Sei sulla pagina 1di 2

EXERCCIOS

1. O que so distribuies? 2. Cite 4 caractersticas do Linux. 3. No diretrio /dev, como so representados o primeiro HD, CD e disquete no Linux? 4. Se eu tenho um nico HD com 4 parties, como essas parties so representadas no diretrio /dev do Linux? 5. O que o KERNEL? 6. Como posso visualizar o KERNEL do meu sistema?. 7. O que o SHELL? 8. Que comando posso utilizar para saber quais processos esto rodando no sistema. 9. Qual comando completo utilizado para finalizar um processo imediatamente? 10. Que comando utilizado para saber a identificao do meu usurio e do meu grupo? 11. Como posso saber qual usurio est logado no terminal 3 (TTY3)? 12. Como podemos saber se o usurio de um terminal qualquer o root sem nenhum comando? 13. Que comando devo usar para visualizar arquivos ocultos? 14. Qual comando utilizado para listar arquivos detalhadamente? 15. Como fao para limpar a tela no Linux? 16. Descreva a funo dos diretrios abaixo: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) / /bin ( /dev ( /etc ( /home ( /tmp ( /lib ( /root ( /sbin ( /proc ( /mnt (

17. Se eu digitar o nome de login e a senha para entrar no sistema Linux e ao invs de entrar no sistema aparecer novamente na tela a palavra LOGIN, por que o usurio no consegue se logar, o que pode estar acontecendo? 18. Cite 3 formas diferentes de sair do sistema Linux? 19. Cite 3 maneiras de desligar o Linux. 20. Cite duas formas de reiniciar o Linux. 21. Para que serve o comando man? 22. Cite o nome de dois editores de texto bsicos do Linux? 23. Existe alguma forma de criar arquivos sem usar um editor de texto no Linux? Explique. 24. Se eu no consigo sair do vi quando estou editando um arquivo, mas desejo sair dele sem salvar, tem como eu forar uma sada? Explique.

25. Qual a diferena entre um caminho absoluto e um caminho relativo? 26. De que maneira pode-se saber qual o caminho completo do diretrio atual? 27. De que forma eu posso remover um diretrio vazio? E um diretrio com contedo? 28. Como fao para ir para o ltimo diretrio acessado? 29. Que comando permite visualizar de forma hierrquica o contedo completo de um diretrio? 30. Descreva o comando completo que pode ser usado para localizar um arquivo chamado historia do linux dentro de um CD, sabendo-se que o CD tem vrios diretrios e eu no tenho idia de qual diretrio est este arquivo?

Potrebbero piacerti anche