Sei sulla pagina 1di 3

GUIMARES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histrico e enunciativo da linguagem. Campinas, Pontes, 1995, 91p.

Resenhado por Ana Zandwais Percorrer caminhos que ilustram trajetrias realizadas pela semntica, refletindo sobre conceitos que expressam conjuntos de posies heterogneas a respeito de tratamentos dispensados s questes de significao na linguagem no somente uma tarefa rdua, mas sobretudo desafiante. Realizar tal tarefa pressupe a constituio de um espao de dilogo com vrias reas de conhecimento estruturantes das possibilidades tericas de explicao do funcionamento dos sentidos: a lgica formal, a filosofia, a filosofia da linguagem, a psicanlise, a semitica, a anlise do discurso. Longa jornada, mas no impossvel, segundo nos mostra Eduardo Guimares atravs de recente publicao intitulada "Os limites dos sentidos". A trajetria principia por um resgate das origens mais remotas das prticas de reflexo a respeito da natureza da linguagem, enfocando as diferenas de posies, entre os filsofos gregos, sobre o carter motivado/imotivado da linguagem. A seguir, refere os estudos latinos e as contribuies da gramtica de Port-Royal, chegando ao sculo XIX, momento histrico em que a semntica se constitui como disciplina atravs de Michel Bral.1 Cabe considerar, nesta passagem do percurso, a relevncia atribuda ao pensamento de Bral, em relao natureza da linguagem. Para Bral, ao contrrio dos defensores da evidncia do naturalismo no objeto lingstico, a semntica ocupava-se no somente dos processos de transformao do lxico, mas tambm dos campos da morfologia e da sintaxe, j que considerar a lingstica como cincia humana e histrica acarretaria determinar o lugar de centralidade do sentido nas questes de linguagem Focalizando, j no sculo XX, o corte Saussureano com a posio historicista do sculo XIX, Guimares caracteriza as trs excluses oriundas da vertente estruturalista e publicadas no "Curso de lingstica geral"2: sujeito, objeto, histria. Com base, ento, em uma avaliao das conseqncias do primado de uma corrente terica que privilegiou as descries sincrnicas, suprimindo as investigaes sobre as relaes de transformao de seu objeto, e descartando, sobremaneira, as possibilidades de observar o papel de
1Referimo-nos

a "Essai de smantique: science des significations" publicado, pela primera vez, em 1897. 2SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingstica geral. So Paulo, Cultrix, 1991.

interveno da exterioridade no objeto - o mundo, o sujeito, as relaes de intersubjetividade - o autor passa a apontar outros percursos epistmicos, atravs dos quais so resgatadas as excluses produzidas pelo pensamento Saussureano. A partir, portanto, de uma tica que apresenta a evoluo dos fatos cientficos divorciada da idia de "progresso", o autor resgata os fundamentos da lgica formal at o momento da publicao da obra de Gotlob Frege3 sobre questes de sentido, referncia e representao, como um meio de reverter o quadro terico de descrio do sentido por condies de verdade. Abrem-se ento, possibilidades para novas abordagens noprevistas pela filosofia analtica, ao ser postulado o fato de que relao sentido versus referncia no est circunscrita na ordem da equivalncia, mas, ao contrrio, na heterogeneidade semntica. E, por conseguinte, referncias distintas passam a remeter a sentidos diversos. Prosseguindo em busca de conjuntos de fundamentos excludos por Saussure, Guimares reporta-se s teorias que tratam do sentido como efeitos da inteno presente no dizer. Retoma, desta feita, pressupostos que explicam porque as palavras, os enunciados "no dizem s e nica coisa" nas situaes em que so utilizados. Analisa os princpios fundadores da lgica conversacional4 e redefine as categorias de sujeito e situao luz das contribuies de Grice. Analisa tambm as contribuies das teorias que postulam o sentido como efeito de aes verbais, delimitando as fronteiras entre os pressupostos de performatividade concebidos por Austin e Searle. O prximo passo do autor de um movimento de aproximao entre sentido e subjetividade, atravs de reflexes sobre tratamentos dispensados questo da enunciao por Bral, Benveniste e Ducrot. Este importante movimento no s articula as descries de enunciao apresentadas por Benveniste, a concepes de subjetividade anteriormente propostas por Bral, mas tambm coloca a questo da argumentao no centro de questes enunciativas. Deste modo, o estatuto da argumentao, anteriormente observado como um "topoi" fundado na lngua5, passa a adquirir o carter de um "acontecimento", onde as condies de produo de orientaes argumentativas representam posies de enunciao diante dos enunciados. , pois, pela vertente de tratamento das formas de representao da enunciao nos enunciados que Guimares estabelece pontos de contato entre as concepes polifnicas de Ducrot e
3FREGE, Gotlob. Lgica e filosofia da linguagem. So Paulo, Cultrix, 1978. 4Reportamo-nos aos fundamentos de Grice, destacando as obras "meaning"e "Lgica e conversao", onde o autor apresenta e torna operacionais seus fundamentos. 5A referncia, acima feita, remete aos tratamentos dispensados por Ducrot, questo da argumentao em Provar e Dizer. So Paulo, Global, 1981.

Bakthin6, como formas de descrio dos lugares das questes de alteridade na linguagem. Ao final do percurso, na tentativa de construir um espao prprio de tratamento de questes semnticas, o autor reintroduz o papel da exterioridade histrica - descartada por Saussure - nas condies de produo de uma concepo de sentido, abrindo um dilogo com a anlise do discurso, e inscrevendo os conceitos de formao discursiva, posio de sujeito (enunciao) e interdiscurso no interior de uma teoria semntica. Desde este ponto de vista, ento, resgatam-se os apagamentos de saberes do sculo XIX, e o lugar do sentido passa a ser revisto a partir da perspectiva da contigncia; isto , revelia dos efeitos produzidos pelo corte Saussureano, a exterioridade histrica retoma seu estatuto na constituio do objeto, do sujeito e do sentido. E, portanto, as relaes entre significante e significado passam a ser produzidas por trabalhos de interpretao, onde o contingente o sentido - emerge como efeito de relaes transversas entre acontecimentos discursivos e estruturas (dados), obrigando, em ltima instncia, a linguagem a olhar para fora de si mesma. Finalmente, cabe ressaltar o valor das contribuies apresentadas em "Os limites do sentido", no somente pela complexidade da tarefa inusitada de produzir dilogos entre diferentes concepes epistmicas, mas sobretudo pela forma objetiva como so apresentados os percalos com os quais uma teoria semntica tem de defrontar-se para delimitar seu campo de investigao.

6BAKTHIN,

Mikhail. Esttica de la crecin verbal. Siglo Veinteuno, 1985. 3

Potrebbero piacerti anche