Sei sulla pagina 1di 23

UNIVERSIDADE DOS AORES

Reavaliar o conceito de qualidade de vida

CARLA MANUELA DA SILVA LEAL

(omaildacarla @ yahoo.com.br)

2008

1 - 0 QUE A QUALIDADE DE VIDA?

O conceito de qualidade de vida utilizado no contexto de linguagem comum e no contexto de pesquisa cientfica em diferentes reas do saber como a enfermagem, a economia, a sociologia, a educao e a psicologia, entre outras. Definir qualidade de vida no tarefa simples. O conceito complexo, ambguo, lato, volvel e difere de cultura para cultura, de poca para poca, de indivduo para indivduo e at num mesmo indivduo se modifica com o decorrer do tempo: o que hoje boa qualidade de vida pode no ter sido ontem e poder no ser daqui a algum tempo. A qualidade de vida est, assim, directamente relacionada com a percepo que cada um tem de si e dos outros, do mundo que o rodeia e pode ser avaliada mediante critrios apropriados, tais como, a educao, a formao de base, a actividade profissional, as competncias adquiridas, a resilincia pessoal, o optimismo, as necessidades pessoais e a sade. Estes critrios so valorizados de forma diferente por cada indivduo consoante as circunstncias: fsicas, psicolgicas; sociais; culturais; espirituais e econmicas em que este se encontra, o que levou a que, vrios autores, se tenham empenhado a criarem escalas de avaliao de qualidade de vida especficas para indivduos que apresentam o mesmo diagnstico mdico. O facto de os critrios serem valorizados de forma diferente tambm levou ao surgimento de diversas significaes de qualidade de vida, tornandose estas, motivo de reflexo. Giovanni Pires et al, (1998), refere Qualidade de vida significa muitas coisas. Diz respeito a como as pessoas vivem, sentem e compreendem seu quotidiano. Envolve, portanto, sade, educao, transporte, moradia, trabalho e participao nas decises que lhes dizem respeito determinam como vive o mundo. Compreende desse modo, situaes extremamente variadas, como, anos de escolaridade, atendimento digno em casos de doenas e acidentes, conforto e pontualidade nas condies para se dirigir a diferentes locais, alimentao em quantidade suficiente e qualidade adequada e, at mesmo, posse de aparelhos electrodomsticos. Esta definio engloba uma panplia de critrios de avaliao de qualidade de vida mas, no engloba o critrio: experincias futuras. Neste contexto, os objectivos a atingir com a realizao deste trabalho so:

- Recuperar o surgimento do conceito de qualidade de vida. 2

- Apresentar uma possvel definio de qualidade de vida que contemple as perspectivas, biolgica., cultural, econmica e psicolgica, isto , na sua multidimensionalidade.

- Identificar diferentes exemplos de escalas da avaliao de qualidade de vida.

- Considerar as reflexes bioticas como um contributo indispensvel para a promoo da qualidade de vida.

2 - O SURGIMENTO DO CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA

O conceito qualidade de vida foi usado pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964, quando este declarou: os objectivos no podem ser medidos atravs do balano dos bancos. Eles s podem ser medidos atravs da qualidade de vida que proporcionam s pessoas. Aqui Lyndon Johnson referiu-se pois qualidade de vida em termos econmicos. Os anos foram passando e em meados da dcada de 70 Augus Campbell, (1976, 3) referiu que as dificuldades para definir qualidade de vida tinham a ver com o facto de ser um conceito muito falado mas pouco percebido: uma vaga e etrea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ningum sabe claramente o que . Continuando a progredir no tempo verificamos que os estudiosos foram reflectindo sobre o conceito de qualidade de vida e a partir dos anos 80 considerou-se que este envolvia diferentes perspectivas, entre elas a biolgica; psicolgica; cultural; e econmica, ou seja, o conceito era multidimensional. No entanto, s na dcada de 90 se chegou concluso acerca da multidimensionalidade e tambm da subjectividade deste conceito, uma vez que, cada indivduo, avalia a sua qualidade de vida de forma pessoal, nas diferentes perspectivas de qualidade de vida. Ainda na dcada de 90, Gil et al. (1994) pesquisaram sobre a definio e avaliao da qualidade de vida na rea da sade, tendo concludo sobre a falta de clareza e de consistncia tanto no que respeita ao significado do conceito como sua avaliao, o que ainda se verifica actualmente, apesar de existirem mltiplas definies e cada vez mais instrumentos de avaliao de qualidade de vida. Costa Neto (1998) identificou 446 instrumentos de avaliao de qualidade de vida em 70 anos, dos quais, 322 s apareceram na literatura a partir dos anos 80. No h dvida que o empenho na construo de instrumentos de avaliao de qualidade de vida aumentou muito na dcada de 80. E chegando a 2005, Arnaldo Ribeiro, referiu-se ao aparecimento do conceito qualidade de vida deste modo um termo que surgiu como conceito de condies de vida no trabalho, como um conjunto de aspectos de bem estar, sade e segurana fsica, mental e social, capacidade de desempenhar actividades com segurana e com mximo aproveitamento possvel da energia de cada trabalhador (produtividade).

Actualmente verifica-se uma tendncia para definir qualidade de vida com base em aspectos especficos associados a determinados grupos de indivduos - por exemplo, indivduos com determinada patologia ou com determinada idade. Sendo assim, tem-se desenvolvido instrumentos de avaliao de qualidade de vida para pessoas com patologias especficas (por exemplo, Eortc - Qlq 30 para pacientes com neoplasias ou ADDQoL para pessoas com Diabetes) e para pessoas com idade avanada (por exemplo, WHOQOL-OLD). Nesta sucesso de ideias, verificamos que o conceito de qualidade de vida evoluiu ao longo do tempo, tornou-se progressivamente mais complexo, e, como j referi, foi avaliado em diferentes perspectivas: biolgica; cultural; econmica e psicolgica que privilegio seguidamente.

3 A QUALIDADE DE VIDA: PERSPECTIVA BIOLGICA

Quando se tenta definir qualidade de vida h uma tendncia para faz-lo de forma muito genrica e para relacion-la com a rea da sade, neste caso, atravs de aspectos associados a patologias ou intervenes de sade especficas. Quando a qualidade de vida relacionada a aspectos associados a patologias, utilizada como um indicador para avaliar a eficincia, a eficcia e o impacto de alguns tratamentos aplicados a grupos que apresentam determinada patologia e torna-se importante averiguar previamente a sade da populao. No caso desta apresentar alguma alterao em termos de sade de todo pertinente investigar os factores etiolgicos, a intensidade e o prognstico da doena. Neste mbito, Marcelo Fleck et al (1999, 20) consideraram que a oncologia foi a especialidade que por excelncia, se viu confrontada com a necessidade de avaliar as condies de vida dos pacientes que tinham a sua sobrevida aumentada devido aos tratamentos realizados, j que, muitas vezes, na busca de acrescentar anos vida, era deixada de lado a necessidade de acrescentar vida aos anos. Quando a qualidade de vida relacionada a intervenes de sade especficas utilizada como um indicador nas avaliaes clnicas de doenas especficas, o que para Eliane Seidl e Clia Zannon , (2004, 2) se trata da avaliao do impacto fsico e psicossocial que as enfermidades, disfunes ou incapacidades podem acarretar para as pessoas acometidas, permitindo um melhor conhecimento do paciente e de sua adaptao condio. Na perspectiva biolgica qualidade de vida ser ento considerada como a percepo que o indivduo possui da afeco fsica, a capacidade que supe ter para realizar determinadas tarefas, as quais, antes de se terem efectuado mudanas no seu estado de sade, realizava sem dificuldade. Porquanto, muitas vezes, o que um indivduo percepciona no congruente com a realidade logo, e ainda nesta perspectiva qualidade de vida tambm a afeco fsica e a capacidade real que o indivduo tem para realizar determinadas tarefas, as quais, antes de se terem efectuado mudanas no seu estado de sade, realizava sem dificuldade. Efectivamente para OMS (1947) sade o estado completo de bem-estar fsico, mental e social e que no consiste somente numa ausncia de doena ou de enfermidade. Para Marco Segre e Flvio Carvalho Ferraz, (1997) esta definio parece estar desactualizada, no s porque visa uma perfeio inatingvel mas, tambm, porque sade ser, antes de mais, um estado de bem-estar fsico, mental e social, apesar das

adversidades da vida e no apenas ausncia de doena ou enfermidade. Torna-se assim necessria a reviso do conceito de sade da OMS. Ao reflectir sobre sade torna-se pertinente reflectir sobre qualidade de vida na perspectiva biolgica, e tambm, sobre biotica: qualidade de vida importante no contexto de reflexo biotica pois intervm com solicitude no que concerne dor e/ou sofrimento das pessoas e tambm no que concerne universalidade e acessibilidade de assistncia adequada, na exigncia de implementao dos princpios de beneficncia, da no maledicncia e da justia.

3.2 PERSPECTIVA CULTURAL

O que considerado como boa qualidade de vida numa determinada poca vai-se modificando medida que a cincia e a tecnologia avanam, a sade e a habitao se desenvolvem, o poder econmico melhora e os conhecimentos sobre caridade e humildade se aperfeioam. Assim sendo, o que h alguns anos era considerado como boa qualidade de vida, poder j no o ser actualmente, como refere F.Cabral (1992), As necessidades dos consumidores evoluem de forma natural, com uma dimenso histrica e cultural, fazendo com que aquilo que h anos atrs era considerado como um nvel de vida aceitvel j no o ser hoje.Neste contexto, qualidade de vida apresenta-se como um conceito moderno e em constante evoluo. Na perspectiva cultural qualidade de vida um conceito intimamente ligado com a educao na infncia, nesta fase da vida os pais transmitem aos filhos hbitos e valores prprios inerentes ao meio cultural onde esto inseridos (exemplo: tipo de vesturio e modo de o usar, tipo de alimentao, relacionamento social, hbitos religiosos), esta realidade vai influenciar a personalidade individual da criana, que, quando adulta provavelmente adoptar estilos de vida semelhantes aos dos seus progenitores. Efectivamente se acontecer mudana de pas, poder dar-se aculturao e nesse caso o que se preconiza no novo pas como qualidade de vida a nvel cultural ser o impulso para a adaptao. Os mdia tambm exercem influncia na qualidade de vida a nvel cultural, pois, tendo em ateno a cultura da populao alvo, publicitam, a toda a hora, aquilo que supostamente imprescindvel para ter qualidade de vida. Da que, tal como refere A.Walter, (1992), existe uma ligao estreita entre qualidade de vida e comunicao ou, pelo menos, com a publicidade, criando e impondo necessidades, em nome da qualidade de vida. , no entanto, no domnio do lazer e do estatuto social que a publicidade mais tenta captar e impressionar os destinatrios, por ser atravs do acesso ao suprfluo e do chamado direito ao prazer que uma parte significativa da populao sente atingir a qualidade de vida. Resta esperar que os indivduos inseridos na sociedade estejam atentos e mantenham discernimento crtico perante a publicidade. No contexto de tudo o que foi dito, considero que a noo de qualidade de vida nesta perspectiva importante no contexto de reflexo biotica na medida que intervm com solicitude no que concerne ausncia de respeito dos indivduos pelas outras culturas. 8

3.3 PERSPECTIVA ECONMICA

Na perspectiva econmica qualidade de vida diz respeito ao suporte financeiro e aos bens materiais que cada indivduo possui bem como aos sentimentos que a eles se 9

encontram associados. Alguns indivduos consideram possuir qualidade de vida a nvel econmico, apesar de no possurem muitos recursos financeiros, enquanto outros, pelo contrrio, apesar de possurem muitos recursos financeiros no se consideram com qualidade de vida, nesta perspectiva, uma vez que aspiram, ainda, a uma maior riqueza e a adquirirem todos os bens materiais desejados. A este nvel corroborada a ideia de que no existe um consenso acerca do conceito de qualidade de vida nesta perspectiva, apesar de cada vez mais indivduos relevarem o facto de ser importante possuir o suficiente e no estar preocupado com o acumular de bens materiais. Neste sentido, Aron Belinky (2007) refere o importante planejar-se para ter o suficiente, sem consumir com exagero e desperdcio. Ainda neste contexto podemos afirmar no o excesso de bens materiais e financeiros sinnimo de qualidade de vida em termos econmicos. Efectivamente, o ideal era que todos os indivduos possussem o necessrio para a sua subsistncia condigna e que assim o percepcionassem, o ideal era que todos tivessem emprego e no sobrasse ms no final do ordenado, mas existem outros pontos de vista para qualidade de vida a nvel econmico. Em outro ponto de vista, qualidade de vida em termos econmicos ostentao, e neste propsito Conrado Navaro ( 2007) afirma gostamos daquilo que pode ser considerado exclusivo ou que nos diferencia dos demais nossa volta. Para este autor importante o destaque em relao ao prximo atravs riqueza, mas e se antes ele se preocupa-se com esse destaque atravs da superioridade moral? Nesta acepo entramos no campo da biotica onde o ser humano dignificado e respeitado, e assim, a noo de qualidade de vida nesta perspectiva importante no contexto de reflexo biotica na medida que intervm com solicitude no que concerne existncia de condies de vida mnimas e razoveis para a subsistncia condigna de todos e para a realizao de cada um como pessoa, na exigncia de implementao dos princpios de solidariedade e justia social.

10

3.4 PERSPECTIVA PSIOLGICA

Nesta perspectiva qualidade de vida depende totalmente da personalidade de cada um e tal como para as outras perspectivas, defini-la uma tarefa complexa, dada a falta de unanimidade sobre o seu significado e utilizao de diferentes termos, que embora no definam qualidade de vida sob perspectiva psicolgica, apontam, para essa direco, como o caso de felicidade e satisfao com a vida, estado de nimo. Na perspectiva psicolgica qualidade de vida auto-estima e respeito pelo seu semelhante, saber ultrapassar as adversidades da vida mantendo o equilbrio mental, 11

saber aproveitar os momentos de felicidade, saber manter relaes sociais, ter boas expectativas em relao ao futuro, ajudar o prximo, ser fiel a si prprio, gostar da vida, ser tico. Qualidade de vida encontra-se, assim, dependente do indivduo e da sua interaco com os outros e com a sociedade. Neste sentido, para a OMS (1995, 4) a qualidade de vida a percepo que o indivduo tem da sua posio na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nas quais ele vive e em relao aos seus objectivos, expectativas, padres e preocupaes. Apesar desta definio englobar alguns critrios de avaliao de qualidade de vida a nvel psicolgico, relacionados com a percepo do indivduo, (por exemplo: engloba a sua percepo em relao aos seus recursos financeiros; ou em relao sua segurana; ou aos seus tempos livres) no suficientemente abrangente para englobar outros critrios relacionados com o verbo: ser; ter, ou estar (por exemplo: ser optimista; ter recursos financeiros suficientes; estar bem na sua profisso). Os critrios para avaliar qualidade de vida a nvel psicolgico so, por exemplo, os relacionados com a imagem corporal, a actividade profissional, a capacidade para realizar actividades de vida dirias (AVDs), a mobilidade, a capacidade para manter relaes com os outros, a sade e os aspectos que cada um considera contribuir para a sua felicidade. Ponderando sobre a definio de qualidade de vida a nvel psicolgico, considero que esta importante no contexto de reflexo biotica na medida em que, intervm com solicitude no que concerne possvel falta de respeito pela definio pessoal de qualidade de vida na perspectiva psicolgica de cada indivduo. Cada indivduo tem a sua personalidade, a sua individualidade e a sua definio singular de qualidade de vida na perspectiva psicolgica.

Como j foi possvel constatar para reflectir sobre qualidade de vida necessrio ter em ateno as vrias perspectivas e os mltiplos critrios mas no tudo pois, por exemplo, para orientar programas de promoo de qualidade de vida ou para simplesmente comparar a qualidade de vida de indivduos pertencentes mesma cultura ou no, necessrio avali-la, e ento, criaram-se os instrumentos de avaliao de qualidade de vida. Estes instrumentos permitem que o indivduo realize uma introspeco e avalie a sua prpria qualidade de vida.

12

Os instrumentos de avaliao de qualidade de vida permitem explorar o impacto de uma doena sobre a vida dos pacientes. Avaliam aspectos como as disfunes e os desconfortos fsicos e emocionais; identificam pacientes que necessitam de cuidados particulares ou tratamento mdico. Enfim, ajudam na deciso e no planeamento de determinados tratamentos e ajudam na avaliao desse tratamento. As condies para serem aplicados so: apresentar um formato simples, ser de fcil aplicao e compreenso e devem apresentar uma extenso apropriada.

3.5 INSTRUMENTOS DE AVALIAO DE QUALIDADE DE VIDA

Os instrumentos de avaliao de qualidade de vida dividem-se em dois tipos genricos e especficos. Os genricos medem os distrbios de sade percebidos pelo paciente, podem ser aplicados em vrios tipos de doenas, tratamentos ou intervenes mdicas e entre culturas e lugares diferentes. Os especficos avaliam uma doena especfica e quantificam os ganhos em sade aps o tratamento.

Exemplos de instrumentos de avaliao da qualidade de vida genricos:

13

- SHORT FORM 36 (36 questes) (Anita Stewart; Ron Hays; John Ware) anos 80 (avalia 4 domnios fsico; psicolgico; independncia; relaes sociais) SHORT - FORM 36 um instrumento de avaliao da qualidade de vida que pode ser usado por diferentes culturas e foi desenvolvido para ser usado em situaes diversas, como: avaliao da populao geral, avaliao de polticas de sade e avaliao de prticas e pesquisas no contexto clnico. Difere do WHOQOL-100 e do WHOQOL-BREF pois no avalia o domnio ambiente: por exemplo, no avalia questes como: quo saudvel o seu ambiente fsico? E tambm no avalia o domnio espiritualidade: por exemplo: em que medida voc acha que sua vida tem sentido?

- WHOQOL 100 (WHOQOL GROUP) 2 metade da dcada de 90 (avalia 6 domnios fsico; psicolgico; independncia; relaes sociais; ambiente; espiritualidade) WHOQOL-100 um instrumento de avaliao da qualidade de vida, desenvolvido pelo grupo WHOQOL World Health Organization Qualityt of Life da Organizao Mundial de Sade. Este grupo, constitudo por representantes de diferentes regies do mundo, surgiu com a finalidade de criar um conceito de qualidade de vida e desenvolver um instrumento capaz de avali-la numa perspectiva internacional. Efectivamente, h vantagens na existncia de um instrumento que avalie a qualidade de vida numa perspectiva transcultural: - Permite comparaes entre diferentes culturas: Numa perspectiva epidemiolgica, permite que questes que envolvam pesquisa multicntrica possam ser desenvolvidas com medidas mais fidedignas. Contribui para o refinamento conceitual na medida em que ao obter informaes de diferentes culturas obter dados importantes que caracterizam o conceito, mas, uma desvantagem deste instrumento a sua extenso, pois constitudo por 100 questes. Por esta razo surgiu a necessidade de criar um instrumento mais curto, que exigisse pouco tempo para o seu preenchimento e que conservasse caractersticas psicomtricas satisfatrias e ento criou-se o WHOQOL BREF.

- WHOQOL BREF (26 QUESTES) (WHOQOL GROUP) 2 metade da dcada de 90

14

(avalia 6 domnios fsico; psicolgico; independncia; relaes sociais; ambiente; espiritualidade) WHOQOL BREF a verso abreviada do WHOQOL - 100, composto por 26 questes, duas quais so gerais e as restantes 24 representam cada um dos 24 temas que compe o instrumento original, porquanto cada domnio do WHOQOL -100 representado por temas o que perfaz um total de 24. No WHOQOL-100, por cada tema so colocadas quatro questes o que perfaz um total de 96 questes, mais, quatro questes de carcter geral sobre qualidade de vida, e no WHOQOL-BREF, por cada tema colocada uma questo.

Exemplos de instrumentos de avaliao de qualidade de vida especficos:

- THE (quality of life questionnaire QLQ Core 30) (30questes) (European Organization Research Treatment of Cancer - EORTC) anos 90 (avalia 5 domnios - fsico: engloba questes sobre sintomas fsicos; psicolgico; independncia; relaes sociais; ambiente) THE QUALITY OF LIFE CORE 30 composto por 30 questes, duas das quais so globais: sobre a condio fsica e sobre a qualidade de vida. Avalia sintomas especficos do cancro, avalia o sofrimento psicolgico, os efeitos adversos do tratamento, o funcionamento fsico, a interaco social, a sade global, a satisfao com o cuidado mdico e a qualidade de vida. Pode ser aplicado em diferentes pases/culturas. Este instrumento tem uma particularidade pois para avaliar a qualidade de vida de doentes com cancro da mama necessrio us-lo com outro instrumento: THE QUALITY OF LIFE BR 23, que um instrumento composto por 23 questes que avalia sintomas especficos desta patologia, avalia a imagem corporal, a sexualidade, e as preocupaes com a sade no futuro. THE QUALITY OF LIFE CORE 30 considerada aplicvel para muitos diagnsticos de cancro mas no adequada para usar em crianas, e, no se sabe do resultado da sua sensibilidade em pessoas idosas com mltiplas patologias. Pode ser utilizado em conjunto com o instrumento de avaliao de qualidade de vida genrico: SF-36, pois enquanto o SF-36 avalia a qualidade de vida do indivduo, o QLQ C30 avalia o impacto da doena nesse mesmo indivduo.

(Audit Diabetes Dependent Quality of Life ADDQoL) (13 questes) 15

(Clare Bradley; Rosalind Plowright et al) 1999 (avalia 5 domnios fsico; psicolgico; independncia e relaes sociais; ambiente. O instrumento Audit Diabetes Dependent Quality of Life mede a percepo individual do impacto da diabetes na qualidade de vida dos indivduos. Convida- os a comparar critrios de avaliao de qualidade de vida com e sem a patologia - diabetes. Exemplo: Se eu no tivesse diabetes minha vida social seria em grande parte melhor em grande parte pior / se eu no tivesse diabetes minhas amizades seriam em grande parte melhores em grande parte piores. Este instrumento no foi testado em idosos e pode ser usado em diferentes pases/culturas. Pode se utilizado em conjunto com o WHOQOL-BREF, pois enquanto o WHOQOL-BREF avalia a qualidade de vida, o ADDQol avalia o impacto da doena no indivduo.

- WHOQoL - OLD ( 24 questes) ( WHOQOL GROUP) 2004 (avalia 4 domnios fsico; psicolgico; independncia; relaes sociais) WHOQOL OLD um instrumento da avaliao da qualidade de vida, especfico para idosos. Avalia a qualidade de vida numa perspectiva transcultural e avalia critrios de avaliao da qualidade de vida como: habilidades sensoriais; autonomia; actividades presentes e futuras; participao social; intimidade; receios. Este instrumento no deve ser aplicado individualmente mas sim em conjunto com outro instrumento do grupo WHOQOL, o WHOQOL- BREF, pois este avalia critrios de avaliao de qualidade de vida que se complementam com os critrios do WHOQOL- OLD.

Existem muitas escalas de avaliao de qualidade de vida e iro surgir mais medida que ir surgindo necessidade. Srgio Pachoal, em 2001, referiu, na sua Tese de mestrado Qualidade de vida do idoso: elaborao de um instrumento que privilegia sua opinio, a necessidade de se criar um instrumento de avaliao de qualidade de vida especfico para idosos, que valorizasse a opinio deles a respeito das questes que consideram importantes. Neste momento Srgio Pachoal, j elaborou um instrumento especfico para idosos e em 9 de Dezembro de 2007 ainda no estava validado. O WHOQOL GROUP da Organizao Mundial de Sade terminou em Junho de 2008 um projecto cujo nome, Quality of Care and Quality of Life for People with 16

Intellectual and Physical Disabilities, que teve como intuito construir mais um instrumento especfico de avaliao da qualidade de vida, o DIS QOL, que avalia a qualidade de vida em portadores de incapacidade fsica e mental. Este instrumento tambm foi desenvolvido numa perspectiva transcultural e participaram do projecto 16 pases (ndia; Uruguai; Holanda; Brasil; Japo; Alemanha; Repblica Checa; Esccia; Suia; Espanha; Frana; Turquia; Noruega; Inglaterra; Litunia; Itlia).

Por tudo o que foi dito, verificamos que o empenho na rea do desenvolvimento de instrumentos de avaliao de qualidade de vida de considerar, e, o facto de haver uma preocupao transcultural uma mais valia, na medida em que, certamente contribui para o desenvolvimento das pesquisas em qualidade de vida em diversos pases.

17

4 CONCLUSO

Qualidade de vida no depende s da sade, dos bens materiais, das crenas espirituais, do meio ambiente, da realizao pessoal, qualidade de vida depende do optimismo, da calma e ponderao em relao aos obstculos da vida e da capacidade para super-los e/ou prestar ajuda aos seus semelhantes (familiares ou no). Ou seja, ter mais ou menos qualidade de vida depende muito da personalidade de cada um, logo, creio que a avaliao da personalidade deveria estar contemplada nos instrumentos de avaliao de qualidade de vida. No que concerne ao conceito de qualidade de vida de Giovanni Pires et al (1998), este deveria ser reavaliado, porquanto no est completo, uma vez que no abrange o critrio: expectativas futuras. Ainda neste contexto, o conceito de Qualidade de vida da OMS tambm deveria ser reavaliado pois tambm no est completo. Qualidade de vida no s a percepo que o indivduo tem da sua posio na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive e em relao com os seus objectivos, expectativas, padres, e preocupaes, mas tambm o desenvolvimento social (moradia, educao, sade, transporte, lazer, trabalho), desenvolvimento econmico (recursos econmicos suficientes para satisfazer as necessidades humanas bsicas) e desenvolvimento humano (caridade e humildade). Assim sendo, a minha proposta de definio de qualidade de vida na sua multidimensionalidade : qualidade de vida o resultado da soma do meio ambiente fsico; social; cultural; espiritual e econmico onde o indivduo est inserido; dos estilos de vida que este adopta; das suas aces e da sua reflexo

18

sobre si, sobre os outros e sobre o meio ambiente que o rodeia. tambm a soma das expectativas positivas em relao ao futuro. Neste momento esta definio engloba um universo de critrios de avaliao de qualidade de vida, e sem a considerar perfeita, pois a evoluo tcnico cientfica uma constante e as necessidades individuais tambm, considero que satisfatria. Contudo, e nesta ordem de ideias, no de olvidar que dentro de algum tempo provvel que este conceito se torne insuficiente e tenha que sofrer alteraes. Quanto aos instrumentos de avaliao da qualidade de vida, estes so importantes para orientar programas de promoo da qualidade de vida e comparar a qualidade de vida de indivduos, da mesma cultura ou de culturas diferentes e, ao se estudar uma doena especfica possvel utilizar um instrumento de avaliao da qualidade de vida genrico em simultneo com um instrumento de avaliao da qualidade de vida especfico. Por exemplo: o SF36 poder ser utilizado em simultneo com o QLQ- C30 ou o WHOQOL-BREF em simultneo com o ADDQOL. Em relao ao WHOQOL -100 no considero aconselhvel a sua utilizao com um instrumento especfico pois este instrumento j extenso e em conjunto com um especfico seria extremamente exaustivo para a populao em estudo. Transportando a noo de qualidade de vida para o contexto de reflexo biotica verificamos que central na medida em que existindo uma forma de dignificao do humano sendo as reflexes bioticas indispensveis para a promoo da qualidade de vida.

19

5 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Livros:

Couvreur CH. A qualidade de vida Arte para viver no sculo XXI. Lusocincia Lusocincia Edies tcnicas e cientficas, Lda. Loures: 2001

Gonalves A, Vilarta R Qualidade de vida e actividade fsica. Sindicato nacional dos editores de livros Lda. Brasil, 2004

Phillips D. Quality of Life: Concept, policy and practice. Taylor and Francis e Library. Abingdon ( England). 2006

Roberto J. Carta urgente sobre a qualidade de vida. 1 edio. Edies ITAU. Lisboa: 1996

ARTIGOS:

Amorim MIL, Coelho R. Sade, Doena e qualidade de vida. In: Psiquiatria Clnica. 1999.20 (3) : 235-241

Cabral FS. O que a qualidade de vida. Perspectiva econmica. In: Cadernos de Bio-tica. Coimbra. Centro de estudos de biotica. Dezembro (4) 1992 p.14-20

Fleck MPA O projecto whoqol. In: Psiquiatria clnica, 27 (1) 2006 p. 5 13

20

Leal Isabel, Pato Ivone Abordagem do impacto psicossocial no adoecer da mama. In: Psicologia da sade e doenas, rgo oficial da sociedade portuguesa da psicologia da sade. Volume 5, n 1, 2004, p 59-61

Magalhes VP Qualidade de vida. In: Novos desafios biotica. Porto Editora. Porto. 2001, p. 222- 224

Magalhes VP. Biotica. Perspectiva tica. In: Cadernos de Bio-tica. Coimbra: Centro de estudos de biotica. Julho (1) 1990 p. 22-27

Machado JAG. O que a qualidade de vida. Perspectiva cultural: In: Cadernos de Bio-tica. Coimbra. Centro de estudos de biotica. Dezembro ( 4) 1992. p. 9-13

Osswald W. Humanizao, tica, solidariedade. In: Cadernos de Bio-tica. Coimbra. Centro de estudos de biotica. Agosto (29) 2002. p. 15-20

Ribeiro JLP. Qualidade de vida. In: Psicologia e Sade. Lisboa: ISPA, 1998. p 95 102

Ribeiro JLP, Meneses R, Silva AM Reviso de literatura sobre avaliao da qualidade de vida de adultos com epilepsia. I : Dificuldades na abordagem do tema. In: Psicologia da sade e doenas, rgo oficial da sociedade portuguesa da psicologia da sade. Volume 3, n 1, 2002, p 61-63

S E. Perspectivas psicolgica. In: Cadernos de Bio tica. Coimbra: Centro de estudos de biotica. Dezembro ( 4) 1992. p. 38-42 21

Serro D, Biotica. Perspectiva mdica. In: Cadernos de Bio-tica. Coimbra: Centro de estudos de biotica. Julho (1) 1990. p. 10-21

Dissertao: Paschoal SMP. Qualidade de vida do idoso: elaborao de um instrumento que privilegia a sua opinio. (Dissertao de mestrado). S. Paulo (Brasil) : Universidade de So Paulo. Faculdade de Medicina. 2001

Artigos consultados na internet:

Abqv.com.br.Brasil.

Superando

os

desafios

para

implementao

manuteno dos programas de qualidade de vida nas organizaes. Disponvel em : http: // www.abqv.com.br/ artigos.php? id = 52

Conscincia.br. Brasil. PIB crescer, mas qualidade de vida no garantida. 2005.2005, Maro, 2. Disponvel em:
http: // WWW. Conscincia.br/200412/noticias/2005/pib.htm

M. Powell Lawton, PH.D. ( 1923-2001). Lawton`s PGC Morale Scale. Polisher Research Institute Abramson Center for Jewish Life
morale scale. Pdf

( famerly the

Philadelphic Geriatric Center). http: // www. Abbmsoncenter.org/ pri/documents/PGC

Scielo.br. Brasil: Qualidade de vida e bem-estar dos idosos: Um estudo exploratrio na populao portuguesa. In: Revista de sade pblica. 2003, 37(1): 1-9. Disponvel em: http:// www. Scielo.br/ scielo.php? script = sciarttexand pid=
50034 891

22

Swin. Edu.au. Austrlia: Short-form 36 Health Survey. In: Victims`web. Disponvel em: http:// www.swin.edu.au/ victims/resources/assessment/ health/sf 36

Scielo.br.Brasil: Adaptao do perfil de sade de Nottingham: um instrumento simples de avaliao da qualidade de vida. In: Cadernos de sade pblica. 2004, 20 (4): 2-13. Disponvel em: http:// www.scielo.br/ scielo.php? pid=
so102-311x2004000400004

Xavier FMF, Ferraz MPT, Bertolluccip e outros. Episdio depressivo maior, prevalncia e impacto sobre qualidadede vida, sono e cognio em octagenrios. In: Revista brasileira da psiquiatria. 2001.23 (2) : 13p. Disponvel em: http:// www.scielo.br/scielo.php? Pid= S1S& - 4 4462001000200004

Zannon CMLC, Seidl EMF. Qualidade de vida: Aspectos conceituais e metodolgicos. In: Cadernos de Sade Pblica. 2004, 20 (2). Disponvel em:
http// www.doag.org/doag? Func= flutex8

23

Potrebbero piacerti anche