttulo (principal, juros, custos de transao e outros) deve ser tratado como encargos financeiros, e ser apropriado ao resultado por competncia,. Portanto, o lanamento completo fica assim: D Caixa (Ativo Circulante) D Custos a amortizar (redutora do passivo) C Emprstimos e financiamentos $ 93.356,00 $ 6.644,00 $ 100.000,00

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Gabarito D. (Continuao da questo anterior): O fluxo de caixa a ser considerado na captao o seguinte: Ano 0 1 2 3 Valor 93.356 (40.211) (40.211) (40.211)

O fluxo acima apresenta uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 14% ao ano. 20. O valor dos Encargos financeiros que afetaro a DRE no ano 2 de: A) 9.270 B) 9.660 C) 10.230 D) 11.500 E) 12.340 Comentrios Para calcular o valor dos encargos financeiros que afetaro a DRE, devemos partir do fluxo demonstrado acima, com TIR de 14%. Assim, temos: Saldo inicial x TIR 14 % Sub total (-) pagamento = Saldo final ano 1 x TIR 14 % Gabarito A. 21. A despesa financeira com juros no segundo ano : A) B) C) D) E) 4.979 5.459 5.799 6.359 6.979 93.356 13.070 106.426 (40.211) 66.214 9.270 Encargos financeiros 2. Ano

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Comentrios Para calcular o valor dos juros, devemos partir do valor nominal ($ 100.000) e considerar a taxa nominal de 10% ao ano. Saldo inicial x Juros 10% Sub total (-) pagamento = Saldo final ano 1 x Juros 10% Gabarito E. 22. O valor do custo de transao apropriado no segundo ano de: A) B) C) D) E) 991 1.491 1.991 2.291 2.391 100.000 10.000 110.000 (40.211) 69.789 6.979 Despesa financeira (juros) 2. Ano

Comentrios O valor do custo de transao apropriado ao resultado a diferena entre os Encargos Financeiros e as Despesas Financeiras (juros). 9.270 6.979 = 2.291 Gabarito D. OBS: reproduzimos abaixo os quadros de controle da apropriao dos encargos financeiros e dos juros. ENCARGOS FINANCEIROS TIR 14% Total Pagamento 13.070 106.426 40.211 9.270 75.484 40.211 4.938 40.211 40.211 27.278

Ano Principal 1 93.356 2 66.214 3 35.273 TOTAL

Saldo final 66.214 35.273 0

DESPESAS FINANCEIRAS (JUROS) Ano Principal Juros 10% Total Pagamento Saldo final 1 100.000 10.000 110.000 40.211 69.789

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 2 69.789 6.979 76.767 40.211 36.556 3 36.556 3.656 40.211 40.211 0 TOTAL 20.634

23. (Questo indita) O valor dos juros de um emprstimo incorridos durante a construo ou formao de um ativo imobilizado qualificado deve ser: A) Lanado como despesa do exerccio em que ocorrer. B) Lanado no Patrimnio Lquido C) Lanado no Imobilizado D) Lanado no Intangvel E) Lanado em conta redutora do passivo Comentrios Neste caso os encargos financeiros devem ser capitalizados, ou seja, somados ao custo do ativo qualificado. Veja novamente o comentrio do item 15. Gabarito C. 24. (Questo indita) A empresa KLS planeja emitir aes e lanar debntures, para captao de recursos destinados a financiar a expanso prevista da empresa. No ano de X1, ocorreram os seguintes gastos: 1 contratao de advogados para analisar e adequar o estatuto da empresa, antes da emisso de aes - $ 20.000,00. 2 Contratao de empresa especializada para orientar sobre o lanamento das debntures e realizar o estudo de viabilidade - $ 35.000,00. Indique a contabilizao correta dos gastos acima, no balano de 31.12.X1: A) Despesa, no Resultado do Exerccio B) No Ativo Intangvel C) No Patrimnio Lquido D) Como Pagamentos Antecipados, no Ativo E) Como Ajuste de Avaliao Patrimonial Comentrios 19. Os custos de transao de que trata este Pronunciamento Tcnico, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Gabarito D. 25. (Questo indita) Suponha que em X2 a empresa KLS desistiu da emisso das aes e do lanamento das debntures, sem qualquer captao de recursos. Nesse caso, os gastos efetuados com advogados e empresa de assessoria devem ser: A) Reconhecidos como perda no resultado do exerccio de X2. B) Contabilizados como Ajustes de Exerccios anteriores, no PL C) Transferidos de pagamentos antecipados para Ativo intangvel. D) Transferidos para Ajuste de Avaliao Patrimonial E) Contabilizados como Reserva de Capital Comentrios: Veja os seguintes itens do Pronunciamento: 7. Quando a operao de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais no for concluda, inexistindo aumento de capital ou emisso de bnus de subscrio, os custos de transao devem ser baixados como perda destacada no resultado do perodo em que se frustrar a transao. 17. Os custos de transao de captao no efetivada devem ser imediatamente baixados como perda no resultado do perodo em que se frustrar essa captao. Portanto, a resposta correta a Alternativa A. Gabarito A.

26. (ICMS SC 2010 FEPESE) Quanto ao CPC-08 Custos de Transao e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios, a entidade deve divulgar as seguintes informaes, para cada natureza de captao de recursos (ttulos patrimoniais ou de dvida): a. ( ) a identificao de cada processo de captao de recursos, agrupando-os conforme sua natureza; o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos, por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; a taxa de juros efetiva (tir) de cada operao; o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada perodo subsequente.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 b. ( ) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos, por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; a taxa de juros nominal (tir) de cada operao; o montante dos custos de transao e prmios a serem apropriados ao patrimnio lquido; os valores das emisses e os ganhos. c. ( ) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; a taxa de juros composto de cada operao; o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao patrimnio lquido. d. ( ) o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; a taxa de juros nominal de cada operao; e o montante dos custos de transao. e. ( ) Os custos de transao; os juros compostos das operaes; e o retorno sobre o investimento provvel. Comentrios Conforme o CPC 08 Custos de Transao e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios: Divulgao 20. A entidade deve divulgar as seguintes informaes para cada natureza de captao de recursos (ttulos patrimoniais ou de dvida): (a) a identificao de cada processo de captao de recursos, agrupando-os conforme sua natureza; (b) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; (c) o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; (d) a taxa efetiva de juros (TIR) de cada operao; e (e) o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada perodo subsequente. Gabarito A.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 27. (FCC/Auditor Fiscal/ISS SP/2012) Em 30/12/X1, a empresa Beta, sociedade annima de capital aberto, fez uma captao de recursos, via debntures, cujo valor de emisso foi R$ 2,2 milhes com taxa de juros anual contratada de 5,0% e com prazo de 10 anos. Para isso, incorreu em custos de transao no montante de R$ 100 mil pagos em 30/12/X1. Todavia, dadas as condies vantajosas em relao ao mercado, houve prmio na emisso das debntures de R$ 200 mil. Com base nessas informaes, a empresa Beta reconheceu, em 30/12/X1, (A) ativo de R$ 2,1 milhes. (B) despesa financeira de R$ 100 mil. (C) passivo de R$ 2,3 milhes. (D) receita financeira de R$ 200 mil. (E) reserva de capital de R$ 200 mil. Comentrios A contabilizao dos prmios na emisso de debntures foi alterada. Antes das alteraes contbeis, ia direto para o PL, como Reserva de Capital. Hodiernamente, os prmios na emisso de debntures transitam pelo Resultado do Exerccio. Depois, para que no tenham efeito fiscal (pagamento de IR), a empresa poder constituir Reserva Especfica de Prmio de debntures. Essa uma Reserva de Lucro, pois os valores passaram pelo resultado do exerccio. O lanamento pela emisso de debntures, com gio, se d do seguinte modo (desconsiderando quaisquer outras informaes). D Caixa (Ativo) C - Debntures a pagar (Passivo) C Prmio a amortizar (Passivo) Pela apropriao do Prmio ao resultado. D - Prmio a amortizar (Passivo) C Receita de Prmio de Debntures (Resultado) Portanto, parte da questo ser resolvida com os lanamentos acima. J os custos das transaes, dispe o CPC 08. CONTABILIZAO DA CAPTAO DE RECURSOS DE TERCEIROS 11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificveis no passivo exigvel, deve corresponder ao seu valor justo lquido dos custos de transao diretamente atribuveis emisso do passivo financeiro.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 A contabilizao dos custos desta transao pode ser feito pelo intermdio do seguinte lanamento: D Custos de transao a amortizar (redutora do passivo) C Caixa (ativo) Portanto, na nossa questo, ficamos assim: Valor recebido pelas debntures: 2.200.000,00 + 200.000,00. Valor dos custos na emisso dessas debntures: 100.000,00. Valor lquido que entrou em caixa: 2.300.000,00 [2.400.000,00 100.000,00]. A contabilizao vai ficar, pois, assim: D Caixa (ativo) D Custo da transao a apropriar (retificadora passivo) C Debntures a resgatar (passivo) C Prmio na emisso de debntures (passivo) 2.300.000,00 100.000,00 2.200.000,00 200.000,00

Os custos de transao e o prmio devem ser apropriados ao resultado pr rata temporis, por competncia. Analisemos agora as assertivas: (A) ativo de R$ 2,1 milhes. Errado. O ativo reconhecido foi de R$ 2,3 milhes. (B) despesa financeira de R$ 100 mil. Errado. A despesa financeira vai ser reconhecida conforme o regime de competncia, em contrapartida ao custo de transao. (C) passivo de R$ 2,3 milhes. Correto. Este o saldo do passivo a ser reconhecido. (D) receita financeira de R$ 200 mil. Errado. O prmio reconhecido no passivo, sendo apropriado ao resultado pelo regime de competncia. (E) reserva de capital de R$ 200 mil. Errado. O prmio recebido na emisso de debntures deixou de ser reserva de capital.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 66

Gabarito C.

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03

28. (FCC/Analista de Controle Externo/TCE/PR/2012) A Cia. Financia Tudo S.A foi constituda, em 30/06/X10, mediante integralizao de 100% de seu Capital Social, no valor de R$ 150.000,00, em dinheiro. Durante o ms de julho de X10, a Cia. realizou as seguintes operaes:

Aps o registro das operaes acima, o Passivo da Cia. Financia Tudo S.A., em 31/07/X10, era, em reais, (A) 137.000. (B) 137.892. (C) 137.292. (D) 152.000. (E) 152.292. Comentrios Fornecedores 27.000,00 Adiantamento de clientes 15.000,00 Arrendamento mercantil a pagar 90.000,00 (-) Encargos financeiros a transcorrer (15.000,00) Debntures a resgatar (2.981,00 x 10) 29.810,00 (-) Ajuste a valor presente sobre a emisso de debntures (9.810,00) (-) Custos da transao a amortizar (600,00) Prmio na emisso de debntures 892,00 Total do passivo 137.292,00 Gabarito C.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 29. (ESAF/AFRFB/2012) A empresa Captao S.A. emitiu debntures para financiamento de uma nova usina de acar. Foram realizados gastos com advogados, consultores e bancos de investimento, no processo de estruturao da emisso e colocao no mercado dos papis. Fundamentado nas novas normas contbeis brasileiras, referidos gastos devem ser registrados como a) Conta redutora do passivo no circulante (debntures) longo prazo. b) Despesas com Emisso de Debntures, no resultado, em outras despesas. c) Dbito de conta redutora do Capital Social Gastos com Captao. d) Despesa financeira para compor o custo financeiro total da operao de captao de recursos, durante a vigncia do ttulo. e) Despesa antecipada, no Ativo Circulante e No Circulante, de acordo com o perodo que sero geradas as receitas decorrentes do projeto. Comentrios Os gastos com advogados, consultores e bancos de investimentos constituem os Custos de Transao, conforme o Pronunciamento Tcnico CPC 08 Custos de Transao e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios: Para fins deste Pronunciamento, consideram-se os termos abaixo com os seguintes significados: Custos de transao so somente aqueles incorridos e diretamente atribuveis s atividades necessrias exclusivamente consecuo das transaes citadas no item 2. So, por natureza, gastos incrementais, j que no existiriam ou teriam sido evitados se essas transaes no ocorressem. Exemplos de custos de transao so: i) gastos com elaborao de prospectos e relatrios; ii) remunerao de servios profissionais de terceiros (advogados, contadores, auditores, consultores, profissionais de bancos de investimento, corretores etc.); iii) gastos com publicidade (inclusive os incorridos nos processos de roadshows); iv) taxas e comisses; v) custos de transferncia; vi) custos de registro etc. Custos de transao no incluem gios ou desgios na emisso dos ttulos e valores mobilirios, despesas financeiras, custos internos administrativos ou custos de carregamento. Agora, vamos ver o tratamento contbil dos Custos de Transao. Conforme o CPC 08; Contabilizao da captao de recursos de terceiros 11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificveis no passivo exigvel, deve corresponder ao seu valor justo lquido dos custos de transao diretamente atribuveis emisso do passivo financeiro. (...)

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 13. Os custos de transao incorridos na captao de recursos por meio da contratao de instrumento de dvida (emprstimos, financiamentos ou ttulos de dvida tais como debntures, notas comerciais ou outros valores mobilirios) devem ser contabilizados como reduo do valor justo inicialmente reconhecido do instrumento financeiro emitido, para evidenciao do valor lquido recebido. Portanto, os custos de transao devem ser contabilizados como reduo do valor justo inicialmente reconhecido. Mas qual seria a contrapartida dessa reduo do valor justo? O prprio pronunciamento fornece a resposta, atravs de um exemplo: Exemplo 01: Custos de transao (sem prmio ou desconto) Considere-se que no fim do ano 0 tenha havido captao de $1.000.000,00, com taxa de juros anual contratada de 6,0%, com prazo de oito anos, e pagamentos anuais iguais e consecutivos de $ 161.035,94. Tambm se considere que a empresa que obteve o emprstimo incorreu em custos de transao no montante de $ 108.695,18. O saldo inicial de reconhecimento da captao deve levar em considerao os custos da transao. Logo, esses custos diminuem o saldo do emprstimo tomado, que inicia o ano 1 com $ 891.304,82. Os lanamentos contbeis, em dois perodos para exemplificar, so os seguintes (em $mil): Momento 0 (captao): D Caixa (pela captao lquida) D Custos a amortizar (redutor do passivo) C Emprstimos e financiamentos $ 891.304,82 $ 108.695,18 $ 1.000.000,00

Como fica muito claro pelo exemplo acima, no h lanamento em Despesas Antecipadas, para os custos de transao. H, sim, uma situao transitria, como passamos a examinar. Ainda de acordo com o Pronunciamento Tcnico 08: Contabilizao temporria dos custos de transao 19. Os custos de transao de que trata este Pronunciamento Tcnico, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. O saldo dessa conta transitria deve ser reclassificado para a conta especfica, conforme a natureza da operao, to logo seja concludo o processo

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 de captao, ou baixado conforme determinado nos itens 7 e 17 se a operao no se concretizar. Temos, aqui, uma situao provisria. Os custos de transao, enquanto no captados os recursos, ficam mantidos em conta transitria e especfica do ativo, como pagamento antecipado. E a temos duas situaes: 1- A captao no se efetiva, e nesse caso os custos de transao vo para despesa; ou 2 - A captao bem sucedida, e os custos de transao so contabilizados como redutor do Passivo (e no Despesa Antecipada, no Ativo). H que se ressaltar que, na questo proposta, a contabilizao j era a definitiva, uma vez que dividida entre o Ativo Circulante e o Ativo No Circulante, conforme o prazo da operao. Portanto, por apresentar contabilizao em desacordo com o Pronunciamento, solicitamos a anulao da questo. Todavia, a banca no acatou. Gabarito E.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 QUESTES COMENTADAS NESTA AULA A Cia. Poente recebe da prefeitura do municpio X um terreno avaliado em R$ 1.000.000,00, assumindo o compromisso de instalar nessa propriedade um parque fabril modular no valor de R$ 15.000.000,00, com vida til estimada em 10 anos. 1. (ICMS SP/2009/FCC) O registro contbil da subveno deve ser dbito em conta (A) de Imobilizado pelo registro do terreno e crdito em conta de Passivo pela obrigao assumida em razo da subveno recebida. (B) do Ativo Intangvel pelo registro do terreno e crdito em conta de Proviso Contingencial Passiva pelo valor do terreno recebido. (C) de Imobilizado pelo registro do terreno e crdito em conta de Patrimnio Lquido no valor do terreno recebido. (D) de Proviso para Contingncia Ativa e crdito em conta de Passivo de Longo Prazo pelo valor do terreno recebido. (E) de Diferido pelo registro do terreno e crdito em conta de Patrimnio Lquido no valor do terreno recebido. 2. (ICMS SP/2009/FCC) No resultado da empresa, esse evento (A) acarretar apenas o registro da despesa depreciao relativa ao parque fabril. (B) acarretar a transferncia da despesa de depreciao para conta do patrimnio lquido. (C) no acarretar impacto porque o registro da subveno recebida no tramita no resultado. (D) acarretar a reverso da depreciao acumulada para a conta de ajuste de resultado. (E) acarretar o reconhecimento de receita de subveno no mesmo percentual utilizado para a despesa de depreciao anual. A Empresa KLS recebeu do Governo Estadual a doao de um terreno, com as seguintes caractersticas: A) Valor do terreno: $10.000.000,00 B) Condies: construo de uma fbrica com a gerao de, pelo menos, 500 empregos diretos durante os primeiros 5 anos de operao. A empresa poder perder o terreno doado, se no cumprir esta condio. C) A empresa estima que a construo da fbrica custar $ 30.000.000,00. D) Sero necessrios 3 anos para a construo da fbrica, que ter vida til estimada de 25 anos.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 Considerando que o contrato referente a tal doao foi assinado em 31/12/X1, indique:

3) A contabilizao na data de assinatura do contrato (31/12/X1) a) D - Terrenos (imobilizado) C Reserva de incentivos fiscais (PL) b) D - Terrenos (imobilizado) C Outras receitas (resultado) c) D - Terrenos (imobilizado) C Doaes e subvenes com encargos (PNC) 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000

d) A doao no teve custo para a empresa; portanto, no h valor algum a ser atribudo ao terreno. Assim, no ser feita nenhuma contabilizao. e) D Terrenos (imobilizado) C Ajuste de Avaliao Patrimonial (PL) 10.000.000 10.000.000

4) A empresa construiu a fbrica durante os anos de X2 a X4. Indique a contabilizao referente doao do terreno, em dez / X4, data do trmino da construo da fbrica. a) D - Doaes e subvenes com encargos (PNC) C Reserva de incentivos fiscais.(PL) b) D - Doaes e subvenes com encargos (PNC) C Outras receitas (resultado) c) D - Terrenos (imobilizado) C Receita Diferida (PNC) 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000

d) A empresa ainda no cumpriu as condies para reconhecimento do terreno. Assim, no ser feita nenhuma contabilizao. e) D Terrenos (imobilizado) C Ajuste de Avaliao Patrimonial (PL) 10.000.000 10.000.000

5) Considerando que a empresa manteve mais de 500 empregos diretos na fbrica durante os primeiros 5 anos de operao (X5 a X9), indique a contabilizao em dez/X9:

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 a) D - Receita Diferida (PNC) 10.000.000 C Reserva de incentivos fiscais (PL) 10.000.000 b) D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) c) D - Terrenos (imobilizado) C Receita Diferida (PNC) d) D - Doaes e subvenes com encargos (PNC) C Receitas Diferidas e) D Terrenos ( imobilizado) C Ajuste de Avaliao Patrimonial (PL) 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000 10.000.000

6) Sabendo que a fbrica deprecia em 25 anos, a contar do trmino da construo, indique a alternativa incorreta, considerando a data de 31/12/X10 : a) D - Receita Diferida (PNC) C Despesa de depreciao (resultado) b) D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) c) D - Receita Diferida (PNC) C Outras receitas (resultado) 500.000 500.000 500.000 500.000 10.000.000 10.000.000

d) A receita ser reconhecida durante os prximos 20 anos. e) No Balano Patrimonial, o valor da subveno pode ficar registrado como receita diferida, no passivo, ou como deduo do valor do terreno, no imobilizado 7. (Exame de qualificao tcnica/CFC) Considerando os termos da Resoluo CFC n. 1.143/08, que aprovou a NBC T 19.4, assinale a opo INCORRETA. a) O simples recebimento da subveno no prova conclusiva de que as condies a ela vinculadas tenham sido ou sero cumpridas. b) A forma como a subveno recebida influencia no mtodo de contabilizao a ser adotado. c) Qualquer contingncia associada a uma subveno governamental reconhecida deve ser tratada de acordo com a norma sobre Provises, Passivos, Contingncias Passivas e Contingncias Ativas. d) Subsdio em emprstimo reconhecido como subveno governamental quando existir segurana de que a entidade cumprir os compromissos assumidos.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 8. (Exame de qualificao tcnica/CFC) No que diz respeito contabilizao das subvenes governamentais, observadas as condies estabelecidas na Resoluo CFC n. 1.143/08, que aprovou a NBC T 19.4, assinale a opo CORRETA. a) Uma subveno governamental poder ser reconhecida como receita ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas s condies pactuadas contratualmente com o ente governamental. b) A subveno governamental s pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido quando for gratuita, ou seja, quando no existirem contrapartidas obrigacionais. c) Subveno governamental apenas excepcionalmente gratuita. A entidade ganha efetivamente essa receita quando est de acordo com as regras das subvenes e cumpre determinadas obrigaes. d) Mesmo depois de atendidos aos requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subveno governamental registrada no ativo deve ser em conta especfica do passivo. 9. (Exame de qualificao tcnica/CFC) As subvenes governamentais devem ser reconhecidas contabilmente de conformidade com a Resoluo CFC n. 1.143/08, que aprovou a NBC T 19.4 Subveno e Assistncia Governamentais. Com relao a esse assunto assinale a opo INCORRETA. a) A subveno governamental , algumas vezes, apresentada como crdito na demonstrao do resultado, separadamente sob o ttulo geral tal como outras receitas, quer alternativamente como deduo da despesa com a qual se relaciona. b) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como receita ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar. c) A subveno governamental representada por ativo no monetrio, por exemplo um imvel, no pode ser reconhecida diretamente em conta de resultado, ficando temporariamente em conta de passivo, uma vez que os benefcios econmicos pela utilizao deste ativo somente sero obtidos pelo uso ou alienao. d) Uma subveno governamental que tenha que ser devolvida (perda de direitos) deve ser contabilizada como reviso de estimativa contbil, conforme normas sobre prticas contbeis, mudanas nas estimativas contbeis e correo de erros. 10. (Analista de Mercado de Capitais/CVM/2010) A Medida Provisria n. 449/08 criou o Regime Tributrio de Transio RTT, para apurao do lucro real, o qual trata dos ajustes decorrentes dos novos critrios e mtodos contbeis adotados pela Lei n. 11.638/07 e MP n. 449/08. Sob esse aspecto e em relao aos incentivos governamentais e subvenes, pode-se afirmar que:

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 a) o Regime Tributrio de Transio RTT busca neutralizar os efeitos fiscais decorrentes destes ajustes, a partir de 2009, sendo optativo para o exerccio de 2008. b) as subvenes para custeio so constitudas por auxlio financeiro e so registradas contabilmente como reserva de capital. c) as subvenes e assistncias governamentais reconhecidas no resultado pelo regime de competncia, sero excludas do LALUR, assim como da base de clculo do PIS e COFINS. d) a parcela do Lucro Lquido mantida em Reserva de incentivos fiscais dever ser tributada. e) a parcela do Lucro Lquido mantida em Reserva de incentivos fiscais dever ser distribuda aos scios e integrar a base de clculo para dividendos. 11. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) A Subveno Governamental deve ser contabilizada: a. Como ativo subvencionado. b. Como custo, no resultado da entidade. c. Como despesa, no resultado da entidade. d. Como Reserva de Capital, no Patrimnio Lquido da entidade. e. Como receita ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar 12. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) De acordo com o CPC-07 (Subveno e Assistncia Governamentais), a subveno governamental, inclusive subveno no monetria a valor justo, no deve ser reconhecida, at que exista segurana de que: a. ( ) a entidade cumprir todas as condies estabelecidas e a subveno ser recebida. b. ( ) o governo cumprir todas as condies estabelecidas, independentemente da subveno ser recebida. c. ( ) o governo cumprir todas as condies estabelecidas, independentemente da subveno ser recebida. d. ( ) a entidade cumprir todas as condies estabelecidas, independentemente da subveno ser recebida. e. ( ) tanto a entidade quanto o governo (municipal, estadual ou federal) cumpriro as condies estabelecidas, independentemente da subveno a ser recebida. 13. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) De acordo com o CPC-07 (Subveno e Assistncia Governamentais), quando da contabilizao, pode-se afirmar: a. ( ) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 base sistemtica, desde que atendidas as condies do CPC-07. A subveno governamental pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido. b. ( ) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica. A subveno governamental deve ser creditada diretamente no patrimnio lquido. c. ( ) Uma subveno governamental no pode ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar. A subveno governamental deve ser creditada diretamente no patrimnio lquido. d. ( ) Uma subveno governamental deve ser reconhecida como receita, ao longo do perodo, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemtica, desde que atendidas as condies do CPC-07. A subveno governamental no pode ser creditada diretamente no patrimnio lquido. e. ( ) Uma subveno governamental pode ser reconhecida como uma receita ou despesa ao longo do perodo confrontada com as despesas ou receitas que pretende compensar, em base sistemtica. A subveno governamental pode eventualmente ser creditada diretamente no patrimnio lquido, desde de que atendidas as exigncias do CPC-07. 14. (Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC/2010/FEPESE) Como deve ser reconhecido contabilmente uma Subveno Governamental em forma de Ativo No Monetrio? a. ( ) Valor Justo b. ( ) Valor Presente c. ( ) Valor Presente Lquido d. ( ) Valor de Mercado e. ( ) Custo de reposio 15. (EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) do CFC 2009) De acordo com a Resoluo n. 1.142/08, que aprovou a norma NBC T 19.14, quando a operao de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais no for concluda, inexistindo aumento de capital ou emisso de bnus de subscrio, os custos de transao devem ser: a) baixados como perda contra lucros/prejuzos acumulados. b) baixados como perda em conta do resultado do exerccio. c) mantidos em conta de ativo para apropriao ao custo de futura operao. d) apropriados ao ativo intangvel, sujeitos ao teste de recuperabilidade. 16. (EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) do CFC 2009) Os custos de transao na emisso de ttulos e valores mobilirios de que trata a Resoluo CFC n. 1.142, que aprovou a NBC T 19.14, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser:

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 a) apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. b) apropriados de imediato ao resultado do perodo, pois so despesas a partir do momento de sua ocorrncia. c) transferidos para o ativo intangvel to logo concludo o processo de captao. d) apropriados a conta de lucros ou prejuzos acumulados 17. (Indita) Nos itens abaixo, assinale o nico que se classifica como Despesa Financeira, nos temos no Pronunciamento CPC 08: A) Descontos B) Prmios C) Variao cambial D) Taxas E) Honorrios 18. (Indita) Uma empresa incorreu em despesas com honorrios de advogados e com consultoria especializada, ao realizar o lanamento de novas aes. Tais despesas devero ser contabilizadas: A) No resultado do exerccio em que ocorrerem B) No Patrimnio Lquido C) No Ativo Circulante D) No Passivo Circulante E) No Ativo Intangvel (Questo indita) A empresa KLR captou recursos de terceiros no valor de R$100.000,00, com taxa de juros nominal de 10,0% anuais, 3 pagamentos anuais e consecutivos de $ 40.211,00 e custos de transao de $ 6.644,00. 19. A contabilizao no momento da captao : A) D Caixa (pela captao lquida) C Custos de transaes (redutora do ativo) C Emprstimos e financiamentos D Caixa (pela captao lquida) D Custos de transaes (resultado do exerccio) C Emprstimos e financiamentos D Caixa (pela captao lquida) C Emprstimos e financiamentos D Caixa (pela captao lquida) D Custos a amortizar (redutora do passivo) $ 100.000.00 $ 6.644,00 $ 93.356,00 $ 93.356,00 $ 6.644,00 $ 100.000,00 $ 93.356,00 $ 93.356,00 $ 93.356,00 $ 6.644,00

B)

C) D)

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 C Emprstimos e financiamentos $ 100.000,00 C) D Caixa (pela captao lquida) C Emprstimos e financiamentos $ 100.000,00 $ 100.000,00

(Continuao da questo anterior): O fluxo de caixa a ser considerado na captao o seguinte: Ano 0 1 2 3 Valor 93.356 (40.211) (40.211) (40.211)

O fluxo acima apresenta uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 14% ao ano. 20. O valor dos Encargos financeiros que afetaro a DRE no ano 2 de: A) 9.270 B) 9.660 C) 10.230 D) 11.500 E) 12.340 21. A despesa financeira com juros no segundo ano : A) 4.979 B) 5.459 C) 5.799 D) 6.359 E) 6.979 22. O valor do custo de transao apropriado no segundo ano de: A) B) C) D) E) 991 1.491 1.991 2.291 2.391

23. (Questo indita) O valor dos juros de um emprstimo incorridos durante a construo ou formao de um ativo imobilizado qualificado deve ser: A) Lanado como despesa do exerccio em que ocorrer. B) Lanado no Patrimnio Lquido C) Lanado no Imobilizado D) Lanado no Intangvel

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 E) Lanado em conta redutora do passivo 24. (Questo indita) A empresa KLS planeja emitir aes e lanar debntures, para captao de recursos destinados a financiar a expanso prevista da empresa. No ano de X1, ocorreram os seguintes gastos: 1 contratao de advogados para analisar e adequar o estatuto da empresa, antes da emisso de aes - $ 20.000,00. 2 Contratao de empresa especializada para orientar sobre o lanamento das debntures e realizar o estudo de viabilidade - $ 35.000,00. Indique a contabilizao correta dos gastos acima, no balano de 31.12.X1: A) Despesa, no Resultado do Exerccio B) No Ativo Intangvel C) No Patrimnio Lquido D) Como Pagamentos Antecipados, no Ativo E) Como Ajuste de Avaliao Patrimonial 25. (Questo indita) Suponha que em X2 a empresa KLS desistiu da emisso das aes e do lanamento das debntures, sem qualquer captao de recursos. Nesse caso, os gastos efetuados com advogados e empresa de assessoria devem ser: A) Reconhecidos como perda no resultado do exerccio de X2. B) Contabilizados como Ajustes de Exerccios anteriores, no PL C) Transferidos de pagamentos antecipados para Ativo intangvel. D) Transferidos para Ajuste de Avaliao Patrimonial E) Contabilizados como Reserva de Capital 26. (ICMS SC 2010 FEPESE) Quanto ao CPC-08 Custos de Transao e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios, a entidade deve divulgar as seguintes informaes, para cada natureza de captao de recursos (ttulos patrimoniais ou de dvida): a. ( ) a identificao de cada processo de captao de recursos, agrupando-os conforme sua natureza; o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos, por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; a taxa de juros efetiva (tir) de cada operao; o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada perodo subsequente. b. ( ) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos, por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03 mobilirios; a taxa de juros nominal (tir) de cada operao; o montante dos custos de transao e prmios a serem apropriados ao patrimnio lquido; os valores das emisses e os ganhos. c. ( ) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; a taxa de juros composto de cada operao; o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao patrimnio lquido. d. ( ) o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; a taxa de juros nominal de cada operao; e o montante dos custos de transao. e. ( ) Os custos de transao; os juros compostos das operaes; e o retorno sobre o investimento provvel. 27. (FCC/Auditor Fiscal/ISS SP/2012) Em 30/12/X1, a empresa Beta, sociedade annima de capital aberto, fez uma captao de recursos, via debntures, cujo valor de emisso foi R$ 2,2 milhes com taxa de juros anual contratada de 5,0% e com prazo de 10 anos. Para isso, incorreu em custos de transao no montante de R$ 100 mil pagos em 30/12/X1. Todavia, dadas as condies vantajosas em relao ao mercado, houve prmio na emisso das debntures de R$ 200 mil. Com base nessas informaes, a empresa Beta reconheceu, em 30/12/X1, (A) ativo de R$ 2,1 milhes. (B) despesa financeira de R$ 100 mil. (C) passivo de R$ 2,3 milhes. (D) receita financeira de R$ 200 mil. (E) reserva de capital de R$ 200 mil. 28. (FCC/Analista de Controle Externo/TCE/PR/2012) A Cia. Financia Tudo S.A foi constituda, em 30/06/X10, mediante integralizao de 100% de seu Capital Social, no valor de R$ 150.000,00, em dinheiro. Durante o ms de julho de X10, a Cia. realizou as seguintes operaes:

Aps o registro das operaes acima, o Passivo da Cia. Financia Tudo S.A., em 31/07/X10, era, em reais,

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 66

(A) 137.000. (B) 137.892. (C) 137.292. (D) 152.000. (E) 152.292.

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03

29. (ESAF/AFRFB/2012) A empresa Captao S.A. emitiu debntures para financiamento de uma nova usina de acar. Foram realizados gastos com advogados, consultores e bancos de investimento, no processo de estruturao da emisso e colocao no mercado dos papis. Fundamentado nas novas normas contbeis brasileiras, referidos gastos devem ser registrados como a) Conta redutora do passivo no circulante (debntures) longo prazo. b) Despesas com Emisso de Debntures, no resultado, em outras despesas. c) Dbito de conta redutora do Capital Social Gastos com Captao. d) Despesa financeira para compor o custo financeiro total da operao de captao de recursos, durante a vigncia do ttulo. e) Despesa antecipada, no Ativo Circulante e No Circulante, de acordo com o perodo que sero geradas as receitas decorrentes do projeto.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 66

Contabilidade Avanada e Pronunciamentos Contbeis para o ICMS/SP Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula 03

GABARITO DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA

QUESTO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

GABARITO A E C D D C B C B C E A D A B A C B D A E D C D A A C C E

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 66

Potrebbero piacerti anche