Sei sulla pagina 1di 14

LAVANDA, ALFAZEMA ou NARDO?

Muito j se falou e voltou a se falar sobre LAVANDA, mas antes de conhecer esta planta mais de perto, vamos saber um pouco mais de suaincrvel Histria...

A Lavanda/Alfazema tem sido documentada h mais 2500 anos, como erva, embora no com esse nome, mas pelo nome de nurdus, nardos, nardo ou espicanardo como era conhecida a Lavanda nos tempos antigos.

Os egpcios usavam olos na mumificao


A erva foi utilizado para a mumificao e perfumes pelos egpcios, fencios, e os povos da Arbia.

Os romanos chamavam a erva de lavanda que pode ter vindo do verbo latino "lavare", que significa "lavar", ou da palavra "livendulo" que significa "lvida ou azulada". Os gregos se referiam a ela como Nardus uma referncia a cidade de Naardus, perto da regio do rio Eufrates, na Sria . (possivelmente a moderna cidade de Dohuk, Iraque). Na ndia era chamada de nardo, parece que seria uma referncia forma de suas flores.

Maria Madalena lava os ps do Mestre com nardo.


Segundo lenda, a planta foi trazida por Ado e Eva do Jardim do den. Lendas parte, a histria da lavanda faz parte da Bblia, citada a diversas vezes; como por exemplo no Cntico de Salomo ou no evangelho de Joo 12:03 onde o escritor relata: Ento Maria, tomando uma libra de blsamo de nardo puro, de grande preo, ungiu os ps de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do blsamo. Alguns historiadores afirmam que "este nardo da Bblia, se trata de outra planta", uma delicada valeriancea asitica, encontrada na China, na ndia e no Japo, e que uma espcie rara;

encontrada nativa s nas montanhas do Hymalaia e cultivada no Nepal, da tambm o alto valor de seu leo.

Theophrastus
Os gregos aprenderam a usar a lavanda com os egpcios, que alm de usarem como perfume pessoal e nas mumificaes, usavam tambm ungir a cabea com o leo desta planta. Ofilsofo/botnico grego Theophrastus (370-286 A.C.)um dos mais importantes botnico da antiguidade, escreveu sobre as qualidades de cura de perfumes em seu livro "Sobre Odores". O filsofo grego Digenes (404-323 a.C.) preferia ungir os ps para que o perfume subisse por todo o corpo.

Os egpcios eram famosos no uso de perfumes.


J Anacreonte (563- 478 a.C.) famoso poeta lrico grego, recomendava ungir os seios e o peito com lavanda, por serem estes a sede do corao, fazendo assim uma ligao da Lavanda com o amor.

Muitas mulheres, segundo a Bblia, ou escritos apcrifos antigos,utilizavam-se do leo da nardo(ou lavanda) para a seduo; foi o caso de Judith; que salvou a cidade de Jerusalm; Clepatra que a usou para seduzir Julio Csar e Marco Antnio, e ainda a famosarainha de Sab ao se encontrar com o Rei Salomo. O primeiro registro escrito de cura usando lavanda parece ser a do grego Dioscrides (5070 d.C), mdico e botnico, que coletava plantas medicinais de todo o Mediterrneo.

De Matria Mdica -Dioscrides

O grego Dioscrides descreveu as plantas coletadas por todo lugar onde passava e forneceu informaes sobre os seus usos mdicos em um trabalho de 5 volumes, intitulado "De Materia Medica". Outro escritor grego e enciclopedista, que destacou osbenefcios da lavanda para ajudar pessoas, foi Plnio, o velho.

O soldado/mdico Dioscrides juntando ervas para cura dos soldados e para sua pesquisa
Sabemos que os antigos romanos reconheciam a lavanda como erva de cura, de qualidades anti-spticas, por sua utilidade como repelente de insetos. Usavam ainda osleos de lavanda para tomar banho, cozinhar e perfumar. Um de seus mais famosos leos perfumados eraNardinum, que incluiu lavanda. Os soldados romanos levavam lavanda com eles para tratar as feridas de guerra. Nas casas, as Lavanda eramespalhados pelo cho para perfumar o ar, fumigar quartos doentes e como incenso para cerimnias religiosas.

Avicena grande sbio rabe.


A Lavanda chegou a Espanha, trazida pelos rabes (sculo VII), e da espalha-se pela Europa. A planta aparece como sendo usada para cura, sculo XI, em "O Livro da Cura" do ilustre mdico e filosofo rabe - Avicena. Sua obra foi to importantes que, foi usada por mais de 4 sculos.

Na Idade das Trevas -Idade Mdia-, foi graas aos mosteiros que as lavandas continuaram a ser estudas e
plantadas.

Mosteiro - FR - Plantaes de Lavanda Fotos de Olinda Hagemeir -Ctba-PR


Quando Henry VIII dissolveu os mosteiros na Inglaterra, que a lavanda passa por um renascimento, porque volta para os jardins domsticos. As pessoas passam a usar a lavanda em tudo: no cho da casa, entre lenis; penduradas nas camas; nas paredes...plantadas perto das lavanderias onde as roupas, postas a secar, absorviam o suave perfume das plantas.

O "chic"ch ingls de Lavanda.


A rainha Elisabeth, tinha grande simpatia pela lavanda; alm de us-la na forma de perfume, tinha como hbito usar da lavanda tambm como ch, para aliviar crises de enxaqueca. Foi a prpria rainha quem incentivou acriao de grandes plantaes de lavanda no pas. No Renascimento, a lavanda na Frana foi considerado como uma proteo eficaz e segura, em muitos tipos de infeco.

As famosas fazendas de Lavanda.

Fabricantes de luvas foram licenciadas para lanar seus produtos com perfume de lavanda, e as pessoas que as usavam, pareciam escapar da clera. Em virtude disso, na grande peste de 1665, os preos subiram.

Assim que no sculo 17, alavanda usada como uma erva que cura tudo. Na Era Vitoriana, a Rainha Victoria; uma grande entusiasta do uso de lavanda; usa e incentiva o uso de Lavanda para tudo,levando seu uso excessivo a perda de sua popularidade no incio do sculo 20.

O Perfumista trabalhando nas essencias.


Ainda no sculo XX, Ren-Maurice Gattefoss, um perfumista francs, trabalhava em seu laboratrio quandosofreu uma grave queimadura. Tratou com a substncia que tinha mais prximo mo - leo de lavanda. Ele notou que, a dor parou, amenizou o inchao, a ferida curou mais rpido, sem infeco e com menos cicatrizes do que o esperado. Isso o levou a pesquisa leos aromticos e suas propriedades curativas.

Gattefoss - e a descoberta da Cura com a Lavanda.

Como resultado, em 1937 ,Gattefoss publicou um livrosobre suas descobertas - Aromathrapie: Les OLEOS essenciais hormnios Vgtales. Traduzido para o ingls,estava criado o termo: Aromaterapia.

O Lils da Lavanda - um tom que encanta a maioria!


Hoje a Lavanda/Alfazema tem uma srie de utilidades. usada para: induzir o sono, aliviar o stress e a depresso. usado tambm como um ch; para fazer compressas de curativos para feridas; para aliviar o congestionamento nos seios; aplicada na testa para dores de cabea, ressaca, tenso, cansao e exausto; como leo em primeiros socorros
para queimaduras e cortes.

Embora a Lavanda seja uma fragrncia nicaproduzido pela combinao de 180 diferentes constituintes; efeitos ainda mais benficos, pode-se conseguir com a combinao de lavanda com outros leos essenciais, pois por ser um leo verstil, a lavanda combina com a maioria dos outros leos (na dvida sobre leos essenciais, consulte um especialista em aromaterapia, terapeuta ou naturlogo).

Foto cedida pela fotgrafa Olinda Hagemeir Ctba - Campos de Lavanda da Provena-Frana
Lavandas nativas so encontradas nas Ilhas Canrias, norte e oeste da frica, sul da Europa e noMediterrneo, Arbia e ndia.

A Provence, na Frana, hoje a maior regio do mundo produtora de Lavanda.

Outros produtores:Gr-Bretanha (em especial a Inglaterra), Canad,


Espanha, Holanda, China, Blgica, Bulgria, Itlia, Rssia, Austrlia, Alemanha, Argentina, Egito, Iugoslvia, Japo, Tasmnia e EUA

Fot. Campos da FranaOlinda Hagemeir-Ctba-PR


Quando voc v um campo de Lavanda, pensa que muita Lavanda, certo? Mas voc tem idia de quantos quilos de flores precisa para produzir apenas um quilo de leo essencial de lavanda?

Conforme a poca, so necessrios de 100 a 200 kg de Lavanda para produzir 1 kg de leo.


Pois so necessrios de 150 a 200 quilos de flores, para a produo de 1 kg deste leo essencial que cada vez mais, encanta, cura e apaixona pessoas pelo mundo todo!

Potrebbero piacerti anche